Anda di halaman 1dari 9

HISTRIA 37 O Antigo Oriente Prximo tambm chamado de sia Ocidental ou sia Anterior abrangia o Egito, a Arbia, a Sria, a Palestina,

a, a Mesopotmia, a Armnia, o Ir e a sia Menor. Foi nessa regio que as primeiras civilizaes comearam a se form ar por volta de 7 mil anos atrs. Assinale a alternativa INCORRETA acerca dessas civilizaes. a) As civilizaes egpcia, sumria e babilnica tiveram um ponto em comum: desenvolveram -se nas proximidades de grandes rios, aproveitando o regime de suas guas que favorecia a fertilidade da terra e, conseqentemente, a prtica da agricultura. O povo mesopotmico vivia na regio do Oriente Mdio localizada entre os rios Tigre e Eufrates, que desguam no golfo Prsico, e onde atualmente se situa o territrio do Iraque. O nome Mesopotmia foi dado pelos gregos e significa terra entre rios. A religio exerceu marcante influncia nas civilizaes do Antigo Oriente, sendo a base do poder dos governantes e o elemento que marcou profundamente o progresso das Letras, Artes e Cincias. Os fencios se diferenciam dos demais povos da Antigidade no campo religioso, pelo fato de adotarem o monotesmo, a crena num Deus nico, enquanto todos os demais povos eram politestas. Os mesopotmicos enterravam os mortos em tmulos para que no perturbassem os vivos. Acreditavam que, no seu mundo subterrneo, os mortos se alimentavam de p para sempre. Para os egpcios, a morte era a separao do corpo e da alma. Enquanto o corpo fosse preservado, a alma viveria. Um dia, corpo e alma voltariam a se reunir.

b)

c)

d) e)

38 Aps as Guerras Pnicas (264146 a.C.) conflito entre Roma e Cartago pela disputa comercial do Mediterrneo , os romanos abriram caminho para a dominao de regies do Mediterrneo Ocidental (Glia, Pennsula Ibrica) e Oriental (Macednia, Grcia, sia Menor). O mar Mediterrneo foi inteiramente controlado pelos romanos, que o chamavam de mare nostrum (nosso mar). A expanso romana foi acompanhada de importantes transformaes econmicas, sociais, polticas e culturais. Entre elas destacam -se: a) o fortalecimento do sistema assalariado, o enfraquecimento dos cavaleiros, a consolidao das instituies republicanas e a adoo dos deuses gregos com nomes latinos. o fim do trabalho escravo, a concentrao populacional no campo, o desaparecimento dos latifndios e a mudana no estilo de vida romano, que se tornou mais simples e sbrio. o crescimento do escravismo, o empobrecimento da plebe, o desenvolvimento do comrcio, o fortalecimento dos chefes militares e o enfraquecimento das instituies republicanas. o abandono dos centros urbanos, a adoo do trabalho servil, a ruralizao da produo e o fortalecimento dos chefes militares e das instituies republicanas. o aumento do trabalho escravo, a implantao de minif ndios, a instabilidade poltica interna, o fortalecimento da famlia e o enfraquecimento dos chefes militares.

b) c) d)

e)

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

39 Em quase toda a Europa Ocidental, durante a Idade Mdia, o cristianismo era a crena religiosa predominante. Grande exceo constitua a parte da Pennsula Ibrica ocupada pelos rabes, onde a religio dominante era o islamismo. Outro caso particular dizia respeito s comunidades de judeus disseminadas pela Europa, as quais eram praticantes do judasmo. Na maior parte do Continente, porm, a vida das pessoas era determinada pelos ensinamentos e pela ao da Igreja Catlica Apostlica Romana, que marcou de maneira profunda a cultura medieval, tanto do ponto de vista material quanto espiritual. (FIGUEIRA, Divalte Garcia. Histria. So Paulo: tica, 2002. p. 86 Texto adaptado.) Analise, quanto sua veracidade (V) ou falsidade (F), as seguintes afirmativas sobre o Perodo Medieval e a influncia da Igreja Catlica. ( ) Durante a Alta Idade Mdia, o ensino estava sob o controle da Igreja e era voltado para o ingresso na vida religiosa. A lngua utilizada para transmitir os conhecimentos era o latim, falado pelos integrantes do clero e pelas pessoas cultas. Os poucos livros que sobreviveram ao perodo das invases germnicas eram conservados nas escassas bibliotecas pertencentes Igreja. ( ) Os primeiros nveis de instruo eram feitos em escolas que funcionavam nos conventos e nas igrejas das vilas, onde se aprendia leitura e escrita, noes de clculo e canto religioso. O curso bsico era composto pelo que se considerava, na poca, as sete artes dignas do homem livre, divididas em dois ciclos: o trivium (gramtica, retrica e lgica) e o quadrivium (aritmtica, msica, geometria e astronomia). ( ) A principal inovao medieval realizada pelos europeus no campo do ensino e do conhecimento foi a criao das universidades. No final do sculo XI, surgiu a primeira instituio de ensino superior, a Escola de Direito de Bolonha, no norte da atual Itlia. Outras instituies surgiram quase simulta neamente na Pennsula Itlica, na Frana e na Inglaterra. At o final do sculo XIV, havia mais de quarenta delas espalhadas por diversas regies da Europa. ( ) A Idade Mdia lanou as bases de uma sociedade alicerada na f, na famlia, na educao e n o Estado, caractersticas ainda presentes na vida dos povos contemporneos. Heranas materiais e costumes medievais ainda fazem parte do nosso dia-a-dia. O uso de talheres nas refeies, expresses como Deus me livre ou V para o Diabo tiveram incio naquele perodo histrico, erroneamente ligado idia de trevas. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V F V V V F V V V V FFFV FFFF

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

40 Responda questo de nmero 40 associando os movimentos religiosos do Perodo Moderno, listados na Coluna A, s caractersticas que os identificam, indicadas na Coluna B. Coluna A Coluna B

1 2 3

Reforma Calvinista Reforma Anglicana Contra-Reforma

( )

Movimento que surgiu do rompimento entre o rei Henrique VIII, da Inglaterra, e o Papa, que se recusava a anular o casamento do soberano para que ele pudesse se casar novamente.

( )

Movimento desencadeado pela Igreja Catlica, a partir do Conclio de Trento, visando a reforar a doutrina catlica, a autoridade do Papa, a formao do clero e o combate ao protestantismo.

( )

Movimento que promoveu a conciliao do rito tradicional catlico e do dogma protestante, enfatizando um ou outro elemento de acordo com os interesses da monarquia inglesa.

( )

Movimento baseado nos princpios de Lutero, pregava a doutrina da predestinao, segundo a qual Deus quem escolhe as pessoas que sero salvas. Para seus seguidores, o lucro no era pecado, e a nica maneira de algum saber se estava predestinado salvao era obter xito nas relaes econmicas por meio do trabalho rduo e disciplinado.

( ) Movimento que, por corresponder aos interesses da burguesia, expandiu-se para pases onde o comrcio era desenvolvido. Na Frana, seus fiis ficaram conhecidos como huguenotes, na Inglaterra, como puritanos, na Esccia, como presbiterianos e, na Holanda, fundaram a chamada Igreja Reformada. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses da Coluna B, de cima para baixo.

a) b) c) d) e)

3 2 3 13 2 3 2 11 1 3 3 12 1 1 2 32 2 1 2 31

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

41 Nas reas ocupadas pelos europeus na Amrica, foram criados empreendimentos com o objetivo de explorar os recursos naturais existentes ou aproveitar as terras para o cultivo de produtos adequados ao clima tropical e de boa aceitao no mercado europeu. Analise, quanto sua veracidade (V) ou falsidade (F), as seguintes afirmativas sobre a mo-de-obra empregada nesses empreendimentos coloniais criados pelos europeus. ( ) Na Amrica portuguesa, inicialmente, foram escravizados os nativos indgenas, mas logo foi necessrio o recurso ao comrcio de negros africanos. A preferncia pelo africano pode ser explicada atravs de causas determinantes como: a inadaptao do ndio ao trabalho agrcola, na medida em que este era incumbncia das mulheres indgenas; o fato de os indgenas serem mais selvagens e hostis escravido, enquanto os negros revelavam um temperamento mais subserviente; e o fato de os negros serem tecnicamente mais avanados que os ndios, que ainda estavam na Idade da Pedra. ( ) A partir de meados do sculo XVI, com a descoberta de minas de ouro no Mxico e de prata no Peru, os espanhis organizaram ncleos mineradores, que requeriam grande quantidade de m o-de-obra. Aproveitando-se da elevada densidade populacional da Confederao Asteca e do Imprio Inca, os exploradores passaram a recrutar trabalhadores indgenas, j acostumados a pagar tributos a seus chefes, sob a forma de prestao de servios. ( ) Entre os sistemas adotados pelos espanhis para adequar o trabalho amerndio s necessidades de suas colnias americanas, encontram -se a encomienda e a mita. A encomienda era um sistema de trabalho obrigatrio, no remunerado, em que os ndios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a cristianiz -los. A mita era um sistema de trabalho obrigatrio imposto, durante um determinado tempo, a ndios escolhidos por sorteio, em suas comunidades.

( ) A escravizao indgena pela encomienda e pela mita garantiu aos espanhis o necessrio suprimento de mo-de-obra para a minerao e, alm disso, trouxe benefcios para as populaes nativas, tais como: a manuteno de sua cultura, apesar do intenso processo de catequese crist; a diminuio do ndice de mortalidade e o conseqente aumento populacional, graas s novas tcnicas de medicina trazidas pelos europeus; a possibilidade de ascenso social, diante de novas opes de trabalho.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V F V F V V V V F F FV F V FVV F 4

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

42 Analise, quanto sua veracidade (V) ou falsidade (F), as seguintes proposies sobre a Revoluo Francesa que iniciou em 1789. ( ) Pode ser considerada como o modelo clssico de revoluo burguesa, uma vez que ps fim ao absolutismo, embora mantendo as transformaes implantadas dentro dos limites dos interesses burgueses. ( ) No se limitou a liquidar o Antigo Regime. Introduziu um conjunto de valores e princpios que exerceu uma forte influncia na Europa Ocidental e em seus territrios coloniais. No continente americano, o exemplo francs contribuiu para acelerar o processo de independncia das colnias da Amrica espanhola e portuguesa. ( ) Reuniu, inicialmente, a quase unanimidade da Nao contra o Antigo Regime; posteriormente, no entanto, os vrios projetos de nova sociedade, expressando interesses de classes e camadas diversas, levaram a uma luta interna entre os prprios revolucionrios. ( ) Em 9 de novembro de 1799 18 Brumrio pelo calendrio republicano um golpe de Estado levou ao poder Napoleo Bonaparte. Sua ascenso representou a vitria dos sans-cullottes, na medida em que assegurou a edificao do Estado Liberal e o estabelecimento da democracia representativa. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V V V V V F V F V V FV F F FFFF

43 Ao longo do Primeiro Reinado e do Perodo Regencial (1822-1840), a unidade do Imprio brasileiro foi vrias vezes ameaada por movimentos armados desencadeados em vrios pontos do territrio nacional. Assinale a alternativa correta acerca desses movimentos. a) Sabinada (1837-1838), na Bahia, Balaiada (1838-1841), no Maranho e Farroupilha (1835-1845), no Rio Grande do Sul, foram algumas das lutas que tiveram em comum as seguintes reivindicaes: estabelecimento de um sistema monrquico descentralizado; transformaes na estrutura fundiria, atravs de uma reforma agrria; abolio da escravatura e defesa dos interesses das camadas populares. Em 1848 eclodiu uma rebelio em Pernambuco, conhecida como Revolta Praieira, que, diferentemente das demais ocorridas no mesmo perodo, foi influenciada por idias do pensamento socialista europeu. Os revoltosos, denominados praieiros, defendiam um programa avanado para a poca: a rejeio da propriedade privada e a formao de comunidades auto -suficientes. A Guerra dos Farrapos, tambm conhecida como Revoluo Farroupilha, foi a mais longa guerra civil brasileira, estendendo-se por cerca de dez anos (1835-1845) e chegando a separar a regio sul do resto do Pas. Colocou frente a frente, em violentos combates, as foras comandadas pelos estancieiros gachos e as tropas do governo imperial, que era acusado de prejudicar os negcios da provncia do Rio Grande do Sul. As revoltas do Perodo Regencial apresentaram pontos comuns. Entre eles, podem ser citados os interesses defendidos (todas lutaram pelo fim da escravido e defendiam os interesses das camadas populares) e o objetivo pretendido em relao ao governo central (eram unnimes na idia de separar, do restante do territrio brasileiro, as respectivas regies onde ocorreram as revoltas). As revoltas regenciais podem ser explicadas pelas lutas entre os agrupamentos liberais e socialistas das classes dominantes, que estimularam o surgimento de movimentos sociais nas diversas provncias do territrio brasileiro. Apesar disso, essas revoltas no se constituram numa ameaa slida unidade do Imprio e ordem social escravocrata.

b)

c)

d)

e)

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

44 De uma maneira geral, o perodo compreendido entre 1870 e 1889 considerado pelos historiadores como o que assinala o declnio do Imprio brasileiro. Dentre os fatores que infl uenciaram a desagregao da ordem monrquica, NO se pode incluir a) b) c) a abolio da escravatura e a consolidao do trabalho assalariado, uma vez que o regime monrquico apoiava-se nos donos de escravos. o trmino da Guerra do Paraguai (1865-1870) e a ampliao e organizao do Exrcito, que acusava o Imperador de descaso para com a Instituio. o fortalecimento do movimento republicano, cujo discurso federativo coincidia com as aspiraes da emergente burguesia cafeeira paulista, inconformada com o excessivo centralismo do Imprio. a ampliao dos quadros mdios da sociedade, em decorrncia da modernizao e urbanizao por que passava a sociedade brasileira desde meados do sculo. o fortalecimento poltico dos grandes proprietrios rurais, cuja atuao es tava voltada para a revitalizao do regime escravista.

d) e)

45 A Europa conheceu sistemas totalitrios no intervalo entre as duas guerras mundiais: o fascismo, na Itlia, e o nazismo, na Alemanha. Esses sistemas apresentaram caractersticas coincidentes em m uitos pontos. Analise, quanto sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre as caractersticas do nazi-fascismo. ( ) Tanto nazistas quanto fascistas eram hostis aos princpios da democracia igualitria e do sufrgio universal. Ambos defendiam a submisso de todos ao Estado, que deveria ser forte e inquestionvel. Implantaram, assim, o totalitarismo, regime no qual o que conta so os deveres dos indivduos para com o Estado.

( ) Ambos defendiam o expansionismo, sob a a legao de que a nao constituda pelos indivduos de raa superior tem o direito de conquistar o espao territorial de outras naes. Para os alemes, a agresso aos outros pases era justificada pela teoria do espao vital, necessrio ao desenvolvimento do povo alemo, e orientada em direo Unio Sovitica. ( ) Como o fascismo, o nazismo pregava o culto ao chefe, entendido como o lder, o guia infalvel, aquele que encarna em si a vontade nacional, o que zela pela preservao da vontade nacional, pela pureza da raa, pela integridade do Estado. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V V F V V V F FFF V F F

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

46 Em certos pases latino-americanos surgiram, a partir de 1930, regimes populistas: governos fortes e centralizados sob a direo de lderes reformistas, carismticos, autoritrios, com grande apoio popular. Analise, quanto sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre o Estado populista na Amrica Latina. ( ) Durante os governos populistas, tornou-se prtica corrente a poltica de conciliao de classes sociais para alcanar o desenvolvimento econmico. Para manter o apoio popular, foram feitas reformas sociais limitadas como, por exemplo, a legislao trabalhista no Brasil. ( ) O Estado populista, de forma geral, investiu em indstrias de base para fornecer matria-prima e energia a baixo custo para o setor privado. Alm disso, incentivou a formao de um mercado interno, atravs do aumento significativo dos salrios dos trabalhadores, do incentivo liberdade sindical e de uma poltica de redistribuio de renda. ( ) O Estado populista tornou-se o principal agente da industrializao na Amrica Latina, onde a burguesia industrial ainda pouco expressiva necessitava de um Estado intervencionista, forte e controlador das tenses sociais. Os principais representantes do populismo latino-americano foram Getlio Vargas (19301945), no Brasil, Juan Domingos Pern (1946-1955), na Argentina, e Lzaro Crdenas (1934-1940), no Mxico. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V V F V V V F FFF V F F

47 (...) as rivalidades entre as diferentes tendncias nacionalistas rabes, entre pases exportadores e no-exportadores de petrleo, entre rabes e judeus, alm de confrontos poltico-ideolgicos dos Estados Unidos com a unio Sovitica por maior influncia na rea, tornaram o Oriente Mdio um palco permanente de guerra. (PAZZINATO, Alceu & SENISE, Maria Helena. Histria moderna e contempornea. 5.ed. So Paulo: tica, 1995, p. 341 Texto adaptado.) Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos conflitos no Oriente Mdio. a) b) Com o trmino da Segunda Guerra e a revelao do genocdio nazista contra os judeus, fortaleceu-se o movimento sionista, que, desde o final do sculo XIX, propugnava a criao de um Estado judeu na Palestina. Em 1947, o Conselho de Segurana da ONU aprovou a partilha da Palestina em dois Estados: um judeu e outro rabe. Os rabes no aceitaram essa diviso, mas os judeus, em 1948, proclamaram unilateralmente a independncia do Estado de Israel. Palestina significa terra dos filisteus, um dos povos que h milhares de anos se fixou numa regio do extremo leste do Mediterrneo. Os primeiros palestinos, grupos de pastores, agricultores e pescadores, chegaram a essa zona de passagem entre a sia e a frica por volta de 3.500 a.C. Em 1964, com o apoio dos Estados Unidos e da Comunidade Europia, foi fundada, em Jerusalm, a Organizao para a Libertao da Palestina (OLP), constituda a partir da Al-Fatah organizao guerrilheira fundada em 1959 sob a liderana de Yasser Arafat. Em 1987, os palestinos se rebelaram contra a ocupao de Israel, lanando a Intifada. Na rebelio, jovens e crianas enfrentavam com pedras as armas dos soldados israelenses. Desses choques, resultaram muitas mortes e um profundo desgaste poltico para Israel. 7

c) d)

e)

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

48 Na dcada de 1980, o socialismo estatal do bloco sovitico dava sinais de desgaste econmico. At mesmo uma parte de seus seguidores comeava a tecer crticas contundentes a ele. Mas foi a partir de 1985, com a ascenso de Gorbatchev ao poder na Unio Sovitica, que a abertura do regime se transformou numa avalanche irrefrevel, pondo abaixo o sistema que fez contraponto ao capitalismo durante a maior parte do sculo XX. As datas de 1917 e 1991, incio e fim do imprio sovitico, assumem com isso a condio de marcos fundamentais em nossa histria contempornea. (ARRUDA, Jos J. & PILETTI, Nelson. Toda a Histria: histria geral e histria do Brasil. 8. ed. So Paulo: tica, 2001, p. 454.)

Analise, quanto sua veracidade (V) ou falsidade (F), as afirmativas abaixo sobre a crise do bloco socialista e a nova ordem internacional.

( ) Em 1985, Mikhail Gorbatchev assumiu o poder da URSS e o comando do Partido Comunista com propostas de reformas econmicas (a Perestroika) e polticas (a Glasnost). A Perestroika (reestruturao, em russo) pretendia dinamizar a economia sovitica, reafirmando suas caractersticas socialistas. O Estado voltaria a regular a poltica econmica, enfatizando a estatizao das empresas, o fortalecimento dos rgos planejadores e os investimentos na produo blico-militar. Com a Glasnost (abertura), pretendia abrandar a censura, iniciando um processo de maior liberdade na vida cultural.

( ) No dia 8 de dezembro de 1991, reunidos em Brest, os presidentes da Rssia, da Ucrnia e da Bielo-Rssia, assinaram um documento em que formalizavam a CEI Comunidade dos Estados Independentes em substituio Unio Sovitica. Gorbatchev acabou se rendendo deciso, que passou a ter efeito a partir de 31 de dezembro do mesmo ano. A Unio Sovitica deixava de existir. Em Moscou, Gorbatchev passou ao presidente da Rssia uma pasta preta com o cdigo de disparo dos msseis nucleares estratgicos.

( ) A queda do Muro de Berlim (1989) e a desintegrao da URSS (1991) puseram fim ao confronto entre o capitalismo e o comunismo. Teve incio uma nova fa se no processo de globalizao, marcada pela expanso do capitalismo e pela intensificao do comrcio internacional. Uma das caractersticas da economia globalizada consiste na circulao de grandes massas de capital pelo Planeta, em busca das aplicaes mais lucrativas no mercado financeiro. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses, de cima para baixo. a) b) c) d) FVV V V V V F V FFF V F F 8

e)

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

------------------------------------------------------------UCS Vestibular de Inverno 2002 Prova 1 A

Anda mungkin juga menyukai