Anda di halaman 1dari 4

NOS CAMINHOS DO ECA Autor: Gilliard Santos NARRADOR Era uma vez um menino muito esperto, chamado Joozinho.

. Ele gostava de jogar futebol, brincar de pega-pega, esconde-esconde e, tambm, era bastante curioso e adorava estudar. Certo dia, no caminho de sua escola, viu um rapaz e este lhe pediu uma informao: R Ol rapazinho, voc poderia me ajudar? J Sim. Pode falar. R Voc sabe onde fica a escola... Deixe-me ver... A Escola Antnio Cordeiro de Lima? J Sei sim. l que estudo e estou justamente indo para a aula. R Posso ir com voc? J Claro que sim, vamos. R Qual seu nome? J Eu me chamo Joozinho... E voc? R Meu nome Rodrigo. J Legal. Meu irmo mais velho tambm se chama Rodrigo. R Voc tem muitos irmos? J tenho mais dois. Sou o mais novo. R E voc gosta de estudar? J Gosto muito. Quando era pequeno eu no gostava porque no sabia ler. Era chato... Eu tinha vontade de saber o que estava escrito nos livros, queria ler as historinhas. Tambm no tinha quem pudesse ler para mim. R Seu pai no sabe ler, nem sua me? J No. R Mas hoje voc j sabe ler de verdade? J Sei. J aprendi a ler, escrever, fazer contas e todos os dias a professora me ensina um monto de coisas novas. Eu no perco um dia de aula. R E voc faz que srie? J Estou no sexto ano. E nunca reprovei hein! R E voc j pensou no que vai ser quando crescer?

J Eu quero ser mdico! Ou... Quem sabe, professor. No sei bem, ainda estou com dvidas. (pausa) E voc, Rodrigo, faz que srie. R (risos) Eu fao Direito. J Direito!? Como assim? R um curso de faculdade... Deixa eu te explicar melhor: faculdade um curso que a gente faz para se tornar um profissional. Por exemplo: Quando voc crescer e quiser ser mdico ter que estudar durante muito tempo para que possa tratar dos doentes ou, ento, se quiser ser professor ter, tambm, que fazer um outro curso, para dar aula. (pausa) J, para ser advogado, a gente tem que fazer o curso de Direito, assim como eu. J Quer dizer que voc advogado? R No, no! Ainda no. S quando terminar o curso de Direito. J E demora muito pra voc terminar? R Mais ou menos. J E o que que um advogado faz? R Estuda as leis e analisa quais so os direitos e deveres de cada um. J Ah! Interessante (pausa) eu acho que quero ser advogado tambm. R Legal Cara! Mas no se preocupe; voc ainda vai ter muito tempo para se decidir. J Rodrigo, de que esse livro que voc vai levando. R Isso no um livro comum, isto o ECA! J ECA?! Isso lembra alguma coisa nojenta. R (risos) No! No nada disso. o seguinte: ECA significa Estatuto da Criana e do Adolescente. Olha como interessante: E de estatuto, C de Criana e A de Adolescente. J Mas pra que serve? R Neste livrinho esto escritos todos os direitos das crianas e adolescentes. J Ah! Agora voc me deixou curioso, Rodrigo. Fala um pouco desse ECA. R Ta legal, eu vou lhe explicar parte por parte. O Estatuto da Criana e do Adolescente foi criado no dia... Deixe-me lembrar... No lembro o dia, mas foi em julho de 1990, bem antes de voc nascer e, logo no incio ele diz que criana toda pessoa com at doze anos incompletos, ou seja, at 11, quando completa 12 anos a criana passa a ser adolescente, e assim fica at completar 18 anos.

J Ah! Ento, se tenho 11, no prximo ano j serei adolescente. Legal (pausa) Mas continua a explicao porque estou bastante curioso. R Sim, pode deixar. Uma das primeiras coisas de que ele fala do direito vida porque, antes de tudo, todo ser humano tem o direito de viver. J verdade. R A ele continua dizendo que toda criana e adolescente tem direito sade, alimentao, educao, cultura, dignidade, ao respeito... liberdade... moradia. J Explica um pouco de cada um. R Bem. A respeito de sade ele deixa claro que a criana deve comear a ser tratada antes mesmo de nascer, quando ainda estiver na barriga da me. Isso garante que o beb nasa saudvel. E tambm no se pode esquecer das vacinaes, pois toda criana deve obrigatoriamente tomar todas as vacinas, para que no fique doente. J Olha Rodrigo, eu no gosto de tomar injeo no! R ... Eu tambm no gostava, quando tinha sua idade, mas muito importante, para no ficar doente. (pausa) Sim, mas continuando... Com relao educao ele diz que toda criana e adolescente tem o direito de estudar numa escola gratuita e prxima da sua casa. E os pais tambm tm a obrigao de matricular seus filhos na escola. E tambm que toda criana tem o direito de ser respeitado pelo professor e ele ainda explica mais um monte de coisinhas. J Quanta coisa que eu no sabia hein, Rodrigo. R agora que j sabe pode exigir. (pausa) Mas bom lembrar que tambm h os deveres, pois toda criana deve respeitar os pais, ser obediente, ajudar os mais velhos... J Quanto a isso j estou acostumado a fazer. R Que bom. Pelo que pude ver voc um garoto muito inteligente. (pausa) Mas eu ainda no terminei; toda criana tem o direito de brincar, se divertir, expressar suas opinies ou crenas religiosas, isso tudo porque no s as crianas mas todomundo tem o direito li-berda-de. E tambm no se pode esquecer do direito ao respeito e dignidade, informao, cultura, ao lazer, ao esporte, s diverses, espetculos, produtos e servios desde que seja respeitada sua condio de pessoa em desenvolvimento, ou seja, no pode ser oferecido a uma criana algo que prejudique sua formao social. J Aaah!

R Toda criana tem o direito alimentao, a no trabalhar, a ter uma casa pra morar. J Mas... Me explica uma coisa, Rodrigo; se toda criana tem o direito a uma casa pra morar, ento porque existe tanta gente morando nas ruas, tanta criana abandonada... R Joozinho, voc tem razo , ainda acontecem dessas coisas. Infelizmente muita gente ainda no tem esses direitos assegurados... Mas, juntos, devemos lutar para que todos tenham uma vida digna. J Mas como podemos fazer isso? R Reivindicando, lutando, exigindo cada vez mais dos polticos, estudando e no aceitando de forma alguma essa situao de desigualdade, pois no justo que uns tenham tanto e outros no tenham nada. Deus distribuiu tudo igualzinho e, portanto, todos tm direito a ter um mnimo para sobrevivncia. J Mas tem que ver que muita gente nem conhece esses direitos. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar do ECA. R E justamente por isso que estou inda sua escola. Fao parte de um grupo que defende o ensino do ECA na sala de aula, ou seja, a gente luta para que todos vocs conheam esse estatuto e assim todos fiquem por dentro dos direitos da criana e do adolescente. Essa ainda uma ao pequena, ns temos que lutar por muito e muito mais, mas a partir de aes como esta que construiremos uma verdadeira mudana. J Olha, chegamos. Essa a escola. R Pois j vou l na diretoria. Marquei uma reunio com a diretora e j estou atrasado, tchau Joozinho. J tchau Rodrigo. NARRADOR A partir daquele dia Joozinho ficou bem mais consciente dos seus direitos e passou a cobrar mais para que eles fossem respeitados. Ns, primeiro, devemos conhecer nossos direitos e deveres para, depois, lutarmos por melhoria nas condies de vida. Assim estaremos conscientes do que nos dado por lei e que no recebemos ou o que ainda no est no papel mas que devemos lutar para conseguir.

Anda mungkin juga menyukai