Anda di halaman 1dari 5

CAIXA ECONMICA FEDERAL 2012 Noes de informtica Emannuele Gouveia INTRODUO AO SOFTWARE

Softwares

O software a parte lgica do sistema de processamento de dados, tudo que intangvel. Tudo que no pode ser tocado. So as regras do processamento de dados.

Quanto funo os softwares se classificam em:

1) Softwares Bsicos
A) Sistemas Operacionais so os softwares que funcionam como intrpretes entre o computador e o usurio. Os Sistemas Operacionais (S.O.) so formados por um conjunto de programas que tem por finalidade o gerenciamento do uso dos recursos disponveis, bem como, o funcionamento adequado, a independncia e a proteo de todos os processos que esto em execuo.

No incio os S.O. eram extremamente simples. Eram utilizados apenas por um usurio de cada vez e quase no havia tcnicas para a proteo dos processos, at porque, na maioria dos casos, s havia um processo por vez. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, os hardwares passaram a ser cada vez mais sofisticados e mais velozes, e os Sistemas Operacionais tiveram que se adaptar a essa nova situao, tornando-se, cada vez, mais velozes e abrangentes. Hoje, os mdulos do S.O. se encarregam de diversas tarefas como o gerenciamento, alocao e comunicao dos mais variados recursos, dentre os quais: gerenciar os recursos de hardware (teclado, vdeo, etc.); alocao da CPU (Scheduling) e gerenciamento do tempo de utilizao de cada processo; alocao de memria; permitir e gerenciar a comunicao entre os processos; controlar as entradas e as sadas (I/0 Input/Output); gerenciamento do sistema de arquivos; gerenciamento da comunicao via rede; gerenciamento do sistema de segurana (nvel de prioridade e acesso permitido a cada usurio, gerao de relatrios de segurana baseado em registros feitos das operaes); manuteno da interface com o usurio; gerao de um ambiente adequado ao desenvolvimento de programas.

Para realizar todas as tarefas citadas acima, o S.O. possui vrios mdulos, por exemplo:

Gerente de Processos responsvel pelo gerenciamento dos processos (criao, comunicao, sincronizao, suspenso e eliminao de processos). Gerente de Memria responsvel pelo gerenciamento da memria (controle do trfego de dados para a memria principal, gerenciamento dos espaos ocupados com a alocao e desalocao dinmica de reas). Gerente de Memria Secundria responsvel pelo gerenciamento das memrias secundrias. Sistema de Arquivos responsvel pelo gerenciamento e acesso a arquivos e diretrios.

CAIXA ECONMICA FEDERAL 2012 Noes de informtica Emannuele Gouveia


Sistema de Entrada e Sada responsvel pelo controle dos diversos tipos de equipamentos de entrada e sada, permitindo a comunicao do usurio com todos eles, independentemente das caractersticas especficas de cada um. Quando os equipamentos possuem cache ou buffer, eles so controlados por essa parte do S.O. Sistema de Proteo responsvel pela segurana dos processos e dos usurios, gera e controla informaes que possibilitam auditorias de utilizao e de controle de desempenho. Controlador de Rede gerenciamento das conexes e das comunicaes entre computadores.

Os Sistemas Operacionais podem ser classificados em:

A.1) Sistemas Monoprogramveis a principal caracterstica a execuo de um nico programa (processo) de cada vez. Todos os recursos (processador, memria e perifricos) ficam dedicados exclusivamente a esse processo e isso pode gerar subutilizao, haja vista que se toda a capacidade dos recursos no for utilizadas pelo processo em execuo, no poder ser utilizada por nenhum outro simultaneamente.

Os processos so executados em seqncia e o tempo gasto para a execuo de um determinado nmero de processos (throughput) ser a somatria do tempo gasto por cada processo.

A.2) Sistemas Multiprogramveis a principal caracterstica e a possibilidade de que vrios programas compartilhem recursos simultaneamente. Apenas um programa pode ser processado de cada vez, mas enquanto est alocando a CPU, outros podem estar residindo na memria, ou utilizando perifricos.

Os Sistemas Multiprogramveis podem ser:

Sistema Batch (lotes) a principal caracterstica a execuo (a medida em que h disponibilidade na CPU) de programas, que foram previamente armazenados em uma memria secundria, sem a interferncia do usurio. Sistema Time Sharing (Tempo Compartilhado) Neste tipo de sistema os recursos continuam sendo compartilhados, porm uma nova caracterstica que ele multiusurio, sendo assim o sistema cria para cada usurio um ambiente de trabalho prprio dando a impresso de que todo o sistema est dedicado a ele durante um determinado intervalo de tempo (time slice). Quando o time slice de um usurio acaba, o controle dos recursos passa para o prximo usurio da fila automaticamente. Em alguns sistemas existem nveis de prioridade que alteram a seqncia de atendimento da fila ou o tamanho do time slice de um usurio.

CAIXA ECONMICA FEDERAL 2012 Noes de informtica Emannuele Gouveia


Sistema de Tempo Real Este tipo de sistema difere do anterior porque l o tempo de resposta no interfere na execuo do processo, enquanto aqui o tempo de resposta crucial. Neste tipo de sistema no h time slice, neles um programa detm o controle dos recursos pelo tempo que for necessrio ou at que aparea um processo de maior prioridade. So comuns em situaes crticas como controle de trfego areo, centros cirrgicos, usinas nucleares, etc.

Obs.: H dois novos conceitos sendo introduzidos na informtica, mas ainda subjetivos e no consolidados, so eles:

Sistemas Monotarefa seriam semelhantes ao Sistema Monoprogramvel. Sistemas Multitarefa seriam sistemas multiprogramveis, mas monousurio, onde existiriam

vrios processos concorrentes. Se houver mais de uma CPU, cada uma se encarrega de uma tarefa, caso contrrio as tarefas compartilham a mesma CPU de trs formas possveis: A tarefa utiliza o processador o tempo que for necessrio. Cada tarefa possui uma prioridade e enquanto a de maior prioridade est sem utilizar a CPU (gravando dados na memria, por exemplo) as de menor prioridade podem ser executadas. Determinam-se tempos de utilizao da CPU para cada tarefa, ao trmino do tempo, outra tarefa ser alocada mesmo que a primeira no tenha sido concluda. Nesta definio de multitarefa se encaixam os sistemas operacionais para microcomputadores. A.3) Sistemas Monousurio permitem que apenas um usurio use o sistema por vez.

A.4) Sistemas Multiusurio permitem que vrios usurios utilizem o sistema ao mesmo tempo.

A.5) Sistemas Monoprocessados so sistemas que operam com apenas um processador.

A.6) Sistemas Multiprocessados permitem a execuo simultnea de duas ou mais tarefas, logo exige a existncia de mais de um processador (utiliza a multiprogramao, s que agora aplicada a vrios processadores simultaneamente). Os tipos so:
a) Fortemente acoplados vrios processadores compartilham a mesma memria principal e so controlados por um nico sistema operacional. b) Fracamente acoplados mltiplos computadores independentes, onde cada um tem seus prprios recursos. Sistemas em Rede Vrios computadores independentes interligados compartilhando recursos. O S.O. apenas responsvel por possibilitar a comunicao e a transferncia de dados entre os clientes. Sistemas distribudos vrios computadores independentes interligados, mas passando para o usurio a sensao de ter um nico sistema. Sistema Cliente-Servidor o sistema operacional possui uma parte mnima centralizada e os outros recursos podem ser disponibilizados pelas outras mquinas independentes conectadas entre si. Pode tambm ser adaptada para uso nos sistemas fortemente acoplados.

CAIXA ECONMICA FEDERAL 2012 Noes de informtica Emannuele Gouveia


c) Sistemas Assimtricos (Master/Slave Mestre/Escravo) vrios computadores interligados, mas apenas o processador mestre executa servios de Sistema Operacional, os escravos solicitam execues de processos ao mestre. d) Sistemas Simtricos (SMP SimmetricMultiprocessing) todas as mquinas interligadas podem executar tarefas de Sistema Operacional, porm o boot s realizado por um nico processador. B)

Compiladores de Linguagens de Programao

So programas responsveis por ler, analisar e traduzir todo o programa fonte (programa escrito na linguagem de programao) em programa objeto (programa traduzido para a linguagem de mquina instrues necessrias para a correta execuo do programa).

2) Softwares Aplicativos programas criados para atenderem necessidades especificas, que no

so atendidas pelo S.O. por exemplo: planilhas eletrnicas, editores de texto, etc. Este o maior grupo de programas existente e aqui podem ser includas tambm os chamados Softwares Personalizados ou Custom Softwares que so os programas desenvolvidos para um determinado cliente.
3) Softwares Acessrios No h ainda consenso sobre essa classificao, mas seriam os softwares que atendem necessidades especficas e fazem parte do S.O. Um exemplo bem comum a calculadora do Windows ou o Bloco de Notas. 4) Softwares Utilitrios so programas que complementam aes do S.O. e esto diretamente ligados as aes oferecidas por eles. Ex.: Scandisk, Defrag, Limpeza de disco, etc.

Principais Sistemas Operacionais

Windows Linha de S.O. desenvolvida pela Microsoft. O primeiro modelo foi o Windows 95 e a evoluo se deu de acordo com a evoluo da prpria informtica. Trabalha em ambiente multitarefa; possui visual grfico; recursos para integrao com a Internet, transparentes para o usurio; sistema de arquivos FAT 32 e NTFS; um programa integrado Windows Update que faz a atualizao automtica do S.O. desde que a mquina esteja conectada a Internet; suporte aos mais variados tipos de hardware (placas e perifricos). o S.O. mais utilizado no mundo dos PCs.

OS2/Warp Sistema Operacional de 32 bits da IBM. Foi o pioneiro na interface grfica para PCs; trs recursos para reconhecimento de voz; possui proteo anti-crash (quando um programa apresenta problemas, no interfere nos demais em execuo); recursos para acesso a Internet integrados ao programa, sistemas de arquivo HPFS.

Unix um S.O. de 32 bits, multitarefa e multiusurio que est no mercado desde a dcada de 70. um precursor do sistema de arquivos baseados em rvore (diretrios e subdiretrios). Roda tanto em 4

CAIXA ECONMICA FEDERAL 2012 Noes de informtica Emannuele Gouveia mainframes, como em PCs (Unix Solaris); um grande gerenciador de redes e permite inclusive o gerenciamento de redes remotamente; seguro e possibilita alta performance; extremamente porttil tendo 90% do seu Kernel escrito em C e s 10% em linguagem de mquina, o que facilita extremamente a adaptao a qualquer plataforma. O Unix dividido em 4 partes: O bloco de inicializao informaes e instrues necessrias para a inicializao. Os blocos de informaes blocos nos quais os dados so armazenados, capacidade de 5KB cada um. c) Ilist (lista de inodes inodes so blocos, espalhados pelo disco, que contm informaes sobre os arquivos, como tamanho e localizao) indicam os endereos dos inodes no disco. d) Interface o Unix foi criado para programadores experientes, mas hoje h um imenso esforo para tornar a interface cada vez mais amigvel para os usurios comuns, inclusive com o desenvolvimento, j em estado bastante avanado,de interfaces grficas.
a) b)

Linux uma espcie de Unix gratuito. Oferece ao usurio todos os recursos que o Unix oferece, porm distribudo gratuitamente. O Linux extremamente eficiente sendo executado rapidamente em mquinas simples; popular; altamente compatvel com o MS-DOS e Windows; e j oferece um alto grau de confiana, desempenho e confiabilidade.

Quanto a distribuio os softwares se classificam em:

Todos os softwares devem possuir um tipo de licena de uso, pois por serem frutos da idia e do esforo de algum, so protegidos por lei e os autores possuem direitos autorais sobre sua obra. Os tipos de licena so: 1) Shareware o usurio deve pagar a licena de uso. o tipo mais comum hoje em dia e constitui ato de pirataria, usar esse tipo de programa sem pagar.
Tryware tipo de shareware que o usurio pode usar durante um perodo de tempo limitado pelo fabricante (para teste ou para ver se atende a suas necessidades) sem pagar a licena, aps o tempo determinado, se o usurio quiser continuar a usar, ter que pagar. 2) Freeware software gratuito. O usurio no paga nada para us-lo e pode repass-lo livremente. Cobrar por ele pirataria. GLP um tipo de software freeware, conhecidos como softwares livres, podem ser usados sem restries, serem repassados e, como na maioria das vezes, acompanhado do cdigo fonte pode ser adaptado as necessidades de cada um. A nica exigncia que seja mantido o nome do desenvolvedor original.

Anda mungkin juga menyukai