Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CINCIAS INSTITUTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM GEOGRAFIA - MESTRADO ALUNO: HEBERT

GUILHERME DE AZEVEDO RESUMO DO TEXTO PIRES, Hidenburgo Francisco. Ethos e mitos do pensamento nico globalitrio. IN: Revista Terra Livre, n 16, p. 153-168, So Paulo.

O artigo Ethos e mitos do pensamento globalitrio tem como objetivo analisar e desmistificar alguns argumentos utilizados pelo pensamento nico sobre o processo de globalizao, sob a tica geoeconmica. Para que este objetivo possa ser alcanado, o autor apresenta as teses, ou postulados tericos, que alimentam este ethos, compreendido com base na acepo de Kng como a universalizao de um consenso bsico referente aos valores vinculantes, s normas inalterveis e s atitudes pessoais bsicas, neste caso referente a inevitabilidade da globalizao em curso. O texto apresenta-se divido em cinco partes: (a) interpretaes ou correntes tericas da globalizao, em que so analisadas trs interpretaes da globalizao atual; (b) Espao local e economia global, em que examinado o papel do espao local ante ao processo atual de globalizao; (c) mentiras e mitos da globalizao, em que so criticadas as argumentaes ideolgicas que fundamentam a idia da globalizao como um processo inelutvel, (d) reformar duradoura e realistas em que so colocadas propostas de reformar de longo prazo e (e) caminhos e alternativas destruio no criadora e regulamentativa, em que discutido o esgotamento das principais formas de regulao e regulamentao, bem como a incapacidade da globalizao em promover alternativa a construo de um perodo de prosperidade.

1. Interpretaes ou correntes tericas da globalizao Neste item so identificadas e discutidas as trs principais correntes que discutem a globalizao: (a) a globalizao como estratgia das empresas globais, em que a globalizao promovida pelas grandes empresas, medida que estas mobilizam suas atividades com vistas a obterem vantagens, promovendo mudanas na regulamentao governamental. A globalizao se coloca como imperativo ao desenvolvimento das naes; (b) a globalizao como mundializao do capital, tal corrente advoga que o termo globalizao representa um vis ideolgico determinado, e melhor explica os mecanismos de estruturao do capital, neste ambito h a separao entre o conjunto do capital e h a valorizao do capital financeiro; e (c) a globalizao como processo histrico antigo, esta viso defende que a globalizao um processo histrico antigo, desde 1870, que pode ser compreendido em diversas etapas, a fase atual se distingue pela sua forte capacidade destrutiva e desestabilizadora. 2. O espao local e a economia global A discusso entre o espao local e a economia global tende a assumir a sobreposio dos imperativos globais aos interesses locais, em verdade, segundo Saskia Sassen, a globalizao pode ser decomposta em termos locais estratgicos onde os processos globais se materializam, a globalizao no um evento planetrio. Os espaos locais no perdem sua importncia ante s novas configuraes do sistema global, conforme pode ser vistos em relao s cidades globais. 3. Mentiras e mitos da globalizao: mitos ou fbulas? Neste item so destacas algumas fbulas em relao a globalizao. Em primeiro lugar, negada a anterioridade histrica da globalizao, outra falcia que o receiturio iria conduzir todos os pases a riqueza e prosperidade, quando em verdade, a imposio sistmica da globalizao aos pases perifricos fez agravar sua situao, intensificando os diversos problemas estruturais presentes nestas sociedades.

4. Reformas duradouras e realistas A percepo dos efeitos nefastos causados pela globalizao conduziu a busca de reformas que pudessem, no melhor dos casos mitigar os efeitos da falta de regulamentao. Umas das propostas citadas a desenvolvida pelo economista francs Franois Chesnais, que sugere a criao de uma tributao sobre os fluxos de capital. Este um modo de gerar ganhos reais aos pases pelas suas movimentaes financeiras. Outra proposta, originria das idias de James Tobin, a criao de uma tributao sobre os fluxos de moedas estrangeiras no pas. O objetivo seria criar um fundo de amparo aos pases que fossem prejudicados por ataques especulativos. 5. Caminhos e alternativas destruiono criadora e desregulamentativa A desregulamentao das relaes de trabalhos e trocas comerciais entre os pases tem reforado a subordinao lgica do mercado, na busca incessante de lucro. Neste sentido, a premissa a obteno de rendimentos a curto prazo, em que as restries promovidos pelo estado cerceiam o lucro dos capitalistas. Camuflado neste discurso de autoregulao do mercado esto os interesses dos grandes capitalistas e atores internacionais, interessados em assegurar sua posio hegemnica. Algumas alternativas surgiram em resposta esta globalizao. O estado sovitico, buscou a promoo da socializao de bens produzidos internamente, tal proposta teve larga aceitao, principalmente em pases perifricos; os pases centrias, por sua vez, o estado do bem estar social, Welfare State, como contraposio ao estado sovitico, em que houve o fortalecimento do estado; em alguns pases, como Brasil e a Argentina, tiveram no populismo, centrado na idia de um lder carismtico, o centro da poltica de fortalecimento do estado. Atualmente, a criao de blocos econmicos pode ser vista como uma reao a desregulamentao da ao do estado, por sua vez, defendendo a atuao destes se d em conjunto, promovendo uma maior ao deste conjunto de estados sobre o mercado. Outras propostas e novas solidariedades emergem no perodo atual, os softwares livres representam uma reao ao domnio das grandes empresas detentoras de grandes parcelas do mercado, por meio de programas propietrios.

Anda mungkin juga menyukai