Anda di halaman 1dari 3

1 INTRODUO A teoria uma ferramenta essencial na vida do indivduo para a consolidao da prtica.

a. Assim, o Estgio Supervisionado adquiriu um papel substancial no processo de graduao, pois, o mesmo caracteriza-se como a prtica em meio aprendizagem na sistematizao curricular (graduao). FUNDAMENTAO TERICA Um dos grandes desafios para o acadmico de Pedagogia o de adquirir a devida experincia para o processo de profissionalizao educacional. Desse modo, o Estgio Supervisionado conquistou o papel de laboratrio na "lapidao" do graduando, que busca uma maneira mais propicia de conciliar teoria e prtica. Desmistificando, o antagonismo existente entre estas duas etapas do contexto de profissionalizao educacional (teoria e prtica).

Na viso de Pimenta (1997, p. 21) o Estgio Supervisionado so "as atividades que os alunos devero realizar durante o seu curso de formao, junto ao futuro campo de trabalho". No to distante de tal opinio, Piconez (2000, p. 16) afirma que "os estgios so vinculados ao componente curricular Prtica de Ensino cujo objetivo o preparo do licenciamento para o exerccio do magistrio em determinada rea de ensino ou disciplina de 1 e 2 graus".

Atualmente, de fato, temos testemunhado as difceis condies sistemticas nas quais os graduandos so submetidos. Ou seja, temos cada vez mais, visto professores despreparados em sala de aulas, e ao que tudo indica (mediante ao contexto), tais conseqncias tratam-se do reflexo da m formao acadmica dos mesmos; o que de fato resulta na dicotmica e antagnica "poluio pedaggica", que impulsiona a nossa Educao para meros "ares", no conhecido contexto das contradies, assim como nos afirma Paulo Freire:

saber que devo respeito autonomia, dignidade e identidade do educando e, na prtica, procurar a coerncia com este saber, me leva inapelavelmente criao de algumas virtudes ou qualidades sem as quais aquele saber vira inautntico, palavreado vazio e inoperante (2007, p. 62).

Nesse pressuposto, vemos que o Estgio Supervisionado no possui a valorizao da qual requer o processo, pois tal treinamento deveria ser o local adequado para a aquisio de experincias (a prtica), e de fato sabemos que este momento propicia tais conhecimentos para o graduando; porm, o que de fato ocorre que as polticas pblicas, assim como os responsveis pela elaborao da sistemtica

grade curricular, buscam o proposital distanciamento entre o que a proposto nos cursos, e aquilo que circunstancialmente presenciado na realidade. Sendo assim, tem sido "clssico" o quesito de que o ensino um, e a prtica absurdamente oposta ao que se conhece. Aparentemente contrrio questo, Menga Ldke (1996. In: CANDAU, 1997, p. 118) evidencia que: importncia de assinalar a formao inicial, simplesmente, como o nome diz, enquanto preparao apenas inicial. Ela no deveria ser sobrecarregada com uma carga que no lhe compatvel e para a qual no est aparelhada.

No entanto, Ldke refere-se que a uma demasiada preocupao das IES (Instituies de Ensino Superior) em transporem contedos sistemticos ao processo de formao acadmica; enquanto tais graduandos encontraram um contexto de atuao profissional oposto ao que ele observou na condio de acadmico. Em paralelo a tal temtica, temos a confirmao de Azevedo (apud PICONEZ, idem, p. 17) que o processo experimental (Estgio) na realidade "uma teoria colocada no comeo dos cursos e uma prtica colocada no final deles sob a forma de Estgio Supervisionado constituem a maior evidncia da dicotomia existente entre teoria e prtica". Isto , vemos na graduao temas (teorias) que no condizem com a realidade apresentada em sala de aula (prtica). O que propicia o surgimento de profissionais despreparados e ineficientes quanto aos necessrios meios de atuaes contextuais (aes procedimentais). Em vista de que na realidade, seria mais propicio uma graduao paralela realidade prticaprofissional; que de fato, auxiliassem os acadmicos (neste caso os de Pedagogia) na aquisio das oriundas experincias procedimentais; a exemplo do que ocorre em diferentes Cursos Superiores (Medicina, Advocacia, entre outros), que possuem acesso constante realidade prtica por meio de Hospitais Escolas e departamentos especializados. 3 CONCLUSO Contudo, destacamos que a prtica do Estgio Supervisionado essencial para a aquisio da prtica profissional, porm no tem sido esta viso de seus idealizadores (Instituies) quanto a investimentos e reformulaes nas confirmaes de melhorias. Assim, vemos que necessria a urgente reformulao sistemtica de tal procedimento, para que venhamos ter uma Educao sustentvel e distante das incertezas do cotidiano docente, capaz de atuar "cirurgicamente" nas falha do processo educacional; propiciando uma melhor forma de interpretar a realidade social, por meio de uma possvel e notvel influncia da Educao, na consolidao do combate ao antagonismo provocado pela dicotomia existente entre teoria e prtica. Desse modo, observamos esta etapa referente graduao, com a certeza de que a Educao s poder ser reformulada (a fim de atingir notveis melhorias), quando o nvel de ateno referente ao processo de Estgio Supervisionado, for considerado padro a se investir e se seguir, evidentemente, sob os pressupostos do olhar crtico em reflexo ao contexto e os seus mecanismos constituintes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AZEVEDO, L. M. F. O Estgio Supervisionado: uma anlise crtica. p. 24. apud PICONEZ, Stela C. Berhtolo. A prtica de ensino e o Estgio Supervisionado. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 15 -74. CRUZ, Carla & RIBEIRO, Uir. Metodologia cientifica: teoria e prtica. 2 ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 36 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2007. 148 p. LUDKE, Menga. Formao inicial e construo da identidade profissional de professores de 1 Grau. In CANDAU, Vera Maria. Magistrio: Construo Cotidiana. Petrpolis, RJ: Vozes, 1997. p. 110 125. PICONEZ, Stela C. Berhtolo. A prtica de ensino e o Estgio Supervisionado. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000. p. 15 -74. PIMENTA, Selma Garrido. O estgio na formao de professores: unidade teoria e prtica. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1997. p. 21 80.

Anda mungkin juga menyukai