Anda di halaman 1dari 48

RESOLUO N 243, DE 22 DE JUNHO DE 2007.

Aprova o Volume II - Sinalizao Vertical de Advertncia, do Manual Brasileiro de Sinalizao de Trnsito. O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o art. 12, inciso VIII, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro, e conforme Decreto n 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispe sobre a coordenao do Sistema Nacional de Trnsito SNT, e Considerando a necessidade de promover informao tcnica atualizada aos rgos e entidades do Sistema Nacional de Trnsito, compatvel com o disposto na Resoluo n 160, de 22 de abril de 2004, do CONTRAN; Considerando os estudos e a aprovao na 11 Reunio Ordinria da Cmara Temtica de Engenharia de Trfego, da Sinalizao e da Via, em dezembro de 2006, resolve: Art.1 Fica aprovado, o Volume II Sinalizao Vertical de Advertncia, do Manual Brasileiro de Sinalizao de Trnsito, anexo a esta Resoluo. Art.2 Ficam revogados o Captulo IV Placas de Advertncia do Manual de Sinalizao de Trnsito Parte I, Sinalizao Vertical aprovado pela Resoluo n 599/82, do CONTRAN e disposies em contrrio. Art. 3 Os rgos e entidades de trnsito tero at 30 de junho de 2008 para se adequarem ao disposto nesta Resoluo.

Art. 4 Os Anexos desta Resoluo encontram-se disponveis no sitio eletrnico www.denatran.gov.br. Art. 5 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Alfredo Peres Da Silva Presidente

Elcione Diniz Macedo Ministrio das Cidades Suplente

Jos Antonio Silvrio Ministrio da Cincia e Tecnologia Suplente

Joo Paulo Syllos Ministrio da Defesa Titular

Rui Csar Da Silveira Barbosa Ministrio da Defesa Suplente

Rodrigo Lamego De Teixeira Soares Ministrio da Educao Titular

Carlos Alberto Ferreira Dos Santos Ministrio do Meio Ambiente Suplente

Edson Dias Gonalves Ministrio dos Transportes Titular

Valter Chaves Costa Ministrio da Sade Titular

RESOLUO N

82, DE 19 DE NOVEMBRO DE 1998.

Dispe sobre a autorizao, a ttulo precrio, para o transporte de passageiros em veculos de carga.

O Conselho Nacional de Trnsito - CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB, e conforme o Decreto n 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, resolve:

Art. 1 - O transporte de passageiros em veculos de carga, remunerado ou no, poder ser autorizado eventualmente e a ttulo precrio, desde que atenda aos requisitos estabelecidos nesta Resoluo. Art. 2 - Este transporte s poder ser autorizado entre localidades de origem e destino que estiverem situados em um mesmo municpio, municpios limtrofes, municpios de um mesmo Estado, quando no houver linha regular de nibus ou as linhas existentes no forem suficientes para suprir as necessidades daquelas comunidades. 1 - A autorizao de transporte ser concedida para uma ou mais viagens, desde que no ultrapasse a validade do Certificado de Registro e Licenciamento do Veculo-CRLV. 2 - Excetua-se do estabelecido neste artigo, a concesso de autorizao de trnsito entre localidades de origem e destino fora dos limites de jurisdio do municpio, nos seguintes casos: I - migraes internas, desde que o veculo seja de propriedade dos migrantes; II - migraes internas decorrentes de assentamento agrcolas de

responsabilidade do Governo; III - viagens por motivos religiosos, quando no houver condies de atendimento por transporte de nibus; IV - transporte de pessoas vinculadas a obras e/ou empreendimentos agroindustriais, enquanto durar a execuo dessas obras ou empreendimentos;
V atendimento das necessidades de execuo, manuteno ou

conservao de servios oficiais de utilidade pblica. 3 - Nos casos dos incisos I, II e III do pargrafo anterior, a autorizao ser concedida para cada viagem, e, nos casos dos incisos IV e V, ser concedida por perodo de tempo a ser estabelecido pela autoridade competente, no podendo ultrapassar o prazo de um ano. Art. 3 - So condies mnimas para concesso de autorizao que os veculos estejam adaptados com: I - bancos com encosto, fixados na estrutura da carroceria; II - carroceria, com guardas altas em todo o seu permetro, em material de boa qualidade e resistncia estrutural ; III - cobertura com estrutura em material de resistncia adequada; Pargrafo nico: Os veculos referidos neste artigo s podero ser utilizados aps vistoria da autoridade competente para conceder a autorizao de trnsito Art. 4 - Satisfeitos os requisitos enumerados no artigo anterior, a autoridade competente estabelecer no documento de autorizao as condies de higiene e segurana, definindo os seguintes elementos tcnicos: I - o nmero de passageiros (lotao) a ser transportado; II - o local de origem e de destino do transporte; III - o itinerrio a ser percorrido; IV - o prazo de validade da autorizao. Art. 5 - O nmero mximo de pessoas admitidas no transporte ser calculado na base de 35dm2 (trinta e cinco decmetros quadrados) do espao til da carroceria por pessoa, incluindo-se o encarregado da cobrana de passagem e atendimento aos passageiros. Art. 6 - Para o transporte de passageiros em veculos de carga no podero ser utilizados os denominados "basculantes" e os "boiadeiros". Art. 7 - As autoridades com circunscrio sobre as vias a serem utilizadas no percurso pretendido so competentes para autorizar, permitir e fiscalizar esse transporte, por meio de seus rgos prprios Art. 8 - Pela inobservncia ao disposto nesta Resoluo, fica o proprietrio, ou o condutor do veculo, conforme o caso, sujeito s penalidades aplicveis

simultneas ou cumulativamente, e independentemente das demais infraes previstas na legislao de trnsito. Art. 9 - Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. 0 Art. 10 - Fica revogada a Resoluo n 683/87 CONTRAN. Ministrio da Justia Ministrio dos Transportes Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio do Exrcito Ministrio da Educao e do Desporto Ministrio do Meio-Ambiente, Recursos Hdricos e da Amaznia Legal miinistrio da Sade

PDF to Word RESOLUO 203 DE 29 DE SETEMBRO DE 2006

Disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizados e quadriciclo motorizado, e d outras providncias.

O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, no uso da atribuio que lhe confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro, e conforme o Decreto n 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispe sobre a coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do Cdigo de Transito Brasileiro, Resolve:
Art. 1 obrigatrio, para circular na vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.

1 O capacete tem de estar devidamente afixado cabea pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior. 2 O capacete tem de estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO, de acordo com regulamento de avaliao da conformidade por ele aprovado. Art. 2 Para fiscalizao do cumprimento desta Resoluo, as autoridades de trnsito ou seus agentes devem observar a aposio, nas partes traseiras e laterais do capacete de dispositivo refletivo de segurana e do selo de identificao de certificao regulamentado pelo INMETRO, ou a existncia de etiqueta interna, comprovando a certificao do produto nos termos do 2 do artigo 1 e do Anexo desta Resoluo. Art. 3 O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pblica, devero utilizar capacete com viseira, ou na ausncia desta, culos de proteo 1 Entende-se por culos de proteo, aquele que permite ao usurio a utilizao simultnea de culos corretivos ou de sol.
2 Fica proibido o uso de culos de sol, culos corretivos ou de segurana do trabalho (EPI) de forma singular, em substituio aos culos de proteo de que trata este artigo.
3 Quando o veculo estiver em circulao, a viseira ou culos de proteo devero estar

posicionados de forma a dar proteo total aos olhos. 4 No perodo noturno, obrigatrio o uso de viseira no padro cristal.
5 proibida a aposio de pelcula na viseira do capacete e nos culos de proteo.

Art. 4 O no cumprimento das disposies contidas nesta Resoluo implicar nas sanes previstas nos incisos I e II do Art. 244 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, conforme o caso.

Art. 5 Esta Resoluo entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias aps a data de sua publicao, revogando os artigos 1; 2; e 4 da Resoluo n 20, de 17 de fevereiro de 1998.

ALFREDO PERES DA SILVA Presidente

JAQUELINE FILGUEIRAS CHAPADENSE PACHECO Ministrio das Cidades Suplente

JOSE ANTONIO SILVRIO Ministrio da Cincia e Tecnologia Suplente

FERNANDO MARQUE S DE FREITAS Ministrio da Defesa Suplente

RODRIGO LAMEGO DE TEIXEIRA SOARES Ministrio da Educao Titular

CARLOS ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS Ministrio do Meio Ambiente Suplente

VALTER CHAVES COSTA Ministrio da Sade Titular

EDSON DIAS GONALVES

Ministrio dos Transportes Titular

ANEXO I - DISPOSITIVO RETRORREFLETIVO DE SEGURANA


O capacete deve contribuir para a sinalizao do usurio diuturnamente, em todas as direes, atravs de elementos retrorrefletivos, aplicados na parte externa do casco.

O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfcie de pelo menos 18 cm (dezoito centmetros quadrados) e assegurar a sinalizao em cada lado do capacete: frente, atrs, direita e esquerda. Em cada superfcie de 18 cm, deve ser possvel traar um crculo de 4,0 cm de dimetro ou um retngulo de superfcie de, no mnimo, 12,5 cm com uma largura mnima de 2,0 cm.
Cada uma destas superfcies deve estar situada o mais prximo possvel do ponto de tangncia do casco com um plano vertical paralelo ao plano vertical longitudinal de simetria, direita e esquerda, e do plano de tangncia do casco com um plano vertical perpendicular ao plano longitudinal de simetria, frente e para trs.

A cor do material iluminado pela fonte padro A da CIE deve estar dentro da zona de colorao definida pelo CIE para branco retrorrefletivo. O CONTRAN definir em resoluo prpria, as cores e as especificaes tcnicas dos retrorefletivos a serem utilizados no transporte remunerado. Especificao do coeficiente mnimo de retrorefletividade em candelas por Lux por metro quadrado (orientao 0 e 90): Os coeficientes de retrorefletividade no devero ser inferiores aos valores mnimos especificados. As medies sero feitas de acordo com o mtodo ASTME-810. Todos os ngulos de entrada devero ser medidos nos ngulos de observao de 0,2 e 0,5. A orientao 90 definida com a fonte de luz girando na mesma direo em que o dispositivo ser afixado no capacete. II DEFINIES DEFINIO DE UM CAPACETE MOTOCICLISTICO
Tem a finalidade de proteger a calota craniana, o qual deve ser calado e fixado na cabea do usurio, de forma que fique firme, com o tamanho adequado, encontrados nos tamanhos, desde o 50 at o 64.

DEFINIO DE UM CAPACETE CERTIFICADO


Capacete que possui aplicado as marcaes (selo de certificao hologrfico/etiqueta interna), com a marca do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade-SBAC, comercializado, aps o controle do processo de fabricao e ensaios especficos, de maneira a garantir que os requisitos tcnicos, definidos na norma tcnica, foram atendidos. Os modelos de capacetes certificados esto descritos abaixo nos desenhos legendados de 01 a 07:

Figura 01 - Capacete Integral (fechado) com viseira

"uso obrigatrio de culos"

Figura 02 - Capacete integral sem viseira e com pala

Figura 03 - Capacete integral com viseira e pala

Articulada

Figura 04 - Capacete modular

"uso obrigatrio de culos"

Figura 05 - Capacete misto com queixeira removvel com pala e sem viseira

"uso obrigatrio de culos"

Figura 06 - Capacete aberto (jet) sem viseira (com ou sem pala)

Figura 07 - Capacete aberto (jet) com viseira (com ou sem pala)

DEFINIO DE CULOS DE PROTEO MOTOCICLISTICA


So culos que permitem aos usurios a utilizao simultnea de culos corretivos ou de sol, cujo uso obrigatrio para os capacetes que no possuem viseiras, casos especficos das figuras 02, 05 e 06. E proibida a utilizao de culos de sol, ou de segurana do trabalho (EPI) de forma singular, nas vias pblicas em substituio ao culos de proteo motociclistica.

Figura 08

DEFINIES DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM CAPACETE CERTIFICADO

CASCO EXTERNO: O casco pode ser construdo em plsticos de engenharia, como o ABS e o Policarbonato (PC), atravs do processo de injeo, ou, pelo processo de multilaminao de fibras (vidro, aramdicas, carbono e polietileno), com resinas termofixas. CASCO INTERNO: Confeccionado em materiais apropriados, onde o mais conhecido poliestireno expansvel (isopor), devido a sua resilincia, forrado com espumas dubladas com tecido, item que em conjunto com o casco externo, fornece a proteo calota craniana, responsvel pela absoro dos impactos.
VISEIRA: Destinada proteo dos olhos e das mucosas, construda em plsticos de engenharia, com transparncia, fabricadas nos padres, cristal, fume light, fume e metalizadas. Para o uso noturno, somente a viseira cristal permitida, as demais, so para o uso exclusivo diurno, com a aplicao desta orientao na superfcie da viseira, em alto ou baixo relevo, sendo:

Idioma portugus: USO EXCLUSIVO DIURNO (podendo estar acompanhada com a informao em outro idioma) Idioma 7ngles: DAY TIME USE ONLY NOTA: Quando o motociclista estiver transitando nas vias pblicas, o capacete dever estar com a viseira totalmente abaixada, e no caso dos capacetes modulares, alm da viseira, a queixeira dever estar totalmente abaixada e travada.

SISTEMA DE RETENO: Este sistema composto de: CINTA JUGULAR: Confeccionada em materiais sintticos, fixadas ao casco de forma apropriada, cuja finalidade a de fixar firmemente (sem qualquer folga aparente) o capacete calota craniana, por debaixo do maxilar inferior do usurio, e;
ENGATES: tem a finalidade de fixar as extremidades da cinta jugular, aps a regulagem efetuada pelo usurio, no deixando qualquer folga, e, podem ser no formato de Duplo D, que so duas argolas estampadas em ao ou atravs de engates rpidos, nas suas diversas configuraes.

Sistema de reteno (jugular)

Figura 09

ACESSRIOS: so componentes que podem, ou, no fazer parte integrante de um capacete certificado, como palas, queixeiras removveis, sobreviseiras e mscaras.

CL O S

P E N

Pala

Pala

Queixeira

removvel

Figura 10

CAPACETES INDEVIDOS Uso terminantemente proibido, nas vias pblicas, por no cumprirem com os requisitos estabelecidos na norma tcnica.

REA DE PROTEO (LINHA ACDEF)

REA DE PROTEO (LINHA ACDEF)

REA DE PROTEO (LINHA ACDEF)

Coquinho

Ciclstico

EPI - Equipamento de Proteo Individual (comumente utilizado na costruo civil)

Figura 11

FISCALIZAO EM VIAS PBLICAS A autoridade de trnsito e seus agentes, ao abordar um motociclista trafegando em via publica, deve verificar: 1) Se o condutor e o passageiro estejam utilizando capacete(s) motociclstico(s), certificados pelo INMETRO; 2) Se o capacete ostenta afixado no parte de traz do casco, o selo hologrfico do INMETRO, conforme definio; 3) Na ausncia do selo hologrfico do INMETRO, examinar existncia da logomarca do INMETRO, na etiqueta interna do capacete, especificada na norma NBR7471; 4) O estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequao para o uso. 5) A existncia de dispositivo retrorrefletivo de segurana como especificado nesta Resoluo.

A relao dos capacetes certificados pelo INMETRO, com a descrio do fabricante ou importador, do modelo, dos tamanhos, da data da certificao, esto disponibilizados no site do INMETRO: www.inmetro.gov.br.

PDF to Word

RESOLUO N 243, DE 22 DE JUNHO DE 2007.

Aprova o Volume II - Sinalizao Vertical de Advertncia, do Manual Brasileiro de Sinalizao de Trnsito. O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o art. 12, inciso VIII, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro, e conforme Decreto n 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispe sobre a coordenao do Sistema Nacional de Trnsito SNT, e Considerando a necessidade de promover informao tcnica atualizada aos rgos e entidades do Sistema Nacional de Trnsito, compatvel com o disposto na Resoluo n 160, de 22 de abril de 2004, do CONTRAN; Considerando os estudos e a aprovao na 11 Reunio Ordinria da Cmara Temtica de Engenharia de Trfego, da Sinalizao e da Via, em dezembro de 2006, resolve: Art.1 Fica aprovado, o Volume II Sinalizao Vertical de Advertncia, do Manual Brasileiro de Sinalizao de Trnsito, anexo a esta Resoluo. Art.2 Ficam revogados o Captulo IV Placas de Advertncia do Manual de Sinalizao de Trnsito Parte I, Sinalizao Vertical aprovado pela Resoluo n 599/82, do CONTRAN e disposies em contrrio. Art. 3 Os rgos e entidades de trnsito tero at 30 de junho de 2008 para se adequarem ao disposto nesta Resoluo.

Art. 4 Os Anexos desta Resoluo encontram-se disponveis no sitio eletrnico www.denatran.gov.br. Art. 5 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Alfredo Peres Da Silva Presidente

Elcione Diniz Macedo Ministrio das Cidades Suplente

Jos Antonio Silvrio Ministrio da Cincia e Tecnologia Suplente

Joo Paulo Syllos Ministrio da Defesa Titular

Rui Csar Da Silveira Barbosa Ministrio da Defesa Suplente

Rodrigo Lamego De Teixeira Soares Ministrio da Educao Titular

Carlos Alberto Ferreira Dos Santos Ministrio do Meio Ambiente Suplente

Edson Dias Gonalves Ministrio dos Transportes Titular

Valter Chaves Costa Ministrio da Sade Titular

RESOLUO N

82, DE 19 DE NOVEMBRO DE 1998.

Dispe sobre a autorizao, a ttulo precrio, para o transporte de passageiros em veculos de carga.

O Conselho Nacional de Trnsito - CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei n 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro CTB, e conforme o Decreto n 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, resolve:

Art. 1 - O transporte de passageiros em veculos de carga, remunerado ou no, poder ser autorizado eventualmente e a ttulo precrio, desde que atenda aos requisitos estabelecidos nesta Resoluo. Art. 2 - Este transporte s poder ser autorizado entre localidades de origem e destino que estiverem situados em um mesmo municpio, municpios limtrofes, municpios de um mesmo Estado, quando no houver linha regular de nibus ou as linhas existentes no forem suficientes para suprir as necessidades daquelas comunidades. 1 - A autorizao de transporte ser concedida para uma ou mais viagens, desde que no ultrapasse a validade do Certificado de Registro e Licenciamento do Veculo-CRLV. 2 - Excetua-se do estabelecido neste artigo, a concesso de autorizao de trnsito entre localidades de origem e destino fora dos limites de jurisdio do municpio, nos seguintes casos: I - migraes internas, desde que o veculo seja de propriedade dos migrantes; II - migraes internas decorrentes de assentamento agrcolas de

responsabilidade do Governo; III - viagens por motivos religiosos, quando no houver condies de atendimento por transporte de nibus; IV - transporte de pessoas vinculadas a obras e/ou empreendimentos agroindustriais, enquanto durar a execuo dessas obras ou empreendimentos;
V atendimento das necessidades de execuo, manuteno ou

conservao de servios oficiais de utilidade pblica. 3 - Nos casos dos incisos I, II e III do pargrafo anterior, a autorizao ser concedida para cada viagem, e, nos casos dos incisos IV e V, ser concedida por perodo de tempo a ser estabelecido pela autoridade competente, no podendo ultrapassar o prazo de um ano. Art. 3 - So condies mnimas para concesso de autorizao que os veculos estejam adaptados com: I - bancos com encosto, fixados na estrutura da carroceria; II - carroceria, com guardas altas em todo o seu permetro, em material de boa qualidade e resistncia estrutural ; III - cobertura com estrutura em material de resistncia adequada; Pargrafo nico: Os veculos referidos neste artigo s podero ser utilizados aps vistoria da autoridade competente para conceder a autorizao de trnsito Art. 4 - Satisfeitos os requisitos enumerados no artigo anterior, a autoridade competente estabelecer no documento de autorizao as condies de higiene e segurana, definindo os seguintes elementos tcnicos: I - o nmero de passageiros (lotao) a ser transportado; II - o local de origem e de destino do transporte; III - o itinerrio a ser percorrido; IV - o prazo de validade da autorizao. Art. 5 - O nmero mximo de pessoas admitidas no transporte ser calculado na base de 35dm2 (trinta e cinco decmetros quadrados) do espao til da carroceria por pessoa, incluindo-se o encarregado da cobrana de passagem e atendimento aos passageiros. Art. 6 - Para o transporte de passageiros em veculos de carga no podero ser utilizados os denominados "basculantes" e os "boiadeiros". Art. 7 - As autoridades com circunscrio sobre as vias a serem utilizadas no percurso pretendido so competentes para autorizar, permitir e fiscalizar esse transporte, por meio de seus rgos prprios Art. 8 - Pela inobservncia ao disposto nesta Resoluo, fica o proprietrio, ou o condutor do veculo, conforme o caso, sujeito s penalidades aplicveis

simultneas ou cumulativamente, e independentemente das demais infraes previstas na legislao de trnsito. Art. 9 - Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. 0 Art. 10 - Fica revogada a Resoluo n 683/87 CONTRAN. Ministrio da Justia Ministrio dos Transportes Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio do Exrcito Ministrio da Educao e do Desporto Ministrio do Meio-Ambiente, Recursos Hdricos e da Amaznia Legal miinistrio da Sade

PDF to Word RESOLUO 203 DE 29 DE SETEMBRO DE 2006

Disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizados e quadriciclo motorizado, e d outras providncias.

O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, no uso da atribuio que lhe confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Cdigo de Trnsito Brasileiro, e conforme o Decreto n 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispe sobre a coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do Cdigo de Transito Brasileiro, Resolve:
Art. 1 obrigatrio, para circular na vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.

1 O capacete tem de estar devidamente afixado cabea pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior. 2 O capacete tem de estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO, de acordo com regulamento de avaliao da conformidade por ele aprovado. Art. 2 Para fiscalizao do cumprimento desta Resoluo, as autoridades de trnsito ou seus agentes devem observar a aposio, nas partes traseiras e laterais do capacete de dispositivo refletivo de segurana e do selo de identificao de certificao regulamentado pelo INMETRO, ou a existncia de etiqueta interna, comprovando a certificao do produto nos termos do 2 do artigo 1 e do Anexo desta Resoluo. Art. 3 O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pblica, devero utilizar capacete com viseira, ou na ausncia desta, culos de proteo 1 Entende-se por culos de proteo, aquele que permite ao usurio a utilizao simultnea de culos corretivos ou de sol.
2 Fica proibido o uso de culos de sol, culos corretivos ou de segurana do trabalho (EPI) de forma singular, em substituio aos culos de proteo de que trata este artigo.
3 Quando o veculo estiver em circulao, a viseira ou culos de proteo devero estar

posicionados de forma a dar proteo total aos olhos. 4 No perodo noturno, obrigatrio o uso de viseira no padro cristal.
5 proibida a aposio de pelcula na viseira do capacete e nos culos de proteo.

Art. 4 O no cumprimento das disposies contidas nesta Resoluo implicar nas sanes previstas nos incisos I e II do Art. 244 do Cdigo de Trnsito Brasileiro, conforme o caso.

Art. 5 Esta Resoluo entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias aps a data de sua publicao, revogando os artigos 1; 2; e 4 da Resoluo n 20, de 17 de fevereiro de 1998.

ANEXO I - DISPOSITIVO RETRORREFLETIVO DE SEGURANA


O capacete deve contribuir para a sinalizao do usurio diuturnamente, em todas as direes, atravs de elementos retrorrefletivos, aplicados na parte externa do casco.

O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfcie de pelo menos 18 cm (dezoito centmetros quadrados) e assegurar a sinalizao em cada lado do capacete: frente, atrs, direita e esquerda. Em cada superfcie de 18 cm, deve ser possvel traar um crculo de 4,0 cm de dimetro ou um retngulo de superfcie de, no mnimo, 12,5 cm com uma largura mnima de 2,0 cm.
Cada uma destas superfcies deve estar situada o mais prximo possvel do ponto de tangncia do casco com um plano vertical paralelo ao plano vertical longitudinal de simetria, direita e esquerda, e do plano de tangncia do casco com um plano vertical perpendicular ao plano longitudinal de simetria, frente e para trs.

A cor do material iluminado pela fonte padro A da CIE deve estar dentro da zona de colorao definida pelo CIE para branco retrorrefletivo. O CONTRAN definir em resoluo prpria, as cores e as especificaes tcnicas dos retrorefletivos a serem utilizados no transporte remunerado. Especificao do coeficiente mnimo de retrorefletividade em candelas por Lux por metro quadrado (orientao 0 e 90): Os coeficientes de retrorefletividade no devero ser inferiores aos valores mnimos especificados. As medies sero feitas de acordo com o mtodo ASTME-810. Todos os ngulos de entrada devero ser medidos nos ngulos de observao de 0,2 e 0,5. A orientao 90 definida com a fonte de luz girando na mesma direo em que o dispositivo ser afixado no capacete. II DEFINIES DEFINIO DE UM CAPACETE MOTOCICLISTICO
Tem a finalidade de proteger a calota craniana, o qual deve ser calado e fixado na cabea do usurio, de forma que fique firme, com o tamanho adequado, encontrados nos tamanhos, desde o 50 at o 64.

DEFINIO DE UM CAPACETE CERTIFICADO


Capacete que possui aplicado as marcaes (selo de certificao hologrfico/etiqueta interna), com a marca do Sistema Brasileiro de Avaliao da Conformidade-SBAC, comercializado, aps o controle do processo de fabricao e ensaios especficos, de maneira a garantir que os requisitos tcnicos, definidos na norma tcnica, foram atendidos. Os modelos de capacetes certificados esto descritos abaixo nos desenhos legendados de 01 a 07:

Figura 01 - Capacete Integral (fechado) com viseira

"uso obrigatrio de culos"

Figura 02 - Capacete integral sem viseira e com pala

Figura 03 - Capacete integral com viseira e pala

Articulada

Figura 04 - Capacete modular

"uso obrigatrio de culos"

Figura 05 - Capacete misto com queixeira removvel com pala e sem viseira

"uso obrigatrio de culos"

Figura 06 - Capacete aberto (jet) sem viseira (com ou sem pala)

Figura 07 - Capacete aberto (jet) com viseira (com ou sem pala)

DEFINIO DE CULOS DE PROTEO MOTOCICLISTICA


So culos que permitem aos usurios a utilizao simultnea de culos corretivos ou de sol, cujo uso obrigatrio para os capacetes que no possuem viseiras, casos especficos das figuras 02, 05 e 06. E proibida a utilizao de culos de sol, ou de segurana do trabalho (EPI) de forma singular, nas vias pblicas em substituio ao culos de proteo motociclistica.

Figura 08

DEFINIES DOS PRINCIPAIS COMPONENTES DE UM CAPACETE CERTIFICADO

CASCO EXTERNO: O casco pode ser construdo em plsticos de engenharia, como o ABS e o Policarbonato (PC), atravs do processo de injeo, ou, pelo processo de multilaminao de fibras (vidro, aramdicas, carbono e polietileno), com resinas termofixas. CASCO INTERNO: Confeccionado em materiais apropriados, onde o mais conhecido poliestireno expansvel (isopor), devido a sua resilincia, forrado com espumas dubladas com tecido, item que em conjunto com o casco externo, fornece a proteo calota craniana, responsvel pela absoro dos impactos.
VISEIRA: Destinada proteo dos olhos e das mucosas, construda em plsticos de engenharia, com transparncia, fabricadas nos padres, cristal, fume light, fume e metalizadas. Para o uso noturno, somente a viseira cristal permitida, as demais, so para o uso exclusivo diurno, com a aplicao desta orientao na superfcie da viseira, em alto ou baixo relevo, sendo:

Idioma portugus: USO EXCLUSIVO DIURNO (podendo estar acompanhada com a informao em outro idioma) Idioma 7ngles: DAY TIME USE ONLY NOTA: Quando o motociclista estiver transitando nas vias pblicas, o capacete dever estar com a viseira totalmente abaixada, e no caso dos capacetes modulares, alm da viseira, a queixeira dever estar totalmente abaixada e travada.

SISTEMA DE RETENO: Este sistema composto de: CINTA JUGULAR: Confeccionada em materiais sintticos, fixadas ao casco de forma apropriada, cuja finalidade a de fixar firmemente (sem qualquer folga aparente) o capacete calota craniana, por debaixo do maxilar inferior do usurio, e;
ENGATES: tem a finalidade de fixar as extremidades da cinta jugular, aps a regulagem efetuada pelo usurio, no deixando qualquer folga, e, podem ser no formato de Duplo D, que so duas argolas estampadas em ao ou atravs de engates rpidos, nas suas diversas configuraes.

Sistema de reteno (jugular)

Figura 09

ACESSRIOS: so componentes que podem, ou, no fazer parte integrante de um capacete certificado, como palas, queixeiras removveis, sobreviseiras e mscaras.

CL O S

P E N

Pala

Pala

Queixeira

removvel

Figura 10

CAPACETES INDEVIDOS Uso terminantemente proibido, nas vias pblicas, por no cumprirem com os requisitos estabelecidos na norma tcnica.

REA DE PROTEO (LINHA ACDEF)

REA DE PROTEO (LINHA ACDEF)

REA DE PROTEO (LINHA ACDEF)

Coquinho

Ciclstico

EPI - Equipamento de Proteo Individual (comumente utilizado na costruo civil)

Figura 11

FISCALIZAO EM VIAS PBLICAS A autoridade de trnsito e seus agentes, ao abordar um motociclista trafegando em via publica, deve verificar: 1) Se o condutor e o passageiro estejam utilizando capacete(s) motociclstico(s), certificados pelo INMETRO; 2) Se o capacete ostenta afixado no parte de traz do casco, o selo hologrfico do INMETRO, conforme definio; 3) Na ausncia do selo hologrfico do INMETRO, examinar existncia da logomarca do INMETRO, na etiqueta interna do capacete, especificada na norma NBR7471; 4) O estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequao para o uso. 5) A existncia de dispositivo retrorrefletivo de segurana como especificado nesta Resoluo.

A relao dos capacetes certificados pelo INMETRO, com a descrio do fabricante ou importador, do modelo, dos tamanhos, da data da certificao, esto disponibilizados no site do INMETRO: www.inmetro.gov.br.

PDF to Word

Anda mungkin juga menyukai