Anda di halaman 1dari 9

Pecado Imperdovel: O Ponto de No Retorno !

Posted on 24/11/2010 by Blog Stimo Dia

Quando um pra-quedista caminha beira da porta do avio e pula para fora, ele sabe que no h como voltar atrs. Ele foi longe demais, e se ele se esquecer de puxar a corda de seu pra-quedas, nada poder salv-lo e ele certamente ir despencar para a morte. Que tragdia! Mas h algo ainda pior que pode acontecer a uma pessoa. Na verdade, muito pior chegar num ponto de no retorno no seu relacionamento com Deus. Ainda assim, milhes esto se aproximando deste ponto e no fazem idia disso! possvel que voc seja um deles? Qual seria o pecado terrvel que poderia levar a tal destino? Por que Deus no pode perdo-lo? Para obter uma resposta clara e penetrante, mas tambm cheia de esperana, reserve alguns minutos com a leitura deste fascinante Guia de Estudo.

1. Qual o pecado que Deus no pode perdoar?


Portanto vos digo: Todo pecado e blasfmia se perdoar aos homens; mas a blasfmia contra o Esprito no ser perdoada (Mateus 12:31). R: O pecado, que Deus no pode perdoar a blasfmia contra o Esprito Santo. Mas o que blasfmia contra o Esprito Santo? As pessoas tm muitas crenas diferentes sobre este pecado. Algumas crem que seja o assassinato; outras que seja o amaldioar o Esprito Santo; outras crem que seja o cometer suicdio, outras crem que seja matar um nascituro, outras crem que seja negar a Cristo, outras que seja um ato horrvel e hediondo, ou ainda a adorao a um falso deus! A pergunta seguinte ir lanar alguma luz til sobre esta questo crucial.

2. O que a Bblia diz sobre o pecado e blasfmia?


Todo pecado e blasfmia se perdoar aos homens (Mateus 12:31).

R: A Bblia diz claramente que todos os tipos de pecado e blasfmia sero perdoados. Assim, nenhum dos pecados listados na resposta anterior o pecado que Deus no pode perdoar. Nenhum ato nico de qualquer tipo o pecado imperdovel. Parece contraditrio Sim, soa contraditrio, mas ambas as instrues a seguir so verdadeiras: A. Todo e qualquer tipo de pecado e blasfmia sero perdoados. B. A blasfmia ou o pecado contra o Esprito Santo no ser perdoada. Jesus fez ambas as declaraes Jesus fez ambas as afirmaes em Mateus 12:31, ento no h nenhum erro aqui. Para harmonizar as declaraes devemos descobrir a obra do Esprito Santo.

3. Qual a obra do Esprito Santo, ou Esprito?


Ele [Esprito Santo] convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo Ele vos guiar a toda a verdade (Joo 16:8, 13). R: A obra do Esprito Santo convencer-me do pecado e me guiar a toda verdade. O Esprito Santo a agenda de Deus para a converso. Sem o Esprito Santo, ningum sentiria tristeza pelo pecado, nem se converteria.

4. Quando o Esprito Santo me convence do pecado, o que devo fazer para ser perdoado?
Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia (1 Joo 1:9). R: Quando convencido do pecado pelo Esprito Santo, confesso meus pecados, a fim de ser perdoado. Quando eu os confesso, Deus no s me perdoa, mas Ele tambm milagrosamente me purifica de toda injustia. Deus est pronto e esperando para me perdoar por todo e qualquer pecado que eu tenha cometido (Salmos 86:5), mas somente se eu confess-lo e abandon-lo.

5. O que acontece se eu no confessar os meus pecados quando convencido pelo Esprito Santo?
O que encobre as suas transgresses nunca prosperar; mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia (Provrbios 28:13).

R: Se eu no confessar os meus pecados, Jesus no pode perdo-los. Assim, qualquer pecado que eu no confessar imperdovel at que eu o confesse, porque o perdo sempre segue a confisso. Ele nunca a precede. O terrvel perigo de resistir ao Esprito Santo Resistir ao Esprito Santo terrivelmente perigoso, porque isso facilmente conduz rejeio do Esprito Santo, que o pecado, o qual Deus no pode perdoar. Trata-se de passar do ponto de no retorno. Desde que o Esprito Santo a nica agncia dada para trazer-me a convico, se eu permanentemente rejeit-lo, meu caso est posteriormente perdido. Este assunto to importante que Deus o ilustra e explica de muitas formas diferentes nas Escrituras. Preste ateno a essas diferentes explicaes ao continuar explorando este Guia de Estudo.

6. Quando o Esprito Santo me convence do pecado ou me conduz a uma nova verdade, quando eu devo agir?
R: A Bblia diz: A. Ao ouvirem de mim, logo me obedecem (Salmo 18:44). B. Apressei-me, e no me detive, a observar os teus mandamentos(Salmo 119:60). C. eis aqui agora o tempo aceitvel, eis aqui agora o dia da salvao (2 Corntios 6:2). D. E agora por que te detns? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor (Atos 22:16). A Bblia afirma repetidamente que quando eu estou convicto do pecado, devo confess-lo de uma vez. E quando eu aprender uma nova verdade, devo aceit-la sem demora.

7. Que aviso solene Deus d sobre Seu Esprito Santo?


Meu esprito no permanecer para sempre com o homem (Gnesis 6:3). R: Deus solenemente adverte que o Esprito Santo no continuar indefinidamente convencendo uma pessoa a abandonar o pecado e obedecer a Deus.

8. Em que ponto o Esprito Santo para de trabalhar com uma pessoa?


Por isso lhes falo por parbolas; porque elesouvindo, no ouvem nem entendem (Mateus 13:13).

R: O Esprito Santo deixa de falar com uma pessoa quando essa pessoa torna-se surda Sua voz. A Bblia descreve isso como ouvir e no escutar. No h nenhuma vantagem em ajustar o alarme de um relgio no quarto de uma pessoa surda. Ela no ir ouvi-lo. Da mesma forma, uma pessoa pode condicionar-se a no ouvir um toque do despertador ao repetidamente deslig-lo e no se levantar. Finalmente chega o dia, quando o alarme dispara e ela no o escuta. No desligue o Esprito Santo Assim com o Esprito Santo. Se eu continuar a ignor-Lo, um dia Ele vai falar comigo e eu no vou ouvi-Lo. Quando esse dia chegar, o Esprito, infelizmente, se afastar de mim, porque me tornei surdo Sua voz. Neste dia terei ento passado o ponto de no retorno. Que solene e inquietante alerta dado, aos que resistem a voz do Esprito!

9. Deus, atravs do Esprito Santo, traz luz (Joo 1:9) e convico (Joo 16:8) para cada pessoa na Terra. O que devo fazer quando eu recebo luz do Esprito Santo?
Mas a vereda dos justos como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito. O caminho dos mpios como a escurido: no sabem eles em que tropeam (Provrbios 4:18-19). Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas no vos apanhem (Joo 12:35). R: A regra da Bblia que quando o Esprito Santo me traz uma nova luz ou a convico do pecado, devo agir de uma vez obedecer sem demora. Se eu obedecer e andar na luz, quando eu a receber, Deus continuar me dando a luz. Se eu me recusar, at a luz que eu tenho se extinguir, e serei deixado na escurido. A escurido que vem de uma recusa persistente e definitiva em seguir a luz resultado da rejeio do Esprito, e isso me deixar sem esperana.

10. Pode qualquer pecado tornar-se o pecado contra o Esprito Santo?


R: Sim, se eu prontamente me recusar a confessar e abandonar qualquer pecado, acabarei por me tornar surdo para o que o Esprito Santo est pedindo e, assim, passar do ponto de no retorno. Acompanhe alguns exemplos da Bblia: A. O pecado imperdovel de Judas foi a cobia (Joo 12:6). Por qu? Foi porque Deus no poderia perdo-lo? No! Este pecado tornou-se imperdovel somente porque Judas se recusou a ouvir o Esprito Santo e a confessar o seu pecado de avareza. Assim, ele tornou-se surdo voz do Esprito. B. Os pecados imperdoveis de lcifer foram o orgulho e a auto-exaltao (Isaas 14:12-14). Deus poderia perdoar tais pecados. Lcifer poderia ter sido

perdoado e purificado, mas ele se recusou a ouvir at que ele no podia mais escutar a voz do Esprito. C. O pecado imperdovel dos fariseus foi a recusa em aceitar a Jesus como o Messias (Marcos 3:22-30). Eles foram convencidos repetidamente com profunda e sincera convico, que Jesus era o Messias o Filho do Deus vivo do cu. Mas eles endureceram o corao e teimosamente se recusaram a aceit-Lo como Salvador e Senhor. Finalmente, eles tornaram-se surdos voz do Esprito. Ento um dia, aps outro grande milagre de Jesus, os fariseus disseram a multido que Jesus recebia o Seu poder do diabo. Cristo uma vez lhes disse que ao atribuirem Seu poder milagroso ao diabo, indicavam que j tinham passado o ponto de no retorno e haviam blasfemado contra o Esprito Santo. Deus poderia t-los alegremente perdoado. Mas eles se recusaram, at que ficaram completamente surdos ao Esprito Santo e no podiam mais ser alcanados. Eu no posso escolher as conseqncias Quando o Esprito Santo faz seu apelo, Eu posso escolher responder ou recusar, mas eu no posso escolher as conseqncias. Elas so fixas. Se eu responder de forma consistente, eu vou ser como Jesus. O Esprito Santo me selar ou marcar na testa como um filho de Deus (Apocalipse 7:2, 3) e, assim, me assegurar um lugar no reino celestial de Deus. Se eu persistentemente me recusar a responder, vou entristecer o Esprito Santo, Ele ir embora e me deixar para sempre, selando meu destino. Que solene advertncia feita aos que esto a ignorar o Esprito Santo!

11. Depois que o rei Davi cometeu o terrvel duplo pecado de adultrio e assassinato, que orao angustiada Ele fez?
No retires o teu Esprito Santo de mim (Salmo 51:11). R: Ele pediu a Deus para no tirar o Esprito Santo dele. Por qu? Porque Davi sabia que se o Esprito Santo o deixasse, ele estaria condenado a partir daquele momento. Ele sabia que somente o Esprito Santo poderia lev-lo ao arrependimento e restaurao, e ele tremeu com o pensamento de tornar-se surdo sua voz. A Bblia nos diz em outro lugar que Deus finalmente deixou Efraim sozinho, porque ele se juntou aos seus dolos (Osias 4:17) e no ouviu o Esprito. Ele tinha se tornado espiritualmente surdo. A coisa mais trgica que pode acontecer a qualquer pessoa Deus ter que se afastar e deix-lo sozinho. No deixe isso acontecer com voc!

12. Que grave e pesada advertncia Paulo deu igreja em Tessalnica?


No extingais o Esprito (1 Tessalonicenses 5:19).

R: A persuasso do Esprito Santo como um fogo que queima na mente e no corao de uma pessoa. O pecado tem o mesmo efeito sobre o Esprito Santo como gua sobre o fogo. Quando passo a ignorar o Esprito Santo e continuo no pecado, eu derramo gua sobre o fogo do Esprito Santo. As palavras de Paulo aos Tessalonicenses tambm se aplicam a ns hoje. No extingua o fogo do Esprito Santo, repetidamente recusando atender a voz do Esprito. Se o fogo se apagar, voc ter passado o ponto de no retorno. Qualquer pecado pode apagar o fogo Qualquer pecado no confessado ou no abandonado pode em ltima instncia, extinguir o fogo do Esprito Santo. Pode ser a recusa de guardar o sbado santo de Deus do stimo dia. Pode ser o uso do tabaco. Pode ser a falta de perdoar algum que o tenha trado e ferido. Pode ser a imoralidade. Pode ser reter o dzimo de Deus. A recusa em obedecer a voz do Esprito Santo em qualquer rea derrama gua sobre o fogo do Esprito Santo. No apague o fogo. Tragdia maior no poderia ocorrer.

13. Que outra chocante, quase inconcebvel declarao Paulo fez aos cristos de Tessalnica?
E com todo o engano da injustia para os que perecem, porque no receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviar a operao do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que no creram na verdade, antes tiveram prazer na injustia (2 Tessalonicenses 2:10-12). R: Que poderosas e chocantes palavras! Deus diz que aqueles que se recusam a receber a verdade e convico trazida pelo Esprito Santo (depois que o Esprito os abandona) recebem uma forte iluso em acreditar que o erro a verdade.

14. Que experincia dolorosa alguns dos que receberam esta operao do erro enfrentaro no dia do julgamento?
Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em teu nome no expulsamos demnios? e em teu nome no fizemos muitos milagres? Ento lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartaivos de mim, vs que praticais a iniquidade (Mateus 7:22-23). R: Aqueles que esto chorando: Senhor, Senhor! ficaro chocados e surpresos por terem sido excludos. Eles tinham absoluta certeza de que eatavam salvos. Jesus em seguida, sem dvida, os lembrar dos momentos cruciais em suas vidas quando o Esprito Santo lhes trouxe uma nova e verdadeira convico. A

qual era clara e obviamente verdadeira. Ela os mantinha de noite acordados, incomodando-os a tomarem uma deciso. Como o corao ardia dentro deles! Finalmente, eles disseram: No! E se recusaram a ouvir o Esprito Santo. Depois, lhes sobreveio uma forte iluso que lhes fez pensar que estavam salvos quando na verdade estavam perdidos. Poderia haver tragdia maior do que esta?

15. Que palavras especiais de advertncia Jesus d para nos ajudar a evitar de acreditar que somos salvos, quando na verdade estamos perdidos?
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, Senhor, entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que est nos cus (Mateus 7:21). R: Jesus advertiu solenemente que nem todos os que tm o sentimento de segurana entraro no Seu reino, mas sim, somente aqueles que fazem Sua vontade. Todos ns desejamos a certeza da salvao. um imperativo divino. No entanto, h uma oferta falsa de garantia varrendo a cristandade hoje que promete salvao enquanto as pessoas continuam vivendo em pecado e no manifestando qualquer mudana em seus estilos de vida. Pastores Alarmados Mais e mais proeminentes lderes da igreja esto alarmados que os edifcios de tantas igrejas estejam cheios de pessoas que tm o sentimento de garantia, embora ainda no tenham sido verdadeiramente transformadas por Jesus Cristo. Nem a Ele obedecem. Jesus purifica o ar Jesus diz que a verdadeira certeza de salvao apenas para aqueles que fazem a vontade do Pai. Quando eu aceito a Jesus como Senhor e Rei da minha vida, minha vida muda radicalmente. Eu me torno uma criatura completamente nova (2 Corntios 5:17). Tenho prazer em guardar os Seus mandamentos, e fazer a Sua vontade (Joo 14:15), e alegremente sigo por onde Ele me conduz (1 Pedro 2:21). Seu fantstico poder de ressurreio (Filipenses 3:10) transforma-me sua imagem (2 Corntios 3:18). Sua gloriosa paz inunda a minha vida (Joo 14:27). Quando Jesus habita em mim atravs do Seu Esprito (Efsios 3:16, 17), Eu posso fazer todas as coisas (Filipenses 4:13) e nada ser impossvel (Mateus 17:20). Fabulosa e verdadeira garantia versus garantia falsificada Quando eu sigo, por onde o Salvador me conduz, Ele promete que ningum pode me arrebatar de Sua mo (Joo 10:28) e que a coroa da vida me espera (Apocalipse 2:10). Que incrvel, gloriosa e verdadeira segurana Jesus d aos

Seus seguidores! Garantia prometida em quaisquer outras condies falsificada. Ela levar as pessoas para o julgamento do Cu, sentindo que so salvas quando esto, de fato, perdidas (Provrbios 16:25).

16. Qual a bendita promessa de Deus aos seus fiis seguidores que O coroam como o Senhor de suas vidas?
Aquele que em vs comeou a boa obra a aperfeioar at ao dia de Jesus Cristo (Filipenses 1:6). Porque Deus o que opera em vs tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2:13). R: Louvado seja Deus! queles que fazem de Jesus, o Senhor e Rei de suas vidas, Jesus promete que ir v-los em segurana atravs de Seu reino eterno. Nada poderia ser melhor do que isso!

17. Que promessa gloriosa adicional Jesus faz a todos ns?


Eis que estou porta, e bato; se algum ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo (Apocalipse 3:20). R: Jesus promete entrar em nossas vidas quando ns abrimos a porta de nossos coraes para ele. Jesus quem bate na porta do seu e do meu corao por meio de Seu Esprito Santo. O Salvador do mundo, toma tempo das suas funes como governante do universo para nos visitar regularmente de forma amorosa e amigvel, olhando por ns e nos aconselhando. Que ignorncia, que calamidade terrvel estarmos sempre muito ocupados ou muito desinteressados em estabelecer uma amizade cordial, amorosa e duradoura com Jesus! Aqueles que so amigos ntimos de Jesus no correm o risco de serem rejeitados no Dia do Juzo. Jesus pessoalmente lhes dar as boas-vindas ao seu reino (Mateus 25:34).

18. Voc est decidido a sempre abrir a porta de seu corao quando Jesus bater nela e segui-lo com disposio para onde Ele te levar?
Uma palavra de despedida Este o Guia de Estudo final de nossa srie de 27. Nosso desejo amoroso que voc seja conduzido a presena de Jesus e tenha um novo e fantstico relacionamento com Ele. Desejamos que voc ande mais perto do Mestre a cada dia e em breve se junte ao alegre grupo, que ser transladado para Seu abenoado reino em sua vinda. Se ns no nos conhecermos nesta Terra, vamos concordar em nos conhecer nas nuvens naquele grande e glorioso dia.

Guia de Estudos nr 27, extrado do site amazing Facts. Crdito da traduo: Blog Stimo Dia http://setimodia.wordpress.com/

Anda mungkin juga menyukai