Anda di halaman 1dari 3

Polimeros CONCEITOS FUNDAMENTAIS Quando as molculas se tornam muito grandes, contendo um nmero de tomos encadeados superior a uma centena

e podendo atingir valor ilimitado, as propriedades dessas molculas que se chamam ento macromolculas ganham caractersticas prprias, gerais, muito mais dominantes que as caractersticas que decorrem da natureza qumica dos tomos que as constituem ou dos grupamentos funcionais presentes. Essas propriedades decorrem de interaes envolvendo seguimentos da mesma macromolcula ou de outras; a forma, o comprimento das ramificaes presentes na cadeia macromolecular tem papel importante. Pontes de hidrognio e interaes dipolo-dipolo, ao lado de foras de Van der Walls, atuando nessas macromolculas no estado slido, criam resistncia muito maior do que o caso de molculas de cadeia mais curtas. Em soluo, essas interaes entre as molculas de alto peso molecular acarretam um pronunciado aumento de viscosidade, que no se observa nas micromolculas. Da mesma maneira, as evaporaes do solvente dessas solues viscosas resultam na formao de filmes, enquanto que as solues de substncias slidas de baixo peso molecular geram cristais ou ps. Esse, alis, um dos meios mais simples e imediatos para o reconhecimento das macromolculas: capacidade de formao de filmes, ou pelculas. Encontram-se macromolculas tanto como produtos de sntese, quanto como de origem natural. Polissacardeos, poli-hidrocarbonetos, protenas e cidos nuclicos todos constituem exemplos de macromolculas naturais orgnicas. Incluem, assim, amido, algodo, madeira, l, cabelo, couro, etc. Poliestireno e nilon so macromolculas sintticas orgnicas. Diamante, grafite slica e asbesto, so macromoleculares naturais inorgnicos. cido polifosfrico e poli (cloreto de fosfonitrila) so produtos moleculares sintticos inorgnicos. So considerados polmeros relativamente grandes, de pesos moleculares da ordem de 103 a 106, em cuja estrutura se encontram, repetidas, unidades qumicas simples conhecidas como meros. O termo polmeros vem do grego (muitas partes) e indefinido, no sentido de que o menor comprimento ou tamanho de molcula no especificado. Entretanto, essa expresso geralmente aceita como significando uma molcula muito maior, de tamanho tal que as propriedades associadas s molculas de cadeia longa tenham-se tornado evidentes. Os polmeros de baixo peso molecular so chamados oligmeros (tambm do grego, poucas partes). Em contraste com as substncias qumicas comuns, os polmeros no so produtos homogneos; contm mistura de molculas, de variados pesos moleculares, apresentando o que se chama de polimolecularidade. O conceito de polmero puro bem diferente do que se aplica Qumica em geral, j que no se obtm, nem interessa obter, fraes com absoluta uniformidade molecular, para qualquer finalidade de aplicao industrial. Monmeros so compostos qumicos que reagem para formar polmeros.

Polimeros de adicao
Na polimerizao de adio, todos os tomos do monmero so incorporados na cadeia do polmero. O ponto de partida para as reaes de adio a quebra da ligao dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgnicos, como, por exemplo, no etileno.

Uma vez quebrada a ligao, forma-se um radical com eltron mpar. Esse eltron atua livremente, tornando o tomo de carbono altamente reativo. O radical se une ento a outro radical, e comea uma reao em cadeia at que se formem longas estruturas como a descrita acima, a do polietileno. Agora voc j sabe por que a Reao de adio se chama assim, ela permite somar mais carbonos cadeia. A estrutura mais simples dos polmeros de adio a do polietileno. Imagine s as cadeias carbnicas mais complexas, quo extensas devem ser suas estruturas. Mas apesar de ser estruturalmente pequeno, o polietileno representa enorme importncia para a indstria, utilizado constantemente na obteno de embalagens.

Polmeros de Condensao
Entre os polmeros de condensao destacam-se as poliamidas, como o nylon. A etapa que controla a polimerizao a eliminao de gua entre um cido e uma amina para formar uma ligao amdica. Para preparar o nylon 6,6 aquece-se a 270C uma mistura de cido adpico e hexametilenodiamina sob uma presso de 10 atm. A operao prossegue com o aquecimento, a presso reduzida, para eliminar os ltimos resduos de gua e por ltimo extrai-se o polmero fundido e esfria-se. De modo anlogo obtm-se os polisteres, condensando um cido com um ster ou tambm mediante reaces de transesterificao. Na fabricao desta classe de polmeros empregam-se frequentemente o cido terftlico e os seus steres, que se fazem reagir com etilenoglicol eliminando-se um lcool de baixo peso molecular. Inicialmente produz-se um monmero que contm duas unidades de etilenoglicol, o qual por aquecimento a 280C, perde etilenoglicol e leva o ster final a polimerizar-se. O polmero obtido utiliza-se como fio na indstria txtil como Dacron ou Terylene. Outros polmeros de condensao importantes so os poliuretanos, empregados para fabricar espumas de almofadas e almofades. O grupo uretano obtm-se por reaco de um isocianato com um lcool. As espumas de poliuretano formam-se a partir de um polmero inicial com grupos hidroxilo terminais aos quais se acrescenta diisocianato para formar as unies poliuretano. Durante a reaco efectua-se uma adio controlada e gua para produzir dixido de carbono que actua como agente espumante. POLMEROS NATURAIS Os polmeros naturais so: a borracha; os polissacardeos, como celulose, amido e glicognio; e as protenas.

A borracha natural um polmero de adio, ao passo que os polissacardeos e as protenas so polmeros de condensao, obtidos, respectivamente, a partir de monossacardeos e aminocidos.
Concluso: Os polmeros so compostos qumicos de elevada massa molecular, resultantes de reaes qumicas depolimerizao. Eles so macromolculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monmeros). O nmero de unidades estruturais repetidas numa macromolcula chamado grau de polimerizao. Em geral, os polmeros contm os mesmos elementos nas mesmas propores relativas que seus monmeros, mas em maior quantidade absoluta. Atravs da discusso em grupo podemos observar que os polmeros so muito importantes no nosso cotidiano, e que apesar de serem bastante poluentes eles podem ser reciclveis. Alm disso eles so mais leves e assim gastam menos combustvel no seu transporte, o que diminui a poluio. So divididos em 3 grupos: polmeros de adio, copolmeros e polmeros de condensao; cada grupo formado pelo tipo de formao do polmero.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-4.php

Trabalho Bruna:

Anda mungkin juga menyukai