Anda di halaman 1dari 161

Edgecam Essential Turning

ndice Introduo - Sobre o Manual e Treinamento - Sobre o Mdulo Interface - Perfil de Trabalho - Criao da Seqncia de Usinagem - Interface CAM - Barras de Ferramenta Biblioteca de Ferramentas (Toolstore) - Configurao (Toolstore Administrator) - Interface - Criao de Ferramentas para Torneamento / Furao - Edio e Cpia de Ferramentas Usinagem de Geometrias 2D - Conceito de Operaes - Operao de Faceamento - Simulao - Operao de Desbaste Externo - Operao de Acabamento Externo - Operao de Canal Externo - Operao de Roscar - Operao de Furao - Operao de Desbaste Interno - Operao de Acabamento Interno - Operao de Canal Interno Usinagem de Geometrias 3D - Conceito de Operaes para Slidos - Operao de Faceamento - Simulao - Operao de Desbaste Externo - Operao de Acabamento Externo - Operao de Canal Externo - Operao de Furao - Operao de Desbaste Interno - Operao de Acabamento Interno - Operao de Roscar - Operao de Sangrar - Operao de Canal na Face - Exerccios Programao de Segundo Lado - Criao de novo Plano de Trabalho (CPL) - Criao de Seqncia de Trabalho Baseada neste Plano - Usinagem do Segundo Lado - Simulao da Pea Completa - Exerccios de Programao do Segundo Lado

Edgecam Essential Turning

Cdigo do Programa e Folha de Processo - Gerar cdigo CNC - Gerar Folha de Processo

Edgecam Essential Turning

Introduo

Ao cumprir este capitulo voc estar apto :

Tarefa

Informaes do Manual e Treinamento

Nomenclatura do manual e viso geral do treinamento Quais as principais funcionalidades e aplicaes do mdulo Edgecam Entry Turning

Informaes do Mdulo

Edgecam Essential Turning

Sobre o Manual: Algumas convenes sobre este material so importantes de serem ditas para um melhor entendimento e aproveitamento. Botes que aparecem na tela na forma de caixas de dilogo sero representados em negrito e em maisculo. Exemplo: Clique no boto OK. Os Menus sero representados em Itlico. Exemplo: Selecione a opo Abrir no Menu Arquivo. Nomes em campos sero representados em negrito. Exemplo Coloque o valor no campo Offset. Teclas do teclado sero representadas em negrito. Exemplo: Pressione a tecla Enter.

Caixa de Questes. Geralmente utilizada em exerccios e contm questes para futuras consideraes.

Caixa de Aviso. Geralmente contm informaes que no devem ser ignoradas.

Caixa de Dicas. Geralmente utilizada em exerccios e contm dicas para prximos exerccios.

1. 2. 3.

Isto uma lista de instrues, que deve ser seguida em seqncia.

Isto uma lista de itens, onde a ordem no importante.

Edgecam Essential Turning

Sobre o Mdulo: Este o mdulo de torneamento bsico do Edgecam, contempla toda a parte de programao simples do Edgecam para mquinas do tipo Torno. Mquinas que possuem somente 2 eixos de trabalho (ZX), contemplando todas as seguintes funes: Desenho de geometrias 2D Abertura de geometrias 2D DWG e DXF Criao ou insero de matria-prima e fixaes Criao de operaes de usinagem de faceamento Desbaste (interno e externo) Acabamento (interno e externo) Desbaste e acabamento de canais (interno, externo e de face) Furao Rosqueamento (interno, externo e cnico) Sangramento Biblioteca de ferramentas (toolstore SQL) Simulao com grfico de mquina Gerao e edio de folhas de processo Editor de cdigo NC Editor de ps-processadores (Code Wizard) Entre outras funcionalidades

Vale pena salientar que possvel, em algumas funcionalidades, executar a programao com ciclo mquina via Edgecam.

Mesmo o cliente comprando um mdulo mais avanado, este treinamento executado, pois nele que se encontra toda a parte de programao de torno 2 eixos do Edgecam, ou seja, todas as ferramentas de programao para mquinas do tipo torno simples esto contempladas neste mdulo e neste treinamento, servindo como base para todos os demais treinamentos.

Pr-Requisitos: Para realizao deste treinamento necessrio ter o mdulo do Edgecam e ter feito o treinamento bsico anteriormente.

Edgecam Essential Turning

Interface

Ao cumprir este capitulo voc estar apto :

Tarefa

Perfil de trabalho

Seleo do perfil ideal para trabalho

Criao de seqncia de trabalho

Criar um ambiente de trabalho voltado manufatura

Interface CAM

Familiarizao com a interface CAM

Barras de ferramentas

Opes de comandos nas barras de ferramentas

Edgecam Essential Turning


Perfil de Trabalho

Logo aps finalizada a parte bsica do Edgecam, vista no treinamento passado podemos iniciar a parte de programao dentro do mesmo. Agora vamos utilizar os arquivos feitos anteriormente, desenhados dentro do Edgecam ou ento aqueles slidos abertos dentro do Edgecam e trabalhados de tal forma que agora possamos usin-los, com comandos e funcionalidades especficas que veremos neste treinamento. Para isso precisamos trabalhar com o perfil ideal, neste caso ser o perfil de torneamento. At o momento, como estvamos trabalhando tanto com geometrias para torneamento e fresamento, altervamos o ambiente de Fresamento (XY) para Toreamento (ZX) sempre que era necessrio trabalhar neste ambiente.

Selecione a opo Modo de Torneamento no menu Opes.

Para facilitar o trabalho, agora no vamos mais trabalhar com o ambiente de fresamento (XY) e s com o de torneamento (ZX), vamos padronizar o Edgecam para que sempre seja aberto no modo de Torneamento, isso tambm vai facilitar a parte inicial de alinhamento da pea, que normalmente feita no plano XY. Para isso selecione a opo Selecionar Padres no menu Opes e selecione a opo turn_mm.dft na caixa que aparece a seguir.

Selecione a opo Arquivo Selecionado e clique em OK.

Edgecam Essential Turning


Caso a mensagem que aparece a seguir surgir, apenas clique em SIM.

Pronto, seu Edgecam agora est configurado para trabalhar sempre no ambiente de torneamento. Para completar o perfil de torneamento, vamos mudar o perfil como feito no treinamento anterior, porm selecionando o perfil de torneamento.

Notas

Edgecam Essential Turning


Criao de Seqncia de Usinagem Para efetivamente iniciarmos a parte de programao CAM, devemos ir para o ambiente de manufatura do Edgecam. Existem 3 maneiras de efetuar a toca de ambiente. 1- Selecionando a opo Manufatura no menu Opes. 2- Selecionando o atalho do teclado Ctrl+M 3- Ou ento selecionando o cone que uma ferramenta no canto superior direito da tela, localizado no final dos Menus.

Ao passar para o ambiente de manufatura pela primeira vez, uma caixa de dilogo como a que aparece a seguir aberta para iniciarmos a configurao da seqncia de usinagem dentro do Edgecam.

Onde: Nome da Seqncia: o nome que essa seqncia de trabalho vai possuir, meramente para organizao do usurio ou para passar alguma informao ao operador, como Lado 1 representando que essa seqncia vai ser responsvel pela usinagem do primeiro lado da pea. Disciplina: tipo de mquina que essa seqncia vai ser utilizada, no nosso caso um Torno, logo a disciplina Torneamento, ainda possvel selecionar Fresamento, Eletroeroso ou Todos

Edgecam Essential Turning


Ps-processador: seleo de um determinado ps-processador de acordo com a disciplina escolhida, o ps na realidade o comando da mquina em que essa pea ser executada. Usaremos o ps padro Training Lathe mm.tcp. Aplicar nivelamento de Velocidade: Funcionalidade que permite que o Edgecam calcule e verifique se a RPM no foi excedida mesmo com valores de m/min na velocidade. CPL Inicial: Plano e local do ponto zero pea para iniciarmos a usinagem, normalmente utilizado o CPL Torneamento. Zero Mquina: Opo que possibilita a escolha do local onde fica o ponto zero mquina em relao ao CPL que estamos utilizando. Gerar Tolerncia: Tolerncia de sada do programa para a execuo das peas. Nmero de casas depois da vrgula que a mquina aceita como valor vlido. Na seqncia vamos passar para a pgina de Configuraes dos eixos de rotao, conforme mostra a figura.

Onde: Comprimento do eixo primrio: o valor da parte de traz da placa at a face frontal da castanha. Distncia da pea para fora da placa: o valor de pea que fica exposta para usinagem.

10

Edgecam Essential Turning


Bruto Inicial: opo para definir como ser a seleo da matria prima para ser levada em considerao na usinagem ou no. <Nenhum>: No ser selecionada a matria prima que deve ser utilizada nas operaes de usinagem, isso dever ser feito no momento da programao. <Selecionar>: No momento em que passarmos para manufatura dever ser selecionado manualmente qual geometria dever ser levada em considerao para as operaes de usinagem. Essa seleo deve ser de uma geometria previamente estipulada como bruto e necessrio executar somente uma vez. Auto: O Edgecam selecionar de forma automtica a matria prima para as operaes de usinagem baseada no que foi definido pelo usurio previamente. Depois de configurado conforme a imagem clique em OK e j estaremos no ambiente de manufatura do Edgecam. As demais configuraes e opes no so pertinentes a este mdulo do Edgecam ou sero abordadas posteriormente. Notas:

11

Edgecam Essential Turning

Interface CAM A interface de manufatura no se diferencia em muito da de desenho, exceto pelas barras de tarefas e algumas janelas diferentes, a estrutura a mesma, facilitando desta forma o aprendizado e uso do software. Barras de Ferramentas A seguir alguns detalhes e peculiaridades das barras de ferramentas do Edgecam que somente esto disponveis no ambiente de manufatura.

Barra do Eixo principal Janela de instrues de usinagem Barra de Operae s

Janela de simulao

Abaixo esto algumas das principais barras de ferramentas que vamos utilizar. Barra de operaes: Utilizada para adicionar caminhos de usinagem pea.

Barra Eixo Principal: Utilizada para adicionar movimentos, chamar ferramentas e, simular e gerar cdigo NC.

12

Edgecam Essential Turning

Barra Inserir: Utilizada para auxiliar a seleo de pontos e coordenadas.

Os menus agora so menus pertinentes a programao e no mais ao desenho, com movimentos, seleo de ferramentas, ciclos, operaes e at funes-M. Notas:

13

Edgecam Essential Turning

Biblioteca de Ferramentas (Toolstore)

Ao cumprir este capitulo voc estar apto :

Tarefa

Configurao (Toolstore Administrator)

Configurar, criar e efetuar backup de bibliotecas de ferramentas

Interface Criao de Ferramentas para Torneamento / Furao Edio e Cpia de Ferramentas

Familiarizao com a interface da Toolstore

Criar ferramentas de torneamento e de furao

Editar e Copiar ferramentas de torneamento e de furao

14

Edgecam Essential Turning

Configurao (Toolstore Administrator) Logo aps instalar o Edgecam necessrio configurar a sua biblioteca de ferramentas, caso seja a primeira instalao do Edgecam o mesmo estar com a biblioteca de ferramentas Sample_Toolstore configurada por padro, alm desta existem mais 3 bibliotecas que podem ser utilizadas em outras situaes. Para gerenciar e configurar outras bibliotecas deve-se abrir um programa do Edgecam chamado Toolstore administrator, v em: Iniciar>Todos os Programas>Edgecam>Toolstore Administrator.

A caixa abaixo deve ser exibida com as opes de bibliotecas padres do Edgecam, Examples, Sample_Toolstore, TStore e Tutorial. Cada biblioteca pode ter ferramentas especificas, mas s possvel selecionar uma de cada vez.

15

Edgecam Essential Turning

Visualizao das bibliotecas disponveis. Opo para iniciar uma biblioteca vazia.

Carregar bibliotecas de verses antigas do Edgecam. (MDBs) Recuperar bibliotecas que tenha sido feito backup.

Algumas explicaes sobre as opes de bibliotecas que podemos ter no Edgecam so necessrias, abaixo algumas imagens que podem aparecer ao visualizar essas bibliotecas.

Biblioteca da verso atual, no selecionada.

Biblioteca da verso atual, selecionada.

Biblioteca de uma verso futura. (ponto de exclamao verde)

Biblioteca de uma verso antiga. (ponto de exclamao vermelho)

16

Edgecam Essential Turning


Troca de Bibliotecas A seguir um passo a passo para troca de uma biblioteca de ferramentas, nos exerccios vamos trabalhar com a biblioteca de ferramentas que j est selecionada, ento no necessrio trocar a biblioteca, esse somente um guia para quando isso for necessrio. Selecione a opo Ativar base de dados da Biblioteca de Ferramentas.

Em seguida clique na opo Alterar base da dados ativa..., na nova caixa de dilogo que aparece.

17

Edgecam Essential Turning

Continuando, vamos procurar uma nova biblioteca de ferramentas clicando em Procurar.

Logo aps selecionar a opo de procurar, a janela abaixo deve abrir e possvel visualizar todas as bibliotecas ativas, selecione a desejada no campo da direita como mostra a figura.

Selecione a biblioteca desejada e clique na opo Selecionar e em seguida na opo Alterar para alterar a sua biblioteca, aps s fechar o Toolstore Administrator que a troca j est pronta.

18

Edgecam Essential Turning

Criar uma nova Biblioteca Para criar uma nova biblioteca siga os passos abaixo, lembre-se de que toda biblioteca criada no Edgecam sempre estar em branco, sem nenhuma ferramenta, com isso voc deve criar todas as suas ferramentas ou da sua empresa. Selecione a opo de Criar uma biblioteca de ferramentas vazia para iniciar uma nova base de dados.

Coloque o nome da base de dados de Ferramentas_SKA.

19

Edgecam Essential Turning

Em seguida clique na opo Criar e sua base de dados, que ser sua biblioteca ser criada. Repare que ela no est selecionada, para selecionar verifique o procedimento anterior.

No possvel executar a unio, mescla de duas ou mais bibliotecas de ferramentas.

Tente no criar bibliotecas que contenham espaos e/ou caracteres especiais, isso pode prejudicar ou corromper suas bibliotecas.

Notas:

20

Edgecam Essential Turning


Interface Aps configurar a toolstore pelo Toolstore Administrator, vamos abrir o programa que efetivamente a toolstore, onde ficam guardadas todas as ferramentas e informaes destas, para podermos criar algumas ferramentas. Para abrir a Toolstore v em: Iniciar>Todos os Programas>Edgecam>Toolstore Administrator.

A biblioteca de ferramentas deve ser aberta e nela podemos visualizar os seguintes comandos e opes de trabalho.

21

Edgecam Essential Turning

Ferramentas de Fresamento Ferramentas de Torneamento Ferramentas de Furao Ferramentas para pr set

Boto para criao de ferramentas

Filtros de seleo

Sub tipos de ferramentas

Sistema de medida das ferramentas

Para cada tipo de ferramenta temos o seu sub tipo que depende de qual a ferramenta estamos selecionando, como vamos ficar somente em torneamento neste manual, vamos abordar os sub tipos das ferramentas de Torneamento e de Furao. Torneamento

22

Edgecam Essential Turning


Onde 1 2 3 4 5 6 7 8 Furao Ferramentas de torneamento Externo (Radial / Axial) Ferramentas de torneamento Interno (Radial Axial) Bedames Interno Bedames Externos Ferramentas para sangrar Internamente Ferramentas para sangrar Externamente Ferramentas de Rosca Interna Ferramentas de Rosca Externa

1 Onde 1 2 3 4 5 6 7 8 Notas:

Brocas tradicionais e T-Max Alargadores Machos de rosqueamento Barras de mandrilamento Escariadores Brocas de centro Brocas de furos spot Barras de mandrilamento traseiro (reverso)

23

Edgecam Essential Turning

Criao de Ferramentas para Torneamento / Furao Neste momento vamos criar algumas ferramentas que sero utilizadas durante o treinamento, ferramentas tanto de torneamento quanto de furao, ferramentas para fresamento sero criadas no treinamento de fresamento. As ferramentas que devem ser criadas so as listadas abaixo: Ferramentas de Torneamento: - Desbaste de Torneamento; - Acabamento de Torneamento; - Torneamento Interno Geral; - Bedame Externo; - Bedame Interno; - Ferramenta para Roscar; Ferramentas para Furao: - Broca de centro; - Broca convencional; - Broca T-Max; Para iniciarmos a criao dessas ferramentas, devemos abrir a biblioteca de ferramentas, Toolstore no caminho j mencionado, selecionar o tipo de ferramentas, (torneamento / fresamento / furao / apalpador), e clicar na opo Criar.

possvel abrir a biblioteca de ferramentas de vrias maneiras alm da mencionada, como por exemplo dentro do prprio Edgecam.

24

Edgecam Essential Turning

Onde Descrio da Ferramenta: Nome que a ferramenta recebe dentro da biblioteca de ferramentas. Comentrio da Ferramenta: Nome que deve aparecer no programa NC gerado com esta ferramenta. Mantenha a descrio e o comentrio vinculados um ao outro com nomes iguais ou semelhantes. Unidades: Unidade em que esta ferramenta ser criada, Polegadas ou Milmetros. Tipo de Ferramenta: Tipo de ferramenta que ser criada, conforme visto anteriormente. Posio da Torre: Posio que esta ferramenta recebe na torre da mquina caso a mesma tenha posio fixa, se isso no ocorrer melhor deixar o campo em branco para preencher o valor no momento da programao. Offset da Ferramenta: Corretor da altura da ferramenta caso a mesma tenha corretor fixo ou diferente do valor da posio. Os demais itens so para complemento da ferramenta sem grande importncia no momento. Complete os campos de acordo com a imagem e passe para Geometria. Nesta aba podemos notar que existe um campo chamado Cdigo Padro, este campo destinado ao cdigo ISO que as ferramentas de torneamento recebem, em cada suporte est especificado o cdigo de cada ferramenta, ento basta encontrar o cdigo do suporte e adicionar o mesmo neste campo e ligo aps clicar em Definir. Como no temos um suporte no momento, vamos utilizar um cdigo padro de uma ferramenta muito utilizada para desbaste, PCLNL2525M12.

25

Edgecam Essential Turning


Ao clicar em Definir essa janela deve aparecer:

Esta caixa de dilogo extremamente til para criar ferramentas que no possumos o cdigo ou ento para entendermos o significado de cada letra e nmero do cdigo ISO da ferramenta. Depois de tudo definido, basta clicar em OK.

Repare que todos os dados necessrios para a construo de sua ferramenta esto cadastrados baseados no cdigo ISO. O nico cdigo que est faltando o Raio da Ponta, pois este pode variar de acordo com cada inserto que pode ser colocado nesta ferramenta, coloque 0.8 e passe para a aba Montagem.

26

Edgecam Essential Turning

Nesta aba podemos configurar a montagem da ferramenta na mquina, o ponto de pr-set assim como a orientao para a usinagem, Radial / Axial. Aps vamos para a Aba Tecnologia, pois as demais no so to importantes no momento.

Os campos configurados desta forma representam o conhecimento do programados com relao a dados de corte em sua empresa e no se baseiam em dados de corte fornecidos pelo fabricante da ferramenta, em um primeiro momento vamos trabalhar somente desta forma.

27

Edgecam Essential Turning


Clique em OK e a primeira ferramenta est criada e pronta para ser utilizada no Edgecam. Em seguida vamos criar o restante das ferramentas de torneamento conforme orientaes abaixo.

28

Edgecam Essential Turning

Clique em OK e mais uma ferramenta estar criada. Para ferramentas internas, tambm podemos configurar atravs de um cdigo ISO, mas o cdigo no o mesmo, como podemos ver no prximo exemplo. Configure os campos conforme imagens para obtermos uma ferramenta interna.

29

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para criarmos a ferramenta de usinagem interna. Em seguida criaremos ferramentas para canais, estas ferramentas no possuem cdigo ISO padro, por isso teremos mais configuraes para verificarmos e no teremos a opo de colocar o cdigo e criar a ferramenta de forma automtica.

30

Edgecam Essential Turning


Em funo disto alguns detalhes devem ser observados.

Onde Alcance: Profundidade mxima de usinagem com este bedame Largura: Largura do inserto Raio dos Cantos: Raio de canto do inserto ngulo dos Cantos: ngulo da ponta do inserto para corte Espessura: Espessura do inserto

31

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para criarmos a ferramenta de bedame externo. Para Bedame interno, basta acertar o estilo do mesmo na aba geometria e pronto, temos um bedame interno, confira abaixo.

32

Edgecam Essential Turning

33

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para criarmos a ferramenta de bedame interno. Em seguida vamos para a criao da ltima ferramenta de torneamento, a ferramenta para Roscar, repare que toda a estrutura para a criao da ferramenta permanece a mesma, com alguns detalhes e itens diferentes, mas em resumo a lgica a mesma.

34

Edgecam Essential Turning

Reparem que na aba tecnologia somente possvel adicionar um valor para a Velocidade, visto que os outros dados so relacionados com o passo da rosca. Clique em OK para finalizar a construo da ferramenta de Roscar.

35

Edgecam Essential Turning


Ferramentas de Furao Em seguida vamos construir algumas ferramentas de furao, para isso devemos trocar o tipo de ferramenta, utilizando agora a aba Furao.

Clique em criar para iniciarmos a construo de uma broca de centro, novamente vamos verificar que a estrutura para criao de ferramentas para furao segue os mesmos moldes da criao de ferramentas de torneamento.

36

Edgecam Essential Turning

Onde Dimetro: Dimetro da aresta de corte da broca; ng. da Ponta: ngulo incluso da ponta da ferramenta; Comp. Aresta: Comprimento da aresta cortante da ferramenta; Arestas/Dentres: Quantidade de facas cortantes da broca; Suporte: Dados pertinentes a parte no cortante da ferramenta; Comprimento: Comprimento do suporte; Dimetro: Dimetro do suporte, caso fiquem em branco este valor, ele ser automaticamente definido pelo dimetro da ferramenta;

37

Edgecam Essential Turning


Nesta aba podemos definir se esta ferramenta esttica ou no, e qual a orientao da mesma, note que caso esta ferramenta possa ser usada tanto em fresamento quanto em torneamento, ela no deve ser considerada esttica, pois o ps 2 eixos se encarrega de definir ela como esttica, facilitando o trabalho.

Mesmo informando o valor do avano em mm/min quando esta ferramenta for selecionada no modulo de torneamento e for especificado que os dados de corte so em mm/rev, o Edgecam calcula o valor necessrio para a ferramenta de forma automtica. Em seguida clique em OK para construir a ferramenta de Furao e vamos criar mais uma broca, agora uma convencional.

38

Edgecam Essential Turning


Note que estamos trabalhando com o sub-tipo de broca normal.

Clique em OK para finalizar a construo da broca. Em seguida vamos criar a ltima ferramenta, uma broca estilo T-MAX.

39

Edgecam Essential Turning

Reparem que o ngulo da ponta para uma broca T-MAX prximo de 180, esta a nica diferena na criao de uma broca normal para uma broca T-MAX.

40

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para concluir a ferramenta. Notas:

41

Edgecam Essential Turning


Edio e Cpia de Ferramentas possvel editar e copiar ferramentas a qualquer momento no Edgecam toolstore, para isso basta clicar no boto Editar e modificar qualquer um dos parmetros ou ento no boto copiar, para criar novas ferramentas baseadas em um ferramenta j criada anteriormente no Edgecam.

Selecione a Broca de Centro criada anteriormente e vamos editar os seus dados de corte para mm/rev e vamos definir que uma ferramenta esttica, forando a utilizao desta em um torno.

42

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para finalizar a edio da ferramenta. Em seguida vamos copiar a ferramenta T-MAX adicionando uma nova T-MAX de dimetro 25mm com os mesmos dados de corte.

Repare que necessrio adicionar uma descrio nova para a ferramenta e modificar o comentrio para que esta ferramenta no tenha referncia outra e assim, no sendo possvel criar uma nova.

43

Edgecam Essential Turning

Outra aba que deve sofrer modificaes a Geometria, para que possamos ter uma ferramenta de dimetro 25, pois a cpia foi feita de uma de dimetro 20mm. Clique em OK para concluir a criao desta nova ferramenta aproveitando uma ferramenta criada anteriormente.

Para praticar voc pode verificar suas ferramentas disponveis na ferramentaria ou ento consultar Coroguide no site da Sandvik. Notas:

44

Edgecam Essential Turning

Usinagem de Geometrias 2D

Ao cumprir este capitulo voc estar apto :

Tarefa

Conceito de Operaes

Definio das operaes do Edgecam

Operao de Faceamento

Recursos da operao de faceamento

Simulao

Simular as etapas da usinagem

Operao de Desbaste Externo Operao de Acabamento Externo

Recursos da operao de desbaste

Recursos da operao de acabamento

Operao de Canal Externo

Recursos da operao de canal

Operao de Roscar

Recursos para Roscas com ferramenta

Operao de Furao

Recursos da operao de furao

Operao de Desbaste Interno Operao de Acabamento Interno

Definio de uma operao de desbaste interno

Definio de uma operao de acabamento interno

Operao de Canal Interno

Definio de uma operao de canal interno

45

Edgecam Essential Turning

Conceito de Operaes As operaes do Edgecam so uma forma simples e rpida de gerar cdigo NC, isso no significa que o programa no ser de forma eficaz ou da melhor forma, bem pelo contrrio, de forma simples e rpida temos um timo caminho de ferramenta para a pea que estamos programando. Uma das caractersticas das operaes do Edgecam que elas mantm a mesma estrutura mesmo variando o tipo de usinagem que estamos efetuando. Outra caracterstica que junto aos dados de programao chamamos a ferramenta que ser utilizada na programao, com isso um filtro sobre os tipos de ferramentas disponveis para cada tipo de usinagem, exemplo disto que quando estamos utilizado uma operao de desbaste externo, ferramentas de furao ou de rosca, no vo aparecer como ferramentas vlidas para a programao. Alm da ferramenta as operaes do Edgecam chamam uma srie de Funes-M e outros comandos automticos que podem ou no surtir efeito no programa NC gerado, todas estas configuraes e dados a mais podem ser personalizados pelo cliente dentro das Preferncias das operaes.

Dentro das Preferncias podemos configurar os dados gerais das operaes como tolerncia, configurar as cores padres, dos caminhos de ferramentas, das operaes e ainda configurar os movimentos automticos que so executados dentro das Operaes. Em seguida vamos iniciar a aplicar as operaes em geometrias 2D, utilizando os desenhos feitos no treinamento anterior. Exerccio 1_2d.ppf / Exerccio 2_2d.ppf / Trabalhando 2D.ppf

46

Edgecam Essential Turning

Operao de Faceamento A primeira operao a utilizarmos ser a operao de Torneamento Simples, mas antes de chamarmos a operao devemos abrir a pea Exercicio 1_2d.ppf, dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios 2D que acompanha este treinamento. Depois de abrir a pea devemos passar para o ambiente de manufatura, conforme visto anteriormente. Para recapitular segue abaixo o que devemos configurar para esta e as demais peas.

47

Edgecam Essential Turning

Agora no ambiente de manufatura podemos chamar a operao de Torneamento Simples no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes.

Ao clicar no cone ou no menu, a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status:

Para executarmos esta operao no necessrio selecionar um perfil, somente com coordenadas possvel criar a usinagem.

Selecione a posio inicial do ciclo: Esse ponto o ponto inicial da nossa usinagem em X e Z, normalmente para o faceamento gostaramos de um ponto um pouco afastado do bruto em X e exatamente o Z do bruto. Para isso vamos inserira as seguintes coordenadas:

Clique em OK para darmos continuidade ao faceamento, em seguida o Edgecam pede a prxima coordenada. Selecione o ponto de destino: Esse ponto o ponto final do nosso faceamento, normalmente e podemos estipular como padro as seguintes coordenadas, X-2 e Z0. Ao informar os dois pontos a caixa da Operao de faceamento ser aberta.

Para essa operao funcionar a regra de X inicial diferente de X final e Z inicial diferente do Z final deve ser respeitada.

Para essa operao funcionar a regra de X inicial diferente de X final e Z inicial diferente do Z final deve ser respeitada.

48

Edgecam Essential Turning


Ao clicar em OK para definir o ponto de destino a operao aberta com as seguintes especificaes:

Onde: Ciclo de mquina: Marcando esta opo teremos o faceamento gerado com ciclo fixo da mquina. Somente usinagem de desbaste: Caminho de ferramenta no efetua a remoo de cristas entre um passe e outro.

Direo de Corte: Define em que sentido ser feito o corte de material e em qual sentido teremos o incremento deste corte.

49

Edgecam Essential Turning


Incremento de corte: o valor de incremento entre cada passada, valor de remoo de material. Configure a Operao de acordo com a imagem anterior e passe para a aba Ferramenta. Esta aba pertinente aos dados da ferramenta que vamos selecionar na biblioteca de ferramentas ou ento os dados, caso seja necessrio criar uma ferramenta somente para esta operao. Como neste treinamento estamos trabalhando com a biblioteca de ferramentas do Edgecam, vamos chamar sempre uma ferramenta da biblioteca, para isso necessrio, antes de qualquer coisa, chamar essa biblioteca a partir da opo Encontrar.

Encontre e selecione a ferramenta criada anteriormente Torneamento clicando sobre ela e logo aps clicando em selecionar.

Desbaste

de

Reparem que todos os dados so especificados a partir da biblioteca, sobrando somente posio, que no colocamos na construo da ferramenta e o CSS.

50

Edgecam Essential Turning


CSS: CSS a sigla para constant surface speed que significa velocidade constante em funo da superfcie, marcando esta opo teremos um programa com velocidade em metros/minuto (G96, rotao variada em funo do dimetro da pea) desmarcando teremos RPM (G97, rotao fixa). Logo aps configurar a Ferramenta de acordo com a imagem clique em OK para verificarmos os caminhos de usinagem.

Esta Operao no somente para faceamento, ela pode ser aplicada em qualquer estilo de usinagem simples, sem um perfil definido.

Notas:

51

Edgecam Essential Turning


Simulao Aps executar uma operao interessante simular o seu trabalho, para isso o Edgecam possui um simulador grfico, mas antes de simular preciso salvar a pea. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Com a pea salva podemos passar para o simulador do Edgecam atravs do cone a seguir que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Recursos

Iniciar Simulao (Play) Interromper Simulao (Pause) Cancelar Simulao (Stop) Re-iniciar Simulao

Avanar Simulao

Barra de Velocidade da Simulao

Bruto slido Bruto Translcido Bruto Arame

52

Edgecam Essential Turning


Operao de Desbaste Externo Aps facear a pea temos que desbastar a regio externa da mesma, para isso vamos utilizar a operao de Desbaste de Torneamento no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas externas que so necessrias usinar. Confirme para continuarmos.

Cuidado para no esquecer nenhuma linha ou arco do perfil da pea, o perfil deve ser nico.

Selecione a posio inicial: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. Se estiver correto basta confirmar.

Selecione a ponto para alterar incio/fim: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta e arraste ou na estrela. Se estiver correto basta confirmar para iniciar a operao.

53

Edgecam Essential Turning

Onde: Ciclo de mquina: Marcando esta opo teremos o desbaste gerado com ciclo fixo da mquina. Compensao: Nenhum (ciclo mquina desabilitado): ser o raio da ferramenta compensado no caminho programado. Nenhum (ciclo mquina habilitado): no ser compensado o raio da ferramenta na usinagem. Espaamento Controlado: ser o raio da ferramenta compensado pela mquina. Pathcomp: ser o raio compensado no caminho. As duas ltimas opes s so vlidas com ciclo mquina ativo. Ignorar cortes negativos: Desconsidera cortes enterrando na pea (canais) Sobremetal em Z e X: Quantidade de material deixado para acabamento. Incremento de corte: Quantidade de material removido por passada. Usar Bruto Atual: Essa opo deve estar marcada para que o Edgecam utilize o bruto em pontos de referncias para a usinagem. Extenso do Perfil: o quanto gostaramos de estender ou recuar o inicio ou o final da usinagem, com valores positivos estendemos e com negativos encurtamos.

A opo de Ignorar Cortes negativos deve ficar marcada ou desmarcada para que a pea fique correta?

54

Edgecam Essential Turning


Aps configurar a aba Geral passe para a aba Ferramentas.

Utilize esta opo para continuar com a ferramenta da usinagem anterior na usinagem atual. Aps configurar a aba de Ferramentas, clique em OK para gerar o desbaste externo para o perfil selecionado conforme a figura abaixo.

55

Edgecam Essential Turning


Repare que no foi necessrio selecionar o ponto inicial da usinagem, pois o Edgecam j entendeu o bruto quando entramos no ambiente de manufatura e decidimos utilizar este bruto na usinagem atravs da opo Usar Bruto Atual. Conforme a imagem anterior podemos verificar que o Edgecam entrou em alguns pontos negativos, como o canal, mas no ser com esta ferramenta, nem com esta operao que vamos executar este perfil da pea, ento vamos editar a operao para marcar a opo de Ignorar Cortes Negativos e de forma automtica eliminar esta usinagem desnecessria. Com o boto da direita sobre a operao que aparece no browser, clicamos em Editar.

Esta caixa de dilogo para determinar se o usurio vai editar as informaes geomtricas alm das paramtricas, caso a opo de Coordenadas de Entrada seja marcada, ser necessrio re-selecionar o perfil da usinagem e todo o resto, como no esse o nosso interesse, vamos somente dar OK nesta caixa.

Marque a opo de Ignorar Cortes Negativos e clique em OK.

56

Edgecam Essential Turning

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

57

Edgecam Essential Turning

Operao de Acabamento Externo A Operao de Acabamento extremamente semelhante a de Desbaste, pelo menos em termos Geomtricos, afinal a mesma geomtrica do desbaste que ser acabada. Selecione no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes Acabamento de Torneamento.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o acabamento, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas externas que so necessrias usinar. Confirme para continuarmos.

Cuidado para no esquecer nenhuma linha ou arco do perfil da pea, o perfil deve ser nico.

Selecione a posio inicial: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. Se estiver correto basta confirmar.

Selecione a ponto para alterar incio/fim: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta e arraste ou na estrela. Se estiver correto basta confirmar para iniciar a operao.

58

Edgecam Essential Turning

Onde: Todas as configuraes so as mesmas j vistas anteriormente na operao de Desbaste. Basta configurar conforme a imagem. Aps configurar a aba Geral passe para a aba Ferramentas.

59

Edgecam Essential Turning


Selecione a ferramenta de acabamento criada anteriormente e configure conforme a figura abaixo.

Aps configurar a aba de Ferramentas, clique em OK para gerar o acabamento externo para o perfil selecionado conforme a figura abaixo.

60

Edgecam Essential Turning

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

61

Edgecam Essential Turning


Operao de Canal Externo Para executar o canal externo, ltimo detalhe na pea que falta executar, vamos utilizar 2 operaes, o Desbaste de Canal e o Acabamento de Canal, estas duas operaes esto localizadas somente no menu Operaes.

Desbaste A primeira operao que usaremos neste caso ser a de Desbaste de Canal, ao selecionar a operao as seguintes informaes devem ser selecionadas. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas externas que so necessrias usinar. Confirme para continuarmos.

Cuidado para no esquecer nenhuma linha ou arco do perfil da pea, o perfil deve ser nico.

62

Edgecam Essential Turning

Selecione a posio inicial do ciclo: o ponto de aproximao em rpido para iniciar a usinagem, neste caso, de uma usinagem externa, podemos somente confirmar sem selecionar nenhum ponto, ou ento selecionar o ponto que est exemplificado abaixo.

Clique no ponto acima ou confirme para abrir a caixa abaixo.

Onde Tipo de Ciclo: Define a estrutura do caminho de usinagem que o ciclo de desbaste de canal deve ter. Com este recurso possvel configurar a lgica e a ordem dos passes de desbaste que o bedame deve efetuar.

Em um desbaste de canal, no possvel executar somente uma entrada na pea, o Edgecam sempre vai executar no mnimo 2 passes laterais.

63

Edgecam Essential Turning

% Incremento Lateral: Valor do incremento lateral em % da largura do Bedame; Sobremetal em Z: Valor de material deixado em Z para o acabamento; Sobremetal em X: Valor de material deixado em X para o acabamento; Num. voltas no final: Quantas revolues o bedame deve ficar no fundo do canal em cada incremento; Extenso do perfil: J de conhecimento. Passe para a aba Pica-pau.

64

Edgecam Essential Turning

Onde: Incremento do pica-pau: Incremento de cada penetrao. Cruzar Passo: Utiliza incremento lateral acabando a lateral antes de acabar a profundidade do canal.

Passe para a aba de Ferramentas e selecione no banco de ferramentas o bedame externo criado anteriormente.

Em seguida configure o restante das informaes que esto faltando conforme imagem a seguir.

65

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para aplicar os caminhos de ferramenta no canal.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro. Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

66

Edgecam Essential Turning

Acabamento Para finalizarmos o canal externo, vamos utilizar a operao de Acabamento de Canal, que est localizada somente menu Operaes.

Ao selecionar a operao as seguintes informaes devem ser selecionadas. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas externas que so necessrias usinar. (mesmo perfil do desbaste). Confirme para continuarmos.

Cuidado para no esquecer nenhuma linha ou arco do perfil da pea, o perfil deve ser nico.

Ao confirmar a caixa de operaes aberta, sem a necessidade de configurar ponto de entrada ou qualquer outra informao.

67

Edgecam Essential Turning

Preencha todos os dados de acordo com a imagem, todas as informaes j foram vistas em desbaste e tem as mesmas funcionalidades. Para a ferramenta marque a opo de Use Ferramenta Atual.

68

Edgecam Essential Turning

Este deve ser o resultado final da usinagem de canal. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

69

Edgecam Essential Turning

Ao termino da simulao repare que a ferramenta fica prxima da pea, pra afastarmos a ferramenta ao final de cada usinagem ou ao final do programa necessrio adicionar um movimento de troca de ferramenta, este movimento automaticamente adicionado entre as operaes que possuem troca de ferramenta, mas ao final da usinagem devemos adicionar manualmente este movimento atravs do comando Ponto de Troca localizado no menu Movimento ou ento na barra de ferramentas Eixo Principal.

Onde: X Fixo: Fixa movimento de troca no eixo X Z Fixo: Fixa movimento de troca no eixo Z Primeiro: Define qual o primeiro eixo deve movimentar para troca. <Nenhum>: Movimento em 2 eixos simultneos. X: Primeiro movimento em X Z: Primeiro movimento em Z Automtico: Definido pelo estilo da ferramenta, externa X interna Z

70

Edgecam Essential Turning

Defina automtico e clique em OK para adicionar o movimento de troca de ferramenta. Com esta ltima etapa completamos esta pea, assim podemos passar para o prximo exerccio. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

71

Edgecam Essential Turning


Operao de Desbaste para Faceamento Neste exerccio vamos ver algumas coisas novas, como por exemplo o uso de um perfil para efetuarmos o faceamento e no mais utilizar por pontos, que muitas vezes no so conhecidos pelo programador. Inicialmente devemos abrir a pea Exerccio 2_2d.ppf, dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios 2D que acompanha este treinamento. Depois de abrir a pea devemos passar para o ambiente de manufatura, conforme visto anteriormente. Para recapitular segue abaixo o que devemos configurar para esta e as demais peas.

72

Edgecam Essential Turning

Agora no ambiente de manufatura podemos chamar a operao de Desbaste de Torneamento e no mais a de Torneamento Simples, para o faceamento, no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione a linha da face frontal da pea. Confirme para continuarmos.

Selecione a posio inicial: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. A seta deve estar apontando para baixo e no ponto mais alto da linha, conforme imagem se estiver correto basta confirmar.

Selecione a ponto para alterar incio/fim: Confirme para iniciar a operao.

73

Edgecam Essential Turning


Configure a operao de desbaste para o faceamento de acordo com a imagem abaixo, cuidando com o sobremetal que deve estar zerado nos 2 eixos. As opes da operao de desbaste j foram vistas anteriormente, caso tenha alguma dvida reveja os passos anteriores.

Aps configurar a aba Geral passe para a aba Ferramentas e selecione a ferramenta Desbaste de Torneamento, a mesma selecionada nas outras operaes e configure de acordo com a imagem abaixo.

74

Edgecam Essential Turning


Aps configurar a aba de Ferramentas, clique em OK para gerar o faceamento a partir de uma operao de desbaste, levando em conta o perfil selecionado, conforme a figura abaixo.

Repare que mesmo no selecionando o ponto inicial ou mesmo a linha ser do tamanho da face usinada o Edgecam executa a usinagem em toda a extenso da face, isso se deve ao fato de termos selecionado a opo de Usar Bruto Atual, funo esta que faz o Edgecam entender qual o bruto atual da pea e assim usinar a partir dele. Com esta informao vamos utilizar um novo recurso do Edgecam para darmos seqncia usinagem, devido a j termos faceado a pea, podemos utilizar um ponto de aproximao mais prximo a zero e no em relao ao bruto, que est 2mm afastado do zero. Ento para poder continuar a utilizara a opo de Usar Bruto Atual, necessrio atualizar o bruto, ou seja, cortar a pea como se fosse a usinagem na mquina. Para que isso possa ser feito devemos chamar a Funo-M Atualizar Bruto, que est no menu Funes-M.

75

Edgecam Essential Turning


Configure conforme imagem abaixo.

Onde Gerar Bruto 3D: Opo para gerar uma geometria 3D para uso em operaes que tenham a necessidade de uma matria prima em 3D. Tolerncia: Tolerncia para a geometria 3D que ser gerada. Clique em OK para darmos continuidade a programao. Faa o Desbaste Externo e o Acabamento Externo com as mesmas ferramentas e parmetros da pea anterior ou com os dados e ferramentas que julgar necessrio, lembrando sempre de adicionar a atualizao do bruto ao final de cada operao. Para visualizarmos o desenvolver da pea pode ser marcada a opo que renderiza em o bruto translcido, atravs do seguinte cone da barra Mostrar.

Ao final das operaes este deve ser o resultado.

76

Edgecam Essential Turning


Operao de Roscar Para completar esta pea ainda necessrio executar uma rosca, que ser feita com uma ferramenta de roscar e com uma operao especfica para isso. Selecione a Operao de Rosqueamento no menu Operaes ou na barra de tarefas Operaes.

Selecione a operao e informe as seguintes informaes: Selecione a linha para roscar (prximo do ponto de inicio): Para a usinagem de uma operao de rosca, necessrio e somente possvel selecionar uma nica linha como geometria a ser usinada, e essa seleo deve ser efetuada prximo do ponto que se deseja iniciar a rosca, como a prpria mensagem mosstra.

Seleo da geometria

Ao selecionar a linha a caixa de operaes abaixo aberta.

77

Edgecam Essential Turning

Onde: Estratgia: Profundidade de corte constante ou volume em funo da ferramenta e incremento, este ltimo gerando um incremento variado mas com remoo de volume de material constante. Tipo de sada: Bloco a Bloco: Linhas em G1 com G de sincronismo de eixos. Ciclo de Bloco nico: Linha por linha de profundidade, mas com um cdigo G especfico e no G1. Ciclo Mquina: Programa com ciclo fixo da mquina. Direo do eixo rvore: Define se a rosca ser direita ou esquerda. Tipo: Orientao da ferramenta, externa ou interna. Entrada: Valor da entrada em fios de rosca. (Valor multiplicado pelo passo). Sada: Valor da sada em fios de rosca. (Valor multiplicado pelo passo). Incremento de corte: Incremento por passada no raio. Profundidade total: Altura do filete da rosca sem sinal e no raio. Ferramentas: Selecione a ferramenta criada para roscar, coloque na posio 3. Ver imagem abaixo.

78

Edgecam Essential Turning

Aps todas as configuraes clique em OK para finalizar e ter este resultado.

79

Edgecam Essential Turning


Adicionar ao final da usinagem o movimento para troca de ferramenta atravs do comando Ponto de Troca localizado no menu Movimento ou ento na barra de ferramentas Eixo Principal.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

80

Edgecam Essential Turning


Operao de Furao Para executarmos a operao de Furao, devemos abrir uma pea que tenha a necessidade desta operao, neste caso a pea a j desenhada Trabalhando 2D.ppf, abra a pea dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios 2D que acompanha este treinamento. Antes de passar para o ambiente de manufatura, devemos efetuar um ponto no X0 para posicionarmos a operao. Chame o comando ponto do Edgecam e adicione um ponto na coordenada X0 Z10 com isso facilitamos a visualizao do ponto e a sua seleo. Depois de construdo o ponto execute todos os passos vistos anteriormente. - Modo de manufatura; - Faceamento com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Desbaste Externo com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Acabamento com Operao de Acabamento de Torneamento; - Atualizar o bruto; Ao final de todo o processo acima o resultado deve ser este:

Ponto criado para furao

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

81

Edgecam Essential Turning


Aps todas as operaes feitas e simuladas, podemos executar a operao, Selecione a Operao de Furao no menu Operaes ou na barra de tarefas Operaes.

Selecione os pontos: Pontos que sero realizados os furos, o Edgecam aceita somente pontos ou caractersticas de furao como objetos vlidos, por isso que criamos o ponto antes de passar para manufatura, pois estamos trabalhando com entidades 2D e no temos como extrair caractersticas.

Clique no ponto e confirme para abrir a caixa de dilogo da operao de furo.

82

Edgecam Essential Turning


Onde Altura de segurana: um valor em Z referente ao ponto mais alto do slido ou, neste caso, ao ponto mais alto da caracterstica, onde a ferramenta pode se mover para qualquer ponto da pea em segurana, sem nenhum obstculo. Associativo: a referencia para a altura de segurana, Modelo=Slido ou Caracterstica=Caracterstica. Retrao: o valor de inicio do movimento de avano programado (G1), acima do nvel. Nvel: o valor em Z referente ao ponto mais alto da caracterstica que indica exatamente onde a usinagem vai ocorrer. Este valor exato no aproximado. Terminao: Indica o tipo de finalizao do furo, Cego ou Passante, neste ltimo o Edgecam adiciona uma pequena medida na profundidade. Direo do Edixo rvore: Determina o sentido de giro da ferramenta ou da placa. Otimizar caminho: a forma com que a broca se movimenta de um furo para outro quando isso for necessrio. Veja as ilustraes na Operao para melhor entendimento e anote suas concluses. Tipo de Velocidade: Tipo de avano para a furao, normalmente fresamento por minuto e torneamento por revoluo. Usar Zeramento de Indexao Atual: Marcado mantm o mesmo CPL para todos os furos. Tipo de Altura de Segurana: Utilizado para definir um plano de segurana para movimentos angulares entre um furo e outro. Em seguida clique na aba Centro/Marcao para iniciarmos as configuraes de ciclos de furao, esta responsvel pela furao de centro que ir guiar o restante dos furos.

83

Edgecam Essential Turning


Onde Estratgia: onde configuramos o tipo de furao que iremos executar Nenhum, broca de centro ou furo de centro. Nenhum para no executarmos furo guia.

Broca de Centro

Furo de Centro

Profundidade: Especifica a profundidade de penetrao para opo de Estratgia Broca de Centro. Dimetro: Especifica a profundidade de penetrao para opo de Estratgia Furo de Centro. Ferramentas: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Clicando em procurar encontramos a broca de centro criada anteriormente, Broca de Centro a selecione e configure conforme a figura. Continuando vamos para a aba Preparao. Reparem que nesta aba no vamos selecionar nenhuma ferramenta nem configurar os dados, pois nesta pea no faremos nenhuma das opes desta aba.

84

Edgecam Essential Turning


Onde Estratgia: o tipo de preparao que vamos executar. Nenhuma Preparao: No executaremos preparao; Escariado: A preparao um chanfro no furo; Rebaixo: A preparao um rebaixo de fundo reto e dimetro maior que o do furo; Profundidade da caracterstica: Indica a profundidade encontrada na caracterstica sendo esta a profundidade do ciclo. Profundidade: Indica o quanto a mais queremos de profundidade para slidos ou qual a profundidade efetiva para pontos 2D. Dimetro: Indica o dimetro da caracterstica. ngulo: ngulo do escariado. Tempo de espera: Tempo de permanncia na profundidade final da preparao. Depois do desbaste: Opo que indica que desejamos executar a preparao depois da furao principal, marque para depois e desmarque para antes. Ferramentas: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Clicando em procurar encontramos ferramentas de acordo com a caracterstica da preparao. Seguindo, clicamos na aba Desbaste, aqui que vamos efetivamente executar a furao.

85

Edgecam Essential Turning


Onde Estratgia: o tipo de furao que vamos executar. Sem Desbaste: No executaremos furao; Broca: Faremos a furao de uma nica vez, uma entrada e uma sada; Quebra de Cavaco: Faremos a furao em vrios passes mas sem retornar at a altura de retrao; Furao Pica-Pau: Semelhante a quebra cavacos mas em cada incremento a broca sobe at a retrao ou Altura de segurana para eliminar os cavacos; Profundidade da caracterstica: Indica a profundidade encontrada na caracterstica sendo esta a profundidade do ciclo. Profundidade: Indica o quanto a mais queremos de profundidade para slidos ou qual a profundidade efetiva para pontos 2D. Dimetro: Indica o dimetro da caracterstica. Tempo de espera: Tempo de permanncia na profundidade final da furao. Incremento de corte: Valor para incremento quando estamos utilizando as estratgias quebra cavaco ou Pica-Pau. Distncia de Segurana: Indica o valor de retorno para cada incremento incremental da ltima profundidade, para estratgia quebra cavaco. Ferramenta: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Clicando em procurar o Edgecam j filtra somente brocas de acordo com as informaes prdefinidas. Clique em encontrar e selecione a broca T-MAX 25mm criada anteriormente e configure conforme a figura. Finalizando vamos aba Acabamento, responsvel pelos acabamentos.

86

Edgecam Essential Turning


Onde Estratgia: o tipo de acabamento que vamos executar. Sem Acabamento: No executaremos Acabamento. Macho: O acabamento deste furo possui uma rosca. Alargador: O acabamento deste furo possui uma preciso alta necessitando Ferramenta de Alargador. Mandrilamento: O acabamento deste furo possui uma preciso alta, mas no tem bitola que possa utilizar uma Ferramenta de Alargador, necessitando uma Barra de Mandrilar (Bailarina / Romicron / Etc). Tipo de rosca: Indica se a rosca ser executada com mandril compensador ou com compensao na mquina. Profundidade da caracterstica de: Indica a profundidade encontrada na caracterstica do desbaste anterior, para utilizar como referncia. Profundidade da caracterstica: Indica a profundidade encontrada na caracterstica sendo esta a profundidade do ciclo. Profundidade: Indica o quanto a mais queremos de profundidade para slidos ou qual a profundidade efetiva para pontos 2D. Profundidade total: A profundidade do acabamento ser a mesma do desbaste. Tempo de espera: Tempo de permanncia na profundidade final da furao. Passo: Valor do passo da rosca. Lado da rosca: Indica se a rosca ser direita ou esquerda. Unidades: Indica se a rosca em milmetros ou em polegadas. Ferramentas: Escolhemos a ferramenta adequada para executarmos a usinagem. Aps configurar todas as abas de acordo com o necessrio, clicamos em OK e o resultado deve ser o mostrado na figura abaixo.

necessrio e fundamental atualizar o bruto ao final da furao, pois a nossa prxima usinagem a usinagem interna vai levar em conta esse bruto e se ele no estiver atualizado ser considerado sem a furao e isso vai acarretar em uma usinagem a partir do eixo X zero e conseqentemente vai colidir a ferramenta no momento da usinagem.

87

Edgecam Essential Turning

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

88

Edgecam Essential Turning


Operao de Desbaste Interno Aps executar a furao j possvel aplicar o Desbaste Interno, que programado da mesma forma que o desbaste externo, a nica diferena o tipo de ferramenta que vamos utilizar para o desbaste. Selecione a operao de Desbaste de Torneamento no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil interno da pea que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas internas que so necessrias usinar. Confirme para continuarmos.

Cuidado para no esquecer nenhuma linha ou arco do perfil da pea, o perfil deve ser nico.

Selecione a posio inicial: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. Se estiver correto basta confirmar.

89

Edgecam Essential Turning

Selecione a ponto para alterar incio/fim: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta e arraste ou na estrela. Se estiver correto basta confirmar para iniciar a operao.

Reparem que agora devemos colocar um valor para o Fim na Extenso do Perfil, com isso vamos passar um pouco no fim do perfil evitando rebarba.

A opo de Ignorar Cortes negativos deve ficar marcada ou desmarcada para que a pea fique correta?

90

Edgecam Essential Turning

Aps configurar a aba Geral passe para a aba Ferramentas, selecione a ferramenta Torneamento Interno Geral, e configure a aba de ferramentas.

Aba de Ferramentas.

91

Edgecam Essential Turning

Aps configurar a aba de Ferramentas, clique em OK para gerar o desbaste interno para o perfil selecionado. Atualize o bruto para termos o resultado final conforme a figura abaixo.

Repare que no foi necessrio selecionar o ponto inicial da usinagem, pois o Edgecam j entendeu o bruto quando atualizamos depois da furao. Conforme a imagem anterior podemos verificar que o Edgecam entrou em alguns pontos negativos, como o canal, mas no ser com esta ferramenta, nem com esta operao que vamos executar este perfil da pea, ento vamos editar a operao para marcar a opo de Ignorar Cortes Negativos e de forma automtica eliminar esta usinagem desnecessria. Com o boto da direita sobre a operao que aparece no browser, clicamos em Editar. Esta caixa de dilogo para determinar se o usurio vai editar as informaes geomtricas alm das paramtricas, caso a opo de Coordenadas de Entrada seja marcada, ser necessrio re-selecionar o perfil da usinagem e todo o resto, como no esse o nosso interesse, vamos somente dar OK nesta caixa.

92

Edgecam Essential Turning

Marque a opo de Ignorar Cortes Negativos e clique em OK.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro. Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal. Notas:

93

Edgecam Essential Turning


Operao de Acabamento Interno A Operao de Acabamento extremamente semelhante de Desbaste, pelo menos em termos Geomtricos, afinal a mesma geomtrica do desbaste que ser acabada. Selecione no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes Acabamento de Torneamento.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas externas que so necessrias usinar. Confirme para continuarmos.

Selecione a posio inicial: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. Se estiver correto basta confirmar.

Selecione a ponto para alterar incio/fim: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta e arraste ou na estrela. Se estiver correto basta confirmar para iniciar a operao.

94

Edgecam Essential Turning

Na aba Ferramentas selecione a opo de Use Ferramenta Atual conforme figura abaixo.

95

Edgecam Essential Turning


Aps configurar a aba de Ferramentas, clique em OK para gerar o acabamento interno para o perfil selecionado. Atualize o bruto para termos o resultado final conforme a figura abaixo.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro. Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal. Notas:

96

Edgecam Essential Turning


Operao de Canal Interno Para executar o canal interno, ltimo detalhe neste lado da pea que falta executar, vamos utilizar 2 operaes, o Desbaste de Canal e o Acabamento de Canal, da mesma forma que executamos o canal externo. Estas operaes, como visto anteriormente, esto localizadas somente no menu Operaes.

Desbaste A primeira operao que usaremos neste caso ser a de Desbaste de Canal, ao selecionar a operao as seguintes informaes devem ser selecionadas. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil interno do canal que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas externas que so necessrias usinar. Confirme para continuarmos.

Cuidado para no esquecer nenhuma linha ou arco do perfil da pea, o perfil deve ser nico.

97

Edgecam Essential Turning


Selecione a posio inicial do ciclo: o ponto de aproximao em rpido para iniciar a usinagem, no caso de uma usinagem interna obrigatria a seleo deste ponto, como o ponto exemplificado abaixo.

Clique no ponto acima ou confirme para abrir a caixa abaixo.

Configure conforme imagem e passe para a aba Pica-pau.

98

Edgecam Essential Turning

Passe para a aba de Ferramentas e selecione no banco de ferramentas o Bedame Interno criado anteriormente.

99

Edgecam Essential Turning


Em seguida configure o restante das informaes que esto faltando conforme imagem a seguir.

Clique em OK para aplicar os caminhos de ferramenta no canal.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

100

Edgecam Essential Turning


Acabamento Para finalizarmos o canal interno vamos utilizar a operao de Acabamento de Canal, que est localizada somente menu Operaes.

Ao selecionar a operao as seguintes informaes devem ser selecionadas. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo linha por linha ou abrindo uma janela que contemple somente as linhas externas que so necessrias usinar. (mesmo perfil do desbaste). Confirme para continuarmos.

Cuidado para no esquecer nenhuma linha ou arco do perfil da pea, o perfil deve ser nico.

Ao confirmar a caixa de operaes aberta, sem a necessidade de configurar ponto de entrada ou qualquer outra informao.

101

Edgecam Essential Turning

Preencha todos os dados de acordo com a imagem, todas as informaes j foram vistas em desbaste e tem as mesmas funcionalidades. Para a ferramenta marque a opo de Use Ferramenta Atual.

102

Edgecam Essential Turning


Atualize o bruto para termos o resultado final conforme a figura abaixo.

Este deve ser o resultado final da usinagem de canal. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Para uma simulao de um perfil interno o simulador do Edgecam tem um recurso chamado Vista Trs Quartos no Torneamento, para ativar esta opo entre no simulador e clique com o boto da direita na parte azul do simulador e selecione a o recurso conforme imagem abaixo e simule.

103

Edgecam Essential Turning

Ao termino da simulao repare que a ferramenta fica dentro da pea, pra afastarmos a ferramenta ao final de cada usinagem ou ao final do programa necessrio adicionar um movimento de troca de ferramenta, j visto anteriormente, este movimento automaticamente adicionado entre as operaes que possuem troca de ferramenta, mas ao final da usinagem devemos adicionar manualmente este movimento atravs do comando Ponto de Troca localizado no menu Movimento ou ento na barra de ferramentas Eixo Principal.

Onde: X Fixo: Fixa movimento de troca no eixo X Z Fixo: Fixa movimento de troca no eixo Y Primeiro: Define qual o primeiro eixo deve movimentar para troca. <Nenhum>: Movimento em 2 eixos simultneos. X: Primeiro movimento em X Z: Primeiro movimento em Z Automtico: Definido pelo estilo da ferramenta, externa X interna Z

104

Edgecam Essential Turning

Defina automtico e clique em OK para adicionar o movimento de troca de ferramenta. Com esta ltima etapa completamos esta pea, assim podemos passar para o prximo exerccio. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

105

Edgecam Essential Turning

Usinagem de Geometrias 3D

Ao cumprir este capitulo voc estar apto :

Tarefa

Conceito de Operaes

Definio das operaes do Edgecam

Operao de Faceamento

Recursos da operao de faceamento

Simulao

Simular as etapas da usinagem

Operao de Desbaste Externo Operao de Acabamento Externo

Recursos da operao de desbaste

Recursos da operao de acabamento

Operao de Canal Externo

Recursos da operao de canal

Operao de Furao

Recursos da operao de furao

Operao de Desbaste Interno Operao de Acabamento Interno

Definio de uma operao de desbaste interno

Definio de uma operao de acabamento interno

Operao de Roscar

Recursos da operao de roscar

Operao de Sangrar

Recursos da operao de sangrar/cortar

106

Edgecam Essential Turning


Operao de Canal na Face Definio de uma operao de canal na face

Exerccios

Repetio do que foi aprendido

107

Edgecam Essential Turning

Conceito de Operaes para Slidos Para executarmos usinagens em peas oriundas de um software 3D, utilizaremos as mesmas operao que vimos anteriormente em geometrias 2D, porm alguns detalhes tornam a seleo de entidades e a construo das operaes mais fceis quando trabalhamos com slidos (3D), e no com linhas (2D). Uma facilidade a seleo de geometrias, que so pr-definidas quando fazemos a procura das caractersticas, alm de cada caracterstica j possuir um tipo de usinagem pr-definido. Em seguida vamos aplicar as operaes em diversas geometrias 3D, utilizando os desenhos feitos no treinamento anterior, assim como com as usinagens em 2D. Abaixo segue uma lista dos arquivos que voc deve possuir para aplicar as operaes de Torneamento. Arquivo1_T.ppf Arquivo2_T.ppf Arquivo4_T.ppf Arquivo5_T.ppf Arquivo6_T.ppf Arquivo7_T.ppf Arquivo_BT.ppf Arquivo_PT.ppf Cada arquivo possui caractersticas especficas que devem ser usinadas com determinadas operaes, todas as peas possuem usinagens j vistas anteriormente, a diferena no momento da seleo do perfil a ser torneado. Algumas peas possuem novas operaes e algumas necessitam de uma nova procura de caractersticas, que sero vistas e explicadas no seu devido tempo, j aquelas que so de mesma funcionalidade no sero revistas, neste material, caso possua alguma dvida, revise os exerccios anteriores ou ento pergunte ao instrutor da SKA. Notas:

108

Edgecam Essential Turning


Operao de Faceamento Como j vimos que mais fcil e rpido criar uma operao de Torneamento para facear a pea, vamos iniciar o faceamento do Arquivo1_T.ppf com esta operao. Abra a pea Arquivo1_T.ppf, dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios Slido Solid Works que acompanha este treinamento.

Depois de abrir a pea devemos passar para o ambiente de manufatura, conforme visto anteriormente. Para recapitular segue abaixo o que devemos configurar para esta e as demais peas.

109

Edgecam Essential Turning


Agora no ambiente de manufatura podemos chamar a operao de Desbaste de Torneamento para o faceamento, no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione a linha da face frontal da pea. Confirme para continuarmos.

Selecione a posio inicial: A seta indica o inicio da usinagem e para trocar o ponto inicial basta clicar no outro lado do perfil. A seta deve estar apontando para baixo e no ponto mais alto da linha, conforme imagem se estiver correto basta confirmar.

Selecione a ponto para alterar incio/fim: Confirme para iniciar a operao.

110

Edgecam Essential Turning


Configure a operao de desbaste para o faceamento de acordo com a imagem abaixo, cuidando com o sobremetal que deve estar zerado nos 2 eixos. As opes da operao de desbaste j foram vistas anteriormente, caso tenha alguma dvida reveja os passos anteriores.

Aps configurar a aba Geral passe para a aba Ferramentas e selecione a ferramenta Desbaste de Torneamento, a mesma selecionada nas outras operaes. Aps configurar a aba de Ferramentas, clique em OK para gerar o faceamento a partir de uma operao de desbaste sobre uma caracterstica baseada no slido. As mesmas regras e procedimentos adotados em peas 2D sero utilizados na programao de peas 3D. Seguindo a programao devemos chamar a Funo-M Atualizar Bruto, que est no menu Funes-M.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

111

Edgecam Essential Turning


Simulao Para a simulao de peas 3D no existe nenhuma particularidade, basta seguir os procedimentos executados anteriormente. Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Alguns recursos so possveis por termos a pea final em 3D, como ver o componente final, a pea slida, clique na opo abaixo que est na janela de simulao do Edgecam.

Para efetivamente aparecer este slido devemos escolher a opo de visualizar o bruto em transparncia, clique na opo abaixo e simule nestas configuraes, assim poderemos comparar a pea final com o que estamos usinando.

112

Edgecam Essential Turning

Operao de Desbaste Externo Aps facear a pea temos que desbastar a regio externa da mesma, para isso vamos utilizar a operao de Desbaste de Torneamento no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o desbaste, escolhendo a caracterstica de Torneamento Frontal. Confirme para continuarmos.

Essa a principal modificao de trabalharmos com geometrias 2D e com geometrias 3D. Selecione a posio inicial: Indique o inicio da pea prximo ao ponto zero da mesma forma como j foi feito. Selecione a ponto para alterar incio/fim: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta e arraste ou na estrela. Se estiver correto basta confirmar para iniciar a operao. Configure a caixa da operao de desbaste conforme imagem ou ento com os parmetros de sua preferncia.

113

Edgecam Essential Turning

Aps configurar a aba Geral passe para a aba Ferramentas. Utilize a opo de Use Ferramenta Atual e clique em OK.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro. Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

114

Edgecam Essential Turning


Operao de Acabamento Externo A Operao de Acabamento extremamente semelhante a de Desbaste, pelo menos em termos Geomtricos, afinal a mesma geomtrica do desbaste que ser acabada. Selecione no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes Acabamento de Torneamento.

Ao clicar a operao iniciada pedindo as seguintes informaes na barra de status. Selecione o perfil para tornear: Selecione o perfil externo da pea que desejamos efetuar o acabamento, escolhendo a caracterstica Torneamento Frontal.

Confirme para continuarmos. Selecione a posio inicial: Indique o inicio da pea prximo ao ponto zero da mesma forma como j foi feito. Selecione a ponto para alterar incio/fim: Se desejar podemos neste momento alongar ou encurtar dinamicamente o ponto inicial e final do perfil. Para isso clique na seta e arraste ou na estrela. Se estiver correto basta confirmar para iniciar a operao. Configure a caixa da operao de acabamento conforme imagem ou ento com os parmetros de sua preferncia.

115

Edgecam Essential Turning

Aps configurar a aba Geral passe para a aba Ferramentas. Selecione a ferramenta de acabamento, Acabamento de Torneamento, criada anteriormente e configure conforme estamos acostumados. Aps configurar a aba de Ferramentas, clique em OK para gerar o acabamento externo para a caracterstica selecionada. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

116

Edgecam Essential Turning


Quando estamos trabalhando com caractersticas e no com entidades 2D, podemos selecionar as operaes e a caracterisitca que deve ser programada de uma forma muito fcil. Para isso basta clicar com o boto da direita sobre a caracterstica no browser Caractersticas e escolher uma das operaes que esto disponveis, conforme imagem abaixo.

Aps selecionar a operao, o Edgecam j sabe que queremos fazer um Acabamento e que este deve ser na caracterstica selecionada, com isso eliminamos a necessidade de selecionar o perfil e a primeira pergunta j a Selecione a posio inicial. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

117

Edgecam Essential Turning


Notas:

118

Edgecam Essential Turning

Operao de Canal Externo Para executar o canal externo, devemos abrir outra pea, visto que esta no possui canal, abra o arquivo Arquivo2_T.ppf, dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios Slido Solid Works que acompanha este treinamento.

Passe para manufatura configurando os parmetros de acordo com o que j foi feito, modificando aquilo que julgarem necessrio. As operaes de canal esto localizadas somente no menu Operaes.

119

Edgecam Essential Turning

Antes de executar a usinagem do canal, necessrio facear, desbastar e acabar o externo da pea. Utilize uma das duas maneiras mencionadas para selecionar o perfil e aplicar as Operaes. Aps o faceamento, desbaste e acabamento concludos, podemos executar o desbaste do canal. Configure os dados das operaes citadas de acordo com o seu conhecimento.

No mais necessrio selecionar a opo de Ignorar Cortes Negativos, pois o perfil da caracterstica do desbaste no contm o canal.

Novamente a nica modificao que o perfil do canal est em uma caracterstica especfica de nome Torneamento de Canal Frontal, essa caracterstica foi reconhecida no ambiente de desenho no treinamento anterior, se esto lembrados foram especificados alguns parmetros para que esse perfil fosse reconhecido como um canal.

Selecione o perfil e confirme, dando seqncia a programao e configure a operao de acordo com os dados e ferramentas de sua preferncia. O resultado deve ser este:

120

Edgecam Essential Turning


Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

121

Edgecam Essential Turning


Operao de Furao Para executarmos a operao de Furao, devemos abrir uma pea que tenha a necessidade desta operao, neste caso a pea o arquivo Arquivo4_T.ppf, abra a pea dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios Slido Solid Works que acompanha este treinamento.

Antes de passar para o ambiente de manufatura, devemos reconhecer a caracterstica da furao ou ento efetuar um ponto no X0 para posicionarmos a operao. Chame o comando de reconhecimento automtico de caractersticas no menu slidos, Procurar Caractersticas ou na barra de Slidos.

Assim que clicarmos no cone, esta caixa de dilogo deve aparecer, como j foi visto no outro treinamento. necessrio efetuar somente o reconhecimento de fresamento.

122

Edgecam Essential Turning


Selecione a opo de Encontrar Caractersticas de Fresamento e o plano Axial, este o plano em que o furo ser executado. Em seguida passe para a aba fresamento e configure conforme imagem a baixo.

O resultado deve ser uma caracterstica para a furao no centro desta pea, conforme imagem abaixo.

Caracterstica de Furao.

123

Edgecam Essential Turning


Depois de construda a caracterstica execute todos os passos vistos anteriormente. - Modo de manufatura; - Faceamento com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Desbaste Externo com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Acabamento com Operao de Acabamento de Torneamento; - Atualizar o bruto; Ao final de todo o processo acima o resultado deve ser este:

Ponto criado para furao

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Aps todas as operaes feitas e simuladas, podemos executar a operao de furao, selecione a Operao de Furao no menu Operaes ou na barra de tarefas Operaes.

124

Edgecam Essential Turning

Selecione os pontos: Pontos que sero realizados os furos, lembrando que o Edgecam aceita somente pontos ou caractersticas de furao como objetos vlidos, por isso que encontramos a caracterstica ou criamos o ponto antes de passar para manufatura.

Clique na caracterstica e confirme para abrir a caixa de dilogo da operao de furao.

125

Edgecam Essential Turning


Reparem que agora a opo de Associativo est habilitada. Seguindo, clicamos na aba Desbaste, aqui que vamos efetivamente executar a furao.

Uma grande vantagem de utilizar a caracterstica no lugar do ponto, tendo um modelo 3D como pea ao invs de um desenho 2D, a possibilidade do Edgecam identificar as propriedades do que queremos fazer, como por exemplo, esta furao tem dimetro de 16 mm e por conseqncia o Edgecam filtra ferramentas de 16 mm disponveis na biblioteca de ferramentas, facilitando a programao evitando que o usurio necessite de um detalhamento da pea para executar a programao. Alm do dimetro a profundidade tambm reconhecida pela operao baseada na caracterstica.

126

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para efetuar a furao na pea. Atualize o bruto aps a programao da Operao de Furao. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Entre na janela de simulao e ative a opo de parada em uma coliso e faa a simulao.

A simulao deve ter parado neste ponto, pois ocorreu uma coliso.

Qual o motivo da coliso? Como podemos resolver esta coliso sem interferir no modelo e manter a usinagem por caractersticas?

127

Edgecam Essential Turning

A coliso acontece pois a operao est entrando em G0 (movimento rpido), at o ponto marcado abaixo. Ponto inicial da furao

A questo aqui que a caracterstica tem seu plano inicial dentro da pea, e o Nvel da operao baseado neste ponto, ento ela aproxima at 2 mm (Retrao), antes deste ponto em movimento rpido. Para solucionarmos este problema temos 2 opes: 1 descobrir o valor e digitar este valor no nvel e na profundidade; esta opo no a mais inteligente, mas muitas vezes resolve o problema de forma rpida. 2 Voltar no ambiente de desenho e editar esta caracterstica para que o seu nvel fique zero; esta a opo que vamos escolher. Volte para o ambiente de desenho e edite a caracterstica conforme imagem abaixo.

No ser possvel editar a caracterstica se no estivermos no mesmo plano que ela foi reconhecida, ento antes de editar devemos modificar o CPL para Axial.

Ao editar passe direto para a aba de Geometria e modifique os valores de acordo com a imagem a baixo.

128

Edgecam Essential Turning

Clique em OK para completarmos a edio e obter o seguinte resultado:

Volte para a manufatura, mas no necessrio reprogramar a furao, como estamos trabalhando com uma caracterstica, ela possui inteligncia e associatividade com a usinagem, por isso basta Regenerar a Operao clicando com o boto da direita sobre ela e selecionando a opo de Regenerar.

129

Edgecam Essential Turning


Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Entre na janela de simulao e verifique que a opo de parada em uma coliso est habilitada e faa a simulao.

Agora a simulao est terminada sem nenhuma coliso, pois a mensagem abaixo aparece no canto inferior direito sempre que a simulao finalizada sem problemas.

130

Edgecam Essential Turning

Notas:

131

Edgecam Essential Turning


Operao de Desbaste Interno Aps executar a furao j possvel aplicar o Desbaste Interno, que programado da mesma forma que o desbaste interno em 2D, a nica diferena que selecionaremos por caracterstica o perfil. Selecione a operao de Desbaste de Torneamento no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes.

Execute todos os procedimentos de acordo com o que j aprendemos. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

132

Edgecam Essential Turning


Operao de Acabamento Interno A Operao de Acabamento extremamente semelhante de Desbaste, pelo menos em termos Geomtricos, afinal a mesma geomtrica do desbaste que ser acabada. Selecione no menu Operaes ou ento na barra de tarefas de Operaes Acabamento de Torneamento. Lembre de selecionar por caracterstica o perfil.

Execute todos os procedimentos de acordo com o que j aprendemos. Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Ao termino da simulao adicione manualmente o movimento de troca de ferramenta atravs do comando Ponto de Troca localizado no menu Movimento ou ento na barra de ferramentas Eixo Principal.

133

Edgecam Essential Turning


Notas:

134

Edgecam Essential Turning


Operao de Roscar Para executarmos a operao de Roscar, devemos abrir uma pea que tenha a necessidade desta operao, neste caso a pea o arquivo Arquivo6_T.ppf, abra a pea dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios Slido Solid Works que acompanha este treinamento.

Como visto anteriormente na programao de rosca em 2D, o Edgecam necessita de somente uma linha para executar a rosca, e no pode ser mais do que uma linha, como temos somente um perfil externo e no somente o perfil na face rosa, que onde devemos executar a rosca, vamos ter que criar este perfil no ambiente de desenho. Ento antes de passar para manufatura vamos criar uma caracterstica de torneamento manual com o comando Caracterstica de Torneamento, localizado no menu Slidos.

Coloque ROSCAR no campo Nome e clique em OK.

135

Edgecam Essential Turning

Selecione a face rosa quando o Edgecam pedir para selecionar a face(s) que represente o perfil torneado e confirme.

Depois de construda a caracterstica execute todos os passos vistos anteriormente. - Modo de manufatura; - Faceamento com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Desbaste Externo com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Acabamento com Operao de Acabamento de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Desbaste do Canal Externo com Operao de Desbaste de Canal; - Atualizar o bruto; - Acabamento do Canal Externo com Operao de Acabamento de Canal; - Atualizar o bruto; Depois das operaes a cima estarem completas, selecione a Operao de Rosqueamento no menu Operaes ou na barra de tarefas Operaes.

Selecione a operao e informe as seguintes informaes: Selecione a linha para roscar (prximo do ponto de inicio): Para a usinagem de uma operao de rosca, necessrio e somente possvel selecionar uma nica linha, por isso executamos a caracterstica manual, como geometria a ser usinada, e essa seleo deve ser efetuada prximo do ponto que se deseja iniciar a rosca, como a prpria mensagem mostra. Cuidado para selecionar somente a caracterstica que foi criada manualmente, que a representao de uma nica face, ou seja, uma linha.

136

Edgecam Essential Turning


Ao selecionar a linha a caixa de operaes abaixo aberta.

Selecione a ferramenta.

137

Edgecam Essential Turning


Aps todas as configuraes clique em OK para finalizar e ter este resultado. Adicionar ao final da usinagem o movimento para troca de ferramenta atravs do comando Ponto de Troca localizado no menu Movimento ou ento na barra de ferramentas Eixo Principal.

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

138

Edgecam Essential Turning


Operao de Sangramento Para executarmos a operao de Sangrar, devemos abrir uma pea que tenha a necessidade desta operao, neste caso a pea o arquivo Arquivo_BT.ppf, abra a pea dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios Slido Solid Works que acompanha este treinamento.

Depois de aberta a pea, execute todos os passos vistos anteriormente. - Modo de manufatura; - Faceamento com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Desbaste Externo com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Acabamento com Operao de Acabamento de Torneamento; - Atualizar o bruto; Depois das operaes a cima estarem completas, selecione a Operao de Sangramento no menu Operaes ou na barra de tarefas Operaes.

Selecione a operao e informe as seguintes informaes: Selecione o Ponto de Corte: Este exatamente o ponto onde o bedame deve comear a cortar a pea, tanto em X quanto em Z. Normalmente a face traseira da pea em Z e o dimetro desta face em X. Digite a seguinte coordenada e clique em OK.

A seguinte caixa de dilogo deve aparecer ao clicar no OK.

139

Edgecam Essential Turning

Onde: Direo do Eixo rvore: Sentido de giro da placa, Horrio ou Anti-Horrio. Estratgia: Estratgia de corte, posio que estamos cortando a pea, na face traseira ou na dianteira.

Afastamento do dimetro: Valor de segurana no dimetro. Sobreposio: Valor para alongar o caminho ao termino da usinagem garantindo a ruptura da pea. Comprimento de ruptura no canto: Comprimento do Chanfro 45 que pode ser feito automaticamente com esta operao. Use o coletor de peas: Ativar a funo M para avanar e recuar o coletor de peas. Espaamento: Sobremetal na face. Configure conforme imagem e passe para aba Ferramentas.

140

Edgecam Essential Turning

Selecione a ferramenta de corte com largura de 3 mm (3.0 mm Wide Part-Off Tool) do banco de ferramentas padro do Edgecam, no precisamos criar uma especfica. Passe para a aba Avanado.

141

Edgecam Essential Turning

Onde: Retrao: Estratgia para retorno ao final do corte. Apartao um pequeno movimento lateral antes de subir para o ponto inicial. Finalizar no mergulho em X: Marque esta opo para que ao trmino do corte a ferramenta fique parada no fundo da pea. Estratgia Pica Pau: Estratgia para cortes subindo e descendo para eliminar cavaco. Incremento do Pica pau: Valor para cada incremento de descida cortando a pea Reduzir velocidade/avano: Opo que possibilita reduzir o avano e rotao em um determinado dimetro, para evitar perder a pea. Dimetro: Dimetro para reduo do avano. Avano lateral: Avano adotado a partir do dimetro a cima. Velocidade: Velocidade adotada a partir do dimetro a cima. Aps configurao clique em OK para aplicar a operao .

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro. Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

142

Edgecam Essential Turning


Operao de Canal na Face Para executarmos a operao de Canal na Face, devemos abrir uma pea que tenha a necessidade desta operao, neste caso a pea o arquivo Arquivo_PT.ppf, abra a pea dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios Slido Solid Works que acompanha este treinamento.

Depois de aberta a pea, execute todos os passos vistos anteriormente. Apenas um detalhe, como uma pea que possui o bruto como um slido inserido, necessrio adicionar no inicio a atualizao do bruto. - Modo de manufatura; - Atualizar o bruto; - Faceamento com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Desbaste Externo com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Acabamento Externo com Operao de Acabamento de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Desbaste Interno com Operao de Desbaste de Torneamento; - Atualizar o bruto; - Acabamento Interno com Operao de Acabamento de Torneamento; - Atualizar o bruto; Depois das operaes a cima estarem completas, selecione vamos executar o canal na face, este detalhe da pea ser feito com, Operao de Desbaste de Canal e de Acabamento de Canal, como j visto anteriormente, a nica diferena a orientao do bedame. Ento selecione as operaes no menu Operaes.

143

Edgecam Essential Turning


Segue uma imagem representando o perfil que deve ser usinado. Caracterstica de nome Torneamento de Canal na Face Frontal.

Selecione o perfil e confirme, dando seqncia a programao e configure a operao de acordo com os dados e ferramentas de sua preferncia. Na aba de ferramentas selecione a ferramenta Bedame Externo e defina a orientao Axial e no radial, tanto para desbaste quanto para acabamento.

144

Edgecam Essential Turning


Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Simulando: Simule clicando no cone que est na barra de ferramentas Eixo Principal.

Notas:

145

Edgecam Essential Turning


Exerccios Vamos executar dois arquivos para exercitar os conhecimentos adquiridos, segue abaixo os arquivos que devem ser programados. So eles, Arquivo5_T.ppf, e Arquivo7_T.ppf abra as peas dos seus arquivos do outro treinamento ou ento na pasta Exerccios Slido Solid Works que acompanha este treinamento. Execute todos os procedimentos vistos at agora, mas somente o que for necessrio.

146

Edgecam Essential Turning

Programao da Pea Completa

Ao cumprir este capitulo voc estar apto :

Tarefa

Criao de Novo Plano de Trabalho (CPL) Criao de Nova Seqncia Baseada neste Plano Programao do Segundo Lado

Criar novos planos de trabalho para novo ponto zero pea

Criar novas seqncias utilizando os novos planos

Concluir o segundo lado da pea com usinagem quando necessrio

Simulao Completa

Simular o primeiro lado como o segundo

Exerccios

Repetio do que foi aprendido

147

Edgecam Essential Turning

Criao de Novo Plano de Trabalho (CPL) Para executarmos a criao de um novo plano de trabalho devemos abrir uma pea que tenha a necessidade deste recurso, neste caso a pea a j trabalhada Trabalhando 2D.ppf, abra a pea dos seus arquivos deste treinamento. Para completar a usinagem desta pea temos que executar a usinagem do segundo lado, no possvel girar a pea para efetuar a usinagem, pois os caminhos de ferramenta esto atrelados as linhas desenhadas, se as geometrias sofrerem algum tipo de modificao, as usinagens tambm sofrero. Para solucionar esse problema devemos criar uma nova seqncia de usinagem com um plano em uma orientao do eixo Z invertida para que as coordenadas fiquem corretas. Inicialmente vamos para o ambiente de desenho do Edgecam e vamos criar esse novo plano.

possvel adotar o procedimento abaixo como padro para a usinagem do segundo lado, como uma receita de bolo.

No menu Geometria selecione o comando Criar CPL.

148

Edgecam Essential Turning

Ao selecionar a opo a seguinte caixa de dilogo.

Onde: Origem: Marque esta opo para definir um novo local para este CPL novo que vamos criar. Neste caso deve estar marcado pois precisamos colocar na outra extremidade da pea o novo plano. Nome: Sempre obrigatrio definir um nome para o CPL. Neste caso vamos utilizar o nome de LADO2. Plano Inicial: Facilidades para definir o plano. <Nenhum>: Com esta opo o campo referncia fica habilitado para criar o plano referente a um j existente. Definido por um arco: Plano definido por um arco 2D. Normal a linha: Plano definido por uma linha, orientao em Z definida pela linha. Atravs de 3 pontos: Plano pode ser especificado por 3 pontos aleatrios que formam um plano. Plano de Trabalho: Planos padres para orientao dos eixos, de acordo com o tipo de usinagem. FRESAMENTO(XY): TORNEAMENTO(ZX): RADIAL(YZ): Dimenses: Quantidade de eixos para a criao do plano. 2D: Planos 2D no aceitam coordenadas no eixo que no est habilitado. 3D: Planos 3D aceitam coordenadas em todos os eixos. Configure a caixa de dilogo conforme imagem acima e depois passe para a aba referncia.

149

Edgecam Essential Turning

Onde: CPL: Um CPL padro utilizado como referncia para o que est sendo criado. Vista: Uma vista utilizada como referncia para o CPL que est sendo criado. Configure a caixa de dilogo e passe para a aba Rotacionar. Estamos utilizando o plano Inv Turn como plano de referncia, visto que ele exatamente igual ao plano de torneamento porm com o eixo Z rotacionado 180, com isso no necessrio efetuar essa rotao.

Onde: Rotacionar em Z: Valor do ngulo de rotao do plano sobre o eixo Z. Rotacionar em X: Valor do ngulo de rotao do plano sobre o eixo X. Rotacionar em Y: Valor do ngulo de rotao do plano sobre o eixo Y. Ao finalizar todas as configuraes clique em OK para definir o ponto de origem deste plano.

150

Edgecam Essential Turning


Na pergunta Selecione a nova origem para CPL digite o seguinte valor para os eixos X e Z:

Clique em OK para o seguinte resultado.

Novo CPL

Salvando: Para salvar clique no cone do disquete na barra padro.

Notas:

151

Edgecam Essential Turning

Criao de Nova Seqncia Baseada neste Plano Aps criarmos este novo plano, vamos para o ambiente de manufatura novamente. Reparem que o plano volta ao utilizado inicialmente, pois estamos em uma seqncia de usinagem que se baseia neste plano. Para ativarmos e efetivamente utilizarmos este plano no Edgecam, devemos criar uma nova seqncia de trabalho que ter como base este novo plano, aqui chamado de LADO2. Para criar a seqncia temos 2 opes dentro do Edgecam, uma utilizarmos o menu Arquivo e selecionar o comando Nova seqncia.

Ou ento selecionar Novo com o boto da direita do mouse sobre a seqncia anterior.

152

Edgecam Essential Turning

Ao clicar na opo, em uma das duas situaes, a seguinte caixa de dilogo deve aparecer. Reparem que a mesma caixa de dilogo da criao da primeira seqncia, porm com algumas modificaes no que vamos configurar.

Nunca se esquea de selecionar o novo CPL criado para a segunda seqncia de usinagem, pois assim pode ser programado o segundo lado.

153

Edgecam Essential Turning

Programao do Segundo Lado Para a programao do segundo lado, teremos a masema sequencia de programao j vista no primeiro lado. Alguns recursos podem ser utilizados para facilitar a interpretao deste segundo lado, um deles j est ativo, que os caminhos de ferramentas escondidos, como mostra a imagem abaixo.

Outra opo que ajuda na programao utilizar a vista de Torneamento Inverso no lugar da de Torneamento, conforme imagem abaixo.

154

Edgecam Essential Turning


Simulao Completa Para uma simulao completa devemos simular os dois lados da pea, quando temos mais de uma seqncia para simular o Edgecam abre esta caixa abaixo, mostrando todas as seqncias que foram criadas.

Para efetuar a simulao necessrio passar as seqncia para a caixa da direita atravs dos botes Adicionar>> ou Adicionar Todos>>.

Ao fim, clique em OK e efetue a simulao de todos os lados da pea, conforme imagem.

155

Edgecam Essential Turning

Notas

156

Edgecam Essential Turning


Exerccios Para praticar abra todos os exerccios feitos at agora e programe o segundo lado, mesmo que a usinagem deste segundo lado seja apenas um faceamento. Notas

157

Edgecam Essential Turning

Cdigo do Programa e Folha de Processo

Ao cumprir este capitulo voc estar apto :

Tarefa

Gerar cdigo CNC

Criar o arquivo necessrio para usinagem em mquina Criar folhas de processo baseadas na programao do Edgecam

Gerar Folha de Processo

158

Edgecam Essential Turning


Gerar cdigo CNC Para finalizar a pea necessrio gerar o cdigo NC que o responsvel pelos movimentos da mquina, para isso basta clicar no comando Gerar Cdigo NC que est no menu Arquivo ou na barra de ferramentas Eixo Principal.

Quando clicarmos no cone a caixa abaixo vai aparecer.

Onde: Nome do CNC: Escolha o nome do arquivo que ser gerado, clicando em Procurar possvel selecionar uma pasta ou local da rede para gerar o cdigo, assim como j nomear o mesmo. Utilizar nome do Arquivo: Com esta opo marcada no necessrio estipular o nome do arquivo, ele ser gerado com o mesmo nome e no mesmo local do arquivo .PPF. Nome das Operaes: Opo que permite a sada dos nomes das operaes no cdigo NC como um comentrio. Abrir Editor: Opo que abrir o editor do Edgecam logo aps o cdigo ser gerado e com o mesmo aberto neste editor.

Se estivermos trabalhando com a verso de estudo, no ser possvel gerar o cdigo NC.

159

Edgecam Essential Turning


Gerar Folha de Processo Alm de gerar o cdigo a opo abaixo tambm responsvel por gerar a folha de processo do Edgecam, basta configurar o nome do trabalho.

Onde: Nome do Trabalho: Escolha o nome do arquivo que ser gerado, no preciso clicar em procurar.

Se estivermos trabalhando com a verso de estudo, no ser possvel gerar o cdigo NC. Notas

160

Edgecam Essential Turning

Com este treinamento completo voc j est apto a executar os prximos treinamentos da SKA, de torneamento j que esse treinamento aborda o bsico do ambiente de torneamento que o Edgecam possui. Em seqncia a este treinamento temos o treinamento de Turning, Advanced Turning e Professional Turning. Guarde todos os arquivos ppfs gerados neste treinamento, pois sero utilizados posteriormente em algum outro treinamento.

Material elaborado em 25 de outubro de 2010 Verso utilizada 2009R2 do Edgecam. Reviso 2011R1.

161

Anda mungkin juga menyukai