Anda di halaman 1dari 9

A

Revista de Filosofia

Ana Carolina Severiano Barreira Nanan*

As (des) razes da razo Esclarecida

rEsUMO No presente trabalho pretendo apresentar as razes pelas quais o projeto do esclarecimento de dissolver os mitos e instaurar o reino da razo, ao invs de conduzir a humanidade a um estado verdadeiramente humano, teria realizado uma nova espcie de barbrie. No processo de racionalizao ocidental chamado por Max Weber de desencantamento do mundo (Entzauberung der Welt), Adorno e Horkheimer denunciam uma irrefrevel regresso revelada sobretudo na reificao do pensamento em um processo automtico e autnomo limitado a capacidade de repetir o meramente factual e na transformao da prpria razo em simples adminculo da aparelhagem econmica. Para possibilitar de fato a realizao do esclarecimento, que parece haver abdicado de si mesmo, Adorno e Horkheimer sugerem uma teoria intransigente capaz de inverter a direo do esprito do progresso impiedoso, recuperar a imaginao revolucionria e estabelecer uma prxis verdadeiramente emancipatria. Palavras-chave: Esclarecimento; Desencantamento do mundo; Emancipao.

ABsTrACT In the present study I intend to present the reasons why the enlightenment project, created to dissolve myths and to install the kingdom of reason, instead of conducing humanity to a truly human state, has led to a new kind of barbarism. In the process of Western rationalism labeled by Max Weber the disenchantment of the world Adorno and Horkheimer denounce an unstoppable regression revealed, above all, as the reification of thought as an automatic and autonomous process limited by ones capacity of repeating the mere factual, and also in the transformation of reason itself into a simple artifact of economic apparatus. To allow for realization of enlightenment project, which seems to have refrained from itself, Adorno and Horkheimer suggest a unyielding theory capable of reversing the implacable spirit of progress, of recuperating revolutionary imaginaries and of clarifying praxis that is truly emancipatory. Key words: Enlightenment; Disenchantment of the world; Emancipation.

Mestra em Filosofia pela Universidade Federal do Cear (UFC / Capes). arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

169

Os fragmentos filosficos que compem a Dialtica do esclarecimento foram escritos com a difcil tarefa de verificar a razo pela qual a humanidade esclarecida estaria afundando numa nova espcie de barbrie e, a despeito das propores desse empreendimento, a obra em questo considerada por muitos como um clssico do pensamento do sculo XX. Foi escrita na dcada de 1940, com a mesma participao e sob a igual responsabilidade de dois pensadores e precisamente a tenso entre ambos os temperamentos intelectuais que constitui seu elemento vital. Em virtude de uma nova edio alem, Adorno e Horkheimer escreveram em 1969 que, na Dialtica do Esclarecimento, havia formulaes j no adequadas realidade de ento, mas reconheceram a importncia de suas anlises no que diz respeito ao processo de transio para o denominado mundo administrado. Afirmaram tambm que o desenvolvimento em direo integrao total, diagnosticado nessa obra, no estava interrompido, mas momentaneamente suspenso, e que pairava ainda sob nossas cabeas a ameaa de que esse se completasse atravs de novas guerras e ditaduras. No texto escrito para a nova edio reafirmada a dedicatria ao amigo Friedrich Pollock e, para a satisfao dos estudiosos e pesquisadores da Teoria Crtica em todo o mundo, mostrado a um claro entusiasmo dos autores por estarem de volta a Alemanha e por sentirem-se convencidos de poder ainda fazer muito, tanto terica quanto praticamente. Infelizmente, como se sabe, Adorno veio a falecer em agosto desse mesmo ano na Sua, vtima de um fulminante ataque cardaco no podendo dar continuidade ao projeto de desaceleramento ou mesmo interrupo da marcha da civilizao rumo integrao total. Sobre seu envolvimento com essa questo, ele escreve na Dialtica:
A ideia de que hoje importa mais conservar a liberdade, ampli-la e desdobr-la, em vez de acelerar, ainda que indiretamente, a marcha em direo ao mundo administrado, algo que tambm exprimimos em nossos escritos anteriores. (ADORNO E HORKHEIMER, 1985, p. 10).

Apesar da morte algo prematura, as idias de Adorno certamente no foram caladas. Ele deixou atrs de si um vasto e belo legado na forma de textos, aulas e conferncias para todos
170

os que tenham interesse em tomar para si aquele que possivelmente foi o seu maior projeto: tornar possvel a realizao da verdadeira vida. O ttulo Dialtica do Esclarecimento foi escolhido pelos autores de modo aparentemente casual. Adorno escreveu a Horkheimer uma carta na qual usava a expresso que d nome obra como sinnimo da dialtica entre cultura e barbrie, e em novembro de 1941, aps mudar-se para local prximo casa de Horkheimer em Los Angeles, iniciaram a redao dessa importante obra de filosofia dialtica. Vale ressaltar que as Teses sobre a Filosofia da histria, escritas por Walter Benjamim pouco antes de seu suicdio na fronteira franco-espanhola em 1940, justamente quando buscava uma aproximao com o Institut fr Sozialforschung na Amrica, deram decisiva contribuio para a elaborao das questes discutidas na Dialtica. Nesse trabalho, publicado pelo Institut em edio dedicada a Benjamim em 1942, o filsofo faz uma crtica mordaz ao historicismo progressista, que constitui parte to fundamental da tradio marxista. Na mesma carta j citada, Adorno comenta com Horkheimer que em nenhum dos trabalhos anteriores de Benjamin ele se mostrou to prximo de suas prprias intenes, especialmente no tocante idia da histria como catstrofe permanente, crtica ao progresso e ao domnio da natureza e seu posicionamento com relao cultura. (DUARTE, 2003, p. 40). Antes de iniciarmos de fato a discusso sobre a dialtica do esclarecimento, devemos lembrar que o termo Aufklrung pode traduzirse tanto por iluminismo como por esclarecimento, mas que, no entanto, a segunda opo parece ser consideravelmente mais apropriada para designar o processo denunciado por Adorno e Horkheimer nos fragmentos filosficos da Dialtica. De acordo com o tradutor da obra para o idioma portugus, o professor Guido Antonio de Almeida, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a expresso esclarecimento traduz perfeitamente no apenas o significado histrico-filosfico do termo, mas toda a amplitude de sentido conferido a ele por Adorno e Horkheimer. O professor nos chama a ateno para o fato de que o conceito histrico-filosfico est ligado ao sentido coloquial do termo e, exatamente por isso, fora escolhido e utilizado como palavra de ordem e senha de identificao entre

arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

os espritos esclarecidos da modernidade. No conhecido texto Resposta pergunta: o que Esclarecimento? Kant define o termo Aufklrung como a habilidade de se usar o entendimento sem qualquer guia. Esse processo, que deveria culminar na maioridade do homem, pressuporia o abandono da preguia e da covardia, apresentadas pelo filsofo como as principais razes pelas quais grande parte da humanidade vive durante toda a vida, e de bom grado, como menor. Nas palavras de Kant:
Ter a coragem de usar o seu prprio entendimento , portanto, o motto do Esclarecimento. Preguia e covardia so as razes de a maior parte da humanidade, de bom grado, viver como menor durante toda a sua vida, mesmo depois de a natureza h muito tempo t-la livrado de guias externos. Preguia e covardia demonstram porque to fcil para alguns se manterem como tutores. (KANT, 1985, p. 101).

vo buscar o prottipo dessa atividade esclarecedora que se confunde com o processo civilizatrio. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 8).

Em Adorno e Horkheimer, o termo usado para designar o processo de desencantamento do mundo, que se caracteriza pela imanentizao da transcendncia e pela libertao do homem do medo de uma natureza poderosa e desconhecida a qual ele sempre teve de se submeter. Pode-se dizer que enquanto iluminismo ou ilustrao designam um movimento filosfico ou uma poca histrica especfica, esclarecimento indica o processo que, atravs da histria, liberta os homens das potncias mticas da natureza e prossegue tanto na filosofia como na cincia.
[...] o conceito de esclarecimento, embora sem perder o vnculo que o liga ao conceito crtico e emancipador expresso, pelo termo na linguagem ordinria e filosfica, no pode se resumir, para nossos autores, s Luzes do sculo dezoito. No s a expresso no designa mais um movimento filosfico, mas resulta de um aprofundamento crtico que leva desiluso de seu otimismo. Acresce a isso que no podemos nem mesmo supor que a ilustrao constitua para eles o exemplo histrico privilegiado do esclarecimento, uma vez que muito mais longe, na experincia do heri da Odissia, que

Nada otimistas a respeito das classes trabalhadoras do Ocidente e de seu potencial revolucionrio, os membros do Institut concentraram grande parte de suas pesquisas sobre um novo motor da histria, a saber, o conflito entre o homem e a natureza. Portanto, embora utilizassem uma linguagem reminiscente do marxismo, Adorno e Horkheimer no apenas se livraram dos vestgios de uma teoria marxista ortodoxa, como tambm incluram o prprio Marx na tradio iluminista. O argumento central para tal incluso foi a nfase exagerada de Marx na centralidade do trabalho como modo de auto-realizao do homem. Na reduo do homem condio de animal laborans, estava tambm implcita a compreenso da natureza como mero campo da explorao humana. Em uma conversa com Martin Jay em 1969, Adorno chegou a afirmar que se as coisas fossem como queria Karl Marx, o mundo inteiro seria transformado em uma gigantesca oficina. (JAY, 2008, p. 324) Ademais, ele escreve em Minima Moralia que sempre que se combina a crtica do capitalismo com uma crtica ao proletariado que estaria cada vez mais simplesmente refletindo as tendncias do desenvolvimento capitalista percebe-se que o elemento negativo do pensamento torna-se suspeito e desacreditado, como se no houvesse crtica possvel para alm da luta de classes. (ADORNO, 1992, p. 98-99). Ele rejeita ainda, assim como Horkheimer e Marcuse, a idia de que o socialismo seria uma decorrncia necessria do capitalismo e se mostra ctico quanto conexo entre progresso tecnolgico e emancipao humana. Apesar do ataque a Marx, no era ele o verdadeiro alvo da Dialtica do Esclarecimento, mas sim, como acabamos de nos referir, o processo de desmistificao supostamente libertrio que Max Weber chamou de desencantamento do mundo (Entzauberung der Welt) e que, para nossos autores, no passa de mera aparncia.1 Acerca do termo desencantamento do mundo, h um minucioso estudo feito por Antnio Flvio

1 Para maior aprofundamento, vale a pena conferir o estudo realizado por Antonio Flvio Pierucci onde ele analisa cada passagem em que o termo utilizado por Max Weber.

arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

171

Pierucci, professor do departamento de sociologia da USP no qual ele pretende deixar demonstrado , que seu uso nas obras de Weber, apesar de no ser unvoco pois ele pode mudar de acordo com o contexto dado no chega a ser hiperpolissmico e muito menos contraditrio. Bem ao contrrio, ele teria uma surpreendente consistncia lgica. (PIERUCCI, 2003, p. 35) Pierucci conclui dessa pesquisa que, na verdade, Weber teria trabalhado com dois significados (desencantamento do mundo como desmagificao e como perda de sentido) simultaneamente em todas as suas utilizaes. No contexto desta dissertao, vale a pena citar uma passagem de Weber em A Cincia como Vocao.
Ora, esse processo de desencantamento, que vem se dando na cultura ocidental ininterruptamente atravs de milnios e, em termos mais gerais, esse progresso, do qual faz parte a cincia como um elo e fora motriz, tm eles um sentido que v alm do puramente prtico e tcnico? (WEBER, apud PIERUCCI, 2003, p.51)

a verdade, o esclarecimento tambm abdica da esperana e confirma to somente aquilo que j existe. A falsidade do esclarecimento, segundo Adorno, no est exatamente na aplicao do raciocnio lgico-dedutivo ou na necessidade da disciplina e da preciso metodolgica, mas na separao radical entre sujeito e objeto. No ensaio Sobre Sujeito e Objeto, ele escreve:
O sujeito, uma vez separado radicalmente do objeto reduz este ltimo a sua prpria medida; o sujeito traga o objeto, esquecendo-se de quanto ele mesmo um objeto. (ADORNO, 1969).

Fica ento a pergunta. No trajeto para vencer as foras mticas e instaurar o reino da razo, Adorno e Horkheimer denunciaram que os conceitos universais, acusados de superstio, acabaram substitudos por frmulas e que o esclarecimento, sem a interferncia da coero externa, pde desenvolver-se livre e ilimitadamente. Ao afirmarem que, como qualquer outro sistema, tambm no esclarecimento (no distinto do sistema hegeliano ou da metafsica em geral), todo o caminho a ser seguido est determinado desde o princpio, eles se depararam com a inverdade do mundo esclarecido. (ADORNO E HORKHEIMER, 1985, p. 37). Na identificao do mundo totalmente matematizado com a verdade, o esclarecimento teria confundido o pensamento e a matemtica. Adorno e Horkheimer escrevem que
[...] na reduo do pensamento a uma aparelhagem matemtica est implcita a ratificao do mundo como sua prpria medida. (ADORNO E HORKHEIMER, 1985, p. 38).

Embora hostil a essa separao absoluta, o modelo alternativo proposto por Adorno no implica a unidade perfeita entre os dois conceitos e nem tampouco o retorno a uma condio de pertinncia natureza. Segundo Adorno, toda filosofia que lamenta a perda da unidade entre humanidade e mundo ou que acredita na utopia enquanto futura realizao dessa unidade no apenas errnea, mas potencialmente perigosa. Isso porque a obliterao da distino entre sujeito e objeto significaria, efetivamente, a perda da capacidade de reflexo. Ou seja, apesar dos prejuzos resultantes do rompimento da unidade primitiva entre homem e natureza, pode-se dizer que ele foi, em ltima anlise, progressista. A respeito de uma suposta reconciliao, Adorno escreveu:
Se fosse permitido especular sobre o estado de reconciliao, no caberia imaginlo nem sob a forma de indiferenciada unidade de sujeito e objeto nem sob a de sua hostil anttese; antes, a comunicao do diferenciado. Somente ento o conceito de comunicao encontraria seu lugar de direito como algo objetivo. O atual to vergonhoso porque trai o melhor, o potencial de um entendimento entre homens e coisas, para entreg-lo comunicao entre sujeitos, conforme os requerimentos da razo subjetiva. Em seu lugar de direito estaria, tambm do ponto de vista da teoria do conhecimento, a relao entre sujeito e objeto na paz realizada, tanto entre os homens como entre eles, e o outro que no eles. Paz um estado de diferenciao sem dominao, no qual o diferente compartido. (ADORNO, 1969).

Desse modo, o conhecimento restringe-se repetio do factual e o pensamento transforma-se em mera tautologia. Assim como as figuras mticas refletem a ordem existente como
172

No trajeto de desmitologizao e esclarecimento, Adorno e Horkheimer denunciam

arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

a reificao do pensamento num processo automtico e autnomo, basicamente limitado a capacidade de repetir o meramente factual e a prpria razo, por sua vez, torna-se simples adminculo da aparelhagem econmica 2 passando a ser utilizada como instrumento universal servindo para a fabricao de todos os demais instrumentos. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 42). Tal razo, como rgo do clculo e do plano, neutra com respeito a objetivos e seu elemento fundamental a coordenao: uma finalidade sem fim que se deixa atrelar a todos os fins. Quanto mais toda a vida encontra-se subordinada s exigncias de sua conservao (auxiliada pela diviso social do trabalho e pela transformao das qualidades humanas em meras funes), mais os indivduos se vem forados a alienao; no somente a alienao dos homens com relao aos objetos dominados, mas na verdade, a alienao das relaes de cada qual consigo mesmo. Enquanto o animismo havia dotado de alma as coisas, escrevem Adorno e Horkheimer, o industrialismo seria capaz de coisificar as almas. A Dialtica do Esclarecimento aponta os efeitos nocivos da racionalidade em seu sentido subjetivo e instrumental e procura expor as conseqncias de uma razo que tivera, em princpio, o objetivo de superar o pensamento mtico, mas que, no entanto, possibilitou que esse se repetisse. Diante das tantas promessas frustradas do esclarecimento, era natural que as concluses a que chegaram os filsofos da Teoria Crtica a respeito da sociedade ocidental e seu potencial emancipatrio fossem, de modo geral, pouco animadoras. A Vernunft razo mais substantiva e sinttica, assim denominada pelo idealismo alemo, havia sido eclipsada por uma razo puramente analtica (Verstand), e por mais que esforos tenham sido empreendidos pela racionalidade no sentido de libertar o homem do pensamento mtico, esse insistia em permanecer preso sua lgica. Uma das razes bsicas pela qual o esclarecimento acabou por produzir o seu oposto foi, em primeiro lugar, o fato de que a razo instrumental estava intimamente relacionada ao princpio de troca. Tudo devia ser reduzido a um equivalente abstrato a fim de pr-se a servio da troca universal, ou,
2

para usar termos mais propriamente adornianos, o qualitativamente diferente e no-idntico devia ser forado a adaptar-se aos moldes da identidade quantitativa. (JAY, 2003, p. 36). A segunda razo apontada foi o vnculo da racionalidade instrumental com o domnio sobre a natureza:
Na medida mesma em que o mundo natural foi reduzido a um campo de entidades fungveis, cujas diferenas qualitativas se perderam em nome do controle cientfico, o domnio dos objetos preparou o caminho para a o domnio equivalente dos sujeitos atravs da reificao. O domnio do mundo natural exterior levou ao controle da natureza interior do homem e, em ltima instncia, ao controle do mundo social. (JAY, 1988, p. 37).

nesse sentido que Adorno e Horkheimer insistem na hiptese de que o fascismo poderia ser parcialmente compreendido como a vingana da natureza dominada que empregava, ela mesma, no exerccio de dominao, muitos dos instrumentos desenvolvidos pela razo instrumental. Em certo sentido, a natureza estava se vingando de toda crueldade e explorao que havia sofrido durante geraes. Em Eclipse da Razo, Horkheimer escreve que os protagonistas da natureza reprimida so justamente as maiores vtimas da razo instrumentalizada de quem o apoio foi essencial para a conquista do poder pelos nazistas. Ele identifica essas vtimas como sendo camponeses, artesos de classe mdia, comerciantes varejistas, donas-de-casa e pequenos fabricantes. (HORKHEIMER, 2002, p. 126). O fascismo poderia enfim ser descrito como uma sntese diablica entre razo e natureza e representaria exatamente o oposto daquela conciliao com a qual a filosofia sempre sonhou. Quanto cincia, que a princpio deveria colocar-se a servio do homem e de seu aperfeioamento, acabou por mostrar-se tambm bastante disposta a colaborar com uma nova forma de desumanizao. Afinal de contas, pode-se afirmar que a mentalidade cientfica aliada ao progresso tecnolgico conduziu a formas de barbrie capazes de produzir resultados mais catastrficos do que se podia imaginar.

O termo adminculo a traduo do original Hifsmittel. [...] weil Vernunft selbst zum blossen hilfsmittel der allumfassenden Wirtschaftsapparatur wurde. arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

173

Com os ensaios e excursos da Dialtica, Adorno e Horkheimer procuram mostrar o quo pouco racional o mundo esclarecido de fato se tornou. Enquanto a razo entrava em processo de eclipse, o esclarecimento, que supostamente havia superado a confuso mitopotica ao introduzir a anlise racional, caa vtima de um novo mito. Em linhas gerais, ao contraste entre mito e esclarecimento, do qual o mundo esclarecido parece estar bastante seguro, nossos autores opem a tese de uma cumplicidade entre ambos. Ao conceituarem o esclarecimento, eles afirmam que o mito continha desde sempre traos da racionalidade esclarecida e que o esclarecimento acabou por reverter-se mitologia. Quando afirmam, portanto, que os mitos vitimados pelo esclarecimento j eram eles mesmos produtos do prprio esclarecimento, Adorno e Horkheimer querem nos lembrar que os mitos sempre quiseram relatar ou mostrar as origens de algo, assim como expor, fixar e explicar e que, muito cedo, com o reforo dessa tendncia, tais relatos e explicaes tornaram-se verdadeiras doutrinas. Segundo os autores da Dialtica pode-se dizer que, de modo geral, todo o processo de esclarecimento resultado do medo experimentado pelos seres humanos nos primrdios de sua existncia. Apesar de saberem-se fisicamente mais fracos do que muitos animais e sem defesas diante de fenmenos naturais, esses indivduos percebiam uma fundamental diferena entre eles mesmos e o resto da natureza. O que est a indicado que tanto os mitos quanto a racionalidade que os teria posteriormente substitudo, parecem possuir uma mesma origem. nesse contexto de uma suposta conaturalidade que Adorno e Horkheimer procuram explicar como as primeiras aes humanas, ainda que revestidas da forma aparentemente irracional do mito, continham elementos da racionalidade dominadora. Por outro lado, o esclarecimento tambm possui mais semelhanas com os mitos do que a princpio nos parece. Do mesmo modo que, no mundo primitivo, o feiticeiro deve ser punido caso ouse transgredir o crculo mgico traado para a invocao, o indivduo moderno que ouse pensar alm do factual e transgrida a esfera da realidade dada pagar o devido preo por sua infrao. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p.38). Para melhor ilustrar essa relao, vale recorrer a uma passagem da Dialtica que afirma que
174

[...] o lugar dos espritos e demnios locais foi tomado pelo cu e sua hierarquia; o lugar das prticas de conjurao do feiticeiro e da tribo, pelo sacrifcio bem dosado e pelo trabalho servil mediado pelo comando. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p.23).

Ao longo do processo histrico do esclarecimento, a espcie humana certamente distanciou-se cada vez mais de suas origens, mas, no entanto, no conseguiu livrar-se da compulso mtica para a repetio. Portanto, o mundo racionalizado estaria apenas aparentemente desencantado.
O mundo totalmente desencantado aquele em que o mito retorna na forma de uma sociedade racional, na qual idias como a de destino no deveriam mais ter lugar, mas que so, entretanto, dominantes. O desenvolvimento pleno do esclarecimento produz o contrrio do que promete, produz um mundo estranho e hostil aos homens, ao qual eles tm de se adaptar como a foras estranhas e fantasmagricas sobre as quais no tm domnio. (NOBRE, 2008, p. 49).

Na raiz do projeto iluminista de livrar os homens do medo e investi-los na posio de senhores, j se poderia detectar, segundo os autores da Dialtica, um modelo laicizado da crena religiosa de que Deus goza de absoluto poder para dispor como quiser sobre o mundo. Seguindo esse exato modelo, o sujeito humano totalmente esclarecido tambm se relaciona com o objeto natural como se este fosse outro, externo e inferior a ele. Contudo, o preo que se paga pela converso da natureza em mera objetividade e pela ilimitada autoridade concedida ao homem o reconhecimento do poder como princpio de todas as relaes. O saber que poder, cuja essncia a tcnica, a emprega sobre a natureza objetivada para dominar tanto a ela quanto aos homens, passando por cima de qualquer obstculo que ameace seus objetivos que, em geral, so o mtodo, o trabalho de outros e o capital. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 20). Vale ressaltar aqui que, apesar de Adorno e Horkheimer identificarem traos da racionalidade dominadora muito antes do chamado Sculo das Luzes, a filosofia e a cincia produzidas por Bacon, Descartes, Galileu e

arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

Newton prestaram grande servio para a consolidao da moderna racionalidade cientfica que culminaria na razo subjetiva ou instrumental. Em O conceito de Esclarecimento da Dialtica, Adorno e Horkheimer escrevem que a unio entre o entendimento humano e a natureza das coisas que Bacon tinha em mente refletia a forte influncia da sociedade patriarcal em que este viveu, e acrescentam que, de acordo com o mesmo, o entendimento deve vencer a superstio e imperar sobre a natureza desencantada. O fsico austraco Fritjof Capra, em seu conhecido livro O Ponto de Mutao, publicado em 1982, comenta que o esprito baconiano defendia apaixonada, mas com freqncia tambm rancorosamente seu novo mtodo emprico de investigao. Sobre Bacon (1561-1626), ele escreve: A natureza, na opinio dele, tinha que ser acossada em seus descaminhos, obrigada a servir e escravizada. Devia ser reduzida obedincia, e o objetivo do cientista era extrair da natureza, sob tortura, todos os seus segredos. (CAPRA, 2006, p. 52) Segundo Capra, como a natureza era comumente vista como fmea, a idia de que ela deveria ser explorada e torturada at que revelasse todos os seus segredos parece ter relao com as torturas impingidas s mulheres nos julgamentos de bruxas do comeo do sculo XVII. Descartes (1596-1650), considerado fundador do racionalismo da Idade Moderna, por sua vez, ao privilegiar a mente em relao matria (res cogitans e res extensa), acabou por separ-las como duas esferas essencialmente diferentes, causando um profundo efeito sobre o pensamento ocidental. Para ele, o universo material no era nada alm de uma mquina e toda a natureza funcionava de acordo com leis mecnicas. Essa mudana na imagem da natureza, antes compreendida como organismo, e agora como mquina isenta de qualquer vida ou espiritualidade, influenciou fortemente a atitude das pessoas em relao ao meio ambiente natural e, em ltima anlise, significou uma espcie de permisso cientfica para a manipulao indiscriminada da natureza. No entanto, o homem que de fato conseguiu realizar o sonho cartesiano e completar a revoluo cientfica foi o fsico e matemtico ingls Isaac Newton (1643-1727). Afinal de contas:

[...] a fsica newtoniana [...] forneceu uma consistente teoria matemtica do mundo, que permaneceu como slido alicerce do pensamento cientfico at boa parte do sculo XX.

Retornando ento para a Dialtica, Adorno e Horkheimer denunciam que a dominao da natureza resulta na total perda da conscincia da interpenetrao entre sujeito e objeto, expressa, por exemplo, no animismo primitivo. Para o pensamento esclarecido, o mundo no mais que simples tomos fungveis e inertes. Eles criticam ainda a tendncia epistemolgica do esclarecimento a substituir conceitos por frmulas, e sua nfase exagerada no formalismo lgico. Enquanto os conceitos tm uma clara apreenso de seu contedo, incluindo momentos negativos e positivos e, portanto, abrangendo tanto o real quanto o potencial, as frmulas no so capazes de ir alm do imediatismo no dialtico. Em ltima instncia, a suposio de que todo pensamento verdadeiro pode ser reduzido a frmulas matemticas significa que a repetio esttica do tempo mtico fora preservada, frustrando a possibilidade dinmica de desenvolvimento histrico. (JAY, 2008, p. 326). Particularmente desastrosos so tambm os efeitos da dominao da natureza sobre as relaes entre os homens, pois a conseqncia imediata de uma compreenso da natureza como objeto de total explorao (sem objetivo estabelecido e, portanto, sem limite) a atomizao subseqente do prprio homem. A relao entre homem e natureza, baseada no domnio e na manipulao instrumentalizantes, leva inevitavelmente a uma forma idntica de relao entre os homens. Ao situar o momento da grande ruptura do Ocidente na primeira diviso do trabalho e no incio do exerccio de domnio do homem sobre a natureza e, portanto, em eventos ainda bastante anteriores ascenso do modo capitalista de produo, Adorno aponta o capitalismo mercantil como resultado de tais eventos que, por fim, parecem culminar na inevitvel e violenta vingana da natureza reprimida (na verdade protagonizada pelas vtimas da razo instrumentalizada), representada em ltima instncia pelo fascismo. O fato de o processo de desmitologizao - denunciado por Adorno e Horkheimer - chamado de Esclarecimento, no apenas ter se originado do prprio
175

arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

mito, como tambm encontrar seu limite na mitologizao do esclarecimento, sob a forma da cincia e da tecnologia, reflete as razes pelas quais o processo de dominao da natureza pode, paradoxalmente, resultar na completa naturalizao do homem civilizado. No excurso I da Dialtica, Ulisses ou Mito e Esclarecimento, Adorno e Horkheimer apresentam um estudo sobre a Odissia para mostrar como a obra homrica havia prestado o mais eloqente testemunho do entrelaamento entre esclarecimento e mito e o quanto havia antecipado os grandes temas do iluminismo. No encontro de Ulisses com o ciclope Polifemo, por exemplo, existe j a indicao do que podemos chamar de um declnio da linguagem. Utilizando-se de toda astcia para ludibriar Polifemo, Ulisses decide chamar a si mesmo de Ningum fazendo o gigante crer que esse de fato era o seu nome. Acontece que ao faz-lo, o heri no apenas nega sua identidade como tambm prenuncia a efetiva perda de identidade do homem ocidental, pois a linguagem apta a conceituar e negar, fora substituda por uma linguagem capaz apenas de servir ao status quo. A racionalidade que Ulisses desenvolve para garantir sua autopreservao , de acordo com Adorno e Horkheimer, uma anunciao daquilo que estava por vir, pois o astucioso heri homrico, isolado em um meio hostil, tem de base-la na trapaa e na instrumentalidade a fim de sobreviver a situaes nas quais conta apenas com seus prprios recursos mentais. Ao travar uma luta contra a dominao mtica, Ulisses utiliza-se do logro para negar a sua unio com o todo. Ele j , ainda que no o saiba, o homo oeconomicus ao qual todos os seres racionais se assemelham. O conhecido canto duodcimo da epopia, que narra a passagem do navio pela ilha das Sereias, pode tambm ajudar a elucidar a relao entre mito e esclarecimento. Apesar de advertido pela poderosa feiticeira Circe dos perigos ali existentes, Ulisses nem opta por tomar um caminho diferente daquele e nem tampouco ousa desafiar o poder das semideusas escutando seu canto e confiando na sua capacidade de resistir a ele. Bem ao contrrio, Ulisses opta por apequenar-se. Ele pede aos companheiros que o amarrem firmemente ao mastro do navio, tapem os ouvidos com cera e remem com todas as foras de seus msculos, alertas e concentrados, a fim de evitar qualquer
176

distrao. Certo de que seus companheiros remadores trabalharo por ele, Ulisses, amarrado ao mastro, to seguro quanto impotente, frui toda a beleza do canto sem enfrentar seus riscos e nem sofrer suas conseqncias.
Amarrado, Ulisses assiste a um concerto, a escutar imvel como os futuros freqentadores de concertos, e seu brado de libertao cheio de entusiasmo j ecoa como um aplauso. Assim a fruio artstica e o trabalho manual j se separam na despedida do mundo pr-histrico. A epopia j contm a teoria correta. O patrimnio cultural est em exata correlao com o trabalho comandado, e ambos se baseiam na inescapvel compulso dominao social da natureza. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 45).

Apesar de sair vitorioso, faz-se ver a o quo caro o preo que Ulisses tem de pagar para que seu eu saia fortalecido e consolidado das aventuras vividas na Odissia assim como tambm o esprito sair fortalecido das experincias da conscincia na Fenomenologia do Esprito de Hegel. Em nome de sua prpria identidade, o astucioso Ulisses desprende-se da coero dos poderes mticos como quem procura escapar de um labirinto. O eu aprende a dominar o perigo e conquista sua identidade, mas, para isso, tem de reprimir sua natureza interna atravs da renncia e do sacrifcio. Apesar de seguir os ditames do mito, Ulisses interpe seus comandados entre si mesmo e o objeto desejado e consegue, por fim, ludibri-lo. No entanto, ele submete-se a uma automutilao, na medida em que se amarra ao mastro e no se permite entregar ao apelo sedutor da natureza. Os remadores, por sua vez, alienam-se por permanecem surdos e submissos vontade do seu senhor. Mais uma vez, v-se a aluso a Fenomenologia de Hegel, especificamente ao captulo sobre o senhor e o escravo: enquanto o servo permanece subjugado no corpo e na alma, o senhor regride. Apesar de denunciar a autodestruio do esclarecimento, Adorno e Horkheimer no alimentam nenhuma dvida de que a liberdade na sociedade no pode ser separada do pensamento esclarecedor. No entanto, acreditam igualmente que
[...] o prprio conceito desse pensamento, tanto quanto as formas histricas con-

arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

cretas, as instituies da sociedade com as quais est entrelaado, contm o germe para a regresso que hoje tem lugar por toda parte. Se o esclarecimento no acolhe dentro de si a reflexo sobre esse elemento regressivo, ele est selando seu prprio destino. Abandonando a seus inimigos a reflexo sobre o elemento destrutivo do progresso, o pensamento cegamente pragmatizado perde seu carter superador e, por isso, tambm sua relao com a verdade. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 13).

Com os fragmentos da Dialtica do esclarecimento, Adorno e Horkheimer esperam contribuir para a compreenso de que a causa da recada do esclarecimento na mitologia deve ser buscada no prprio esclarecimento e no fato de que este se encontra paralisado por temor verdade. E o que dizer das crticas que acusam Adorno e Horkheimer de haverem anunciado um esgotamento da razo e, portanto, a sua completa impotncia? Jrgen Habermas, ex-aluno de Theodor Adorno e um dos mais eminentes filsofos da atualidade, no captulo V de seu livro O Discurso Filosfico da Modernidade escreve uma crtica a Dialtica do esclarecimento e afirma que, pela radicalidade com que Adorno e Horkheimer conduziram sua crtica do esclarecimento, essa obra merece ser chamada de livro negro. Habermas acreditava ser apocalptico o teor da obra e acusou seus autores de haverem colocado em risco o prprio projeto do esclarecimento. Ele imputa Dialtica a tese de uma crtica totalizadora que, em ltima anlise, acaba por esfacelar a razo e destruir a chance de um futuro para a cultura e para a humanidade. No entanto, h que se chamar a ateno para o teor do pessimismo explicitado nessa obra, pois ele revela mais do que uma simples viso de mundo. Se compreendido de modo menos vulgar, pode-se perceber que o pessimismo a mostrado e, de modo geral, em toda a obra de Adorno refere-se ao passado e ao fato inescapvel de que todo o sofrimento vivido jamais poder ser reparado. Aos que esto mortos, nossa impotncia poder oferecer apenas a lembrana. Para eles, no h justia possvel. Esse mesmo sentimento, porm, de modo algum se reporta ao futuro. Da constatao de um passado brbaro no se deve deduzir igual futuro e foi isso que Adorno e Horkheimer nos

tentaram mostrar. Por fim, contra o mtico respeito cientfico pelo dado e a degenerescncia da imaginao revolucionria em dcil confiana na tendncia objetiva da histria, Adorno e Horkheimer sugerem uma teoria intransigente capaz de inverter a direo do esprito do progresso impiedoso e realizar enfim a prxis correta. (ADORNO e HORKHEIMER, 1985, p. 52). Para os filsofos em questo, no porque os ideais da humanidade no se realizaram que a filosofia deve resignar-se e afastar-se definitivamente da inteno de realiz-los. Nesse sentido, deve ficar claro que a histria no precisa ser um declnio irrefrevel em direo ao diablico, mas que, diferentemente disso, ela possui a capacidade de romper drasticamente o curso que vem seguindo para, enfim, abrir-se ao radicalmente diferente. (JAY, 2003, p. 98).

referncias Bibliogrficas
ADORNO, T.W. e HORKHEIMER, M. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ADORNO, T.W. Minima moralia: reflexes a partir da vida danificada. So Paulo: tica, 1992. ADORNO, T.W. Sobre sujeito e objeto. (1969). Disponvel em: http://adorno.planetaclix.pt/ tadorno2.htm. Acesso em: 22 set. 2009. CAPRA, F. O ponto de mutao: a cincia, a sociedade e a cultura emergente. So Paulo: Cultrix, 2006. DUARTE, R. Teoria crtica da indstria cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. GATTI, L.F. Indstria cultural e crtica da cultura. In: NOBRE, M. Curso livre de teoria crtica. Campinas-SP: Papirus, 2008. HABERMAS, J. O discurso filosfico da modernidade. So Paulo: Martins Fontes, 2000. JAY, M. A imaginao dialtica: histria da escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923 1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. KANT, I. Resposta pergunta: o que esclarecimento? In: Textos seletos. Petrpolis: Vozes, 1985. PIERUCCI, A. F. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. 2. ed. So Paulo: Edies 34, 2005.
177

arGumentoS, Ano 2, N. 3 - 2010

Anda mungkin juga menyukai