Anda di halaman 1dari 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA CRIMINAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE-RS

Autos n: XXX

Firmino, j devidamente qualificado nos autos do processo em epgrafe, vem, tempestiva e respeitosamente, por intermdio de seu advogado, presena de Vossa Excelncia, com espectro no Artigo 581, inciso X do Cdigo de Processo Penal Brasileiro, apresentar suas RAZES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO solicitando que as mesmas sejam recebidas e juntadas em seus regulares efeitos legais, e posteriormente remetidas instncia superior.

Nestes termos Pede deferimento.

Goinia - GO, 28 de maro de 2012.

________________________________________ OAB/GO

EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Houve a atipicidade da conduta, tendo em vista que a emisso de cheques prdatados caracteriza a natureza de pagamento vista, no sendo configurado, portanto, fraude na sustao dos referidos cheques, que se deu por motivo justo. Se os cheques so dados apenas como garantia de dvida, no se caracteriza a conduta descrita no artigo 171, 2, VI, do CP. DO PEDIDO Diante disso requer; Trancamento do inqurito policial.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA CRIMINAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE-RS

Autos n ______

Firmino, j qualificado, nos autos da Ao Penal que lhe move a Justia Pblica, processo em epgrafe, por seu advogado infraassinado, vem, respeitosamente perante Vossa Excelncia, interpor RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, com fundamento no artigo 581, X, do Cdigo de Processo Penal. Requer-se que, Vossa Excelncia reforme a respeitvel sentena, ou seja, que efetue o juzo de retratabilidade, para que seja o Recorrente absolvido sumariamente. No entanto, caso Vossa Excelncia entenda que deva manter a respeitvel deciso, requer seja remetido o presente recurso ao Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, com as razes em anexo.

Goinia - GO, 28 de maro de 2012.

________________________________________ OAB/GO

EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EGRGIO TRIBUNAL, COLENDA CMARA,

Em que pese o notrio saber jurdico do meritssimo Juiz de primeiro grau, impe-se a reforma da r. deciso pelas razes que passa a expor. 1) DOS FATOS. O Recorrente foi indiciado por suposta infrao ao art. 171, 2 inciso VI, do Cdigo Penal, pois teria fraudado uma transao comercial por meio de cheques. Foi instaurado em desfavor do Recorrente o inqurito policial pelo fato de ter repassado 06 (seis) cheques uma empresa de materiais de construo, entretanto o indicado sustou todos seus cheques tendo em vista que teve seu talonrio furtado. 2) DO DIREITO. O presente RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, "data venia", deve ser provido em favor do Recorrente, pois o mesmo no merece ser denunciado e deve ser provido o seu pedido de Habeas Corpus. O inqurito dever ser trancado, tendo em vista a atipicidade da conduta, j que a emisso de cheques pr-datados caracteriza a natureza de pagamento vista j que fica comprovado pelo depoimento. Se os cheques so dados apenas como garantia de dvida, no se caracteriza a conduta descrita no artigo 171, 2, VI, do CP. Assim, como restou comprovado que no houve fraude no h como, assim configura o crime de emisso de cheque sem fundos conforme preceitua a smula 246 do STF. STF Smula n 246

Comprovao de Fraude - Configurao de Crime de Emisso de Cheque Sem Fundos Comprovado no ter havido fraude, no se configura o crime de emisso de cheque sem fundos. Dessa forma no h que se configurar fraude na sustao dos referidos cheques, j que esses foram feitos por motivo justo, sendo o motivo fato de que o talo de cheques do Recorrente ter sido furtado. Excelncias, o Recorrente deve ter sua ordem de Habeas Corpus provida, tendo visto que no agiu de m-f ao sustar os cheques e em momento algo quis que fosse a ele imputado o crime previsto no artigo 171, 2, VI, do CP, fez apenas o que de praxe quando se subtrado por outrem um talo de cheques. Da Jurisprudncia Conforme facilmente se obriga, este o entendimento proclamado pela jurisprudncia, patenteado nos exemplos adiante insculpidos: PENAL. CHEQUE SEM FUNDOS. GARANTIA DE DIVIDA. SE O CHEQUE E PRE-DATADO, EMITIDO EM GARANTIA DE DIVIDA, NO SE CONFIGURA ILICITO CRIMINAL, NEM O DO ART-171, PAR-2. DO COD. PENAL, NEM O DO "CAPUT" DO MESMO ARTIGO, A TEOR DA JURISPRUDNCIA SUMULADA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (SMULA 246). PRECEDENTES: RHC 55.911-RJ (1A. TURMA); EXTRADIO 372-BOLIVIA (RTJ, 91/13); RE 73.222 (RTJ, 61/843); RHC 50.071 (RTJ, 64/64); RHC 49.068 (RTJ, 59/398); RHC 48.804 (RTJ, 58/31); HC 54.091 (PLENO, RTJ, 77/143); HC 55.247-RJ (RTJ, 82/716). (RHC 60540 / PE PERNAMBUCO; Relator(a): Min. ALDIR PASSARINHO; Julgamento: 17/12/1982; Orgo Julgador: TRIBUNAL PLENO; DJ 19-11-1982 PP-11785 EMENT VOL-01292-01 PP-00312) 3) DO PEDIDO. Diante do exposto, requer seja conhecido e provido o presente recurso, para o que haja o trancamento do inqurito policial.

Goinia - GO, 28 de maro de 2012.

________________________________________ OAB/GO

Anda mungkin juga menyukai