Anda di halaman 1dari 11

Fundio

O processo de fundio definido como o conjunto de atividades requeridas para dar forma aos materiais por meio da sua fuso, conseqente liquefao e seu escoamento ou vazamento para moldes adequados e posterior solidificao. Os mtodos de fundio so muito antigos, sua importncia fundamental para o crescimento tecnolgico desde os primrdios da humanidade. Seu aperfeioamento contnuo, partindo desde pequenas peas fundidas artesanalmente s tcnicas de siderurgia.

Materiais e processos
Geralmente so fundidos metais e certos materiais sintticos a exemplos de plsticos e polmeros. Antes da fuso do material, necessria a preparao do molde. Este por sua vez consiste num componente cuja funo receber o produto liquefeito e transform-lo por solidificao na pea correspondente ao modelo que serviu de base para a sua formao. O processo de fuso se d pelo aquecimento da matria prima at atingir seu ponto de liquefao. Aps derretida ser escoada ou injetada, numa cavidade normalmente denominada molde. Uma vez resfriada, a matria prima solidifica-se tomando a forma em negativo. Os processos mais utilizados ainda para a confeco dos moldes convencionais so em areia de fundio ou terras especiais. Estes materiais so refratrios e abundantes na natureza, os mais usados so a areia, gesso, cimento e outras substncias cermicas. Quando misturados com gua, argila (em alguns casos), e um aglutinante, os moldes adquirem uma coeso uniforme e moldabilidade, sem perder a permeabilidade que permite evacuar os gases no momento da injeo, ou do escoamento. Os materiais usados na fabricao de moldes podem ser recuperveis ou perecveis metlicos ou nometlicos.

Etapas do processo
Modelo ou molde (conforme a regio) o nome dado normalmente pea que servir para imprimir no molde de fuso ou forma ou negativo do componente a ser fundido. Para que haja uma confeco de um molde dentro das medidas corretas, so necessrias algumas modificaes de natureza dimensional no modelo devido ao processo de fundio:

O modelo deve ser ligeiramente maior que a pea original, j que se deve levar em conta a contrao tridimensional desta quando da solidificao. Existem normas que devem ser seguidas conforme os metais ou ligas a serem fundidas, estas so disponveis em tabelas ou bacos.

As superfcies do molde devem respeitar ngulos mnimos em relao ao modelo, com o objetivo de no danificar os formatos tomados pela areia durante a extrao da pea que serve como modelo. Este ngulo denominado ngulo de sada. Devem ser includos no molde canais de alimentao e respiro para o vazamento de excessos de material fundido e para a sada do ar.

Devem ser includos no molde canais de alimentao e respiro para o vazamento de excessos de material fundido e para a sada do ar.

Se necessrio, devem ser includos prensos, que so prolongamentos que servem para a colocao do macho, pois a forma muitas vezes consiste em duas peas, um macho e uma fmea, ou duas carametades, estando em seu centro a parte oca que servir de negativo para ser preenchida pelo material liquefeito. A funo dos prensos prender uma pea outra.

Fabricao do modelo
Para a confeco do modelo que servir para imprimir na forma de areia o formato da pea a ser fundida, geralmente utilizada madeira, plsticos como o uretano, metais como o alumnio ou o ferro fundido. Muitas vezes, se utiliza a prpria pea como modelo, porm esta passa por um processo de aumento tridimensional, geralmente com a aplicao de diversas camadas de tinta ou resina, por exemplo, para compensar o efeito da contrao da pea fundida aps o seu resfriamento.

Bipartio do modelo
Geralmente, fabricam-se dois semi-modelos correspondentes a cada uma das partes do modelo principal que necessrio fabricar. Muitas vezes, dependendo da geometria da pea, so confeccionados moldes macho e fmea, os semi-modelos porm so considerados machos. Em algumas regies a forma de fundio chamada de caixa de machos, nomenclatura tambm adotada pelas normas tcnicas. Tambm pode-se cortar o modelo ao meio, ou para ser impresso em duas formas, um erro comum que se comete neste processo de corte, a no observao da espessura da lmina de serra que cortou-o depois de acabado, por isso, comum confeccionar estes com sua matria bruta (antes da formao destes) j preparada antes da usinagem. Devido ao processo de utilizao de dois semi-modelos(ou duas metades) para imprimir as duas cavidades da forma, notamos em algumas peas depois de prontas uma espcie de marca separando-a em duas metades, esta a impresso dos moldes.

Compactao da areia em redor do modelo


Para a compactao da areia em redor do modelo, cada semi-modelo colocado sobre uma tbua, esta em seguida cercada por quatro tbuas para formar uma caixa. A caixa contendo a pea molde preenchida com areia de fundio. Em seguida feita a compactao em cada forma e viradas 180 graus. So retirados os moldes, e so feitos os canais de respiro (ou vazamento). Aps este processo so montadas as duas metades, ou seja, os dois blocos formando uma pea em cujo interior est o negativo (cavidade) a ser preenchido pelo metal em fuso. Areias de fundio atualmente so sintticas, no no sentido qumico, mas porque so uma mistura de vrios tipos de areias, ligantes argilosos tais como a bentonita e outros aditivos. O componente crtico da areia refratria o cristal de quartzo, um material de toxicidade conhecida. O componente desagregado mais perigoso a farinha de slica ou areia de faceamento, que esparramada no molde, por um saco pequeno. Em uma instalao de alta produo o molde executado em uma mquina de moldagem. Este equipamento projetado para compactar a areia firmemente na caixa de moldagem, minimizando desta forma o esforo fsico do moldador e melhorando a qualidade do molde. Vale lembrar que as tcnicas de moldagem por mquinas apresentam ainda problemas de vibrao e de rudo.

Fabricao do Macho
O macho um elemento refratrio colocado no molde para definir uma cavidade ou espao vazio no fundido final. Uma vez que o material ir fluir em volta do macho ele tem de ser mecanicamente resistente durante o vazamento e ainda tornar-se quebradio aps o vazamento e o resfriamento, permitindo assim, uma fcil remoo da pea fundida do molde, ou seja, a desmoldagem. A areia para a fabricao do macho preparada em um misturador atravs da mistura de areia de slica com um ligante orgnico tal como o leo de linhaa e amido ou dextrina. H preocupaes a serem respeitadas em relao ao manuseio da resina e do catalisador enquanto se prepara a mistura. Tais preocupaes devem incluir a proteo de pele e olhos para ambas as resinas a base de fenol e uria, requer-se ainda o controle por ventilao e exausto no misturador, na mquina de moldagem do macho, no local de resfriamento do macho e nas estaes de vazamento fundio, resfriamento da pea e na rea de remoo da areia da pea fundida A areia preparada colocada em uma caixa de macho determinando a forma do mesmo, aps o macho retirado e curado em uma estufa para se conseguir uma forma refratria enrijecida.

Colocao do macho
Se a pea que se quer fabricar oca, ser necessrio dispor de machos que evitem que o metal fundido se propague pelas cavidades. Geralmente os machos so fabricados com areias mais finas e misturadas com

materiais que proporcionam uma compactao maior (Existem algumas argilas especficas para isso). Esta tcnica permite uma manipulao manual na insero destes na cavidade do molde. Um exemplo do uso deste tipo de macho so os blocos de motores, onde existe a necessidade de preservar os condutos de lubrificao e de passagem de gua para resfriamento. Uma vez montado o macho dentro das cavidades, formadas pelo modelo primrio, as duas metades do molde de fundio sero juntadas para receberem o material sob fuso.

Drenos
Quando o material fundido preenche as cavidades, necessrio que haja uma pequena sobra deste para expulsar o ar e possveis contaminaes. So executados na feitura dos moldes de fundio alguns canais de vazamento para possibilitar a drenagem do material.

Esfriamento e solidificao
Esta a etapa mais crtica de todo o processo, j que um esfriamento excessivamente rpido pode provocar tenses mecnicas na pea, inclusive com aparecimento de trincas, e a formao de bolhas. Se houver um resfriamento muito lento ocorrer a diminuio da produtividade. Estes eventos influenciam bastante o tamanho, forma, uniformidade e composio qumica dos gros formados na pea fundida, que por sua vez influencia as suas propriedades globais. Os fatores mais importantes que afetam estes eventos so: o tipo do metal, as propriedades trmicas do metal e do molde, a relao geomtrica entre o volume e rea da superfcie da fundio e a forma do molde.

Desmoldagem
Aps resfriado e solidificado o material fundido, executada a retirada da pea do molde. Ao faz-lo deve-se tomar o cuidado de retirar a areia dos machos. Retirada a areia dos machos e da pea, esta pode ser reaproveitada em outros moldes de fundio indefinidamente, desde que no tenha sido contaminada por nenhum elemento que venha a causar alguma reao. Erro comum nas fundies a contaminao de determinados materiais em sua superfcie por outros que ficaram dispersos na areia, causando s vezes certas contaminaes superficiais indesejveis.

Desrebarbeamento
Aps retirada do molde de fundio a pea possui diversas rebarbas ocasionadas pelo vazamento atravs dos canais de respiro, alimentao e dreno, alm da marca da emenda das caixas de macho que deixa s vezes alguma rebarba.

Quando ocorre este efeito, necessria uma limpeza da pea atravs do desrebarbeamento, este processo consiste na retirada das sobras e rebarbas por esmeris, ou por lixadeiras. Estas mquinas possuem ferramentas ou materiais abrasivos cuja finalidade limpar ou retirar as rebarbas.

Acabamento e limpeza
Depois do processo de retirada das rebarbas, ainda existem imperfeies e areia nas salincias e reentrncias das peas, normalmente se faz uma limpeza atravs de escovas de ao manuais ou rotativas, alm da utilizao de lixas, ou jateamento, se for o caso.

Tratamento trmico
Depois de rebarbadas, as peas podem necessitar algum tipo de tratamento trmico para rearranjo de sua estrutura interna. Esta executada em fornos especiais que fazem a tmpera (endurecimento total, ou superficial) e revenimento, cementao (Tratamento de superfcie para endurecimento em determinadas regies da pea), normalizao ou recozimento (para aliviar tenses internas).

Usinagem
Peas mecnicas dificilmente ficam prontas e acabadas aps a sua limpeza, ainda necessitam, em alguns casos, serem usinadas e trabalhadas por mquinas ferramentas. O motivo so as rebarbas, ou imperfeies que ocorrem no processo de fundio. Somente componentes que no necessitam preciso absoluta em suas dimenses, no precisam ser torneados, retificados, usinados ou manipulados em suas medidas. Tratamentos trmicos. Alguns tipos de ferros fundidos podem ser submetidos tratamentos localizados de superfcie, tal como; tmpera de borda em ferramentas de corte, ou mesmo em reas que possuam raios em ferramentas de dobra, ou mesmo em superfcies que sofrero severos atritos, este procedimento aplicado para prolongar a vida til dos fundidos, para aplicao deste procedimento necessrio submeter o material a uma temperatura de +ou- 800C com auxlio e maaricos e deix-lo resfriar naturalmente, ou seja, na temperatura ambiente, para que se acentue uma dureza caracterizada no tipo de fundido que se est trabalhando.

Retfica
Saindo do tratamento trmico, algumas peas podem necessitar um aumento de preciso em suas medidas. Muitas vezes se utiliza o processo de retificao executado por mquinas ferramentas chamadas retficas. Os processos de acabamento descritos acima variam de pea para pea, podendo ser utilizados em maior ou menor grau. Dependendo do tipo de pea, ao sair da fundio j est pronta e acabada.

Processos
Existem diversos processos de fundio. Estes consistem na fuso da matria prima a ser moldada geralmente em "cadinhos". Cadinhos so reservatrios fabricados em material refratrio onde a matria prima derretida e drenada ou derramada posteriormente para as formas, ou moldes de fundio.

Moldes de fundio
Existem diversos tipos de moldes de fundio. Alguns em areia, outros em gesso ou materiais refratrios diversos, existem ainda moldes cermicos e metlicos, descartveis, reciclveis, mecanizados, manuais, etc.

Molde em areia verde


Consiste na elaborao do molde com areia mida modelada pelo formato do modelo da pea a ser fundida. o mtodo mais empregado na atualidade, serve para todos os metais. especialmente apropriado para peas de tamanho pequeno e mdio. No adequado para peas grandes, de geometria complexas, nem para acabamentos finos, pois ficam as marcas de corrugamento da areia, e sua tolerncia dimensional reduzida.

Molde em areia seca


Este tipo de molde se consolida em altas temperaturas (entre 200 e 300C). Este mtodo utilizado para aumentar a resistncia mecnica e a rigidez do molde de fundio. Este processo permite a modelao de peas de grandes dimenses e geometrias complexas. A preciso dimensional boa e o acabamento superficial bom, pois o corrugamento das peas causado pela areia bem menor.

Molde mecnico
Atualmente, ao invs da conformao em areia de forma convencional por compactao manual, usa-se um tipo molde mais compactado chamado de molde mecnico. Trata-se de um sistema desenvolvido para que o material de conformao do molde seja comprimido atravs de equipamento pneumtico ou hidrulico cujas cavidades mecnicas (negativo) ou formas recebam o metal com maior tamanho densidade ou presso, de forma a suportar os esforos sem que ocorram desmoronamentos durante o preenchimento. Este sistema foi desenvolvido para resolver as deficincias da utilizao dos moldes em areia verde, menos resistente.

Modelo de cera descartvel em moldes para microfuso


Os sistemas de fundio que utilizam modelos de cera descartvel, normalmente so utilizados para modelagens delicadas das peas que precisam de acabamento fino. Estes processos so chamados tambm de microfuso. Sua fabricao consiste num modelo em cera ou plstico de baixo ponto de fuso. Em seguida a pea em cera ou plstico inserida no material que a recobrir, formando assim o molde preenchido com o modelo. A granulao do material do molde que recobre o modelo deve ser fina para dar um melhor acabamento na pea fundida. Aps a formao do molde preliminar, este material recoberto por outro de granulao maior com a finalidade de proporcionar rigidez mecnica ao conjunto que ter a cavidade preenchida com o material liquefeito. Um detalhe importante deste sistema de confeco do molde, que uma vez completo, o modelo no retirado de seu interior, ele derretido. O modelo em cera pr aquecido portanto derreter e escorrer para fora do molde, ficando desta forma a cavidade pronta para receber o material fundido. A principal vantagem deste sistema a ausncia de machos e de superfcies de junta, ficando a pea com acabamento fino e precisando de pouca usinagem principal.

Molde coquilha
Atualmente, ao invs da conformao em areia usa-se um tipo de molde fixo e macio chamado "coquilha". Trata-se de um sistema onde o metal fundido ou derramado por gravidade em cavidades mecnicas (negativo) ou formas de metal macio no aderente liga fundida.

Fundio por injeo


Basicamente obedece ao mesmo processo da coquilha, porm o molde mecanizado. Existem menos restries geometria das peas, pois o molde fabricado por modernos processos como eletro eroso, por laser, entre outros, que do excelente acabamento, possibilitando menos usinagens nas peas. O mesmo que fundio sob Presso.

Molde Metlico
Os processos que empregam moldes metlicos so: Fundio em Molde Permanente; Fundio sob presso.

Moldes Permanentes
A aplicao mais conhecida a da fundio de "lingotes", ou seja, peas de forma regular, cilndrica ou prismtica, que iro sofrer posteriormente processamento mecnico. Os moldes nesse caso sero chamados de "lingoteiras".

Fundio sob presso


Consiste em forar o metal liquido sob presso, a penetrar na cavidade do molde, chamado matriz. Esta metlica, portanto de natureza permanente e, assim pode ser usada inmeras vezes. Devido presso e a conseqente alta velocidade de enchimento da cavidade do molde, o processo possibilita a fabricao de peas de formas bastante complexas e de paredes mais finas do que os processos por gravidade, permitem. A matriz geralmente construda em duas partes, que so hermeticamente fechadas no momento do vazamento do metal lquido. Ela pode ser utilizada fria ou aquecida temperatura do metal lquido, o que exige materiais que suportem essas temperaturas. O metal bombeado na cavidade da matriz e a sua quantidade deve ser tal que, no s preencha inteiramente esta cavidade, como tambm os canais localizados em determinados pontos para evaso do ar. Esses canais servem igualmente distribudos para garantir o preenchimento completo das cavidades da matriz. Assim, simultaneamente, produz-se alguma rebarba. Enquanto o metal solidifica, mantida a presso durante um certo tempo, at que a solidificao se complete. A seguir, a matriz aberta e a pea expelida. Procede-se, ento, a limpeza da matriz e a sua lubrificao. Fecha-se novamente e o ciclo repetido.

Principais Vantagens
Produo de formas mais complexas do que no caso da fundio por gravidade; Produo de peas de paredes mais finas e tolerncias dimensionais mais estreitas; Alta capacidade de produo; Produo de peas quase que acabadas; Utilizao da mesma matriz para milhares de peas, sem variaes significativas nas dimenses das peas produzidas; As peas fundidas sob presso podem ser tratadas superficialmente por revestimentos superficiais, com um mnimo de preparo prvio da superfcie; Algumas ligas, como a de Alumnio, apresentam maiores resistncias do que se forem fundidas em areia.

Principais Desvantagens
As dimenses das peas so limitadas - normalmente seu peso inferior a 5kg; raramente ultrapassa 25kg; Pode haver dificuldade de evaso do ar retido no interior da matriz dependendo dos contornos das cavidades e dos canais; o ar retido a principal causa de porosidade nas peas fundidas; Os equipamentos e os acessrios, so relativamente caros, de modo que o processo somente se torna econmico para grandes volumes de produo; Processo com poucas excees, s empregado para ligas cujas temperaturas de fuso no so superiores s da liga de cobre.

Fundio por centrifugao


O processo consiste em vazar-se metal lquido num molde dotado de movimento de rotao, de modo que a fora centrfuga origine uma presso alm da gravidade, que obriga o metal lquido ir de encontro com as paredes do molde onde aquele se solidifica. Um dos exemplos mais conhecidos de utilizao do processo corresponde a fabricao de tubos de ferro fundido para linhas do suprimento de gua. A mquina empregada consiste essencialmente de um molde metlico cilndrico, montado em roletes, de modo que nele se possa aplicar o movimento de rotao. Esse cilindro rodeado por uma camisa de gua estacionria, montada por sua vez, em rodas, de modo a permitir que o conjunto se movimente longitudinalmente.

Fundio de Preciso
Os processos de fundio por preciso utiliza um molde obtido pelo revestimento de um modelo consumvel com uma pasta ou argamassa refratria que endurece temperatura ambiente ou mediante a um adequado aquecimento. Uma vez que essa pasta refratria foi endurecida, o modelo consumido ou inutilizado. Tem-se assim uma casca endurecida que constitui o molde propriamente dito, com as cavidades correspondentes pea que se deseja produzir. Vazado o metal lquido no interior do molde, e solidificada a pea correspondente, o molde igualmente inutilizado.

Principais Vantagens
Possibilidade de produo em massa de peas de formas complicadas que so difceis ou impossveis de obter processos convencionais de fundio ou por usinagem; Possibilidade de reproduo de pormenores precisos, cantos vivos, paredes finas etc.; Obteno de maior preciso dimensional e superfcies mais macias;

Utilizao de praticamente qualquer metal ou liga; As peas podem ser produzidas praticamente acabadas, necessitando de pouca ou nenhuma usinagem posterior, o que torna mnima a importncia de adotarem-se ligas fceis de usinar;

O processo permite um rigoroso controle do tamanho e contornos dos gros solidificao direcional e orientao granular, o que resulta em controle mais preciso das propriedades mecnicas;

O processo pode adotar fuso sob atmosfera protetora ou sob vcuo, o permite a utilizao de ligas que exijam tais condies.

As dimenses de peso so limitadas, devido a consideraes econmicas e fsicas, e devido capacidade do equipamento disponvel. O peso recomendado dessas peas no deve ser superior a 5kg.

O investimento inicial para peas maiores (de aproximadamente 5kg a 25kg) muito elevado...

Etapas do processo de fundio de preciso pelo sistema de cera perdida


A partir da matriz: 1. 2. 3. 4. A cera injetada no interior da matriz para confeco dos modelos; Os modelos de cera endurecida so ligados a um canal central; Um recipiente metlico colocado ao redor do grupo de modelos; O recipiente enchido com uma pasta refratria (revestimento), para confeces do molde; 5. Assim que o material do molde endurecer, pelo aquecimento, os modelos so derretidos e deixam o molde; 6. O molde aquecido enchido do metal lquido, sob ao de presso, por gravidade, a vcuo ou por intermdio da fora centrifuga: 7. 8. O material do molde quebrado e as peas fundidas so retiradas; As peas so separadas do canal central e dos canais de enchimento, esmerilhadas.

Fundio Contnua
Neste processo, as peas fundidas so longas, com seces quadrada, retangular, hexagonal ou de formatos diversos. Em outras palavras, o processo funde barras de grande comprimento com as seces mencionadas, as quais sero posteriormente processadas por usinagem ou pelos mtodos de conformao mecnica no estado slido. Em princpio, o processo consiste em vazar-se o metal lquido num cadinho

aquecido. O metal lquido escoa atravs de matrizes de grafite ou cobre, resfriados na gua.

Anda mungkin juga menyukai