Anda di halaman 1dari 12

FEMA IMESA Cincia da Computao

Referncias

DUPUY, J. P. Nas origens das cincias cognitivas. So Paulo: Ed. Unesp, 1996.

PENROSE, R. A nova mente do rei: computadores, mente e as leis da fsica. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

RICH, E., KNIGHT, K. Inteligncia Artificial. So Paulo: Makron, 1993.

LUDWIG, O. Jr., COSTA, E. M. Redes Neurais: fundamentos e aplicaes com programas em C. So Paulo: Cincia Moderna, 2007.

Filosofia
CARD, S. K.; Moran, T. P.; Newell, A. The psychology of human-computer interaction. Hillsdale: LEA, 1983.

Questo relevante a respeito de uma inteligncia artificial:


Se anloga inteligncia humana, a IA necessita de um corpo?

A Alma Material
Desde 50.000 a.c.
Conscincia da morte e a crena em um renascimento; Idia de sobrevivncia aps a morte:
Corpo que morre Mente que sobrevive

A Alma Material (cont)


Pitgoras (497 a.c.) e Xenfantes Alma
Corao

Hipcrates (460-377 a.c.)


Crebro

Desde Homero (850 a.c.) at Shakespeare (1564 1616)


A mente/alma:
Sombra, fantasma, vapor, sopro Algo imaterial De certa forma sutil

Demcrito (400 a.c.)


A alma consiste nos menores tomos

Todos os filsofos tm algo em comum


A Alma como essncia do corpo

A Alma Abstrata
Pitgoras
A Alma como algo abstrato, como um nmero

A Alma Abstrata
Aristteles: Plato:

(cont)

A Alma progressiva, busca um fim. A Alma foi criada perfeita e por isso no pode evoluir mas apenas conservar-se perfeita ou degenerar-se.

Plato e Aristteles
A mente o que existe de mais prximo das abstraes puras que determinam as coisas materiais. Estas abstraes so chamadas de:
Formas ou idias Entelquias = Plato = Aristteles

A Alma Abstrata corpo x mente


Plato :
Segue uma posio tica: A mente deve ser o regulador e o piloto do corpo. Divide a mente em 3 partes:
Razo Energia vital Apetites inferiores

A Alma Abstrata corpo x mente (cont)


Aristteles:
Inspirao biolgica Divide a Alma em:
Primeira entelquia ou plenitude perfeita do processo de realizao ou transformao Nutritiva, sensorial, de movimento (s encontrada em animais) Racional (s encontrada em seres humanos e a nica que imortal)

As diferentes Almas direcionam o organismo para a perfeio (ideia que pode ser considerada como uma antecipao moderna da teoria gentica).

O Essencialismo
Ren Descartes (1596 1650)
Acreditava que intuies e percepes claras e distintas representam seguros critrios de verdade, garantidos pela perfeio de DEUS; A matria, e com ela o corpo, definida como algo espacialmente extenso, onde a extenso a essncia da materialidade; A alma incorprea e inextensa e como sua essncia uma substncia pensante, isto , consciente; Os animais no possuem alma, so autmatos complexos; No homem, a alma, apesar de incorprea, existe em um ponto no espao: glndula pineal.

O Essencialismo
Desta glndula a alma controlaria o corpo por impulso, considerado o agente causal universal da matria.

(cont)

Teorias Modernas
Popper:
Assumiu a existncia de estados fsicos e de estados mentais; Teoria dos Trs Mundos:
i. ii.

Teorias Modernas (cont)


Popper:
Programas inteligentes so objetos do mundo (iii), reais e potencialmente vivos.

iii.

O mundo fsico, o universo das entidades fsicas; O mundo dos estados mentais, estados de conscincia e inconscincia e; O mundo do contedo do pensamento e dos produtos da mente humana.

A 1 anlise sria sobre a possibilidade de implementar um programa inteligente em computadores digitais aparece em Computing machinery and intelligence de Alan Turing, em 1950.

Turing
Jogo da Imitao (Imitation Game):
It is played with three people, a man (A), a woman (B), and an interrogator (C) who may be of either sex. The interrogator stays in a room apart from the other two. The object of the game for the interrogator is to determine which of the other two is the man and which is the woman. He knows them by labels X and Y, and at the end of the game he says either 'X is A and Y is B' or 'X is B and Y is A.

Teste de Turing
Consiste em substituir um dos participantes por uma mquina; Mrito:
Contornar as questes filosficas atravs de uma definio de inteligncia puramente operacional, que possa ser utilizada sem levar em conta o tipo de mecanismo que produz a inteligncia.

Questes referentes ao verdadeiro entendimento por parte do programa no so tratadas.

John Searle A Sala Chinesa Hubert Dreyfus (University of California, Berkeley)


Lana o livro:
What computers cant do?

Critica as idias de Turing:


A inteligncia humana nica e que falar em uma inteligncia artificial no passa de mistificao;

Os argumentos de Dreyfus no resistiram a rpida evoluo da computao. Em 1992:


What computers still cant do: a critique of artificial reason.

Suponha que algum trancado em uma sala com um manual de instrues, em sua lngua de origem (supe-se que no seja o Chins), que informam como relacionar certos smbolos em Chins de maneira a produzir novos smbolos em Chins. A pessoa ignora o significado dos smbolos e por isto no v sentido nas regras, no entanto, para um observador externo que compreenda Chins a troca de smbolos simula uma conversa inteligente.

Crtica de Searle
A Sala Chinesa prova que ao fazer manipulaes formais baseadas em instrues, nem um ser humano capaz de compreender, quanto mais um computador. Ora, se entender consiste em rodar um programa de computador adequado, aquele sujeito deve entender Chins, pois est rodando um programa assim. Mas o sujeito no entende Chins, nem uma palavra; ele est apenas manipulando smbolos. Portanto, o entendimento - e, por extenso, qualquer aspecto da inteligncia - no o mesmo que manipulao de smbolos ou computao.

1 computador ???
baco: 400 a.c. Abaq: p.

1 computador ???
Uma nica mquina de calcular, datada do sculo I a.c., foi descoberta na Grcia e continua sendo um mistrio; Composta de rodas dentadas e manivelas; Acionava indicadores em que era possvel ler a posio do sol e dos planetas.

Relgio de Calcular
1623: William Schickard Permitia calcular as posies futuras do sol, da lua e dos planetas.

Rgua de Clculo
1630: William Oughtred Envolve duas rguas, ambas marcadas com escalas logartmicas; Deslizando a rgua de modo a pr um n contra o outro, possvel ler mltiplos e divises.

Mquina de calcular
1642: Blaise Pascal Operava adies e subtraes envolvendo nmeros de at 8 dgitos.

Mquina de calcular e Matemtica Binria


1673: Gottfried Leibniz Desenvolveu mquina de calcular mais simples e mais eficiente capaz de calcular razes quadradas; Inventou uma matemtica binria (curiosidade):
0 representava vazio 1 representava Deus Para Leibniz no princpio o universo era vazio pois no existia outra coisa a no ser Deus.

Cartes perfurados
Incio do sculo XIX: Joseph Marie Jacquard Cria cartes perfurados para controlar padres de tecelagem em seus teares a primeira programao de uma mquina.

Mquina de Diferenas n 1
1823: Charles Babbage Babbage queria corrigir os mltiplos erros das tabelas astronmicas e matemticas; Soluo: construir uma grande mquina de calcular, infalvel e prpria para mltiplos fins; Mquina de Diferenas: capaz de calcular elementos com at 20 dgitos, e capacidade de armazenamento destes nmeros.

Mquina de Diferenas n 2
1830: Charles Babbage Mquina Analtica: a idia era controlar o funcionamento da mquina atravs de um programa externo utilizando cartes perfurados; Capacidade de armazenamento; Clculos com nmeros de 50 dgitos no sistema decimal; Recebeu auxlio de Ada Lovelace.

Lgica binria
1854: George Boole Publicou Investigao das leis do pensamento o que ficou conhecido como lgebra booleana.

Mquina de censo
1896: Herman Hollerith Mquina capaz de:
ler cartes de at 288 buracos ler at 80 cartes por minuto

Utilizada para o censo dos EUA de 1890:


Processou todos os dados em 06 semanas No censo de 1880, manual, gastou-se 03 anos

Hollerith criou uma empresa: International Business Machine Corporation

Principia Mathematica
1931: Kurt Gdel Pode uma proposio arbitrria ser identificada mediante a aplicao de um conjunto de regras derivadas dos axiomas bsicos em que o sistema est fundamentado? Isso poderia ser determinado por meio de uma srie de passos fixos procedimentos mecnicos tais que pudessem ser seguidos por qualquer pessoa, ou mesmo uma mquina?

Mquina de Turing - 1937


Opera segundo regras; Capacidade de calcular tudo para o qual exista um algoritmo; Exemplo: descobrir os fatores de 180.
Divida-o pelo menor nmero primo pelo qual ele divisvel at que o primo no mais o divida, depois repita esse processo com o primo ascendente seguinte, at que a diviso se complete.

Mquina de Turing
180 / 2 = 90 90 / 2 = 45 45 / 3 = 15 15 / 3 = 5 5/5=1 Portanto 180 = 22 x 32 x 5 Se houver uma regra para jogar xadrez a mquina jogar, se houver regra para calcular n primo ela o far, etc.

Mquina Universal
Esta mquina poderia ser alimentada com um nmero que codificaria o procedimento de uma outra mquina de Turing qualquer. Ela seguiria o procedimento e se comportaria de maneira indistinguvel da mquina de Turing original; MAS, e se essa mquina universal fosse alimentada com o nmero que codificava sua prpria descrio?

Mquina Universal
Como iria ela se comportar como si mesma, comportandose como si mesma, comportando-se como si mesma, comportando-se como si mesma...? E como poderia seguir o procedimento que a fazia se comportar como si mesma quando j estava se comportando como si mesma? Isso significa que tal clculo no computvel!!!

Programa

Unidade controle

Fita

Inteligncia (senso comum)


Faculdade de aprender, apreender ou compreender; percepo, apreenso, intelecto, intelectualidade; Qualidade ou capacidade de compreender e adaptarse facilmente; capacidade, penetrao, agudeza, perspiccia; Maneira de entender ou interpretar; interpretao; Acordo harmonia, entendimento recproco; Relaes ou entendimentos secretos; conluio, maquinao, trama; Destreza mental; habilidade; Pessoa inteligente.
Ferreira, A. B. H. Novo Dicionrio Aurlio Bsico da Lngua Portuguesa. Nova Fronteira, RJ, 1995.

Inteligncia - Definio
Estruturas cognitivas do ser humano, responsveis pela formao da razo, caracterstica peculiar frente aos demais animais. Como o ser humano o nico animal racional, diz-se que ele o nico ser inteligente.

Inteligncia - Definio
Como o ser humano o nico animal racional, diz-se que ele o nico ser inteligente.

Inteligncia - Irracional
H estudos que atribuem o conceito de inteligncia a outros animais e vegetais; a capacidade de adaptao de um ser vivo s circunstncias de seu meio; Assim, pode-se utilizar este conceito para a mquina, definindo, ento, uma inteligncia de mquina.

Inteligncia - Irracional
Esta inteligncia seria a sua capacidade gentica de instrumento para a soluo de problemas;
Por capacidade gentica entenda-se todo o conhecimento embutido no hardware, o que permite um determinado conjunto de estados possveis de funcionamento atravs de programas.

Inteligncia Artificial IA
O conceito de IA mais do que a inteligncia de mquina:
Pretende-se capacitar o computador de um comportamento inteligente.

Comportamento inteligente:
Atividades que somente um ser humano seria capaz de efetuar;

A inteligncia de mquina seria, ento, um tipo de inteligncia construda pelo homem, portanto, uma inteligncia artificial.

Estas atividades envolvem:


Tarefas de raciocnio (planejamento e estratgia) Percepo (reconhecimento de imagens, sons, etc.) Ao motora, etc.

Inteligncia Artificial IA
Surgiu a partir de idias:
Filosficas Cientficas Tecnolgicas

(cont)

Objetivo central da IA
Terico:
Criao de teorias e modelos para a capacidade cognitiva;

Fsica e Qumica
Estudam o mundo fsico; So aplicadas em domnios onde a existncia de pessoas ou inteligncia irrelevante para a validade das teorias;

Prtico:
Implementao de sistemas computacionais baseados nos modelos.

Psicologia
Estuda a psique humana e animal (teoria psicolgica); Esta teoria deveria se aplicar tambm a prpria mente da pessoa que criou a teoria; Assim, corre-se o risco da teoria refletir a psique do terico e no a psique humana em geral.

Atividades da IA
1. Desenvolvimento de modelos cognitivos
Modelos cognitivos
3. Construo de ferramentas para a explorao e experimentao de tcnicas computacionais que permitam que os modelos criados em (1) sejam utilizados em (2).

Duas linhas de estudo da IA


1.

Linha Conexionista
Visa a modelagem da inteligncia humana atravs da simulao dos componentes do crebro, isto , neurnios e de suas interaes.

Ferramentas

2. Linha Simblica
McCarthy e Newell seus principais defensores; Manipulao simblica de um grande nmero de fatos especializados sobre um domnio restrito; Sistemas Especialistas.

Aplicaes

2. Implementao de aplicaes

Mundo

Anos 40
Representao das clulas nervosas do ser humano no computador; Formalizao matemtica para o neurnio, estabelecendo o neurnio formal; Esta formalizao permitiu a realizao de diversas concepes matemtica sobre a forma de aprendizado dos neurnios, ou seja, como os neurnios armazenam informaes. Isso derivou na dcada seguinte em modelos de redes de neurnios artificiais.

Anos 50
Iniciou-se o estudo, na linha de pesquisa psicolgica; Utilizao da lgica de estratgia para finalidades matemticas, como a prova de teoremas; Iniciou-se tambm a modelagem atravs de regras de produo, regras estas baseadas na lgica de predicados.

Anos 50

Anos 60
(cont)

Construo do primeiro simulador de redes neurais artificiais ; A partir do modelo matemtico de Mc Culloch e Pitts (1943) e da teoria de aprendizado de Donald Hebb (1949), foi possvel nesta dcada a unio desses conhecimentos no modelo de rede neural artificial chamado Perceptron.

Aprimoramento do modelo Perceptron e o surgimento de uma variante, o Adaline; Emprego do termo Inteligncia Artificial pela linha psicolgica; Estes pesquisadores acreditavam ser possvel realizar tarefas humanas, tais como o pensamento e a compreenso da linguagem, atravs do computador; Acreditava-se ser possvel a reproduo pura e simplesmente do raciocnio humano no computador; Minsky e Papert (1969) publicam Perceptrons.

Anos 70
Anos 80
Linha biolgica: dcada ruim, MAS
Nasceram as redes neurais representadas na forma de mapas cerebrais, onde no havia o aprendizado de um neurnio, mas de toda uma rede, atravs do compartilhamento de recursos;

Linha psicolgica:
Estudos demonstraram que no seria possvel a representao numa mquina dos estados mentais humanos responsveis pelo pensamento. Ao menos naquele estado da tecnologia; Surge a idia dos Sistemas Especialistas (SE).

Jonh Hopfield (1982) provou ser possvel a simulao de um sistema fsico atravs de um modelo matemtico baseado na teoria das redes neurais; RNA do tipo Backpropagation, que ampliava o potencial do Perceptron de modo a permitir a superao das limitaes do modelo primitivo; Linha psicolgica:
Ampliao de tcnicas dos SE Trabalho conjunto com outras reas: robtica, sistemas de apoio deciso, etc.

Histria da IA Simblica Anos 90


Linha biolgica (Conexionista):
Consolidao das RNA

Clssica (1956 1970)


Objetivo: simular a inteligncia humana Mtodos: solucionadores gerais de problemas e lgica Motivo do fracasso: subestimao da complexidade dos problemas.

Reconhece-se que os paradigmas biolgico e psicolgico so complementares e necessrios para sistemas mais evoludos;
Comeam a ser construdos os chamados Sistemas Hbridos .

Romntica (1970 1980)


Objetivo: simular a inteligncia humana em situaes prdeterminadas Mtodos: formalismos de representao de conhecimento adaptados ao tipo de problema Motivo do fracasso: subestimao da quantidade de conhecimento necessria para tratar o problema mais simples do senso comum.

Histria da IA Simblica
Moderna (1980 ...)
Objetivo: simular o comportamento de um especialista humano ao resolver problemas em um domnio especfico. Mtodos: sistemas de regras, representao da incerteza, conexionismo. Motivo do fracasso: subestimao da complexidade do problema de aquisio de conhecimento.

10

Link para falar com ALICE


http://alice.pandorabots.com/

ELIZA
http://www-ai.ijs.si/eliza/

CYBELLE
http://www.agentland.com/

MGonz
http://mgonz.swearing.org/

John Lennon ChatBot


http://triumphpc.com/johnlennon/index.shtml

11

Jack the Ripper


http://triumphpc.com/jack-the-ripper/

Vdeo: Artificial Intelligence will destroy us all.flv

12

Anda mungkin juga menyukai