Anda di halaman 1dari 10

CLC 7

Curso de Tcnicos Turismo Rural e Ambiental 06 NS

Eu cantarei de amor...
Sophia de Mello Breyner Andresen
Nasci no Porto mas vivo h muito em Lisboa. Durante a minha infncia e juventude passava os veres na praia da Granja, de que falo em tantos dos meus poemas e contos. Estudei no Colgio Sagrado Corao de Maria, no Porto, e quando tinha 17 anos inscrevi-me na Faculdade de Letras de Lisboa, em Filologia Clssica, curso que, alis, no terminei. Antes de 25 de Abril de 1974 fiz parte de diversas organizaes de resistncia, tendo sido um dos fundadores da Comisso Nacional de Socorro aos Presos Polticos. Depois de 25 de Abril de 1974 fui deputada Assembleia Constituinte (1975-1976) e detesto escrever currculos... [...] Comecei a inventar histrias para crianas quando os meus filhos tiveram sarampo. Era no inverno e o mdico tinha dito que eles deviam ficar na cama, bem cobertos, bem agasalhados. Para isso era preciso entret-los o dia inteiro. Primeiro, contei todas as histrias que sabia. Depois, mandei comprar alguns livros que tentei ler em voz alta. Mas no suportei a pieguice da linguagem nem a sentimentalidade da "mensagem"; uma criana uma criana, no um pateta. Atirei os livros fora e resolvi inventar. Procurei a memria daquilo que tinha fascinado a minha prpria infncia. Lembrei-me de que quando eu tinha 5 ou 6 anos e vivia numa casa branca na duna - a minha me me tinha contado que nos rochedos daquela praia morava uma menina muito pequenina. Como nesse tempo, para mim, a felicidade mxima era tomar banho entre os rochedos, essa menina marinha tornou-se o centro das minhas imaginaes. E a partir desse antigo mundo real e imaginrio, comecei a contar a histria a que mais tarde chamei Menina do Mar. Os meus filhos ajudavam. Perguntavam: - De que cor era o vestido da menina? O que que fazia o peixe? Alis, nas minhas histrias para crianas quase tudo escrito a partir dos lugares da minha infncia in De que so feitos os sonhos

Ler por dentro


Mesmo antes de ler este texto j deve saber que um texto autobiogrfico tem caractersticas prprias. a) Em que pessoa se vai expressar a voz narrativa? b) Que parte do texto mais se assemelha a um curriculum vitae? E a um excerto autobiogrfico? c) O que afectou a trajectria individual de Sophya (famlia, escola, local de trabalho, redes de sociedade)? d) Que acontecimentos da sua vida que influenciaram a sua escrita?

Biografia vem de BIO, que significa VIDA e GRAFIA, que significa ESCRITA. Uma Biografia a histria de vida de uma pessoa. Mas quando ns mesmos vamos escrever a nossa histria, ento temos uma AUTOBIOGRAFIA.
Ncleo Gerador: Saberes Fundamentais (SF) CLC DR1: Intervir tendo em conta que os percursos individuais so afectados pela posse de diversos recursos, incluindo competncias ao nvel da cultura, da lngua e da comunicao. DR2: Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, lngua e Comunicao. DR3: Identificar os principais factores que influenciam a mudana social, reconhecendo nessa mudana o papel da cultura, da lngua e da Comunicao.

Rediga a sua autobiografia.

Autobiografia
A autobiografia a vida de uma pessoa escrita por ela mesma, pode ser uma das provas a passar nos processos de seleco, convm que estejas preparado para ela.

Alguns pontos a abordar ao preparar uma entrevista


1. Escreve os nomes e apelidos 2. Antecedentes do nascimento: pais, cidade, contexto em que nasceu, lugar, etc. 3. Por que acha que os seus pais o chamaram assim? 4. Que recorda, com agrado e com desagrado da sua vida escolar na primria? 5. Que recorda, com agrado e com desagrado da sua vida escolar no ensino secundrio? 6. Acha que conseguiu alcanar os sonhos e esperanas que se props quando era adolescente? Por qu? 7. Que recorda, com agrado e com desagrado, da sua vida universitria? 8. Recorda algum professor em especial que o marcou de forma positiva ou negativa? Quem foi esse professor? Por que o marcou? 9. Descreva de forma breve o seu curriculum vitae tendo em conta a sua preparao profissional. 10. Fala da sua relao com os seus familiares: pais, irmos, sobrinhos, etc. 2 11. Breve resumo da sua vida actual. No esqueas de agradecer.

Eu trabalho...
Actividade 1: Agora que j sabe o que um texto autobiogrfico, pesquise na internet a biografia de algum que admires. Actividade 2: Entreviste uma pessoa que aches interessante e organiza num texto a sua Biografia. No se esquea de preparar antecipadamente as perguntas, de cariz autobiogrfico, que lhe vai fazer. No se esquea que cada momento da nossa vida nos marcou e influenciou a ser o que somos.

Para se inspirar l a poesia de: Vincius de Moraes - A PORTA Sou feita de madeira Madeira, matria morta No h nada no mundo Eu abro devagarinho Pra passar o meninho Eu abro bem com cuidado Eu fecho a frente da casa Fecho a frente do quartel Fecho tudo no mundo

Mais viva que uma porta

Pra passar o namorado Eu abro de sopeto Pra passar o capito

S vivo aberta no cu.

Ateno: no confunda autobiografia com curriculum vitae.

Retrato/Auto-retrato
Actividade 4

Magro, de olhos azuis, caro moreno, bem servido de ps, meo na altura, triste de facha, o mesmo de figura, nariz alto no meio e no pequeno. Incapaz de assistir num s terreno, mais propenso ao furor do que ternura, bebendo em nveas mos por taa escura de zelos infernais letal veneno. Devoto incensador de mil deidades (digo, de moas mil) num s momento e somente no altar amando os frades, eis Bocage, em quem luz algum talento. Saram dele mesmo estas verdades num dia em que se achou mais pachorrento. Bocage

Retrato prprio 1. Delimita, no soneto de Bocage, a apresentao das suas caractersticas: -fsicas -psicolgicas -ideolgico-afectivas 2. Demonstra que o auto-retrato fsico do sujeito potico se aproxima da caricatura. 3. Rel a segunda e a terceira estrofes do poema. 3.1 Transcreve do poema o(s) verso(s) que exprimem, em relao ao eu potico: -a incapacidade de se fixar; -o temperamento arrebatado -a inconstncia no amor -o seu suposto anticlericalismo. 3.2 Relaciona o sentido dos dois primeiros versos do primeiro terceto com o do primeiro verso da segunda quadra. 4. De que forma o ltimo terceto atesta a autenticidade do auto-retrato apresentado?

Auto-retrato
O'Neill (Alexandre), moreno portugus, cabelo asa de corvo; da angstia da cara, nariguete que sobrepuja de

Actividade 5
Auto-retrato 1. Delimita, no poema de O'Neill, a apresentao dos seus traos: - fsicos - morais

travs a ferida desdenhosa e no cicatrizada. Se a visagem de tal sujeito o que vs (omita-se o olho triste e a testa iluminada) o retrato moral tambm tem os seus qus (aqui, uma pequena frase censurada...) No amor? No amor cr (ou no fosse ele O'Neill!) e tem a veleidade de o saber fazer (pois amor no h feito) das maneiras mil que so a semovente esttua do prazer. Mas sobre a ternura, bebe de mais e rise do que neste soneto sobre si mesmo disse... Poemas com endereo (1962)

- afectivos 2. Regista as analogias, no plano do vocabulrio, com o auto-retrato de Bocage. 3. D a tua opinio sobre a forma como o sujeito potico se refere: -ao seu retrato moral -ao amor 4. No se pode, ao contrrio do que se passa no soneto de Bocage, falar em sinceridade. 4.1 Que versos nos do essa certeza? 4.2 De que forma o eu potico se desdiz? 5. Refira em que medida o "Autoretrato" um pastiche do " Retrato prprio" de Bocage.

Actividade 6

DOSSIER
Investiga a vida e obra destes dois poetas e prepara os textos para o teu dossier.

POESIA a forma especial de linguagem, mais dirigida imaginao e sensibilidade do que ao raciocnio. Em vez de comunicar principalmente informaes, a poesia transmite sobretudo emoes. Pela sua origem e pelas suas caractersticas, a poesia est muito ligada msica. Ela uma das mais antigas e importantes formas literrias. Desde tempos remotos as pessoas sentem prazer em cantar enquanto trabalham ou brincam. Os poetas antigos recitavam histrias de deuses e heris. Eles conquistaram grandes honrarias em todas as civilizaes. Hoje em dia, nomes como T. S. Eliot, Pablo Neruda ou Carlos Drummond de

Andrade merecem o maior respeito. Milhes de pessoas lem poesia, e muitas j escreveram alguns versos, ao menos uma vez em suas vidas. Ao longo do tempo, os poetas e os filsofos preocuparam-se em definir a poesia. Para o poeta espanhol Garca Lorca, "Todas as coisas tm seu mistrio, e a poesia o mistrio que todas as coisas tm". O poeta francs Mallarm, defendendo uma outra concepo, afirmou que "a poesia se faz com palavras, e no com ideias". E, segundo T. S. Eliot, "aprendemos o que poesia lendo poesia". TIPOS DE POESIA Os poetas tm escrito poemas de vrios tipos. Dois deles, entretanto, so considerados os principais: o poema lrico e o poema narrativo. Alguns crticos e ensastas acrescentam, como um terceiro tipo, o poema dramtico. POEMA LRICO geralmente curto. Muitos carregam grande musicalidade: ritmo e rima s vezes os fazem parecer canes. No poema lrico o autor expressa a sua reaco pessoal ante as coisas que v, ouve, pensa e sente. Alguns tericos incluem nesse tipo de poesia o poema satrico. POEMA NARRATIVO conta uma histria e geralmente mais extenso que os outros. O poeta apresenta os ambientes, os personagens e os acontecimentos e lhes d uma significao. Um exemplo de poema narrativo Os Lusadas, de Lus de Cames. As epopeias e as baladas esto entre os principais tipos de poesia narrativa. Costumamos pensar que as fbulas so trabalhos em prosa, mas muitas delas foram escritas originariamente como poemas narrativos. O POEMA DRAMTICO assemelha-se ao poema narrativo porque tambm conta uma histria e relativamente longo. Mas, no poema dramtico, essa histria contada atravs 5 das falas dos personagens. As peas de teatro escritas em verso constituem forma de poesia dramtica. Em sentido amplo, tambm pode ser considerado um exemplo o "Caso do Vestido", de Carlos Drumonnd de Andrade. Atravs de uma suposta conversa entre me e filhas, o leitor acompanha uma histria de amor e traio e tem os elementos para reconstituir o carcter e os sentimentos dos personagens principais. COMO O POETA ESCREVE. Para transmitir ideias e sensaes, o poeta no se apoia unicamente no significado exacto das palavras e nas suas relaes dentro da frase. Ele utiliza sobre tudo os valores sonoros e o poder sugestivo dessas mesmas palavras combinadas entre si. Do ponto de vista de sua forma, a poesia caracteriza-se pela existncia de versos (linhas que constituem o poema). No texto em verso, as linhas de palavras so to extensas quanto o poeta o deseje. No texto em prosa, elas tm o tamanho que a pgina ou coluna que as contm comporta. Quem l versos sente um ritmo mais ou menos regular, diferente do ritmo da prosa. Os versos podem ou no ser reunidos em estrofes, grupos de dois ou mais versos. A rima (repetio de sons existentes no final dos versos) prpria da poesia, embora no indispensvel. Alm disso, o poeta faz uso daquilo que as palavras podem sugerir ao leitor. Esse efeito sugestivo das palavras obtido atravs dos sons que elas tm e, sobretudo, das diversas imagens, ou figuras de linguagem, que o autor for capaz de criar. Em suma, a poesia resulta da combinao sensvel e inteligente de todos esses aspectos da linguagem. VERSO E MELODIA. Os poetas modernos usam tanto o verso metrificado quanto o verso livre. O verso metrificado, isto , que obedece a um esquema mtrico, a uma espcie de "compasso" regular, o tipo mais antigo e mais comum. Um poema em verso livre, como o

de Ceclia Meireles, no tem um esquema mtrico regular. AMBOS OS TIPOS DE VERSO PODEM OU NO INCLUIR RIMAS. Para se identificar que tipo de verso o poeta usa: basta ler em voz alta algumas linhas do poema. Se ele revela uma "batida" regular, um ritmo constante, isso significa que tem um esquema mtrico e, portanto, est escrito em versos metrificados. Em caso contrrio, tratase de um poema em verso livre. Assim que o leitor percebe o esquema mtrico, o tipo de construo do poema, espera que ele continue regularmente at o fim. Mas a melodia de um poema no reside propriamente na sua mtrica. Ela resulta do uso que o poeta faz do esquema escolhido, e da liberdade que ele se permitir. O poeta encontra a sua forma prpria, mas no se torna escravo dela. Quando l ou ouve um poema, espera certa regularidade na cadncia. s vezes, entretanto, agradavelmente surpreendido por algumas variaes. Assim como um compositor aproveita-se dos sons dos diferentes instrumentos e do contraste entre notas graves e agudas, o poeta obtm efeitos musicais e significativos utilizando os diversos sons de que se compem as palavras. Por exemplo, um verso em que existam muitas vogais abertas, como a, , pode lembrar ao leitor um clima de alegria e luminosidade; a predominncia de sons fechados r, , pode sugerir uma atmosfera pesada. claro que o poeta no usa mecanicamente esses recursos, como se fossem ingredientes de uma receita. O bom resultado depender, em ltima anlise, da sua sensibilidade. A utilizao dos efeitos sonoros das palavras mais conhecida atravs da rima e da aliterao. A rima, num paralelo com a msica, j foi chamada de "harmonia do verso". Em princpio, ela agradvel ao ouvido. Isso, por si s, j a justificaria. Mas, alm desse aspecto, a rima pode ajudar a constituir o ritmo do poema, sobretudo na poesia clssica, onde assinala o final do verso. Alis, as palavras rima e verso provm do latim rhytmus, originado do grego 6 rhythms, "movimento regulado e compassado, ritmo". A excessiva preocupao com a rima, sobretudo no parnasianismo, levou muitos poetas a forarem sua expresso e carem num formalismo de pouco significado. Hoje em dia, os poetas usam indiscriminadamente versos rimados e versos brancos. A aliterao uma repetio de sons consonantes dentro do verso, como neste exemplo se pode ver em "O Navio Negreiro", de Castro Alves: "Auriverde pendo de minha terra;/que a brisa do Brasil beija e balana."/. A aliterao pode ser usada para gerar eufonia (efeito sonoro agradvel) ou para emitir sons ou rudos naturais. IMAGEM E PINTURA. O poeta no trabalha apenas com a melodia da lngua, mas tambm com as imagens e cenas que lana mente do leitor. s vezes, ele faz quase a pintura de uma cena, como neste incio de "O Banho", de Ribeiro Couto: Junto ponte do ribeiro Meninos brincam nus dentro da gua faiscante. O sol brilha nos corpos molhados, Cobertos de escamas lquidas. Mas o poeta no tem que limitar-se s coisas que podem ser vistas. Muitas vezes, para melhor comunicar o que pretende, ele sugere sons, movimentos, perfumes -- atravs de imagens bastante fortes. Em "Mormao", Guilherme de Almeida, no toa que palmeiras e bananeiras tm "ventarolas"e "leques"; que " (...) as taturanas escorrem quase lquidas na relva que estala como um esmalte"; e que "--- uma araponga metlica --- bate o bico de bronze na atmosfera timpnica". O conjunto do poema transmite ao leitor a sensao de calor, desconforto e impossibilidade de sonhar sob uma tal temperatura. Ao chamar a

araponga de "ltima romntica", Guilherme de Almeida est ironizando, pois nada existe de menos romntico que o canto seco e agressivo desta ave. PENSAMENTO E SENTIMENTO. s vezes o poeta lida com ideias e emoes complexas, mesmo atravs de assuntos aparentemente simples. A "Morte do Leiteiro", de Carlos Drummond de Andrade, fala de uma situao comum -- a entrega do leite --- em linguagem bastante acessvel. Mas, ao terminar a leitura, sentimos que o poeta deu a essa situao um significado muito mais amplo. Drummond transforma o que no passaria de uma cena policial --- confundido com um ladro, o leiteiro morto -- num retrato das diferenas sociais entre as pessoas, da violncia da vida urbana e da insegurana dos ricos, preocupados apenas em defender suas propriedades.

As expresses idiomtica mostram as vezes o que sentimos. Estas frases tm significados muito prprios em cada lngua, no podendo ser traduzidas letra. Indique o sentido de cada uma delas. Acordar com os ps de fora Abrir o corao Abrir o jogo Abrir os olhos a algum sombra da bananeira Agarrar com unhas e dentes

gua pela barba Aperto no corao Aproveitar a boleia Armado at aos dentes Arrancar cabelos Arregaar as mangas Balde de gua fria Barata tonta Bater as botas Bater na mesma tecla Baixar a bola Cabea de alho chocho Calinada Cara de caso Cartas na mesa Cabea nas nuvens Coisas do arco da velha Comprar gato por lebre Cortar as vazas Chatear o Cames Chorar sobre o leite derramado Com a corda no pescoo Com a faca e o queijo na mo Com uma perna s costas Dar com o nariz na porta Dados lanados Dar o brao a torcer Dar com a lngua nos dentes Dar uma mozinha Dar troco Dar a volta ao bilhar grande Descalar a bota Dor de cotovelo Dor de corno De olhos fechados Engolir sapos Estar com os azeites Estar de mos a abanar Estar de mos atadas Estar de trombas

Estar-se nas tintas Encostar a roupa ao plo Estar giro Estar fixe Estar feito ao bife Fazer um negcio da China Fazer vista grossa Fazer tempestade em copo-dgua Ficar a dizer: - tio! tio! Gritar a plenos pulmes Ir desta para melhor Ir aos arames Lavar roupa suja Levar a peito Macaquinhos na cabea Meter os ps pelas mos Meter o rabo entre as pernas Onde Judas perdeu as botas O 1 milho dos pardais O gato comeu a lngua Po, po, queijo, queijo Ps para a cova Pendurar as botas Pentear macacos Pensar na morte da bezerra Pedra no sapato Pior que uma lesma Pr a cabea em gua Pr a pata na poa Pr as barbas de molho Pr mos obra Pr os pontos nos s Pr pulga atrs da orelha Pr-se a pau Prometer mundos e fundos Procurar uma agulha num palheiro Rebeubu, pardais ao ninho Riscar do mapa Sem ps nem cabea Segurar a vela

Ser um troca-tintas Ter macacos (ou macaquinhos) no sto Tirar o cavalo (ou cavalinho) da chuva Trepar paredes Trocar alhos por bogalhos Ter lata Uma mo lava a outra (e as duas lavam as orelhas) Virar casacas Voltar vaca fria

10

Anda mungkin juga menyukai