Anda di halaman 1dari 39

Material desenvolvido por Evelyne Leandro Consultoria e Projetos Contato: evelyne.leandro@gmail.com Pgina na Web: evelyneleandro.wordpress.

com

Sobre a Autora:
Evelyne Leandro, administradora, ps-graduada em Marketing, consultora especializada em Terceiro Setor e Responsabilidade Social. Experincia em projetos na rea de desenvolvimento sustentvel, educao ambiental, consumo consciente, responsabilidade social empresarial. Assessoria em desenvolvimento institucional, elaborao de projetos e plano de captao de recursos. Proprietria e redatora do blog evelyneleandro.wordpress.com, onde publica textos sobre Gesto, Terceiro Setor, Projetos, Captao de Recursos e Responsabilidade Social. Blog que contabiliza, desde janeiro de 2008, mais de 180 mil acessos.

Copyright 2009 Evelyne Leandro Consultoria e Projetos. Todos os direitos reservados.

Outubro de 2009

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

ndice

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Introduo ................................................................................................................... 3 Terceiro Setor .............................................................................................................4 Tipos de Organizaes No Governamentais ........................................................7 Realizando a Assemblia de Constituio ...........................................................14 Registrando...............................................................................................................28 Iniciando os trabalhos da ONG ..............................................................................30 Anexos ....................................................................................................................... 35

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

1. Introduo

Essa cartilha tem o objetivo de apresentar o passo a passo de como montar uma ONG, da sua constituio, registro e estruturao. Antes, porm, um pouco de histria e conceitos para se familiarizarem com o terceiro setor e seus objetivos sociais e coletivos. Organizaes no governamentais so muito mais do que pessoas unidas em prol de uma causa. So organizaes dispostas a transformar realidades, dar novas oportunidades, mudar paisagens. Por isso, os envolvidos precisam estar realmente engajados. Muitas vezes, basta ser um voluntrio. Outras vezes, um mobilizador de recursos, um presidente de associao. H tantos exemplos de pessoas e organizaes que, com garra e determinao, conseguem que outras atuem em busca dos mesmos objetivos e conseguem resultados espetaculares , que o nmero de pessoas interessadas em criar e coordenar um movimento social tem aumentado gradativamente. Se voc conhece ou uma dessas pessoas, est convidado a conhecer um pouco mais sobre o universo das ONGs e, quem sabe, ajudar ainda mais a sua comunidade.

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

2. Terceiro Setor

Para iniciar a abordagem sobre como montar uma ONG, primeiro preciso saber como surgiram e porque so denominadas organizaes no governamentais. Entendendo esta parte, podemos passar para outros conceitos. Convencionou-se chamar de Terceiro Setor aquelas organizaes que no fazem parte nem do setor privado (empresas), nem do setor pblico (governo). Essas organizaes, mesmo sendo de ordem privada, se diferem das outras por no terem inteno de lucro, estando voltadas para a resoluo de problemas sociais que tambm caberiam ao governo. Mas, por no terem cunho poltico e, sim, voluntrio, voltado para o bem social, que recebem a denominao de Organizaes No Governamentais, as conhecidas ONGs. No mundo, instituies como ONU (Organizao das Naes Unidas) e OIT (Organizao Internacional do Trabalho) iniciaram o processo de reconhecimento das ONGs, tornando o termo globalizado.

No Brasil, as ONGs comeam a se destacar entre as dcadas de 70 e 80, quando, durante e ao trmino do perodo de ditadura militar, os problemas sociais tornam-se mais evidentes . Em resposta, surgem as ONGs que lutam pelos direitos humanos, de organizao popular e cidadania. A partir do momento que o governo aceita que ele, sozinho, no capaz de atender as necessidades da sociedade, j na dcada de 90, passa a fazer parcerias com as organizaes do terceiro setor. As empresas tambm precisam aceitar a atuao dessas ONGs atravs da sua organizao social por meio de entidades de

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

classe e sindicatos. Estabelece-se, ento, uma nova forma de relacionamento entre os estes trs setores da sociedade.

Portanto, ONGs so organizaes no governamentais, sem fins lucrativos, que visam a soluo de problemas que afetam a sociedade que o Estado, sozinho, no capaz de atender . Suas reas de atuao so diversas, podendo ser: educao; meio ambiente; sade; direitos humanos; comunidade; cultura; amparo criana, ao adolescente e mulher; voluntariado; apoio a portadores de deficincia; parcerias com o governo, cooperao nacional e internacional; entre outras.

Classificam-se nessas reas hospitais, igrejas, centros de pesquisas, escolas, universidades, associaes patronais e profissionais, entidades de cultura e recreao, meio ambiente, de desenvolvimento e defesa de direitos etc. Desde que, em seu estatuto conste que so organizaes sem fins lucrativos e de livre associao. Dentre as atividades desenvolvidas por essas organizaes esto: assessoria, educao popular, educao para a cidadania, pesquisa, atendimento, acompanhamento, informao, campanhas, capacitao poltica e outras. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), com dados relativos a 2002, existem cerca de 276 mil associaes sem fins lucrativos e fundaes privadas brasileiras que empregam 1,5 milho de pessoas, chegando soma de R$ 17,5 bilhes em salrios e remuneraes. Conhecidas nessa pesquisa como FASFIL (Fundaes Privadas e Associaes Sem Fins Lucrativos), representavam 5% de todas as entidades cadastradas naquele ano. o nico levantamento estatstico que se tem notcia sobre o Terceiro Setor , cabendo ressaltar que nem todos tm acesso a essa informao.

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Agora que voc j conhece um pouco mais sobre o Terceiro Setor, ONGs e suas reas de atuao, est na hora de pensar um pouco sobre o que voc quer fazer ao montar a sua ONG, que tipo ela ser e em que rea quer atuar. Vamos l?

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

3. Tipos de Organizaes No Governamentais

Voc j parou para pensar que dentro do universo de ONGs existem tipos? So as associaes, os institutos, as fundaes, cooperativas, OSCIPS... Vamos conhecer cada uma delas.

A. Associao: Conjunto de pessoas, dotada de personalidade jurdica prpria, de direito privado, que se unem por uma causa ou objetivos sociais comuns (culturais, sociais, religiosas, recreativas, etc) sem intuito de distribuio de lucro. constituda por meio de uma Assemblia Geral e regida por um Estatuto Social. Na associao, os participantes so os membros fundadores e cabe a eles: definio das caractersticas da organizao (misso, objetivos etc); criao e aprovao do Estatuto e; eleio dos primeiros dirigentes. Uma associao sem fins lucrativos poder ter diversos objetivos, tais como: associaes de classe ou de representao de categoria profissional ou econmica; instituies religiosas ou voltadas para a disseminao de credos, cultos etc; entidades de benefcio mtuo destinadas a proporcionar bens ou servios a um crculo restrito de associados - Ex.: clubes esportivos; centrais de compras; associaes de bairro, moradores etc; associaes com objetivos sociais que observam o princpio da universalizao dos servios - Ex.: promoo da assistncia social; promoo da cultura, patrimnio histrico e artstico; promoo gratuita

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

da sade e educao; preservao e conservao do meio ambiente; promoo dos direitos humanos etc.

B. Fundaes So organizaes institudas a partir de bens livres, destinados a um determinado fim por pessoa fsica ou jurdica por meio de escritura pblica ou testamento. A lei atribui personalidade jurdica a este conjunto de bens, com capacidade para adquirir direitos e obrigaes, tudo visando consecuo do fim a que se destina e em obedincia ao estatuto.

O instituidor da fundao estabelecer a maneira como os bens sero administrados e as pessoas que iro gerir e representar a fundao, sendo que, aps a destinao deste, o instituidor passa a no ter mais disponibilidade sobre o patrimnio, o qual dever ser aplicado em consonncia estrita aos fins previamente estabelecidos (os quais, a princpio, no podero ser modificados). O instituidor pode ser uma pessoa fsica como uma pessoa jurdica, inclusive o prprio Estado ou Partidos Polticos. O elemento "patrimnio", disponibilizado pelo instituidor, o trao marcante da fundao, o que permitir sua instituio e realizao dos fins a que se destina. Diferentemente das associ aes, as fundaes de direito privado e pblico tm fiscalizao obrigatria por parte do Ministrio Pblico (art. 26 do Cdigo Civil), atravs da Curadoria de Fundaes, sendo que seu estatuto dever ter aprovao prvia do rgo, assim como eventuais modificaes no estatuto. Ainda, as fundaes devero prestar contas regularmente ao Ministrio Pblico.

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Especificamente quanto s Fundaes de previdncia privada ou complementar, sua fiscalizao cabe ao Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (Lei n 6.435/77, art. 86). C. Cooperativas So um tipo de associao autnoma antiga, surgida na Inglaterra em 1844 que faz jus ao nome. Nessas entidades a atividade econmica exercida produz resultado que apropriado pelos seus scios, bem como a perda sofrida a partir dessa atividade. Mesmo repartindo as sobras (os resultados obtidos a partir de sua atividade) no possuem fins lucrativos. So consideradas organizaes de auxlio mtuo. As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mtua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Seus membros acreditam nos valores ticos da honestidade, transparncia, responsabilidade social e preocupao pelo seu semelhante.

De acordo a Lei 5.764/71, que regulamenta as cooperativas e sua constituio, elas tm a seguinte caracterstica: Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios para o exerccio de uma atividade econmica, de proveito comum, sem objetivo de lucro (Art 3. ) 1. Cooperativas Sociais - Constituem-se com a finalidade de inserir no mercado econmico as pessoas em desvantagens, por meio do trabalho, fundamentandose no interesse geral da comunidade em promover a pessoa humana e a integrao social dos cidados. Dentre suas atividades est a organizao e gesto de servios sociossanitrios e educativos e o desenvolvimento de atividades agrcolas, industriais, comerciais e de servios, por meio de programas

A Identidade do Cooperativismo. Em < www.ocb.org.br> , acessado em 12 de abril de 2005.

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

especiais de treinamento com o objetivo de aumentar a produtividade e a independncia econmica e social destes. So criadas e disciplinadas pela Lei n 9.867/99. A definio de cooperativa est aqui presente por tratar-se tambm de uma reunio de pessoas que pretendem desenvolver um trabalho social dentro de um grupo especfico. Mas que, dentro do conceito de FASFIL, adotado pelo IBGE e outras intituio, como o MAPA do 3. Setor da FGV, no esto includas como representantes do Terceiro Setor. Tambm no entram no conceito de FASFIL os partidos polticos, sindicatos, associaes de condomnio e entidades do sistema S (SESI, SENAI etc). D. OSCIP (Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico) Como exemplo de ONG h a OSCIP que regulamentada pela Lei 9790/99. Essa lei permite a identificao do Terceiro Setor, pois traz a possibilidade das pessoas jurdicas de direito privado sem fins lucrativos serem qualificadas como OSCIP, pelo Poder Pblico e, com ele, manter parceria.

A criao dessa qualificao foi proporcionada pelo Conselho da Comunidade Solidria, criado a partir da iniciativa do governo de Fernando Henrique Cardoso, como uma das reas de destaque da poltica social. A Comunidade Solidria teve como objetivo principal ajustes na legislao que causa impacto no Terceiro Setor, o estmulo criao de redes de informao de organizaes da sociedade civil e a promoo do voluntariado. Uma entidade recebe o ttulo de OSCIP depois que seu estatuto redigido pelos seus membros, analisado e aprovado pelo Ministrio da Justia. Porm, necessrio que o estatuto atenda a certos requisitos descritos na lei que rege as

evelyneleandro.wordpress.com

10

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

OSCIPs, a 9.790/99. Pode-se dizer, ento, que uma OSCIP o reconhecimento legal e oficial do que se conhece hoje por ONG. Esse termo surgiu da necessidade de valorizao das entidades que realmente buscam fins pblicos, e representam grandes segmentos da sociedade civil, e no somente pequenos grupos.

Diferentemente dos ttulos de Utilidade Pblica, a qualificao como OSCIP um direito da pessoa jurdica, desde que a mesma cumpra os rigorosos requisitos do Ministrio da Justia, e esteja apta a dar publicidade sua movimentao financeira.

importante mencionar que em uma OSCIP, os benefcios no so os mesmos que para entidades filantrpicas, de utilidade pblica e associaes (quelas inscritas no CNEA). Se a entidade remunerar seus dirigentes, a no ser aqueles que efetivamente atuem na gesto executiva e isso conste no estatuto, poder perder iseno de impostos e no ter mais direito a alguns benefcios como imunidade tributria e iseno do imposto de renda.

A qualificao de OSCIP permite que uma ONG estabelea relao com entes de governo, tendo acesso a recursos pblicos, atravs de um Termo de Parceria. O Termo de Parceria um documento jurdico para realizao de parcerias unicamente entre o Poder Pblico e a OSCIP, tambm uma alternativa ao convnio entre as partes para a realizao de projetos. A escolha por parte do Poder Pblico de OSCIPs para a realizao de convnios pode ocorrer por concurso de projetos.

O Termo de Parceria uma forma transparente e democrtica para a realizao de projetos e parcerias, desde que a OSCIP esteja regular em seu cadastro e funcionamento, com comprovao de idoneidade. At porque, o Termo de 11

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Parceria fiscalizado pelo sistema de controle da Administrao Pblica formada por auditorias interna e externa.

As fundaes e as associaes podem qualificar-se como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico, desde que atendidos os requisitos exigidos para tal. E tenham, no mnimo, um ano de existncia.

Ateno: As entidades do Terceiro Setor, por no possurem finalidade lucrativa, constituem-se predominantemente sob a forma de associao ou fundao. Outras denominaes como ONG, Instituto, Pacto, Movimento, Confraria, etc, no so conceitos propriamente jurdicos, podendo ser considerados "nomes fantasia" das entidades. Por outro lado, as formas de sociedade civil e comercial no podem ser adotadas por entidades sem fins lucrativos, exatamente porque pressupe a busca e repartio de lucro.

QUADRO COMPARATIVO TIPO Associao NATUREZA Reunio de pessoas. Fundao OSCIPs Dotao de bens Ttulo dado Associao Cooperativa Sociedade cooperativa FISCALIZAO No obrigatria, apenas se possuir ttulos pblicos Ministrio Pblico TCU Ministrio Pblico TCU RGOS DE GESTO Assemblia, Diretoria e Cons. Fiscal Conselho Curador, Cons. Adm e Fiscal Assemblia, Diretoria e Cons. Fiscal Ministrio Pblico Assemblia, Cons TCU e Receita de Adm. e Cons. Fiscal

evelyneleandro.wordpress.com

12

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Ento, j sabe em qual tipo o seu modelo de ONG melhor se encaixa? Vamos agora parte mais prtica desta cartilha.

evelyneleandro.wordpress.com

13

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

4. Realizando a Assemblia de Constituio

Depois dos primeiros captulos, voc j sabe o que so ONGs e que tipos de personalidades jurdicas existem. Se voc deseja montar uma, por exemplo, de apoio a criana e adolescentes, porque deseja trabalhar com esta rea, j pensou que pode existir uma no seu bairro? Antes de partir para o processo de abertura de uma ONG, porque no fazer uma pesquisa na sua comunidade, bairro ou cidade para verificar quais ONGs j existem, se voc se identifica com o trabalho delas e se pode passar a ser um voluntrio ou associado?

Tem muita ONG por a precisando de mais profissionais e voluntrios e voc pode ser um deles. Isso s agregar mais ao trabalho.

Porm, se no h na sua regio organizao do tipo que voc gostaria de montar, voc j parou para pensar porque ainda no existe uma? Ou voc a primeira pessoa a pensar no problema e na soluo. Parabns! Ou algum j pensou, tentou e no deu certo. Nesse caso, necessrio avaliar porque no deu certo, o que faltou para que a ONG pudesse ser criada e ter prosperidade. Para todo projeto que se deseja por em prtica, seja ele o de criar uma ONG, alfabetizar adultos, recuperar reas degradadas etc, preciso avaliar a sua viabilidade. Isto , se o projeto executvel, se, apesar do esforo e dos recursos empregados, ele ir realmente apresentar os resultados esperados. Isso varia de regio para

evelyneleandro.wordpress.com

14

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

regio, por exemplo: no adianta querer montar um abrigo para animais onde no h um centro de zoonoses ou veterinrios que possam doar um pouco do seu tempo. A estrutura necessria to grande e dispendiosa que, dificilmente, sair do papel. Ento, antes de decidir montar uma ONG pergunte: porque no h outras na minha regio? Que recursos eu preciso e quais esto disponveis? Eu teria apoio de outras pessoas? A comunidade est apta para receber uma organizao como essa? Essa iniciativa ir gerar retorno? Perguntas como essas nortearo as suas decises.

Decidindo a viabilidade da ONG, vamos aos prximos passos. Estarei considerando para os fins dessa cartilha, a criao de uma associao. Modelo mais comumente adotado. O primeiro passo para montar uma ONG no a assemblia, como indica o ttulo do captulo. E sim, a formao de um grupo de pessoas com os mesmos objetivos e interesses. Porque uma pessoa s no constitui uma instituio

No h um nmero mnimo ou mximo de pessoas para se constituir uma ONG, contudo, aconselhvel que haja, ao menos, um nmero que cubra os cargos de diretoria e/ou conselho de administrao. No caso de cooperativas, o Cdigo Civil exige que haja, no mnimo, sete pessoas. Nmero exato de pessoas para as funes de presidente, vice-presidente, secretrio mais os quatro componentes do Conselho de Administrao (trs conselheiros e um suplente).

importante que as pessoas que formaro a associao/fundao/cooperativa estejam engajadas, motivadas e dedicadas a fazer com que a ONG alcance os seus objetivos e metas. Pois, os primeiros meses so difceis, sem apoio e recursos suficientes para comear. 15

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

No por acaso, aconselho que a partir da ao de um grupo j consolidado, reconhecido pela comunidade em que est inserido, que se comece a pensar em organiz-lo juridicamente. Tendo o grupo formado, passemos para a realizao da Assemblia Constitutiva.

A Assemblia Constitutiva uma reunio onde estaro presentes todos os componentes da futura ONG, os membros fundadores. Nessa reunio, sero aprovados pontos como: nome, misso, objetivo, sede e administrao da ONG. Informaes estas que constaro no Estatuto Social. Antes da reunio comear, deve-se escolher o membro que ir presidir a assemblia e a pessoa que ir secretari-lo, tomando nota de todas os assuntos discutidos na reunio, que constar na Ata da Reunio. nesta assemblia que o Estatuto Social da ONG aprovado. Aps este passo, elege-s e a primeira diretoria. Originalmente, a diretoria consta de Presidente, vice-presidente e secretrio, tendo suas funes e prazo de permanncia definidos no estatuto, devendo estar de acordo com a capacidade de cada um. Em caso de objetivar requerer o ttulo de OSCIP j necessrio pensar o Estatuto com as alteraes solicitadas pela Lei de OSCIP que so, principalmente, se iro remunerar os dirigentes e se a ONG se encaixa dentre as atividades autorizadas de uma OSCIP.

O modelo abaixo segue o modelo estabelecido para o requerimento do ttulo de OSCIP. Caso o requerimento seja indeferido por quaisquer pontos, no h motivo de preocupao, uma vez que a entidade no deixar de ser uma ONG e as adequaes lei podero ser feitas sempre em outros momentos. 16

evelyneleandro.wordpress.com

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

MODELO RECOMENDVEL Fornecido pelo Ministrio da Justia


Instrues: Preencha os campos em branco, apague os todos os textos explicativos que esto entre parnteses.

ESTATUTO DE ORGANIZAO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PBLICO / OSCIP Captulo I - DA DENOMINAO, SEDE E FINS Art. 1 A (O)_____________________________(nome da entidade) tambm designada(o) pela sigla,_______________(se usar sigla), constituda(o) em________de____________, uma pessoa jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, e durao por tempo indeterminado, com sede no municpio de_____________________________Estado de _________________ e foro em _________________________________________. Art. 2 A (O) ___________________________________________tem por finalidade (s) ________________________________________________.1 Pargrafo nico - A (O) _________________________(entidade) no distribui entre os seus scios ou associados, conselheiros, diretores, empregados ou doadores eventuais excendentes operacionais, brutos ou lquidos, dividendos, bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio, auferidos mediante o exerccio de suas atividades, e os aplica integralmente na consecuo do seu objetivo social. Art. 3 No desenvolvimento de suas atividades, a (o)

______________(entidade) atender a observncia dos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficincia e no far qualquer discriminao de raa, cor, sexo ou religio. Art. 4 A (O) ______________________(entidade) ter um Regimento

evelyneleandro.wordpress.com

17

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Interno que aprovado pela Assemblia Geral, disciplinar o seu funcionamento. Art. 5 A fim de cumprir sua(s) finalidade(s) a instituio se organizar em tantas unidade de prestao de servios, quantas se fizerem necessrias, as quais se regero pelas disposies estatutrias. 1 As possveis finalidades de uma OSCIP esto listadas no art. 3 da Lei 9.790/99, devendo a entidade atender a pelo menos uma delas. Captulo II - DOS SCIOS Art. 6 A (O) __________________________(Entidade) constituda (o) por nmero ilimitado de scios, distribudos nas seguintes categorias: ___________________________(fundador, contribuintes e outros). Art. 7 So direitos dos scios quites com suas obrigaes sociais: I - votar e ser votado para os cargos eletivos; II - tomar parte nas Assemblias Gerais (outras julgadas necessrias) Art. 8 So deveres dos scios: I - cumprir disposies estatutrias e regimentais; II - acatar decises da Diretoria; (outras julgadas necessrias). Art. 9 Os scios no respondem, nem mesmo subsidiariamente, pelos encargos da Instituio. Captulo III - DA ADMINISTRAO Art. 10 A (O) __________________(entidade) ser administrada (o) por: I - Assemblia Geral; II - Diretoria; benfeitor, honorrio,

evelyneleandro.wordpress.com

18

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

III - Conselho Fiscal. Art. 11 A Assemblia Geral, rgo soberano da Instituio, se constituir dos scios em pleno gozo de seus direitos estatutrios Art. 12 Compete Assemblia Geral: I - eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal; II - decidir sobre reformas do Estatuto; III - decidir sobre a extino da entidade, nos termos do artigo 32; IV - decidir sobre a convenincia de alienar, transigir, hipotecar ou permutar bens patrimoniais; V - aprovar o Regimento Interno; (outras julgadas necessrias) PARGRAFO NICO (Escolha apenas uma das possibilidades abaixo) *Possibilidade 1 - A Instituio no remunera, sob qualquer forma, os cargos de sua Diretoria e do Conselho Fiscal, bem como as atividades de seus scios, cujas atuaes so inteiramente gratuitas. 2 **Possibilidade 2 - A Instituio remunerar seus dirigentes que efetivamente atuam na gesto executiva e aqueles que prestam servios especficos, respeitados, em ambos os casos, os valores praticados no mercado na regio onde exerce suas atividades. 3 Art.13 A Assemblia Geral se realizar, ordinariamente, uma vez por ano para: I - apreciar o relatrio anual da Diretoria; II - discutir e homologar as contas e o balano aprovado pelo Conselho Fiscal; (outras julgadas necessrias) Art. 14 A Assemblia Geral se realizar extraordinariamente, quando convocada; I - pela Diretoria;

evelyneleandro.wordpress.com

19

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

II - pelo Conselho Fiscal; III - por requerimento de ______(nmero) scios quites com as obrigaes sociais. Art. 15 A convocao da Assemblia Geral ser feita por meio de edital afixado na sede da Instituio e/ou publicado na imprensa local, por circulares e outros meios convenientes, com antecedncia mnima de ______dias. Pargrafo nico - Qualquer Assemblia se instalar em primeira convocao com a maioria dos scios e, em segunda convocao, com qualquer nmero. Art. 16 A Instituio adotar prticas de gesto administrativas,

necessrias e suficientes, a coibir a obteno, de forma individual ou coletiva, de benefcios e vantagens pessoais pelos dirigentes da entidade e seus cnjuges, companheiros e parentes colaterais ou afins at terceiro grau e ainda pelas pessoas jurdicas dos quais os mencionados anteriormente sejam controladores ou detenham mais de dez por cento das participaes societrias. Art. 17 A Diretoria ser constituda por um Presidente, um Vice-presidente, Primeiro e Segundo Secretrios, Primeiro e Segundo Tesoureiros. Pargrafo nico - O mandato da Diretoria ser de ______anos, sendo vedada mais de uma reeleio consecutiva. *2 Inserir este pargrafo caso a entidade seja de assistncia social ou tenha decidido por no remunerar seus dirigentes para ter acesso a certos incentivos e benefcios, para os quais a legislao em vigor exige a no remunerao dos dirigentes expressa no estatuto. **3 Inserir este pargrafo se a deciso da entidade for por remunerar seus dirigentes, o que a impedir de: a) concorrer ou manter a Declarao de Utilidade Pblica e o

evelyneleandro.wordpress.com

20

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Certificado de Fins Filantrpicos; b) c) d) requerer o registro no Conselho de Assistncia Social; Ter iseno do pagamento da parte patronal do INSS, quando Ficar isenta do Imposto de Renda, ou seja, a entidade ter que fazer

houver contrato de trabalho; a declarao, cujo pagamento ocorrer apenas nas situaes em que o imposto for devido. Art. 18 Compete Diretoria: I - Elaborar e executar programa anual de atividades; II - elaborar e apresentar Assemblia Geral o relatrio anual; III - reunir-se com instituies pblicas e privadas para mtua colaborao em Atividades de interesse comum; IV - contratar e demitir funcionrios; (outras julgadas necessrias) Art. 19 A diretoria se reunir no mnimo uma vez por ms. Art. 20 Compete ao Presidente: I - representar a (o) __________________(entidade) judicial e extrajudicialmente; II - cumprir e fazer cumprir este Estatuto e o Regimento Interno; III - presidir a Assemblia Geral; IV - convocar e presidir as reunies da Diretoria; (outras julgadas necessrias) Art. 21 Compete ao Vice-presidente: I - Substituir o Presidente em suas faltas ou impedimentos; II - assumir o mandato, em caso de vacncia, at o seu trmino; III - prestar, de modo geral sua colaborao ao Presidente. (outras julgadas necessrias). Art. 22 Compete ao Primeiro Secretrio:

evelyneleandro.wordpress.com

21

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

I - Secretariar as reunies da Diretoria e da Assemblia Geral e redigir as atas; II - publicar todas as notcias das atividades da entidade. (outras que julgar necessrias) Art. 23 Compete ao Segundo Secretrio: I - Substituir o Primeiro Secretrio em suas faltas ou impedimentos; II - assumir o mandato, em caso de vacncia, at o seu trmino; III - prestar, de modo geral, a sua colaborao ao Primeiro Secretrio. (outras julgadas necessrias). Art. 24 Compete ao Primeiro Tesoureiro: I - arrecadar e contabilizar as contribuies dos associados, rendas, auxlios e donativos, mantendo em dia a escriturao; II - pagar as contas autorizadas pelo Presidente; III - apresentar relatrios de receitas e despesas, sempre que forem solicitados; IV - apresentar ao Conselho Fiscal a escriturao da Instituio, incluindo os relatrios de desempenho financeiros e contbil e sobre as operaes patrimoniais realizadas; V - conservar, sob sua guarda e responsabilidade, os documentos relativos tesouraria; VI - manter todo o numerrio em estabelecimento de crdito. (outras julgadas necessrias) Art. 25 Compete ao Segundo Tesoureiro: I - substituir o Primeiro Tesoureiro em suas faltas e impedimentos; II - assumir o mandato, em caso de vacncia, at o seu trmino; III - prestar, de modo geral, sua colaborao ao Primeiro Tesoureiro. (Outras julgadas necessrias) Art. 26 O Conselho Fiscal ser constitudo por______ membros e seus respectivos suplentes, eleitos pela Assemblia Geral.

evelyneleandro.wordpress.com

22

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

1 O mandato do Conselho Fiscal ser coincidente com o mandato da Diretoria; 2 Em caso de vacncia, o mandato ser assumido pelo respectivo suplente, at o seu trmino. Art. 27 Compete ao Conselho Fiscal: I - examinar os livros de escriturao da Instituio; II - opinar sobre os relatrios de desempenho financeiro e contbil e sobre as operaes patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da entidade; III - apresentar relatrios de receitas e despesas, sempre que forem solicitados; (outras julgadas necessrias) Pargrafo nico - O Conselho Fiscal se reunir ordinariamente a cada ____ meses e, extraordinariamente, sempre que necessrio. Captulo IV - DO PATRIMNIO Art. 28 O patrimnio da (o) ________________(entidade) ser constitudo de bens mveis, imveis, veculos, semoventes, aes e ttulos da dvida pblica. Art. 29 No caso de dissoluo da Instituio, o respectivo patrimnio lquido ser transferido a outra pessoa jurdica qualificada nos termos da Lei 9.790/99, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social. . Caso a entidade seja de assistncia social deve constar no estatuto que o patrimnio deve ser destinado outra OSCIP com o mesmo objetivo social e registrada no Conselho Nacional de Assistncia Social. Art. 30 Na hiptese de uma pessoa jurdica perder a qualificao instituda pela Lei 9.790/99, o respectivo acervo patrimonial disponvel, adquirido com recursos pblicos durante o perodo em que perdurou aquela qualificao, ser transferido a outra pessoa jurdica qualificada nos termos da mesma

evelyneleandro.wordpress.com

23

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Lei, preferencialmente que tenha o mesmo objetivo social. . Caso a entidade seja uma Fundao, esta obrigatoriedade estatutria no se aplica, uma vez que o Cdigo Civil estabelece que as mesmas no se dissolvem, mas so judicialmente extintas. Captulo V - DA PRESTAO DE CONTAS Art. 31 A prestao de contas da Instituio observar no mnimo: I - os princpios fundamentais de contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade; II - a publicidade, por qualquer meio eficaz, no encerramento do exerccio fiscal, ao relatrio de atividades e das demonstraes financeiras da entidade, incluindo as certides negativas de dbitos junto ao INSS e ao FGTS, colocando-os disposio para o exame de qualquer cidado; III - a realizao de auditoria, inclusive por auditores externos independentes ser for o caso, da aplicao dos eventuais recursos objeto de Termo de Parceria, conforme previsto em regulamento; IV - a prestao de contas de todos os recursos e bens de origem pblica recebidos ser feita, conforme determina o pargrafo nico do Art. 70 da Constituio Federal. Captulo VI - DAS DISPOSIES GERAIS Art. 32 A (O) _________________(entidade) ser dissolvida (o) por deciso da Assemblia Geral Extraordinria, Especialmente convocada para esse fim, quando se tornar impossvel a continuao de suas atividades. Art. 33 O presente Estatuto poder ser reformado, a qualquer tempo, por deciso da maioria absoluta dos scios, em Assemblia Geral especialmente convocada para esse fim, e entrar em vigor na data de seu registro em Cartrio. Art. 34 Os casos omissos sero resolvidos pela Diretoria e referendados pela Assemblia Geral.

evelyneleandro.wordpress.com

24

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

OBS: Este modelo estabelece sugestes e clusulas mnimas para a qualificao como OSCIP. Qualquer substituio ou aditamento ficar a cargo e faculdade da prpria entidade e de acordo com sua finalidade, devendo ser observada a coerncia para com tais sugestes em vista do requerimento. Local, Data Assinatura do Presidente Nome Assinatura dos Membros da Diretoria Nomes Assinatura e nome/OAB do advogado

importante que toda a reunio seja registrada no livro de Atas que ser utilizado pela ONG e assinada, ao final, pelos membros fundadores para dar validade jurdica a ela. necessrio tambm uma lista de presena onde todos os presentes estaro representados, juntamente com o nmero de seus documentos de identificao.

evelyneleandro.wordpress.com

25

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

MODELO DE ATA DE ASSEMBLIA DE CONSTITUIO

s ( ) horas e ( ) minutos do dia ( ) do ms ( ) de (data), (local) conforma assinaturas constantes do livro de atas, foi oficialmente aberta a Assemblia Geral da (nome e sigla), com sede domiclio e foro na cidade de ( ), (sigla da UF), com durao ilimitada. Os presentes elegeram para presidir os trabalhos (nome) e para secretariar (nome) e (nome). Agradecendo a sua indicao, o presidente dos trabalhos apresentou a pauta, passando a ordem do dia. Iniciaram-se os debates sobre a proposta de estatuto que, depois de analisada e modificada, tendo sido aprovada por ( ). O Estatuto aprovado o seguinte: (transcrever o estatuto inteiro ou um extrato contendo apenas os itens listados anteriormente: nome da entidade e sua sigla; sede e foro; finalidades e objetivos; se os scios respondem pelas obrigaes da sociedade; quem responde pela entidade; scios; poderes; tempo de durao; como so modificados os estatutos; como dissolvida a entidade; e em caso de dissoluo, para onde vai o patrimnio). De acordo com o Estatuto Social, todos os presentes a esta Assemblia so considerados scios fundadores e, portanto, membros natos da Assemblia Geral de Scios. Passou-se ao prximo ponto de pauta, eleio do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal. Aps o tempo necessrio para inscrio de chapas e candidatos, foi iniciada a votao como determina o Estatuto. Foram eleitos para o Conselho Diretor, com mandato de (dia) de (ms) de (data) at (dia) de (ms) de (data), os Diretores (nome e funo), e demais. A Secretaria Executiva ficou assim constituda: Secretrio Executivo (nome) ou (nomes). O Conselho Fiscal eleito na mesma ocasio e pelo mesmo perodo de mandato, ficou assim constitudo: (nome e funo), presidente, (nome), (nome), (nome) e os suplentes (nome), (nome), que foram imediatamente empossados em seus respectivos cargos. Nada mais havendo para ser tratado o Presidente deu por encerrada a Assemblia, e eu, (nome) lavrei e assinei a presente ata, seguida das assinaturas do presidente dos trabalhos,

evelyneleandro.wordpress.com

26

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Diretores eleitos e demais presentes. Cidade, data, Assinatura e nome do Secretrio da Mesa, do Presidente dos trabalhos, Conselheiros eleitos, demais presentes.

evelyneleandro.wordpress.com

27

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

5. Registrando

Para o registro da ONG, o grupo precisa estar preparado para arcar com os custos de registro e de servios de terceiros, caso no tenha em seu quadro de voluntrios um advogado e/ou contador. Os custos variam de cartrio para cartrio e de profissional para profissional. Por alto, os membros fundadores podem contar com valores que variam de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 1.000,00 (um mil reais) de custos totais (cpias, autenticaes, taxas e servios de terceiros). Recurso que, muitas vezes, conseguido atravs de doaes. Principalmente, se o grupo j tiver uma histria de atuao anterior. Com o estatuto aprovado, ata e lista de presena assinados, agora buscar um advogado que possa legitimar os documentos aprovados na assembleia e encaminh-los junto a outras cpias de documentos, como os documentos de identificao da primeira diretoria, para o Cartrio de Registro Civil. possvel que o cartrio de cada cidade exija uma documentao diferente ou complementar, mas, os documentos comumente solicitados so: Trs cpias dos estatutos em papel timbrado da ONG; Trs cpias da Ata de Fundao datilografada/digitada, assinadas pelo presidente e demais diretores com firma reconhecida; Livro de atas original; Pagamento de taxas do cartrio (se houver); Cpias da Relao Qualificada da Diretoria (nome, cargo, estado civil, nascimento, endereo, profisso, identidade e CPF);

evelyneleandro.wordpress.com

28

Como montar uma ONG Trs cpias da relao de scios fundadores.

CARTILHA 01

Aps esse passo, a ONG estar registrada. Contudo, sero necessrios outros tipos de registros. Recomenda-se, neste momento, que seja feito por um contador ou escritrio de contabilidade qualificado, que ir providenciar os registros fiscais, trabalhistas e requerer o registro da Secretaria da Receita Federal para obteno do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica). Com o CNPJ em mos, a ONG pode ter acesso a uma conta bancria, realizar contratos e termos de parcerias, contratar funcionrios, receber recursos, emitir recibos, entre outras aes. Anualmente, a ONG precisar emitir informaes para os rgos competentes, mantendo seu cadastro ativo e regular. Por exemplo, mesmo que no haja funcionrios registrados, ser necessrio enviar o RAIS (Relao Anual de Informaes Sociais) e o GFIP (Guia do Fundo de Garantia e Informaes Previdncia). Caso deseje ter funcionrios, o cadastro na Previdncia Social obrigatrio. Por essas razes, recomenda-se o suporte de um contador.

Alm dos registros legais, pode haver a necessidade de registrar a ONG nos rgos competentes relacionados ao objeto do estatuto social: assistncia social, criana e adolescente, educao etc. Alguns desses rgos so: Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) e o Conselho Municipal do Direito da Criana e do Adolescente (CMDCA).

evelyneleandro.wordpress.com

29

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

6. Iniciando os trabalhos da ONG

Tem todos os registros necessrios? CNPJ? Diretoria? Sede? Agora colocar a mo na massa. Sair da burocracia e ir atrs de atender a misso da ONG. Na Cartilha 02, veremos com maiores detalhes como gerir uma ONG. Por enquanto, ficaremos com a parte de estruturao para ajudar a pensar no que deve ser feito. As primeiras preocupaes esto relacionadas a obteno de uma sede para funcionamento das atividades da ONG, bem como possuir a infra-estrutura, que vai desde a aquisio de mveis a equipamentos eletrnicos, conforme a necessidade da ONG. Caso a ONG ainda no tenha definido o local de sua sede, existem vrias maneiras de conquistar um lugar. Pode ser fechada uma parceria com alguma empresa, outra ONG ou rgo pblico para que seja cedido uma ou duas salas para dar incio s atividades. Para isso, a ONG deve apr esentar um plano de projeto (que ser explicado de forma mais detalhada na Cartilha 03) ou carta de patrocnio para o potencial parceiro, explicando quem e quais so os objetivos da ONG, qual a estrutura necessria, o que ser desenvolvido no espao cedido, entre outras informaes relevantes.

evelyneleandro.wordpress.com

30

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Muitas vezes, o espao pode ser fornecido mediante um contrato de aluguel normal (com valor abaixo do mercado ou no) ou comodato 2. Contudo, durante o perodo de uso, a ONG responsvel pela manuteno do espao. J tem a sede. Agora, como obter os mveis e equipamentos? Os mveis e equipamentos tambm podem ser adquiridos mediante parcerias. Com o mesmo plano de projeto, onde constem as necessidades de recursos fsicos da ONG, ela pode procurar parceiros que possam, de alguma forma, contribuir para o seu funcionamento. Por exemplo, se, dentre as atividades da ONG est a realizao de cursos profissionalizantes, necessitando, por isso, de mesas, cadeiras, computadores e estantes, a ONG pode buscar apoio em escolas particulares, empresas e reparties pblicas que estejam trocando seus mveis, solicitando os antigos como doao para equipar a sua sede.

Quando se fala em parcerias, bom lembrar que qualquer um pode ser parceiro da ONG: empresas, ONGs, governos, pessoas fsicas. Porm, importante verificar se os objetivos desses parceiros esto de acordo com os objetivos da ONG. Se a empresa que quer ser parceira tem uma boa imagem perante a comunidade; se o rgo do governo que quer ser parceiro ou apenas um poltico interessado em eleitores. O objetivo social deve sempre estar frente de objetivos particulares. Alm do que, sempre bom ter contratos assinados entre uma organizao e outra para evitar futuros e provveis aborrecimentos.

Comodato uma das formas legais mais utilizadas, e consiste na cesso de uso temporrio e gratuito de

determinado imvel, at que o proprietrio o queira de volta.

evelyneleandro.wordpress.com

31

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Se mesmo assim, no conseguir obter todos, h sempre a possibilidade de conseguir a mobilizao da comunidade (tema da Cartilha 04) para que realizem doaes e a ONG possa obter os recursos restantes. Tambm preciso pensar nos custos fixos que devem ser pagos todo o ms, como energia, gua, material de expediente, condomnio (se for o caso), e como conseguir os recursos financeiros para essa manuteno. Como foi visto no modelo de Estatuto apresentado anteriormente, pode ser estabelecida uma mensalidade/taxa que os associados pagaro todo ms, prevendo o pagamento desses custos fixos, garantindo o funcionamento regular da organizao.

Lembrando que tudo, no incio, mais difcil. Aos poucos, quando a ONG j tiver desenvolvendo seus projetos, com financiamentos e parcerias, as coisas comeam a melhorar. s no desistir.

A princpio e no decorrer dos seus trabalhos, a ONG contar com o trabalho de voluntrios. Voluntrios so aquelas pessoas que doam um pouco do seu tempo e talento para o benefcio de outras. Seja o professor de capoeira, o dentista da comunidade ou a secretria da ONG. Os voluntrios no recebem remunerao financeira em troca do que trabalho que fazem, a no ser a satisfao de estar fazendo algo para o prximo. Nem por isso o voluntrio deve ficar sem qualquer vnculo com a organizao. Deve existir um contrato de trabalho voluntrio (contedo da Cartilha 02) para que fiquem claros os papis de cada um. Havendo a necessidade de contratao de funcionrios, aqueles que recebem salrios por seus servios, preciso orientao de um escritrio de contabilidade, para que tudo ocorra dentro das Leis Trabalhistas. Lembrando que os custos com um funcionrio so maiores do que os custos com o seu salrio.

evelyneleandro.wordpress.com

32

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

A ONG j tem recursos fsicos e humanos para dar incio s suas atividades. Que tal pensar em como conseguir recursos financeiros para dar continuidade aos trabalhos? A sada a captao de recursos atravs dos projetos sociais. Projeto algo que tem incio e fim, que necessita de recursos especficos para o alcance de resultados especficos. No caso de projetos sociais, nascem para dar respostas aos problemas, so responsveis por alterar a realidade da organizao, estruturando-a e promovendo seu desenvolvimento. Eles tambm so utilizados para captao de recursos, pois, assim, os financiadores podem visualizar melhor as intenes da ONG, saber no que os recursos sero aplicados, que tipo de atividades sero realizadas e qual(is) impacto(s) elas surtiro dentro da comunidade-alvo. Antes de iniciar o projeto, alm da existncia de um planejamento estratgico e/ou plano de captao (temas abordados nas prximas cartilhas), a organizao deve ter claramente definida as necessidades e demandas que o projeto ir atender, quais os atores envolvidos (executores e beneficiados), os recursos necessrios, a sua viabilidade (social e econmica) e objetivos que se deseja alcanar. Os projetos sociais, ento, devem ser apresentados a potenciais parceiros, mapeados de acordo a afinidade, objetivo social, interesse e localizao, ou enviados a editais especficos 3, para que a ONG tenha a chance de ser contemplada e receba os recursos destinados ao projeto contemplado.

Editais so publicaes que tornam pblica determinada notcia ou fato, como os editais de licitaes, que obedecem

requisitos legais. No caso, dos editais para financiamento de projetos sociais, estes so publicados pelas instituies financiadoras para abrir um concurso que torne iguais as chances de ONGs que se encaixem no perfil solicitado e desejam participar da concorrncia.

evelyneleandro.wordpress.com

33

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Importante saber que os recursos solicitados por projeto so apenas para uso dentro daquele projeto. Se no oramento h a compra de 100 camisetas, preciso justificar para que serviro 100 camisetas num curso de culinria para apenas 10 mulheres. Ou seja, os dados informados precisam estar consistentes. A prxima Cartilha abordar o passo a passo da gesto de uma ONG, desde a organizao interna, as ferramentas de gesto, planejamento estratgico, gesto financeira at a gesto de recursos humanos. As seguintes abordaro o desenvolvimento de projetos sociais, a captao de recursos, mobilizao comunitria e marketing social. At l!

evelyneleandro.wordpress.com

34

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

7. Anexos

TEXTO:
Empreendedorismo Social http://evelyneleandro.wordpress.com/2008/03/18/empreendedorismo-social/ O Terceiro Setor tem estado em expanso, crescendo tanto em nmero de ONGs quanto em nmero de pessoas envolvidas para a realizao de suas misses e objetivos. O que, apesar da boa inteno, no tem sido suficiente para resolver os complexos problemas sociais a que o setor se dedica, pois so baseadas em abordagens tradicionais de gesto.

Investir no resultado investir em um termo que antigo, porm pouco disseminado, que diz muito sobre a atual conjuntura do Terceiro Setor: Empreendedorismo Social. O termo Empreendedorismo Social remete a inovao, a gerao de valor social, criando novas oportunidades transformando realidades. O Empreendedorismo Social no utilizado, simples mente, para aplicar conhecimentos empresariais e do mercado na gesto das ONGs. Vai muito mais alm, pois exige que haja adaptao desses conceitos para a realidade do Terceiro Setor, no desenvolvimento de novas abordagens e estratgias que criem, especificamente, valor social. Ou seja, a questo no se preciso mobilizar ou no mais recursos, mas sim desenvolver novos modelos para o alcance de resultados sustentveis, destacando o impacto social. e

evelyneleandro.wordpress.com

35

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Dentro dessa perspectiva, surge a figura do Empreendedor Social, a pessoa responsvel por trazer a inovao para dentro da ONG. Tem caractersticas semelhantes de um empresrio, uma pessoa de negcios, contudo, possui uma diferena essencial: tem um objetivo social, no est voltado para a gerao de lucro.

Os empreendedores sociais esto continuamente voltados para a sua misso social, trabalhando de forma que os recursos que a ONG foi capaz de mobilizar se transformem em resultados, promovendo o impacto social esperado.

Uma das vantagens do Empreendedorismo Social o seu fortalecimento atravs da concepo de redes, que promove a criao de polticas sociais e discusses sobre os novos modelos de gesto, atravs de um ambiente dinmico e diverso. Fato que pode ser comprovado com o nmero de redes que se formam tanto no Terceiro Setor, quanto no primeiro e no segundo setores para discutirem temas sociais, a exemplo do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e os Comits de Cidades.

O Empreendedorismo Social tem se mostrado eficiente para a soluo de problemas sociais complexos e que, em rede, busca por inovao e compartilha novas abordagens estratgicas de gesto e maximizao do valor social.

evelyneleandro.wordpress.com

36

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

LINKS IMPORTANTES
Sobre o Terceiro Setor: http://www.rits.org.br/frames/index_frames_geral.cfm?palavra=http://www.rits.o rg.br/idac.rits.org.br/idac_abertura.html Lei de OSCIPs: http://www.fazenda.gov.br/spe/publicacoes/reformasinstitucionais/sintesedalegi slacao/leis/LEI%2009.790.99.pdf Diferenas jurdicas entre Associao e Fundao: http://www2.oabsp.org.br/asp/comissoes/terceiro_setor/eventos/pop06.htm Lei de Cooperativas: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5764.htm

evelyneleandro.wordpress.com

37

Como montar uma ONG

CARTILHA 01

Outras publicaes da srie Gesto do Terceiro Setor

Desenvolvimento Institucional o desenvolvimento sistmico e cclico de uma organizao. Significa enxergar a organizao como um sistema, tendo partes que se complementam e no partes isoladas. (...) Levando em conta essa definio, h alguns fatores importantes que devem ser analisados. A comear pela definio da sua misso, dos seus objetivos norteadores e sua liderana, passando pelo planejamento estratgico, pela gesto financeira e, consequentemente, a captao de recursos, a gesto de pessoas, talvez o segundo pilar mais importante de uma ONG, depois de sua misso e a comunicao de sua imagem e aes, atravs do marketing social.

Muitas so as preocupaes das organizaes do Terceiro Setor. Com o aumento do nmero de ONGs e a reduo de fontes financiadoras, as exigncias de financiamento cresceram bastante. Dentre elas, os critrios solicitados para a elaborao de projetos sociais. (...) pensando nessa dificuldade que esta Cartilha foi desenvolvida. Aqui sero abordados os principais termos e definies necessrios para a esquematizao de projetos sociais que permita a ONG um maior entendimento sobre o seu papel nessa tarefa, alm de propiciar as ferramentas fundamentais para a estruturao de um setor de projetos e captao de recursos.

O marketing social est diretamente relacionado imagem institucional que a ONG quer transmitir para a comunidade. com a ajuda dele que so desenvolvidas aes prprias para que a imagem, a marca e os produtos e servios da organizao sejam divulgados e aceitos no pblico alvo (comunidade, beneficirios, parceiros, associados, mdia etc.). (...) A mobilizao da comunidade, a conquista da autossustentabilidade atravs da divulgao e comercializao de seus produtos e servios, a fidelizao de parceiros e financiadores, a comunicao de resultados de projetos esto ligados ao conceito de marketing social e presentes nesta cartilha.

Para informaes de como adquirir as cartilhas e detalhes sobre o seu contedo, acesse o endereo

http://evelyneleandro.wordpress.com/cartilhas cartilhas.evelyneleandro@gmail.com
ou mande e-mail para

evelyneleandro.wordpress.com

38

Anda mungkin juga menyukai