Anda di halaman 1dari 3

DICAS PARA ELABORAO DE UM PROJETO Prof.

Luciana
Alguns itens QUE devem ser observados na formulao de projetos: Estabelecimento correto do problema - deve ser significante em relao aos fatores de sucesso no negcio; deve ter dimenso administrvel; deve ser mensurvel. Identificao das pessoas e instituies a quem afeta resolver o problema, buscando criar vnculos com os mesmos desde o incio do projeto; Busca adequada de fontes de financiamento.

3 Roteiro bsico para apresentao de projetos Os principais itens que compem a apresentao de um projeto relacionam-se de forma bastante orgnica, de modo que o desenvolvimento de uma etapa necessariamente leva outra. Apresentao de um projeto deve conter os seguintes itens: a)

Ttulo do projeto
Deve dar uma idia clara e concisa do(s) objetivo(s) do projeto.

b) Caracterizao do problema e justificativa


A elaborao de um projeto se d introduzindo o que pretendemos resolver, ou transformar. De suma importncia, geralmente um dos elementos que contribui mais diretamente na aprovao do projeto pela(s) entidade(s) financiadora(s). Aqui deve ficar claro que o projeto uma resposta a um determinado problema percebido e identificado pela comunidade ou pela entidade proponente. Deve descrever com detalhes a regio onde vai ser implantado o projeto, o diagnstico do problema que o projeto se prope a solucionar, a descrio dos antecedentes do problema, relatando os esforos j realizados ou em curso para resolve-lo. A justificativa deve apresentar respostas a questo POR QUE? Por que executar o projeto? Por que ele deve ser aprovado e implementado? Algumas perguntas que podem ajudar a responder esta questo: Qual a importncia desse problema/questo para a comunidade? Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos nessa regio ou nessa temtica? Qual a possvel relao e atividades semelhantes ou complementares entre eles e o projeto proposto? Quais os benefcios econmicos, sociais e ambientais a serem alcanados pela comunidade e os resultados para a regio?

c) Objetivos

A especificao do objetivo responde as questes: PARA QUE? e PARA QUEM? A formulao do objetivo de um projeto pode considerar de alguma maneira a reformulao futura, positiva das atuais condies negativas do problema. Os objetivos devem ser formulados sempre como a soluo de um problema e o aproveitamento de uma oportunidade. Estes objetivos so mais genricos e no podem ser assegurados somente pelo sucesso do projeto, dependem de outras condicionantes. importante distinguir dois tipos de objetivos: Objetivo Geral: Corresponde ao produto final que o projeto quer atingir. Deve expressar o que se quer alcanar na regio a longo prazo, ultrapassando inclusive o tempo de durao do projeto. O projeto no pode ser visto como fim em si mesmo, mas como um meio para alcanar um fim maior. Objetivos especficos: Corresponde s aes que se prope a executar dentro de um determinado perodo de tempo. Tambm podem ser chamados de resultados esperados e devem se realizar at o final do projeto.

d) Metas A metas, que muitas vezes so confundidas com os objetivos especficos, so os resultados parciais a serem atingidos e neste caso podem e devem ser bastante concretos expressando quantidades e qualidades dos objetivos, ou QUANTO ser feito. A definio de metas com elementos quantitativos e qualitativos conveniente para avaliar os avanos. Ao escrevermos uma meta, devemos nos perguntar: o que queremos? Para que o queremos? Quando o queremos? Quando a meta se refere a um determinado setor da populao ou a um determinado tipo de organizao, devemos descreve-los adequadamente. Por exemplo, devemos informar a quantidade de pessoas que queremos atingir, o sexo, a idade e outras informaes que esclaream a quem estamos nos referindo. Cada objetivo especfico deve ter uma ou mais metas. Quanto melhor dimensionada estiver uma meta, mais fcil ser definir os indicadores que permitiro evidenciar seu alcance. Nem todas as instituies financiadoras exigem a descrio de objetivos especficos e metas separadamente. Algumas exigem uma forma ou outra. e) Metodologia A metodologia deve descrever as formas e tcnicas que sero utilizadas para executar o projeto. A especificao da metodologia do projeto a que abrange nmero de itens, pois responde, a um s tempo, as questes COMO? COM QUE? ONDE? QUANTO? A Metodologia deve corresponder s seguintes questes: a) b) c) Como o projeto vai atingir seus objetivos? Como comearo as atividades? Como sero coordenadas e gerenciadas as atividades?

d)

Como e em que momentos haver a participao e envolvimento direto do grupo social?

Deve se descrever o tipo de atuao a ser desenvolvida: pesquisa, diagnstico, interveno ou outras; que procedimentos (mtodos, tcnicas e instrumentos, etc.) sero adotados e como ser sua avaliao e divulgao. importante pesquisar metodologias que foram empregadas em projetos semelhantes, verificando sua aplicabilidade e deficincias, e sempre oportuno mencionar as referncias bibliogrficas. Um projeto pode ser considerado bem elaborado quando tem metodologia bem definida e clara. a metodologia que vai dar aos avaliadores/pareceristas, a certeza de que os objetivos do projeto realmente tem condies de serem alcanados. Portanto este item deve merecer ateno especial por parte das instituies que elaborarem projetos. Uma boa metodologia prev trs pontos fundamentais: a gesto participativa, o acompanhamento tcnico sistemtico e continuado e o desenvolvimento de aes de disseminao de informaes e de conhecimentos entre a populao envolvida. f) Cronograma O cronograma responde a pergunta QUANDO? Os projetos, como j foi comentado, so temporalmente bem definidos quando possuem datas de incio e trmino preestabelecidas. As atividades que sero desenvolvidas devem se inserir neste lapso de tempo. O cronograma a disposio grfica das pocas em que as atividades vo se dar e permite uma rpida visualizao da seqncia em que devem acontecer. g) Oramento Respondendo questo COM QUANTO? O oramento um resumo ou cronograma financeiro do projeto, no qual se indica como o que e quando sero gastos os recursos e de que fontes viro os recursos. Facilmente pode-se observar que existem diferentes tipos de despesas que podem ser agrupadas de forma homognea como por exemplo: material de consumo; custos administrativos, equipe permanente; servios de terceiros; dirias e hospedagem; veculos, mquinas e equipamentos; obras e instalaes. No oramento as despesas devem ser descritas de forma agrupada, no entanto, as organizaes financiadoras exigem que se faa uma descrio detalhada de todos os custos, que chamada memria de clculo. h) Reviso Bibliogrfica Referncias bibliogrficas que possam conceituar o problema, ou servir de base para a ao, podem e devem ser apresentadas. Certamente daro ao financiador uma noo de quanto o autor est inteirado ao assunto, pelo menos ao nvel conceitual/terico.

Anda mungkin juga menyukai