Anda di halaman 1dari 24

A QUESTO CONTROVERSA DA COSMOLOGIA MODER-NA: UMA TEORIA E SUAS INCONGRUNCIAS parte 2

Marcos Cesar Danhoni Neves Depto de Fsica - UEM Maring - PR Pois dentro e fora, acima, perto, abaixo, Tudo no passa de um mgico Teatro de Sombras, Encenado numa Caixa cuja vela o Sol. volta do qual ns, Figuras Fantasmas, Fazemos breves aparies. Rubaiyat , Omar Khayam Resumo Este artigo procurar aprofundar as crticas ao Big Bang , apresentando dados recentes que conflitam com os resultados esperados por esse modelo de Universo. As crticas varrem um amplo espectro e procuram proporcionar ao leitor uma viso diversa daquela encontrada em livros-textos e artigos de divulgao cientfica; procuram, sobretudo, nadar contra a corrente de uma teoria que acredita falar de uma realidade ltima e quase positivisticamente determinada.

A histria oficial
Este artigo procurar contar uma histria tantas vezes repetida em artigos cientficos e em livros de divulgao cientfica em todo o mundo: a histria dos primeiros passos e dos dados observacionais obtidos que procuraram corroborar um modelo de Universo inflacionrio, criado a partir de uma singularidade inicial, num evento estimado entre 12 e 20 bilhes de anos atrs. Usamos a palavra histria entre aspas, porque, na memria da pesquisa em Cosmologia, muitos dados foram ocultos , negligenciados e esquecidos , para poder construir um modelo de previso e de linearidade quase absolutos, erigindo um novo cartesianismo. Os rumos da Cosmologia Moderna se assemelham muito aos rumos da Fsica dos sculos XVIII e XIX, quando se pensava que a Mecnica Newtoniana explicasse todos os eventos do Universo macroscpico e microscpico. Este estado de coisas levou Laplace a argumentar que

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

205

no havia mais nada a descobrir. Aos fsicos restava somente a coleta de dados e a correo mnima de certos aspectos da teoria newtoniana.

A teoria da grande exploso (Big Bang)


Em 1938, o astrnomo S. W. Adam descobriu raias de excitao nos espectros estelares da molcula de cianognio (material encontrado tambm na cauda de cometas). Em 1941, A. McKellar estabeleceu que esta excitao se dava devido a uma temperatura de cerca de 2,3 K, que ele atribuiu aos constantes choques destas molculas. Na metade dos anos quarenta, G. Gamow, um fsico sovitico recm ingressado nos Estados Unidos (ignorando os estudos de Adam e McKellar), props a um de seus estudantes, R. Alpher, uma tese (at aquela poca bastante original) qual seja, a de que os elementos leves que existem hoje no Universo teriam sido fabricados durante as fases iniciais de um Universo em expanso. Esta idia de nucleossntese (sntese dos primeiros ncleos atmicos) marcaria o nascimento dos primeiros modelos de universos evolucionrios e da atual teoria do Big Bang (este termo foi cunhado por F. Hoyle para sintetizar as teorias contrrias sua idia de um Universo Estacionrio, com contnua criao de matria). No final dos anos quarenta, Alpher e R. Herman passam a considerar a existncia de uma radiao de fundo remanescente do perodo da criao do Universo. Somente em 1964, dois radiastrnomos, A. Penzias e R. Wilson, trabalhando para a Bell Company, em Holmdel, usando uma antena de rdio (construda inicialmente no fim dos anos 50 para o programa de telecomunicaes com o satlite ECHO), descobriram um rudo de fundo bastante incomum. Pensando tratar-se de uma interferncia externa antena, desmontaram-na e afugentaram um casal de pombos que havia se instalado em seu interior. No entanto, o rudo persistia em todas as direes s quais se dirigia a antena. Associaram a intensidade de radiao (na faixa dos 7 cm de comprimento de onda) temperatura, estimada em cerca de 3 K ( cerca de -270 C). Finalmente, Penzias e Wilson associaram o rudo radiao que banhava a antena e vinha de todas as direes do espao, a um certo excesso de radiao difusa de origem extragacltica. Quase na mesma poca da descoberta de Penzias e Wilson, R. Dicke e seus colaboradores, em Princeton (EUA), de forma completamente independente, baseandose em modelos de Universos inflacionrios, concluram que o Universo deveria ter passado por vrios ciclos de criao e destruio de elementos qumicos. Assim, segundo estes cientistas, o Universo deveria ter passado por um estado de equilbrio bastante quente, banhado por uma radiao bastante energtica. Durante a evoluo (inflao), esta radiao deveria ter se resfriado , sobrevivendo resqucios dela at os dias de hoje. J. Peebles avaliou esta radiao em torno a 10 K (cerca de - 263 C).
206 Neves, M.C.D.

Estes dois estudos, de Penzias & Wilson e Dicke, Peebles, entre outros, conduziram a dois artigos publicados no Astrophysical Journal, onde os primeiros apresentaram o excesso de radiao detectado pela antena (em torno de 3,5 1 K), enquanto os segundos descreviam esta radiao como um resqucio fssil derivado de uma fase passada de um universo bastante quente e denso. Devido a este trabalho, Penzias e Wilson, receberam o Prmio Nobel de Fsica em 1978. Hoje poderamos resumir assim o modelo do Big Bang (Grande Exploso). A predio da radiao csmica de fundo e a temperatura equivalente desta radiao so os dois pontos que freqentemente so citados para explicar o sucesso da teoria do Big Bang. Outro ponto de sucesso a predio da abundncia de elementos leves presentes no universo primordial (nucleossntese), especialmente hlio e deutrio. Estes elementos, os primeiros formados aps a separao de matria e radiao, surgiram graas expanso e, conseqentemente, resfriamento do universo. Matria e radiao formavam um todo, agrupados graas existncia de eltrons livres, que ionizava a matria, aquecida a muitos milhares de graus. Porm, com o resfriamento do Universo, a ionizao cessou, numa temperatura calculada em torno a 3.000 K. Neste momento, eltrons e prtons puderam se agrupar formando os primeiros ncleos de hidrognio (o mais leve dos elementos), separando definitivamente a matria da radiao. Com a subseqente expanso, a radiao resfriou-se at o valor atualmente conhecido (cerca de 2,7 K). Neste perodo, de recombinao, a matria comea a reagrupar-se para a formao das galxias, estrelas, nebulosas e das formas conhecidas de agrupamentos de matria conhecidos hoje. Daquele momento at o presente, os ftons tiveram sua temperatura diminuda por um fator 1.000, rompendo o equilbrio outrora existente entre radiao e matria, mas mantendo, aps o resfriamento, as propriedades da poca do Universo primordial. Estas propriedades podem ser melhor resumidas pela caracterstica essencial da radiao: aquela de um corpo negro, ou seja, quando matria e radiao encontravam-se em estado de equilbrio trmico, ambas apresentavam a mesma temperatura, como no interior de uma hipottica caixa, cujas paredes fossem to densas que nada pudesse penetr-las, caracterizando a temperatura da radiao dentro da caixa pela temperatura de suas paredes. Ocorre, portanto, um processo de absoro e emisso contnua da radiao presente, onde o bom absorvedor deve tambm ser um bom emissor. Assim, a radiao emitida parcialmente absorvida para, logo em seguida, ser parcialmente emitida e assim, por diante. Tal idia explicaria a radiao atualmente observada como um resqucio fssil da matria extremamente densa e quente que se espalhava pelo universo primordial.

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

207

A lei de Hubble e o desvio para o vermelho (redshift)


A lei de Hubble deve seu nome ao astrnomo norte-americano Edwin Hubble (1889-1953) que, trabalhando com o telescpio de dois metros e meio do Observatrio Monte Wilson, descobriu que, ao se observar galxias distantes, um comportamento regular estava sempre presente, qual seja, a de um efeito que se podia associar quele de uma velocidade de distanciamento da fonte (a Terra), e de que tal velocidade era proporcional distncia, ou seja, quanto mais distante a fonte observada, tanto mais veloz seu afastamento em relao a ns. Para saber a velocidade e, principalmente, a distncia de estrelas e galxias relativamente vizinhas, os astrofsicos baseiam-se em observaes de estrelas variveis, conhecidas como Cefeidas. Estas estrelas variam sua luminosidade de forma peridica (em intervalos de alguns dias) e foram de grande interesse na Cosmologia, quando se descobriu que seus perodos poderiam ser associados s suas respectivas luminosidades absolutas. Uma vez estabelecida uma curva de luminosidade padro (calibrao) para as Cefeidas, uma simples medida permite avaliar a luminosidade absoluta e, portanto, a distncia da fonte em estudo (lembrando que a luminosidade cai com a quarta potncia da distncia). Porm, por este mtodo podemos medir distncias at 1 Mpc (1 Megaparsec uma unidade parsec equivale a 3,26 anos-luz ou 3,08 . 1013 km), ou melhor dizendo, at os limites do nosso grupo local de galxias (que conta com mais ou menos uns vinte membros). Para distncias superiores, devemos trabalhar com as estrelas conhecidas como novas, que so estrelas surgidas a partir de um evento catastrfico, onde a luminosidade bruscamente aumentada e, depois, voltam s condies originais dentro de um intervalo de alguns dias. Como as novas so mais luminosas que as Cefeidas, elas podem ser vistas a distncias muito maiores (cerca de 40 Mpc). Assim, a distncia de milhares de galxias pode ser medida. Para galxias mais distantes, no possvel distinguir estrelas individuais, falhando assim o mtodo baseado na observao de estrelas novas. Outro mtodo ento utilizado, baseando-se principalmente na observao de aglomerados de galxias, onde feita a hiptese de que neles, a galxia mais luminosa tenha sempre a mesma luminosidade absoluta. Como as distncias no aglomerado de Virgem so bastante conhecidas, pode-se avaliar a distncia dos outros aglomerados a partir da medida da luminosidade aparente da galxia mais brilhante de cada aglomerado. Assim, pode-se chegar a distncias de 7. 10 anos-luz. Aqui temos verdadeiramente uma escala cosmolgica (alm de nosso grupo local). No entanto, bom salientar que estas medidas sofrem muitas incertezas, e as discordncias chegam a atingir um fator 2 entre os pesquisadores, que se justificam, por sua vez, sobre a prpria interpretao das observaes realizadas e no confronto entre os modelos cosmolgicos. Para a determinao da velocidade, os astrnomos atuais baseiam seus clculos atravs dos deslocamentos das raias espectrais observados em estrelas e
9

208

Neves, M.C.D.

galxias a partir de um espectro padro. Este mtodo foi idealizado e sua regularidade descoberta pelo astrnomo Edwin Hubble em 1929. Hubble associou estes deslocamentos espectrais, que se davam, em quase sua totalidade, para a direo do vermelho do espectro (redshifts), a uma velocidade de recesso. Assim, como os espectros apresentavam sempre raias deslocadas para regies de longos comprimentos de onda (e, conseqentemente, baixas freqncias), poder-se-ia imaginar que, num passado distante, estas linhas eram muito menos deslocadas, chegando, inclusive, a no haver deslocamento algum (redshift igual a zero) se, adotando a hiptese de um Universo em expanso, toda a matria e radiao atuais estivessem concentradas em um ponto de densidade infinita (singularidade). Na verdade, o deslocamento das raias espectrais (um fenmeno tico) foi associado ao seu congnere sonoro, ou, como mais conhecido, efeito Doppler. Todos ns j experimentamos a sensao do som agudo de uma ambulncia que se aproxima (curto comprimento de onda = grande freqncia sonora) e o som grave de quando ela se afasta de ns (grande comprimento de onda = pequena freqncia sonora). Assim, associado a este efeito, a freqncia de todo fenmeno oscilatrio aparecer mais alta ou mais baixa medida que a fonte se avizinha ou se distancia do observador [o produto da razo do desvio espectral, , pelo comprimento de onda e da velocidade da luz c, nos d, pois, o valor da velocidade v de afastamento ou de aproximao da fonte em estudo, ou: ( / ) = v/c, ou v = ( / ).c]. A radiao de toda galxia apresenta um espectro cortado por linhas escuras, conhecidas como linhas de absoro, cujas posies intrnsecas ao interno do espectro bastante conhecida. Estas linhas so devidas a determinados ons ou tomos, e seus comprimentos de onda so conhecidos a partir de medidas realizadas em laboratrios. Como exemplo, podemos citar a primeira linha da srie de Balmer do hidrognio, H , cujo comprimento de onda bastante conhecido. Os astrnomos admitem que seja lcito assumir que o comprimento de onda das estrelas na galxia no mudem, porque os tomos de hidrognio so sempre estes gnio so sempre os mesmos. Assim, o comprimento de onda e (devemos lembrar que o comprimento de onda e a freqncia, , desta mesma onda relacionam-se de forma inversamente proporcional, ou seja, = v / , onde v a velocidade da fonte luminosa) da linha H na luz da galxia a mesma que ns medimos em laboratrio. Porm, se ao efetuarmos a medida, obtemos no espectroscpio um comprimento de onda r (comprimento de onda recebido), que resulta ser sempre maior que o comprimento de onda emitido (
e ).
r

Devemos salientar que no podemos medir

, mas associamos seu valor no laboratrio. Portanto,

quele do comprimento de onda da linha do hidrognio H

temos duas medidas: uma feita com base nas linhas espectrais dos elementos em

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

209

laboratrio e outra do espectro da luz proveniente da galxia ou estrela em estudo. De posse destes dois dados, podemos calcular o redshift z da galxia, que vem dado por, z = ( r - e) / e (1) A Lei de Hubble, enunciada sobre fatos empricos (observacionais), pode ser enunciada da seguinte forma: o redshift de uma galxia proporcional sua distncia, ou, v=H0 .D (2) onde v a velocidade de recesso da galxia, D a distncia da fonte desde a Terra e H 0 uma constante de proporcionalidade conhecida como constante de Hubble. Podemos perceber pela equao (2) que a constante de Hubble tem a dimenso do recproco do tempo (t), ou, H0 =1/t (3) V-se, portanto, que a determinao do valor da constante de Hubble de fundamental importncia para a descoberta do ponto zero da criao do Universo, segundo o modelo do Big Bang. Atualmente H 0 tem o valor estimado em cerca de 15 km/s por milho de anos-luz, o que d um tempo de aproximadamente 20 bilhes de anos, que seria a idade do Universo desde a expanso da singularidade inicial. Como a gravidade detm a expanso universal, este valor cai para o intervalo compreendido entre 12 e 15 bilhes de anos. importante salientar que o valor de H 0 ainda extremamente incerto e seria mais correto dizer que seu valor est compreendido entre 40 e 100 Km/s/Mpc. A incerteza sobre o valor exato de tal constante parametrizada em Cosmologia, sendo escrito como H 0 = 100 h km/s/Mpc, onde h um parmetro compreendido entre 0,4 e 1.

Um quadro mais geral para o Big Bang


De posse de todos os dados fornecidos nas sees anteriores, podemos traar um quadro geral para o modelo standard do Universo: H cerca de 15 bilhes de anos, o universo era um todo concentrado em uma singularidade de densidade e temperatura infinitos. As condies reinantes neste instante so to extremas que a singularidade explode (o termo exploso no o melhor, porque quando algo explode, a expanso dos gases e resduos espalham-se atravs de um espao j pr-existente; no caso do Big Bang, durante a expanso, o universo criou seu prprio espao-tempo). A histria do universo a partir deste momento crucial caracterizada por uma sucesso de intervalos, correspondentes a temperaturas decrescentes com o passar do tempo, devido expanso. Na sopa csmica em expanso, a temperatura to elevada que impede a formao de qualquer
210 Neves, M.C.D.

ncleo atmico mais simples. Os componentes da sopa so, basicamente, neutrinos, eltrons, psitrons (antipartcula do eltron) e ftons. Estes se encontram em equilbrio trmico, o que regula suas abundncias relativas. temperatura de 10 K (cem bilhes de graus) j comeam a existir prtons e nutrons estveis que, porm, no contribuem apreciavelmente densidade , uma vez que seu nmero bastante exguo se comparado com outras partculas. Existem somente um prton ou um nutron para cada bilho de ftons, ou eltrons, ou psitrons, ou neutrinos. Um segundo aps a grande exploso, os neutrinos desaclopam-se, temperatura de 10 K (dez bilhes de graus). Deste momento em diante, a temperatura dos neutrinos decrescer na ordem de 1/r com o aumento do raio do universo. As interaes eletromagnticas e as nucleares fortes agem a fim de manter o equilbrio trmico entre prtons, nutrons, psitrons e ftons. H cerca de 6.10 K (seis bilhes de graus), colises entre ftons produzem um par eltron-psiton (devemos lembrar que no Universo atual no existem temperaturas desta ordem; como fator de comparao, lembramos que no interior do Sol a temperatura chega ordem de 1,5.10 K, ou, 15 milhes de graus). A freqncia com que cada par partcula-antipartcula aniquila-se em dois ftons quase igual freqncia na qual cada par de ftons da mesma energia transforma-se em um par partcula-antipartcula. Deve-se dizer que, na hiptese da expanso, o Universo comporta-se como um gs, que se esfria medida que a expanso prossegue. Aps o ciclo inicial, extremamente quente, o Universo vai se resfriando atravs de sucessivos estgios de equilbrio trmico, sem perda de calor, num processo caracterstico de expanso adiabtica, e no isotrmica. A condio de equilbrio trmico requer, portanto, que o nmero de partculas de todo tipo, cuja temperatura limite seja inferior temperatura efetiva, equivalha quase ao nmero de ftons. Se o nmero de partculas inferior quele dos ftons, estes so criados mais rapidamente que quando so destrudos e o seu nmero sobe, e vice-versa. A temperaturas superiores a 6.10 K, o nmero de eltrons e de psitrons deve ser quase igual ao nmero de ftons, e pode-se deduzir, portanto, que em tal momento o Universo fosse composto prevalentemente de ftons, eltrons e psitrons, e no somente de ftons. Seguindo este raciocnio, podemos pensar no Universo, em cada momento, como composto de uma variedade de tipos de radiaes , sendo cada tipo caracterstico para cada espcie de partcula cuja temperatura limite fosse inferior temperatura csmica de uma determinada poca. Num Universo eletricamente neutro, necessrio que o nmero de prtons n p seja igual ao excesso de eltrons em relao aos psitrons, ou seja, n p = ne - ne (4)
9
7 11

10

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

211

Existe um pequeno excesso de eltrons com respeito aos psitrons, que comeam a aniquilar-se produzindo ftons energticos que aumentam a temperatura dos ftons com respeito quela dos neutrinos. Permanece ainda hoje esta diferena, com a temperatura dos ftons cerca de 1,5 vezes quela dos neutrinos. No final dos anos quarenta, G. Gamow e seus colaboradores observaram que as reaes entre prtons e nutrons primordiais, nas altas temperaturas do universo original, podiam produzir ncleos (nucleossntese). Os ncleons foram divididos em cerca de 70% de hidrognio, ou prtons, e 30% de He, este ltimo, um istopo do hlio e constitudo de dois prtons e dois nutrons, bastante estveis. Marques, em O Incio e o Fim (Marques, 1997), escreve: Em temperaturas muito altas, as quantidades relativas de prtons e nutrons podem ser estimadas, determinando-se a temperatura do desacoplamento na qual ambos os tipos de partculas se comportam como se estivessem livres. Admitindo-se que as noes de mecnica estatstica de equilbrio possam ser utilizadas, podemos estimar que havia no universo seis prtons para cada nutron. No entanto, abaixo dessa temperatura, o nutron desacoplado comea a experimentar o chamado decaimento beta, pois partcula instvel. Tal processo tenderia a provocar, inclusive, o desaparecimento dos nutrons, mas isto no ocorre porque, em temperaturas mais baixas eles formam estados ligados. E continua Marques, Deve-se precisar, portanto o intervalo de tempo decorrido entre o desacoplamento dos nutrons e o incio da sntese de ncleos. De posse deste dado e da estimativa mdia dos nutrons, pode-se determinar quantos deles - em relao ao nmero de prtons sobreviveram ao decaimento, tornando-se aptos a participar da formao dos ncleos. Na verdade, este clculo tambm permitir determinar o intervalo que separa a temperatura de desacoplamento e aquela na qual se inicia o processo de sntese dos ncleos. Da fsica nuclear, podemos observar que o ncleo de deutrio (duteron), composto de um prton e um nutron, com uma energia de ligao muito pequena, facilmente dissociado pela ao dos ftons (devido ainda s altas temperaturas reinantes nas condies iniciais da expanso). H cerca de um bilho de graus, os duterons so mais estveis e podem interagir entre si para a formao do He. Neste ponto, a nucleossntese procede mais rapidamente e, quando o hlio formado, apresentando
4 4

212

Neves, M.C.D.

uma ligao bastante forte, no encontrar mais ftons capaz de dissoci-lo. Todos os nutrons disponveis so capturados para a formao do hlio. Depois desta fase, quando a temperatura cai a valores inferiores a um bilho de graus, dever se passar um longo perodo at que se formem os primeiros tomos de hidrognio, capazes de resistir ao efeito de dissociao pelos ftons ainda em excesso. Esta fase inicia-se cerca de 300 mil anos aps a exploso da singularidade, quando a temperatura desce a cerca de 4.000 K. Neste momento, a matria comea a existir em unidades eletricamente neutras e torna-se essencialmente transparente aos ftons. o grande desacoplamento de ftons (radiao) e matria. A presso no Universo sofre uma brusca queda, tendo papel decisivo na formao das galxias. Desta fase at o presente momento, o Universo se expandiu de um fator 1.000 (na razo de 4.000 K para os atuais 3 K da radiao csmica de fundo). A freqncia dos atuais ftons presentes na radiao csmica de fundo diminuiu daquela caracterstica da temperatura poca da formao do hidrognio atmico, numa proporo presente hoje nos diferentes valores dos redshifts (desvios para o vermelho) observados das galxias.

Algumas interrogaes
Esta parte apresentar algumas das principais crticas ao modelo padro de Universo inflacionrio (Big Bang). A maioria delas jamais foi formulada amplamente pelos autores de livros de Cosmologia. Procuraremos fazer uma sntese dessas crticas, puntuando sobre os temas desenvolvidos na primeira parte deste artigo, quando foram apresentados os principais argumentos que sustentam a teoria do Big Bang.

Um Universo demasiadamente istropo e homogneo


Na parte deste artigo, vimos que aps 300 mil anos, houve o desacoplamento entre matria e radiao, formando as estruturas galcticas e nebulosas que hoje povoam o Universo observvel. Tal fato deveria ter imprimido na radiao csmica de fundo certas flutuaes de energia e, portanto, na freqncia (devemos lembrar aqui as frmulas de Planck, E = h . , onde E a energia, a freqncia e h uma constante de proporcionalidade, conhecida como constante de Planck) do espectro registrado hoje. Com o desenvolvimento da teoria do modelo standard do Big Bang, os cosmlogos e astrnomos comearam a estimar o valor desta anisotropia, que deveria caracterizar o espectro da radiao de fundo. Guth e P.J. Steinhardt escrevem em seu artigo The Inflationary Universe (Guth&Steinhardt, 1984) que,

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

213

Para dar conta da reunio de matria em galxias, aglomerados de galxias, superaglomerados de aglomerados e assim por diante, um espectro de disomogeneidade inicial tem que ser considerado como parte das condies iniciais. Adrian Webster em outro artigo, ainda mais antigo (Webster, 1974), escreve: As medidas da uniformidade da radiao de fundo sobre escalas angulares muito pequenas tm o objetivo de revelar eventuais flutuaes na densidade do gs ionizado em recombinao que se condensou nos aglomerados e nos superaglomerados de galxias presentes no universo atual. A maior parte dos clculos prev que a no uniformidade esperada na luminosidade ser muito pequena. No portanto to surpreendente que ainda no tenha sido encontrada. Narlikar apresenta em seu livro Introduction to Cosmology (Narlikar, 1983), na pg. 346, uma tabela sinttica das medidas das anisotropias para pequenos ngulos do cu. A seguir, reapresentamos a mesma tabela:
Freq ncia (cm)-1 0,090 0,278 0,0357 0,357 0,500 1,03 2,857 2,857 7,692 7 2 1,5 30 Escala Angular (em arcos de minutos) 10 20 2 10 5 1,25 T/T Observadores Referncias

1,5 x10 7 x 10
4

K.S. Stankevich R.L. Carpenter, S. Gulkis e T. Sato E.K. Conklin e R.N. Bracewell Yu.N. Parijskij J.C. Pigg R.B. Partridge A.A. Penzias, J. Schraml e R.W. Wilson P.E. Boynton e R.B. Partridge N. Caderni, V. De Cosmo, R. Fabbri, B. Melchiorri, F. Melchiorri e V. Natale

1974, Sov.Astron. 18, 126. 1973, Astrophys.J. 182, L 61. 1967, Nature 216, 777 1978, IAU Symp. No. 79, 315 1978, IAU Symp. No. 79, 317 1980, Astrophys.J. 235, 681 1969, Astrophys.J. 157, L 49 1973, Astrophys.J. 181, 243 1977, Phys.Rev. D16, 2424

1,8 x 10 8,0 x 10 7,0 x 10 8,0 x 10 6 x 10


3

3 5

4 5

1,9 x 10 1,2 x 10

3 4

Tabela: Valores para as flutuaes da radiao de fundo para pequenos ngulos.


214 Neves, M.C.D.

Narlikar, comentando esta tabela, escreve: O fato de que T/T seja menor que ~ 10 em uma escala de uns poucos minutos de arco coloca dificuldades para as teorias de formao de galxia. De acordo com nossa discusso [...], flutuaes de temperatura maiores do que esta seriam observadas hoje nos resqucios da radiao. Por exemplo, a teoria detalhada de Sunyaev sobre a formao de galxia como resultado de densidades de flutuao em z ~ 10 prediz flutuaes de temperatura maiores que os limites dados acima. Os limites presentes implicam que o universo estava muito longe de ser homogneo no passado para ter iniciado a formao das galxias. Wilkinson [1986] prev em seu artigo uma anisotropia para perturbaes adiabticas do Universo primordial da ordem de, T/T /3 3 x 10 Em 1989 foi lanado ao espao o satlite COBE (Cosmic Background Explorer, Explorador da Radiao Csmica de Fundo), para medir o grau de anisotropia presente na radiao de fundo. Na verdade, o COBE completaria as observaes feitas em Terra e aquelas obtidas pelo satlite sovitico RELICT. Em abril de 1992, o COBE revelou comunidade cientfica o valor medido por seus sensveis instrumentos: uma parte em cem mil (1 x 10 ) na uniforme radiao csmica de fundo. Este resultado indicava que tambm as flutuaes de densidade na distribuio de matria deviam ser extremamente pequenas poca da passagem do estado de plasma para o estado em que radiao e matria desacoplaram-se. Os cosmlogos do Big Bang encontravam-se, portanto, diante da necessidade de explicar como flutuaes de densidade extremamente pequenas evoluram at as estruturas visveis hoje (galxias, aglomerados de galxias, superaglomerados, etc.). Para poderem explicar tais flutuaes, precisou-se usar um expediente bastante discutvel em se tratando de cincia: um argumento ad hoc (os argumentos ad hoc sempre estiveram presentes na cincia, mas esta presena no pode sobrepujar os prprios fatos que fizeram erigir o paradigma, como atualmente o caso da Cosmologia). O argumento, tirado da manga de uma camisa muito justa, foi aquele de apelar para a existncia de uma matria no observvel, logo batizada de matria escura. Porm, para tratar desta questo escura , devemos, primeiramente, inferir sobre um parmetro muito importante na Cosmologia: a densidade mdia m da matria. A densidade mdia vem, em geral, expressa pelo parmetro , definido como
5 4

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

215

a razo entre a densidade mdia de matria e a densidade crtica

necessria para

fechar o Universo, ou seja, para interromper, assim, assintticamente a expanso por causa da fora gravitacional originada da matria presente. Universos com 1 so abertos, expandindo-se indefinidamente (condenando o Universo, na viso dos cosmlogos do Big Bang, a uma morte pela extino do calor nas estrelas), enquanto Universos com 1 so fechados e colapsam sobre si mesmos, num fenmeno postulado como Big Crunch (justamente o inverso do Big Bang algo como a grande imploso ou o grande esmagamento). Universos com = 1 so caracterizados por uma expanso que se interrompe no infinito, possuindo uma mtrica plana. Os valores de at agora so objetos de intenso debate nos meios cientficos. Acontece que a densidade de matria luminosa condensada nas galxias estimada em cerca de 10 . Porm, aqui aparece um novo problema envolvendo as galxias espirais. Pela lei de atrao gravitacional newtoniana, as galxias precisariam apresentar valores de velocidades nos braos espiralados diferentes daqueles observados. Para explicar mais este fato, nasce a idia da matria escura, que, invisvel aos telescpios e radiotelescpios terrestres, envolveriam as galxias espirais com uma espcie de halo material (escuro!). Admitindo a existncia deste tipo de matria, o valor de subiria para algo em torno a 0,2 ou 0,3. Existe uma certa preferncia para o modelo de universo com = 1 (afinal, em um universo com 15 bilhes de anos, necessrio explicar porque a expanso ocorre at hoje), porm, associar a matria escura somente quela matria barinica que vemos nas galxias insuficiente. Num perodo precedente poca do desacoplamento (entre a radiao e a matria), com temperaturas ainda mais elevadas, levanta-se como hiptese uma fase de transio de um plasma de prtons e nutrons livres para um sistema composto de ncleos de hidrognio, hlio, ltio e outros elementos leves. Mas, para que haja acordo entre a abundncia prevista da teoria com aquela efetivamente observada, ocorre que a densidade de matria barinica no supere o valor mximo de 0,1 - 0,2. Portanto, se a densidade de matria no universo maior que este valor, como previsto do paradigma do universo inflacionrio, e como sugerido por certos fenmenos incorporados como evidncias dinmicas , seria necessrio que a matria escura fosse do tipo no barinica. E justamente aqui que entra o argumento ad hoc mais estranho em toda a teoria: a existncia de matria no barinica conhecida pela sigla WIMPS (weakly interacting massive particles, partculas massivas fracamente interativas), jamais observada em laboratrio, existente somente em ainda mais estranhas teorias de partculas elementares. O casamento da Cosmologia com a Fsica de partculas elementares, aliado ao paradigma do Big Bang, tem distanciado fatos observacionais cada vez mais de sua realidade tangvel. Hoje, partculas exticas povoam o imaginrio de cosmlogos. Do
2

216

Neves, M.C.D.

Big Bang, necessitou-se pular para a idia de um universo inflacionrio, numa teoria elaborada por A. Guth (1984). Como no cenrio predito pelo Big Bang, a extrema uniformidade da CBR rendia o modelo absurdo, j que as flutuaes de temperatura previstas, que passaram de valores de 10 para 10 eram extremamente pequenas. Assim, para dar conta desta dificuldade, Guth pensou num Universo com uma expanso excessivamente rpida, num fenmeno que ele denominou inflao. Segundo este modelo, os trs primeiros minutos de Weinberg tm que ser recuados at um instante equivalente a 10
30

segundos. Segundo Guth:

Para esta primeira frao de um segundo, o Universo teve um breve perodo extraordinariamente rpido de inflao, ou expanso, durante o qual seu dimetro cresceu de um fator talvez de 10 vezes mais daquilo que imaginvamos. No curso deste extraordinrio crescimento toda a matria e energia no Universo poderiam ter sido criados virtualmente do nada. O processo inflacionrio tem tambm importantes implicaes para o Universo presente. Se o novo modelo estiver correto, o Universo observado somente uma parte muito pequena de todo o Universo. O modelo inflacionrio tem muitas coisas em comum com o modelo padro do big bang. Em ambos modelos o Universo comeou entre 10 e 15 bilhes de anos como uma bola de fogo de extrema densidade e temperatura, e ento comeou a expandir-se e a esfriar-se desde ento. Este quadro teve muito sucesso em explicar muitos aspectos do Universo observado, incluindo os desvios para o vermelho da luz das galxias distantes, a radiao csmica de fundo e a abundncia primordial dos elementos mais leves. Todas estas predies do conta do que aconteceu aps o primeiro segundo, quando os dois modelos coincidem.At cinco anos atrs existiram poucas argumentaes srias para descrever o Universo durante seu primeiro segundo. Imagina-se que a temperatura neste perodo superava os 10 bilhes de graus Kelvin, e muito pouco era conhecido sobre as propriedades da matria sob tais condies. Baseados sobre os recentes desenvolvimentos na fsica das partculas elementares, os cosmologistas esto agora tentando compreender a histria do universo antes de 10 segundos depois de seu incio. (Mesmo no perodo ainda mais remoto, a densidade de energia teria sido to grande que a teoria da relatividade geral de Einstein teria de ser substituda por uma teoria quntica da
45 50

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

217

gravidade, que est longe de existir). Quando o modelo padro do big bang extendido para os tempos mais remotos, vrios problemas aparecem. Primeiro, torna-se claro que o modelo exige um nmero de clamorosas e inexplicveis suposies sobre as condies iniciais do universo. Alm do mais, a maioria das novas teorias de partculas elementares implica que o modelo padro levaria a uma superproduo de partculas exticas chamadas monoplos magnticos (que corresponderiam a um plo sul e um plo norte isolados). O modelo inflacionrio foi inventado para suplantar estes problemas. As equaes que descrevem este perodo de inflao tm uma caracterstica muito atraente: de que quase todas as condies iniciais evoluem precisamente para o estado que era assumido como condio inicial do modelo padro. Alm do mais, a densidade predita de monoplos magnticos torna-se pequena o suficiente para estar consistente com as observaes. No contexto dos mais recentes desenvolvimentos na teoria de partculas elementares, o modelo inflacionrio parece ser uma soluo natural dos problemas do big bang. Pelo longo trecho inicial citado acima, v-se que as dificuldades encontradas na expanso linear (e lenta!) do Big Bang padro so eliminadas por uma inflao extremamente veloz, capaz de descrever quadros de densidade de partculas exticas (monoplos magnticos, gravitinos, axons, neutrinos pesados, WIMPs, etc.) to baixos que jamais sero detectados por experimentos ou observatrios terrestres! Neste quadro inflacionrio, um universo de = 1 assumido como condio inicial, mesmo que a densidade observada esteja muito distante deste nmero, como vimos em precedncia, tornando o Universo tridimensionalmente plano (onde vale a geometria euclidiana) e resolvendo o problema do Big Crunch ( grande imploso ) e da expanso eterna (curvatura negativa hiperblica com o Universo se fechando sobre si prprio). No entanto, para descrever a extrema uniformidade da CBR, o modelo procura resolver aquilo que conhecido como o problema do horizonte. Poderamos resumir este problema como se segue: Considere um gs em uma caixa. Se voc adicionar energia a um dos lados da caixa, a temperatura sobe. Mas isto leva um certo tempo, que aquele necessrio para as partculas do gs transmitirem a informao sobre a adio de energia, movendo-se ao redor a uma grande velocidade mdia. Um tempo finito decorre antes destas colises terem levado a informao, atravs da caixa, sobre a energia que foi adicionada a ela. Agora, imagine que esta caixa expanda-se muito mais rpido que e as

218

Neves, M.C.D.

partculas que esto dentro dela. Ento, somente uma pequena regio da caixa encontrar a energia adicionada, e esta parte ter uma temperatura diferente do restante da caixa. A informao mais rpida aquela comunicada pela velocidade da luz. No Universo extremamente primordial, as regies se expandiram to velozmente que foram rapidamente e largamente separadas. Agora, em um dado tempo, um sinal de luz pode viajar at uma certa distncia mxima, chamada de distncia do horizonte. Por exemplo, depois de um segundo, a luz deveria ter viajado somente um segundo de tempo, para uma distncia de horizonte de 300.000 Km. J as regies do universo foram separadas quase 100 vezes mais esta distncia. Como poderiam estas regies terem evoludo mesma temperatura, quando elas no se comunicavam entre si? Este o problema do horizonte (v. Zelik, 1993). O modelo do Universo inflacionrio resolve este problema pela inflao. O universo evolui de uma regio muito menor (por 10 ou mais) que aquela do Big Bang padro. Antes da era inflacionria comear, o universo muito menor que sua distncia de horizonte. Tudo atinge a mesma temperatura. Ento, a inflao torna tudo maior, preservando a temperatura uniforme. Desta forma, a CBR muito uniforme no passado e hoje. Para levar a cabo tal modelo, so necessrias teorias de partculas elementares conhecidas como GUT (Grand Unified Theory) e SUSY (Super Symmetries). Especialmente a primeira (que na verdade so inmeras teorias que se abrigam sobre este nome, mas que querem a unificao fsica de todas as foras, gravitacional, eletromagntica e nuclear um velho sonho de Einstein), exige uma quebra de simetria durante a transio do universo em uma temperatura crtica de aproximadamente 10 graus. Toda a fsica atual baseia-se sobre princpios de conservao e aqui um dos mais importantes o princpio de conservao barinica (essencialmente prtons e nutrons), onde o nmero de brions menos o nmero de antibrions no devem mudar ( importante aqui a questo do pequeno excesso de matria sobre antimatria que equilibrou o cosmos naquilo que ele hoje representado por suas galxias). No entanto, a GUT requer uma quebra de simetria, ou seja, o prton, por exemplo, deve decair, com uma vida mdia estimada em 10
33
31 50

27

anos (hoje esta

estimativa j foi mudada para 10 anos, j que, aps um experimento para se detectar tal decaimento, depois da exploso de uma supernova, no foi detectado nada!). Na parte final de seu artigo, Guth e Steinhardt salientam: De um ponto de vista histrico, provavelmente o aspecto mais revolucionrio a noo de que toda a matria e energia no universo observvel poderia ter emergido de quase nada .

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

219

Tal afirmao deveria ser seguida da caracterstica frase: quiser !!!

acredite se

Uma outra coisa que deve ser dita sobre teorias estranhas, como a GUT e a SUSY (nome estranho para uma teoria...) a de que os atuais aceleradores (e mais potentes) de partculas atingem energias de aproximadamente 10
3

Gev, enquanto que


15 17

os nveis de energia verificveis para as citadas teorias esto na ordem de 10 a 10 Gev. Seria quase correto dizer que so teorias que jamais sero verificveis em laboratrios terrestres ou mesmo em eventos astrofisicamente catastrficos (supernovas). Quando Gamow lanou suas primeiras idias de um Universo em expanso, ele usava leis da fsica conhecidas (para um tempo de cerca de 200 segundos). Hoje, tem-se um quadro formado para um universo de cerca de 10 segundos! Alm de todos estes problemas, a GUT e a SUSY, com a adio de partculas exticas (fotinos, gravitinos, axons) e com neutrinos pesados (nunca observados!), tendem a diminuir a idade do universo (que calculado segundo a frmula: t=(2.H o )/3), o que d um universo com cerca de 9 x 10
9 9 9 45

anos, ou seja,

bastante inferior ao da idade das galxias de dos aglomerados globulares, estimados entre 10 x 10 e 18 x 10 anos (um universo, portanto, mais jovem que suas estrelas! sobre este tema, trataremos na prxima seo). Alm disto, estas teorias introduzem muitas irregularidades na distribuio das galxias e colocam problemas para a sntese do Hlio primordial (em relao a isto, existem teorias que do conta da existncia da quantidade atual de Hlio, imaginando processos que seriam produzidos por campos magnticos galticos, raios csmicos e pela prpria luz estelar). Um outro problema aquele da extrema uniformidade da CBR, onde praticamente inexistem traos do processo de formao de galxias, aglomerados e superaglomerados, fazendo com que o Big Bang passe a adotar um processo isotrmico (onde haveria uma flutuao de temperatura muitssimo pequena) de formao de tais estruturas, ao invs de um genuno e esperado processo adiabtico (onde no cedido calor ao gs), que deixaria uma flutuao de temperatura muito ampla no espectro da CBR. interessante notar como a questo do universo inflacionrio est arraigada quase como verdade cientfica nos meios atuais de divulgao da cincia. Para citar um exemplo brasileiro, lemos no caderno de cincia da Folha de S. Paulo , num artigo intitulado O Enigma da Singularidade Inicial , de Marcelo Gleiser, a seguinte prola: Uma das questes mais fascinantes da cosmologia tambm a mais difcil de ser abordada: a questo da singularidade inicial, da
220 Neves, M.C.D.

origem de tudo. A origem do universo, do tempo, do espao e da matria. (...) primeira vista, a singularidade inicial parece ser algo que no pode ser compreendido racionalmente por meio de um discurso puramente cientfico. Mas vamos com calma (sic). Durante o sculo 20, todo um novo universo fsico nos foi revelado pelo estudo dos tomos e das partculas elementares. (...) Se ignorssemos o que nos ensinou a mecnica quntica, chegaramos eventualmente na singularidade inicial, na qual todas as distncias entre todos os pontos chegariam a zero; o Universo deixaria de existir, com a singularidade engolindo o prprio espao e o tempo. (...) Portanto, a existncia da singularidade inicial no deve ser interpretada como uma barreira absoluta do conhecimento, mas como um ponto em que a descrio do Universo como um todo deve ser feita atravs de um casamento entre a mecnica quntica e a relatividade geral. (...) O enigma da singularidade inicial persiste, talvez menos misterioso do que no passado, mas igualmente inescrutvel no presente. Pelo artigo v-se uma ansiedade muito grande na explicao fsica da singularidade, baseado em teorias (quntica e relatividade geral) fsicas. o novo mecanicismo, inaugurado por Descartes, pelos newtonianistas e pelo positivismo. De modelo e teorias vrias, o Big Bang e sua surpreendente singularidade passam a ser encaradas como indexadoras de uma realidade ltima, somente parcialmente inescrutvel (at o presente!). No livro de popularizao cientfica de J. Gribbin, intitulado No Incio: Antes e Depois do Big Bang (Gribbin,1995), o autor filosofa (pp. XIII-XIV) em seu Prlogo: O conjunto dessas descobertas [relativas ao Big Bang] nos conduz idia de que nosso Universo pode ser apenas um entre incontveis universos, e, em certo sentido, todos eles esto competindo entre si pelo direito de existir. Ento, seria possvel que as regras dessa competio fossem semelhantes s regras da competio entre as espcies aqui na Terra, no sentido de Darwin? Ser que o nosso Universo est vivo, e ser que evoluiu mediante seleo natural? . O trecho escolhido to claro sobre a certeza na criao, que o autor procura comparar a criao da vida na Terra com aquela enfrentada por universos

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

221

rivais. Cria-se pois uma Teoria do Tudo , onde tudo possvel e, obviamente, sabemos que onde tudo pode, nada tambm pode. Para terminar esta seo com mais outro trecho de um autor bastante popular de cincia, citamos H. Reeves, em seu Um Pouco Mais de Azul (Reeves, 1986) que, ao menos, encara as dificuldades do modelo padro, apesar de aceit-lo quase como certeza: Ningum at agora soube estabelecer uma teoria coerente que incorpore simultaneamente a teoria geral da relatividade de Einstein e a mecnica quntica. No sabemos sequer se tal teoria possvel. Para disfarar a sua ignorncia, o astrofsico afirma, ento, que no instante 10 241).
43

segundos o universo nasceu ... . (p.

Retornando questo da singularidade, que afinal o objetivo da moderna cosmologia e da fsica de partculas elementares, dominadas pela estranha e extica teoria de um universo criado a partir de um ponto sem dimenso, com temperatura, presso e densidade infinitos, interessante finalizar esta seo com a interrogao de P. Marmet colocada no artigo anterior: ... o modelo do Big Bang lida com um tomo primordial contendo toda a massa do Universo concentrada em um volume prximo de zero. Este tomo primordial representa o exemplo mais extremo de um buraco negro que podemos imaginar. Uma vez que sabemos que nada emitido de buracos negros, como pde o tomo primordial expandir-se? (Marmet, 1991).

O Universo em Crise e o Conflito Cosmolgico


O ttulo desta seo reproduz os curtos artigos de C. J. Hogan, publicado em 29 de setembro de 1994, e de G.H. Jacoby, publicado em 27 de outubro de 1994, na revista Nature comentando, respectivamente, os artigos: The Hubble Constant and Virgo Cluster Distance from Observations of Cepheid Variables (de M.J. Pierce et al, 1994) e Distance to the Virgo Cluster Galaxy M100 from Hubble Space Telescope Observations of Cepheids (W.L. Freedman et al, 1994), sobre as novas estimativas para a constante de Hubble a partir de dois pontos de observao distintos (Telescpio de Mauna Kea, no Hava, e o Telescpio Espacial Hubble). O primeiro autor destaca, no artigo de Pierce et al., o seguinte:

222

Neves, M.C.D.

O alto valor de H 0 [ constante de Hubble encontrada


1 1

87 7 km s Mpc ] tem um impacto significativo sobre a teoria cosmolgica, muito mal recebida pelos tericos conservadores. De incio, um alto H 0 cria dificuldades com as teorias de formao de estrutura, decrescendo a escala caracterstica associada com a poca na qual o Universo tornou-se dominado pela matria; assim, a escala de coerncia predita da estrutura csmica reduzida abaixo daquilo que observado. O maior problema, no entanto, com a idade do Universo, predita pelo Universo favorito, dominado pela matria e geometricamente plano, com 2/(3 H 0 ) ou 7 x 10
1 9

anos para H 0 =87 7km s

Mpc , e somente a metade da mais curta estimativa das mais velhas estrelas. Mesmo um modelo de universo aberto no pode remover completamente esta discrepncia, forando ou a uma reviso das idades estimadas ou a introduo de uma constante cosmolgica nas equaes de movimento da relatividade geral o equivalente da autogravitao do espao vazio. Com conseqncias to importantes, o debate parece continuar. O segundo autor aponta: [Pierce e Freedman] indicam que o Universo mais jovem que suas estrelas mais velhas, uma aparente impossibilidade que forar um reexame de nosso modelo de Universo e de como as idades estelares so medidas. /../) Vivemos um tempo de crise, que nos forar a aceitar alguma coisa nova sobre as idades das estrelas ou a natureza do Universo. Realmente, os dois artigos citados, de Pierce et al. e Freedman et al., so divisores de gua no completo descrdito do modelo padro do Big Bang e de sua emenda, o modelo inflacionrio. Ambos artigos, recorrendo a objetos distintos (um galxia NGC 4571, no aglomerado de Virgem, e outro da galxia espiral M100, tambm no mesmo aglomerado), obtm valores para H 0 bastante prximos um do outro: 87 7 km s Mpc , no trabalho de Pierce, e 80 17 km s Mpc ). O primeiro, no modelo de universo em expanso de Einstein-de Sitter (onde a idade do Universo de 2/3 de H 0 ), fornece uma idade para o Universo em torno a 7 x 10
9

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

223

anos, enquanto o segundo, a expande para meros 8 x 10 anos! Podemos notar claramente o quo distantes esto estas estimativas daquelas exigidas para um Universo inflacionrio. No entanto, os tericos do Big Bang parecem virar as costas para esta evidncia. Podemos notar tal atitude (de toda, muito anticientfica) nas palavras de um conhecido cosmologista italiano, Melchiorri (1995): Este alarme [ desencadeado aps os trabalhos de Pierce e Freedman] bastante infundado, assim como no h sentido a refutao de alguns contra o Big Bang. A validade desta teoria se apia sobre provas que no tm nada a ver com o valor da constante de Hubble, mas sim com a medida da radiao csmica de fundo a 3 graus kelvin, confirmada com extraoridinria preciso nas ltimas medidas do satlite COBE, e a abundncia dos elementos qumicos primordiais. Aquilo que se pode discutir eventualmente a simplicidade do modelo (sic), que poderia revelarse talvez mais complexo do que se previa, como as mesmas medidas do COBE parecem indicar. A mesma linha de defesa seguida por tericos que vem em cada fato observacional conflitante (e quase todos o so), um desafio para uma correo profunda na teoria e para a elaborao de novos argumentos ad hoc s, com a inveno de mais partculas exticas, supercordas csmicas, cenrios fsicos absolutamente no testveis, etc. Vejamos o que dizem os autores dos artigos que provocaram estas reaes. Pierce et al. concluem o artigo com: As correspondentes idades de expanso para o Universo so 11,2 0,9 Giga-anos e 7,3 0,6 Giga-anos para = 0 e 1, respectivamente. Estes valores, sabe-se bem, esto em conflito com as idades dos aglomerados globulares galticos pobres em metal (por exemplo, 16,5 2 Giga-anos) e uma cosmologia inflacionria com constante cosmolgica zero. A origem deste aparente paradoxo no parece atribuvel a dados observacionais. Freedman et al. so tambm taxativos: Este conflito de idade sugere que ou o modelo cosmolgico padro precisa ser revisto, ou as teorias presentes (ou observaes) sobre evoluo estelar e galtica precisam ser reexaminadas.

224

Neves, M.C.D.

Mais recentemente, num artigo intitulado Uma Velha Galxia em um Jovem Universo (R.C. Kennicutt Jr, 1996), encontrado um conflito cosmolgico com repseito galxia 53W091 (encontrada por J. Dunlop et al., 1996). Estes ltimos escrevem: Obviamente, o modelo Einstein-de Sitter est em dificuldade, e mesmo em um Universo de baixa densidade uma idade 3 Gigaanos em z = 1,55 requer um desvio para o vermelho de formao z f 4 ... . Pelos trabalhos citados (todos editado pela renomada Nature ), v-se que h um acumular de provas bastante conflitantes contra o quadro descrito por qualquer teoria inflacionria do Universo. No entanto, prevalecem entre os tericos uma nada saudvel atitude de avestruz, insistindo com um modelo problemtico desde o seu incio (sem jogo de palavras...). O volume 340 da revista Nature nos brindou, em sua seo News and Views , com um curto artigo de seu ex-editorialista John Maddox (p. 425), intitulado Abaixo o Big Bang ( Down with the Big Bang ). Nele, Maddox comenta o artigo de Lynden-Bell et al. (1989), no qual os clculos mostram que a menos que a densidade mdia do universo seja to grande que a presente fase expansionista seja detida, o Big Bang no poderia ter sido um simples ponto no espao-tempo... . Maddox finaliza seu bombstico ponto de vista com um corajoso pargrafo final: impensvel que o lanamento do Telescpio Espacial Hubble possa ser ainda mais atrasado, e bastante improvvel que a dcada sucessiva permitir a persistncia das presentes vises de como o Universo construdo. O Big Bang mesmo o pice de uma cadeia de inferncias que no deu at o momento nenhuma explicao para os quasars e fontes de conhecidas massas escondidas no Universo. Ser uma surpresa se algo sobreviver ao telescpio Hubble. . bastante proftica a ltima afirmao de Maddox, j que o artigo de Freedman sobre a M100 no aglomerado da Virgem baseou-se nos resultados obtidos pelo Telescpio Espacial Hubble e, em 1994, quatro anos aps o incio da prxima dcada (para a poca: a dcada de 90)!!! Para terminar esta seo, reproduzimos aqui um trecho do interessante artigo de J-M. Levy-Leblond, intitulado Qui a Peur du Big Bang?: Les Limites de L Infini , que adiciona algo novo ao debate cosmolgico:
Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000. 225

Quando se resfria um corpo, no podemos descer abaixo de 273,15 graus /.../. Se pode perceber que no podemos descer abaixo desta temperatura, simplesmente porque no se pode atingi-la. Apesar do valor numrico da temperatura ser finito, ele de fato uma grandeza conceitualmente infinita. Cinqenta anos mais tarde, o mesmo problema apareceu com a velocidade da luz. Ela no pode ser atingida por um objeto massivo, por uma avio, um eltron, etc. Porque utilizamos instrumentos de medida e unidades contingentes, ns encontramos um valor finito. Mas, na realidade, um infinito. O mesmo vale para a idade do Universo: pode-se afirmar que o Universo h vinte bilhes de anos uma medida convencional e dizer que sua idade infinita uma significao profunda, conceitual da teoria. /.../ Esta conjuno de um nmero infinito, ns temos a experincia com um horizonte e os fsicos a reencontram com os limites da temperatura e da velocidade da luz. /.../ Precisase sair da falsa idia de que o Big Bang seria um instante. O Big Bang uma fase, a fase mais explosiva da vida do Universo, que comeou em um tempo infinito e, deste ponto de vista, de que o Universo sempre existiu.

Consideraes Finais
Este artigo procurou mostrar as incongruncias da atual teoria do Big Bang e de seus ns epistemolgicos. Infelizmente, esta teoria, com muito de fico cientfica, est atolada num mar de argumentaes ad hoc s. Pode provar tudo, at o que era outrora discordante. Recordemos aqui o que diz Lakatos (1979, pp. 121-122): A histria a respeito de um caso imaginrio de mau comportamento planetrio. Valendo-se da mecnica de Newton, da sua lei de gravitao, (N), e das condies iniciais aceitas, I, um fsico da era pr-einsteiniana calcula o caminho de um planetazinho recm-descoberto, p. Mas o planeta desvia-se da trajetria calculada. O nosso fsico newtoniano considera, acaso, que o desvio era proibido pela teoria de Newton e, portanto, uma vez estabelecido, refuta a teoria N? No. Sugere que deve existir um planeta p , at ento desconhecido, que perturba a trajetria de p. Calcula a massa, a rbita, etc., desse planeta hipottico e, em seguida, pede a um astrnomo experimental que teste a sua hiptese. O planeta p to pequeno que nem o maior dos
226 Neves, M.C.D.

telescpios disponveis pode observ-lo: o astrnomo experimental solicita uma verba de pesquisa a fim de construir um telescpio ainda maior. Em trs anos o novo telescpio fica pronto. Se o planeta p fosse descoberto seria saudado como uma nova vitria da cincia newtoniana. Mas no o . Porventura o nosso cientista abandona a teoria de Newton e sua idia do planeta perturbador? No. Sugere que uma nuvem de poeira csmica esconde o planeta de ns. Calcula a localizao e as propriedades dessa nuvem e solicita uma verba de pesquisa para enviar uma nave ao espao a fim de pr prova os seus clculos. Se os instrumentos do satlite (possivelmente instrumentos novos, baseados numa teoria pouco testada ainda) registrassem a existncia da nuvem hipottica, o resultado seria saudado como uma vitria extraordinria da cincia newtoniana. Mas a nuvem no encontrada. Por acaso o nosso cientista abandona a teoria de Newton, juntamente com a idia do planeta perturbador e a idia da nuvem que o esconde? No. Sugere a existncia de um campo magntico naquela regio do universo que perturbou os instrumentos do satlite. Um novo satlite enviado ao espao. Se o campo magntico fosse encontrado, os newtonianos comemorariam o encontro como uma vitria sensacional. Mas ningum o encontra. Isto considerado como uma refutao da cincia newtoniana? No. Ou se prope uma engenhosa hiptese auxiliar ou ... toda a histria sepultada nos poeirentos volumes das publicaes especializadas, e nunca mais se toca no assunto . Substituindo os newtonianos da histria de Lakatos pelos BigBanguistas , o curso da cosmologia moderna segue o mesmo triste enredo. Comparando a teoria com uma sinfonia, podemos dizer que a Big Band do Big Bang est desafinando, ou porque a partitura foi mal escrita, ou porque os instrumentos da orquestra, apesar de estarem afinados em seu l fundamental, erraram a freqncia bsica, e, assim, o som deixou de ser agradvel para se transformar num doloroso e monocrdico rudo que j comea a incomodar...

Bibliografia
DUNLOP, J. et al., A 3.5-Gyr-Old Galaxy at Redshift 1.55 , Nature, vol. 381, 1996, 581-584).

Cad.Cat.Ens.Fs.,v.17, n.2 p.205-228, ago.2000.

227

FREEDMAN, W.L., Distance to the Virgo Cluster Galaxy M100 from Hubble Space Telescope Observations of Cepheids , Nature, v.371, 1994, 757-762. GLEISER, M., O Enigma da Singularidade Inicial, Folha de S. Paulo, 1997. GRIBBIN, J. No Incio: Antes e Depois do Big Bang, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1995. GUTH, A. and STEINHARDT, P.J., The Inflationary Universe Scientific American, v. 250, n. 5, may 1984, 90-102. HOGAN, C.J. Nature, v. 371, 1994, p. 374-375. JACOBY. G.H., Nature, v. 371, 1994, p. 741-742. KENNICUTT Jr., R.C., An Old Galaxy in a Young Universe , R.C. Kennicutt Jr, in: Nature, vol. 381, 1996, 555-556. LAKATOS, I., O Falseamento e a Metodologia dos Programas de Pesquisa Cientfica, in: LAKATOS, I. & MUSGRAVE (orgs.), A Crtica e o Desenvolvimento do Conhecimento , Cultrix, So Paulo, 1979. LVY-LEBLOND, J-M., Qui a Peur du Big Bang?: Les Limites de L Infini, Nice, 1994. LYNDEN-BELL et al., Mon. Not. R. Astr. Soc.,239, 201, 1989. MADDOX, J., Down with the Big Bang , Nature, 1989, 425. MARMET, P., A New Mechanism to Explain Observations Incompatible with the Big Bang , Apeiron Journal, Canada,, ns. 9-10, 1991, 45-53. MARQUES, O Incio e o Fim , Cincia Hoje, v.6, n.33, jul.97, 32-40. MELCHIORRI, Sapere, Febbraio 1995, p. 88. NARLIKAR, Introduction to Cosmology, Jones and Bartlett, Inc., Boston, 1983. PIERCE, M.J. et al., The Hubble Constant and Virgo Cluster Distance from Observations of Cepheid Variables , Nature, v. 371, 1994, 385-389. REEVES, H., Um Pouco Mais de Azul, Ed. Martins Fontes, So Paulo, 1986. WEBSTER, A., La Radiazione Cosmica di Fondo , Le Scienze, n. 76, dic. 1974, 191199. WILKINSON, D.T., Anisotropy of the Cosmic Blackbody Radiation , Science, v.232, 20 june 1986, 1517-1522. ZELIK, M., Conceptual Astronomy, Von Hoffman Press, USA, 1993, 407-408.

228

Neves, M.C.D.

Anda mungkin juga menyukai