Anda di halaman 1dari 7

MATEMTICA (1 Fase)

TEMAS E TPICOS 1. A Lgica na Matemtica e a Linguagem dos Conjuntos 1.1 Lgica e a linguagem matemtica. Operaes lgicas. Implicao e Equivalncia. Quantificadores. Negao de proposies quantificadas. 1.2 Conjuntos: operaes e propriedades. 1.3 Noes de argumentos lgicos. Argumentos vlidos. Anlise de argumentos atravs de diagramas de Venn. 2. Nmeros 2.1 Conjuntos Numricos: naturais, inteiros, racionais e reais. Operaes e propriedades. Fatoraes. Razo e proporo. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Aplicaes. 2.2 Seqncias de nmeros reais: lei de formao de uma seqncia. Progresso aritmtica e geomtrica. Soma de um nmero finito de termos de progresses aritmticas e geomtricas. 2.3 Introduo Matemtica Financeira: juros simples e juros compostos. Descontos simples. Capitalizao simples e composta. Comparao entre planos de pagamentos. 2.4 Anlise Combinatria. Princpio Fundamental de Contagem. Permutaes e combinaes simples. 3. lgebra 3.1 Plano Cartesiano. Coordenadas de pontos do plano. 3.2 Funo: conceito; domnio; imagem; grfico. Crescimento e decrescimento. Funes Reais: funo afim; funo quadrtica. Funo exponencial e logartmica; os logaritmos naturais e a exponencial de base e. 3.3 Composio de funes. Funes inversas. 3.4 Matrizes: operaes e propriedades; a inversa de uma matriz. Determinante de uma matriz. Sistemas lineares e matrizes; escalonamento. Resoluo de sistemas de equaes lineares. 4. Geometria e Medida 4.1 Geometria Plana: segmentos, ngulos, tringulos, quadrilteros, polgonos. Congruncia e semelhana de tringulos. Circunferncia. Permetros e reas de figuras planas. Aplicaes. 4.2 Geometria Espacial: noes de paralelismo e perpendicularismo. Prismas, pirmides, cilindros, cones e esferas. reas e volumes. Aplicaes. 4.3 Transformaes Geomtricas: noes de translao, rotao, simetria e homotetia. 4.4 Geometria Analtica Plana: distncia entre dois pontos; ponto mdio de um segmento. Estudo da reta e da circunferncia. 4.5 Trigonometria: razes trigonomtricas no tringulo retngulo e na circunferncia. Trigonometria num tringulo qualquer; leis do seno e do cosseno. Aplicaes. 5. Estatstica 5.1 Experimentos aleatrios; espao amostral, eventos. Probabilidade de um evento; noes de probabilidade em espaos amostrais finitos. 5.2 Noes de Estatstica Descritiva: levantamento de dados, tabelas. Distribuio de freqncias. Grficos estatsticos: interpretao. Medidas de posio. Medidas de disperso.

HABILIDADES E COMPETNCIAS 1. A Lgica na Matemtica e a Linguagem dos Conjuntos Utilizar as noes de lgica para uma melhor compreenso da linguagem matemtica, valorizando a correo, clareza e preciso. Compreender a noo de conjunto como uma linguagem fundamental com base na qual os conceitos matemticos so expressos. Usar a linguagem dos conjuntos para analisar a validade de argumentos. 2. Nmeros Compreender a importncia da construo dos novos conjuntos numricos na evoluo da Matemtica. Utilizar as propriedades para melhor operar com os nmeros reais. Estimar ordem de grandeza do resultado de clculos ou medies, tratando com valores numricos aproximados, de acordo com o contexto. Aplicar os conceitos de razo e proporo na resoluo de problemas. Compreender que uma progresso geomtrica uma seqncia com taxa de crescimento constante. Relacionar a progresso aritmtica com a funo afim e a progresso geomtrica com a funo exponencial. Identificar, atravs de problemas contextualizados, grandezas que evoluem como uma progresso aritmtica ou geomtrica. Utilizar as progresses aritmticas e geomtricas como fontes de compreenso da Matemtica Financeira. Relacionar o clculo de juros compostos com a funo exponencial. Avaliar alternativas entre planos de pagamentos, em situaes do cotidiano. Compreender o princpio fundamental de contagem. Compreender que combinaes e permutaes so conceitos que permitem efetuar contagens em conjuntos, sem a necessidade de enumerao de seus elementos. Aplicar as idias de combinatria a fenmenos naturais e do cotidiano. 3. lgebra Relacionar a geometria com a lgebra, atravs da representao de pontos no plano, visando ao estudo de grficos de funes. Relacionar fenmenos naturais por meio do conceito de funo, explorando a contextualizao e a interdisciplinaridade que o tema permite. Utilizar o conceito de funo para descrever e estudar, atravs da leitura, interpretao e construo de grficos, os fenmenos do cotidiano em diversas reas do conhecimento. Resolver problemas de otimizao atravs da funo quadrtica. Reconhecer tipos de funes atravs de seus grficos. Reconhecer aspectos do comportamento de uma funo. Operar com duas ou mais funes, verificando quando possvel calcular a inversa de uma funo. Compreender o conceito de matriz como ferramenta utilizada na organizao de dados. Compreender as operaes com matrizes atravs de aplicaes. Resolver problemas que requerem o uso de sistemas lineares. 4. Geometria e Medida Caracterizar as formas geomtricas planas por meio de propriedades, relacionando seus elementos e calculando comprimentos e reas. Caracterizar as formas geomtricas espaciais por meio de propriedades, relacionando seus elementos e calculando reas e volumes.

Identificar figuras geomtricas obtidas atravs das transformaes no plano: translao, rotao, simetria e homotetia. Compreender o fundamento da geometria analtica: a conexo entre a geometria e a lgebra. Atribuir significado geomtrico a fatos de natureza numrica. Utilizar a trigonometria na resoluo de problemas que envolvem medies, em especial o clculo de distncias inacessveis. 5. Estatstica Compreender os conceitos de experimento aleatrio e de probabilidade de um evento. Compreender a probabilidade como anlise de modelos que podem ser usados para estudar experimentos ou fenmenos aleatrios. Aplicar as idias de probabilidade em fenmenos naturais e do cotidiano, realizando inferncias e fazendo predies com base numa amostra da populao. Compreender a apresentao de uma srie estatstica na forma de tabelas ou grficos para facilitar a visualizao, comparao e previso de fenmenos. Utilizar tcnicas e raciocnios estatsticos que evidenciem a importncia desses instrumentos, tanto nas Cincias da Natureza quanto nas Cincias Humanas. BIBLIOGRAFIA BEZERRA, Manoel Jairo. Matemtica para o Ensino Mdio.; 5.ed. So Paulo: Scipione, 2001. (Srie Parmetros) BIGODE, Antonio Jos. Matemtica hoje feita assim. So Paulo: FTD, 2000. 4 vol. BONGIOVANNI, Vicenzo et al. Matemtica e vida. So Paulo: tica, 1993. 4 vol. CATUNDA, Omar et al. As transformaes geomtricas e o ensino da Geometria. Salvador: UFBA, 1996. 2 vol. DANTE, Luiz Roberto. Matemtica, contexto e aplicaes. So Paulo: tica, 2000. 3 vol. DI PIERRO NETO, Scipione. Pensar Matemtica. So Paulo: Scipione, 2000. GIOVANNI, Jos Ruy. Matemtica, pensar e descobrir. So Paulo: FTD, 2000. 4 vol. GUELLI, Oscar. Matemtica, uma aventura do pensamento. So Paulo: tica, 2000. IEZZI, Gelson. Matemtica. So Paulo: Saraiva, 2000. IMENES, Lus; LELLIS, M. Matemtica para todos. So Paulo: Scipione, 2001. 4 vol. LELLIS, M.; JAKUBOVIC, J.; CENTURION, M. Matemtica na medida certa. So Paulo: Scipione, 2001. PAIVA, Manoel R. Matemtica. So Paulo: Moderna, 2000. 3 vol. SMOLE, Ktia; ROKU, K. Matemtica. So Paulo: Saraiva, 1999. 3 vol. YOUSSEF, A. et al. Matemtica. So Paulo: Scipione, 1999. (Coleo Novos Tempos)

MATEMTICA (2 Fase)
TEMAS E TPICOS 1. A Lgica na Matemtica e a Linguagem dos Conjuntos 1.1 Lgica e a linguagem matemtica. Operaes lgicas. Implicao e Equivalncia. Quantificadores. Negao de proposies quantificadas. 1.2 Conjuntos: operaes e propriedades. 1.3 Noes de argumentos lgicos. Argumentos vlidos. Anlise de argumentos atravs de diagramas de Venn. 2. Nmeros 2.1 Conjuntos Numricos: naturais, inteiros, racionais e reais. Operaes e propriedades. Fatoraes. Razo e proporo. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Aplicaes. 2.2 Nmeros Complexos: forma algbrica e trigonomtrica. Operaes. Frmulas de Moivre para potncias e razes n-simas de nmeros complexos. Razes n-simas da unidade e os polgonos regulares. 2.3 Seqncias de nmeros reais: lei de formao de uma seqncia. Progresso aritmtica e geomtrica. Soma de um nmero finito de termos de progresses aritmticas e geomtricas. Soma de uma progresso geomtrica infinita. 2.4 Introduo Matemtica Financeira: juros simples e juros compostos. Descontos simples. Capitalizao simples e composta. Comparao entre planos de pagamentos. 2.5 Anlise Combinatria. Princpio Fundamental de Contagem. Permutaes e combina-es simples. Permutaes com repetio. Tringulo de Pascal e Binmio de Newton. 3. lgebra 3.1 Plano Cartesiano. Coordenadas de pontos do plano. 3.2 Funo: conceito; domnio; imagem; grfico. Crescimento e decrescimento. Funes Reais: funo afim; funo quadrtica; funo modular; funo raiz quadrada; funo recproca, etc. Funo exponencial e logartmica; os logaritmos naturais e a exponencial de base e. Funes trigonomtricas; seno, cosseno, tangente, etc. Relaes entre as funes trigonomtricas. Frmulas da adio de arcos. Grficos de funes: transformaes de grficos com o uso de translaes e simetrias. Equaes, inequaes e sistemas de equaes e inequaes. 3.3 Composio de funes; funes injetoras e sobrejetoras; funes inversas. 3.4 Polinmios: operaes e propriedades. Equaes polinomiais. Relao entre coeficientes e razes de polinmios. O Teorema Fundamental da lgebra. 3.5 Matrizes: operaes e propriedades; a inversa de uma matriz. Determinante de uma matriz. Sistemas lineares e matrizes; escalonamento. Resoluo de sistemas de equaes lineares. 4. Geometria e Medida 4.1 Geometria Plana: segmentos, ngulos, tringulos, quadrilteros, polgonos. Congruncia e semelhana de tringulos. Circunferncia. Permetros e reas de figuras planas. Aplicaes. 4.2 Geometria Espacial: paralelismo e perpendicularismo entre planos, entre retas, entre retas e planos. Prismas, pirmides, cilindros, cones e esferas. reas e volumes. Aplicaes. 4.3 Transformaes Geomtricas: noes de translao, rotao, simetria e homotetia. 4.4 Geometria Analtica Plana: distncia entre dois pontos; ponto mdio de um segmento. Estudo da reta e da circunferncia. Equaes bsicas das cnicas.

4.5 Trigonometria: razes trigonomtricas no tringulo retngulo e na circunferncia. Trigonometria num tringulo qualquer; leis do seno e do cosseno. Aplicaes. 5. Estatstica 5.1 Experimentos aleatrios; espao amostral, eventos. Probabilidade de um evento; noes de probabilidade em espaos amostrais finitos. 5.2 Noes de Estatstica Descritiva: levantamento de dados, tabelas. Distribuio de freqncias. Grficos estatsticos: interpretao. Medidas de posio. Medidas de disperso. HABILIDADES E COMPETNCIAS 1. A Lgica na Matemtica e a Linguagem dos Conjuntos Utilizar as noes de lgica para uma melhor compreenso da linguagem matemtica, valorizando a correo, clareza e preciso. Compreender a noo de conjunto como uma linguagem fundamental com base na qual os conceitos matemticos so expressos. Usar a linguagem dos conjuntos para analisar a validade de argumentos. 2. Nmeros Compreender a importncia da construo dos novos conjuntos numricos na evoluo da Matemtica. Utilizar as propriedades para melhor operar com os nmeros reais. Estimar ordem de grandeza do resultado de clculos ou medies, tratando com valores numricos aproximados, de acordo com o contexto. Aplicar os conceitos de razo e proporo na resoluo de problemas. Compreender a importncia da construo dos nmeros complexos na evoluo da Matemtica. Utilizar as propriedades dos nmeros complexos e a forma trigonomtrica para melhor resolver problemas. Relacionar o estudo dos nmeros complexos com o da Trigonometria. Compreender que uma progresso geomtrica uma seqncia com taxa de crescimento constante. Relacionar a progresso aritmtica com a funo afim e a progresso geomtrica com a funo exponencial. Identificar, atravs de problemas contextualizados, grandezas que evoluem como uma progresso aritmtica ou geomtrica. Utilizar as progresses aritmticas e geomtricas como fontes de compreenso da Matemtica Financeira. Relacionar o clculo de juros compostos com a funo exponencial. Avaliar alternativas entre planos de pagamentos, em situaes do cotidiano. Compreender o princpio fundamental de contagem. Compreender que combinaes e permutaes so conceitos que permitem efetuar contagens em conjuntos, sem a necessidade de enumerao de seus elementos. Aplicar as idias de combinatria a fenmenos naturais e do cotidiano. 3. lgebra Relacionar a geometria com a lgebra, atravs da representao de pontos no plano, visando ao estudo de grficos de funes. Relacionar fenmenos naturais por meio do conceito de funo, explorando a contextualizao e a interdisciplinaridade que o tema permite. Utilizar o conceito de funo para descrever e estudar, atravs da leitura, interpretao e construo de grficos, os fenmenos do cotidiano em diversas reas do conhecimento.

Resolver problemas de otimizao atravs da funo quadrtica. Reconhecer tipos de funes atravs de seus grficos. Reconhecer aspectos do comportamento de uma funo. Operar com duas ou mais funes, verificando quando possvel calcular a inversa de uma funo. Operar com polinmios. Identificar razes complexas de um polinmio. Fatorar polinmios. Escrever polinmios como produto de fatores lineares. Compreender o conceito de matriz como ferramenta utilizada na organizao de dados. Compreender as operaes com matrizes atravs de aplicaes. Resolver problemas que requerem o uso de sistemas lineares.

4. Geometria e Medida Caracterizar as formas geomtricas planas por meio de propriedades, relacionando seus elementos e calculando comprimentos e reas. Caracterizar as formas geomtricas espaciais por meio de propriedades, relacionando seus elementos e calculando reas e volumes. Identificar figuras geomtricas obtidas atravs das transformaes no plano: translao, rotao, simetria e homotetia. Compreender o fundamento da geometria analtica: a conexo entre a geometria e a lgebra. Atribuir significado geomtrico a fatos de natureza numrica. Utilizar as coordenadas para resolver problemas da geometria plana. Reconhecer as cnicas atravs de suas equaes. Utilizar a trigonometria na resoluo de problemas que envolvem medies, em especial o clculo de distncias inacessveis. 5. Estatstica Compreender os conceitos de experimento aleatrio e de probabilidade de um evento. Compreender a probabilidade como anlise de modelos que podem ser usados para estudar experimentos ou fenmenos aleatrios. Aplicar as idias de probabilidade em fenmenos naturais e do cotidiano, realizando inferncias e fazendo predies com base numa amostra da populao. Compreender a apresentao de uma srie estatstica na forma de tabelas ou grficos para facilitar a visualizao, comparao e previso de fenmenos. Utilizar tcnicas e raciocnios estatsticos que evidenciem a importncia desses instrumentos, tanto nas Cincias da Natureza quanto nas Cincias Humanas. BIBLIOGRAFIA BIANCHINI, Edwaldo; PACCOLA, H. Matemtica. So Paulo: Moderna, 1995. 3 vol. CATUNDA, Omar et al. As transformaes geomtricas e o ensino da Geometria. Salvador: UFBA, 1996. 2 vol. DANTE, Luiz Roberto. Matemtica, contexto e aplicaes. So Paulo: tica, 2000. 3 vol. IEZZI, Gelson Saraiva, 2000. et al. Fundamentos de Matemtica Elementar (coleo). So Paulo:

LELLIS, M. et al. Matemtica na medida certa. So Paulo: Scipione, 2001. LIMA, Elon et al. A Matemtica do Ensino Mdio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemtica (SBM), 2000. 3 vol.

LIMA, Elon. Temas e problemas. (SBM), 2001.

Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemtica

PAIVA, Manoel R. Matemtica. So Paulo: Moderna, 2000. 3 vol. SMOLE, Ktia; ROKU, K. Matemtica. So Paulo: Saraiva, 1999. 3 vol.

Anda mungkin juga menyukai