Anda di halaman 1dari 17

ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR (IM)

Prof Maria Dagmar e Marlene

Administrao IM

Conceito: Administrao direta de medicamentos injetveis na massa muscular. Locais de administrao IM: Regio deltide (msculo deltide) D Regio ventro gltea (VG) ou de Hochstetter msculo glteo mdio Regio da face lateral da coxa (FALC) msculo vasto lateral Regio dorso gltea (DG)- msculo grande glteo.

Administrao IM

Justificativa: o msculo estriado dotado de vasta vascularizao com pouca inervao de fibras sensitivas. Resultado: melhor absoro e pouca sensao dolorosa. Volume total: no pode ultrapassar 02 ml (Deltide) at 05 ml (Glteo)

Formas de apresentao: caractersticas fsico-qumicas.

1) AQUOSAS: Solues cuja tonacidade semelhante ao soro sanguneo. O PH deve variar entre 4,5 e 8,5. Acima ou abaixo podem acontecer reaes que vo desde dor com congesto e inflamao at necrose tecidual.

Formas de apresentao: caractersticas fsico-qumicas.


2) SOLUES OLEOSAS: A viscosidade do medicamento est diretamente relacionada com a tolerncia local e a velocidade de absoro do frmaco.

Formas de apresentao: caractersticas fsico-qumicas.

3) SUSPENSES: a absoro se processa lentamente, da tornam-se injetveis de ao prolongada

Problemas que podem ocorrer

a) infeces b) fenmenos alrgicos c) m absoro da droga d) trauma

Sugestes para diminuir dor

a) transmitir confiana b) fazer rodzio de locais de aplicao c) escolher agulha adequada ao paciente e soluo

Cuidados importantes: Deltide

Uso do msculo deltide contra-indicado em pacientes com complicaes vasculares do MS, pacientes com parestesia ou paralisia do brao, cateterismo cardaco ou mulheres que sofreram mastectomia ou cateterismo cardaco.. b) Se ao aplicar vier sangue, trocar de agulha e aplicar em outro local. c) Avalie o tecido adiposo e a massa muscular do cliente para determinar o tamanho da agulha. d) Posio do brao em flexo, apoiado (relaxamento) e) Agulha com bisel lateralizado

Cuidados importantes: Dorso Gltea

Decbito ventral rotao interna do quadril(relaxamento muscular menos dolorido); Demarcao correta para evitar leso do nervo citico ou artria gltea; No utilizar esse local em criana com menos de 2 anos que no deabule; idosos ou imobilizados no leito cujo msculo esteja deteriorado; Previa a administrao do medicamento estique a pele entre os dedos polegar e indicador. Agulha com bisel lateralizado na aplicao Respeite a privacidade do paciente (biombos) Descubra todo o glteo para melhor avaliao.

Referncias Bibliogrficas

SWEARINGEN, P. L.; HOWARD, C.A. Atlas F:otogrfico de Procedimentos de Enfermagem. 3ed, Porto Alegre: Artmedia; 2001 CARMAGNANI, M. I. S. Procedimentos de enfermagem: guia prtica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009 CONSTANCE, J. H.; CRAVEN, R. F. Fundamentos de enfermagem: sade e funo humanas. 4. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006

Material

Bandeja limpa; Carto de identificao ou etiqueta Medicamento prescrito Seringas de preferncia com bico e agulhas descartveis de 40x12 e 25x8 ou 25/7; seringas de 3 e 5 ml; Fita crepe ou fita adesiva; Algodo seco e lcool a 70%; Saco plstico para resduos ou copinhos de medicamentos; Luva de procedimento;

Procedimento de aplicao IM

Calar luvas de procedimentos; Avaliar stio de injeo no msculo deltide( observar e apalpar a pele e os tecidos: edema, fibrose, ndulos , leses ou feridas com secrees); O stio localizado imaginando-se uma linha que se estende a 1 a 2 polpas digitais ( ou 2,5 a 5 cm) abaixo do processo acromial; Forma-se um tringulo que indica o stio da injeo; Realizar anti-sepsia local do cento para fora em movimentos circulares, totalizando de 2 a 3 cm de dimetros; Deixe o lcool secar; Remover a capa da agulha; Segurar a seringa entre o polegar e o indicador da mo dominante (como um dardo); pinar o msculo na parte superior;

Procedimento

Esticar a pele ou tecido adiposo e pince o msculo com a mo no dominante; Introduzir rapidamente a agulha em um ngulo de 90 graus; Aspirar lentamente puxando para trs o embolo com a mo no dominante para certificar-se de que no atingiu vasos; Injetar lentamente o medicamento; Retirar a agulha com um nico movimento, rpido e firme; Comprimir levemente o local com o algodo seco, sem massagear, at que conclua a hemostasia; No recapar a agulha; Retirar as luvas, higienizar as mos e checar o medicamento.

Anda mungkin juga menyukai