Anda di halaman 1dari 50

PODER JUDICIRIO DO ESTADO DE PERNMBUCO

PROCESSO JUDICIAL ELETRNICO PJe

Manual do Advogado e do Procurador da Fazenda Pblica


Orientaes de Uso

Verso 1.14

Controle de Verses do Manual


Data 31/03/2011 20/04/2011 15/06/2011 18/07/2011 Verso do Manual 1.0 1.1 1.2 1.3 Criao do manual Atualizao do item 3 do manual Atualizao da sigla do sistema de PJE para PJe. Implementao do boto responder na aba Intimaes, visualizao das movimentaes do processo na aba moviment. e alterao da descrio do agrupadores da aba intimaes recebidas onde havia a expresso dentro do prazo passou para com prazo em curso (alteraes decorrentes da verso 1.0.12 do PJe). 01/09/2011 1.4 Alteraes decorrentes da verso 1.0.14 do PJe: - O sistema inclui automaticamente o advogado que est cadastrando o processo no plo ativo. - Supresso do boto Gravar na tela de incluir a Petio Inicial no cadastro do processo. - Incluso do agrupador Expedientes respondidos nos ltimos 10 dias no Painel de Intimaes Recebidas. - Incluso do cabealho com informaes do processo na tela de cadastro de petio incidental. - Incluso do cabealho com informaes das partes na tela de consulta do processo. 13/09/2011 03/11/2011 1.5 1.6 Alteraes no cadastro de processo e no cadastro de processo incidente devido liberao da fase de execuo no PJe. Orientao para inserir texto produzido em editor externo ao PJE e para associar advogado ao demandante no cadastro de processo incidente 19/12/2011 23/12/2011 20/01/2012 1.7 1.8 1.9 Atualizao dos itens 2 e 3, devido incluso de nova comarca aps a implantao do Juizado do Idoso. Atualizao do item 2, devido incluso de nova comarca aps a implantao do Juizados da Fazenda. - Atualizao do ttulo do Manual (acrscimo do termo Procurador da Fazenda Pblica). - Incluso do item 10 Manuteno de Cadastro de Procuradores da Fazenda Pblica. - Atualizao do ndice e tpicos 2.8.2, 3, 5, 8 e 9 com observaes sobre restrio de funcionalidades em relao ao tipo de usurio (Advogado, Procurador, Procurador Gestor). 24/01/2012 1.10 - Retificao do item 2.8.2. - Incluso dos itens 5.1.1.2 e 10.5.5. Descrio

Controle de Verses do Manual


Data 08/02/2012 Verso do Manual 1.11 Alteraes decorrentes da verso 1.0.18 do PJe: - Atualizao do Item 2.8.2 e eliminao do Item 2.8.2.1. - Atualizao do Item 9.1.1. - Includo o Item 4.1.4. 01/03/2012 1.12 - Atualizaes decorrentes da verso 1.0.18 do PJe (substituio de telas e outras) e reviso geral do contedo. - Atualizao de Referncias Cruzadas entre itens do Manual. - Criao de um apndice com tabela de referncias cruzadas, para facilitar futuras manutenes / atualizaes deste manual. 13/03/2012 16/03/2012 1.13 1.14 - Criao do Item 11 (orientao ao usurio quanto a problemas no sistema) - Reinsero de observaes sobre restrio de funcionalidades em relao ao tipo de usurio Procurador no tpico 2.7.2. Descrio

CONTEDO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Como acessar o sistema.................................................................................................. 5 Como Cadastrar um processo ......................................................................................... 5 Como Cadastrar um Processo Incidente ........................................................................ 21 Como cadastrar uma Petio Incidental ........................................................................ 24 Como anexar peties/documentos a um processo em andamento. .............................. 26 Como gerenciar as intimaes recebidas. ...................................................................... 31 Tela de Detalhes do Processo ........................................................................................ 35 Como Consultar Processos No Protocolados. ............................................................... 38 Como acompanhar a Pauta de Audincia ...................................................................... 39 Manuteno de Cadastro de Procuradores da Fazenda Pblica ................................. 40 O que fazer em caso de problemas de acesso ao PJe / Erros do Sistema. .................... 48

Observaes: Os itens 2, 3, 8 e 9 acima no esto disponveis no Sistema Pje a Procuradores da Fazenda Pblica, apenas para Advogados; O item 10 acima disponvel no Sistema Pje apenas para usurios cadastrados como Procurador Gestor de uma Procuradoria da Fazenda Pblica.

1. Como acessar o sistema


1.1. Acesse o sistema PJe (https://www.tjpe.jus.br/pje). Observao: Deve ser usado o Mozilla Firefox para o perfeito funcionamento do sistema. Outros navegadores, como o Internet Explorer, devem ser usados apenas para a Consulta Pblica. Em caso de problemas no acesso ao sistema, ver item 11 deste manual. 1.2. Faa o seu login, da seguinte forma: 1.2.1. Insira o carto de certificao na leitora de smart card; 1.2.2. Digite o seu CPF no campo usurio e clique no boto Entrar;

1.2.3. Informe a senha do PIN no campo Introduzir PIN e clique no boto OK

1.3. Ao acessar o sistema ser apresentada, automaticamente, a tela Painel de Advogado/Procurador, mas a qualquer momento poder ser acessada, novamente, atravs do menu Painel > Painel de Advogado/Procurador.

2. Como Cadastrar um processo


Observao: 5

Este item no disponvel no Sistema Pje a Procuradores da Fazenda Pblica, apenas a Advogados.

2.1. Selecionar o menu Processo > Cadastro > Processo.

2.2. Na aba Dados Iniciais, preencha o campo Comarca, conforme competncia.

Observao: O demandante que seja Idoso tem a prerrogativa de escolher que sua ao com competncia dos Juizados Cveis, tramite no juizado do Idoso ou em qualquer dos juizados Cveis. O advogado dever na aba Dados Iniciais selecionar a Comarca para qual dever ser distribudo.

2.3. Ao escolher uma das classes, o sistema mostrar o smbolo , como mostrado abaixo. Colocando o mouse em cima do , ser mostrado um glossrio da classe.

2.4. Aps a escolha da classe, deve-se clicar em Incluir. O sistema mostrar as outras abas do cadastro de processo.

2.5. Na aba Assunto, o sistema mostrar na tabela direita todos os assuntos associados classe escolhida, conforme figura a seguir.

2.5.1. Tabela Assuntos - para associar o(s) assunto(s) ao, clicar no cone (adicionar) e o mesmo passar para a tabela de Assuntos Associados, esquerda.

2.5.2. Pesquisar Assuntos - o sistema apresenta dois campos que facilitam a busca do(s) assunto(s) desejado(s):

2.5.2.1. Campo Cdigo informar o cdigo correspondente do assunto desejado e clicar no boto Pesquisar. Para associ-lo, clicar no cone (adicionar).

2.5.2.2. Campo Assunto informar parte do nome do assunto e clicar no boto Pesquisar para que o sistema apresente todos os assuntos que contm a palavra digitada. Para associ-lo, clicar no cone (adicionar).

2.5.3. Assuntos Associados mostra o(s) assunto(s) selecionado(s) para o processo. Para desassociar um assunto, deve-se clicar no cone (remover) e o sistema passar o mesmo para a tabela Assuntos.

Observaes: O Conselho Nacional de Justia disponibiliza uma pgina na internet, a qual facilita a identificao das Classes e Assuntos. Basta acessar o endereo: http://www.cnj.jus.br/sgt/consulta_publica_classes.php.

2.6. Na aba Partes, o advogado ir adicionar as partes do plo ativo e do plo respectivo. O sistema inclui automaticamente o passivo clicando no advogado que est cadastrando o processo no plo Ativo. Para incluir outros advogados, testemunhas, litisconsorte, conforme mostrado na tela abaixo. clicar ,

do Plo Ativo o sistema abrir a tela 2.6.1. Ao clicar no boto Associar parte ao processo e j classifica essa parte como DEMANDANTE. No plo ativo o advogado obrigatoriamente informar o CPF ou CNPJ, dependendo do Tipo de pessoa selecionada. (vide tela abaixo).

2.6.1.1. Digitar o n do CPF ou do CNPJ e clicar no . O sistema ir realizar a validao do documento na Receita Federal e no encontrando nenhum problema mostrar o nome. Sendo pessoa jurdica o sistema apresentar tambm o nome fantasia da empresa. O advogado dever clicar no para continuar o cadastro da parte no processo. (vide telas abaixo)

10

Na Complementao do cadastro o sistema mostrar a tela com vrias abas, porm ocultando os dados obtidos na Receita federal. O advogado, obrigatoriamente, dever informar o endereo.

Na aba Endereos, o advogado dever digitar o CEP do endereo e aguardar que o sistema mostre o respectivo nome da rua.

Ao clicar sobre o nome da rua o sistema, automaticamente, preencher os seguintes campos: Estado; Cidade; Bairro, Logradouro.

Preencher o campo Nmero do endereo; No campo Complemento preencher com informaes adicionais que completam o endereo e facilitam a sua localizao; s dever A opo ser marcada quando o endereo digitado for apenas para correspondncia;

11

para que o Aps o preenchimento clicar sistema associe parte colocando-o na tabela de endereos da parte. (vide tela abaixo);

O advogado, obrigatoriamente, dever indicar qual endereo ser usado no processo. (vide tela abaixo);

Clicar em para que o sistema inclua a parte no processo. As partes do polo ativo ficaro automaticamente vinculadas ao advogado que est cadastrando o processo (vide tela abaixo)

2.6.2. Ao clicar no boto Associar parte ao

do Plo Passivo o sistema abrir a tela processo e j classifica essa parte como

12

DEMANDADO. No plo passivo o advogado poder incluir a parte das seguintes formas:

2.6.2.1. Informando o CPF ou CNPJ, seguir as orientaes no item 2.6.1.1. 2.6.2.2. Quando o advogado no tiver o CPF ou CNPJ da parte dever marcar a opo No possui este documento e, independente do Tipo de pessoa, selecionar a opo no campo Possui algum outro documento que o identifique?. Nesse momento o sistema apresenta duas situaes:

Ao selecionar Sim, o sistema abrir na tela os campos para ser informado o documento. O advogado dever preencher todos os campos solicitados pelo sistema e clicar ;

13

Ao selecionar No, o sistema apresentar o campo Informe o nome ou alcunha. Digite o nome da parte e clique ;

Aps clicar , independente da opo selecionada anteriormente, o sistema abrir a tela de complementao do cadastro com vrias abas. O advogado, obrigatoriamente, dever informar o endereo e para isso seguir as orientaes do item 2.6.1.1, aba Endereos. (Vide tela abaixo).

2.6.3. Clicar para associar outros advogados no polo ativo, testemunhas, litisconsorte e o sistema abrir a tela Associar Procurador/Terceiro Vinculado. O advogado dever selecionar Tipo de Vinculao. (Vide tela abaixo).

14

2.6.3.1. Independente do tipo selecionado o sistema exige que seja informado o CPF da pessoa a ser includa no processo, clicar no e seguir as explicaes do item 2.6.1.1.

Observao: Na associao de outros advogados no plo ativo, testemunhas ou litisconsorte, o sistema exigir que este esteja associado a uma pessoa, anteriormente, includa no processo.

2.6.4. Para Editar uma parte associada ao processo, clicar (Fig.1), o sistema abrir a tela de Complementao do cadastro (Fig.2) com as vrias abas e o advogado poder atualizar as informaes. Tal funcionalidade segue as regras de incluso dos dados da parte. Ao final da atualizao clicar .
Fig.1

Fig.2

15

2.6.5. Para Remover uma parte associada ao processo, clicar sistema apresentar a tela abaixo (Fig.2) e ao clicar retirar a mesma do processo.
Fig.1

(Fig.1) o o sistema

Fig.2

2.7. A aba Anexar Peties/Documentos s estar disponvel aps a incluso do(s) assunto(s) e da(s) parte(s) e o sistema s permitir que seja protocolado o processo aps de ter sido anexada a petio inicial. Nessa aba o advogado ir anexar a petio inicial e os documentos digitalizados. 2.7.1. Ao clicar , o sistema exibir a tela de Cadastro do Documento para que o advogado digite o contedo de sua petio inicial atravs do editor de texto do sistema ou copie de algum programa editor de texto e cole atravs do cone .

Observao: imprescindvel que o campo Descrio seja preenchido indicando o objeto principal da petio. (Ex: Pedido de Dilao de Prazo, Pedido 16

de Remarcao de audincia, Pedido de juntada de documentos etc.). Tal medida possibilitar uma anlise mais clere dos processos. Caso queira copiar texto de arquivo produzido em editor externo ao Pje, exemplo do Word, dever abri-lo, selecionar o contedo, copilo (Ctrl+C) e no PJe clicar no cone para que o sistema exiba a tela abaixo. Nessa tela dever ser colado o texto atravs do comando Ctrl+V e depois clicar no boto inserir.

2.7.1.1. Ao clicar no boto Assinar Digitalmente a petio ser inserida ao processo j como documento validado. Caso exista a necessidade de fazer alteraes no texto da petio aps a assinatura da petio inicial, basta que aps os ajustes o documento seja novamente assinado. Aps assinar a petio, o sistema continua na tela do editor de texto e o advogado poder clicar no boto Associar Documento a Petio para associar arquivo tipo PDF. 2.7.2. Depois de anexada a Petio, caso deseje anexar um documento digitalizado em arquivo pdf, clicar no boto . O sistema exibir a tela a seguir para que o advogado preencha os campos Descrio e Tipo de Documento.

ATENO: a opo de anexar documento em formato PDF NO est disponvel para usurio Procurador da Fazenda Pblica na atual verso do Sistema (esta limitao no ocorre para usurio Advogado). 17

Desta forma, caso tenha necessidade de anexar um documento em PDF ao processo, o procurador dever dirigir-se presencialmente ao Juizado da Fazenda. Esta mesma limitao, no ocorre ao usurio procurador na funcionalidade de Resposta de Expediente descrita no item 6.1.2.1 deste manual. quando for o caso de manter o 2.7.3. Na tela anterior, marcar documento em sigilo. Para associar o documento clicar em e, aps o sistema ter carregado o arquivo, clique no boto para assin-lo digitalmente e assim tornar o documento vlido no processo. Observaes: de suma importncia que o campo Descrio seja preenchido indicando o nome do documento que consta no arquivo. (Ex.: CPF, RG, Comprovante de Endereo, Procurao do autor fulano de tal, etc.). Tal medida possibilitar uma anlise mais clere dos processos. O sistema PJe aceita arquivos com tamanho mximo de 1,5 MB (1.500KB) e do tipo .pdf. Caso a opo Solicitar Sigilo tenha sido selecionada, o documento ser visvel apenas para o usurio que associou o documento, usurios magistrados e outros usurios explicitamente autorizados por um magistrado. Nesses casos, o sistema ressaltar o documento em vermelho na tela de consulta do processo.

2.8. Na aba Caractersticas do Processo, o advogado, com base na petio inicial, selecionar as opes apresentadas na referida tela, informar o valor da causa e clicar o boto Gravar. Caso selecionar o Sim da opo Segredo de Justia o sistema solicitar que seja informado o Motivo/Observao. (Vide tela abaixo).

2.9. Na aba Prioridade em Processo, selecione no campo Prioridade de Processo a prioridade desejada, clique no e o mesmo ser inserido na tabela Prioridade em Processo.

18

2.10.

A aba Processo, o sistema mostra um resumo de todos os dados cadastrados no processo. O advogado nessa aba poder:

2.10.1. Na tabela Documentos, coluna Anexos, os documentos anexados podem ser: - visualizados atravs do cone ou ; - assinados digitalmente clicando no (caso ainda no estejam assinados). Os e documentos assinados apresentam o cone ; - excludos ao clicar depois clicar no boto OK para confirmar a retirada do mesmo; 2.10.2. 2.10.3. No caso de haver necessidade de correo ou complementao dos dados o advogado dever acessar a aba respectiva; No caso de todas as informaes constarem no processo corretamente e os documentos anexados estarem assinados, o advogado clicar para que o sistema distribua o processo e informe o nmero do processo gerado.

19

2.10.4.

Ao clicar no o sistema exibir a lista de documentos anexados ao processo e assinados digitalmente para que seja impresso. Atravs do boto o sistema permite visualizar pgina a pgina das peties e documentos anexados no processo, possibilitando a navegao entre os mesmos.

2.10.5.

20

Para navegar entre as peties anexadas, clique no boto de paginao ;

Para visualizar os arquivos do tipo pdf, clique o cone respectivo.

3. Como Cadastrar um Processo Incidente


Observao: Este no disponvel no Sistema Pje a Procuradores da Fazenda Pblica, apenas
a Advogados.

3.1. Selecionar o menu Processo > Cadastro > Processo Incidente. O cadastro de processo incidente ser usado para cadastrar processos associados a outros processos j em andamento no PJe.

21

3.2. Na tela de Cadastro de Processo Incidente, o advogado ir informar a Comarca, conforme competncia.

3.3. Ao escolher a comarca, o sistema mostrar as classes incidentes habilitadas para essa comarca.

3.4. Ao escolher uma das classes incidentes, o sistema mostrar o smbolo , como mostrado abaixo. Colocando o mouse em cima do , ser mostrado o glossrio da classe.

3.5. Aps a escolha da classe, deve-se informar o nmero do processo originrio, ou seja, o processo principal ao qual o processo incidente est vinculado. O advogado deve digitar o nmero e aguardar o sistema retornar os resultados disponveis, conforme figura abaixo.

22

3.6. O advogado deve, ento, selecionar o processo retornado pelo sistema. O sistema ir preencher automaticamente o valor da causa com o valor do processo originrio, conforme figura a seguir. Tambm mostrada a aba Processo Originrio com as informaes do processo.

3.7. O advogado pode alterar o valor da causa. Depois, deve clicar no boto Incluir para prosseguir com o cadastramento. O sistema mostrar as outras abas do cadastro de processo.

Observao: Ao clicar no boto Criar Novo o sistema ir interromper o cadastro do processo iniciado, limpar a tela permitindo que o advogado inicie novo cadastro de processo incidente. O processo que teve seu cadastro interrompido pode ser acessado atravs do Consulta > Processos no protocolados. Orientao de uso dos Processos no protocolados no item 8.

3.8. O preenchimento das abas Assunto, Partes, Caractersticas do Processo e Prioridades similar ao cadastro de processo. Ver itens 2.6 e seguintes.

3.9. Aps o preenchimento dos dados em todas as abas, o advogado deve ir aba Processo, onde poder conferir os dados do processo e clicar em Protocolar Processo.

23

3.10. O sistema ir protocolar o processo e informar o nmero do processo.

4. Como cadastrar uma Petio Incidental


4.1. Selecionar o menu Processo > Cadastro > Petio Incidental. A petio incidental ser usada para o advogado solicitar a habilitao num processo em andamento. Ex.: advogado constitudo pelo demandado, de posse do n do processo e da procurao respectiva, poder ingressar na ao atravs dessa opo. (vide tela abaixo);

4.1.1. Na tela de Petio Incidental, o advogado ir pesquisar preenchendo um dos campos disponveis em Pesquisar Processos. Ex.: informar o

24

Nmero do Processo e clicar no boto Pesquisar para que o sistema apresente, no lado direito da tela, o processo procurado.

Observaes: A Petio Incidental s dever ser usada para o advogado solicitar a habilitao nas aes s quais no est vinculado. Em Pesquisar Processos, ao realizar a pesquisa, o sistema apresentar, exclusivamente, os processos aos quais o advogado no est associado. do respectivo processo e ser exibida a tela de Cadastro 4.1.2. Clicar no Documento. O advogado dever preencher os campo Descrio e Tipo de Petio e seguir as orientaes contidas no item 2.7.1.

4.1.3. Aps assinar digitalmente o documento, o sistema mostrar a mensagem abaixo. Essa mensagem desaparece automaticamente aps alguns segundos.

4.1.4. Aps a insero de uma petio, o sistema possibilitar anexar a ela novos documentos digitais em formato PDF atravs do boto . Ao usurio clicar nesse boto o sistema possibilitar a incluso do documento conforme descrito nos itens 2.7.2 e 2.7.3 deste manual. 25

Observaes: O advogado dever aguardar que o pedido de habilitao seja atendido pela secretaria. Atravs do menu Processo > Consulta > Consulta de Processo o advogado poder ter acesso a todas as aes distribudas no PJe.

5. Como anexar peties/documentos a um processo em andamento.


Observao: H duas formas de anexar peties/documentos que esto descritos nos itens 5.1 e 5.2.

5.1. Selecionar o menu Processo > Consulta > Consulta de Processo (vide tela abaixo).

5.1.1. O sistema apresentar, automaticamente, a lista de processos de todos os processos cadastrados no PJe, independente do advogado ser associado ao processo.

Observao: O sistema no permite ao advogado peticionar em processos aos quais no est vinculado. Nestes casos, ele apenas poder realizar a consulta

26

dos dados. Caso necessrio, ele poder peticionar sua vinculao ao processo acessando o cadastro de petio incidental. 5.1.1.1. O advogado poder realizar pesquisa preenchendo um dos campos disponveis na Pesquisar Processos. Ex.: informar o Nmero do Processo e clicar no boto Pesquisar. 5.1.1.2. Para acessar o processo, clicar no cone consultar/peticionar. do processo que deseja

5.1.2. O sistema exibir a tela de Detalhes do Processo, com a aba Anexar Peties/Documentos disponvel para os processos em que o advogado est habilitado. As orientaes de cadastro de petio e associar documentos digitalizados esto no item 2.7 deste manual.

27

5.2. No Painel de Advogado/Procurador, selecionar aba Peties Iniciais e o sistema exibir a lista de processos aos quais o advogado est associado (vide tela abaixo).

5.2.1. Na tabela Meus Processos, clicar no cone para acessar os dados do processo desejado. O sistema abrir a tela de Detalhes de Processo com a aba Anexar Peties/Documentos disponvel. (ver tela abaixo). 28

5.2.1.1. Ao acessar a aba Anexar Peties/Documentos o sistema apresenta o editor de texto para que o advogado digite o contedo de sua petio atravs do editor de texto do sistema ou copie de algum programa editor de texto e cole atravs do cone (Seguir as orientaes do item 2.7.1). Aps ter inserido o contedo da petio o sistema o advogado poder clicar: No boto Assinar Digitalmente e o sistema ir anexar a petio como documento validado (ver o item 2.7.1.1). No boto Gravar s quando a petio estiver pronta, pois o sistema no permite que seja editado aps gravar a petio. O advogado dever acessar a aba Documentos do Processo ou Processo para assinar a petio atravs do cadeado e s aps a assinatura que ela estar validada e visvel na secretaria. Depois de anexada a Petio, caso deseje anexar um documento digitalizado em arquivo pdf, clicar no boto . O sistema exibir a tela abaixo e o advogado poder seguir as orientaes de preenchimento no item 2.7.2 e 2.7.3. Entretanto, ressaltamos que nessa tela no consta o boto assinar digitalmente e para anexar documento validado dever: 1 clicar no boto Gravar; 2 acessar a aba Documentos do Processo ou Processo para assinar a petio atravs do cadeado e s aps a assinatura que ela estar validada e visvel na secretaria.

29

30

6. Como gerenciar as intimaes recebidas.


6.1.1. No Painel do Advogado - Procurador > Intimaes Recebidas o advogado ir gerenciar as intimaes/citaes recebidas. (vide tela abaixo).

6.1.2. Ao acessar qualquer dos agrupadores de intimaes, so apresentados na primeira coluna da tabela Meus Expedientes cones que iro auxiliar no gerenciamento das intimaes/citaes recebidas.

6.1.2.1. Abaixo segue explicao sobre a funcionalidade de cada cone:

31

Ao clicar no , o sistema abrir a pgina de Detalhes do Processo na qual o advogado poder visualizar os dados do processo dentre outras aes que podero ser realizadas. (no item 7 deste manual, consta o detalhamento dessa pgina). O cone (tomar cincia) indica que o advogado no tomou cincia e para se dar por intimado dever clicar no mesmo. Ao tomar cincia da intimao, o sistema passa a apresentar o cone e atravs desse o advogado poder visualizar a intimao. O cone (responder) permitir que o advogado anexe peties referentes intimao. Aps responder a intimao, a mesma ir para o agrupador Expedientes respondidos nos ltimos 10 dias. Ao clicar no , o sistema abrir a pgina Resposta ao Expediente (vide tela baixo) com as seguintes informaes: No Expediente Resposta o sistema exibe o n do processo, nome da parte, data da emisso do expediente; Na tabela Selecione os expedientes, o sistema mostra os expedientes do processo que no foram respondidos. Quando a indica que esse no foi selecionado e quando for opo for significa que foi selecionado para ser respondido. O advogado nessa tela poder escolher o(s) expediente(s) que deseja responder. Na Resposta de Expediente o advogado ir digitar a petio resposta e dever clicar no Assinar Digitalmente. (ver orientao de uso de como anexar petio e PDF no item 2.7)

32

Aps a assinatura, o sistema abre a tela abaixo onde apresentada a petio anexada. Alm disso, o sistema mostrar a opo para anexar arquivos PDF. Para anexar um PDF, o advogado/ procurador dever selecionar o arquivo e clicar em Assinar Digitalmente. O advogado/ procurador dever clicar no boto Fechar quando terminar de anexar os documentos de resposta

6.1.2.2. Para verificar as intimaes pendentes de leitura, clicar no agrupador (Obs: o n constante no agrupador representa aquantidade de processos pendentes). O sistema apresentar os expedientes em que no houve cincia pelo intimado. (Vide tela abaixo).

6.1.2.3. No agrupador Confirmadas pelo Intimado/citado e com prazo em curso so os expedientes em que h cincia do intimado e a data de prazo final para resposta ainda no expirou. Para acessar essas 33

intimaes, deve-se clicar em (Vide tela abaixo).

6.1.2.4. Para acessar as intimaes que foram confirmadas automaticamente pelo sistema e que esto ainda dentro do prazo para resposta, dever clicar em . (Vide tela abaixo).

Observao: - As intimaes que no forem lidas dentro do prazo de 10 dias sero consideradas automaticamente lidas pelo intimado. Nesse caso, o expediente sair de Pendente e passar para Confirmada pelo PJe e com o prazo em curso. (Conforme a Lei n 11.419/2006, art. 5 e seus pargrafos). 6.1.2.5. Para verificar as intimaes cujos prazos para resposta expiraram nos ltimos 10 dias, clicar em . (vide tela abaixo).

6.1.2.6. Clicando em ser exibida a lista de intimaes em que no h prazo para resposta. (Vide tela abaixo).

Observao:

34

- As intimaes sem prazo e que no foram lidas so exibidas na opo Pendentes e na Sem Prazo. Quando essas so lidas o sistema apresentar, exclusivamente, em Sem Prazo. , so mostradas as 6.1.2.7. No agrupador intimaes que foram respondidas pelo advogado nos ltimos 10 dias teis. So exibidas tanto as respostas tempestivas como as respostas intempestivas (Vide tela abaixo).

7. Tela de Detalhes do Processo


7.1. O acesso a essa tela est disponibilizado atravs de vrias telas do sistema e nela so apresentadas as seguintes abas: Processo; Documentos do Processo; Audincia; Expedientes; Percia; e Moviment, conforme mostrado na figura abaixo.

7.1.1. No cabealho da tela so mostradas as informaes do processo 7.1.2. O cone ( direita) abre o paginador de documentos do processo.

7.2. Na aba Processo, o sistema mostra a classificao da ao, suas partes, peties/documentos anexados e caracterstica do processo. (vide tela a seguir)

35

7.2.1. Visualizao de um documento ou petio na tabela Documento e acesso as opes Impresso de Lista de Documentos e Paginador verificar os itens 2.10.4 e 2.10.5 respectivamente. 7.3. Aba Documentos do Processo exibir os documentos anexados ao processo e seus expedientes. Atravs dos cones, da aba Documentos do Processo, o advogado poder tomar cincia das intimaes, visualizar e assinar documentos.

36

7.4. Na Aba Audincia, o sistema fornece informaes sobre as Audincias agendadas no processo, tais como data prevista, tipo de Audincia, sala e aes (situao da audincia).

7.5. A aba Expedientes exibe os dados dos expedientes do processo (vide tela abaixo) e na coluna Documentos o advogado poder tomar cincia das intimaes, visualizar e assinar documentos.

37

7.5.1. Aba Percia exibe informaes referentes s percias e sua situao. (vide tela abaixo)

7.5.2. Aba Moviment., o sistema mostra o histrico de movimentaes, em ordem decrescente, que ocorreram no processo. (vide tela abaixo). Para acessar todas as movimentaes clicar na barra de navegao

8. Como Consultar Processos No Protocolados.


Observao: este item no disponvel no Sistema Pje a Procuradores da Fazenda Pblica, apenas a Advogados.

8.1. Acessar o menu Processo>Consulta>Processos No Protocolados.

8.1.1. O sistema exibir, do lado direito, todos os processos que o advogado iniciou o cadastro e que no protocolou. O advogado poder acessar para ou remover o cadastro complementar o cadastro clicando no cone clicando no e confirmar a excluso. A forma de usar a Pesquisa igual ao Pesquisar Processos que est no item 4.1.1

38

9. Como acompanhar a Pauta de Audincia


Observao: este item no disponvel no Sistema Pje a Procuradores da Fazenda Pblica, apenas a Advogados.

9.1. O acesso atravs do menu Audincia>Pauta de Audincia.

9.1.1. Na Pauta de Audincia o sistema apresentar as audincias que foram agendadas nos processos. O advogado poder acompanhar a situao de audincia de todos os seus processos. Poder tambm localizar audincias especficas de acordo com diversos critrios de busca localizados na parte a esquerda da tela. Para tanto, basta preencher critrios de busca (Ex: Perodo da Audincia) e em seguida clicar no boto Pesquisar.

39

10.

Manuteno de Cadastro de Procuradores da Fazenda Pblica

Observao: esta funcionalidade disponvel no Sistema Pje apenas para usurios cadastrados como Procurador Gestor de uma Procuradoria da Fazenda Pblica.

10.1.

Acessando o Cadastro de Procurador da Fazenda Pblica

10.1.1. O acesso se d atravs do menu Cadastros Bsicos> Pessoa> Procurador.

10.1.2. Ao selecionar esta opo ser exibida tela de consulta a Procurador semelhante seguinte:

10.1.3. Conforme ilustrado acima, no lado direito da tela o sistema exibir a lista de todos os procuradores j cadastrados. Ao lado esquerdo da tela so disponibilizados campos de busca (Nome, CPF ou Localizao) para consulta do cadastro de um procurador especfico. Esta consulta pode ser feita preenchendo um ou mais dos campos de busca mencionados e em seguida clicando no boto Pesquisar. 10.1.4. A seguir so descritas as seguintes funcionalidades manuteno de Cadastro de Procuradores da Fazenda Pblica: Inserindo um Cadastro de Novo Procurador; Vinculando Entidades da Fazenda a um Procurador; Editando o Cadastro de um Procurador; Inativando o Cadastro de um Procurador. de

40

10.2. Inserindo um Cadastro de Novo Procurador 10.2.1. Para inserir um novo procurador clicar na aba Pr-Cadastro destacada na tela acima. O sistema exibir uma tela para informar o CPF do Procurador a ser inserido.

10.2.2. Deve-se informar o CPF e clicar no boto Pesquisar (nesse caso, necessrio que o Procurador em questo ainda no esteja cadastrado no sistema, caso contrrio ser exibida uma mensagem de erro). Uma vez tendo verificado que o Procurador ainda no est cadastrado, o sistema mostrar o nome do Procurador a ser inserido conforme dados obtidos na Receita Federal, de forma semelhante seguir:

41

10.2.3. Aps clicar em Confirmar, o sistema mostrar a tela com alguns campos j preenchidos com dados do Procurador constantes no cadastro da Receita Federal.

10.2.4. Os demais dados devero ser preenchidos de forma to completa quanto possvel. Os dados obrigatrios esto indicados com *. 10.2.5. Seguem algumas explicaes importantes sobre os campos da tela acima: Login: usado para acessar o sistema. Deve ser sempre igual ao CPF. O sistema automaticamente preenche esse campo com o CPF, mas permite que o Procurador Gestor o altere. Porm, esse campo nunca deve ser alterado. Email: deve ser sempre o email funcional (exemplo@tjpe.jus.br). Apenas usurios sem email funcional (como voluntrios e estagirios) devem informar o email pessoal. Matrcula: no caso de usurios sem matrcula, deve ser informado nesse campo a palavra Voluntrio, como na figura abaixo.

Situao ( ): indica a situao do cadastro do Procurador. Para que um Procurador possa acessar e operar o sistema Pje normalmente o seu cadastro dever estar marcado como Ativo. A necessidade de inativao do cadastro de um Procurador e respectivos procedimentos necessrios so melhor discutidos no item 10.5 Inativando / Reativando o Cadastro de um Procurador. Procuradoria: deve ser selecionada a Procuradoria da Fazenda a qual o Procurador estar vinculado. Alm de vincular o procurador a uma Procuradoria, fundamental tambm vincul-lo s Entidades da Fazenda pblica que esto relacionadas Procuradoria em questo, e as quais o 42

Procurador ir representar. A descrio de como fazer esta vinculao est no item 10.3 Vinculando Entidades da Fazenda a um Procurador. Gestor? (Sim / No): ao ser cadastrado como Gestor (opo Sim), um Procurador ter acesso a inserir/ excluir/ editar o cadastro de outros Procuradores. Na prtica, esta a funo do Procurador Gestor no Sistema Pje. No Pje, no necessrio que o usurio definido como Procurador Gestor seja de fato um gestor da estrutura organizacional formal da procuradoria. Uma Procuradoria pode possuir mais de Procurador Gestor cadastrado no sistema com o intuito de que um possa suprir a ausncia do outro em caso de necessidade. Todavia, no se recomenda que mais de 02 procuradores estejam cadastrados como Gestores no sistema, a fim de evitar aes desordenadas na administrao do cadastro de procuradores. Quando houver necessidade de incluso de Procurador ou manuteno de cadastro no PJe, o mesmo deve contatar um usurio cadastrado como Procurador Gestor de sua procuradoria. 10.2.6. Funcionamento dos botes da tela:

o Gravar: salva as alteraes realizadas no cadastro do Procurador. o Novo: volta para a tela inicial de consulta de Procurador. o Remover Certificado: serve para desvincular o certificado digital atualmente usado pelo Procurador. Esse boto deve ser usado quando o Procurador trocar de certificado digital. 10.2.7. As demais abas desta tela devem ser preenchidas de forma to completa quanto possvel conforme a necessidade das informaes em questo. 10.3. Vinculando Entidades da Fazenda a um Procurador 10.3.1. A vinculao de entidades da fazenda pblica a um procurador serve para designar as entidades que ele ir representar. Isso fundamental para que o Procurador possa visualizar no Sistema Pje as citaes / intimaes contra as entidades que ele representa, bem como peticionar nos processos em questo. Essa vinculao feita na aba Entidades, na tela de Cadastro de Procurador, conforme destacado a seguir:

43

10.3.2. Ao clicar na aba indicada, dever aparecer tela semelhante a seguinte, na qual constar a lista de Entidades da Fazenda Pblica que esto vinculadas no Sistema Pje Procuradoria qual o procurador pertence:

44

10.3.3. Para realizar a vinculao de Entidades ao Procurador, deve-se ento marcar aquelas que sero representadas por ele, de forma semelhante destacada a seguir:

10.3.4. Pode-se tambm selecionar todas as entidades de uma s vez, clicando-se na opo Marcar/Desmarcar Todos. 10.3.5. A vinculao somente ser efetivada ao clicar-se no boto Gravar, aps o que, o Sistema indicar as entidades vinculadas ao Procurador na parte de baixo da tela, de forma semelhante destacada a seguir:

10.3.6. A partir de ento, toda citao / intimao contra uma das entidades vinculadas ao Procurador estar acessvel a este no Sistema Pje, de forma semelhante ao que ocorre aos advogados de pessoas fsicas ou jurdicas, conforme j descrito neste manual, no item 6. Como gerenciar as intimaes recebidas.

45

10.3.7. Pelo Sistema Pje, no h limitao de quantas entidades podem estar vinculadas a um Procurador. Da mesma forma, uma determinada Entidade pode estar vinculada a vrios Procuradores ao mesmo tempo. Nesse caso, toda citao / intimao contra a entidade ser visvel a todos os Procuradores a ela vinculados. 10.4. Editando o Cadastro de um Procurador 10.4.1. Para editar o cadastro de um procurador deve-se clicar num cone (Selecionar) relativo ao Procurador em questo, conforme destacado em tela semelhante a seguinte:

10.4.2. Dever ento aparecer tela de Cadastro do Procurador, de forma semelhante seguinte:

46

10.4.3. O tratamento dos dados desta tela, bem como seu funcionamento geral dever se dar de forma semelhante descrita nos itens 10.2.3 10.2.7 deste manual (relativos incluso de Procuradores). Alm disso, na aba Entidades sempre se poder (re)configurar a vinculao de Entidades da Fazenda Pblica ao Procurador em questo, de forma semelhante descrita no item 10.3 Vinculando Entidades da Fazenda a um Procurador. 10.5. Inativando/Reativando o Cadastro de um Procurador 10.5.1. A inativao do cadastro de um Procurador serve para retirar a possibilidade do usurio acessar/operar o Sistema Pje. Deve ser realizada quando o usurio em questo precisar afastar-se por longos perodos ou mesmo definitivamente do uso do sistema, enquanto Procurador. Para (lixeira) relativo ao Procurador em faz-lo, deve-se clicar num cone questo, semelhantemente ao destacado na tela a seguir:

(lixeira) de inativar o cadastro de 10.5.2. Ao clicar-se no cone determinado Procurador, o sistema solicitar uma confirmao, conforme a seguir:

47

10.5.3. Uma vez confirmando-se a inativao no boto OK, o cadastro do Procurador passar a constar como Inativo no Sistema Pje, conforme destacado na tela a seguir:

10.5.4. A partir de ento, embora o cadastro do Procurador continue a constar no Sistema Pje, bem como todas as movimentaes de processos que este tenha feito, o usurio no mais ser capaz de realizar qualquer operao em processos ou mesmo acessar o sistema. 10.5.5. Para reativar um cadastro de Procurador, basta editar o cadastro desejado conforme descrito no item 10.4 (Editando o Cadastro de um Procurador), modificar o valor do campo Situao para Ativo, conforme abaixo, e em seguida clicar no boto Gravar.

11.

O que fazer em caso de problemas de acesso ao PJe / Erros do Sistema.

11.1. Em caso de problemas no equipamento (computador) ou conexo de internet do prprio advogado


O TJPE disponibiliza aos advogados uma sala equipada para utilizao do PJe / cadastramento do advogado. Essa sala pode ser usada pelos advogados quando incapacitados de acesso ao sistema por problemas em sua prpria infraestrutura (computador / conexo de internet) e assim evitar riscos quanto a perda de prazos processuais. A sala, normalmente, conta com a presena de um estagirio da OAB para apoio aos advogados no uso do sistema. Est localizada na Central de Juizados situada Av. Marechal Mascarenhas de Morais, n 1919, Imbiribeira, Recife-PE - CEP 51.170-001, Fones: 3183.1660 / 3183.1661, Sala n 9, identificada com a placa OAB, Horrio de Funcionamento: 07:00 s 18:00h.

11.2. Em caso de Erro ou Indisponibilidade do Sistema PJe, dvidas e reclamaes


Contactar a Central de Servios de TI do TJPE, no fone: (81)2123-9500, e abrir chamado relatando o problema especfico.

48

11.3.

Em caso de problemas no uso do Certificado Digital

Solicitar suporte tcnico da Autoridade Certificadora que forneceu o certificado digital.

49

Apendice I Tabela de Tpicos em Referncias Cruzadas*


* A tabela abaixo tem por funo meramente facilitar futuras manutenes / atualizaes de referncias entre tpicos deste manual

Tpico Referenciado 2.6.1.1 2.7 2.7.1 2.7.1.1 2.7.2 2.7.3 2.10.4 2.10.5 4.1.1 5.1 5.2 6 6.1.2.1 7 8 10.2.3 10.2.7 10.3 10.4 10.5

referenciado nos tpicos 2.6.2.1; 2.6.2.2; 2.6.3.1 5.1.2; 6.1.2.1 4.1.2, 5.2.1.1 5.2.1.1 4.1.4, 5.2.1.1 4.1.4, 5.2.1.1 7.2.1 7.2.1 8.1.1 5 5 10.3.6 2.7.2 6.1.2.1 3.7 10.4.3 10.4.3 10.2.5 10.5.5 10.2.5

50

Anda mungkin juga menyukai