Anda di halaman 1dari 3

FATEC

Campus Guarulhos Disciplina: Clculo I Professor: Rogrio Marques INTRODUO TEORIA DOS CONJUNTOS Para nomear um conjunto, geralmente usamos uma letra maiscula, e os componentes de um conjunto so chamados de elementos. Quando representamos um conjunto nomeando os elementos um a um, colocando-os entre chaves e separando-os por virgula, dizemos que o conjunto est representado em extenso. Tambm podemos representar um conjunto por meio dos diagramas de Venn, ou ento por meio de uma propriedade caracterstica dos elementos do conjuntos. Neste caso, dizemos que o conjunto est representado por compreenso. Igualdade de Conjuntos Dizemos que dois conjuntos A e B so iguais, e indicamos por A = B se, e somente se, os conjuntos A e B possurem exatamente os mesmos elementos. Conjunto Unitrio Chama-se conjunto unitrio aquele que possui um nico elemento. Conjunto Vazio Chama-se conjunto vazio aquele que no possui elemento. Representa-se o conjunto vazio por { } ou . A Relao de incluso

Sejam A e B conjuntos. Se todo elemento de A for tambm elemento de B, diz-se que A um subconjunto de B. Nesse caso, dizemos que A est contido em B, e indicamos por A B . Podemos dizer, tambm, que B contm A e, neste caso, indicamos por B A . O smbolo significa no est contido. H duas incluses extremas: a primeira que para todo conjunto A, vale A A ; a segunda diz que A , seja qual for o conjunto A. Dizemos que A um subconjunto prprio de B quando se tem A B com A A e B A relao de incluso goza de trs propriedades fundamentais. Dados qualquer conjuntos A, B e C tem-se:

1) reflexividade: A A 2) anti-simetria: se A B e B A = A = B 3) transitividade: se A B e B C ento A C

FATEC Campus Guarulhos Disciplina: Clculo I Professor: Rogrio Marques Operaes Unio de Conjuntos A unio de dois conjuntos A e B o conjunto formado por todos os elementos que pertencem a A ou a B. O smbolo significa unio ou reunio entre os conjuntos. Interseco de Conjuntos A interseco de dois conjuntos, A e B, o conjunto formado pelos elementos que so comuns a A e a B, isto , pelos elementos que pertencem a A e tambm pertencem a B. O smbolo significa a interseo entre os conjuntos. Portanto, se considerarmos as afirmaes x A , x B , veremos que: x A B significa x A ou x B ; x A B significa x A e x B .

Assim, podemos notar que as operaes A B e A B entre conjuntos constituem a contrapartida matemtica dos conectivos lgicos ou e e
Diferena de Conjuntos

A diferena de dois conjuntos A e B o conjunto dos elementos que pertencem a A, mas que no pertencem a B. Designamos a diferena de A e B por A B. Se B A , a diferena A B denomina-se complementar de B em relao a A e indica-se CA B . A noo de complementar de um conjunto s faz sentido quando se fixa um conjunto U, chamado de conjunto universo.

Uma vez fixado U, todos os elementos a serem considerados pertencero a U e todos os conjuntos sero subconjuntos de U, ou derivados destes. Assim, dado o conjunto A, para cada elemento x em U, vale uma, e somente uma, das alternativas: x A ou x A . O fato de que, para todo x A no existe uma outra opo alm de x A ou x A conhecido em Lgica como o princpio do terceiro excludo, e o fato de que as alternativas x A e x A no podem ser verdadeiras ao mesmo tempo chama-se o princpio da no-contradio.

FATEC Campus Guarulhos Disciplina: Clculo I Professor: Rogrio Marques

Anda mungkin juga menyukai