Anda di halaman 1dari 2

Biografia de Jos de Anchieta Jos de Anchieta nasceu em 1534, em Tenerife, nas Ilhas Canrias, territrio espanhol.

Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus e, dois anos depois, chegou ao Brasil. em1554 participou da fundao de So Paulo. Desenvolveu atividades pedaggicas e catequticas. Faleceu em 09 de junho de 1957 em Reitiba (hoje Anchieta), no Esprito Santo. Biografia de So Loureno A data de 10 de agosto, no calendrio cristo celebra-se a santidade de So Loureno, morto na fogueira e objeto do nosso estudo. (dicono e mrtir [festa]) Nas Atas do martrio de so Loureno l-se que o mrtir, antes de ser posto sobre a grelha aquecida por carves ardentes, quis rezar por Roma. A cidade foi-lhe grata por este ato de amor dedicando-lhe nada menos e trinta e quatro igrejas, a primeira delas, segundo o costume no lugar do martrio. At mesmo os padroeiros da cidade, So Pedro e So Paulo no tiveram tanta honra. Como explicar, portanto, a incontestvel popularidade deste mrtir (em Roma at o sculo passado sua festa era de preceito) sem dar crdito s notcias fornecidas pela Paixo e pelos escritores do sculo IV? A sua imagem, aureolada de lenda j nos escritores bem prximos deles (como Prudncio), nos familiar no gesto, fixados pelos afrescos do B. Anglico na capela vaticana do papa Nicolau V, de distribuir aos pobres aos pobres as coletas dos cristos de Roma. Esta era de fato uma das funes de dicono, e Loureno, feito dicono pelo papa Sisto II, era o arcediago da comunidade dos diconos romanos. compreensvel por isso que no auge da perseguio de Valeriano, o prprio pontfice, preso e conduzido ao martrio, deu ao dacono o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres. Quando o imperador - se l na Paixo - imps a Loureno de entregar-lhes os tesouros dos quais tinha ouvido falar, ele reuniu diante de Valeriano um grupo de indigentes exclamando: "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem e podem ser encontrados em toda parte." A esta aguda e sbia resposta fazem eco as ltimas palavras do mrtir, que colocado sobre um braseiro ardente e j vermelho como um tio de fogo, teria encontrado coragem de fazer uma piada: "Vira-me, dizia ao carrasco, que j estou bem assado deste lado." O herico testemunho de f prestado pelo mrtir foi eficazmente relembrado pelo papa Dmaso: "chicotes, algozes, as chamas, os tormentos, as correntes, nada puderam contra a f de Loureno." O papa, que admirava as virtudes do mrtir glorioso, edificou-lhe a segunda igreja, sob as runas do teatro de Pompeu, fazendo para ele a primeira exceo: nenhum mrtir antes dele tinha tido igreja fora do lugar do martrio. O dicono Loureno sofreu o martrio a 10 de agosto de 258 DC.

RESUMO O auto (espcie de teatro medieval) de Anchieta est dividido em 05 partes a verificar: a) 1 ATO: a pea inicia-se com o martrio de So Loureno ( voc j conhece a biografia) b) 2 ATO: os demnios enfrentam os santos ( luta entre o bem e o mal) c) 3 ATO: Os imperadores romanos que assassinaram So Loureno so mortos por Aimbir e Saravaia, que foram subjugados pelo Anjo d) 4 ATO: o corpo de So Loureno levado tumba e) 5 ATO: a dana dos meninos-ndios (doze), dotados de um discurso ameaador e religioso que imita uma procisso.

Voc observar que um auto medieval , em verdade, uma pea teatral, a sua diferena verifica-se na temtica maniquesta (o bem e o mal); e a obra em anlise tem como figurantes santos e demnios, tanto j fundamenta o anterior dito. Este auto foi apresentado um pblico ecltico (ndios, padres, espanhis, e portugueses)_ isto explica a sua estrutura lingustica, observe quantos so os idiomas utilizados em seus 1493 versos que perfazem o todo da obra;

_ 867 versos em tupi; _595 versos em espanhol; _01 verso em guarani; _40 versos em portugus. Observe a tabela abaixo e veja a simbologia dos personagens:

GUAIXAR a encarnao indgena do diabo AIMBIR E SARAVAIA so os criados do diabo Guaixar TATAURANA, URUBUE JAGUARUU a prpria natureza a servio do mal VALERIANO E DCIO so os imperadores romanos responsveis pelo flagelo de So Loureno SO SEBASTIO E SO LOURENO os santos VELHA, ANJO, TEMOR DE DEUS, AMOR DE DEUS, CATIVOS E ACOMPANHANTES personagens alegricos

COMENTRIOS

O contexto histrico da obra o da guerra religiosa entre o imprio ultramarino cristo e o imprio ultramarino protestante e observaremos claramente o ardil de Anchieta para subjugar o gentio ideologicamente atravs de um discurso maniquesta e temeroso. Observa-se que a pea amedronta o indgena a partir de sua prpria realidade_ a morte de So Loureno na fogueira, e a vingana divina sobre a figura dos imperadores que tambm morreram carbonizados assusta qualquer um_ especialmente o gentio primitivo. A estria de So Loureno foi manipulada ideologicamente por Anchieta_ em toda a obra o mal entendido como protestantes_ a isto chamamos maniquesmo ideolgico. Anchieta inspirou-se na obra humanista de Gil Vicente e de seu teatro alegrico para compr personagens que simbolizam uma idia pr-concebida. o que verifica-se na tabela supra. O ritual da antropofagia que tanto assombrava o esprito europeu tambm foi tematizado na obra. Para os colonizadores brancos, um dos aspectos da cultura indgena que mais assustava era o ritual antropofgico. O rito do canibalismo promovido pelos ndios era algo entendido como primitivismo pelo olhar estrangeiro que, por sua vez, desconhecia que os gentios comiam carne humana e nisto acreditavam que estavam incorporando a sua fora e a coragem do inimigo.

Anda mungkin juga menyukai