Anda di halaman 1dari 52

FRICA Banco Mundial prope fim de barreiras comerciais em frica

ECONOMIA Carvo vai estimular exportaes em 17%

DOSSIER Millennium Challenge Account d impulso ao Norte

Publicao mensal da S.A. Media Holding . abril de 2012 . 100 Mt

TURISMO Pas entre os melhores destinos DESENVOLVIMENTO Malonda capta investimentos para o Niassa

NIASSA qUER FAzER NEgCIO


RESENHA JURDICA Exerccio da actividade seguradora em Moambique

Niassa waNts tO dO busiNess


FISCALIDADE O uso de meios electrnicos no cumprimento das obrigaes fiscais

N 52 . Ano 05

Afritool
Av. 25 de Setembro, Nr. 2009 Caixa Postal Nr. 2183 Tel. +258 21309068/328998 Fax. +258 21328997/333809 info@afritool.co.mz Maputo - Moambique

A mAis de 13 Anos A proporcionAr os mAis Altos pAdres de servios, com produtos de QuAlidAde, preos competitivos, ideiAs inovAdorAs, Atendimento personAlizAdo
MoAMbique TANzANiA ChiPre SwAzilNdiA

delegAeS em quelimane, Tete e Nampula

e Material Md

Equipamento

Ferramentas e Implementos Agricolas

Motocultivador

Motores

ico

editora capital c editora capital c

6 SUMRIO

dossier
DR

ECONOMIA
DR

FACTOS & NMEROS


DR

VALORES

19

22
DOSSIER

24

19 30
TDM, p 02 AFRITOOL, p 03 MMEC, p 04 MCEL, p 05 STANDARD BANK, p 08 ZAP, p 11 EDITORA CAPITAL, p 15

Millenium Challenge Account d impulso ao norte


Os investimentos aplicados pela Millenium Challenge Account em prol do desenvolvimento so notrios nas provncias do norte de Moambique. As reas das infraestruturas, abastecimento de gua, acesso e posse segura de terras, entre outras, esto na ordem do dia daquele organismo, visando gerar uma grande dinmica na vida das comunidades daquelas provncias.

DESENVOLVIMENTO
Malonda capta investimentos para a provncia do Niassa
Reduzir a pobreza e melhorar os meios de subsistncia das comunidades rurais das comunidades mais desfavorecidas no Niassa so os objectivos da Fundao Malonda, que tem atrado investimentos para a provncia, alm de apoiar o sector privado e mediar possveis conflitos.

NDICE DE ANUNCIANTES
TIM, p 17 CR HOLDING, p 19 AFRIN, p 37 PWC, p 41 SUPERBRANDS, p 47 CORRE, p 51 BCI p 52

SUMRIO 7

OBSERVATRIO
DR DR

SECTOR
DR DR

viso

33

34
ENTREVISTA

39

50

O nacional est a aprender a fazer negcio


A rea florestal e o turismo so as cartas que a provncia do Niassa tm na manga para incrementar o desenvolvimento local. Entretanto, a falta de vias de acesso e de mercados para comercializao constituem o calcanhar de Aquiles para que a provncia d este importante passo.

26 38

ANLISE
Criar espaos energticos comunitrios pode ser uma soluo
A expanso das energias renovveis uma realidade benfica para as comunidades. Nesse contexto, um maior conhecimento e maior aceitao pblica das tecnologias seriam certamente importantes para impulsionar este tipo de energias.

EDITORIAL 9

Desenvolver sim, mas de olhos postos na Comunidade


Niassa possui oportunidades imensas no que diz respeito ao desenvolvimento de negcios sustentveis. O agro-business o seu cavalo de tria, e embora a provncia tenha subido no ranking de investimentos graas aos projectos florestais, as florestas assumem-se como uma clara aposta num horizonte temporal um pouco mais distante. A adicionar ao rol de riquezas da terra surge o cultivo do algodo, milho, sorgo, feijo manteiga, arroz, tabaco, madeiras e pedras semi-preciosas. Dizem os locais, com uma pitada de orgulho, que a provncia possui das maiores reservas de carvo mineral do pas, j para no falar do mundo. Outra mais valia reside no sector do turismo que vive intensamente da atraco que o Lago exerce nos visitantes nacionais, mas sobretudo nos estrangeiros. Alm das 60 mil espcies de peixes ornamentais existentes naquelas guas lmpidas, h a acrescentar ainda a flora e a fauna abundante assim como uma terra frtil que parece tocar o cu. Apesar de abenoada pela Natureza, a provncia luta com a falta de vias de acesso e de mercados para a comercializao dos seus produtos, e lida com sonhos de grandes projectos que tardam a acontecer. Perfilam-se misses empresariais originrias do Brasil, cujo interesse recai sobre o cultivo da soja e do milho e sobre a produo pecuria, e o Programa de Inovao em Agronegcios (Inovagro) estende os seus tentculos para alm da Zambzia, Nampula e Cabo Delgado, chegando igualmente quelas paragens. Por outro lado, encontra-se prevista para este ano a implementao de uma fbrica de empacotamento de feijo em Lichinga. Contudo, no existe financiamento para o arranque do projecto. E igualmente expectvel a montagem de uma fbrica de rao destinada indstria avcola. Ao mesmo tempo, a Associao para o Desenvolvimento Comunitrio do Niassa encontra-se a licenciar-se no sentido de desenvolver o microcrdito e a AMODER procura preencher as lacunas sentidas pelos empreendedores, concedendo crditos a agricultores e transportadores. No ano passado, o governador provincial do Niassa convidou os actores da cadeia de produo e de valores a se envolverem cada vez mais no aumento da produo e produtividade agrrias, aproveitando todas as oportunidades agro-ecolgicas e, sobretudo, as que o Governo colocou disposio para o fomento de agricultura, atravs do Fundo Distrital de Desenvolvimento. J a Fundao Malonda assume-se como uma parceira inquestionvel no s na promoo como na facilitao do desenvolvimento do sector privado no Niassa, sobretudo no sector das florestas; agricultura; turismo; geologia e mineralogia. Resumindo e concluindo, a dinmica da provncia no pra, apesar da distncia que a medeia de outros centros nevrlgicos, das dificuldades de financiamento, da falta de vias de comunicao e de mercados para a comercializao dos produtos agrcolas, entre outras. Alis, um estudo feito pela KPMG garante que os empresrios do Niassa so os mais optimistas em relao ao clima de negcios. E esse o esprito que Niassa parece desenvolver: o de ser positivo.c

Helga Nunes

helga.nunes@capital.co.mz

FICHA TCNICA
Propriedade e Edio: Southern Africa Media Holding, Lda., Capital Magazine, Av. Mao Tse Tung, 1245 Telefone/Fax (+258) 21 303188 revista.capital@capital.co.mz Directora geral: Andr Dauane andre.dauane@mozmedia.co.mz Directora Editorial: Helga Neida Nunes helga.nunes@mozmedia.co.mz Redaco: Arsnia Sithoye - arsenia.sithoye@mozmedia.co.mz; Srgio Mabombo sergio.mabombo@mozmedia.co.mz Secretariado Administrativo: Mrcia Cruz revista.capital@capital.co.mz; Cooperao: CTA; Ernst & Young; Ferreira Rocha e Associados; PriceWaterHouseCoopers, ISCIM, INATUR, INTERCAMPUS Colunistas: Antnio Batel Anjo, E. Vasques; Elias Matsinhe; Federico Vignati; Fernando Ferreira; Hermes Sueia; Joca Estvo; Jos V. Claro; Leonardo Jnior; Levi Muthemba; Maria Uamba; Mrio Henriques; Nadim Cassamo (ISCIM/IPCI); Paulo Deves; Ragendra de Sousa, Rita Neves, Rolando Wane; Rui Batista; Sara L. Grosso, Vanessa Loureno; Fotografia: Lus Muianga, Amndio Vilanculo; Gettyimages.pt, Google.com; Ilustraes: Marta Batista; Pinto Zulu; Raimundo Macaringue; Rui Batista; Vasco B. Capa: Helga Neida Paginao: A. Magaia Design e Grafismo: SA Media Holding Traduo: Pedro Amaral Departamento Comercial: Neusa Simbine neusa.simbine@mozmedia.co.mz; Distribuio: Nito Machaiana nito. machaiana@capital.co.mz; SA Media Holding; Mabuko, Lda. Registo: N. 046/GABINFO-DEC/2007 - Tiragem: 7.500 exemplares. Os artigos assinados reflectem a opinio dos autores e no necessariamente da revista. Toda a transcrio ou reproduo, parcial ou total, autorizada desde que citada a fonte.

abril 2012

revista capital

10 BOLSA DE VALORES EM ALTA JANELA NICA ELECTRNICA


Atravs da Janela nica Electrnica, as Alfndegas de Moambique colectaram no TIMAR - Terminal Internacional Martima, no Porto de Maputo, cerca de 130 milhes de meticais nos primeiros dois meses deste ano, em resultado da submisso de 172 despachos electrnicos. O montante corresponde a cerca de 27 % da receita recuperada pelo TIMAR.

CAPITOON

DVIDA MOAMBICANA
O ministro de Planificao e Desenvolvimento de Moambique, Aiuba Cuereneia, revelou que esto a ser fechadas as negociaes e as devidas compensaes da dvida externa de Moambique para com Angola. De referir que a dvida de Moambique a Angola resultou de importaes de petrleo, na dcada de 1980.

PRODUO DE ACAR
A Aucareira de Moambique (AM), sob gesto da firma sul-africana Tongaat Hulett, atingiu, em 2011, uma produo recorde de 63 mil toneladas de acar, contra cerca de 44 mil toneladas de 2010. O representante daquela unidade fabril, George Naude, disse que o sucesso alcanado deveu-se introduo de novas tcnicas de produo agrria, no mbito da produo do acar naquela fbrica, cujo accionista minoritrio o Governo com 15 % de aces.

EM BAIXA EMBARCAO ESPANHOLA


As autoridades moambicanas apreenderam uma embarcao espanhola que foi encontrada a praticar pesca ilegal, tendo capturado 1.200 quilos de atum na Zona Exclusiva do Pas. Trata-se da embarcao Txori Argi, que foi ordenada a dirigir-se ao Porto de Nacala, provncia nortenha de Nampula, para inspeces e averiguaes aprofundadas, na sequncia do seu envolvimento na pesca ilegal. O navio espanhol foi condenado a pagar mais de 1.200.000 dlares pela infraco cometida.

COISAS QUE SE DIZEM


quem nos dera Estender os benefcios para toda a sociedade, Desejo de Ernesto gove, manifestado aquando do 36 Conselho Consultivo do Banco de Moambique D sade e faz crescer Sem um povo educado e saudvel podemos ter crescimento econmico, mas no desenvolvimento econmico, Economista Ragendra de Sousa, no mbito do Conselho Consultivo do BM As meliantes! So as empresas pblicas que pressionam a taxa de juro, Idem Uma prosperidade que exige ingredientes completos A abundncia em recursos naturais no um passaporte automtico para a prosperidade Relatrio do CIP sobre os desafios da indstria extractiva em Moambique Crescimento aparente? O actual modelo de crescimento da China insustentvel Presidente do Banco Mundial, Robert B. zoellick Um erro, uma lio bastante bvio que aderir ao euro foi um erro para a Grcia e tambm para Portugal Nobel da Economia, Paul Krugmam

ONgS
O Governo da provncia da Zambzia manifestou a sua preocupao com o facto de as Organizaes No Governamentais (ONGs) que operam naquela parcela do pas no declararem os seus oramentos para financiar projectos. O facto foi dado a conhecer pela directora provincial do Plano e Finanas da Zambzia, Joaquina Gumeta, durante o encontro para avaliar o impacto das actividades desenvolvidas pelas ONGs naquele ponto do pas. Actualmente, existem trinta e trs organizaes a operar na provncia, no entanto, apenas metade declara o oramento.
revista capital abril 2012

12 MUNDO

NOTCIAS
ciado a suspenso da produo de veculos na Europa a partir de 2013. Entretanto, a principal clusula a ser cumprida pelo comprador consiste em manter os postos de trabalho dos 1.500 trabalhadores. Na ocasio do anncio da medida, cerca de mil dos 1.500 funcionrios bloquearam a entrada da fbrica em jeito de protesto. No seguimento da manifestao, os sindicatos convocaram uma greve revelando que o encerramento da fbrica representaria um desastre para os pases do Sul. No entanto, a Mitsubishi justificou a sua deciso de suspenso da produo com o ambiente operacional difcil que se vive na Europa. A NedCar emprega actualmente 1.500 funcionrios e produz os modelos Colt e Outlander.c Guarulhos, mais de 31 mil milhes de dlares, um acrscimo de 373 por cento sobre o valor mnimo, tendo o vencedor sido o consrcio Invepar, formado por fundos de penso brasileiros em parceria com a sul-africana ACSA.c

EUA

Obama quer reduzir dfice em quatro bilies

EUA

Vendas de discos de Whitney sobem

O presidente dos EUA, Barack Obama, apresentou propostas no sentido de reduzir o dfice em quatro bilies de dlares durante os prximos 10 anos. A longo prazo, o pas dever conseguir ter o dfice sob controlo para manter a base da economia. Obama apresentou o oramento para 2013, que inclui vrias propostas de obras pblicas, aumentos de impostos para os mais ricos e para as empresas, projectando um dfice de 1,3 bilies de dlares para este ano, o que significa o quarto ano seguinte de dfices acima de um bilio de dlares. O chefe de gabinete de Obama afirma que o proposto semelhante ao plano apresentado em 2012 ento rejeitado pelos republicanos. Entretanto, os republicanos voltaram a criticar o documento do presente ano.c

BRASIL

governo arrecadou 14.2 mil milhes de dlares com a concesso de trs aeroportos
A Agncia Nacional de Aviao Civil do Brasil obteve um encaixe de 14.2 mil milhes de dlares com a concesso dos aeroportos de Guarulhos (Cumbica), Campinas (Viracopos) e Braslia (JK). Realizado na Bolsa de Valores de So Paulo, o leilo da concesso reuniu 11 consrcios que apresentaram propostas para os trs aeroportos que, em conjunto, movimentam 30 por cento dos passageiros e 57 por cento da carga area do Brasil. O maior valor foi pago pelo Aeroporto de

HOLANDA

Mitsubishi vende fbrica automvel holandesa por um euro


A Mitsubishi Motors est a vender a sua fbrica automvel na Holanda por apenas um euro. A deciso surge aps ter anun-

As vendas dos discos da cantora norte-americana Whitney Houston, que perdeu a vida na segunda semana de Fevereiro, subiram 300 por cento nas lojas FNAC em Portugal. O Fenmeno verificou-se tambm em outros mercados da Europa e nos prprios Estados Unidos. Em todas as 17 lojas do grupo FNAC notou-se uma especial procura pelo lbum The Bodyguard. Refira -se que a cantora, Whitney Houston, que j somava 48 anos, foi encontrada sem vida num quarto de hotel em Los Angeles, Califrnia. A cantora teve sucesso sobretudo nas dcadas de 1980 e 1990 e conquistou dezenas de prmios, figurando no livro do Guiness como a mais premiada das mulheres na msica.c

DESTAqUE

Empresrios de Minas gerais estudam investimentos no Pas


Uma delegao de empresrios brasileiros do Estado de Minas Gerais, representando 14 empresas de vrios sectores de actividades, visitou Moambique em Maro no sentido de avaliar as oportunidades de investimento em reas como a engenharia, sade, agro-pecuria, cosmticos, infra-estruturas e comunicaes, segundo revelou o Centro de Promoo de Investimento (CPI), em Maputo. Durante um encontro com empresrios moambicanos e responsveis do CPI, os empresrios brasileiros foram alertados para as facilidades concedidas pelo governo moambicano, nomeadamente o baixo valor do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRPC) para o sector agrcola. c
revista capital abril 2012

governo da Dinamarca doa 30 milhes de USD a Moambique


A Dinamarca disponibilizou cerca de 30 milhes de dlares americanos para investir em projectos de agro-pecurios de produo de soja para servir de matria-prima para indstrias do sector privado na provncia central de Manica. Para alm de soja, de acordo com informaes que nos foram disponibilizadas, o investimento destina-se produo de queijo.c

DR

BANCA

BCI

BCI distinguido como o Melhor Banco da Provncia de Cabo Delgado em 2011


Seguindo uma prtica que se vem enraizando nos ltimos anos, a CTA Confederao das Associaes Econmicas de Moambique (Delegao da Provncia de Cabo Delegado) distinguiu, pela 2 vez consecutiva, o BCI como O Melhor Banco da Provncia de Cabo Delegado. A distino teve lugar no passado dia 25 de Fevereiro de 2012, em Pemba, numa cerimnia organizada por aquela Confederao de Agentes Econmicos e Empresrios, que contou com a presena do Governador da Provncia de Cabo Delegado, Dr. Eliseu Machava, e do Presidente do Municpio de Pemba, Dr. Tagir Carimo, entre muitas individualidades do meio poltico e empresarial daquela Provncia do Norte de Moambique. A entrega do prmio foi feita por Sua Excelncia o Governador da Provncia de Cabo Delgado ao Sr. Joo Mrio de Barros Carrilho, Director Comercial de Regio do BCI. De acordo com os seus promotores, a nomeao baseia-se em critrios como a qualidade na prestao de servios aos Clientes; o contributo efectivo, durante o ano que findou, para o desenvolvimento da populao e da Provncia; e o significativo esforo demonstrado no alargamento da presena do Banco, consubstanciado na expanso da sua rede comercial por diversos distritos da Provncia de Cabo Delgado.

Reabertas 2 Agncias BCI na Cidade de Maputo, totalmente renovadas e modernizadas

O BCI procedeu reabertura ao pblico de 2 Agncias na Cidade de Maputo, aps significativas obras de renovao e modernizao. Trata-se da Agncia Alto Ma, localizada na Av. Eduardo Mondlane, n 3048/50, e da Agncia Imprensa, localizada na Rua da Imprensa, no Prdio 33 andares. Ambas as Agncias dispem desde j

um nova estrutura de distribuio de espaos, ajustada s actuais necessidades e expectativas dos Clientes, e oferecem mais comodidade e segurana, garantido igualmente uma mais elevada eficincia operacional. As Agncias dispem agora de espaos mais amplos para o atendimento geral e de espaos dedicados ao atendimento personalizado, por Gestores de Clientes.

14 FRICA

NOTCIAS
NBS estima que a pobreza poder conhecer um ligeiro aumento at 71,5, em 2012.c

NIgRIA Mais de 60% vive na pobreza


A percentagem de nigerianos que vivem na pobreza aumentou, tendo passado de 54,7 % em 2004 para 60,9 % em 2010, de acordo com dados divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatsticas (NBS). Segundo o NBS, o nmero de pessoas que vivem na pobreza aumentou apesar de um crescimento de 7,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O especialista nigeriano em estatstica, Yemi Kale, descreveu a situao como um paradoxo, pois o nmero de nigerianos que vivem na pobreza continua a aumentar enquanto a economia cresce. O NBS estima que esta tendncia poder reforar-se em 2012 se os impactos positivos potenciais de vrios programas de luta contra a pobreza e o desemprego no forem tidos em conta, alertou Yemi Kale durante a apresentao de um relatrio intitulado Anlise da Pobreza na Nigria em 2010. A distribuio do nmero de pobres pelas seis zonas geopolticas do pas revela que o noroeste e o nordeste registam as taxas de pobreza mais elevadas com 77,7% e 76,3%, respectivamente. O sudoeste, onde se situa Lagos, a capital econmica, regista as taxas de pobreza menos fracas com 59,1%. Quanto aos ndices da taxa de pobreza relativa, absoluta e a partir do limiar de um dlar americano por dia, o

BREVES DOS PALOPS ANgOLA

zIMBABWE Cahora Bassa poder cortar energia ao zimbabwe


A Hidroelctrica de Cahora Bassa (HCB) poder cortar o fornecimento de energia elctrica ao Zimbabwe devido a uma dvida acumulada no valor de 90 milhes de dlares, segundo o ministro zimbabweano da Energia, Elton Mangoma. Mangoma disse que a empresa nacional de energia, Zimbabwe Electricity Supply Authority (ZESA) possui uma dvida acumulada com terceiros em mais de um bilio de dlares referente a despesas de importao de energia, emprstimos e contribuies em projectos conjuntos com a Zmbia. Nesta fase, apenas com as receitas da ZESA, no existe nenhuma possibilidade de saldarmos a dvidas. No estamos a pensar em saldar as dvidas a curto prazo, mas que o tesouro tome em considerao a gesto da dvida, afirmou o ministro. Actualmente, o Zimbabwe precisa de 2.200 MW de energia para suprir as suas necessidades, dos quais consegue gerar apenas 1.300 MW, da ter de importar a quantidade remanescente aos pases vizinhos.c

governo cozinha novas privatizaes


Nos ltimos 10 anos, o governo angolano privatizou 198 empresas, atravs do Gabinete de Redimensionamento Empresarial, revelou o ministro da Economia, Abraho Gourgel. Gourgel afirmou que muitos beneficirios das empresas privatizadas no liquidaram as suas dvidas com o Estado, uma vez que no pagaram os valores pela privatizao das empresas, ou ento pagaram parcialmente, situao que perdura at hoje. O processo de privatizaes inclui empresas e sociedades dos ramos da pesca, agricultura, indstria, comrcio, transportes, geologia e minas, petrleo, construo civil e bancos. c

gUIN-BISSAU

Novo acordo de pesca foi firmado com a Unio Europeia


A Guin-Bissau e a Unio Europeia rubricaram um novo acordo de pesca que permitir aos barcos europeus capturar peixes nas guas territoriais da GuinBissau, nos prximos trs anos. No novo acordo que substituir o protocolo em curso, e que deve expirar a 15 de Junho prximo, foi decidido que navios portugueses, franceses e espanhis podero capturar nas guas territoriais de Guin-Bissau atum, camaro e cefalpodes. Em virtude do novo acordo de pesca, a UE conceder ao Governo da Guin-Bissau uma compensao financeira anual de 9.9 milhes de euros, dos quais trs milhes para programas de desenvolvimento da pesca local.c
DR

DESTAqUE

Banco Mundial prope fim de barreiras comerciais em frica


O Banco Mundial (BM) alertou os pases africanos no sentido de suprimir as barreiras comerciais no continente, sobretudo com os seus vizinhos, para que possa haver uma integrao econmica e um aumento dos rendimentos comerciais. De acordo com um relatrio citado pelo jornal nigeriano Guardian, o BM considera que as barreiras comerciais privaram o continente de novas fontes de crescimento econmico e de novos empregos, aumentando ao mesmo tempo a pobreza. O mesmo documento salienta ainda que as redes de produo
revista capital abril 2012

que sustentaram o dinamismo econmico em outras regies, como a sia do Leste, ainda no foram concretizadas em frica. No relatrio, o BM indica que vrios pases africanos perdem bilies de dlares americanos em receitas comerciais potenciais a cada ano, devido a enormes obstculos s suas trocas comerciais com os pases vizinhos que tornam mais fcil a frica fazer negcios com o resto do mundo do que consigo mesma. Por outro lado, os obstculos ao comrcio livre so enormes e afectam de modo desproporcional os pequenos comerciantes, maioritariamente as mulheres.c

16 MOAMBIQUE

NOTCIAS

ENERgIA

AMBIENTE DE NEgCIOS

Centro e norte de Moambique estaro ligados por nova linha de transmisso de energia
nos permitem tambm a produo de energia, para alm das energias renovveis. Isto oferece ao pas melhores condies para a existncia de um sector de energia que pode responder de forma segura, eficaz e duradoura s exigncias do desenvolvimento econmico e social, afirmou. Recentemente, o Governo lanou oficialmente o projecto de transporte CESUL, combinao de uma linha area de Alta Tenso de Corrente Alternada (HVAC) de 400 kV e uma linha de Alta Tenso de Corrente Contnua (HVDC) de 800 kV, ligando o centro e o sul do Pas. O Projecto CESUL, com um custo estimado de 1,8 biliess de dlares norteamericanos, vai constituir a espinha dorsal da Rede Elctrica Nacional de Transporte de Energia Elctrica em Alta Tenso, para alm de viabilizar os projectos de produo hidroelctrica e trmica em curso no vale do Zambeze, assegurando o transporte da energia elctrica a ser produzida para potenciais centros consumidores nacionais e da Regio.c

Lanamento do Fundo para Ambiente de Negcios

O Governo moambicano projecta construir uma nova linha de transmisso de energia elctrica que liga as regies Centro e Norte como forma de satisfazer as exigncias do desenvolvimento econmico e social, impulsionadas pelas descobertas e explorao de recursos minerais. O director nacional de Energia, Pascoal Bacela, disse que a nova linha dever seguir eventualmente o trajecto CaiaNampula/Nacala (Centro-Norte), sendo a outra alternativa a rota Tete (Centro)/ Nampula/Nacala (Norte). A nossa felicidade como pas poder contar com elevado potencial hidroelctrico e recursos como o carvo e hidrocarbonetos e o gs natural, que

FISCALIDADE

75 por cento da receita aduaneira ser colectada com meios electrnicos


O Gestor do Projecto da Janela nica Electrnica (JUE), Guilherme Mambo, informou que cerca de 75% da receita aduaneira prevista para este ano poder ser cobrada atravs da Janela nica Electrnica (JUE), projecto que entrou em vigor nos finais de 2011 com o objectivo de melhorar o ambiente de negcios e diminuir os custos operacionais ligados ao processo de desembarao de mercadorias. Segundo Guilherme Mambo, cerca de 75% da receita aduaneira colectada pelas principais Alfndegas seleccionadas para a introduo imediata da JUE enquanto os remanescentes 25% so cobertos por cobranas feitas atravs de pequenas unidades aduaneiras e terminais espalhados pelo Pas. Os 75% incluem os principais portos e fronteiras terrestres com a frica do Sul e com o Zimbabwe, Contudo, e conforme planeado, todas as Alfndegas sero abrangidas pela JUE gradualmente para assegurar que todo o processo de
revista capital abril2012

desembarao beneficie da celeridade que a JUE ir oferecer, disse. A Janela nica Electrnica um projecto que prev abranger no s a tramitao de documentos de desembarao das Alfndegas mas tambm outros emitidos pelas instituies de controlo do sector pblico como os ministrios que emitem licenas de importao e exportao como tambm outros agentes que realizam o controlo de mercadorias em nome do Estado. O custo total do projecto, incluindo infra-estruturas e equipamentos, est estimado em cerca de 12.7 milhes de dlares norte-americanos. De acordo com Cacilda Chicalia, gestora de Comunicaes no projecto, a implementao da JUE traz inmeros desafios, alguns de carcter tecnolgico e outros de mudana de atitude, tanto dos operadores importadores, bem como dos funcionrios encarregues de garantir a execuo do desembarao de mercadorias.c

Foi lanado no dia 15 de Fevereiro, em Maputo, o Fundo para Ambiente de Negcios (FAN), evento que contou com a presena de representantes do Ministrio da Indstria e Comrcio, do sector privado, dos sindicatos, da sociedade civil e parceiros de cooperao. Este fundo para a Advocacia e Pesquisa de Negcio constitui uma das trs componentes do Programa de Desenvolvimento do Sector Privado (PSDP) que actua tambm nas reas de: Desenvolvimento de Agro-Negcios e Estradas do Distrito. Um dos objectivos do evento era realar o papel que o sector privado pode desempenhar no crescimento da economia e na criao de emprego e divulgar as actividades do FAN. O FAN financiado pela Agncia Dinamarquesa de Desenvolvimento Internacional (DANIDA). O fundo coloca 12 milhes de USD, durante o perodo 2011-2015, disposio das associaes profissionais cujo papel principal o de estabelecer dilogo com o Governo no processo de estabelecimento de polticas que afectam directa ou indirectamente o sector privado, afim de capacit-las nos processos de pesquisa, dilogo e advocacia. O objectivo final a promoo do dilogo entre o sector privado e o Governo na criao de um ambiente propcio para os negcios.c

18 REGIES

NOTCIAS

NAMPULA Vietnamitas recebem terra para investir


O Governo da Provncia de Nampula concedeu mais de 40 mil hectares de terra arvel a investidores vietnamitas para a produo e processamento de caju, mandioca e madeira. Em alguns distritos daquela provncia como Mogovolas, Ribau e Meconta foram encontradas condies favorveis para a plantao e processamento de caju e de mandioca, segundo afirmou Truong Tan Thieu, presidente da comisso popular da provncia de Binh Thuoc, no Vietname. Tan Thieu constatou naqueles distritos a insuficincia de algumas infra-estruturas bsicas nas reas de transporte e comunicao, electricidade, abastecimento de gua, para alm dos recursos humanos com qualificaes necessrias para a dimenso dos projectos que se pretendem implantar, principalmente no sector de caju. No entanto, as partes assinaram a acta nos termos da qual o Governo de Nampula conceder aos empresrios vietnamitas uma rea de 10 mil hectares para o plantio de cajueiros e 30 hectares para o estabelecimento de uma fbrica de processamento de castanha de caju, no distrito de Mogovolas, e fornecer mudas de cajueiros para o programa de plantio. Para a explorao da mandioca, no distrito de Ribau, o Governo Provincial ir assegurar 20 mil hectares para a produo daquele tubrculo e proceder entrega de variedades melhoradas e tolerantes s doenas da regio. No sector das florestas, em Meconta, deve ser entregue aos vietnamitas uma licena em regime de concesso florestal bem como reas para a instalao de indstrias de processamento da madeira. A provncia de Nampula possui um total de 4,5 milhes de hectares de terra arvel mas, actualmente, apenas cerca de 1,7 milhes de hectares esto a ser exploradosc

zAMBzIA 45 milhes de dlares para fbrica de tantalite

Cerca de 45 milhes de dlares americanos esto a ser investidos pela empresa Highland Minning Company Corporation na construo de uma nova fbrica de processamento de tantalite em Marropino, distrito do Ile, na provncia da Zambzia. Com o novo empreendimento, esperase elevar o processamento de tantalite das actuais 100 toneladas por hora para 320, o que trar ganhos financeiros empresa com a extraco, processamento e exportao da produo. Em 2011, a empresa mineira exportou para os seus principais mercados na Tailndia e Amricas 75 toneladas e conseguiu arrecadar 150 mil libras. O director-geral da empresa, Delio Darsamo, disse que se espera uma rendibilidade anual no valor de 500 libras esterlinas. A empresa tem como desafios, para os prximos anos, atingir lucros na ordem das 200 mil libras mas, para isso, ser necessrio incrementar os nveis de produo para dez vezes mais.c

Trata-se do balco do Yingue MicroBanco, financiado pelo Fundo de Reabilitao Econmica (FARE) e pelo Gabinete de Promoo de Investimento (GAPI). O mesmo pertence a investidores nacionais naturais de Morrumbene e conta com um capital social de trs milhes de meticais e os seus activos totais ascendem a cerca de sete milhes de meticais. Yingue Micro-Banco abriu as portas em meados de 2011 em regime experimental, tendo j concedido 162 crditos a diversos projectos nas reas de agricultura, comrcio e indstria. A presidente do Conselho de Administrao do referido banco, Ana Mussanhane, explicou na cerimnia inaugural que os requisitos necessrios para a aprovao dos projectos no diferem tanto dos exigidos nas restantes instituies financeiras de crdito, nomeadamente a credibilidade do proponente, a qualidade e a sustentabilidade do projecto apresentado. O desafio do Yingue Micro-Banco, segundo Ana Mussanhane, abrir a linha de poupana de forma a diminuir as distncias que os residentes de Morrumbene percorrem para a cidade da Maxixe ou para a vila da Massinga com o intuito de realizar operaes bancrias.c

NOTA DE RODAP

INHAMBANE Morrumbene ganha nova instituio de microfinanas


Foi oficialmente inaugurada, em Morrumbene, uma instituio de microfinanas, o primeiro estabelecimento financeiro a instalar-se naquele distrito da provncia de Inhambane.
revista capital abril 2012

Dinamarca doa 30 milhes de dlares a Moambique


A Dinamarca desembolsou cerca de 30 milhes de dlares americanos para investir em projectos agro-pecurios e na produo de soja, matria-prima que ir servir s indstrias do sector privado na provncia de Manica. Para alm da soja, o investimento destina-se igualmente produo de queijo.c

DOSSIER

DESENVOLVIMENTO 19

Millennium Challenge Account d impulso ao Norte


Os investimentos feitos pela Millennium Challenge Corporation, luz do acordo de cooperao financeira com o Governo moambicano, esto a gerar uma grande dinmica na vida das comunidades da zona norte do Pas, regio beneficiria dos projectos desta organizao. Alm da componente social, os projectos do Millennium Challenge Account Moambique tm uma abordagem econmica muito forte, que privilegia sobretudo as infraestruturas, uma importante e estratgica alavanca da economia nacional.
Abastecimento da gua uma das prioridades A zona norte do Pas est a experimentar novas realidades em diversos domnios por conta dos projectos em implementao do Millennium Chalenge Account Moambique (MCA-Moambique). Pela natureza do programa, vrias so as reas abrangidas, desde o saneamento e abastecimento de gua potvel, construo e reabilitao de infra-estruturas de vulto. Alis, os projectos do MCA dividem-se pelas seguintes componentes: Abastecimento de gua e saneamento; reabilitao e construo de estradas; acesso e posse segura de terra; e apoio ao rendimento do agricultor. No que diz respeito ao abastecimento de gua e saneamento, o objectivo do MCA expandir o acesso, melhorar a qualidade da gua assim como dos servios de abastecimento e de saneamento e abranger os sistemas de esgotos e drenagem nas cidades e vilas num programa extensivo s zonas rurais. Nesta perspectiva, vrios foram os furos abertos e redes de abastecimento deste lquido instaladas e reabilitadas nas quatro provncias da regio norte do Pas.
Coordenadas GPS: Latitude: 16 7'45.59"S Longitude: 16 7'45.59"S

TETE
EM
CO M

E R CIA LIZ A

Reserve j!
Condomnio Privado em Tete (na estrada para a Zambia, junto ao Hotel Park Inn a apenas 4Km da Cidade de Tete e a 3Km do Aeroporto) Moradias Geminadas Tipo 3 em Duplex rea total por moradia de 200m2 Ar Condicionado da marca SAMSUNG em todas as divises Estacionamento para 2 carros Av. do Trabalho, N 1107, Maputo, Mozambique Club House com Piscina Tel: + 258-21-405254 I Ext:38 | Fax: +258-21-405256 Segurana Privada 24h
Cell: +258843006092 | email: info@crh.co.mz

j ias orad 0m de 5 Fase 1

n co

cl u

Desenvolvido por:

FA

SE

20 DOSSIER

DESENVOLVIMENTO
com plena capacidade de abastecimento de gua tendo em conta as necessidades de consumo do preciso lquido em cada ramo de actividade.

Nampula alvo das atenes A cidade de Nampula ter fornecimento de gua potvel 24 horas por dia, a partir de 2013, isto aps a concluso das obras de reabilitao do sistema de abastecimento de gua daquele municpio. O sistema de abastecimento possui uma extenso de condutas de cerca de 22 km e a capacidade de reserva de cerca de 18.650 metros cbicos de gua que abastece um total de 23.500 ligaes domicilirias e 453 fontenrias. A capacidade de produo e transporte de gua do actual sistema de gua limitada, cobrindo pouco mais da metade dos 522 mil habitantes que a cidade de Nampula tem, segundo o ltimo censo. Por via disso, a urbe enfrenta srias restries no fornecimento normal do lquido em causa. Contudo, este um cenrio que poder ficar para a histria com a concluso das obras de reabilitao e ampliao da rede de abastecimento de gua, num investimento calculado em 37,2 milhes de dlares, desembolsados na sua totalidade pelo MCA. Uma vez concludas, as obras devero permitir que o actual sistema tenha a sua capacidade de transporte de gua duplicada, passando assim para cerca de 40 mil metros cbicos por dia. Ainda na provncia de Nampula, o sistema de abastecimento de gua de Nacala Porto Cidade tambm se encontra em reabilitao, sendo que a partir do prximo ano os 120 mil habitantes desta autarquia tero acesso a gua com mais qualidade e devidamente fornecida. Fora o benefcio directo aos habitantes, o sistema de abastecimento de gua vai tornar mais atractiva ainda a Zona Econmica Especial de Nacala. Alis, h relatos de que muitos investidores condicionaram a instalao dos seus empreendimentos naquele ponto existncia de uma rede

O cenrio da gua vivido em Nacala semelhana do sistema de abastecimento da cidade de Nampula, o de Nacala financiado pelo MCA e est orado em cerca de 30 milhes de dlares. O sistema compreende o equipamento da estao de gua com novos grupos de bombagem, edificao de uma nova estao com capacidade de 25 mil metros cbicos por dia, para alm da construo de 19 quilmetros de conduta adutora de 500 milmetros de dimetro, assim como uma nova estao de bombagem que intermediar com a actual e o novo centro de distribuio. O projecto inclui tambm a construo de dois reservatrios de 4 mil metros cbicos cada, uma torre de 250 metros e estao de bombagem, fora a construo de pouco mais de 12 quilmetros de conduta de distribuio e outras obras complementares. Na essncia, as intervenes do MCA na melhoria dos sistemas de abastecimento de gua vo contribuir para a reduo dos altos custos associados decorrentes das deficincias dos actuais sistemas de fornecimento e para a reduo da incidncia de doenas relacionadas com o consumo de gua imprpria, uma das maiores causas de mortalidade nas crianas com idades inferiores a cinco anos, beneficiando igualmente as mulheres. Milhes so investidos em estradas At finais do ano passado, o MCA deu

passos sigificativos na implementao de projectos visando a reabilitao e construo de empreendimentos de vulto, como o caso da barragem de Nacala que, em Julho de 2011, teve a primeira pedra do seu projecto de reabilitao lanada. As obras do empreendimento esto estimadas em cerca de 28 milhes de dlares, financiados pelo Governo Americano, atravs da Millennium Challenge Corporation, este ltimo por via do MCA. Implementado pela empresa Sul Africana WBHO, o projecto de reabilitao da barragem dever interromper a circulao de veculos na Estrada Nacional nmero 1 no troo que atravessa a barragem. Da que o empreiteiro j tivesse criado vias alternativas. Alm de beneficiar os 200 mil habitantes do municpio de Nacala, espera-se que a reabilitao da barragem de Nacala venha a impulsionar os investimentos na zona econmica especial com o mesmo nome. O MCA tambm est envolvido na reabilitao de 102 quilomtros de estrada no troo entre Nampula-Rio Ligonha e de 150km no troo Namialo-Rio Lrio, na mesma provncia. Estima-se que a reabilitao dos dois troos venha a custar pouco mais 130 milhes de dlares. As previses dos empreiteiros apontam para a concluso das obras no primeiro semestre de 2013.

revista capital

abril 2012

DOSSIER

DESENVOLVIMENTO 21

MCA garante o apoio ao rendimento do agricultor Outro campo onde o MCA intervm o da agricultura, atravs do apoio a agricultores, a ttulo individual ou atravs de associaes. Actualmente, dezenas de agricultores, entre associaes e individuais, esto a beneficiar de fundos para a implementao de Projectos de Desenvolvimento de Pequenos Negcios, financiados pelo MCA atravs do Projecto de Apoio ao Rendimento do Agricultor (FISP Farmer Income Support Project). Trata-se de projectos que se destinam s pequenas e mdias empresas, associaes e cooperativas, com especial enfoque para a indstria de produo de coco e das culturas intercalares na rea costeira das provncias da Zambzia e Nampula, onde so abrangidos os distritos do Chinde, Inhassunge, Nicoadala, Namacurra, Maganja da Costa, Pebane, Moma e Angoche. Os projectos em causa so financiados atravs do Fundo de Desenvolvimento de Negcios, que, at ao momento, tem estado a beneficiar cerca de 40 agricultores, sendo que j foram disponibilizados cerca de oito milhes de um total de 27 milhes de meticais que o MCA dispe para financiar pequenos projectos neste sector.

Acesso e posse segura da terra esto na ordem do dia A promoo do acesso terra por parte das comunidades uma das principiais prioridades do programa do MCA. nesta perspectiva que o programa tem encetado esforos no sentido de junto dos Governos locais obter parcelas com os Direitos de Uso e Aproveitamento de Terra devidamente legalizados para as comunidades. Nesse sentido, 8 municpios e 12 distritos das Provncias de Nampula, Zambzia, Cabo

Delgado e Niassa, esto a implementar um projecto de regularizao do uso e aproveitamento da terra. No corolrio deste processo, s no municpio de Nampula, na provcia com o mesmo nome, cerca de 33 mil parcelas de terra j foram regularizadas. O MCA pretende que, at Setembro de 2013, cerca de 140 mil cidados, tenham o seu direito de uso e aproveitamento de terra devidamente regularizado e garantido, atravs de um ttulo de propriedade nas provncias da regio norte.c

A gnese do Millenium Challenge Account


Em 2007, o Governo moambicano e norte-americano rubricaram um acordo de cooperao financeira, atravs do Ministrio da Planificao e Desenvolvimento e do Millennium Chalenge Account, respectivamente. Esta cooperao financeira viria a ser designada Compacto e est orada em 506,9 milhes de dlares, tendo sido projectada para um horizonte temporal de 5 anos. Trata-se de um programa que abrange as provncias da Zambzia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa no que diz respeito aos sectores de abastecimento de gua e saneamento, reabilitao de estradas, melhoria de acesso seguro terra, e apoio ao rendimento dos agricultores atravs do combate doena letal do amarelecimento do coqueiro e da introduo de culturas intercalares. Diferente de outras iniciativas, o MCA tem como abordagem a reduo da pobreza atravs do crescimento econmicoc

abril 2012

revista capital

22 ECONOMIA

Infraestruturas e formao enquanto pilares do crescimento sustentado


Arsnia Sithoye [texto]

s oradores da conferncia CEO Experience, organizada pela Accenture e O Pas Econmico, indicam o aumento de infraestruturas e a formao profissional como bases para um Crescimento Sustentado em Moambique. Tendo por base o tema Estratgias para Alcanar ou Manter um Crescimento Sustentado, a primeira edio da conferncia CEO Experience em Moambique reuniu mais de 150 executivos e tinha como objectivo promover e incentivar o debate e a partilha de experincias entre altos quadros nacionais e internacionais sobre os desafios associados ao alto desempenho da economia moambicana e das organizaes a operar no pas. Fizeram parte do painel da CEO Experience Moambique o presidente do Conselho de Administrao da Electricidade de Moambique (EDM), Manuel Cuambe; a administradora delegada das Linhas Areas de Moambique (LAM), Marlene Manave; a administradora executiva dos Caminhos de Ferro de Moambique (CFM), Marta Mapilele; e o PCA do Banco nico, Joo Figueiredo. No debate em torno do tema, cada um

destes oradores deu o seu parecer sobre o assunto e dissertou sobre a experincia vivida na sua instituio. Investir na Agricultura. Sim ou no? Para o PCA do Banco nico, Joo Figueiredo, apesar do seu contributo na economia nacional, a agricultura no pode ser tida como a fonte de um desenvolvimento sustentvel, principalmente nos moldes em que est a ser praticada actualmente. Para aquele dirigente, o desenvolvimento econmico nacional passa por uma abordagem agroindustrial, pelo afastamento da indstria para as zonas de produo e uma clara aposta na formao do capital humano. Em contrapartida, o PCA da Electricidade de Moambique, Manuel Cuambe, considera fundamental o investimento na agricultura, sendo entretanto preciso criar infraestruturas necessrias para que a actividade econmica desenvolva, como infraestruturas de distribuio de electricidade, de acesso a telecomunicaes, de abastecimento de gua e de transporte de bens diversos.

A administradora delegada da LAM, Marlene Manave, entende que a integrao da tecnologia na agricultura pode mudar o cenrio econmico do pas, mas para que o crescimento sustentado seja uma realidade necessrio formalizar o sector informal. Para Manave, um dos grandes desafios do pas saber quantificar a contribuio da economia informal para o Produto Interno Bruto (PIB), fazendo com que este sector contribua cada vez mais para as receitas do Estado. Por seu turno, a administradora executiva dos CFM, Marta Mapilele, considerou que a agricultura mecanizada poderia contribuir para o desenvolvimento humano. Segundo Mapilele, a reabilitao e projeco de novas infraestruturas para o transporte ferrovirio poder dinamizar outros sectores como o turismo e a indstria mineira. Aponta igualmente as reas de sade e a formao profissional como fundamentais para o desenvolvimento econmico do pas. Entretanto, todos os oradores foram unnimes dizendo que ao investir na educao/formao e na criao de infraestruturas poder-se- alcanar um crescimento sustentado em Moambique.c

Accenture opera h mais de 30 anos em frica


A Accenture uma empresa global de consultoria de gesto, servios de tecnologia e outsourcing. Comprometida com a inovao, colabora com seus clientes, ajudando-os a tornarem-se empresas ou governos de alto nvel de performance. Cerca de 236.000 profissionais, reunindo as mais variadas competncias tcnicas atendem a todos os sectores da actividade econmica em mais de 120 pases. A conferncia CEO Experience uma
revista capital abril 2011

iniciativa que nasceu em Portugal h quatro anos, posicionando-se desde cedo como o evento anual de referncia para CEOs e membros dos Conselhos de Administrao. A operar no continente africano h mais de 30 anos e com clientes em 16 pases, incluindo Moambique, a Accenture est profundamente envolvida no desenvolvimento econmico e social de um crescente nmero de pases africanos, colaborando com diversas organizaes locais mas

tambm com empresas multinacionais que procuram oportunidades de crescimento em frica.c

ECONOMIA

IMPORTAES - EXPORTAES 23

Carvo vai estimular exportaes em 17%


Srgio Mabombo [texto]

s exportaes nacionais iro atingir 3.020 milhes de dlares no presente ano impulsionadas principalmente pela absoro do carvo pelo mercado internacional. O montante supera o anterior valor de 2011 que foi de 2.574 milhes de dlares, o que representa um crescimento de 17 por cento, segundo dados do Plano Econmico e Social (PES 2012). O carvo passa a constituir o fulcro do subsector dos grandes projectos na economia moambicana possibilitando um aumento de 22 por cento para uma receita anual bruta de 2.384 milhes de dlares. Por outro lado, estima-se um aumento da procura no mercado internacional de produtos que compem a lista das exportaes tradicionais como a castanha de caju, a madeira, o acar e o tabaco, entre
Importadores Mundo Holanda frica do Sul Portugal China Zimbabwe Espanha India Malawi Alemanha Valor das Exportaes 2006 2381132 20840 361707 29738 32939 76128 43495 30197 24738 25871

outros, contribua para aumentar as respectivas receitas. Os dados do PES projectam um crescimento de 4 por cento das exportaes tradicionais, em 2012. Por seu turno, as importaes iro aumentar 11 por cento, em 2012, comparativamente com 2011. Este incremento ir permitir o alcance de pouco mais de 4.289 milhes de dlares, como resultado do aumento das importaes dos grandes projectos e dos restantes secValor das exportaes em 2007 2412079 10454 429339 39938 44041 73329 33837 15915 17426 9043 Valor das exportaes em 2008 2653260 1476381 265541 26413 51604 81347 51048 28401 46768 24709

tores que no fazem parte desta categoria. Os dados disponibilizados pelo Instituto para a Promoo das Exportaes (IPEX) indicam que a produo global para 2012 ir verificar um crescimento de 8.5 por cento, graas ao desempenho positivo dos sectores de Agricultura, Transporte e Comunicaes, Indstria, Comrcio e Pescas. No que concerne aos destinos das exportaes moambicanas, a Holanda era, at 2010, o mercado que absorvia maior volume, devido ao seu alto consumo do alumnio da Mozal. Aquele pas importou de Moambique no referido ano mercadoria avaliada em cerca de 2.243 milhes de dlares. Por sua vez, o valor das exportaes de Moambique para a vizinha frica do Sul foram calculados em pouco mais de 118 milhes de dlares, enquanto Portugal, o terceiro destino, importou do Pas cerca de 467 mil dlares.c
Valor das exportaes em 2009 2147169 893933 460309 32189 74478 73798 31443 56512 46709 24814 Valor das exportaes em 2010 2243069 1181948 467224 108344 79568 72069 30602 30435 26970 20399

Valores em Dlares Americanos

BREVES

Pas importa cada vez mais de Portugal


ortugal aumentou as suas exportaes para Moambique em cerca de 44 por cento, comparativamente a 2010. Com efeito, o volume de exportaes superou os 150 milhes de euros de 2010 ao alcanar a cifra dos 217 milhes, em 2011. A crescente influncia que Portugal exerce em vrios sectores de actividade em Moambique possibilitou que o pas passasse da 28 para a 26 posio enquanto cliente de Portugal. No sentido inverso, verificou-se tambm uma tendncia de crescimento das exportaes moambicanas para o pas europeu. O incremento das exportaes moambicanas so estimadas em 44 por cento para o exerccio de 2011. Os mesmos indicam uma evoluo de Moambique como fornecedor de Portugal, o que conferiu ao pas passar da 66 posio para a 62. A tendncia positiva do comrcio moambicano impulsionada em larga medida pela implementao da Lei para o Crescimento e Oportunidades para frica (AGOA) que compreende o desenvolvimento de exportao isenta de taxas para alguns mercados da Europa e Amrica. A mesma lei j permitiu que o comrcio entre os Estados Unidos da Amrica e Moambique conhecesse nmeros assinalveis. As cifras do comrcio entre os dois pases passaram dos 289 milhes de dlares, em Outubro de 2010, para 418 milhes, no mesmo perodo de 2011.c

Volume de Comrcio entre China e CPLP cresceu 11%


Moambique o quarto maior parceiro comercial da China no seio da CPLP com um volume de negcios de 8,6 milhes de dlares. As trocas comerciais entre a China e a Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), no passado ms de Janeiro, atingiram 9.262 milhes de dlares, representando um aumento de 943 milhes de dlares (11%), face ao mesmo perodo de 2011, quando o volume de comrcio entre as partes foi de 8.319 milhes de dlares, de acordo com estatsticas dos Servios da Alfndega da China, recentemente divulgadas em Macau.c
abril 2012 revista capital

24 FACTOS & NMEROS

C DENTRO
O sector agro-pecurio com um peso de 21% foi o que mais contribuiu na economia nacional, no terceiro trimestre de 2011. Os instrumentos de gesto econmica e sociais aprovados pela Assembleia da Repblica definem a manuteno de um saldo positivo das Reservas Internacionais Lquidas (RIL) suficientes para financiar cerca de 5 meses de importaes este ano.

5 meses de importaes.

7.7% de crescimento

TOP 10 do IDE em Moambique (2011)


Posio 1 Pas China frica do Sul Portugal Maurcias EUA Reino Unido E.A.Unidos Noruega Austrlia India Projectos 11 65 67 15 7 12 5 1 2 9 IDE 312.882.974 256.829.407 107.533.626 69.382.656 68.127.966 47.459.529 24.777.590 22.383.600 10.071.125 8.582.595 2 3 4 5 6 7 8 9 10 TOP 10 do IDE em Moambique (2011)

7.7% a meta a ser alcanada pelo Governo em termos de crescimento econmico para o presente ano, num pacote de desafios que inclui ainda manter a inflao mdia anual em torno de 7.2. 3 mil milhes USD. As exportaes nacionais vo atingir o valor de 3 mil milhes de dlares no presente ano, caso a mquina econmica nacional funcione conforme o previsto pelo Executivo moambicano.

Fonte: CPI (Valores em dlares americanos)

L FORA

PIB nos EUA = 15.087 trilies USD


O crescimento do PIB da maior economia mundial em 2011 foi de 1.7 por cento. Apesar do crescimento modesto, a gigante cifra do PIB calculada em 15,087 trilies de dlares coloca os EUA com o maior PIB mundial.

BREVES

Indstria extractiva vai crescer em 2012


Os aumentos da produo de carvo, de 186%, e de ilmenite e diatomite vo contribuir de forma significativa para o crescimento de 27,5% previsto para a indstria extractiva em Moambique em 2012, de acordo com o Plano Econmico e Social aprovado pelo Parlamento. A expanso da produo do carvo resultar do incio da explorao comercial nos empreendimentos de Benga, Cahora Bassa e Moatize, na provncia de Tete, estando prevista uma produo de 5,8 milhes de toneladas de carvo de coque ou metalrgico e de 172 mil toneladas de carvo trmico. Por seu turno, a produo no projecto de explorao de areias pesadas de Moma, na provncia de Nampula, dever registar em 2012 um crescimento de 34,9% na ilmenite, 19,8% no caso do zirco e de 41,6% no rutilo. Ainda de acordo com o Plano Econmico e Social para 2012 a produo de ouro dever registar um decrscimo de 17,7%. Relativamente s pedras preciosas e semi-preciosas, prev-se um crescimento de 150% devido ao aumento da produo de turmalinas na provncia da Zambzia, bem como o reincio da produo de granadas no Niassa, norte de Moambique. O plano de produo de gs natural para 2012 ir manter-se inalterado ao nvel de 132 milhes de gigajoules.

32 milhes de desempregados
A China possui um contingente de 32 milhes de desempregados, o que corresponde a 3.36 por cento tomando em considerao uma populao economicamente activa de 950 milhes de pessoas.

DESTAqUE
durante 2011, em Moambique

2,98 Mil milhes de dlares foi o que renderam os impostos renderam,

revista capital

abril 2012

EMPRESAS 25

Sumol+Compal abrem fbrica perto de Maputo

Sumol+Compal assinou o contrato promessa de compra de uma instalao industrial em Moambique, nos arredores de Maputo, para produzir localmente produtos da marca. Em comunicado enviado Comisso do Mercado de Valores Mobilirios (CMVM), o grupo d ainda conta da constituio da SUMOL+COMPAL Moambique, na qual o grupo empresarial detm na fase de arranque uma participao de 90 por cento. O objectivo da nova empresa garantir a produo e a comercializao de produtos Sumol+Compal no mercado moambicano e em 12 dos restantes 13 pases que tambm fazem parte da Comunidade para o Desenvolvimento da frica Austral (SADC Southern African Development Community). O anncio de constituio da empresa, publicado a 20 de janeiro no jornal oficial

de Moambique (Boletim da Repblica), definiu que o objecto social da nova sociedade annima Sumol+Compal Moambique compreende a indstria e comrcio de bebidas, incluindo refrigerantes, sumos e guas, da cerveja e do malte, dos derivados e das conservas de frutos e vegetais e outros produtos alimentares, bem como a dos concentrados. A empresa pode ainda desenvolver actividades agro-industriais, importao e exportao dos produtos e gesto de marcas e actividades conexas. No comunicado enviado CMVM, o grupo anuncia um investimento de oito milhes de euros para o primeiro ano da nova empresa. A Sumol Compal est ainda presente em Marrocos, Senegal, Angola e frica do Sul, entre outros pases africanos. As vendas para os mercados

internacionais, entre 2009 e 2011, registaram um crescimento anual superior a 22 por cento, segundo o grupo, e em 2011 as vendas para os mercados internacionais atingiram 80 milhes de euros, mais 30 por cento do que em 2010, o que digno de meno se se pensar que Portugal vive uma crise sem precedentes. Este projecto de raiz constitui um passo importante no processo de internacionalizao da SUMOL+COMPAL, ponto crucial da estratgia da companhia para os prximos anos, e insere-se no programa mais alargado de identificao de parcerias estratgicas que possam contribuir para a consolidao do negcio em Portugal e para o crescimento nos mercados internacionais, afirma uma fonte do grupo naquele comunicado.c

AGENDA
14 a 16 de Junho de 2012 Congresso Ibrico de Estudos Africanos 2012: Sob a rvore da palavra No Oitavo Congresso de Estudos Africanos CIEA8, a ter lugar, de 14 a 16 de Junho de 2012, na Universidade Autnoma de Madrid, pretende-se reflectir sobre as profundas transformaes (polticas, sociais, econmicas e culturais) que esto a ocorrer no continente africano, e sobre a reconfigurao da relao deste com o resto do mundo. Este Congresso uma oportunidade para criar pontes de encontro e dilogo, entre diferentes correntes dos cada vez mais ricos e diversos estudos africanos, e para favorecer as relaes e vnculos entre grupos e centros de investigao que, a partir da Pennsula Ibrica e frica, coincidem no desejo de combater leituras pessimistas sobre o continente africano. Assim, sob a rvore da palavra investigadores e investigadoras da Europa e frica tero um espao para partilhar a crescente diversidade terica, analtica, epistemolgica e metodolgica. Este Congresso uma oportunidade para aprofundar a compreenso da complexa e mltipla realidade africana, da natureza das suas transformaes e resistncias, dos processos interessantes de interconexes locais, nacionais, regionais e globais, bem como dos diversos relatos do passado e vises de futuro que esto a emergir nas suas sociedades. 24 e 25 de Julho de 2012 Conferncia Tecnologias de Informao e Comunicao e as Novas Dinmicas O Centro de Investigao em Economia e Sociedade do Instituto Superior Monitor comunicam a realizao de uma conferncia subordinada ao tema As Tecnologias de Informao e Comunicao e as Novas Dinmicas Sociais, a realizar em Maputo nos prximos dias 24 e 25 de Julho de 2012. A submisso de resumos dever acontecer at ao dia 15 de Abril atravs do site http:// www.congressotic.ismonitor.info/, onde poder aceder a toda a informao sobre o congresso.

OPORTUNIDADES DE NEgCIO
Moambicano procura parceiro portugus para instalar fbrica de tijolos Empresrio moambicano procura parceiro portugus para instalao de pequena unidade industrial de fabrico de tijolo para construo civil. Os interessados devero identificarse apresentando a sua manifestao de interesse via e-mail para a CCPM: ccportmoz@gmail.com.
abril 2012 revista capital

26

GOVERNADOR DA PROVNCIA DE NIASSA I DAVID MARIZANE

O nacional j est a aprender a fazer negcio


Helga Nunes [texto e fotos]

Niassa uma provncia que possui inmeras oportunidades de negcio sustentvel. As vantagens que surgem do agrobusiness so imensas e as florestas assumem-se como uma clara aposta embora os seus resultados apenas se vislumbrem a mdio e longo prazos. Outra mais valia passa seguramente pelo turismo que vive do Lago, das espcies selvagens e de uma terra frtil que parece tocar o cu. Dificuldades h muitas e quando o governador da Provncia, David Marizane, confrontado com as mesmas, refere sobretudo a falta de vias de acesso e de mercados para a comercializao dos produtos.
Referiu em Outubro que a previso para a campanha agrcola seria de 1.600 mil toneladas, cifra que quase duplica a produo conseguida na poca transacta. qual ser a expectativa de produo para os prximos trs anos? Queremos aumentar as reas de produo nos distritos. Os sete milhes que estamos a alocar nos distritos esto a impulsionar a produo de alimentos, a criao de infraestruturas, assim como a actividade comercial, pois a produo maior. O problema com que nos temos deparado no passa pela falta de cereais, mas sim pela falta de mercados para a
revista capital abril 2012

comercializao. Estamos a envolver toda a populao na produo de comida, pois esta a base de desenvolvimento da nossa provncia. E vamos aumentar as reas de produo olhando para esses fundos todos, porque queremos que os sete milhes aumentem a produo e haja mais controlo dessa produo para os mercados. Como vai funcionar a nvel de distribuio? Aquilo que cada distrito produzir tem de encontrar mercado de escoamento, seja para outras provncias ou para outros pases que precisem. Todos os distritos

da provncia do Niassa produzem e tm excedentes agrcolas. Portanto, no estamos aflitos por um distrito que no produz o suficiente, mas sim por um mercado receptor da produo, para que todo o excedente agrcola saia da provncia e contribua para a receita familiar. Esta a nossa preocupao, neste preciso momento. J estamos com alguns contactos com o Pro-Savana que uma organizao que nos vai ajudar na promoo da prpria produo. Trata-se de um organismo que conta com a participao de brasileiros, japoneses e moambicanos,

ENTREVISTA
o qual esperamos venha a assegurar a comercializao dos nossos produtos. Pensamos que, daqui a 12 ou 13 anos, possamos atingir as 1.600 mil toneladas de cereais na provncia do Niassa. H condies para isso. Em 2011, convidou os intervenientes da cadeia de produo e de valores no sentido de se envolverem cada vez mais no aumento da produo e produtividade agrrias, aproveitando todas as oportunidades agro-ecolgicas e, sobretudo, as que o governo ps disposio para o fomento de agricultura, atravs do Fundo Distrital de Desenvolvimento, FDD. Como encaram os agricultores a existncia do FDD? Falando do que se vive no terreno, notase uma satisfao por parte da populao. O que estamos a registar o aumento de cereais muitos celeiros, muito milho e toda a gente a abraar essa produo. Por outro lado, estamos a encontrar uma resposta por parte das prprias comunidades no terreno: o reembolso. Hoje, o reembolso dos sete milhes na provncia do Niassa subiu. J temos at Janeiro 30 milhes de reembolso. H dois anos, era difcil atingir este montante de devolues. A populao j sabe que esse valor tem de ser devolvido para beneficiar outros e cada beneficirio est a tirar o proveito mximo desse dinheiro para melhorar a sua vida. Nesse sentido, encontramos as motorizadas, as viaturas, a criao de animais, a construo de casas melhoradas para as prprias comunidades e isso alegra-nos bastante. Tenho dito aos meus colegas que vejam a loja mvel - uma bicicleta que tem um pouco de tudo. E essa conscincia de fazer lojas mveis, de aproximar o produto do cliente significa que o nacional j est a aprender a fazer negcio. Os principais produtos do Niassa so o algodo, milho, sorgo, madeiras e pedras semi-preciosas. De que modo os mesmos vm contribuindo de facto para o desenvolvimento econmico da provncia e de que forma o governo vem encetando esforos no sentido da captao do investimento para a produo dos mesmos? Alm das culturas que mencionou, ser bom acrescentar o feijo manteiga, o tabaco, o arroz, entre outros, porque Niassa tem o melhor feijo. Essas culturas tm contribudo bastante para a melhoria de vida da nossa populao. S na rea alimentar, a populao do Niassa conseguiu 600 milhes de meticais. Nas culturas de rendimento - refiro-me ao tabaco e algodo - foram 757 milhes de meticais. Alm da provncia de Maputo, e da cidade de Maputo, Niassa a provncia que mais importa ou importava em termos de valores, segundo dados do INE relativos a 2010. Contudo, era a que menos exportava de todas as provncias. Como que pensa que essa situao pode vir a ser revertida num futuro prximo? Logicamente que, no futuro, teremos mais exportaes do que importaes. Esperase em breve com a colheita das plantaes florestais atingir o pico de exportaes de cinco milhes de toneladas de madeira por ano. E a concretizao do projecto de explorao de carvo mineral tambm vai melhorar a vida e o crescimento econmico da nossa provncia. Com a efectivao do Pr-Savana, a provncia ter de exportar diversos produtos agrcolas para vrios pontos do mundo e com a melhoria do processo de fiscalizao dos nossos recursos faunsticos aumentaremos a exportao de trofus. Mas se melhorarmos a rea de turismo, tal vai contribuir para as receitas nos cofres do Estado. A prioridade so as comunidades. Por essa razo, o Governo Provincial est a criar os comits de gesto de conflitos porque cada operador, no fim de trabalho, tem de dar uma percentagem daquilo que obteve ao longo do ano. E a partir dessa receita, a comunidade tem de sentar, usando o Conselho Consultivo para decidir o que fazer com esse dinheiro. Abrir furos de gua? Construir estradas? Construir unidades sanitrias? Construir escolas? Estamos a pedir comunidade para gerir esses recursos de forma a melhorar a vida das mesmas. A provncia do Niassa subiu no ranking de investimentos graas aos projectos florestais. Pensa-se que a viabilidade da linha frrea e a implementao de estradas asfaltadas dependem da vitalidade desses projectos. Ou ser mais o inverso? quando as empresas chegarem ao ponto de exportar a madeira iro existir as necessrias vias? um desafio. Aumentamos o fundo para infraestruturas para assegurar a circulao de pessoas e bens e abrirmos vias de acesso onde h maior produo. Essa foi a nossa aposta e pensamos que, no fim deste ano, vamos ter uma resposta que vai ao encontro das grandes preocupaes da nossa populao. Temos um problema que passa pela estrada Cuamba-Lichinga,

27

contudo, temos a certeza de que um dia iremos convidar os jornalistas para virem testemunhar o lanamento da primeira pedra da construo dessa mesma estrada que ir ligar Cuamba a Lichinga. Ainda sobre os projectos florestais, semelhana dos crditos de carbono que tm vindo a ser distribudos em Moambique pela Nhambita Community Carbon Project, acha que uma das vertentes de negcio da provncia do Niassa poder passar pela implementao dos mesmos, beneficiando naturalmente dos produtos da floresta local? O governo provincial tem conhecimento do trabalho que est a ser desenvolvido pela empresa Nhambita e certamente que com as plantaes florestais e as florestas comunitrias, os crditos de carbono podero ser uma oportunidade de arrecadar mais ganhos para as comunidades do Niassa. Pensamos que a nossa populao devia realmente ter mais seminrios e encontros que propiciassem a explicao dos valores que as nossas plantas, guas e animais selvagens tm. Eis a razo de estarmos a promover encontros com as comunidades e as lideranas comunitrias. Este ano, vamos ter dois encontros com os lderes comunitrios para responsabiliz-los pela proteco da riqueza que a provncia possui e pela conservao do ambiente. O estabelecimento da Reserva do Lago Niassa um projecto do governo de Moambique que tem como objectivo a reduo da pobreza atravs da preservao do ambiente local. que balano nos pode fazer acerca do Projecto Arco Norte? Estamos muito preocupados em mobilizar os agentes econmicos que possam investir na rea turstica, e, a esse propsito, conseguimos convidar a ministra sueca que visitou o local e saiu impressionada com aquilo que so as guas do Lago. Vamos continuar a lanar as imagens que o Lago Niassa possui e a promover as suas oportunidades de turismo. H pouco, tivemos um encontro com a Fundao Malonda e falamos sobre aumentar os contactos com os agentes econmicos que esto interessados em investir no Lago. Mas tambm queremos que haja mais gente a investir No EntrerLago, em Mecanhelas. So lagos dos quais no estamos a tirar nenhum proveito. O Lago Niassa tem acima de 60 mil espcies de peixe ornamentais, mas quem est a tirar proveito desse peixe o vizinho Malawi.c
abril 2012 revista capital

28

INTERVIEW I GOVERNOR OF NIASSA PROVINCE I DAVID MARIZANE

Niassa is a province with countless sustainable business opportunities. The advantages that result from agro-business are immense and forests are a clear bet although results are only expected at medium and long term. Tourism is surely another benefit, based on the Lake, wildlife species and a fertile land that seems to touch the sky. There are many difficulties and when they confront the Governor of the Province, David Marizane, mostly regarding to the lack of access routes and markets for trading goods.

Nationals are already learning how to do business


Helga Nunes [text and images]

Last October you mentioned that the forecast for the agricultural campaign would be 1.600 thousand tons, a number that almost doubles the production achieved last season that was almost 991 thousand tons of food crops. What is the production expectation for the next three years? We want to increase production areas in the districts. The seven million we are assigning to the districts are propelling food production, creation of infrastructures, as well as a commercial
revista capital abril 2012

activity for the production is higher. The problem we have been facing does not concern the lack of cereals, it is in fact the lack of markets to trade them. We are engaging all the population in food production, for this is the basis for development in our province. And we will increase the production areas considering all those funds, because we want the seven million to increase production and more control of that production for the markets. How is it going to work on a distribution level?

That which each district produces will have to find a distribution market, to either other provinces or other countries in need. Every district in Niassa province produces and has agricultural surpluses. Therefore, we are not distressed for one district that does not produce enough but for a market that will receive the production, so that the entire agricultural surplus leaves the province and contributes for the family income. This is our concern now. We already made a few contacts with PrSavana, which is an organization that will help us promote production itself. It

ENTREVISTA
is a body, which has the participation of Brazilians, Japanese and Mozambicans, and we hope it assures the trade of our products. We think that in 12 or 13 years, we may achieve 1.600 thousand tons of cereals in Niassa province. There are conditions to do so. In 2011, you invited the intervenients of the production and value chain in order to increasingly engage in the increase of production and agricultural productivity, taking advantage of all the agro-ecologic opportunities and mostly of the ones the government made available for the promotion of agriculture, through the Development District Fund (Fundo Districtal de Desenvolvimento) FDD. How do the farmers perceive the existence of the FDD? Speaking on what is experienced on the field, the population demonstrates satisfaction. What we are registering is the increase of cereals... many barns, a lot of maize and everyone embracing this production. On the other hand, we are finding an answer by the communities themselves on the field: the refund. Nowadays, the return on the seven million in Niassa province has increased. We already have, up to January, 30 million in returns. Two years ago, it was difficult to achieve this amount in returns. The population already knows that this amount must be returned to benefit others and each beneficiary is taking the maximum advantage of that Money to improve their lives. In that sense, we may find motorbikes, vehicles, animal breeding, construction of improved houses for the communities and that makes us very happy. I have told my colleagues to have a look at mobile shops a bicycle with a little bit of everything. That consciousness of making mobile shops, of getting the product closer to the consumer, means that nationals are learning how to do business. Niassas main products are cotton, maize, sorghum, wood and semiprecious stones. In what way are these, in fact, contributing to the economic development of the province and in what way has the government been engaging efforts to attract investments to produce them? Besides the cultures you mentioned, would be good to add butter beans, tobacco, rice, amongst others, because Niassa has the best beans. These cultures have been fairly contributing for the life improvement of our population. Only in the food area, Niassas population achieved 600 million meticals. Regarding cash crops namely tobacco and cotton it was 757 million meticals. Besides Maputo province and Maputo city, Niassa is the province that imports or used to import the most regarding amounts, according to data from INE (Statistics National Institute) regarding 2010. However, the one exported less amongst all provinces. How do you think this situation will be reversed in a near future? In the future, we will logically have more exports than imports. It is soon expected, with the harvest of forest plantations, to reach the peak of exports of five million tons of wood per year. In addition, the completion of mineral coal exploration Project will improve the life and economic growth of our province. With the settlement of Pr-Savana, the province will have to export various agricultural products to various spots in the world, and with the improvement of the supervision process of our wildlife resources, we will increase the exportation of trophies. However, if we improve the tourism area, it will contribute for the income of the State. Communities are the priority. For that reason, the Provincial Government is creating conflict management committees because each operator, at the end of work, must give a percentage of what was gained along the year. From that income, the community has to gather, using the Consultive Committee, to decide what to do with that money. Maybe open water boreholes? Build roads? Build health units? Build schools? We are asking the community to manage those resources to improve their lives. Niassa province has gone up in the investment ranking through forest projects. It is thought that the viability of the railway and the implementation of tarred roads depend on the vitality of these projects. Or is it the contrary? When companies reach the level of exporting wood the necessary routes will exist? It is a challenge. We increased the fund for infrastructures to assure the circulation of people and goods, and we opened access routes where the production is higher. That was our focus and we think that, by the end of this year, we will have an answer that will meet the main concerns of the population. We have a problem on

29

the road between Cuamba and Lichinga, however, we are certain that one day we will invite the journalists to witness the lay of the first stone for the construction of the road which will connect Cuamba and Lichinga. Still on forest projects, similarly to carbon credits, which have been distributed in Mozambique by Nhambita Community Carbon Project, do you think one of the business components of Niassa province might be the implementation of these, naturally benefiting from the local forest products? The provincial Government has knowledge of the work being performed by Nhambita and, certainly, with forest plantations and community forests, carbon credits might be a good opportunity to collect more profits for Niassa communities. We think our population really should have more seminars and meetings to explain the value of our plants, water and wildlife. This is the reason we promote meetings with the communities and community leaderships. This year, we will have two meetings with community leaders to make them responsible for the protection of the wealth the province has and the environment. The establishment of the Niassa Lake Reserve is a project of the Mozambican government with the goal of reducing poverty through the preservation of local environment. What is your balance on the Arco Norte Project, aimed at developing tourism on the Niassa Lake region and meeting one of the purposes of the Provincial Strategic Plan (PEP 2017)? We are very concerned in mobilizing economic agents that may invest in the tourism area and, regarding that, we managed to invite the Swedish minister who visited the spot and was very impressed with the Lake. We will continue to spread images of Niassa Lake and promote its tourism opportunities. Not long ago, we had a meeting with Malonda Foundation and we spoke about increasing contacts with economic agents who are interested in investing on the Lake. However, we also want more people to invest on Entrer-Lago, in Mecanhelas. These are lakes, which we are not benefitting from. Niassa Lake has over 60 thousand species of ornamental fish and the neighbouring Malawi is the only one benefiting of it.c

abril 2012

revista capital

30 DESENVOLVIMENTO

FUNDAO MALONDA

Malonda capta investimentos para a provncia do Niassa


Arsnia Sithoye [texto].

undao Malonda uma entidade privada sem fins lucrativos e de utilidade pblica criada em 2005 com o objectivo de promover e facilitar investimentos, especificamente na provncia do Niassa. O programa resulta de um acordo de cooperao entre o Governo de Moambique e a Agncia Sueca para o Desenvolvimento Internacional (ASDI) com o objectivo de reduzir a pobreza e melhorar os meios de subsistncia das comunidades rurais mais desfavorecidas mas economicamente activas da provncia
revista capital abril 2012

do Niassa, atravs do desenvolvimento do sector privado e das actividades participativas em benefcio destas comunidades. O director executivo da Fundao Malonda, Francisco Pangaya, conta que a mesma foi criada pelo Decreto Ministerial de 25 de Janeiro de 2005, do Conselho de Ministros, com objectivo de promover e facilitar investimentos, especificamente na Provncia do Niassa. Segundo Francisco Pangaya, os desafios da Fundao Malonda na altura eram dar apoio aos investidores privados,

no sentido de reduzir as possveis barreiras aos investimentos bem como atrair investimentos para a provncia. A prioridade da Fundao Malonda foi ento para a rea de desenvolvimento de plantaes florestais, favorecida pelas condies climticas que a provncia dispe como chuvas constantes e terras frteis favorveis para o efeito. Com estas condies, o Niassa seria o lugar ideal para iniciar com a atraco de investimentos na rea de florestas por empresas moambicanas ou estrangeiras. Em 2006, tivemos as primeiras indicaes de que

DESENVOLVIMENTO

FUNDAO MALONDA 31

algumas empresas j tinham visto o nosso website e comearam a contactar-nos. o caso da Chikweti e da Florestas de Niassa, referiu Francisco Pangaya. Alm das florestas, o foco vai para turismo e agricultura Alm de atrair investimentos para a rea de plantao florestal, a Fundao Malonda comeou a delinear campanhas na rea de comercializao de excedentes agrcolas dos camponeses espalhados pelos distritos, que, por vrias razes, no conseguiam vender os seus excedentes. Em parceria com a Associao Moambicana para o Desenvolvimento Rural (AMODER), os excedentes dos camponeses so comprados e colocados no mercado para a venda ou troca por outros produtos. Por outro lado, a Fundao Malonda passou a prestar apoio a alguns investidores na rea de comrcio. Francisco Pangaya lamenta o facto de at ao momento no existir ainda um investidor na rea de produo de alimentos em Matama, havendo apenas uma pequena empresa que est a produzir sementes. Entretanto, diz estarem a trabalhar no sentido de conseguir um investidor que possa fazer trabalhos de grande envergadura nesta rea to vital. Neste momento, seis empresas esto a operar na rea florestal. Segundo aquele dirigente, a Fundao Malonda perspectivava grandes desenvolvimentos para o sector florestal, tanto que em 2011 as seis empresas que exploram esta rea, no seu conjunto, contavam com cerca de seis mil trabalhadores. Infelizmente, este nmero foi reduzindo por vrias razes, dentre as quais a crise econmica internacional. Achamos que estamos a evoluir mas onde os investimentos esto a crescer neste momento na rea do turismo onde aparecem pedidos de investimento. Como sabem, nesta provncia localiza-se o Lago Niassa e temos recebido pedidos de investimento para essa rea. J temos alguns operadores l, alguns deles atrados pela Malonda e outros vieram de outras fontes. Relativamente a rea de agricultura, Pangaya afirma que h promessas de que este sector ser de grande importncia para a Fundao Malonda no futuro, pois h empresas internacionais que j manifestaram interesse em investir naquela rea. Dissertando sobre a evoluo da Fundao Malonda nos ltimos sete anos, o director executivo da Malonda considera que a situao da provncia est a mudar.

Nos anos 2004/05, a provncia tinha somente dois bancos a operar, nomeadamente o BIM e o Barclays. Mas por causa da nossa vinda, e na tentativa de vender a imagem da provncia, hoje em dia para alm dos bancos mencionados, temos o BCI e o Standard Bank a funcionar. Isto porque o volume dos fundos que circulam j cresceu e a demanda para esses servios tambm. Os investimentos esto a trazer alguma mudana na provncia, exemplificou Pangaya. Pea fundamental na resoluo de conflitos Um dos maiores instrumentos usados pela Fundao Malonda para a divulgao da imagem da provncia do Niassa passa pelo website www.malonda.co.mz que contm toda a informao necessria para os investidores, e no s. Por outro lado, tambm contam com o lan de meios como a Capital e a TVM (Televiso de Moambique) e com o apoio de parceiros em pases como Portugal e Estados Unidos da Amrica, que tm transmitido a informao a outros, alm da embaixada da Sucia, de onde provm os fundos da Malonda atravs da ASDI. Devido ao desenvolvimento que a provncia do Niassa est a registar, resultante dos investimentos conquistados pela Fundao Malonda e no s, vezes h em que surgem conflitos entre as comunidades e os investidores devido a diferentes interpretaes em relao mudana e ao desenvolvimento. Um dos Papis da Fundao Malonda passa tambm por mediar as conversaes entre as partes, chegando a um meio-termo. Recentemente, a Fundao Malonda encomendou um estudo sobre conflitos entre a comunidade e os investidores, visando uma melhor percepo sobre as causas dos conflitos e os possveis mecanismos para a resoluo. Actualmente, decorre um processo de capacitao dos intervenientes deste processo, nomeadamente a liderana comunitria, os comits de gesto em conjunto com o governo e as empresas, estando tudo a decorrer com sucesso. Responsabilidade social tambm faz parte dos objectivos No incio das suas actividades, a Fundao Malonda trabalhava directamente em alguns projectos como o Projecto Florestal de Mussa, o projecto de ecoturismo de Majune, o projecto agrcola de Matama

e vrios projectos de desenvolvimento comunitrio foram levados acabo pela Malonda, como exemplo da construo de uma escola primria de raiz em Lichinga distrito, construo de um escritrio comunitrio em Malaga-Majune, abertura e reabilitao de furos de gua em alguns povoados dos distritos onde decorreram os primeiros investimentos florestais, apoio a criao de comits de gesto entre vrios. Em 2010, aps um estudo de avaliao realizado pela ASDI sobre os projectos da Malonda, decidiu-se que a Malonda no deveria implementar projectos pois contrariava o seu papel de promotor e facilitador de investimentos, passando a competir directamente com outros investidores, o que no era de bom-tom. A partir de ento, os projectos da Malonda passaram para a gesto de privados, junto com os trabalhos de responsabilidade social iniciados pela Fundao.c

Investidores, precisam-se!
Prev-se para os prximos cinco anos um incremento de projectos e programas de investimentos para o Niassa, mas esta depende do financiamento do governo da Sucia. Para j, existe um projecto para a rea de agricultura, em Matama, que passa por um complexo agrcola com quase quatro mil hectares de terra, para o qual se procura um investidor. A outra rea em que estamos agora a postar a rea de turismo. A provncia dispe de vrios stios de grande atraco turstica, sobretudo na zona do Lago Niassa e nos lagos Chrua, Chiuta e Amarramba, ao sul da provncia. Existe tambm a Reserva do Niassa, fazendas do Bravio. So reas que praticamente precisam de investimentos e ns estamos procura de possveis parcerias nesse sentido, frisou Francisco Pangaya.

abril 2012

revista capital

32 SECTOR

BANCA

STANDARD BANK

Grupo est na Crista da Onda

Grupo Standard Bank foi distinguido com quatro prmios Deal Of The Year promovidos pela revista Project Finance, em reconhecimento dos melhores negcios europeus e africanos. A distino do Standard Bank resulta da sua capacidade e dos feitos demonstrados no decurso de 2011, no mbito da implementao de operaes de financiamento a grandes projectos no continente africano, incluindo Moambique. Os prmios Deal of the Year, para 2011, foram atribudos ao Standard Bank em quatro distines, nomeadamente Africa Oil & Gas Deal of the Year, relativa ao refinanciamento do gasoduto da ROMPCO, em Moambique; frica Mining Deal of the Year, relativa Mina de Cobre de Boseto,

no Botswana; frica Power Deal of the Year relativa ao projecto de Kivuwatt, no Ruanda, e frica Renewables Deal of the Year relativa ao projecto Addax BioEnergy, na Serra Leoa. Em Moambique, o Standard Bank disponibilizou 350 milhes de rands de dvida subordinada de 600 milhes ROMPCO (Republic of Mozambique Pipeline Investment Company) para refinanciar os emprstimos concedidos por dois dos accionistas da ROMPCO. Recentemente, o Standard Bank foi classificado, pelo segundo ano consecutivo, como a marca bancria mais valiosa em frica, de acordo com o relatrio de 2012 das 500 Maiores Marcas Bancrias Mundiais, compilado pela consultora e gestora de activos, a BrandFinance Banking.

Segundo o relatrio, publicado na principal revista do sector bancrio mundial, The Banker, a marca do Grupo Standard Bank vale 2,17 bilies de dlares norteamericanos, o que fez com que o maior grupo bancrio em frica subisse trs lugares no ranking mundial, da anterior 76 posio para 73 a nvel mundial, em 2011. Presente em Moambique h mais de 100 anos, o Standard Bank tem vindo a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da economia moambicana e dos restantes pases da frica Austral, atravs do financiamento de importantes projectos socio-econmicos e provendo servios financeiros e solues bancrias.c

BANCO DE MOAMBIQUE

Reduo das reservas internacionais lquidas

egundo dados do Banco de Moambique, o saldo preliminar das Reservas Internacionais Lquidas de Moambique registou, em Janeiro ltimo, uma queda de 125,2 milhes de dlares norte-americanos. Os dados, analisados pelo Comit de Poltica Monetria, indicam que as reservas internacionais lquidas situaramse em cerca de 2.101,5 milhes de dlares, reduo resultante da venda lquida de 157,6 milhes efectuada pelo Banco de Moambique aos bancos comerciais, dos quais 61,4 milhes de dlares so destinados ao pagamento da factura de importao dos combustveis lquidos. Assim, o saldo das Reservas Internacionais

corresponde a cerca de 5 meses de cobertura de importaes de bens e servios no factoriais projectadas para todo o ano, contra 5,8 observados no ms anterior. Por outro lado, as reservas bancrias em moeda nacional aumentaram 228 milhes de meticais em Janeiro ltimo, perante a libertao de 336 milhes de Meticais decorrente da reduo do coeficiente de reservas obrigatrias decretado em Dezembro do ano passado, com efeitos a partir de 7 de Janeiro ltimo. No mesmo perodo, o saldo da base monetria (varivel operacional da poltica monetria) situou-se em 31.943 milhes de meticais, o que representa

uma reduo na ordem de 2.375 milhes de meticais face a Dezembro de 2011 e de 727 milhes de meticais em relao s estimativas feitas para o perodo. O Banco de Moambique explica, que tal reduo resultado, fundamentalmente, do retorno de notas e moedas ao banco central, no valor de 2.266 milhes de Meticais, aps o pico sazonal de 2.083 milhes registados em Dezembro. Assim, de modo a assegurar que o saldo da Base Monetria no ultrapasse os 33 mil milhes de meticais no final de Fevereiro corrente, o Comit de Poltica Monetria do Banco de Moambique decidiu intervir nos mercados interbancrios.c

DESTAqUE

Anuladas 51 unidades bancrias


O Banco de Moambique anulou as licenas de 51 unidades bancrias que haviam sido autorizadas a entrar em funcionamento devido ao trmino do prazo concedido para o efeito. Das 51 unidades abrangidas pela deciso do Banco
revista capital abril 2012

Central, 27 deveriam operar na cidade do Maputo, seis em Sofala; quatro em Inhambane, Tete e Zambzia; trs em Manica; duas em Nampula e uma em Cabo Delgado e provncia do Maputo, respectivamente.

VALORES 33

Mestrados da UEM voltados para as descobertas de gs e petrleo


estudantes tenham acesso ao ensino. Quilambo, que falava em conferncia de imprensa hoje, em Maputo, disse que os novos mestrados cujos modelos esto ainda em desenho por docentes da instituio, em parceria com especialistas da Sucia. A fonte disse, por outro lado, que apesar de a instituio ter, durante anos, consagrado como vocao a formao vai, nos prximos tempos virar as atenes para a investigao de referncia, para melhor contribuir para aos desafios da vida prtica. A questo da qualidade de ensino esteve entre os vrios assuntos abordados no encontro e, para o efeito, Quilambo disse que a universidade introduzir, a breve trecho, o avaliador externo, uma figura de fora da academia que far a avaliao qualitativa dos graduados e as metodologias usadas no processo de ensino. Alm do avaliador externo, a Universidade ter igualmente uma unidade de avaliao de qualidade que vai produzir recomendaes relativas ao processo de ensino, com vista a melhorar ainda mais os padres qualitativos.c

Universidade Eduardo Mondlane vai, a partir da segunda metade deste ano, abrir quatro novos cursos de mestrado nas reas de Engenharia de Petrleo, Tecnologia da Madeira, Tecnologia de Alimentos e Gesto de Recursos. Ainda na lista de perspectivas para 2012, a mais antiga instituio de ensino superior no pas introduziu trs novos cursos de licenciatura, nomeadamente Pesquisa

Geolgica e Cartografia, Geologia Aplicada e Engenharia de Petrleo, no quadro da reforma curricular em curso naquele estabelecimento de ensino. Orlando Quilambo, reitor da UEM, disse que a adopo e introduo de novos cursos visa responder aos desafios dos tempos modernos, marcados pela descoberta de realidades muito novas no pas como, por exemplo, petrleo e gs, mas tambm para permitir que mais

Formao da Janela nica Electrnica vem e convence


o mbito do processo de operacionalizao do sistema da Janela nica Electrnica, desde Setembro passado, j foram formados gratuitamente, atravs do Centro de Formao desenhado para o efeito em Maputo, um total de 532 pessoas, provenientes de diversas reas de actividade, de modo a fazerem uso da nova tecnologia de desembarao clere de mercadorias. No total dos formandos, incluemse funcionrios aduaneiros da Alfndega no Porto de Maputo e os restantes so operadores das diferentes reas do comrcio externo, nomeadamente despachantes aduaneiros, agentes de navegao e operadores de navios, agentes transitrios, operadores de terminal de carga, importadores e exportadores, autoridade porturia e bancos comerciais. De acordo com Ildio Gonalves, funcionrio aduaneiro, formador da Janela nica Electrnica, neste momento,

foram j formados todos os funcionrios das Alfndegas da TIMAR, onde decorre a fase-piloto de implementao da Janela nica Electrnica. O nosso objectivo essencial, em relao aos operadores do Porto de Maputo e Alfndegas, transmitirmos todo o conhecimento para que possam operar de forma independente com o sistema, e acrescentou que a formao incide sobre matrias baseadas em mdulos como verificao documental, inspeco nointrusiva de mercadorias importadas e exportadas, procedimentos para o desembarao total da mercadoria, entre outros. Relativamente aos funcionrios das Alfndegas, o processo de formao focaliza-se agora sobre outras reas, tais como auditoria e investigao, normao e procedimentos, assim como avaliao e classificao, por forma a garantir um clere processamento do desembarao

com base no sistema da JUE. Francisco Coana, despachante aduaneiro da Associao Testemunhas de Jeov, em formao, disse tratar-se de um processo que nos vai ajudar a tirar o mximo proveito possvel do sistema da Janela nica Electrnica, reduzindo substancialmente a burocracia e o tempo nos processos de desembarao de mercadorias. Por seu turno, Rita Divete, despachante aduaneira da HBM, disse acreditar que com esta formao, poder responder com mais-valia e rapidez s solicitaes dos clientes, pois a Janela nica Electrnica veio revolucionar o sector. De referir que o projecto da Janela nica Electrnica ir ter um impacto substancial na melhoria do ambiente de negcios em Moambique, estimando-se que o tempo de desembarao de mercadoria no Pas reduza substancialmente.c

abril 2012

revista capital

34 OBSERVATRIO DO TURISMO

Moambique entre os melhores destinos tursticos para 2012


ara o jornal Financial Times, Moambique uma das grandes atraces do mercado turstico para 2012. O jornal recolheu a opinio de vrios agentes de viagens que apontaram alguns dos destinos que devero ser mais procurados pelos turistas. Will Jones da agncia de viagens Journeys by Design diz: Com uma linha costeira de 2,500 km inexplorada,

plena de belezas, Moambique o ltimo grito dos destinos litorais. Mas outro agente, Joel Zack, da Heritage Tours, no lhe fica atrs: Moambique oferece o luxo sem perder a sensao de se estar em frica. As praias so fantsticas e as pessoas muito amveis. No que diz respeito ao turismo de topo, o destaque vai para a ilha de Quilalea,

situada no arquiplago das Quirimbas, no Norte do Pas. No obstante, outros pontos mgicos so igualmente apontados como a Ilha de Ibo e as ilhas de Bazaruto e Benguerra, que atraem as atenes das agncias de viagem, assim como o Parque Nacional da Gorongosa. Ou seja, Moambique soma e segue em termos de destinos de reconhecida qualidade turstica.c

TURCONSULT

O crescimento do turismo em Moambique e as oportunidades de desenvolvimento dos vnculos econmicos com as economias locais

s estatsticas oficiais indicam que o nmero de chegadas internacionais ao Pas tem estado a crescer progressivamente. Os investimentos no Turismo tambm demonstram um crescimento considervel, colocando o sector no quarto lugar no conjunto dos investimentos directos estrangeiros registados em Moambique nos ltimos 6 anos. Por outro lado, o recente fenmeno da nossa economia relacionado com a descoberta e incio de explorao de carvo mineral, gs e petrleo tem vindo a contribuir para o aumento do trfego de pessoas a nvel interno, para alm de que as relaes econmicas do mercado interno e as actividades relacionadas com a administrao nacional contribuem para que cada vez mais moambicanos viagem pelo Pas. A oferta turstica em termos de servios de alojamento (quartos) e similares (restaurantes) tem tambm registado aumentos progressivos. No entanto, nota-se ainda uma fraca ligao entre o crescimento das actividades de turismo e a resposta das economias locais crescente
revista capital abril 2012

demanda de produtos e servios a incorporar na Cadeia de Valor do Turismo como fornecimentos locais de terceiros. O turismo como actividade econmica tem um grande potencial de estimular a capacidade empresarial local devido ao facto de exigir um vasto leque de servios e produtos fundamentais para a prestao de servios de alojamento, restaurao e actividades que tirem partido dos atractivos locais como programas tursticos, o que constitui em ltima anlise a essncia do negcio do Turismo. Os produtos hortcolas e a respectiva cadeia de produo e fornecimentos proporcionam grandes oportunidades de incluso de pequenos e mdios produtores, mas ser necessrio introduzir novos produtos que respondam s necessidades de servios de restaurao de qualidade internacional. Servios de segurana e manuteno, lavandarias e outros podem ser contratados em regime de outsourcing pelos hotis. O desenvolvimento de negcios ligados s actividades nuticas, pesca de lazer,

o artesanato, os espectculos culturais, o teatro, as agncias de turismo receptivo, os operadores de programas locais, o turismo de habitao, entre muitas outras actividades, fazem parte de um grande universo de negcios com grandes oportunidades de incluso na Cadeia de Valor do Turismo. Torna-se necessrio entender que todas as pesquisas realizadas sobre a Cadeia de Valor do Turismo tm demonstrado que o fenmeno do Turismo no aponta somente para o mercado estrangeiro como estando na origem do crescimento do sector mas que, pelo contrrio, o nmero maior de turistas que visitam os diversos pontos do Pas so essencialmente nacionais ou residentes. Por esse motivo dever ser entendido pelas pessoas activas das economias locais que o Turismo abre inmeras portas para a diversificao das actividades econmicas locais que esto gradualmente a ser influenciadas por novos tipos de solicitaes ligadas necessidade de alojar, alimentar e divertir turistas e viajantes nacionais e estrangeiros.c

OBSERVATRIO DO TURISMO 35

65% dos estrangeiros no conhecem a Marca Moambique

lm do recente lanamento, por parte de Moambique, Suazilndia e a provncia sul-africana de Mpumalanga, da marca regional de turismo denominada Triland, que nasce para captar potenciais visitantes na Europa, na sia e no continente americano, urge reflectir sobre a propalada Marca Moambique. Depois de cerca de trs anos aps o seu lanamento (tendo o mesmo decorrido a 26 de Fevereiro de 2009), apenas 35% dos turistas estrangeiros diz conhecer aquele branding, contra 91% dos nacionais. Alis, 65% dos estrangeiros peremptrio quando afirma desconhecer a Marca Moambique, que nasceu para promover um pas rico em segredos e tesouros naturais.

Na altura ficou expresso que a Marca Moambique iria funcionar, sobretudo, como um compromisso no sentido da exigncia que no se pode compadecer com a falta de limpeza nas cidades, a pouca afabilidade dos agentes da polcia, a ineficcia dos operadores nem com a inexistncia de infraestruturas de apoio, entre outras falhas. A meta definida pelo Ministrio do Turismo consistia em suplantar os 180 milhes de dlares da receita do turismo internacional, arrecadados em 2008, e atingir os 4 milhes de turistas em 2020. Ser que o Triland vai servir para fortificar a Marca Moambique?c

Turismo europeu cresce e supera expectativas


Contrariamente tendncia dos ltimos anos, o crescimento nas chegadas durante os oito primeiros meses de 2011 foi maior nas economias avanadas (+4,9%) do que nas emergentes (+4,0%), devido principalmente aos resultados especialmente bons da Europa (+6%). Na Europa do Norte (+7%) e Europa Central e Oriental (+8%), a recuperao do declive de 2009, iniciado em 2010, ganhou impulso este ano. O mesmo sucedeu em alguns destinos da Europa do Sul (+8%), que este ano tambm se beneficiaram da diminuio das viagens para o Mdio Oriente (-9%) e para o Norte de frica (-15%). c

Captar turistas brasileiros poder ser uma boa aposta

FEIRAS Internacionais em 2012


18 a 20 de Abril COTTM, Beijing (China) Novembro World Travel Market, Londres (Inglaterra) 12 a 15 de Maio INDABA, Durban (frica do Sul) 27 a 29 de Novembro EIBTM, Barcelona (Espanha)

turismo interno no Brasil cresceu 16% entre 2007 e 2010, passando de 43 para 50 milhes de pessoas. Parte da responsabilidade desse crescimento pertence aos viajantes domsticos que j correspondem a 85% do turismo brasileiro, segundo dados do Ministrio do Turismo. A tendncia ser continuar crescendo, esperando-se que emerjam mais 50 milhes de brasileiros que no tinham o turismo na sua base de consumo e que agora tero - uma tendncia que se espera ver concretizada tambm em Moambique. Alm dos turistas domsticos, o sector ir investir igualmente na Amrica do Sul. As principais apostas sero no Chile, pela sua boa posio econmica, e na Argentina que tem vindo a se reestruturar financeiramente. Alm disso, o Peru e a Colmbia tambm tm apresentado um forte crescimento econmico, com bons mercados a serem explorados pelo turismo brasileiro, uma ideia que Moambique poderia replicar em relao a pases vizinhos em pleno gozo da sade econmica e at um pouco mais distantes como Angola (o quinto mercado emissor de turistas para a cidade

de Maputo). Por outro lado, o cmbio com o Real forte vem prejudicando a balana comercial do turismo, propiciando a sada dos brasileiros das classes A e B, que consideram mais vantajoso viajar para fora do pas. Um dado extremamente importante, se tivermos em conta a proximidade estabelecida, nos ltimos tempos, em termos de actividades culturais e de negcio entre Moambique e o Brasil. Face cooperao encetada entre os dois pases e as oportunidades de negcio que se antevem, urge estabelecer uma estratgia de captao de turistas brasileiros para Moambique. Quem sabe a Copa do Mundo no Brasil no poder ajudar Moambique no sentido da atraco de mais visitantes?c
abril 2012 revista capital

36 COMUNICADOS

FDC

FDC ergue fbrica de cimento


Fundo de Desenvolvimento da Comunidade (FDC) est a construir uma nova fbrica de cimento, na localidade de Mahubo, distrito de Boane, Sul de Moambique orada em cerca de 4,2 milhes USD, com capacidade para produzir oito mil sacos por dia. Estimase que a unidade fabril esteja pronta at Julho de 2012. Para dar corpo e forma ao projecto foi lanada a primeira pedra para a construo da unidade fabril, que vai contar ainda com investimentos de um grupo de empresrios indianos. A indstria poder dar emprego a pelo menos 160 moambicanos, como tambm abastecer de gua potvel e apoiar nas questes de sade s comunidades, no que se enquadra na sua responsabilidade social. O trabalho de montagem decorre sem sobressaltos e ainda ser construda uma estrada asfaltada de pouco mais de dois quilmetros que no futuro servir de via de acesso fbrica. Em relao ao cumprimento dos prazos da concluso da obra, o representante da FDC, Ivandro Sitoe, garantiu que a fbrica entrar em funcionamento nos prazos previstos, o que poder ser conseguido com o recurso ao uso da tecnologia indiana para este tipo de projectos.

milhes de toneladas. Prev-se que, at aos meados de 2013, aps a concluso dos trabalhos na Linha de Sena, a mesma poder atingir uma capacidade para transportar at 12 milhes de toneladas por ano. Devero decorrer estudos para apurar que intervenes devem ser feitas ao longo de toda a linha, no sentido de aumentar a capacidade de transporte para 12 milhes de toneladas por ano, numa primeira fase, e 18 milhes de toneladas, indo ao encontro da capacidade do terminal de carvo em construo no porto da Beira, avanou Marta Mapilele. Para o efeito, os CFM devero realizar um investimento calculado em 120 milhes de dlares, incluindo os 45 milhes de dlares que esto sendo investidos actualmente. A administradora revelou que as companhias mineiras Vale (Brasil) e a anglo-australiana Rio Tinto j apresentaram aos CFM os seus planos de produo, que no global perfazem cerca de cinco milhes de toneladas de carvo, ou seja, abaixo da capacidade prevista para a Linha de Sena.

Manuel Braga no avanou nenhum dado sobre o volume do investimento realizado. Para alm do pipeline, com cerca de dois quilmetros, houve esforos visando o aumento da capacidade de armazenamento de gs em mais de seis mil metros cbicos. Actualmente, o gs importado atravs de camies o que se reflecte no preo ao consumidor. Moambique um dos principais produtores de gs na regio austral de frica, mas devido falta de uma refinaria interna continua a depender fortemente das importaes do gs de petrleo liquefeito (GPL), um subproduto do crude.

LAM

Aumentam ligaes areas entre Maputo e Tete


A empresa pblica Linhas Areas de Moambique (LAM) est, a ligar a cidade de Maputo, e a provncia de Tete, com dois voos dirios, medida que visa oferecer maior flexibilidade aos passageiros e melhor corresponder s expectativas de negcio em cada um dos destinos. Os dois voos, um pela manh e o outro ao fim do dia, permitiro a LAM aumentar as oportunidades para os seus clientes deslocarem-se a Tete e a voltar no mesmo dia, bem como para os citadinos daquela urbe que desejam visitar Maputo e regressar no mesmo dia. O aumento do nmero de voos para Tete no algo surpreendente, na medida em que com as recentes descobertas de reservas de carvo e a consequente explorao tornaram a provncia e cidade de Tete em um verdadeiro entreposto de produo e sada do carvo. A provncia e cidade de Tete alm de atrair gigantes multinacionais como, por exemplo, a Vale do Brasil e a Rio Tinto da Austrlia, que operam no ramo do carvo, tornar-se- na capital mineira do pas, dado o seu potencial em diversos recursos minerais.

CFM

IMOPETRO

Arrancam as obras de concluso da linha de Sena


As obras para a concluso da Linha de Sena, na regio centro de Moambique, devero arrancar ao longo do corrente ms, assegurou a administradora executiva da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moambique (CFM), Marta Mapilele. As obras, cujo custo est calculado em cerca de 45 milhes de dlares, devero ser executadas num perodo de seis meses, segundo o cronograma dos CFM. Aps a concluso das obras, a Linha de Sena ter uma capacidade para transportar at 6,6 milhes de toneladas de carga por ano que correspondem actual capacidade de armazenamento de carvo do porto da Beira, donde exportado para o mercado internacional. Actualmente, a linha possui uma capacidade para transportar dois
revista capital abril 2012

Porto de Maputo poder receber gs domestico a partir de Abril com a concluso das obras do Pipeline
O projecto de construo de um pipeline para a recepo de gs domstico a partir do Porto do Maputo, Sul de Moambique, dever estar concludo at Abril de 2012. A concluso desta infra-estrutura vai permitir que o pas receba, em caso de necessidade, navios de gs numa economia de escala. Manuel Braga, Director-geral da Importadora Moambicana de Combustveis (IMOPETRO), garantiu que, como resultado da construo do pipeline, o pas deixar de depender das importaes feitas via terrestre a partir da frica do Sul.

38 ANLISE

SECTOR ENERGTICO

Criar espaos energticos comunitrios pode ser uma soluo


expanso das fontes de energia renovveis costuma ser determinada pelo estabelecimento de um ambiente favorvel ao seu desenvolvimento e disseminao da tecnologia, por meio de polticas que incentivem o seu uso, atravs da disponibilidade de recursos financeiros, pblicos assim como privados, de um maior conhecimento e uma maior aceitao pblica das tecnologias, do desenvolvimento da capacidade tcnica e institucional a todos os nveis e da consolidao dos agentes de mercado. A expanso das energias renovveis vai exigir uma viso a longo prazo por parte do Governo e o reforo das principais estruturas institucionais, nomeadamente a Direco Nacional das Fontes de Energia Novas e Renovveis (DNER) do Ministrio da Energia e o Fundo Nacional de Energia (FUNAE). A energia mais um factor de desenvolvimento do que um fim em si. Como tal, programas de implementao de RE deveriam estar intimamente ligados a outras reas econmicas, assim como a agricultura, fornecimento de gua, ITC, turismo, indstria, etc.. A aprovada Estratgia de Energias Renovveis (EDENR) ser implementada com a ajuda de uma Comisso de Organizao que dever assegurar a coordenao entre todos os sectores econmicos e de desenvolvimento relevantes. Alm disso, a planificao de projectos sobre RE ser baseada numa abordagem de baixo para cima, partindo de avaliaes das necessidades e potencialidades da comunidade (o
revista capital abril 2012

Plano Energtico Comunitrio - PEC), e culminando num plano nacional de investimento e expanso. A EDENR atribui muita relevncia proviso de acesso a solues energticas modernas, independentemente da fonte ou da tecnologia usada, ela reconhece a importncia que a energia domstica tem para o desenvolvimento e para a reduo da pobreza, e recomenda a criao de Espaos Energticos Comunitrios (EEC) como passo intermdio para o acesso em comunidades remotas e rurais. O aspecto comunitrio pode ser explorado ainda mais atravs da introduo do conceito da Comunidade Multifacetada, ou seja, comunidades que so simultaneamente proprietrios dos recursos, empresrios, utilizadores e ambientalistas/auditores. A abordagem da SNV (Organizao Holandesa para a Cooperao) de oferecer capacitao e assistncia tcnica s estruturas intermdias como as direces provinciais e distritais, associaes comunitrias e organizaes locais de desenvolvimento, assenta perfeitamente na explorao destes papis mltiplos, no contexto das energias renovveis para uso domstico e produtivo com o objectivo de contribuir para a reduo da pobreza. A energia contribui directamente para o desenvolvimento local e a reduo da pobreza, fornecendo servicos energticos modernos e de qualidade superior, com os benefcios da decorrentes, mas tambm indirectamente, criando oportunidades para novas actividades

de gerao de rendimento, nas quais a energia pode tanto ser um input como um resultado. Esta seco avaliar os factores determinantes e os possveis caminhos para apoiar o sector das energias renovveis, concentrando-se no conceito de comunidade multifacetada com a inteno de estimular o desenvolvimento local (comunitrio) e de contribuir para a reduo da pobreza em Moambique. Os factores e caminhos podem ser explorados com a participao das comunidades relevantes em complementaridade com programas nacionais de RE. Todas as intervenes (caminhos) devem ser complementadas com uma forte componente de capacitao, assistncia tcnica, estruturao das instituies e dos mercados, instrumentos reguladores e legais, e padres tcnicos e de qualidade. Onde se usa a palavra comunidade, esta pode referir-se comunidade enquanto estrutura administrativa, a uma associacao comunitria ou a indivduos da comunidade. Note, no entanto, que nem todas so viveis na fase actual de desenvolvimento de Moambique, uma vez que requerem competncias tcnicas que no existem ao nvel da comunidade. A energia solar passiva e a proteco ambiental devem ser incorporadas no quotidiano das comunidades e devem adquirir uma dimenso cultural. Isto, somente se pode realizar atravs da disseminao contnua de informao, treinamento e demonstraes dos benefcios das boas prticas.c

DR

SECTOR

ENERGIA 39

Italiana ENI descobre mais gs na Bacia do Rovuma

companhia petrolfera italiana Eni anunciou a descoberta de mais depsitos de gs natural com reservas potenciais na ordem de 7.5 trilies de ps cbicos (Tcf), resultado do furo de pesquisa Mamba Norte-1, aberto na rea 4 da Bacia do Rovuma, no norte de Moambique. Com estes resultados sobem para 30 trilies de ps cbicos as reservas potenciais de gs natural no Complexo Mamba da rea 4. Recentemente, na sequncia da perfurao do Mamba Sul, a companhia anunciou a descoberta de cerca de 22,5 trilies de ps cbicos de reservas de gs natural. Aberto em guas profundas (1.690 metros), o furo Mamba Norte-1 atingiu a

profundidade total de 5.330 metros e localiza-se cerca de 23 quilmetros a norte do furo Mamba Sul-1, a 45 quilmetros da costa da provncia de Cabo Delgado. O Instituto Nacional de Petrleos refere que nesta ltima descoberta foram encontrados 186 metros de areia saturada de gs natural do Oligoceno e Paleoceno. Testes realizados aps concluso do furo Mamba Norte-1 confirmaram a sua elevada produtividade (cerca de um milho de metros cbicos/dia, devido a limitaes de equipamento). As actividades de pesquisa na rea 4 prosseguem, estando previsto, ao longo do corrente ano, a abertura de cinco furos em prospectos e estruturas pr-identificadas para

avaliar o potencial do Complexo Mamba. Paralelamente, decorrem estudos de viabilidade de projectos combinados em larga escala de fornecimento de gs natural ao mercado nacional, regional e internacional (projectos de Gs Natural Liquefeito, produo de combustveis lquidos, fertilizantes e outros projectos industriais). So concessionrios da rea 4 da Bacia do Rovuma, cujo contrato de pesquisa e produo foi assinado em 2006, a Eni East frica Moambique (operador), com 70 porcento de participaes, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (10 porcento), GALP Portugal com 10 por cento e Kogas Coreia do Sul com 10 por cento.c

STATE GRID vai encetar parcerias em Angola e Moambique com a REN

venda de 25% da REN Redes Energticas Nacionais State Grid Corp. da China ir conduzir criao de duas parcerias em Angola e em Moambique, detidas em partes iguais pela empresa portuguesa e pelo grupo chins, disse a secretria de Estado do Tesouro e Finanas. No final da reunio do Conselho de Ministros em que foi aprovada a venda de 40% da participao do Estado portugus ao grupo chins e empresa Oman Oil, Maria Lus Albuquerque disse que a

constituio daquelas duas parcerias bem como a identificao de trs projectos para investimento conjunto com a REN em linhas de transmisso de electricidade no Brasil um dos compromissos assumidos pela State Grid Corp. no mbito da sua proposta de compra. Alm da identificao daqueles trs projectos, a State Grid assumiu ainda o compromisso de contratar a assessoria tcnica da REN no Brasil, pas onde o grupo chins j est presente. Quanto a frica, Moambique era j um

mercado na mira da REN, tendo em conta a possibilidade de aquisio de metade da participao de 15% detida pelo Estado portugus na Hidroelctrica de Cahora Bassa e as oportunidades j detectadas no desenvolvimento da rede de transmisso moambicana. O mercado chins poder tambm vir a ser explorado pela REN, embora no haja ainda decises quanto a essa opo de parceria luso-chinesa.c

gALP E ADENE vo produzir biocombustveis de segunda gerao em Moambique

Galp Energia vai liderar um projecto para a produo de biocombustveis de segunda gerao a partir de leo de Jatropha, cultivado em Moambique. O projecto, que vale 2 milhes de euros co-financiado em 50% pelo Fundo de Apoio Inovao/ Adene. Para alm da Galp e Adene, fazem parte do consrcio a Universidade de vora, a Vicort, Domingos Reynolds de Sousa, o Instituto Superior de Agronomia e o Instituto Politcnico de Portalegre. O projecto vai gerar conhecimento na comunidade cientfica portuguesa e

moambicana e criar oportunidade de emprego qualificado em Portugal. Sero investigadas reas que vo desde o aperfeioamento das plantas, passando pela sua colheita, extraco de leo e reproveitamento dos subprodutos. As plantaes de Jatropha da Galp em Moambique esto em franca expanso, prevendo-se que, at 2016, superem uma rea plantada de 23 mil hectares, correspondentes a uma produo de leo de 30 mil toneladas. A explorao agrcola feita em parceria com as comunidades locais, que cultivam tambm milho e girassol.c
abril 2012 revista capital

40 RESENHA JURDICA

Exerccio da Actividade Seguradora em Moambique

Silvia Prista Cunha

Regime Jurdico dos Seguros em Moambique, aprovado pelo Decreto-Lei n. 1/2010, de 31 de Dezembro, estabelece as condies de acesso e exerccio da actividade seguradora em Moambique, incluindo o segmento do micro-seguro, permitindo o exerccio desta actividade por sociedades annimas e sociedades mtuas, com sede social em Moambique, constitudas para o exerccio da actividade de seguro directo, de resseguro ou do micro-seguro, e por sucursais de seguradoras, resseguradoras e micro-seguradoras estrangeiras, constitudas, no seu pas de origem, sob a forma de sociedade comercial. Para o efeito, necessria a autorizao prvia pelo Ministro que superintende a rea das Finanas, mediante parecer da entidade de superviso o Instituto de Superviso de Seguros de Moambique (ISSM), instituio criada com a entrada em vigor do Decreto-Lei n. 1/2010, de 31 de Dezembro. De conformidade com esta legislao, no permitido s seguradoras o exerccio cumulativo da actividade do seguro directo e do resseguro do ramo Vida com a do seguro directo e do resseguro dos ramos No Vida, sendo autorizao para o incio da actividade seguradora concedida separadamente para cada um dos referidos ramos. No obstante a proibio do exerccio cumulativo da actividade do seguro directo e do resseguro do ramo Vida com a do seguro directo e do resseguro dos ramos No Vida, a nova legislao salvaguardou as seguradoras que, at data da publicao da mesma encontravam-se autorizadas a explorar cumulativamente ambos ramos, permitindo-lhes a continuidade
revista capital abril 2012

da explorao cumulativa mediante o cumprimento de determinados requisitos. Os valores de capital social mnimo exigidos para a constituio de sociedade annima de seguros ou de resseguros diferem, consoante o ramo Vida ou No Vida a explorar; em ambos os casos o valor mnimo do capital social deve ser sempre realizado em dinheiro e depositados ordem da sociedade a constituir no menos que 50% data da constituio em instituio de crdito autorizada a operar em Moambique, com expressa declarao da quantia subscrita por cada accionista, podendo o capital subscrito remanescente ser realizado em espcie, em cumprimento e de acordo com as normas e formalidades estabelecidas pelo Cdigo Comercial, desde que os respectivos bens ou direitos a transferir para a sociedade, sejam previamente comunicados entidade de superviso. O capital subscrito remanescente, deve ser realizado no prazo mximo de 180 dias a contar da data da escritura/contrato de constituio, salvo na parte em que houver realizao em espcie, caso em que no haver lugar a qualquer diferimento. As alteraes ao capital social das seguradoras, ainda que no caso de aumentos sejam materializadas por incorporao de reservas, esto sujeitas a autorizao prvia do ISSM, carecendo a aquisio, aumento ou diminuio de participao qualificada de autorizao do Ministro que superintende a rea das Finanas. Com a entrada em vigor do Regulamento das Condies de Acesso e de Exerccio da Actividade Seguradora e da respectiva Mediao, aprovado pelo Decreto n. 30/2011, de 11 de Agosto, foram

introduzidas algumas alteraes tramitao e processo de licenciamento ao exerccio da actividade seguradora, bem como relativamente aos requisitos exigidos pelo ISSM. A ttulo de exemplo, relativamente exigncia relativa experiencia profissional, o novo Decreto veio agravar o grau de exigncia, sendo agora requisito que a pessoa, alm de ter de provar que tenha exercido, com manifesta competncia, funes de responsabilidade nos domnios financeiro e tcnico, dever ainda ter no mnimo uma experincia de 4 anos nas referidas reas. Relativamente ao mandatrio geral, passa a ser igualmente um requisito obrigatrio que o mesmo possua conhecimento bastante da lngua portuguesa. Importa referir que a entrada em vigor do Regulamento das Condies de Acesso e de Exerccio da Actividade Seguradora e da respectiva Mediao no determinou a revogao do Decreto n. 41/2003, de 10 de Dezembro, que veio aprovar o Regulamento da Lei 3/2003, de 21 de Janeiro, que determina igualmente as Condies de Acesso e Exerccio da Actividade Seguradora e Respectiva Mediao. Ou seja, existem disposies constantes do Decreto n. 41/2003, de 10 de Dezembro, que continuam a ser aplicveis, excepto quelas disposies que contrariam o disposto no Regulamento das Condies de Acesso e Exerccio da Actividade Seguradora e Respectiva Mediao ora em vigor.c
Advogada silvia.cunha@fralaw.com

42 FISCALIDADE

PRICEWATERHOUSECOOPERS

Malaika Ribeiro *

A utilizao de meio no cumprimento das


oambique est claramente a entrar na era digital e no processamento electrnico de dados. Tem-se verificado um investimento nas infra-estruturas de telecomunicaes, com a consequente expanso das redes elctrica e de internet, com a implementao das tecnologias de fibra ptica que permitiro maior rapidez, largura de banda e, consequentemente, aumento do universo de utilizadores das tecnologias informticas, tanto no sector pblico como no sector privado, assegurando capacidade de resposta do sistema de comunicaes electrnicas. Em nosso entender, a admisso das novas tecnologias e dos meios telemticos, tal como j acontece noutros sectores da Administrao Pblica deve, num futuro prximo, ser tambm uma aposta da Administrao Fiscal e uma realidade no cumprimento das obrigaes fiscais dos cidados e das empresas. semelhana do que acontece na maior parte dos pases europeus e na frica do Sul (aqui pelo sistema E-filling), os cidados podem, na comodidade de suas casas tratandose de particulares, ou directamente dos departamentos competentes das empresas, preencher e entregar as suas declaraes fiscais por via electrnica em sede de IRPS, IRPC e IVA, recebendo de imediato o comprovativo de entrega e a indicao do valor a pagar ou a receber, consoante o caso. O exemplo de Portugal Em Portugal, estas declaraes electrnicas tanto podem ser preenchidas online, directamente no portal da Autoridade Tributria ou offline, atravs do download de uma aplicao nos computadores pessoais permitindo, desta forma, que as declaraes sejam preenchidas sem necessitar de estar ligado internet. Sempre que surjam dvidas no
revista capital abril 2012

preenchimento podem ser consultadas as instrues de preenchimento, bastando clicar no campo onde se tem dvidas, consultar os cdigos fiscais ou telefonar para um nmero de atendimento que apoia os contribuintes nestas questes. Antes de submeter h que validar toda a informao constante da declarao em apreo e se houver alguma divergncia em algum dos campos, surge uma advertncia no sistema convidando o utilizador a corrigir a(s) divergncia(s) detectada(s), indicando dicas para soluo do problema e s considerando a declarao correcta para submisso no sistema central, aps a correco de todas as divergncias. Esta informao comum a todos os modelos de declaraes fiscais electrnicas, havendo especificidades em funo do imposto a tratar. A ttulo exemplificativo, vamos referir algumas situaes que trazem vantagens e so cmodas tanto para os contribuintes como para a Administrao Fiscal. IVA No caso do IVA, uma vez preenchidos todos os campos da declarao, o contribuinte sabe, de imediato, o valor a pagar ou a receber. Se tiver que pagar, deve faz-lo at data limite de entrega da declarao electrnica, atravs do acesso ao banco online ou em qualquer estao de correios ou tesouraria da fazenda pblica. A falta de pagamento do valor devido ao Estado implica o accionamento imediato, por parte da Administrao Fiscal, de um processo de contra-ordenao fiscal, acrescendo ao valor em dvida o pagamento de taxas e de juros de mora. Se tiver IVA a receber, caso o valor a entregar ao Estado seja inferior ao valor do IVA suportado, deve fazer constar na prpria declarao se pretende o reembolso ou se o valor a receber reporta para o perodo seguinte, mensal ou trimestral, consoante os casos. Na declarao electrnica seguinte o valor

FISCALIDADE

PRICEWATERHOUSECOOPERS 43

os electrnicos s obrigaes fiscais


reportado do perodo anterior acresce, em campo prprio para o efeito, ao valor a deduzir no perodo que se est a declarar. IRPS Em sede de IRS (IRPS em Moambique), uma vantagem que se pode referenciar o facto de uma vez concludo o preenchimento da declarao e respectivos anexos e devidamente validada, faz-se a simulao da liquidao e o contribuinte fica a saber, de imediato o valor a receber ou a pagar. O recebimento do imposto retido a mais ou o pagamento do imposto retido a menos no ano anterior, faz-se aps o processamento da declarao pela Administrao Fiscal e que notifica o contribuinte em conformidade. No caso de IRS a receber pelo contribuinte o pagamento efectuado por cheque ou transferncia bancria, caso o contribuinte tenha indicado o seu nmero de conta bancria para o efeito na declarao electrnica. No caso de IRS a pagar, na notificao da liquidao indicado o valor a pagar, o prazo de pagamento e a referncia electrnica, caso o pagamento seja efectuado no Banco Online ou numa ATM. A actualidade em Moambique Tambm no mbito fiscal e aduaneiro, Moambique comea a implementar medidas de simplificao e modernizao, tanto de sistemas como de obrigaes declarativas e procedimentos. No caso concreto das alfndegas, desde Dezembro de 2011 que est em fase piloto e de implementao no Porto de Maputo o sistema da Janela nica Electrnica (JUE) de desalfandegamento de mercadorias. A JUE est definida como o sistema informtico de gesto aduaneira e de interligao entre os intervenientes do processo de desembarao aduaneiro, na alnea y) do artigo 1 do Diploma Ministerial N. 16/2012 de 1 de Fevereiro, que regulamenta as Regras Gerais de Desembarao de Mercadorias. Este processo de desembarao electrnico ser gradualmente aplicado a nvel nacional. Os principais objectivos com a implementao do novo sistema informtico so aumentar a celeridade no processo de desembarao aduaneiro de mercadorias, a diminuio dos custos de desalfandegamento e a reduo da carga burocrtica associada, nomeadamente no que respeita ao volume de documentos envolvidos no processo at aqui em vigor. Em termos prticos e na linha que referimos anteriormente relativamente ao caso portugus, pretendese que todos os agentes que intervm no processo de desembarao de mercadorias funcionem de forma integrada, atravs do acesso a uma plataforma nica e recebam a informao submetida pelo declarante em simultneo e em tempo real, em substituio do sistema at agora vigente de submisso em papel, de forma faseada e subsequente perante os diversos intervenientes. Atendendo a que a capacidade de resposta da Autoridade Aduaneira aumenta consideravelmente, por conseguir processar um maior nmero de pedidos no mesmo espao de tempo, a receita do Estado inevitavelmente aumenta, verificando-se tambm a economia de tempo e de recursos. Relativamente s declaraes fiscais, o sistema actual ainda de submisso presencial e em papel. No obstante, na linha da evoluo tecnolgica e de modernizao que se vem desenhando, a Administrao Fiscal tambm pretende implementar sistemas electrnicos no que respeita submisso das declaraes fiscais, perspectivando-se desenvolvimentos nesta matria ainda este ano, de acordo com a divulgao efectuada nos meios de comunicao social. Reflexes finais Na nossa perspectiva, as vantagens superam largamente as desvantagens atendendo comodidade que representa para os contribuintes, individuais e colectivos, evitando os congestionamentos que se verificam nos servios, nos perodos em que se tem que proceder entrega das declaraes, melhorando substancialmente a organizao, a sistematizao e o processamento atempado da informao, melhorando a capacidade de resposta da Administrao Fiscal na entrega das declaraes de quitao de dvida e permitindo controlar em tempo real quem no procedeu entrega das declaraes a que est obrigado, nos termos legais. Consequncias directas destas melhorias so o aumento da receita fiscal e da competitividade nas transaces comerciais em Moambique, no caso das empresas. A desvantagem (dificuldade) mais imediata ser a necessidade dos particulares terem computador e acesso internet e de se adaptarem s novas tecnologias, sendo certo que fora das zonas urbanas esta dificuldade ser acrescida. Desta forma ser imprescindvel um perodo de divulgao, formao e de adaptao dos contribuintes a estas novas realidades. Naturalmente que a evoluo tecnolgica tem que ser sustentada legal e juridicamente e, nesse sentido, ser tambm necessrio implementar estas medidas com a necessria adequao legal nova realidade.c
Este artigo de natureza geral e meramente informativa, no se destinando a qualquer entidade ou situao particular, e no substitui aconselhamento profissional adequado para um caso concreto. A PricewaterhouseCoopers Legal no se responsabilizar por qualquer dano ou prejuzo emergente de uma deciso tomada (ou deixada de tomar) com base na informao aqui descrita. (*) Senior Manager malaika.ribeiro@mz.pwc.com abril 2012 revista capital

44 MERCADO DE CAPITAIS

PRIME CONSULTING MOAMBIQUE

Ral Peres*

O processo de admisso de Valores Parte I


- As unidades de participao em fundos de investimento; - Quaisquer outros valores mobilirios que pela sua natureza e caractersticas, possam ser admitidos cotao. Requisitos de admisso cotao So requisitos, ou condies, de admisso cotao de aces, os seguintes (que funcionam cumulativamente): - A sociedade emitente encontrar-se constituda e a funcionar de acordo com as disposies legais e estatutrias aplicveis; - A situao jurdica das aces estar em conformidade com as disposies legais aplicveis; - A capitalizao bolsista previsvel das aces que so objeto do pedido de admisso cotao ou, na sua falta, os capitais prprios da sociedade, incluindo os resultados no distribudos do ltimo exerccio, no serem inferiores a MT 28.000.000,00 (vinte e oito milhes de meticais) para o Mercado de Cotaes Oficiais ou a MT 7.000.000,00 (sete milhes de meticais) para o Segundo Mercado; - A sociedade ter publicado os seus relatrios de gesto e contas anuais relativos aos dois exerccios anteriores ao pedido de admisso; esta condio pode ser derrogada pela bolsa de valores se tal for seja recomendvel por razes de mercado e desde que os investidores disponham das informaes necessrias para formarem um juzo fundamentado sobre a sociedade e sobre as aes cuja admisso cotao pedida (por exemplo, novos projetos empresariais de dimenso relevante); - As aces serem (nos termos estatutrios) livremente negociveis; - Estar assegurada uma disperso das aces pelo pblico considerada suficiente pela bolsa de valores; presume-se existir uma disperso suficiente quando as aes que forem objeto do pedido de admisso cotao se encontrarem dispersas pelo pblico numa percentagem no inferior a 15% do capital social subscrito e representado por essa categoria de aes ou, na sua falta, um nmero no inferior a 250.000 aes desde que se encontre assegurado o regular funcionamento do mercado. - O pedido de admisso cotao englobar todas as aes da mesma categoria que se encontrem emitidas; - A sociedade apresentar uma adequada situao econmico-financeira. Relativamente admisso cotao de obrigaes, aspeto que tem sido particularmente saliente no caso da Bolsa de Valores de Moambique, os requisitos de natureza jurdica, existncia e funcionamento da entidade emitente e dos valores em si so, com as necessrias adaptaes, equivalentes aos das aces, dependendo ainda a admisso cotao de obrigaes, cumulativamente, da verificao das seguintes condies: O montante do emprstimo obrigacionista a admitir no ser inferior a MT 16.000.000,00 (dezasseis milhes de meticais) para o Mercado de Cotaes Oficiais, sendo o valor mnimo do emprstimo obrigacionista de MT 4.000.000,00 (quatro milhes de meticais) para o Segundo Mercado. - Encontrar-se comprovado que o pagamento do capital e dos juros est, de acordo com uma anlise econmico financeira baseada em critrios razoveis de prudncia, garantido. De notar que as obrigaes convertveis e as obrigaes (ou outros valores) que deem direito subscrio ou aquisio de aces s podem ser admitidos cotao se as aces s quais elas se referem tiverem j sido anteriormente admitidas cotao ou forem admitidas simultaneamente; mas a bolsa de valores poder excecionalmente autorizar a admisso cotao sem que as aces de encontrem admitidas, desde que considere que os portadores das obrigaes dispem de toda a informao necessria para formarem um juzo correto sobre o valor das aces relativas a estas obrigaes. As condies para a admisso cotao de outros valores mobilirios devem ser fixadas por regulamento da bolsa de valores, por analogia com o que se encontra legalmente estabelecido para as aces e obrigaes, mas tendo em ateno a natureza e as disposies da legislao especial que respeite a esses valores.

Introduo Conforme j referimos em artigos anteriores, para que possam negociar-se na bolsa quaisquer valores emitidos por uma determinada sociedade, necessrio que estes sejam previamente admitidos cotao na bolsa de valores. A admisso cotao , to simplesmente, um processo atravs do qual a bolsa de valores verifica que os valores a cotar, e bem assim a sociedade que os emitiu, renem as condies necessrias para poder estar admitidos cotao, e que esto salvaguardados os interesses pblicos em presena, nomeadamente quanto regularidade jurdica desses valores e funcionamento da sociedade, podendo assim ser negociados num mercado livre e aberto. Valores que podem ser admitidos cotao Podem ser admitidos cotao: - Os fundos pblicos nacionais e estrangeiros e os valores mobilirios a eles equiparados; so fundos pblicos os ttulos representativos da dvida pblica interna, os valores emitidos por institutos pblicos ou fundos pblicos nacionais e os valores mobilirios emitidos por entidades estrangeiras de natureza semelhante aos referidos. De referir ainda que so equiparados a fundos pblicos nacionais os valores mobilirios representativos de emprstimos emitidos por quaisquer empresas ou entidades nacionais com garantia do Estado de Moambique, e do mesmo modo so equiparados a fundos pblicos estrangeiros os valores mobilirios representativos de emprstimos emitidos por quaisquer empresas ou entidades estrangeiras com garantia de um Estado estrangeiro, bem como emprstimos emitidos por instituies financeiras internacionais. - As aes emitidas por sociedades nacionais ou estrangeiras; - As obrigaes emitidas por sociedades ou outras entidades nacionais ou estrangeiras legalmente autorizadas a emitir este tipo de valores;
revista capital abril 2012

MERCADO DE CAPITAIS

PRIME CONSULTING MOAMBIQUE 45

o cotao na Bolsa
Admisso cotao de valores mobilirios estrangeiros Nos termos do Cdigo do Mercado de Valores Mobilirios, os valores mobilirios emitidos por entidades estrangeiras que no sejam fundos pblicos ou equiparados s podero ser admitidos cotao se se encontrarem verificadas todas as condies de que depende a admisso cotao de valores nacionais de idntica natureza. A Bolsa de Valores de Moambique poder igualmente exigir que os valores a admitir cotao se encontrem j cotados numa bolsa do pas da sede ou do estabelecimento principal da entidade emitente ou do pas onde hajam sido emitidos. Os valores mobilirios emitidos por entidades no nacionais e que sejam objecto de uma representao material (valores titulados) devem estar de acordo com as normas em vigor no estado de emisso; se estas forem diversas das normas nacionais em vigor, a bolsa de valores deve levar este facto ao conhecimento do pblico antes da admisso cotao. Competncia para requerer e decidir a admisso cotao Em geral, a admisso cotao deve ser requerida, obrigatoriamente atravs de um operador de bolsa, pela sociedade

emitente o que constitui a situao paradigmtica - ou por titulares dos valores a cotar que detenham, pelo menos, 10% da emisso. A admisso cotao de quaisquer valores mobilirios poder tambm ser determinada oficiosamente pelo Banco de Moambique, desde que assuma um relevante interesse pblico. Nestes casos, o Banco de Moambique obrigado a ouvir a entidade emitente e a bolsa de valores. Nos casos em que efetivamente seja determinada a admisso oficiosa, a entidade emitente ter que fornecer bolsa de valores todos os documentos e informaes que esta lhe solicite, com vista a assegurar a disponibilidade na bolsa de valores de um processo de admisso cotao convenientemente instrudo. Relativamente admisso cotao de fundos pblicos nacionais e estrangeiros e de valores mobilirios a eles equiparados, os mesmos sero admitidos cotao mediante autorizao do Ministro das Finanas, com dispensa de quaisquer outras formalidades. A admisso , mesmo, oficiosa e obrigatoriamente determinada pelo Ministro das Finanas relativamente

aos fundos pblicos nacionais e valores aos mesmos equiparados, logo que estes valores mobilirios se tornem negociveis, aps processo de emisso e subscrio. excepo dos casos de admisso oficiosa acima indicados, a competncia para decidir da admisso de quaisquer valores mobilirios cotao em bolsa pertence bolsa de valores. As decises sobre os pedidos de admisso devem ser notificadas aos requerentes no prazo mximo de trinta dias aps a recepo do pedido ou, se a bolsa de valores solicitar informaes complementares, no prazo mximo de trinta dias aps a recepo desses elementos. No prximo artigo prosseguiremos a apreciao do processo de admisso cotao na bolsa de valores, requisito prvio e indispensvel para a sua transaco neste mercado.
(Continua) *Administrador da Prime Consulting Moambique rperes@prime-consulting.org

46 NEGCIOS

PRIME CONSULTING MOAMBIQUE

Elsa dos Santos *

O Trabalho e o seu papel na vida das pessoas

trabalho o elemento estruturador por excelncia da vida do homem. O trabalho desempenha um papel central nas vidas das pessoas, que dele retiram diversos tipos de recompensas: materiais, na medida em que recebem uma remunerao pela actividade desenvolvida; sociais, pelo contacto com outras pessoas que o trabalho proporciona; prestgio, pelo estatuto social associado s funes desempenhadas; valorizao pessoal, enquanto fonte de autoestima, identidade e meio de realizao pessoal pelo trabalho prestado. Uma das formas de conhecer esses significados analisar o lugar que o trabalho ocupa na vida das pessoas. O lugar do trabalho prende-se com as crenas que possumos relativamente ao grau de importncia que o trabalho desempenha nas nossas vidas. Este lugar de trabalho visto como um resultado da socializao, uma vez que aprendemos a valorizar o trabalho a partir da religio, da cultura, dos familiares e dos amigos. No futuro, espera-se que se desenvolvam novas relaes de trabalho, resultantes das modificaes que tero lugar no papel que desempenham as actividades de produo, de distribuio e de comunicao, devido aco de uma nova dinmica social, ao deslizamento dos factores econmicos e automatizao dos sistemas de informao. Isto ocorrer no sentido de uma ampla mutao de trabalho: do trabalho pea ao trabalho em sistema, e do trabalho em cadeia ao trabalho em rede. Podemos considerar a imposio passagem de um modelo de trabalho rgido e fechado como elemento central da estruturao de toda a vida econmica e social e factor principal de integrao social, para o modelo aberto que no vai assegurar a todos de uma forma rgida e
revista capital abril 2012

constante o emprego, persistindo uma massa importante de desempregados. Assim, podemos argumentar que as novas relaes entre o homem e o trabalho trouxe ou traz consigo, e mais activamente novas formas de trabalho das quais citaremos trs: Trabalho independente, onde o trabalhador, por vezes chamado de trabalhador por conta prpria, autnomo ou em auto-emprego o indivduo que exerce a sua actividade por conta prpria sem auxlio de assalariados. Trata-se de um trabalhador que simultaneamente um empresrio. O trabalhador independente constitui uma realidade histrica antiga. Esta forma de trabalho sempre se manteve como modalidade de actividade econmica relevante, embora secundria. Actualmente, o trabalho independente ou auto-emprego tende a ganhar novo vigor em virtude da competitividade das empresas e da necessidade de reduo de custos, com a tendncia para a terceirizao da economia. Trabalho temporrio que a cedncia de colaboradores de uma agncia privada de emprego para utilizao de terceiros (Empresas Utilizadoras), por um perodo de tempo definido. Serve para: Substituies por baixa ou frias; Projectos com carcter temporal limitado at ao limite de 2 anos; Acrscimos Temporrios/Picos de Produo; Tarefas Pontuais; Vaga de posto de trabalho; Acrscimo excepcional da actividade de Empresa; Desenvolvimento de projectos, incluindo concepo, investigao, direco e fiscalizao, no inseridos na actividade corrente do empregador; Outras actividades cujo ciclo anual

No futuro, espera-se que se desenvolvam novas relaes de trabalho, resultantes das modificaes que tero lugar no papel que desempenham as actividades de produo, de distribuio e de comunicao, devido aco de uma nova dinmica social, ao deslizamento dos factores econmicos e automatizao dos sistemas de informao.
de produo apresente irregularidades decorrentes da natureza estrutural do respectivo mercado incluem as modalidades de trabalho sazonal. Estas formas de contrato de trabalho correspodem a respostas das empresas s garantias, consideradas excessivas, dos contratos normais subordinados e do trabalho temporrio realizado atravs de uma empresa ou agncia de emprego. Trabalho a dias - esta a forma mais precria de trabalho, correspondendo muitas vezes a actividades informais de prestao de servio. Pode vir a assumir um papel mais relevante junto de alguns segmentos de actividade produtiva.
(*) Directora Da Prime Consulting Moambique esantos@prime-consulting.org

48 ESTILOS DE VIDA

A propsito de bem servir...

A
bem servir

nossa capacidade de sermos dceis e servis tem-nos valido alguns pontos no ranking do turismo regional e internacional. Pases sobejamente conhecidos devido sua atitude positiva perante o servio na rea de turismo estiveram sempre lado a lado quando os turistas metem conversa connosco. Somos um povo hospitaleiro, e por tradio, seja qual for a cultura que herdamos dos nossos antepassados, somos um povo que coloca sempre o convidado no lugar de honra. O fenmeno de popularizar as viagens de turismo, ao longo das ltimas decadas, tornou os povos e culturas mais acessveis. No obstante, o efeito tambm se revelou nefasto pois tornou o viajante em massa menos educado, e, desde logo, menos sensvel ao registo de outras culturas. Por outro lado, tambm ns por osmose vamos nos tornando menos hospitaleiros. E a reside o busilis da questo. Por que nos deixamos guiar pelo que os outros

fazem e no pela cultura hospitaleira a que pertencemos? Por que temos a tendncia de seguir os maus exemplos? A resposta a esta questo perderia qualquer sentido se dssemos mais valor ao que Moambique tem de melhor: a sua (nossa) hospitalidade! Podemos no ter os melhores aeroportos, as melhores estradas, os melhores hospitais, mas temos a nossa maneira de ser, o nosso sorriso, a nossa maneira de bem-receber. Estes atributos tm mais valor e levam o nome de Moambique mais longe do que qualquer outro recurso natural e material. A simbologia implcita no esprito hospitaleiro poderosa, mas dever ser consolidada com os melhores exemplos. Esta pequena coluna servir, sobretudo, para trazer tona situaes que deveriam ser evitadas na prtica do turismo e no fornecimento de servios agregados vis a vis quela nossa maneira de ser hospitaleira e tambm, falta de

profissionalismo, que tanto nos falta. Sem profissionalismo no poderemos ser ou estar confiantes face ao trabalho que fazemos nem atingiremos a to badalada autoestima. S o conseguiremos se abolirmos as faltas de educao e os gestos rudes, sinais cada vez mais frequentes na nossa sociedade. A autoestima determinada pela confiana, no s nas capacidades profissionais de cada um, mas tambm no conhecimento da nossa cultura (e ela demasiado rica para que ignoremos as suas mltiplas e variadas influncias). Saber us-la como uma ferramenta de marketing e no sentido de maximizar receitas ser certamente um trunfo, essencial ao desenvolvimento de um turismo prspero para todos, mesmo para aqueles que recebem os turistas em sua casa, ou seja, em Moambique! E todos sabemos de quem estamos a falar pois j fomos marcados pelo outro lado da moeda, numa ou noutra circunstncia...c Rui Monteiro

O Artista arrebata scares em Hollywood

O
o que h de novo

Artista, filme mudo francs do realizador Michel Hazanavicius, foi o grande vencedor na 84. edio cerimnia anual dos scares de Hollywood, tendo conquistado cinco estatuetas. O filme O Artista, a preto e branco, conta a histria de um astro do cinema mudo de Hollywood que entra em decadncia quando tem incio o cinema falado e depois encontra a redeno por meio do amor de uma mulher. O Artista concorria em 10 categorias e conquistou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Actor, para o francs Jean Dujardin, Melhor Realizador, para Michel Hazanavicius, e tambm os de melhor Trilha Sonora e melhor Figurino. Eu sou o director mais feliz do mundo

agora, obrigado a vocs por isso, disse Hazanavicius plateia de astros, que inclua George Clooney, Michelle Williams, Angelina Jolie, Brad Pitt, como tambm membros da Academia de Artes e Cincias Cinematogrficas. O melhor actor, Jean Dujardin, ficou emocionado com o prmio, e declarou Amo esse pas. Ele agradeceu academia, aos companheiros da carreira no cinema e sua mulher, e tambm recordou o realizador do cinema mudo Douglas Fairbanks como uma inspirao para o seu trabalho. O Artista ficar na histria da 84. edio dos prmios da academia de cinema como o primeiro filme no anglo-saxnico a vencer o prmio de Melhor filme.c

revista capital

abril 2012

Filhos da Lua
insuficincia de melanina, substncia responsvel pela colorao da pele, cabelos e olhos. Segundo Solange dos Santos, Filhos da Lua a arte final criada a partir de um projecto de dois anos sobre pessoas portadoras de albinismo e fala das peripcias por que elas passam nas suas vidas, que so marginalizadas e perseguidas at a morte por causa da sua aparncia. Para os organizadores desta exposio, a fotografia pode ajudar a melhorar a compreenso de um problema de uma minoria, sobre o qual a maioria das pessoas no sabe muito, por falta de informao sobre esta doena. As imagens escolhidas para a exposio deve transformar os chamados erros e anomalias em cada singularidade e beleza, refere Solange dos Santos. Para alm do lanamento do livro e da abertura da mostra fotogrfica, o local acolheu um desfile de moda protagonizado por modelos albinos. A exposio fotografia Filhos da Lua estar patente na Fortaleza de Maputo at ao dia 23 de Maro.c

galeria

Um presente para Si
Cuide do seu corpo como um templo sagrado que deve ser amado e respeitado. O Evases Spa, o seu espao de serenidade e conforto, prepara-se para o receber disponibilizando as melhores terapias para tratar de si. Inaugure-se com uma sesso de sauna, para libertar os seus poros de toxinas prejudiciais, seguida de uma massagem de assinatura Evases que o far relaxar e renovar energias, recriando laos entre si e o universo. Alocar algumas horas do seu dia a tratar de si, dever ser uma prioridade para o novo ano. No adie o prazer, faa uma pausa e regozije-se.

ilhos da Lua o ttulo de uma exposio fotogrfica e de um livro lanado na Fortaleza de Maputo, onde Solange dos Santos e Dominique Andereggen contam a histria dos portadores de albinismo ensinando a sociedade moambicana a conviver com os portadores daquela doena causada por

Corte este destacvel e ganhe 15% de desconto em qualquer tratamento. Campanha vlida at 10 de Abril.

branding

DEIXE-NOS CUIDAR DE SI COMO VOC MERECE!

gua: objecto de desejo

editora capital c

o contrrio de alguns anos atrs, a gua engarrafada era vista como um produto de elite, apenas para um pblico com maior poder de compra. Hoje, os consumidores esto cada vez mais exigentes, buscam um sabor natural e acima de tudo uma vida mais saudvel. Actualmente, o cenrio favorvel para as marcas de gua, deixando de ser associada apenas sua forma ou estado. A frmula j no apenas H2O, ganhou design diferente oferecendo ao pblico um show de embalagens que agregam valor aos produtos. Na nova tendncia global da individualizao em contradio ao movimento de globalizao indivduos do mundo inteiro reflectem esse processo atravs da busca de objectos exclusivos. E diante da concorrncia, as marcas precisam traar estratgias que se adaptem ao mercado. Relacion-las com o que o consumidor mais deseja, ser diferente dos outros, uma estratgia infalvel. Pegamos como exemplo

a gua da Namaacha, que se posicionou de forma nica a homenagear o grande pintor moambicano, Malangatana. A marca criou uma edio limitada de garrafas com obras do pintor no rtulo. O objectivo era divulg-las, a nvel nacional e internacional, em camadas sociais que no tiveram contacto com o mesmo. O sucesso foi garantido e os consumidores, apelam por uma segunda edio. Agora esperar uma surpresa das marcas para comemorar o Dia Mundial da gua, tendo em conta os alertas que tm sido dadoz no sentido de preservao deste recurso natural, sob pena de em poucos anos o planeta no ter gua potvel. Resta-nos saber se as marcas de gua esto a criar uma poltica de sustentabilidade ambiental na implementao da proteco deste recurso natural, ou ento, acreditar que haja um compromisso com o futuro na melhoria contnua de desempenho ambiental seja na produo, packaging ou na distribuio.c

50 VISO

EDUCAO FINANCEIRA

Educao financeira, sim! Mas no chega


Jos Carlos Maximino

ecididamente, a educao financeira est na moda, um pouco por todo o lado: no mundo ocidental e em especial na Europa, a braos como uma enorme crise de endividamento, que toca a todos: pases, mercados, empresas, famlias e indivduos, onde a preocupao dominante tem a ver com a questo do sobre-endividamento, tanto como nos pases em desenvolvimento (tambm ditos emergentes), onde o aumento de rendimentos a que se tem assistido esbarra, frequentemente, com a inexperincia e consequente falta de preparao - de largos estractos da populao - na gesto da relao quotidiana com o dinheiro e com os produtos financeiros. Organizaes internacionais, governos, associaes de consumidores e outras instituies da sociedade civil, bem como as prprias instituies financeiras, as escolas e, mais recentemente, as prprias empresas tm vindo a inscrever nas suas agendas programas de sensibilizao e de formao destinados a incrementar os nveis de literacia financeira dos seus colaboradores e, em particular, as suas competncias financeiras tendo em vista a gesto responsvel das suas finanas pessoais. uma co - responsabilizao da sociedade, nas suas mltiplas formas de organizao (poltica, econmica, social, etc), pela elevao dos conhecimentos e das

competncias financeiras individuais, que obviamente se sade e aplaude, mas que no pode ser tomada como garante do que quer que seja em matria de estabilidade financeira familiar. A verdade que no adquirido que nveis de conhecimento e competncias mais elevadas resultem, obrigatoriamente, (so vrios os estudos que o dizem!) em melhores prestaes individuais no plano financeiro, porquanto ( da experincia de todos!), nem sempre as nossas decises so ditadas por critrios de racionalidade. E os vrios agentes dos mercados sabem muito bem disso! Alm de que, como comumente aceite, no basta saber. De que valer, por exemplo, eu saber ler, interpretar e fazer contas, o suficiente para conseguir comparar os preos dos produtos e as condies de pagamento, que me habilitem a tomar a opo mais racional, se no estiver disposto a ter esse trabalho. Se eu no quiser faz-lo Por outras palavras, preciso estar motivado. preciso eu querer! Razo pela qual a educao financeira, sendo cada vez mais necessria face complexidade crescente dos produtos, multiplicidade da oferta e sofisticao dos mercados, no suficiente.

De que valer, por exemplo, eu saber ler, interpretar e fazer contas, o suficiente para conseguir comparar os preos dos produtos e as condies de pagamento, que me habilitem a tomar a opo mais racional, se no estiver disposto a ter esse trabalho. Se eu no quiser faz-lo Por outras palavras, preciso estar motivado. preciso eu querer!
A informao, o conhecimento e as competncias adquiridas nunca so demais, mas esto longe de assegurar, por si ss, a tomada das melhores decises por parte dos indivduos. E muito menos garantem o desejvel conforto e estabilidade financeira individual ou familiar.c
ND: Esta pgina ser publicada mensalmente e at ao ms de Abril de 2012 no decorrer de uma parceria firmada entre a revista Capital, a Universidade de Aveiro (Portugal) e o Ministrio da Educao de Moambique.

revista capital

abril 2012

Anda mungkin juga menyukai