Anda di halaman 1dari 10

10376 MT975_Portuguese.

qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 1

R d i o b i d i r e c c i o n a l Modelo MT 975 PORTUGUS


1. Antena 2. Tomada para altifalante externo/microfone 3. Boto de LIGAR/DESLIGAR e de volume 4. Boto de modo 5. Botes de seleco de canal 6. Altifalante/microfone 7. Tomada para intercomunicador 8. Boto de iluminao/alcance mximo 9. Boto de conversa 10. Boto de chamada 11. Boto de bloqueio/Enter 12. Mola para o cinto 13. Compartimento das pilhas 14. Lingueta de bloqueio
12 9 4

11 10

6 13

14

C a r a c t e r s t i c a s d o p ro d u t o
R d i o c o m u m a l c a n c e de at 12 km 8 c a n a i s* 1 3 8 c d i g o s C T C S S d e c om u n ic a o p r i va d a 8 3 c d ig o s D CS d e com uni ca o p r iv a d a 18 M em r i a d e d ez c a na i s Ecr de c r i s t a i s l q u i d o s ( L C D ) r e t r o i l u m i n a d o 17 Circuito para e c o n o m i z a r a s p i l h a s I n d ic a do r d o n v el da s pi l h as 16 Ampliador de a l c a n c e m x i m o 15 Modo V O X para transmisses com as mos livres C a p a c id a d e d e i n te rc omu n ic a do r 14 Funo de m o n i t o r i n f a n t i l 13 A v i s o s i l e n c i o s o Vi b r A l e r t D e z s i n a is s e le c c io n v e i s d e al e rta d e c h a ma d a C a n a i s de p e s q u is a , c di g os d e c om u n i c a o p ri v a da , me m r ia Funo programvel de E s c u t a D u p l a para a monitorizao de dois locais B l oq ue i o d e t e cla s S il e n c ia d or a uto m ti c o d e ru d os d e f un d o A v i s o s o n o ro d e c o n f i rm a o seleccionvel com boto para ligar/desligar F u n o d e s o m d a s t e c l a s seleccionvel com boto para ligar/desligar C o m b i n a o d e t o m a d a p a r a a l t i f a l a n t e / m i c ro f o n e
2 3 4 5 6

7 8 9

12

11

10

M o l a p a r a o c in t o *A utilizao dos canais 1 e 2 no permitida em Frana. Esta situao poder eventualmente mudar. Para isso, queira contactar as autoridades francesas responsveis por licenas de rdio, a fim de obter informao actualizada.

1. cone de alerta de chamada e VibrAlert 2. cone de bloqueio 3. cone de som das teclas 4. cone de DCS 5. cone de aviso sonoro de confirmao 6. cone de CTCSS 7. cone do canal de memria 8. Nmero da localizao na memria 9. Indicador do nvel das pilhas 10. Nmero de cdigo de comunicao privada 11. cone de relgio duplo 12. cone de VOX 13. cone de economizador de pilhas 14. cone de recepo 15. cone de transmisso 16. cone de procura 17. cone de monitor infantil 18. Nmero do canal principal

Impresso na China Pea N. 480-439-P Verso A

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 2

FUNCIONAMENTO

Portugus
Utilize apenas as pilhas recarregveis fornecidas e o carregador rpido de secretria para recarregar o rdio microTALK. Tambm pode utilizar pilhas alcalinas no recarregveis. A Cobra recomenda que o rdio esteja desligado durante o carregamento.

I n f o rm a o s o b re o p ro d u t o
Este rdio microTALK satisfaz todas as normas de equipamento de rdio, utilizando as frequncias autorizadas PMR 446. Este rdio bidireccional utiliza ondas areas pblicas e a sua utilizao poder estar sujeita a leis ou regulamentaes locais. Contactar as autoridades responsveis pela emisso de licenas de rdio para obter informao mais precisa.

one e

Al im enta o e v olum e d o rd io
Como li gar o rdio:
Rode o boto LIGAR/DESLIGAR e de volume no sentido dos ponteiros do relgio para ligar o rdio e ajustar o volume. Ouvir uma srie de tons que indicam que o rdio est ligado. O rdio microTALK est agora no MODO DE ESCUTA, pronto a receber uma transmisso. O rdio est sempre no MODO DE ESCUTA, excepto quando se carrega nos botes TALK (TRANSMISSO), CALL (CHAMADA) ou MODE (MODO).

Cui da d os a te r c om o rd i o
O rdio bidireccional microTALK durar muitos anos sem avarias se for tratado com o devido cuidado. Eis algumas sugestes: Manusear o aparelho com cuidado. Manter o aparelho protegido do p. Nunca colocar o aparelho na gua ou num ambiente hmido. Evitar a exposio a temperaturas extremas.

C a rr e g a d o r r p i d o d e s e c re t r i a e p i l h a s re c a rr e g v e i s
P a r a i n s e r i r a s p i l h a s n o r d io :
Impresso na China Pea N. 480-439-P Verso A

C om o de sl ig ar o rdio :
Rode o boto LIGAR/ DESLIGAR e de volume no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio at ouvir um estalido.

Boto LIGAR/ DESLIGAR e de volume

1. Remova a mola para o cinto soltando a lingueta de bloqueio e fazendo a mola deslizar para cima. 2. Puxe a lingueta de bloqueio para cima para remover a tampa da bateria (na parte de trs do rdio). 3. Insira as pilhas de acordo com as marcas de polaridade.

Retirar a mola para o cinto

I ndica dor do nvel d as pi lhas


Lingueta de bloqueio

O Indicador do nvel das pilhas Pilhas fracas mostra o cone de uma pilha contendo quatro barras para indicar que as pilhas esto totalmente carregadas. Quando a energia das pilhas estiver fraca, o cone do Indicador do nvel das pilhas apresenta apenas uma barra a piscar, para indicar que as pilhas devem ser recarregadas ou substitudas. AVISO: S as pilhas NiMH fornecidas podem ser recarregadas.

4. Volte a colocar a tampa do Introduzir pilhas compartimento das pilhas e a mola para o cinto. NOTA: tempo de funcionamento previsto com a carga mxima: doze horas. Estas pilhas recarregveis tm de ser recicladas ou eliminadas adequadamente, de acordo com todas as leis aplicveis. No podem ser eliminadas junto com o lixo domstico. Alguns pases e autoridades locais obrigam reciclagem e estabeleceram programas de recolha. Contacte as autoridades locais que tratam da eliminao de resduos para obter instrues. AVISO: no ponha as pilhas no fogo nem as exponha a calor elevado. Podem explodir.

E con om iz ad or d e p il ha s/e nergi a


Se no for efectuada nenhuma Economizador de transmisso durante 10 pilhas segundos, o aparelho muda automaticamente para o modo Economizador de Pilhas e a mensagem POWER SAVER (ECONOMIZADOR DE PILHAS) aparecer no ecr. Porm, tal no afecta a aptido do aparelho para receber transmisses.

C o m o c a rr eg a r o s r di os m ic ro TA L K :
1. Verifique se as pilhas foram Insira o(s) rdio(s) correctamente inseridas. Ver acima as instrues de instalao das pilhas. 2. Insira o(s) rdio(s) no carregador rpido de secretria, como indicado. 3. Insira o conector redondo do adaptador na tomada, na parte de trs do carregador. 4. Ligue o adaptador tomada elctrica. O carregador de parede deve estar instalado junto do equipamento e deve ser facilmente acessvel. Se a luz de carregamento no estiver acesa (uma luz por fonte de carregamento), verifique a posio do rdio. O rdio deve estar na vertical. A luz indicadora de carregamento mantm-se acesa at as pilhas estarem totalmente carregadas e depois apaga-se.

Co mu ni ca o co m out ra pe ss oa
1. Carregar continuamente no Boto de conversa boto TALK (TRANSMISSO). 2. Com o microfone a cerca de 5 cm (2 polegadas) da boca, falar com um tom de voz normal. 5 cm (2 polegadas) 3. Soltar o boto quando acabar da boca de falar e esperar at ouvir uma resposta. No ser possvel receber chamadas enquanto estiver a carregar no boto TALK (TRANSMISSO). NOTA: para a comunicao ser possvel, ambos os rdios devem estar sintonizados no mesmo canal e cdigo de comunicao privada.

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 3

FUNCIONAMENTO

Portugus Para iluminar o ecr


Carregar e soltar o boto de ILUMINAO/ALCANCE MXIMO para iluminar o ecr durante 10 segundos.
Boto de iluminao/ alcance mximo

P a r a o u v i r u m a re s p o s t a
Soltar o boto TALK (TRANSMISSO) Escuta para receber uma transmisso. O rdio microTALK est sempre no MODO DE ESCUTA, excepto quando os botes TALK (TRANSMISSO), CALL (CHAMADA) ou MODE (MODO) esto premidos.

Co mo a j us t ar o vol u m e
Rode o boto LIGAR/DESLIGAR e de volume no sentido dos ponteiros do relgio para aumentar o volume de som e no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio para o diminuir.
Boto LIGAR/DESLIGAR e de volume

S il encia dor auto mt ico d e ru d os d e fundo/ampliador de alcance mximo


O rdio microTALK est munido de um silenciador automtico de rudos de fundo, que bloqueia automaticamente as transmisses fracas e os rudos indesejveis provocados pelas condies do terreno ou porque o rdio se encontra no limite de alcance mximo. possvel desactivar temporariamente o silenciador automtico ou o ampliador de alcance mximo para permitir a recepo de todos os sinais e ampliar assim o alcance mximo do rdio. Pa ra de sa ctiva r t empora riamente o s i le n c i a d o r a u t om t ic o: - Carregar no boto de iluminao/alcance mximo durante menos de cinco (5) segundos. Se ouvir dois (2) sinais sonoros porque o ampliador de alcance mximo foi activado (consultar abaixo).

Bo t o de ch am a da
Carregar e soltar o boto CALL Boto de chamada (CHAMADA). A outra pessoa ouvir um toque com dois (2) segundos de durao. No possvel receber chamadas enquanto outra chamada estiver a ser transmitida. NOTA: para a comunicao ser possvel, ambos os rdios devem estar sintonizados no mesmo canal e cdigo de comunicao privada.

P a r a a ct i va r o am p l ia d o r d e a lc a nc e mximo:
- Carregar continuamente no boto de ILUMINAO/ ALCANCE MXIMO durante pelo menos cinco (5) segundos at ouvir dois (2) sinais sonoros que indicam a activao do ampliador de alcance mximo.

Canais
Com o rdio ligado, seleccione Botes de canal qualquer um dos 8 canais carregando nos botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR. Pode carregar continuamente no boto CANAL SEGUINTE ou Canais CANAL ANTERIOR para avanar rapidamente. NOTA: ambos os rdios tm de estar sintonizados para o mesmo canal e cdigo de comunicao privada (veja Cdigos CTCSS de comunicao privada ou Cdigos DCS de comunicao privada) para comunicar.

P ara de s acti var o ampl iado r de alc anc e mximo:


- Carregar e soltar o boto de ILUMINAO/ALCANCE MXIMO ou mudar o canal.

A l c a n c e d o r d i o m i c ro TA L K
O rdio microTALK tem um alcance mximo de 12 quilmetros. O alcance varia em funo do terreno e das condies. O rdio funcionar com o Alcance mximo alcance mximo em zonas planas e abertas. A presena de edifcios e de folhagem na trajectria do sinal pode reduzir o alcance. Alcance reduzido A folhagem densa e um terreno montanhoso reduziro ainda mais o sinal. Lembre-se de que pode atingir o alcance mximo activando o Alcance reduzido ampliador de alcance mximo. Ver mais pormenores acima.

F un o de bl o qu e i o
O boto de BLOQUEIO/ENTER bloqueia os botes de CANAL SEGUINTE, CANAL ANTERIOR e de MODO/ENERGIA para evitar um funcionamento acidental.
Boto de BLOQUEIO/ENTER

Pa r a u t ili z ar a f un o de bloque io :
- Carregar continuamente no cone de bloqueio boto de BLOQUEIO/ENTER durante dois (2) segundos para activar ou desactivar o bloqueio. Ouve-se um aviso sonoro duplo para confirmar a activao ou desactivao do bloqueio. Quando o rdio est no modo de bloqueio, ficar visualizado o cone de bloqueio.

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 4

FUNCIONAMENTO e FUNES DE MODO

Portugus C d ig os d e c omun ica o p ri vad a


O seu rdio microTalk incorpora dois sistemas codificados avanados de silenciamento que o podem ajudar a reduzir as interferncias de outros utilizadores em qualquer canal especfico. O CTCSS (Continuous Tone Coded Squelch System) oferece 38 cdigos de comunicao privada e o DCS (Digitally Coded Squelch) oferece 83 cdigos de comunicao privada. Com os dois, ter um total de 121 cdigos de comunicao privada. Pode utilizar qualquer um dos sistemas em todos os canais, mas no pode utilizar os dois sistemas no mesmo canal ao mesmo tempo. NOTA: para comunicar com xito utilizando um cdigo de comunicao privada, tanto o rdio transmissor como o receptor tm de estar sintonizados no mesmo canal, no mesmo sistema de cdigo de comunicao privada (CTCSS ou DCS) e no mesmo nmero do cdigo de comunicao privada. Cada canal ir lembrar-se do sistema e do nmero do cdigo de comunicao privada utilizado da ltima vez. NOTA: o cdigo de comunicao privada 00 no um cdigo de comunicao privada, mas permite que todos os sinais sejam ouvidos num canal que est definido para 00, tanto no sistema CTCSS como no DCS.

To m a d a p a r a a l t i f a l a n t e e x t e rn o / m i c ro f o n e
O seu rdio microTALK pode receber um altifalante/microfone externo, deixando-lhe as mos livres para outras tarefas. P a ra li ga r a o a lt i fa l a n te e x t e rn o / m i c ro f o n e o u c a rr e g a d o r :
Tomada para altifalante externo/microfone

1. Abra a patilha de carga na parte superior do rdio. 2. Insira a ficha na tomada.

I n t e rco m u n i c a d o r
Com um adaptador de Intercomunicador intercomunicador e duas ligaes a altifalante externo/microfone opcionais, um s rdio microTALK pode ser utilizado como sistema de intercomunicador. (Ideal para motociclistas.) Contacte o fornecedor local quanto disponibilidade e preos.

C d i go s C T CS S d e c o m u n i ca o pr i v a da
O sistema de reduo contnua de rudo de fundo contnua controlado por tons codificados (CTCSS Continous Tone Coded Squelch System) um avanado sistema de codificao por tons que permite seleccionar um em 38 cdigos de comunicao

P a r a p e rc o rr e r a s f u n e s d e m o d o privada para reduzir as interferncias causadas por


Ao percorrer as funes de modo, possvel seleccionar ou mudar caractersticas preferidas no seu rdio microTALK. Quando so percorridas as funes de modo, as caractersticas do rdio so visualizadas na sequncia pr-determinada. Sempre que o rdio estiver numa funo de Modo, passar ao modo de Escuta guardando as definies seleccionadas mais recentes, se no se premir qualquer boto durante quinze segundos.

outros utilizadores do mesmo canal. NOTA: se estiver a utilizar um cdigo CTCSS de comunicao privada, ambos os rdios tm de estar sintonizados para o mesmo canal e o cdigo CTCSS de comunicao privada para comunicar. Cada canal registar o ltimo cdigo de comunicao privada seleccionado.

P ara s e l e c ci o n ar um c di go C TC SS de c omun icao privada:

1. Aps seleccionar um canal, DESLIGAR CTCSS Configurar cdigos CTCSS de comunicao privada pressione e solte o boto Definir cdigos DCS de comunicao privada de MODO at o cone de Activar/desactivar VOX CTCSS piscar no ecr. Para Ajustar o nvel de sensibilidade do modo VOX alm do cone de CTCSS, Definir as localizaes de memria quer DESLIGAR ou os Seleccionar cdigo de Configurar monitorizao dos canais privacidade nmeros pequenos ao lado Configurar monitorizao dos cdigos CTCSS de do nmero de canal comunicao privada tambm piscaro no ecr. Definir procura de cdigos DCS de comunicao 2. Se CTCSS e DESLIGAR estiverem a privada piscar, pressione o boto de CANAL Definir VibrAlert e/ou Alerta de Chamada SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para sair de DESLIGAR Definir LIGAR/DESLIGAR Escuta Dupla e e avanar para a seleco de um cdigo de Programar o local de Escuta Dupla comunicao privada. Ou, se CTCSS e os nmeros Configurar monitor infantil pequenos ao lado do nmero de canal estiverem a Definir o tom do Alerta de Chamada piscar, pressione o boto de CANAL SEGUINTE ou Activar/desactivar aviso sonoro CANAL ANTERIOR para seleccionar um cdigo de Activar/desactivar som das teclas comunicao privada. 3. Seleccionar uma das seguintes opes: a. Carregar no boto MODE (MODO) para registar a nova configurao e prosseguir com outras funes. b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para registar a nova configurao e voltar ao MODO DE ESCUTA.

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 5

FUNES DE MODO

Portugus
e 1 o menos sensvel. 2. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para alterar a configurao. 3. Seleccionar uma das seguintes opes: a. Carregar no boto MODE (MODO) para registar a nova configurao e prosseguir com outras funes. b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para registar a nova configurao e voltar ao MODO DE ESCUTA.

C d i g o s D C S d e c o m u n i c a o p r i v a d a nmero de 1 a 5, sendo 5 o nvel mais sensvel


DCS (Digital Coded Squelch) um sistema de codificao digital avanado que lhe permite seleccionar um dos 83 cdigos de comunicao privada para reduzir a recepo de transmisses de outros utilizadores no canal. NOTA: se estiver a utilizar um cdigo DCS, ambos os rdios tm de estar ligados no mesmo canal e cdigo DCS de comunicao privada para comunicar. Cada canal registar o ltimo cdigo de comunicao privada seleccionado. P ar a se lecc ion ar u m cdi go D CS d e co mun icao pr iv ada: DESLIGAR DCS 1. Aps seleccionar um canal, pressione e solte o boto de MODO at o cone de DCS piscar no ecr. Para alm do cone de DCS, quer DESLIGAR ou os nmeros pequenos ao Seleccionar cdigo de privacidade lado do nmero de canal tambm piscaro no ecr. 2. Se DCS e DESLIGAR estiverem a piscar, pressione o boto de CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para sair de DESLIGAR e avanar para a seleco de um cdigo de comunicao privada. Ou, se DCS e os nmeros pequenos ao lado do nmero de canal estiverem a piscar, pressione o boto de CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar um cdigo de comunicao privada. 3. Seleccionar uma das seguintes opes: a. Carregar no boto MODE (MODO) para registar a nova configurao e prosseguir com outras funes. b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para registar a nova configurao e voltar ao MODO DE ESCUTA.

1 0 lo ca liz a es d e m em ri a
O rdio microTALK tem 10 Localizaes de Memria onde pode armazenar os canais que utiliza com mais frequncia e as combinaes do canal/cdigo de comunicao privada. Estas Localizaes de Memria podem ser seleccionadas individualmente ou podem ser procuradas.

1. Prima o boto de Modo at o cone de Memria e a localizao de memria comearem a piscar no ecr. 2. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar a localizao de memria (0 a 9). NOTA: se uma localizao j tiver sido programada, apresentado no ecr o canal/cdigo de comunicao privada associado mesma. 3. Prima o boto Bloqueio/Enter para introduzir uma nova localizao de memria ou para editar uma

C o m o p rog r a ma r u m a L oca l iz a o de Memria: Icone de Memria

localizao de memria j programada. Os nmeros do canal piscam no ecr. 4. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar um canal (1 a 8). Tr a n s m i s s o a c t i v a d a p o r v o z ( V O X ) 5. Prima o boto Bloqueio/Enter. O cone CTCSS e os nmeros do cdigo de comunicao privada No modo VOX, possvel utilizar o rdio microTALK piscam no ecr. com as mos livres, sendo a transmisso activada pela voz. possvel estabelecer o nvel de sensibilidade 6. Escolha um dos seguintes: do modo VOX para corresponder ao volume da sua a. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL voz e evitar as transmisses activadas pelo rudo de ANTERIOR para seleccionar um cdigo de fundo. comunicao privada CTCSS (01 a 38) para o canal. Par a ac t iv ar/ de sac ti v ar o m o do V OX : b. Prima o boto Bloqueio/Enter para comutar 1. Carregar no boto de MODO Seleccionar VOX entre CTCSS e DCS. O cone DCS e os nmeros at ver o cone VOX piscar no do cdigo de comunicao privada iro piscar ecr. Fica visualizada a no ecr. Os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL configurao actual Activado ANTERIOR podem ento ser utilizados para ou Desactivado. seleccionar um cdigo de comunicao privada DCS (01 a 83) para o canal. 2. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para NOTA: se OFF (desligado) estiver a piscar em vez activar ou desactivar o modo VOX. dos nmeros do cdigo de comunicao privada, porque j existe um cdigo de 3. Seleccionar uma das seguintes opes: comunicao privada definido no sistema a. Carregar no boto MODE (MODO) para registar a antagnico (CTCSS ou DCS). Prima os botes nova configurao e prosseguir com outras funes. CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para cancelar o cdigo antagnico e seleccionar um registar a nova configurao e voltar ao MODO DE cdigo de comunicao privada no sistema ESCUTA. activo para o canal seleccionado. P ar a sel ec ci o n ar o n v el de s ens i bi l i dade 7. Escolha um dos seguintes: do m odo VOX: a. Prima o boto Bloqueio/Enter para introduzir Seleccionar o nvel de 1. Carregar no boto MODE sensibilidade do modo o canal/cdigo de comunicao privada na (MODO) at que o cone VOX VOX localizao de memria seleccionada. O rdio comece a piscar e o actual nvel avana ento para a localizao de memria de sensibilidade aparea no ecr. seguinte, que comear a piscar. O actual nvel de sensibilidade indicado pela letra Le um

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 6

FUNES DE MODO
b. Prima o boto de Modo para introduzir o canal/cdigo de comunicao privada nas localizaes de memria seleccionadas e continue com as outras funes no canal/cdigo de comunicao privada apresentado antes de entrar nas funes de modo. c. Prima o boto Transmisso para introduzir o canal/cdigo de comunicao privada na localizao de memria seleccionada e sair das funes de modo. Depois de libertar o boto Transmisso, o rdio entra em modo de ESCUTA no canal/cdigo de comunicao privada acabado de introduzir.

Portugus M o n it o ri z a o do s c an ai s

O rdio microTALK pode monitorizar os canais automaticamente (1 a 8). NOTA: o rdio ignora cdigos especficos CTCSS ou DCS de comunicao privada enquanto faz a procura de canais. P ar a m on itor i z ar os c an ai s: 1. Carregar no boto MODE Seleccionar nitorizao dos canais (MODO) at o cone de monitorizao e o nmero do canal piscarem no ecr. 2. Carregar no boto CANAL C o m o vo lt a r a c ha m a r u m a l oc a liz a o SEGUINTE ou CANAL d e c an al d e m e m r ia arm a z e na d o: ANTERIOR para iniciar a monitorizao dos canais. 1. Prima o boto de Modo at que o cone de O cone de monitorizao continua a ser exibido Memria e o nmero da localizao de memria quando a monitorizao dos canais est activada. comecem a piscar no ecr. O seu rdio continuar a procurar todos os canais e 2. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL parar se for detectada a recepo de transmisses. ANTERIOR para seleccionar a localizao de O seu rdio permanecer nesse canal durante memria (0 a 9). 10 segundos. NOTA: se uma localizao j tiver sido programada, A o re c e b e r u m a t r a n s m i s s o , p o d e s e l e c c i o n a r apresentado no ecr o canal/cdigo de u ma das segu in t es o p es: comunicao privada associado mesma. a. Carregar continuamente no boto TALK 3. Prima o boto Transmisso para voltar ao modo de (TRANSMISSO) para comunicar nesse canal. O ESCUTA na localizao de memria seleccionada. rdio permanecer nesse canal e voltar ao MODO NOTA: as localizaes de memria podem ser DE ESCUTA. reprogramadas em qualquer altura, desde que b. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL estejam apresentadas e a piscar no ecr. Prima ANTERIOR para continuar a monitorizao dos canais. o boto Bloqueio/Enter para comear. Depois de voltar a chamar uma localizao de memria Se no carregar em qualquer boto em 10 segundos, o rdio voltar automaticamente a monitorizar os canais. armazenada, se no premir qualquer boto durante quinze segundos, o rdio volta automaticamente ao

modo ESCUTA no canal/cdigo de comunicao privada apresentado antes de entrar nas funes de modo.

C o m o d e s p rog r a ma r u m a Lo ca l i za o d e Memria:
1. Prima o boto de Modo at o cone de Memria e a localizao de memria comearem a piscar no ecr. 2. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar a localizao de memria (0 a 9). NOTA: se uma localizao j tiver sido programada, apresentado no ecr o canal/cdigo de comunicao privada associado mesma. 3. Prima o boto Bloqueio/Enter. Os nmeros do canal piscam no ecr. Canal O 4. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar o Canal O. 5. Escolha um dos seguintes: a. Prima o boto Bloqueio/Enter para introduzir o canal/cdigo de comunicao privada na localizao de memria seleccionada e voltar ao incio das opes da localizao de memria. b. Prima o boto de Modo para introduzir o canal/cdigo de comunicao privada na localizao de memria seleccionada e continue com as outras funes no canal/cdigo de comunicao privada apresentado antes de entrar nas funes de modo. Depois de desprogramar uma localizao de memria, se no premir qualquer boto durante quinze segundos, o rdio volta automaticamente ao modo ESCUTA no canal/cdigo de comunicao privada apresentado antes de entrar nas funes de modo.

P ro c u r a d e c d i g o d e comunic ao p rivad a
O rdio microTALK pode procurar automaticamente os cdigos de comunicao privada (quer sejam CTCSS, de 01 a 38, ou DCS, de 01 a 83) dentro de um canal. S pode procurar um conjunto de cdigos de comunicao privada (CTCSS ou DCS) de cada vez.

C o m o p ro c u r a r c d i g o s d e c o m u n i c a o pr iv ad a:
1. Enquanto est em MODO DE Seleccionar canal ESCUTA, prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para escolher o canal em que pretende procurar os cdigos de comunicao privada. Seleccionar procura de cdigos de 2. Prima o boto MODO at comunicao privada aparecer o cone CTCSS ou DCS no ecr e at o cone de Procura e os nmeros pequenos junto ao nmero do canal estarem a piscar no ecr. 3. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para iniciar a procura de cdigos de comunicao privada dentro do canal que seleccionou. O cone de Procura continua apresentado no ecr enquanto a procura do cdigo de comunicao privada estiver LIGADA. O rdio vai continuar a procurar cdigos de comunicao privada e pra quando detectar a entrada de uma transmisso. O rdio permanece nesse canal/cdigo de comunicao privada durante 10 segundos. Depois de definir uma procura de cdigo de comunicao privada, se no premir qualquer boto durante quinze segundos, o rdio volta automaticamente ao MODO

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 7

FUNES DE MODO
DE ESCUTA no canal/cdigo de comunicao privada apresentado antes de entrar nas funes de Modo.

Portugus
D ur a n t e a p rocu ra d a lo ca liz a o d e m e m r ia ( en qu an t o re ce b e um a t r a n s m i ss o ) , p o d e e s c o lh e r e n t re o s egu i nt e:
a. Mantenha premido o boto de Transmisso para comunicar nessa localizao de memria. b. O rdio permanecer nessa localizao de memria e voltar ao modo de ESCUTA. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para retomar a procura das localizaes de memria. Se premir o boto Transmisso durante a procura por mais de dez segundos depois de receber uma transmisso, ir transmitir no cdigo de privacidade em que recebeu a ltima transmisso durante a procura.

Du ra nte a en trad a d e u ma t ran sm is s o, p o d e e s c o l h e r e n t re o s e g u i n t e :


a. Mantenha premido o boto TRANSMISSO para comunicar nesse canal/cdigo de comunicao privada. O rdio permanecer nesse canal/cdigo de comunicao privada e voltar ao MODO DE ESCUTA. b. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para retomar a procura dos cdigos de comunicao privada. Se premir o boto Transmisso durante a procura mais de 10 segundos depois de receber uma transmisso, ir transmitir no cdigo de privacidade em que recebeu a ltima transmisso durante a procura. Se no premir qualquer boto dentro de 10 segundos, o rdio retoma automaticamente a procura dos cdigos de comunicao privada.

P ro c u r a d a l o c a l i z a o d e m e m r i a
O rdio microTALK pode procurar automaticamente at 10 localizaes de memria programadas. NOTAS: se existir uma ou menos localizaes de memria programadas no rdio, a opo de procura de localizaes de memria no estar disponvel. Para programar pelo menos duas localizaes de memria, consulte Programar localizaes de memria.

V i b r A l e rt e A l e rt a d e C h a m a d a
O rdio microTALK pode alert-lo quando houver entrada de sinais fazendo soar um sinal sonoro de chamada, fazendo o rdio vibrar silenciosamente ou utilizando ambos.

C omo a lt e r a r a s d e fi ni e s d e ch a ma d a :
1. Prima o boto de Modo at o Vibrao + sinal cone Definies de Chamada sonoro comear a piscar no ecr. apresentada definio actual (01 vibrao + sinal sonoro, 02 apenas vibrao ou 00 apenas Apenas vibrao sinal sonoro). 2. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para mudar a definio de chamada. 3. Escolha um dos seguintes: Apenas sinal sonoro a. Prima o boto de Modo para introduzir a nova definio e prosseguir para outras funes. b. Prima o boto Bloqueio/Enter para introduzir a nova definio e voltar ao modo de ESCUTA.

C o m o p ro c u r a r l o c a l i z a e s d e m e m r i a :
1. Prima o boto de Modo Procurar as localizaes de memria at o cone de Procura e o nmero da localizao de memria comearem a piscar no ecr. 2. Prima os botes CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para comear a procurar as localizaes de memria. O cone de Procura e o cone de Memria continuam apresentados enquanto a procura da localizao de memria estiver LIGADA. O rdio vai continuar a procurar localizaes de memria e pra se detectar a entrada de uma transmisso. O rdio permanece nessa localizao de memria durante 10 segundos. Depois de definir a procura da localizao de memria, se no premir qualquer boto durante quinze segundos, o rdio volta automaticamente ao modo de ESCUTA no canal/cdigo de comunicao privada apresentado antes de entrar nas funes de modo.

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 8

FUNES DE MODO E scu ta Du pl a


A Escuta Dupla permite monitorizar simultanea-mente quaisquer dois (2) locais de Escuta Dupla: Local de Escuta Dupla 1 - Sempre com o canal/cdigo de comunicao privada visualizado antes de seleccionar funes de modo. Veja as seces Canais, Cdigos CTCSS de comunicao privada e Cdigos DCS de comunicao privada para obter mais pormenores. Local de Escuta Dupla 2 - Ser guardado no rdio. Pode ser alterado e/ou recuperado para utilizaes futuras do modo de Escuta Dupla. P a r a p ro g r a m a r o u a lt e r a r o L o c a l d e E s c u t a Du p la 2 e act i v ar o m o do de Es cu t a Du pl a: 1. Carregar no boto MODE Seleccionar Escuta Dupla (MODO) at o cone de Escuta Dupla e o nmero do canal comearem a piscar no ecr. 2. Seleccionar uma das seguintes opes: a. Seleccionar ou alterar um canal: 1) Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar um canal (1 a 8). b. Seleccionar ou alterar um canal/cdigo de comunicao privada: 1) Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar um canal (1 a 8). 2) Carregar no boto MODE (MODO) para configurar o canal. Os nmeros pequenos ao lado do nmero do canal piscaro no ecr.

Portugus
NOTA: ao configurar a Escuta Dupla, se no carregar em qualquer dos botes durante 15 segundos, o rdio voltar automaticamente ao MODO DE ESCUTA no ltimo canal/cdigo de comunicao privada visualizado antes de seleccionar as funes de modo. 3. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para activar o MODO DE ESCUTA DUPLA. A o rece ber u ma t r a n sm is so , p o de s ele cci on ar u ma da s segu i n tes op es: a. Carregar continuamente no boto TALK (TRANSMISSO) para comunicar nesse Local de Escuta Dupla. O rdio permanecer nesse Local de Escuta Dupla e voltar ao MODO DE ESCUTA. b. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para voltar Escuta Dupla. Se carregar no boto TALK (TRANSMISSO) ainda no Local de Escuta Dupla e no dentro de dez (10) segundos aps receber uma transmisso, a sua transmisso ser efectuada no Local de Escuta Dupla em que recebeu a ltima transmisso. Desta forma o rdio voltar ao MODO DE ESCUTA. Se no carregar em nenhum boto no espao de 10 segundos, o rdio voltar automaticamente Escuta Dupla.

3) Pressione o boto de CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para seleccionar um cdigo CTCSS de comunicao privada (01 a 38) ou um cdigo DCS de comunicao privada (01 a 83). 3. Carregar no boto de Boto de BLOQUEIO/ENTER para BLOQUEIO/ENTER configurar o Local de Escuta Dupla 2 e activar o MODO DE ESCUTA DUPLA (consultar abaixo para obter mais informao). NOTAS: para sair da Escuta Dupla e avanar para a funo de modo disponvel seguinte, carregar no boto MODE (MODO). Ao configurar o Local de Escuta Dupla 2, se no carregar em qualquer dos botes durante 15 segundos, o rdio voltar automaticamente ao MODO DE ESCUTA no Local de Escuta Dupla 1. P ar a ac tiva r a Esc u ta Du pl a: NOTA: o Local de Escuta Dupla 2 deve estar programado para poder activar a Escuta Dupla. 1. Defina a primeira localizao do Seleccionar canal relgio duplo (canal/cdigo de comunicao privada) que deseja controlar (veja as seces Canais, Cdigos CTCSS de comunicao privada e Cdigos DCS de comunicao privada para obter mais pormenores). 2. Carregar no boto MODE (MODO) at o cone de Escuta Dupla e o nmero do canal comearem a piscar no ecr.

Para sair d o modo d e E scuta Dupla: Seleccionar uma das seguintes opes: a. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para voltar ao MODO DE ESCUTA no Local de Escuta Dupla 1 ou no ltimo Local de Escuta Dupla no qual, no modo de Escuta Dupla, foi recebida a ltima transmisso. b. Carregar no boto TALK (TRANSMISSO) para voltar ao MODO DE ESCUTA no Local de Escuta Dupla 1 ou no ltimo Local de Escuta Dupla no qual, no modo de Escuta Dupla, foi recebida a ltima transmisso. c. Carregar no boto MODE (MODO) para avanar para a funo de modo disponvel seguinte.

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 9

FUNES DE MODO Mo ni t or i nf ant i l


Quando a funo de monitor infantil est activada, um rdio colocado perto de um beb efectuar uma transmisso a outro rdio sintonizado no mesmo canal e cdigo de comunicao privada sempre que for detectado um som. O monitor infantil utiliza o mesmo nvel de sensibilidade especificado para a funo VOX. Se no ajustou o nvel de sensibilidade da funo VOX (consultar a seco Transmisso activada por voz [VOX] constante deste manual) o nvel mximo (5) de sensibilidade ser automaticamente seleccionado. P a r a a c t i v a r o m o ni t or in fa n t il : 1. Carregar no boto MODE Seleccionar monitor (MODO) at ver o cone de infantil monitor infantil piscar no ecr. Visualiza-se a configurao actual Desactivado. 2. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para alterar a configurao para Activado. 3. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para seleccionar Activado e seleccionar o MODO DE MONITOR INFANTIL. NOTAS: Carregar no boto MODE (MODO) selecciona o modo de monitor infantil para Desactivado e avana para outras funes de modo. No carregar em nenhum boto durante 15 segundos selecciona o modo de monitor infantil para Desactivado e o rdio volta ao MODO DE ESCUTA.

Portugus
10 C on fi gu ra e s de to que d e c ha ma d a
possvel seleccionar entre 10 configuraes de toque de chamada para transmitir um aviso de chamada nico. P a ra mu d a r u ma c on fi gur a o d e t o q u e de c hamada: Definio do tom de toque 1. Carregar no boto MODE (MODO) at ser visualizada a letra C e o nmero actual do toque de chamada (1 a 10). O toque de chamada actual tocar durante dois (2) segundos. 2. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para ouvir os outros toques de chamada. 3. Seleccionar uma das seguintes opes: a. Carregar no boto MODE (MODO) para registar a nova configurao e prosseguir com outras funes. b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para registar a nova configurao e voltar ao MODO DE ESCUTA.

NOTA: para a comunicao ser possvel, ambos os rdios devem estar sintonizados no mesmo canal e cdigo de comunicao privada. P a ra s a i r d o mo d o d e m on it o r i nf a n ti l: - Seleccionar uma das seguintes opes: a. Carregar no boto TALK (TRANSMISSO) e voltar ao MODO DE ESCUTA. b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER e voltar ao MODO DE ESCUTA. c. Carregar no boto MODE (MODO) para avanar para a funo de modo disponvel seguinte.

A v i s o s o n o ro d e c o nf i r m a o
O seu receptor ouvir um som quando soltar o boto de CONVERSA. Este sinal avisa que acabou de falar e que a outra pessoa pode comear a falar. Esta funo pode ser activada ou desactivada. P ar a a c t i v a r / d e s ac t i v a r o a v i s o s o n o ro de co nfirma o : Ao ligar o rdio microTALK pela primeira vez, o aviso sonoro estar activado. 1. Carregar e soltar o boto Seleccionar aviso sonoro de confirmao MODE (MODO) at que o cone de aviso sonoro de confirmao comece a piscar no ecr. ento visualizada a configurao actual Activado ou Desactivado. 2. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para activar ou desactivar o aviso sonoro de confirmao. 3. Seleccionar uma das seguintes opes: a. Pressione o boto de MODO para entrar na nova definio e avanar para outras funes. b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para registar a nova configurao e voltar ao MODO DE ESCUTA. A configurao seleccionada ser guardada quando desligar e voltar a ligar o rdio. Quando o Tom de confirmao estiver LIGADO, exibir-se- o cone de Tom de confirmao.

10376 MT975_Portuguese.qxd

1/14/08

3:26 PM

Page 10

FUNES DE MODO

Portugus
3. Seleccionar uma das seguintes opes: a. Carregar no boto MODE (MODO) para registar a nova configurao e voltar ao MODO DE ESCUTA. b. Carregar no boto de BLOQUEIO/ENTER para registar a nova configurao e voltar ao MODO DE ESCUTA. A configurao seleccionada ser guardada quando desligar e voltar a ligar o rdio. Quando o som das teclas est ligado, exibe-se o cone de som das teclas.

Funo de som das teclas


Quando a funo de som das teclas estiver activada, o rdio emitir um som sempre que o utilizador carregar num boto ou mudar uma configurao. Pa ra ac t iva r/d e sa c tiv a r o s om d a s t ec la s: Ao ligar o rdio microTALK pela primeira vez, o som das teclas estar activado. Seleccionar som das teclas 1. Carregar no boto MODE (MODO) at ver o cone de som das teclas piscar no ecr. ento visualizada a configurao actual ACTIVADO (ON) ou DESACTIVADO (OFF). 2. Carregar no boto CANAL SEGUINTE ou CANAL ANTERIOR para activar ou desactivar o modo de som das teclas.

D.C., GARANTIA E APOIO AO CLIENTE

Portugus

T H I S PA G E TO I N CL U DE D . O . C . , WA R R A N T Y & C U S T O M E R S E RV I C E I N F O R M AT I O N W H E N C O M P L E T E .

Anda mungkin juga menyukai