Anda di halaman 1dari 2

Estabilidade

Estabilidade a tendncia de um objeto retornar a sua posio de equilbrio aps qualquer perturbao sofrida. Para o caso de um avio, a garantia da estabilidade est diretamente relacionada ao conforto, controlabilidade e segurana do vo. Basicamente existem dois tipos de estabilidade, a esttica e a dinmica. Estabilidade esttica: definida como a tendncia de um corpo voltar a sua posio de equilbrio aps qualquer distrbio sofrido. Ou seja, se aps uma perturbao sofrida existirem foras e momentos que tendem a trazer o corpo de volta a sua posio inicial, este considerado estaticamente estvel. A estabilidade de uma aeronave pode ser maior ou menor dependendo da aplicao desejada para o projeto. Avies muito estveis demoram mais para responder a um comando aplicado pelo piloto e avies menos estveis respondem mais rpido a qualquer comando ou distrbio ocorrido. Geralmente, maior estabilidade encontrada em avies cargueiros e menor estabilidade encontrada em caas supersnicos, nos quais pelo prprio objetivo da misso devem possuir uma capacidade de manobra elevada e rpida.

Estabilidade dinmica: pode-se dizer que um corpo dinamicamente estvel quando, aps
uma perturbao sofrida, retorna a sua posio de equilbrio aps um determinado intervalo de tempo e l permanecer. O critrio para se obter uma estabilidade dinmica est diretamente relacionado ao intervalo de tempo decorrido aps uma perturbao ocorrida a partir da posio de equilbrio da aeronave. Normalmente o retorno ocorre atravs de dois processos distintos de movimento, o aperidico ou o oscilatrio. Quando dinamicamente estvel, o movimento oscilatrio amortecido. Quando dinamicamente estvel, a amplitude de oscilao cresce, e o corpo no volta mais posio de equilbrio. E quando dinamicamente neutro, a amplitude constante. Um avio estaticamente estvel pode no ser dinamicamente estvel, mas com certeza um avio dinamicamente estvel ser estaticamente estvel. Particularmente um ponto muito importante para o projeto de um avio a definio do grau de estabilidade dinmica, que geralmente representado pelo tempo necessrio para que o distrbio sofrido seja completamente amortecido. Como o estudo da estabilidade (esttica e dinmica) envolve uma lgebra mais pesada, aconselhvel que as equipes iniciantes na competio estejam atentas apenas aos critrios de estabilidade esttica, deixando a pesquisa mais avanada de estabilidade dinmica para as equipes que j possuem experincia no projeto.
Posio do centro de gravidade

Considere um ponto imaginrio no qual a soma dos momentos no nariz da aeronave (sentido anti-horrio negativo) em relao ao CG possuem a mesma intensidade da soma dos momentos de cauda (sentido horrio positivo). Nessas condies, pode-se dizer que a aeronave est em equilbrio quando suspensa pelo CG, ou seja, no existe nenhuma tendncia de rotao em qualquer direo, quer seja nariz para cima ou nariz para baixo, e, portanto, em uma situao prtica pode-se considerar que todo o peso da aeronave est concentrado no centro de gravidade. Normalmente a posio do CG de uma aeronave apresentada na literatura aeronutica com relao porcentagem da corda e sua localizao obtida com a aplicao da equao abaixo, que relaciona os momentos gerados por cada componente da aeronave com o peso total da mesma. Traando a linha de referncia no nariz do avio,

W peso do componente; d distncia entre o componente e a linha de referncia.

Para um clculo mais preciso, deve-se considerar o maior nmero possvel de componentes da aeronave. Para representar em funo da corda mdia, deve- se usar a seguinte equao: ( Sendo: - Posio do CG em relao linha de referncia; - Posio do bordo de ataque em relao linha de referncia; - corda mdia da aeronave )

Momentos em uma aeronave Para se avaliar as qualidades de estabilidade de uma aeronave, fundamental analisar os momentos atuantes ao redor do CG. As principais foras utilizadas para a determinao dos critrios de estabilidade longitudinal esttica so as foras de sustentao e arrasto da asa, a fora de sustentao da superfcie horizontal da empenagem, a trao do motor e o momento ao redor do centro aerodinmico do perfil.

Um nmero importante para os clculos de estabilidade o coeficiente

de momento ao

redor do CG, adimensional, dado por


q = presso dinmica; S = rea da asa; = corda mdia aerodinmica. Para que esteja em equilbrio,

Anda mungkin juga menyukai