Anda di halaman 1dari 17

O PAPEL DA VIRTUDE NA TICA KANTIANA

FRANCIELE BETE PETRY (Universidade Federal de Santa Catarina/CAPES)

Abstract
The paper analyzes the role of virtue in the Kantian ethics, starting with the study of the moral worth of an action and the role of virtue in the Groundwork for the Metaphysics of Morals (1785). Moreover, the paper investigates the conception of virtue in the Doctrine of the Virtue, which is the second part of the Metaphysics of Morals ( 1797). In this work, Kant defines virtue as moral strength of the will, which is necessary to act accordingly with the moral law. I prove that solely by the possession and exercising of virtue, it is possible to comply with the duties of virtue. Keywords: Kantian Ethics, Virtue, Duties of Virtue.

1. As virtudes na Fundamentao da metafsica dos costumes

Na tica kantiana, dois conceitos so essenciais, a saber, a idia de uma vontade boa e o imperativo categrico. So eles que possibilitam a moralidade da ao, na medida em que a vontade determina o motivo no agente moral e o imperativo categrico fornece o critrio de correo da ao. Assim, o valor moral de uma ao no reside nela prpria, mas no motivo que levou o indivduo a pratic-la. Tal motivo deve consistir, unicamente, no respeito lei moral, obtida a partir da razo e livre de quaisquer determinaes empricas, como, por exemplo, as inclinaes. O respeito ao dever, somente, condio necessria para a atribuio de um valor moral genuno a uma ao. Com isso Kant mostra que as aes que tm presentes as inclinaes enquanto motivos no podem ter valor moral1. A possibilidade das virtudes constiturem um aspecto importante da ao no que diz respeito sua moralidade eliminada, uma vez que o respeito ao dever a condio subjetiva para o valor moral da ao. Logo no incio da Fundamentao, Kant afirma:

Discernimento, argcia de esprito, capacidade de julgar e como quer que possam chamarse os demais talentos do esprito, ou ainda coragem, deciso, constncia de propsito, como qualidades do temperamento, so sem dvida a muitos respeitos coisas boas e desejveis; mas tambm podem tornar-se extremamente ms e prejudiciais se a vontade, que haja de fazer uso destes dons naturais e cuja constituio particular por isso se chama carter, no for boa2.

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n.1, p. 57-73 Jul 2007.

58

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

As virtudes, entendidas aqui como as qualidades do esprito e do temperamento, no podem ser consideradas boas em si mesmas, tampouco ms em si mesmas, porque elas, enquanto qualidades, no determinam a vontade do agente, que no caso de uma ao moral est exclusivamente em conformidade com a lei moral. Somente a vontade, segundo Kant, boa em si mesma: neste mundo, e at tambm fora dele, nada possvel pensar que possa ser considerado como bom sem limitao a no ser uma s coisa: uma boa vontade3. Dessa maneira, a vontade, no em funo daquilo que realiza, tampouco por sua utilidade, mas somente pelo seu querer que coincide com a lei moral pode ser concebida como boa em si mesma. Tal defesa se justifica se for possvel pensar que um indivduo que agisse de forma corajosa, poderia, no entanto, no agir em conformidade ao dever. A coragem, em si mesma, no qualifica uma ao como moral. O exemplo dado pelo prprio Kant, sem os princpios duma boa vontade, podem elas (as virtudes) tornar-se muitssimo ms, e o sangue-frio dum facnora no s o torna muito mais perigoso como o faz tambm imediatamente mais abominvel ainda a nossos olhos do que o julgaramos sem isso4. Aqui possvel apontar para duas questes: em primeiro lugar, preciso entender que as virtudes podem ser favorveis a uma vontade boa e, inclusive, ajud-la na execuo de uma ao, mas, sozinhas, no podem ser motivo nem o critrio de valor da ao moral. Em segundo lugar, deve-se estar atento para o fato de que uma vontade boa no corresponde a uma vontade virtuosa, pois agir segundo a primeira fazer algo em conformidade com a lei moral tendo como motivo o prprio respeito ao dever e isso no significa que a ao tenha sido praticada virtuosamente. por isso que ser corajoso para defender algum em risco pode at ser louvvel, mas pode no ser moralmente valioso se tal ao no tiver como causa subjetiva o respeito lei e se a mxima da ao no se conformar ao imperativo categrico. Kant mostra, assim, o modo pelo qual se pode dizer de uma ao que correta ou no moralmente. Na prtica, contudo, os homens podem no agir em conformidade ao dever devido ao fato de que sua natureza os influencia por meio das inclinaes. O ser humano no possui uma vontade perfeitamente boa, a qual tem seu querer concordante necessariamente com a lei moral. Por isso, pode lhe faltar a fora necessria para agir segundo a lei moral, para que a sua vontade (Willkr) se comprometa a fazer o que sua vontade racional (Wille) determina5. nesse sentido que a discusso acerca das virtudes leva a uma metafsica dos costumes, pois a aplicao da lei universal deve considerar a natureza dos seres humanos, conforme Kant afirma na Introduo Metafsica dos costumes:

Se, portanto, um sistema de cognio a priori a partir exclusivamente de conceitos denominado metafsica, uma filosofia prtica, que no tem a natureza, mas a liberdade de escolha por seu objeto, pressupor e requerer uma metafsica dos costumes, isto , ela mesma um dever de ter uma tal metafsica e todo ser humano tambm a tem dentro de si

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

59

mesmo, ainda que em geral somente de uma forma obscura, pois sem princpio a priori como poderia ele crer que tem dentro de si mesmo uma lei universal? Mas precisamente como deve haver princpio numa metafsica da natureza para a aplicao desses princpios universais mais elevados de uma natureza em geral a objetos da experincia, uma metafsica dos costumes no pode prescindir de princpios de aplicao, e termos amide que tomar como nosso objeto a natureza particular dos seres humanos, a qual conhecida unicamente pela experincia, com a finalidade de nela mostrar o que pode ser inferido a partir de princpios morais universais. Mas isto de modo algum prejudicar a pureza desses princpios ou lanar a dvida sobre sua fonte a priori, o que equivale a dizer, de fato, que uma metafsica dos costumes no pode ser baseada na antropologia, embora possa, no obstante, ser aplicada a esta6.

Embora na Fundamentao as virtudes tenham um valor relativo aos fins da vontade boa, na Metafsica dos costumes Kant confere um tratamento diferente a elas na medida em que ser considerada a natureza dos seres humanos como objeto da aplicao da lei universal. Nesse sentido, a virtude ser necessria ao homem na realizao de aes por dever, ainda que seja isenta de uma funo normativa.

2. A Virtude na Metafsica dos costumes

2.1 Distino entre a doutrina do direito e a doutrina da virtude

A doutrina da virtude difere da doutrina do direito, principalmente, no que diz respeito ao constrangimento da livre escolha. Na primeira, trata-se de um autoconstrangimento, na segunda, de um constrangimento externo. A idia de constrangimento, para Kant, j est no prprio conceito de dever e no se aplica a seres racionais em geral, mas somente a seres humanos, pois apenas estes podem transgredir a lei moral e mesmo quando a obedecem, fazem isto relutantemente, ou seja, contra as prprias inclinaes7. Os impulsos da natureza, portanto, so obstculos ao homem, dificultam o cumprimento do dever e diminuem a fora do ser humano em relao ao que ele deve se opor. Por isso, constante o esforo dele para superar suas inclinaes e perceber que pode fazer aquilo que a lei obriga a fazer. nesse sentido que Kant define a virtude pela primeira vez na Doutrina da virtude, como uma fora para se opor quilo que faria o homem descumprir a lei moral, a faculdade e a inteno deliberada de resistir a um oponente vigoroso, mas injusto, a coragem (fortitudo) e, no que tange ao que ope a disposio moral em ns, a virtude (virtus, fortitudo moralis)8. a partir desse
ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

60

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

conceito de virtude que a doutrina da virtude tambm pode ser definida, pois ela se refere doutrina dos deveres que resultam em liberdade interior, ou seja, que permite ao homem agir por dever e contra as inclinaes da natureza. Alm disso, a doutrina da virtude caracteriza-se por colocar fins escolha que so tambm deveres. Ao contrrio da doutrina do direito, que estabelece a condio formal da liberdade exterior, a doutrina da virtude produz a matria da escolha, a qual justamente o problema com que os homens se deparam quando agem, uma vez que as inclinaes podem levlos a fins contrrios ao dever, sendo necessrio, por isso, que a razo fornea a priori um fim capaz de limitar e deter a influncia dos impulsos sobre a vontade. Nesse sentido, a doutrina da virtude trata da liberdade interna e se relaciona autonomia, pois somente quem capaz de obedecer razo legisladora dotado de fora, logo, de virtude. Kant define um fim como um objeto da escolha (de um ser racional) atravs de cuja representao a escolha determinada relativamente a uma ao no sentido de levar a efeito esse objeto9. A diferena entre uma doutrina do direito e uma doutrina da virtude tambm consiste nesse ponto, a saber, de que para a primeira o ser humano pode ser constrangido apenas em relao s aes que so relativas a fins, mas no adoo mesma desses fins, pois somente eu prprio posso fazer de alguma coisa meu fim10. J a doutrina da virtude estabelece os fins que so tambm deveres e pertencem ao domnio da tica, pois aqueles remetem a um autoconstrangimento segundo leis morais, portanto, relacionados liberdade interna e no a uma coao da liberdade externa11. Ou seja, desde que somente eu prprio posso fazer de alguma coisa meu fim, o nico constrangimento possvel interno (apenas eu posso forar a mim mesmo a adotar um certo fim), o que resulta em serem os deveres de virtude, para os quais os fins se constituem em deveres, somente passveis de autoconstrangimento, diferentemente dos deveres de direito que so suscetveis de constrangimento externo. O ser humano pode ser coagido a realizar certas aes que no condizem com seu fim, mas ningum pode obrig-lo a fazer dessa ao seu fim, pois este s pode ser dado pelo prprio agente moral. Nesse sentido possvel a Kant definir a tica como o sistema dos fins da pura razo prtica12, ela uma doutrina da virtude na medida em que a determinao para um fim a nica determinao de escolha cujo prprio conceito exclui a possibilidade de constrangimento atravs de meios naturais pela escolha de outrem13. Ter um fim que no foi objeto da prpria escolha uma arbitrariedade; a liberdade concorda somente com aqueles fins que foram deliberadamente colocados pelo prprio agente moral, ou seja, quando o agente que coage a si mesmo e nesse sentido que a adoo de um fim que tambm um dever compatvel com a liberdade14. A relao entre o fim e o dever se d, para Kant, de dois modos: pode-se comear pelo fim e investigar as mximas relativas ao dever e pode-se comear pelas mximas das aes de acordo com o dever e, a partir delas, investiga-se o fim que consiste, tambm, em um dever15. O primeiro caso o modo como procede a doutrina do direito. No importa, desse modo, o fim que a pessoa

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

61

estabelece para si mesma, pois o que regulado diz respeito s mximas das aes que devem concordar com a liberdade de todos os outros segundo uma lei universal. Se a tica procedesse da mesma maneira, determinaria os deveres com base em fundamentos empricos (uma vez que os derivaria dos fins que teria estabelecido), mas tais fundamentos no produzem nenhum conceito de dever (que dado pela razo pura). Logo, cabe a ela seguir o segundo modo: a partir do conceito de dever que a tica deve investigar os fins e, em relao a eles, determinar aquelas mximas que os homens devem adotar para si mesmos, em concordncia com princpios morais. Nesse sentido, ento, a tica estabelece fins que so tambm deveres e que so chamados deveres de virtude. Os deveres de direito so aqueles que se referem ao que formal na escolha, ao que formal na determinao moral da vontade, enquanto os deveres de virtude se relacionam matria, ao objeto daquela escolha. Como afirma Kant, somente um fim que tambm um dever pode ser classificado como um dever de virtude. Por esta razo h vrios deveres de virtude (e tambm vrias virtudes), ao passo que para a primeira espcie de dever cogita-se apenas um (disposio virtuosa), que, entretanto, vlido para todas as aes16. Alm disso, o dever de direito difere do dever de virtude no seguinte aspecto: ao primeiro cabe o constrangimento externo, enquanto que para o segundo somente possvel o autoconstrangimento. Outra caracterstica que distingue as duas espcies de deveres est relacionada obrigao por eles imposta: os deveres de direito obrigam de forma estrita, determinando as aes que devem ser realizadas. A tica, ao contrrio, no pode prescrever leis para as aes, somente para as mximas das aes, por isso, elas envolvem lata obrigao e deixam uma folga para que o agente moral escolha de que maneira quer agir relativamente ao fim que um dever. Isso no significa que possvel fazer excees no cumprimento do dever, mas somente restringir uma mxima por outra, o que d maior espao prtica da virtude. Como afirma Kant, quanto mais lato o dever, portanto, mais imperfeita a obrigao de um homem para com a ao; medida que ele, contudo, mais aproxima do dever estrito (deveres de direito) a mxima de conformar-se com o lato dever (em sua disposio), tanto mais perfeita sua ao virtuosa17. Nesse sentido, possvel diferenciar os deveres perfeitos dos deveres imperfeitos. Estes constituem apenas os deveres de virtude, uma vez que no determinam exatamente a ao que se deve praticar (so deveres imperfeitos do ser humano para consigo mesmo buscar a prpria perfeio, e para com os outros, de promover a felicidade deles). Os deveres perfeitos, por sua vez, so aqueles que requerem aes mais especficas/estritas, como aquelas exigidas nos deveres de direito. Contudo, h deveres de virtude que tambm so deveres perfeitos, os quais sero especificados a seguir. Essa uma diviso possvel para classificar deveres perfeitos e deveres imperfeitos, mas como ser visto adiante, pode levar a uma arbitrariedade em relao caracterizao dos deveres de virtude perfeitos. Por isso, ela ser complementada em um momento posterior do trabalho.

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

62

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

2.2 Definies de virtude

A primeira definio de virtude dada por Kant j foi apresentada no trabalho e consiste: 1) na faculdade e a inteno deliberada de resistir a um oponente vigoroso, mas injusto, a coragem (fortitudo) e, no que tange ao que ope a disposio moral em ns, a virtude (virtus, fortitudo moralis)18. Mas Kant tambm define em outras passagens o conceito de virtude. So elas: 2) a fora de resoluo de cada um, no primeiro caso19, que propriamente chamada de virtude (virtus); a fraqueza de cada um, no segundo caso20, no tanto o vcio (vitium) mas mera carncia de virtude, falta de fora moral (defectus moralis). (Como a palavra Tugend deriva de taugen, Untugen deriva de zu nichts taugen.) Toda ao contrria ao dever chamada de transgresso (peccatum). quando uma transgresso intencional se converteu num princpio que propriamente chamada de um vcio (vitium)21. 3) Virtude a fora das mximas de um ser humano no cumprimento de seu dever22. Nesse mesmo sentido, Kant complementa a definio: uma vez que a faculdade moral de constranger a si mesmo pode ser chamada de virtude, a ao que emerge de tal disposio (respeito pela lei) pode ser chamada de ao (tica) virtuosa (...)23. Segundo essa definio, a virtude, enquanto concordncia da vontade com o dever, baseada em uma firme disposio, una e a mesma. Mas em relao ao fim das aes que tambm um dever, h diversas virtudes. 4) O fim mais elevado, incondicional de pura razo prtica (que continua sendo um dever) consiste nisto: que a virtude seja o seu prprio fim e, a despeito dos benefcios que confere aos seres humanos, tambm sua prpria recompensa. A virtude, desta feita, resplandece como uma idia que parece, pelos padres humanos, eclipsar a prpria santidade, que jamais tentada a transgredir a lei24. 5) Virtude significa uma fora moral da vontade, o que, entretanto, no esgota o conceito, uma vez que tal fora poderia tambm pertencer a um ser sagrado (sobre-humano) no qual nenhum impulso impeditivo barraria a lei de sua vontade e que, desse modo, faria jubilosamente tudo em conformidade com a lei. A virtude , portanto, a fora moral da vontade de um ser humano no cumprir seu dever, um constrangimento moral atravs de sua prpria razo legisladora, na medida em que esta constitui ela mesma uma autoridade executando a lei25. 6) (...) a virtude no pode ser definida como uma habilidade para aes livres em conformidade com a lei, a menos que se acrescesse para se determinar a agir atravs da idia da lei, e ento essa habilidade no uma propriedade da escolha, mas da vontade, que uma faculdade do desejo que ao adotar uma regra tambm a outorga como uma lei universal. Somente uma tal habilidade pode ser tida como virtude26.
ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

63

7) A virtude o produto da pura razo prtica, na medida em que esta ganha ascendncia sobre tais inclinaes com percepo de sua supremacia (fundada na liberdade)27.

2.3 Virtude como fora e fim em si mesma

As passagens acima citadas mostram a principal concepo de virtude sustentada por Kant, qual seja, de que ela pode ser identificada fora no cumprimento do dever em contraposio s inclinaes. Tal fora pode ser atribuda resoluo do ser humano, s mximas por ele adotadas e sua vontade. Essas noes fazem com que a virtude, que na Fundamentao possua um valor relativo aos fins da vontade, passe, na Doutrina da virtude, a ter valor em si mesma, pois como mostra a passagem nmero quatro, ela constitui-se no fim da razo prtica. Essa mudana s possvel, entretanto, porque na primeira as virtudes eram entendidas como qualidades que, sozinhas, no possuam valor. Assim, a coragem, se no estivesse associada vontade boa, poderia levar prtica de aes contrrias ao dever. Na Metafsica dos costumes, porm, a virtude que d fora vontade (Willkr) para que ela seja determinada pela lei moral, pois a virtude no uma qualidade simplesmente, ela uma fora constante que se manifesta na disposio em agir por dever segundo o motivo do respeito lei moral. Alm do valor intrnseco que possui, a virtude tem tambm um valor instrumental, pois como Kant afirma na passagem acima mencionada, ela confere benefcios aos homens. Pode-se concluir, ento, que ela um fim em si mesma, um fim da razo prtica e a recompensa de uma ao realizada por dever e segundo uma disposio virtuosa.

2.4 O agir virtuoso que coincide com o agir por dever Quem age virtuosamente (virtude como fora moral), age tambm por dever, pois a virtude revela o valor moral da motivao do agente, mostra que a ao teve como motivo o respeito pelo dever e, por isso, nunca poder ser contrria a ele. em funo disso que Kant pode dizer que a virtude, pelos padres humanos, parece eclipsar a prpria santidade28, uma vez que se a virtude estivesse sempre presente nos homens, no haveria sentido em pensar uma vontade que se sentisse impelida a transgredir a lei. A virtude faz coincidir a vontade com o dever e d ao homem a possibilidade de, em meio s influncias de suas inclinaes, manter-se firme e agir em concordncia com o que requerido pela lei moral. nesse sentido que Kant tambm define a virtude como autoconstrangimento de acordo com um princpio de liberdade interior29, pois pela fora moral em que consiste a virtude possvel ao homem superar os obstculos que impediriam o cumprimento do dever. Na medida em que esses obstculos so colocados por ele prprio (porque so suas inclinaes e desejos), a virtude tem que ser mais que mero autoconstrangimento, dado que no se

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

64

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

trata do autoconstrangimento de uma inclinao, a qual poderia sobrepujar outra, mas de uma inclinao em relao ao dever. Alm disso, a fora daquele que age virtuosamente diferente daquele que tem fora para cometer grandes crimes. Kant afirma que no apenas desnecessrio, mas inclusive imprprio indagar se grandes crimes poderiam no requerer mais vigor de alma do que grandes virtudes30. Primeiro porque a fora comum a ambos no se refere mesma coisa. Naquele que age virtuosamente, a fora da resoluo diz respeito fora moral que faz coincidir vontade e dever. O criminoso, no entanto, possui uma fora nas suas inclinaes que enfraquece sua razo, por isso, nem de livre ele pode ser chamado. Quem comete grandes crimes no tem mais vigor de alma tambm por outro motivo, pois por vigor de alma se entende fora de resoluo num ser humano como um ser dotado de liberdade31 e isso condiz com um estado de sade, que o equilbrio das foras corporais. Grandes crimes, todavia, so paroxismos cuja viso faz tremer algum cuja alma est saudvel32, uma vez que a fora daquele capaz de cometer grandes crimes, na medida em que se relaciona s inclinaes, no pode estar associada sade, mas doena, ao enfraquecimento das foras, por isso, no h vigor de alma algum, se por alma se entende o princpio vital do ser humano no livre uso de seus poderes33. Desse modo, dizer que aquele que comete grandes crimes requer mais vigor de alma do que aquele que age virtuosamente seria o mesmo que dizer que algum pode exibir mais fora quando enfermo do que quando se encontra saudvel. 2.5 Virtude, vcio e deficincia moral A fora de resoluo no cumprimento dos deveres de virtude, conforme a passagem nmero dois, d mrito ao agente moral, enquanto o no-cumprimento do dever atesta sua deficincia moral, uma vez que lhe falta a virtude para manter-se firme na execuo de aes devidas. Assim, no o oposto da virtude o vcio, mas a falta de fora moral, pois o vcio consiste na transgresso da lei moral quando ela se converte em princpio da ao, quando o agente moral age contra o dever de forma intencional, tento como motivo no o respeito ao dever, mas algo contrrio a ele34. Dessa maneira, ser virtuoso aquele que alm de conformar sua ao ao dever, promover ou fomentar sua disposio de agir sempre em concordncia com ele, fazendo da prpria lei moral o estmulo para as suas aes. Nesse sentindo, para o ser humano que age de modo correto segundo uma disposio virtuosa, surgir para sua ao uma recompensa de um prazer moral que ultrapassa o mero contentamento consigo mesmo (que pode ser meramente negativo) e que celebrada no dizer que, atravs da conscincia desse prazer, a virtude sua prpria recompensa35. 2.6 Virtude como habilidade livre (habitus libertatis) e no como hbito (assuetudo)

Se um hbito consiste em uma uniformidade na ao que se converteu numa necessidade


ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

65

atravs de repetio freqente36, a virtude, ento, no pode ser um mero hbito (assuetudo). Para Kant, uma habilidade (habitus) uma facilidade na ao e uma perfeio subjetiva na escolha37. Nem toda facilidade, contudo, uma habilidade livre (habitus libertatis), podendo ser um hbito (assuetudo), como foi anteriormente definido. Nesse sentido que a virtude no pode ser considerada um hbito, pois, como ela condiz com a liberdade interna, deve ser uma habilidade no da escolha (Willkr), a qual pode ser heternoma, mas da vontade (Wille), enquanto coincide com a determinao da lei moral e , portanto, autnoma. Somente nesse sentido a virtude pode ser uma habilidade. Conforme Schneewind, a virtude no pode ser definida como um hbito ou uma disposio definida. Os homens, enquanto seres humanos que sofrem a influncia de seus impulsos e desejos, nunca podero dispensar a fora moral (virtude) no cumprimento do dever, uma vez que so suscetveis possibilidade de transgredir a lei moral. Somente Deus no precisaria de virtude, pois ele, necessariamente, age moralmente38. Assim, e como o prprio Kant afirma39, a virtude est em constante progresso (porque objetivamente um ideal e inatingvel) e parte sempre do incio (j que a natureza humana afetada por inclinaes e a virtude nunca pode sossegar em paz e quietude). Por ser um ideal, a aproximao em relao virtude um dever para o homem. Ele se encontra freqentemente tentado a se desviar da prtica do dever para se deixar dominar pelos impulsos sensveis. As mximas adotadas, dessa forma, no so um hbito para ele, j que se o fossem, sua ao seria determinada e no poderia ser realizada por dever, nem livremente de acordo com a vontade. Logo, o ser humano, a cada escolha possvel, ou seja, a cada mxima adotada livremente, tem que afirmar a virtude como fora moral da vontade. Para Paul Guyer, a virtude deve ser como um hbito, mas no meramente um hbito, pois este sugere um comportamento automtico e no pensado, o que seria incompatvel com a liberdade interior. Nesse sentido, a virtude deve ser adquirida assim como um hbito algo tambm adquirido, pois os seres humanos no so naturalmente dispostos a serem virtuosos, ou seja, no assumem naturalmente a mxima fundamental em um ato livre da escolha. Alm disso, no importa o quanto a pessoa contemple ou pratique atos de virtude para fazer desta uma disposio, porque preciso que o hbito da virtude represente uma escolha livre contnua da lei sobre as inclinaes, portanto, ele deve se manifestar em cada mxima formulada40. As condies requeridas pela virtude, segundo Kant, so, pelos menos, duas: o domnio de si mesmo e a apatia. Dado que a virtude baseia-se na liberdade interior, ela exige do homem um esforo em controlar pela razo as prprias inclinaes, o que resulta no domnio de si mesmo. Isso significa que tal domnio vai alm de proibi-lo deixar-se governar por seus sentimentos e inclinaes (o dever de apatia), pois a menos que a razo mantenha as rdeas do governo em suas prprias mos, os sentimentos e inclinaes do ser humano atuaro sobre ele41. A apatia moral, por sua vez, relaciona-se ausncia dos afetos (porque a razo no se deixa dominar por eles) e no corresponde a uma indiferena moral. Os afetos impedem ou dificultam a reflexo e promov-los

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

66

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

seria falta de virtude, pois a apatia justamente seu contrrio, a fora para no deixar o sentimento moral de respeito lei ser influenciado por impresses sensveis. Como Kant afirma, a autntica fora da virtude uma mente tranqila com uma ponderada e firme resoluo de pr a lei da virtude em prtica42.

3. Deveres de virtude

3.1 Deveres imperfeitos para consigo mesmo e para com os outros

Nancy Sherman sustenta que a concepo kantiana de virtude acentua a noo de fora da vontade e fortitude em obedecer a uma sano interna. A virtude estaria associada idia de um triunfo do dever sobre as inclinaes, a um autocontrole contra obstculos que dificultam o agir por dever. Entretanto, a autora defende que a virtude no pode ser vista meramente como autocontrole e domnio de si, como fora para fazer predominar o dever e no as inclinaes. Ela se manifesta, sobretudo, na transformao positiva da natureza humana em concordncia com a moralidade43. Isso poderia ser percebido no sistema de deveres estabelecido por Kant, como, por exemplo, no dever de aumentar a perfeio moral. Dois so os fins que tambm so deveres para os seres humanos: a prpria perfeio e a felicidade dos outros. Tais deveres no so intercambiveis, ou seja, no um dever promover a prpria felicidade nem a perfeio dos outros. Esse primeiro dever j um fim que todo homem tem em funo dos impulsos naturais. Mesmo sendo um fim, no , contudo, um dever. Na medida em que este implica constrangimento e em adotar um fim de forma relutante, no se poderia, ento, constranger a algum a fazer algo que ela j deseja realizar. No tem sentido, portanto, obrigar algum a buscar sua prpria felicidade. Do mesmo modo, contraditrio pr como fim a perfeio dos outros e fazer disso um dever, j que s depende da prpria pessoa estabelecer como fim a perfeio de acordo com seus prprios conceitos de dever.

3.2 Prpria perfeio de cada um

O fim imperfeito que a prpria perfeio de cada um consiste no cultivo das faculdades de cada um (predisposies naturais), a mais elevada das quais o entendimento, a faculdade dos conceitos e, assim, tambm, daqueles conceitos que tm a ver com o dever44. Tal dever inclui a obrigao de cultivar a prpria vontade para que ele possa ser cumprido. Aqui se justifica a defesa de Sherman, de que a virtude, enquanto fora moral, ajuda o homem a aperfeioar a si mesmo pelo

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

67

cultivo da vontade, o que faz com que sua natureza acabe por concordar com a moralidade. Como afirma Kant, um ser humano tem o dever de conduzir o cultivo de sua vontade mais pura disposio virtuosa, na qual a lei se converte tambm no incentivo para suas aes que se conformam ao dever e ele acata a lei a partir do dever. Essa disposio perfeio moralmente prtica45. Esse um dever que o homem possui enquanto ser moral. Assim, ele deve, a fim de realizar essa perfeio moral, cumprir o dever a partir do motivo do respeito pela lei, fazendo desta o estmulo para suas aes. O dever lato na medida em que prescreve apenas uma lei para a mxima das aes (que de agir por dever e no segundo inclinaes) e no para as prprias aes. Mas como ser animal, diz Kant, um ser humano tem o dever de erguer-se da tosca condio de sua natureza, de sua animalidade (quoad actum) cada vez mais rumo humanidade, (...) tem o dever de reduzir sua ignorncia atravs da instruo e corrigir seus erros46. Isso porque a humanidade caracterizada como a capacidade de estabelecer fins para si mesmo, por isso, o ser humano deve desenvolver ao mximo suas faculdades para que se distinga da animalidade. Deve, portanto, cultivar sua vontade racional, promovendo todas as suas faculdades e elevando-se da animalidade pela cultura. O desenvolvimento da perfeio natural se d pelo aprimoramento dos poderes do esprito (pelo uso da razo) e dos poderes da alma (pelo entendimento e pela regra). Aos primeiros, Kant atribui a matemtica, a lgica e a metafsica da natureza, sendo que estas duas ltimas esto includas na filosofia, pois seu uso no retirado da experincia, mas derivado a priori de princpios47. Os poderes da alma incluem a memria, a imaginao e similares, com base nos quais se pode construir o aprendizado, o gosto (o embelezamento interno e externo) e assim por diante (...)48. Esse dever para consigo mesmo tambm lato, pois a cada um cabe decidir at que ponto cultivar suas faculdades e ampliar seus conhecimentos. Dessa forma, no h um princpio racional que estabelea a extenso desse dever, o qual s prescreve uma lei para as mximas das aes que consiste em cultiva teus poderes da mente e do corpo de modo que estejam aptos a realizar quaisquer fins com que possas te deparar49.

3.3 A felicidade dos outros

O que fundamenta a beneficncia o fato de que por amar a si mesmo, o ser humano se coloca como fim para os outros, ou seja, necessita tambm ser amado e ajudado quando houver necessidade. A nica forma de tornar tal mxima obrigatria fazendo dela uma lei universal. Assim, a felicidade dos outros (seu bem-estar natural) passa a ser um fim que tambm um dever. Por ser um dever, no se pode fazer o bem com a esperana de uma recompensa, nem pode ser feito por afeio e amor, somente pelo motivo da prpria lei. Contudo, cabe a cada um decidir o quanto sacrifica pela felicidade dos outros, uma vez que seria contraditria uma mxima que sustentasse o sacrifcio da prpria felicidade a fim de que se agisse em funo do bem dos outros. Dessa forma,
ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

68

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

afirma Kant, esse dever somente um lato dever; o dever possui em si uma folga para fazer mais ou menos, e limites especficos no podem ser atribudos ao que deveria ser feito. A lei vale somente para mximas, no para aes determinadas50. Deve-se tambm promover a felicidade dos outros no que diz respeito ao bem-estar moral (salubritas moralis), no por uma ajuda a uma pessoa no que se refere elevao de sua conscincia moral, mas somente no sentido de abster-se de fazer algo que a leve a agir e, posteriormente, penalizar a si prpria (dada a sua natureza humana e pela sua conscincia). Esse dever, visto que no estabelece limites, tambm uma obrigao lata.

3.4 Deveres de virtude perfeitos

Alm dos deveres imperfeitos para consigo mesmo e para com os outros, Kant estabelece alguns deveres perfeitos para consigo mesmo de omisso (sustine et abstine), a saber, do suicdio, da degradao de si mesmo pela concupiscncia, do entorpecer-se atravs do uso excessivo de alimento ou bebida (deveres de preservar-se enquanto ser animal), bem como da mentira, da avareza e do servilismo, os quais so deveres do ser humano consigo mesmo como ser moral. Os deveres de omisso encerram obrigaes de no realizar certas aes, os quais parecem no requerer uma motivao moral de respeito lei, nem de adotar certos fins. Assim, eles seriam caracterizados como perfeitos em funo dessas caractersticas. Isso conferiria a tais deveres uma obrigao estrita e no lata, o que resultaria no fato de eles pertencerem ao domnio do direito e no da virtude. Dessa forma, parece haver uma arbitrariedade na classificao dos deveres de virtude perfeitos. Para esclarecer o problema, preciso entender qual o critrio mais adequado para distinguir deveres perfeitos de imperfeitos e sua relao com os deveres de virtude e de direito. Como foi dito anteriormente no trabalho, uma possvel diferenciao diz respeito ao tipo de obrigao imposta pelos deveres, ou seja, deveres de virtude envolvem lata obrigao enquanto que deveres de direito envolvem estrita obrigao, como Kant expe na Doutrina da virtude51. Correspondem a essas obrigaes, respectivamente, os deveres imperfeitos e os deveres perfeitos52. Tal distino, contudo, implicaria em afirmar que os deveres perfeitos precisariam estar no domnio dos deveres de direito, o que contraria a classificao feita por Kant na Doutrina da virtude. Desse modo, a fim de se resolver esse impasse, faz-se necessrio considerar que tal distino secundria para a diviso dos deveres e encontrar outro critrio que permita justific-la. Na Introduo Doutrina do direito Kant afirma:
Todos os deveres so ou deveres de direito (officia iuris), quais sejam, deveres para os quais a legislao externa possvel, ou deveres de virtude (officia cirtutis s. ethica),

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

69

para os quais a legislao externa no possvel. Deveres de virtude no so suscetveis de estarem submetidos legislao externa simplesmente porque eles tm a ver com um fim o qual (ou cuja posse) tambm um dever. Nenhuma legislao externa capaz de fazer algum estabelecer um fim para si mesmo (j que isso constitui um ato interno da mente), a despeito de lhe ser possvel prescrever aes externa que conduzem a um fim sem que o sujeito o torne seu fim53.

Nessa passagem fica claro que a diferena entre deveres de virtude e direito, reside, principalmente, no fato de que para os primeiros somente possvel uma coero interna, ou seja, autoconstrangimento, enquanto que os segundos so suscetveis de coero externa. Dessa forma, tanto os deveres imperfeitos quanto os deveres perfeitos, independentemente do tipo de obrigao que impem, podem ser classificados como deveres de virtude se a eles s couber coero interna. Isso significa, tambm, que a adoo de fins possvel mesmo para os deveres perfeitos que Kant estabelece, pois dado que so deveres negativos, probem um ser humano de agir contrariamente ao fim de sua natureza (...) e, assim, tm a ver meramente com sua autopreservao moral54. A justificao para a omisso do suicdio , segundo Kant, que (...) dispor de si mesmo como um mero meio para algum fim discricionrio rebaixar a humanidade na prpria pessoa (homo noumenon), qual o ser humano (homo phaenomenon) foi, todavia, confiado para preservao55. Do mesmo modo, os demais deveres perfeitos constituem-se em formas de no se opor ao princpio da humanidade como fim em si mesma. Pode-se perceber, ento, que o critrio que predomina na distino entre deveres de virtude e de direito a coero interna, a qual resolve o problema de se considerar deveres perfeitos como deveres de virtude, j que no a obrigao lata ou estrita que conta para tal diviso. Guyer observa que a necessidade de se adotar um fim, que condio dos deveres de virtude, leva ao reconhecimento de que a coero interna, ou seja, o autoconstrangimento, torna-se o critrio mais fundamental para os deveres de virtude56. H, ainda, deveres perfeitos para com os outros, como por exemplo, de respeito por outros seres humanos. Embora os deveres de amor, divididos no dever de beneficncia, gratido e solidariedade, sejam deveres imperfeitos, pois possuem uma folga em relao sua execuo, os deveres de respeito podem ser considerados perfeitos, pois obrigam de forma estrita, ou seja, no h nenhuma folga para decidir quando se deve respeitar outro ser humano, pois tal dever incondicional e sua mxima no pode ser substituda por outra57. Alm disso, Kant afirma que a omisso no cumprimento dos deveres de amor falta de virtude, mas quando os deveres de respeito no so cumpridos, no se atribui ao agente moral uma deficincia, mas o prprio vcio, pois ningum ofendido se deveres de amor so negligenciados; mas uma omisso do dever de respeito infringe a pretenso legal de cada um58.

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

70

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

O que se pode ainda ressaltar em relao aos deveres de virtude e a prpria concepo de virtude defendida por Kant que somente pelo fato dessa ser entendida como fora moral, que revela a motivao moral do respeito lei, que se pode dizer que ela que sustenta os deveres de virtude. A virtude, enquanto fora capaz de levar o ser humano a coagir a si prprio, tambm a condio para a possibilidade dos deveres de virtude (que pressupem esse autoconstrangimento) serem cumpridos. Somente aquele que possui uma disposio virtuosa ter um motivo para cumprir os deveres de virtude, pois apenas a motivao do respeito pela lei d suporte ao cumprimento de tais deveres. Nesse sentido, Guyer afirma que o cumprimento dos deveres de virtude definidos como deveres para os quais somente possvel autoconstrangimento s pode ser um produto da virtude59. Desse modo, o cultivo e a prtica da virtude so essenciais ao ser humano para que ele possa agir em concordncia com o dever mesmo quando esse dever colocado por ele mesmo, como um fim que ele reconhece ser exigido pela lei moral e quando apenas ele pode coagir a si prprio para realiz-lo.

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

71

Notas A esse respeito cabe ressaltar que h uma interpretao segundo a qual mesmo que estivessem presentes como motivos de uma ao, tanto as inclinaes quanto o respeito ao dever, ela ainda teria valor moral se o dever fosse condio suficiente para levar o agente a realizar tal ao. (Cf. HERMAN, B. The practice of moral judgment. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.) Outra posio que se contrape a esta aquela sustentada por Allison (Tese da Incorporao), o qual defende que as inclinaes nunca so causas de uma ao, a no ser que elas sejam incorporadas na mxima do agente por um ato de escolha. (Cf. ALLISON, H. Kants theory of freedom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.) 2 KANT, I. Fundamentao da metafsica dos costumes. Lisboa: Edies 70, 1988. p. 21, (BA 1). 3 KANT, I. Fundamentao da metafsica dos costumes, p. 21, (BA 1). 4 KANT, I. Fundamentao da metafsica dos costumes, p. 22, (BA 2, 3). 5 Apesar dos termos Wille e Willkr serem comumente traduzidos por vontade, h uma distino no que se refere aos seus significados. O primeiro termo empregado por Kant para se referir vontade associada liberdade, autonomia e espontaneidade, ou seja, quando a vontade considerada fonte do dever-ser. A Willkr, por sua vez, est relacionada capacidade de escolha, vontade enquanto arbtrio, e nesse caso, que ela pode seguir as inclinaes e se recusar a agir por dever, pois a Wille sempre concorda o seu querer com a lei moral, no cabendo a ela a possibilidade de se desviar do que o moralmente correto. Somente na esfera da Willkr, do arbtrio, portanto, o homem pode ser influenciado por motivos sensveis, pois a Wille, enquanto vontade que se associa liberdade e capaz de determinar a si mesma, caracteriza-se pela ausncia daqueles motivos. 6 KANT, I. A metafsica dos costumes. So Paulo: Edipro, 2003. p. 59. (MC 6:217). Daqui para frente essa obra ser citada como MC, a Doutrina da virtude como DV e os pargrafos numerados de acordo com a numerao da academia. 7 DV 6:379. 8 DV 6:380. 9 DV 6:381. 10 DV 6:381. 11 Kant chama o princpio supremo da doutrina do direito de analtico, pois se refere, unicamente, liberdade externa. O princpio da doutrina da virtude, porm, vai alm do conceito de liberdade externa e junto a ele relaciona as leis universais, estabelecendo um fim que tambm um dever e, por isso, sinttico. No conceito de dever de direito so encontradas a lei, a capacidade (de cumprir a lei) e a vontade que determina a mxima. Ao conceito de dever de virtude devem ainda ser acrescentados os conceitos de autoconstrangimento e de um fim que se deve ter. DV 6:397. 12 DV 6:381. 13 DV 6:381. 14 DV 6:382. 15 DV 6:382. 16 DV 6:383. 17 DV 6:390. 18 DV 6:380. 19 Kant se refere ao cumprimento dos deveres de virtude imperfeitos, que meritrio. 20 O segundo caso diz respeito culpabilidade, que o no-cumprimento dos deveres j citados. 21 DV 6:390. 22 DV 6:394. 23 DV 6:394. 24 DV 6:397. 25 DV 6:405. 26 DV 6:407. 27 DV 6:477. 28 DV 6:397. 29 DV 6:394. 30 DV 6:384. 31 DV 6:384. 32 DV 6:384. 33 DV 6:384. 34 Kant se ope concepo aristotlica de virtude como mediania entre dois vcios. Para ele, aquilo que distingue uma virtude de um vcio no uma diferena de grau em relao adoo de mximas, mas da qualidade delas, ou seja, de sua relao com a lei moral. Kant considera que cada vcio possui uma mxima correspondente. Dessa forma,
1

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

72

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana.

vcios que se opem no diferem em grau, mas na prpria mxima de que surgem. Por exemplo, a oposio que h entre a prodigalidade e a avareza devida ao fato de que o prdigo tem como mxima o gastar em excesso, enquanto o avaro adota a mxima de se apegar excessivamente ao dinheiro. (DV 6:404). 35 DV 6: 391. 36 DV 6: 407. 37 DV 6:407. 38 SCHNEEWIND, J. B. Autonomy, obligation, and virtue: An overview of Kants moral philosophy. In.: The Cambridge companion to Kant. (Edited by Paul Guyer). Cambridge: Cambridge University Press, 1992. p. 318. 39 DV 6:409. 40 GUYER, P. Kant on freedom, law and happiness. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p. 310. 41 DV 6:408. 42 DV 6:409. 43 SHERMAN, Nancy. Making a necessity of virtue. Aristotle and Kant on virtue. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. p. 140. 44 DV 6:387. 45 DV 6:387. 46 DV 6:387. 47 DV 6:445. 48 DV 6:445. 49 DV 6:392. 50 DV 6:393. 51 DV 6:390. 52 In the Vigilantius lectures, Kant starts by firmly equating the distinction between officia stricta or perfecta, that is, duties to avoid the commission of certain relatively specific types of action, and officia lata or imperfecta, that is, the broad duties to adopt a relatively general sort of end, which cannot be mechanically translated into duties to perform specific types of actions in specific circumstances: all officia stricta or perfect duties are duties of right, and all officia lata or imperfect duties are duties of virtue. (Vigilantius, 27:581 (c); Lectures on Ethics, p. 332.). GUYER, P. Kant on freedom, law and happiness, p. 316. 53 MC 6:239. 54 DV 6:419. 55 DV 6:423. 56 GUYER, P. Kant on freedom, law and happiness, p. 317. 57 Mas exatamente porque ele no pode ceder a si mesmo por preo algum (o que entraria em conflito com seu dever de auto-estima), tampouco pode agir em oposio igualmente auto-estima dos outros, como seres humanos, isto , ele se encontra na obrigao de reconhecer, de um modo prtico, a dignidade da humanidade em todo outro ser humano. Por conseguinte, cabe-lhe um dever relativo ao respeito que deve ser demonstrado a todo outro ser humano. DV 6: 462. 58 DV 6: 464. 59 So compliance with the duties of virtue defined simply as duties for which only self-constraint is possible can only be a product of virtue. GUYER, P. Kant on Freedom, Law and Happiness, p. 318.

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

PETRY, F. B. O papel da virtude na tica kantiana..

73

Referncias Bibliograficas ALLISON, H. Kants theory of freedom. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.) GUYER, P. Kant on freedom, law and happiness. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. HERMAN, B. The practice of moral judgment. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. KANT, I. A Metafsica dos costumes. (Traduo de Edson Bini). So Paulo: Edipro, 2003. KANT, I. Fundamentao da metafsica dos costumes. (Traduo de Paulo Quintela). Lisboa: Edies 70, 1988. KANT, I. The metaphysics of morals. (Edited by Mary Gregor). Cambridge: Cambridge University Press, 1996. SCHNEEWIND, J. B. Autonomy, obligation, and virtue: An overview of Kants moral philosophy. In.: The Cambridge companion to Kant. (Edited by Paul Guyer). Cambridge: Cambridge University Press, 1992. SHERMAN, Nancy. Making a necessity of virtue. Aristotle and Kant on virtue. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

ethic@ - Florianpolis, v. 6, n. 1, p. 57-73 Jul 2007.

Anda mungkin juga menyukai