Anda di halaman 1dari 41

eco III O ORDENAMENTO COMUNITRIO .

. O poder de criao normativa dos rgos comunitrios Constitudas com base em tratados internacionais, instrumentos clssicos do Direito Internacional, s Comunidades Europeias so atribudas pelos Estadosmembros poderes que compreendem a capacidade de produo de regras jurdicas nos domnios prprios da sua actividade, visvel no caso da CE (ex-CEE), sujo diploma instituidor tem sido qualificado como tratado-quadro (por fixar objectivos e enunciar princpios, a serem desenvolvidos pela actividade de criao normativa dos rgos comunitrios), por oposio ao tratado-lei criador da Comunidade do Carvo e do Ao. A marcar a subsistncia de influncia dos Estados no sistema comunitrio, tem-se por vezes considerado prefervel noo de transferncia a de atribuio de competncias, deixando entrever que se trata de exerccio em comum dos poderes assumidos a nvel comunitrio. Esta qualificao relaciona-se com a viso de soberania partilhada. Mas, medida que a integrao progride para estdios avanados na perspectiva federalista, vai-se acentuando o carcter eufemstico da frmula (carcter tendencialmente irreversvel, dado que s a sada de um pas ou a dissoluo da UE, levaria sua extino). . Direito comunitrio originrio e direito comunitrio derivado Direito comunitrio originrio corresponde s fontes primrias resultantes do acordo dos Estados em base convencional. Entre estas compreendem-se: Tratado de Paris de 1951, instituidor da CECA. Tratados de Roma de 1957, instituidor da CEE e Com. Europeia de Energia Atmica. Tratados que complementares: Conveno relativa a instituies comuns (Assembleia e Tribunal de Justia) de 1957; Tratado que instituiu um conselho e uma Comisso nicos de 1965. Tratados de 1970 e 1975 referentes ao sistema financeiro comunitria. Acto sobre a eleio do parlamento Europeu por sufrgio universal de 1976. Tratados de adeso e alargamento Tratado da Unio Europeia de 1992; Tratado de Amesterdo de 1997; Tratado de Nice de 2001. Sentido formal: os Tratados Comunitrios so tratados internacionais e encontram-se sujeitos ao regime jurdico geral dos Tratados internacionais 1. Tal no exclui que estes apresentem especificidades decorrentes da funo de aprofundamento do regime de integrao, fundado na solidariedade e no no individualismo internacional.

Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados, de 1969.

Sentido material: os Tratados so a constituio material das Comunidades, no se encontrando, no entanto, nenhuma disposio especifica que revele a prevalncia destes sobre as demais fontes comunitrias. Contudo: - Art. 230. CE, que confere aos Tribunais Comunitrios o pode de anular os actos de direito derivado que contrariem os Tratados. - Art. 300., n.6 CE, que estabelece que, caso o TJ entenda que um projecto de tratado viola o Tratado CE, no poder haver aprovao sem que antes haja uma reviso do Tratado CE. Direito comunitrio derivado concretizam, desenvolvem e aplicam os Tratados Comunitrios, sendo composto pelas normas dimanadas dos rgos da comunidade (fontes secundrias). Algumas destas normas, nos termos dos Tratados, tm a caracterstica de serem directamente aplicveis nos Estadosmembros, independentemente de quaisquer processos de transposio ou recepo no direito interno. . Tipologia dos actos comunitrios s normas de direito comunitrio derivado, o qual decorre daquilo que o Tribunal de Justia das Comunidades referiu como o poder legislativo da Comunidade, no dada nos Tratados a designao de lei, nem se estabelece entre as diversas fontes qualquer relao hierrquica. Esta tipologia consta do art. 249. do TUE. . O regulamento O Tratado define o regulamento no seu actual art. 249., par. 2: - Tem carcter geral: trata-se da fonte comunitria que mais perto est da noo de lei (Regulamentos de Base). Existem, contudo, regulamentos de execuo, hierarquicamente subordinados aos de base. - obrigatrio para os seus destinatrios em todos os seus elementos, ou seja, quanto ao resultado, quanto aos meios de o alcanar e quanto forma de o fazer: impe-se a todos os rgos e instituies da Comunidade, aos Estados membros e aos particulares. Quaisquer reservas quanto s suas disposies no produzem efeitos. - Goza de aplicabilidade directa na ordem interna dos Estados: constituem uma legislao de primeiro grau (matrias que na ordem interna so da competncia do poder legislativo), produzindo por si, por forma automtica, efeitos jurdicos na ordem interna dos Estados-membros. Afecta por isso os particulares de forma directa, no dependendo de interveno do Estado2. Desta caracterstica decorre o seu efeito directo: por maioria de razo podem os seus destinatrios invocar em tribunal nacional direitos ou obrigaes dele decorrentes.
2

Por isso a publicao em jornal oficial dos estados membros reveste carcter meramente informativo e no afecta, a natureza comunitria do regulamento. Refira-se que o regulamento de publicao obrigatria no Jornal Oficial, srie Legislao, sob a rubrica Actos cuja publicao uma condio da sua aplicabilidade.

Curiosamente certos regulamentos, que se reduzem a textos extremamente curtos, deixando ampla liberdade de escolha na sua aplicao aos Estadosmembros, tendem a derivar para a rea da directiva. Nestes casos, os Estados esto obrigados a no ir alm das medidas expressamente admitidas pelo regulamento (art. 10. CE). . A directiva O Tratado define a directiva no artigo 249.. par. 3: - Tem como destinatrios s os Estados membros3: Duas finalidades principais da directiva: concretizao do programa de liberalizao da circulao; harmonizao das ordens jurdicas nacionais com o direito comunitrio (esta finalidade confere directiva a natureza de norma). No gozando de aplicabilidade directa na ordem interna distingue-se do regulamento (este acto de supremacia do direito comunitrio, aquela acto de cooperao). - Obriga os Estados destinatrios (s) quanto ao resultado que visa alcanar: Nascida de um compromisso entre o reconhecimento de poderes aos rgos comunitrios e a manuteno de certas competncias escala dos Estadosmembros, a directiva limita-se a fixar o objectivo a atingir, dando aos Estados flexibilidade na forma de o concretizar. - Deixa aos Estados destinatrios liberdade de escolha quanto forma e quanto aos meios de alcanar o resultado previsto: necessrio que elas sejam transpostas, acto este que no acto de recepo mas uma obrigao dos Estados destinatrios. Dos artigos 10., par. 2, e 249., par. 3, CE, resulta que, como entende o TJ, enquanto corre o prazo para a transposio os estados devem abster-se de adoptar medidas que possam comprometer o resultado prescrito pela respectiva directiva. E cabe aos tribunais nacionais controlar esse incumprimento. As medidas de transposio devem revestir fora suficiente para revogarem as disposies nacionais incompatveis com a directiva, embora seja da responsabilidade do estado escolher a forma adequada de transposio. No caso de o Estado destinatrio no transpor a directiva dentro do prazo fixado para o efeito, ou no caso de, de algum modo, os seus rgos no cumprirem a directiva, ele incorre em situao de incumprimento, que pode determinar a abertura de uma processo por incumprimento, nos termos dos arts. 226. a 228. CE. Isso resulta do facto de o prazo para a transposio ter carcter imperativo. mesma concluso se chega no co de errada ou insuficiente transposio. Decorrido o prazo para a transposio da directiva sem que esta haja sido transposta pelo Estado destinatrio, a directiva goza de efeito directo (o qual no dispensa o dever de transpor), podendo ser invocada por um particular perante o estado faltoso para fazer valer o direito que a directiva lhe confira:

O acto que correspondia directiva CE no tratado CECA podia ter por destinatrios empresas.

- O TJ deixou decidido no caso Van Duyh, especialmente nos casos em que as autoridades comunitrias tenham, atravs da directiva, obrigado os Estados membros a adoptar um determinado comportamento, o efeito til desse acto ficaria enfraquecido se os particulares estivessem impedidos de o invocar em tribunal nacional. - A garantia de transposio da directiva garantida no s pelo processo de incumprimento mas naquilo que o TJ chamou no caso Van Gend en Loos de vigilncia dos particulares interessados na salvaguarda dos seus direitos, ou seja, no seu efeito directo (arts. 10. e 249. CE. - Limites ao efeito directo: s ocorre quando o estado no transpe a directiva dentro do prazo fixado; impede-se o Estado de invocar a directiva no transposta contra particulares; Tem-se dado uma aproximao das directivas aos regulamentos, na medida em que as directivas dimanadas dos rgos comunitrias tenderam a apresentar-se como claras e precisas quanto ao seu contedo, e juridicamente completas, no consentindo s instncias nacionais qualquer poder de escolha quanto transposio. Depois da modificao do actual art. 254. pelo TUE o regime da entrada em vigor das directivas o seguinte: - As directivas aprovadas segundo o processo de co-deciso (art. 251., n.1, CE) so de publicao obrigatria entrando em vigor na data por elas fixada ou, na falta desta, no vigsimo dia a contar da sua publicao. - As directivas do Conselho e da Comisso dirigidas a todos os Estados membros so de publicao obrigatrias, nos mesmos termos das directivas acima referidas. - As outras directivas entram em vigor atravs da sua notificao aos Estados destinatrios, sendo publicadas, apenas para conhecimento, no Jornal Oficial, srie Comunicaes e Informaes. . Hierarquia das normas comunitrias Em declarao anexa ao Tratado da Unio Europeia foi aprovada a inteno, de na prxima conferncia de reviso do Tratado, ser analisado em que medida ser possvel prever a classificao dos actos comunitrios, de modo a estabelecer uma hierarquia adequada das diferentes categorias de normas. No se chegou a acordo naquela conferncia sobre a matria. No projecto de Constituio da Unio Europeia, elaborado em 1993 pelo Comit de Assuntos Institucionais do parlamento Europeu, props-se a classificao dos actos normativos da Unio em leis constitucionais, leis orgnicos e leis ordinrios, todas elas sendo adoptadas, com diferentes exigncias de maioria, em p de igualdade pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho. As leis e os regulamentos eram obrigatrios em todos os seus elementos e aplicveis em todo o territrio da unio. Esta proposta inseria-se numa perspectiva federalista, e simultaneamente descentralizada e cooperativo, baseado na dupla legitimidade democrtica (dos cidados e dos Estados), e no j o modelo federal

puro em que a Comisso se tornasse no Governo federal e o Conselho fosse reduzido condio de um Senado de Estados. Nas reticncias postas consagrao da noo de lei comunitria tem aflorado a relutncia dos Estados em aceitar a acentuao dos traos federais da construo europeia. Numa outra declarao anexa ao Tratado da unio Europeia frisou-se ser essencial para a coerncia e unidade do processo que cada Estado-membro transponha integral e fielmente para o seu direito nacional as directivas comunitrias de que destinatrio, nos prazos fixados por essas directivas; mas no deixou de reconhecer-se que cabe a cada Estado-membro determinar a melhor maneira de aplicar as disposies do direito comunitrio em funo das suas instituies, sistema jurdico e outras condies que lhes so prprias. figura da directiva, eliminada nestes projectos federalizantes continuou a ser atribudo importante papel. O tribunal de justia reconheceu, em relao s directivas que revestem as caractersticas de clareza, preciso e incondicionalidade, a possibilidade de os particulares fazerem valer os direitos que delas lhes advm, independentemente da sua transposio, perante as administraes ou jurisdies nacionais tendo, portanto, efeito directo4. . As decises-quadro O TUE, aps a reviso de Amesterdo, passou a prever esta nova categoria. Elas encontram-se admitidas no art. 34., n.2, al. b), EU, no mbito do terceiro pilar, isto , da cooperao policial e judiciria em matria penal. As decises-quadro tm, por finalidade especfica a harmonizao das Ordens Jurdicas nacionais e apresentam como caractersticas distintas do comum das directivas o facto de o TUE, no preceito citado, lhes recusar, expressamente, efeito directo. . A deciso Deciso medidas individuais de aplicao, dirigidas a Estados-membros ou particulares, desprovidas das caractersticas de generalidade e abstraco dos actos normativos, e que se assemelham a actos administrativos do direito interno (art. 249., par. 4, CE). Note-se que nos casos em que se configuram como actos individuais dirigidos apenas a um ou vrios Estados, as prprias directivas podem aproximarse das decises. Em regra possuem carcter geral e tm como destinatrios todos os Estados-membros: as directivas integram-se, a par dos regulamentos, no bloco legislativo da Comunidade. O mesmos e pode dizer das decises, que tm de comum com os regulamentos e as directivas serem actos jurdicos obrigatrios (com a ressalva
4

Nesse mbito o Tribunal de Justia, em acrdo proferido em 1991, progrediu no sentido de afirmar o princpio da responsabilidade dos Estados pela no transposio atempada das Directivas comunitrias.

de que nas directivas tpicas o carcter obrigatrio parcial, dada a liberdade de escolha quanto forma e aos meios). Com esta figura esgotam-se os actos obrigatrios (art. 249., ao estabelecer que as recomendaes e os pareceres no so vinculativos). Em princpio, as decises entram em vigor com a sua notificao aos destinatrios. Algumas decises so publicadas, em f8nuo da sua importncia, no Jornal Oficial. Mas essa publicao no dispensa a notificao. O Tratado da Unio Europeia veio nos termos do art. 54., n.1, tornar obrigatria a publicao das decises aprovadas segundo o processo de co-deciso, do art. 251. CE. Por sua vez o art. 110., n.2, CE permite ao Banco Central Europeu que publique as suas decises. . Regras comuns relativas aos regulamentos, s directivas e s decises Regras comuns: Publicidade e divulgao (art. 254. CE). A segunda regra consta do art. 253. CE. Todos os regulamentos, directivas e decises, tm de ser fundamentados, devendo incluir referncia s propostas e aos pareceres que tiverem sido emitidos no respectivo procedimento de deciso. . As recomendaes e os pareceres O art. 249. CE indica tambm, como fontes do Direito derivado, as recomendaes e os pareceres. Pelo simples facto da sua designao percebe-se que uns e outros no tm efeito vinculativo. Pareceres so, em regra, puros actos consultivos ou opinativos, salvo os pareceres conformes (por exemplo, arts, 48. e 49. EU, e 300., n.3, par. 2, CE). Recomendaes elas encerram um convite aos seus destinatrios para a adopo de um dado comportamento. Nesse sentido, elas cumprem a funo da directiva, enquanto vm prever e disciplinar o comportamento dos rgos aos quais se destinam. Estes sabem que, se a recomendao no for respeitada, ela poder ser seguida de um acto vinculativo, que acolher o contedo da recomendao que no foi seguida. Poder ainda definir um quadro geral de actuao dentro do qual o rgo se dever mover. Produz por isso efeito jurdico persuasivo, no muito afastado do efeito vinculativo. . Os actos atpicos. Certos actos no obrigatrios podem ter grande influncia no desenvolvimento do sistema comunitrio. Atente-se na importncia das resolues adoptadas pelo Conselho, em que se contm compromissos de realizar certas polticas, a serem desenvolvidas por meio de actos normativos obrigatrias. No pode ter-se por exaustiva, pelo menos em relao aos actos no obrigatrios, a tipologia enunciada no art. 249.. A prtica da comunidade revelou a existncia de actos no visados nestas disposies (fontes sui generis), e que, como o caso das j citadas resolues, declaraes ou programas de aco, definem uma

vontade poltica de alcanar objectivos, a concretizar atravs da adopo de medidas concretas. Tem-se entendido que, embora no fazendo parte do direito comunitrio em si mesmo, estes actos integram o adquirido comunitrio, cujo respeito se impe aos Estados-membros aderentes. Neste sentido, os Tratados de adeso referem o dever dos novos membros de acatar os princpios orientaes decorrentes das declaraes, resolues e outras posies do Conselho. O Prof. Fausto Quadros distingue: - Despachos: traduzidos para portugus seria melhor a terminologia de ordenana. No se confundem com as decises (previsto no art. 249. CE). Podem provir do Conselho, do Parlamento ou da Comisso. Podem consistir em actos gerais, que no tm destinatrios concretos. Nessa hiptese, podem estar previstos nos Tratados o caso, por exemplo, das decises sobre recursos prprios). Quando isso suceder, so os prprios Tratados que lhes fixam os efeitos. Podem tambm consistir em decises com efeitos internos. - As comunicaes da comisso: estes actos tpicos revestem natureza muito dspar: podem consistir em Livros Brancos sobre assuntos que a Comisso quer colher na opinio dos outros rgos ou dos particulares antes de apresentar uma proposta legislativa; em relatrios de natureza diversificada; ou em documentos nos quais a Comisso indica qual ser, no futuro, o seu comportamento ou qual dever ser o comportamento dos Estados membros ou dos particulares. - Concluses e as resolues do Conselho: o conselho aprova, entre outros actos, concluses e resolues. Concluses pem termo a uma sesso do Conselho. Em regra, contm declaraes meramente polticas, mas, no raro, encerram tambm orientaes, e nesse caso, podem produzir efeitos jurdicos. S a sua interpretao permite fixarlhes o verdadeiro sentido e contedo. Diferentes so as concluses da Presidncia, que no obrigam o conselho, sendo imputveis apenas Presidncia e valem como meras declaraes polticas. Resolues do conselho, em regra, so utilizadas para este anunciar um programa de actuao futura num determinado domnio. Nessa medida, no produzem efeitos jurdicos, mesmo quando convidam a Comisso a agir num determinado sentido. S excepcionalmente o TJ tem atribudo efeito jurdico a estas resolues. . Tipologia dos actos jurdicos O artigo I-33. distingue entre actos legislativos e no legislativos. Cada categoria retomada num artigo especfico: artigo I-34. para os actos legislativos e o artigo I-35. para os actos no legislativos. Os actos legislativos so de dois tipos: a lei e a lei-quadro. Actualmente, o artigo 249. do Tratado CE contm uma enumerao dos cinco actos de base existentes (directiva, regulamento, deciso, recomendao e parecer) e dos respectivos efeitos. Podem ser estabelecidas correspondncias entre estes actos e as novas denominaes.

Assim, a definio da lei europeia corresponde do regulamento na sua forma actual. Tal como o regulamento, a lei europeia directamente aplicvel em todos os Estados-Membros e no necessita de nenhuma transposio para o direito nacional. A definio da lei-quadro europeia corresponde da directiva. Fixa os objectivos a atingir, mas deixa aos Estados-Membros liberdade quanto s medidas a adoptar, num determinado prazo, para atingir esses objectivos. O artigo I-34. pormenoriza as modalidades de adopo das leis e das leisquadro, que na maioria dos casos feita de acordo com o processo legislativo ordinrio. Os actos no legislativos (artigo I-35.) so de quatro tipos: regulamentos europeus, decises europeias, recomendaes e pareceres. De acordo com a Constituio, o regulamento europeu um acto no legislativo de carcter geral destinado a dar execuo aos actos legislativos e a certas disposies especficas da Constituio. Estes regulamentos podem ainda assumir a forma de regulamentos europeus delegados ou de regulamentos de execuo. Tais regulamentos podero ser obrigatrios em todos os seus elementos ou apenas obrigatrios no que respeita aos resultados a alcanar. Alm disso, a deciso europeia, na sua nova definio, inclui tanto a deciso que indique um destinatrio como uma deciso geral, ao contrrio do que sucede em relao deciso, na acepo do artigo 249 do Tratado CE, que s afecta os destinatrios que designa. Por ltimo, so igualmente actos no legislativos as recomendaes e pareceres que no produzam efeitos vinculativos. No seu ltimo nmero, o artigo I-35. confirma o poder geral de recomendao da Comisso, tal como previsto actualmente no artigo 211. do Tratado CE, e alarga o do Conselho (artigo I-35.). . Delegao legislativa e actos de execuo O Tratado Constitucional procede ciso das competncias de execuo previstas actualmente no artigo 202. do Tratado CE em regulamentos europeus delegados (artigo I-36.) e em actos de execuo propriamente ditos (artigo I-37.). A Comisso passa a ser a nica responsvel pela adopo dos regulamentos europeus delegados que tenham por objectivo completar ou alterar certos elementos no essenciais de uma lei ou de uma lei-quadro (o artigo I-36. precisa que "os elementos essenciais de cada domnio no podem ser objecto de delegao"). Assim, a definio dos aspectos mais tcnicos dos actos legislativos pode ser delegada Comisso, no respeito das condies de aplicao determinadas pelas leis ou leis-quadro em causa (contedo, mbito de aplicao e perodo de vigncia da delegao). Alm disso, esta delegao s pode efectuarse sob controlo dos dois ramos do poder legislativo. O Parlamento ou o Conselho podem decidir a revogao da delegao e a sua entrada em vigor pode ser suspensa com o acordo tcito dos co-legisladores. Estas novas disposies constituem uma inovao importante no mbito do sistema de deciso da Unio, embora na prtica tivesse j ocorrido a atribuio de tais competncias Comisso em certas matrias, como o mercado interno e o ambiente. Alm disso,

reforam o papel do Parlamento, que passa a controlar o exerccio da delegao legislativa da mesma forma que o Conselho. O artigo I-37., consagrado aos actos de execuo propriamente ditos, recorda que a execuo material das normas comunitrias incumbe normalmente aos Estados-Membros. Se a interveno da Unio se justificar pela necessidade da aplicao uniforme, podem em princpio ser conferidas competncias de execuo Comisso ou, em matria de PESC e em casos especficos devidamente justificados, ao Conselho. Os actos de execuo da Unio assumem a forma de regulamentos europeus de execuo ou de decises europeias de execuo. Na medida em que a Comisso exera um poder em princpio reservado aos Estados-Membros, afigura-se lgico que seja enquadrado por comits de representantes dos Estados-Membros encarregados de dar um parecer sobre os projectos de medidas de execuo elaborados pela Comisso. Este sistema de controlo tem a designao de "comitologia". O artigo I-37. estipula que as regras gerais da comitologia sero fixadas por uma lei europeia adoptada de acordo com o processo legislativo ordinrio, deixando assim de ser fixadas unicamente pelo Conselho, como se verifica actualmente. Alm disso, esses mecanismos de controlo sero, nos termos desse mesmo artigo, aplicados pelos Estados-Membros, e j no pelo Conselho. . Disposies especficas (PESC, PESD E JAI) Nos Tratados actuais, em matria de Poltica Externa e de Segurana Comum (PESC), de Poltica Europeia de Segurana e Defesa (PESD), e de liberdade, segurana e justia (JAI), isto , nos segundo e terceiro pilares, que dependem da cooperao intergovernamental e no do mtodo comunitrio, podem ser adoptados actos jurdicos de natureza no comunitria. assim que, no domnio da PESC, o artigo 13. do Tratado da Unio Europeia (Tratado UE) precisa que o Conselho recomendar ao Conselho Europeu estratgias comuns e execut-las- designadamente mediante a adopo de aces comuns e de posies comuns. De igual forma, o artigo 34. do Tratado UE enumera a lista de actos que o Conselho pode adoptar em matria de JAI. Trata-se de posies comuns, de decises e decises-quadro, bem como de convenes. Na sequncia da desapario da estrutura em pilares operada na Constituio, todos estes actos so suprimidos. Em matria de PESC , PESD e JAI , os actos que vo agora ser utilizados devem corresponder nova tipologia (artigo I-33.). O artigo I-40. confirma que, no domnio da PESC, s podem ser utilizadas decises europeias, pelo que "ficam excludas as leis e leis-quadro europeias". Em matria de PESD, no artigo I-41., tambm s podem ser utilizadas as decises europeias. Por ltimo, no que se refere JAI, so suprimidos os antigos actos utilizados, em benefcio das leis e das leis-quadro (artigo I-42.).

. Quadro recapitulativo Artigos Assunto Observaes I-33. Actos jurdicos da Unio (nova tipologia) Novas disposies I-34. Actos legislativos Alteraes importantes I-35. Actos no legislativos Alteraes importantes I-36. Regulamentos europeus delegados Alteraes importantes I-37. Actos de execuo Alteraes importantes I-40. Disposies especficas da PESC Alteraes importantes I-41. Disposies especficas da PESD Alteraes importantes I-42. Disposies especficas da JAI Alteraes importantes .A jurisprudncia do Tribunal de Justia. A definio dos princpios fundamentais da ordem jurdica comunitria. Atente-se na importncia da jurisprudncia do tribunal de justia das Comunidades Europeias no desenvolvimento do sistema jurdico comunitrio. A ela se deveu a construo de princpios fundamentais do ordenamento comunitrio. Embora do artigo 249. do tratado CE parea inferir-se que s os regulamentos so susceptveis de produzir efeito directo no sentido de os particulares poderem invocar junto das jurisdies nacionais direitos que estes actos comunitrios lhes conferem , a jurisprudncia do TJC, afastando-se da concepo internacionalista que reduz o Tratado a um acordo definindo obrigaes mtuas entre os Estados contratantes, sublinhou que do mesmo Tratado resulta a criao de uma nova ordem jurdica, cujos sujeitos so no s os Estados-membros, mas tambm os seus cidados, daqui partindo para sustentar que certas disposies do direito comunitrio originrio, e determinadas directivas, so tambm susceptveis de produzir efeito directo. . Relao entre o direito da Unio Europeia e os direitos estaduais A teoria do primado do Direito da Unio Europeia no se subsume na teoria do primado do Direito Internacional, pelo simples facto de o Direito Internacional o Direito Comunitrio serem Ordens jurdicas com diferentes fundamentos filosficos-jurdicos. . O primado do direito da Unio Europeia . O fundamento do primado O primado do Direito da Unio sobre o Direito estadual decorre da especial natureza do Direito Comunitria (Pierre Pescatore: exigncia existencial do Direito da Unio). O primado sobre o Direito estadual constitui um atributo prprio do Direito da Unio, no resulta de uma concesso do Direito estadual, particularmente, da

respectiva Constituio, como acontece com a recepo do Direito Internacional na ordem interna quando este no ius cogen. Portando, o Direito Internacional fragmentrio ao passo que o Direito da Unio uma Ordem Jurdica uniforme. Por outro lado, o Direito da Unio tem tambm uma natureza comunitria, encontra-se integrado no sistema jurdico dos Estados membros e impe-se aos seus tribunais, penetrando na Ordem Jurdica interna para a produzir a plenitude dos seus efeitos, como cedo passou a admitir o TJ. Tudo isso faz do Direito da Unio um Direito comum aos Estados membros da Unio. Ora, para que o Direito da Unio se afirme como Direito comum necessrio que ele seja interpretado e aplicado de modo uniforme nos Estados membros. O princpio da uniformidade do Direito Comunitrio imposto tambm pelo princpio da igualdade entre os cidados de todos os Estados membros (art. 12. do Tratado CE que impe a proibio da discriminao em razo da nacionalidade). O primado nunca constou, dessa forma, dos Tratados, embora se pudesse extrai-lo implicitamente de dois preceitos do Tratado CE: art. 10., par. 2. Quando impe aos Estados membros, no quadro da lealdade comunitria, que nada faam no sentido de pr em perigo os objectivos do Tratado, entenda-se, os fins prosseguidos pelo Direito Comunitrio; e do art. 249., quando ele atribui aplicabilidade directa a certos actos de Direito derivado (regulamentos e decises). O primado foi criado e elaborado pela jurisprudncia do TJ. So vrios os acrdos que do corpo teoria do primado, mas trs deles devem ser considerados os grandes marcos dessa construo: - Acrdo Costa/ENEL a transferncia levada a cabo pelos Estados, da sua Ordem Jurdica interna para a Ordem Jurdica comunitria, de direitos e obrigaes correspondentes s disposies do Tratado, implica, portanto, uma limitao definitiva dos seus poderes soberanos contra a qual no se poder fazer prevalecer um acto unilateral posterior incompatvel com a noo de Comunidade. E, acrescentava o TJ, o primado abrange o Direito estadual tanto anterior como posterior ao acto comunitrio em causa. - Acrdo Simmenthal aqui o tribunal decidiu que dever do juiz nacional considerar inaplicvel qualquer acto nacional eventualmente contrrio a um acto comunitrio, seja anterior ou posterior e que a entrada em vigor de um acto comunitrio impede a aprovao de novos actos legislativos nacionais que sejam incompatveis com ele (efeito bloqueador do primado). - Acrdo Factortame o TJ reconheceu ao juiz nacional o direito de, a ttulo cautelar, suspender a aplicao de um acto estadual susceptvel de ser considerado contrrio ao Direito Comunitrio mesmo se o respectivo Direito interno no lhe conferir competncia para o efeito, ou seja, mesmo contra Direito interno de sentido contrrio.

. O mbito do primado Assim entendido no seu fundamento, o primado do Direito da Unio tem de ser absoluto. Esta afirmao tem uma dupla vertente: - Significa que todo o Direito Comunitrio (todas as suas fontes) prevalece sobre todo o Direito estadual ( oponvel a todo o direito interno). O primado assim supranacional, quer em relao ao direito ordinrio quer em relao ao direito constitucional (acrdo San Michele e Simmenthal). Este primado aparece, no entanto, relativizado em dois sentidos: - O problema do primado nem se colocar quando a Comunidade, por fora dos Tratados, no estiver autorizada a agir (por exemplo, no domnio das atribuies concorrentes, por fora do princpio da subsidiariedade). - Este carcter absoluto foi suavizado pelo TJ, com o apoio de alguns tribunais nacionais, pela necessidade de se salvaguardar direitos fundamentais dos cidados (disposies internas mais favorveis permanecem sobre as comunitrias acrdo Stauder; Nold e Wachauf). . O valor jurdico do primado Qual a consequncia jurdica de um acto nacional que viole o acto comunitrio? A resposta surge desde logo na construo jurisprudencial do acrdo Simmenthal: sano seria a inaplicabilidade do acto estadual e no a nulidade. A sano situa-se por isso no domnio da eficcia e no da validade. O TJ recusou a atribuir natureza federal ao primado do Direito Comunitrio, que teria determinado a nulidade, se no a inexistncia do acto. Sublinhe-se que o Tribunal fornece argumentos para que no caso da contrariedade do acto nacional ser superveniente a sano se aproximar da nulidade. A violao do primado, para alm de poder ser questionada perante os tribunais nacionais do estado que o infringiu, segundo os meios contenciosos nacionais, coloca o respectivo Estado em situao de incumprimento, susceptvel de desencadear o processo regulado nos arts. 226. a 228. CE, e f-lo incorrer, por esse mesmo fundamento, em responsabilidade de Direito Comunitrio. . O primado do Direito da Unio e as Constituies estaduais A posio dos Estados membros perante o primado tem de ser vista em duas fases: a fase da confrontao e a da adaptao. - A fase da confrontao as constituies estaduais para aceitarem o primado do Direito Comunitrio, e, portanto, para lhe darem legitimao constitucional, sentiram-se na necessidade de acolher as limitaes de soberania resultantes da sua adeso s comunidades por 1 de 2 vias: Incluindo uma clusula geral de limitao de soberania, que cobria tambm o rimado supraconstitucional do Direito da Unio.

Incluindo nas constituies uma clusula de autorizao ao Parlamento para a delegao de poderes soberanos nas comunidades (art. 24. da constituio alem). - A fase da adaptao vai levar os Estados membros mais longe: eles, mais do que procurarem uma legitimao constitucional para o primado do Direito da Unio, vo adaptando ou adequando as respectivas Constituies evoluo do Direito Comunitrio. Fui um movimento iniciado com a assinatura do Tratado da Unio Europeia, de 1992, e tem vindo a conhecer dois mtodos: - Reviso das constituies de forma a p-las de harmonia com o Tratado da Unio Europeia5. Portugal no fugiu a esta orientao, tendo revisto sucessivamente a Constituio de 1976. - Europeizao dos direitos constitucionais dos Estados membros. Vai-se verificando uma progressiva harmonizao das Ordens jurdicas nacionais com o Direito da Unio. Em primeiro foi o Direito Constitucional Econmico, e tm-se sucedido outras reas de ndole poltica (liberdade, segurana, justia) por exemplo o art. 33., n.5 CRP, com a redaco da reviso de 2001. . A situao em Portugal A aceitao expressa pela nossa Constituio do primado supranacional do Direito da Unio reforar a coerncia interna do prprio do texto constitucional. A nossa Constituio, logo em 1976, adoptou uma ampla abertura a fontes supranacionais, traduzida, sobretudo, na abertura internacional da ordem constitucional, expressa em trs preceitos constitucionais (arts. 8., n.1, 16., n.1 e 2). Por conseguinte, por fora dos Tratados e da jurisprudncia do TJ, que foi atrs citada, e que hoje seguida pela prtica dos diversos Estados membros, o Estado Portugus est obrigado, pelo simples facto da sua adeso unio e comunidade, a dar efectividade ao Direito da unio na sua ordem interna. Especificamente quanto aos tribunais nacionais, estes so tribunais comuns do Direito Comunitrio. Ou seja, o juiz nacional juiz comunitrio. Esta comunitarizao do juiz nacional e da sua funo comeou, alis, a ser levada a cabo exactamente pela teoria do primado. O juiz nacional est obrigado a aplicar o Direito Comunitrio segundo os critrios do Direito Comunitrio. . A aplicabilidade directa do Direito Comunitrio na Ordem Jurdica dos Estados membros . Noo e fundamento A aplicabilidade directa do Direito Comunitrio quer dizer que o acto que dela goza susceptvel de aplicao imediata na ordem interna do Estado a cujos sujeitos se dirige. Assim, a aplicabilidade directa tem os seguintes trs corolrios:
5

Gomes Canotilho, fala a este respeito em procedimento constituinte evolutivo.

- Para que o acto em causa seja directamente aplicvel na ordem interna no necessria a interposio do Estado, ou seja, no necessrio qualquer acto de recepo do acto na Ordem Jurdica do estado em causa. Nada pode ser feito para evitar essa aplicabilidade directa. - O acto comunitrio vigora na hierarquia interna das fontes de Direito sem perder a sua natureza de acto de direito Comunitrio. - Os rgos nacionais de aplicao do direito tm o dever de aplicar o acto a partir da data da sua entrada em vigor na Ordem Jurdica Comunitria. O princpio da integrao e a consequente subordinao dos Direito estaduais ao Direito Comunitrio impem a aplicabilidade directa de alguns dos seus actos na ordem interna dos Estados membros. . mbito A aplicabilidade directa um criado pelos Comunitrios, que, por isso, dizem, eles prprios, quais so os actos que dela gozam. Assim, na CE, so directamente aplicveis, segundo o artigo 249., par. 2, os regulamentos e as decises. Quanto a estas ltimas, note-se que o Tratado no se refere expressamente sua aplicabilidade directa, mas ela decorre implicitamente do carcter obrigatrio da deciso, em todos os seus elementos. Dentro das decises, como obvio, o problema da aplicabilidade directa s se coloca quanto s decises que se dirijam a sujeitos internos das Ordens Jurdicas estaduais, e no apenas aos prprios Estados. . O efeito directo do Direito Comunitrio na Ordem Jurdica dos Estados membros Quanto aos actos comunitrios que gozam de aplicabilidade directa no se suscitam, em princpio, problemas quanto possibilidade da invocao imediata, perante as instncias nacionais. Quanto aos actos sem aplicabilidade directa, que so actos de mera cooperao, so eles as disposies dos Tratados, as directivas, as decises que tm como destinatrios Estados e acordos internacionais que obrigam as Comunidades. O TJ considera que quando um acto, no obstante no se dirigir a particulares, confira a estes directamente direitos (efeito directo), ou por impor obrigaes a Estados em relao a particulares, confira a estes indirectamente direitos (efeito directo reflexo), podem invocar esses direitos perante os rgos nacionais de aplicao do Direito. Conjugando a teoria do efeito directo com a teoria do primado, o rgo nacional de aplicao do Direito dever atender a essa invocao, mesmo contra o Direito nacional aplicvel, ou, por maioria de razo, na ausncia deste. O efeito directo constitui uma garantia mnima dos direitos dos particulares. O TJ no caso Van Gend en Loos, quando afirma que o Tratado CE constitui mais do que um acordo que cria obrigaes recprocas entre os Estados

contratantes; a comunidade constitui uma nova Ordem Jurdica cujos sujeitos so, no apenas os Estados, mas tambm os seus cidados. A aplicabilidade directa distingue do efeito directo. Com efeito, a primeira encontra-se consagrada de modo expresso nos Tratados, concretamente, no citado art. 249. CE, quanto aos regulamentos e s decises que se dirigem aos sujeitos internos dos Estados, enquanto que o efeito directo no consta dos Tratados e nunca foi afirmado pelo TJ com base naquele preceito do Tratado CE. Para alem do Van Gend en Loos o TJ iria apurar progressivamente a sua concepo de efeito directo nos acrdos Grad, Van Duyn e rsula Becker. . Os requisitos do efeito directo Para conceder efeito directo a uma disposio do Direito Comunitrio, o TJ exige o preenchimento de algumas condies: - Clareza e preciso. A falta de clareza no constitui obstculo desde que ela possa ser clarificada atravs de uma interpretao por via jurisprudencial. - Incondicionalidade. O facto de conter uma condio no lhe retira efeito directo, que lhe ser reconhecido assim que estiver preenchida a condio. - Produo de efeitos sem necessidade de qualquer disposio nacional ou comunitria que a complete. Com esta caracterstica quer-se dizer que a norma no deve conferir um poder discricionrio de dispor ex novo na relao entre a norma comunitria e o particular. . Efeito directo vertical e efeito directo horizontal Quanto ao mbito subjectivo do efeito directo h a distinguir: - Efeito directo vertical na medida em que a norma comunitria em questo, inclusive da directiva, s pode impor obrigaes aos Estados que so seus destinatrios, o particular apenas pode invocar a disposio em causa, e o direito que ela lhe confere, de modo a obrigar o Estado a respeitar o direito subjectivo que a disposio lhe atribui. Por isso, o efeito directo s pode ser invocado, perante os rgos nacionais de aplicao do Direito, em litigio que ope os particulares a autoridades do Estado, sejam elas quais forem. - Efeito directo horizontal a disposio em causa, no obstante ser dirigida aos Estados, pode impor obrigaes tambm a particulares. Por isso, os respectivos direitos sero invocveis inclusivamente em litgios entre pessoas privadas. Para se referir o somatrio do efeito vertical e do efeito directo horizontal, socorre-se da expresso efeito directo completo. . As disposies dos Tratados O TJ j reconheceu efeito directo horizontal a disposies dos Tratados: quer a disposies que tm pessoas privadas como destinatrios das obrigaes (regras da concorrncia nos arts. 81. e 82. CE), quer a disposies que, sem terem pessoas privadas como destinatrio, impem-lhes obrigaes cujo cumprimento lhes pode ser exigido pelos titulares dos direitos que correspondem

quelas obrigaes, de direitos esses que so criados directamente pelo Dt. Comunitrio, como o caso das regras relativas livre circulao e nodiscriminao de pessoas. No geral, as disposies dos Tratados teme feito directo s vertical, enquanto impem obrigaes apenas aos Estados. Passa-se assim com muitas das obrigaes que o Tratado CE impe aos Estados nas matrias das liberdades de circulao, da proibio de discriminao e do direito concorrncia. Escapam ao efeito directo as normas que deixam aos Estados um poder discricionrio nas suas relaes com os particulares. . As directivas S podem ter como destinatrios Estados e s podem impor obrigaes a estes. Por isso, o seu efeito directo s pode ser vertical. esse o raciocnio que o TJ segue no acrdo Marshall. Todavia o desejo de reforar o cumprimento das directivas e o seu efeito til leva o TJ a alargar significativamente o mbito do seu efeito directo. Primeiro, considerando que as podem invocar todos os particulares, em geral. Depois, adoptando um conceito muito amplo de Estado, contra o qual pode ser invocada a directiva, de modo a abranger, no s o Estado membro, mas tambm tanto o Estado-Administrao como o Estado empregador (acrdo Marshall). O TJ recusa efeito horizontal s directivas, isto , efeito directo nos litgios entre particulares, mesmo que as directivas renam os requisitos do efeito directo6. . As decises Tambm gozam de efeito directo as decises que se dirigem a Estados, quando criam direitos para particulares. A jurisprudncia do TJ na matria encontra-se bem representada no acrdo Hansa Fleisch. O TJ reconhece efeito directo a tal tipo de decises, mesmo quando estes sejam tomadas por rgos criados por Tratados concludos pela Comunidade com Estado terceiros. O efeito directo reconhecido quelas decises s vertical. O TJ recusa efeito directo horizontal s decises dirigidas a Estados pelos mesmos fundamentos por que o faz quanto s directivas. . A questo do efeito colocada no terceiro pilar O Tratado de Amesterdo veio criar no terceiro pilar da Unio, a categoria das decises-quadro (art. 34., n.2, UE). Dada a similitude da funo daquelas em relao s directivas (que ressalta bem da definio que delas d o art. 34., n.2, al. b)) punha-se o problema de saber se tambm elas gozariam de efeito directo. O Tratado, naquele preceito, resolveu o problema pela negativa.
6

Realce-se que o TJ j reconheceu a uma directiva efeito directo vertical que, na prtica, se traduziu em efeito directo horizontal. No Acrdo Smith and Nephew, o TJ admitiu a invocao de uma directiva contra uma deciso administrativa, quando se sabia que essa invocao produziria efeitos apenas em relao a um particular, no caso, uma empresa que participava num concurso pblico.

Idntica posio veio a tomar a al. c) do mesmo preceito quanto s decises, a referidas. . O efeito directo do Direito da Unio em Portugal Quase vinte anos decorridos j sobre a adeso, no se pode dizer que o instituto do efeito directo do Direito Comunitrio esteja a ser usado muito frequentemente em Portugal. Tal deve-se essencialmente ao pouco interesse de todos os sujeitos ligados aplicao do Direito Comunitrio neste campo. . A unidade de interpretao do Direito Comunitrio A incorporao do Direito comunitrio nas ordens jurdicas nacionais, que o artigo 249. explica em relao aos regulamentos, decorre por forma implcita do disposto no artigo do Tratado de Roma que permite os rgos judiciais nacionais a reenviar ao Tribunal de Justia das Comunidades Europeias as questes de interpretao ou apreciao da validade das normas comunitrias. O artigo 234., ao prever um processo de cooperao entre o tribunal das Comunidades e os tribunais nacionais com vista a assegurar a unidade de interpretao do direito comunitrio e a permitir a sua aplicabilidade uniforme pelos Estados-membros, est a revelar que a competncia uniforme pelos Estados-membros, est a revelar que a competncia para as resolues de litgios entre os particulares e os Estados, ou opondo particulares a outros particulares, quando esteja em causa a aplicao da ordem comunitria, cabe s jurisdies nacionais. Neste sistema no se consagra, por respeito soberania dos tribunais nacionais, um mecanismo de reviso afecto a uma jurisdio comunitria suprema. O Tribunal de Justia das Comunidades fornece a interpretao do direito comunitrio, mas ao juiz nacional que cabe a aplicao das respectivas normas na resoluo de litgios. O mecanismo do reenvio prejudicial consagrado no art. 234. serviu de instrumento para a construo jurisprudencial em trono do sistema jurdico comunitrio.

SECO IV AS INSTITUIES DA UNIO EUROPEIA

I O QUADRO INSTITUCIONAL DAS COMUNIDADES a) Introduo Uma das especificidades mais marcantes da EU o seu sistema institucional. Entende-se como tal o conjunto de rgos e instituies da Comunidade. rgo centro de imputao de vontade jurdica das pessoas colectivas, formados por um substrato humano que permite a estas autodeterminar-se. b) rgos das comunidades e rgos da Unio O TUE criou um sistema orgnico nico, para toda a EU. Deste modo, os mesmos rgos so chamados a intervir como rgos da Unio ou, estritamente, das Comunidades, ou, dito de outra forma, os mesmos rgos tm competncia para os trs pilares. Em bom rigor, Salvo o Conselho da Europa, o TUE pediu emprestados os rgos das Comunidades para os pr a actuar como rgos de toda a Unio. Contudo, no tm as mesmas competncias ou o mesmo peso dentro das duas realidades (tal resulta da coexistncia entre o pilar comunitrio e os pilares intergovernamentais). c) O sistema de repartio de poderes O sistema de repartio de poderes na Unio e nas Comunidades, pode-se qualificar como um sistema quadripartido: Poder legislativo Poder executivo Poder de fiscalizao Poder judicial A configurao e a demarcao do poder legislativo so particularmente complexas. O processo legislativo envolve a participao de vrios rgos e assume, em funo disso, diversas modalidades. No obstante, no possvel encontrarmos similitude entre sistema de repartio de poderes das Comunidades e o sistema estadual. Duas categorias de rgos para o Prof. fausto Quadros: rgos principais: so aqueles que constam dos arts. 4. e 5. EU e 7., n.1 CE, isto , o Conselho Europeu, o Parlamento Europeu, o Conselho, a Comisso, o Tribunal de Justia e o Tribunal de Contas. Devemos ainda referir o art. 189., CE, o qual disciplina os rgos atrs referidos. rgos e as instituies complementares:

d) A tripla legitimidade do poder poltico comunitrio O exerccio poltico comunitrio assenta numa tripla legitimidade: Integrao: representada pela Comisso, a qual foi criada como rgo independente dos Estados e representante do interesse comunitrio Estadual: representada pelo Conselho, representante dos Estados. Estas duas primeiras legitimidades representam a dicotomia integrao e interestadualidade. Confirma tambm a vocao federalista, expressa no Plano Schumam, de 1950 (representao do todo integrado e dos Estados7). Democrtica: funda-se na eleio do Parlamento Europeu por sufrgio directo e universal, desde 1979, num processo progressivo de reforo dos poderes do Parlamento, que deixaria de ser meramente consultivo. Subsiste claro o deficit resultante do facto de ele no representar o povo europeu, mas os povos dos Estados reunidos na Comunidade (art. 190. do Tratado CE). Possui tambm uma competncia inferior do Conselho. Para o Prof. Denys Simon, deve-se ainda referir uma quarta legitimidade, a legitimidade judiciria, concretizada nos dois tribunais Comunitrios, o TJ e o TPI. II O CONSELHO DA UNIO EUROPEIA a) Origem O conselho composto por representantes dos Estados membros, actuando como seus delegados. Foi pensado pelo Tratado de Fuso de 1965 (art. 2., par. 1), como rgo que, na estrutura orgnica das Comunidades, representaria os interesses nacionais dos Estados membros (cmara federal das Comunidades). Depois do TUE, no tem competncia apenas no quadro comunitrio mas tambm no domnio da PESC e da cooperao judiciria em matria penal (a partir de 1993 passou a ser designado por Conselho da Unio Europeia). o principal rgo de deciso da Comunidades. Delibera sob proposta da Comisso e com a interveno, nas circunstncias em que cada caso os Tratados o exigirem, do Parlamento Europeu. O Conselho no tem como vocao aproximar-se de um modelo de governo europeu (esse papel est reservado Comisso). O Conselho privilegia um compromisso entre os interesses nacionais. b) Composio

Por exemplo, na Alemanha a existncia da Assembleia Federal (representa a integrao) e o Conselho Federal (representa os Estados). Tambm nos EUA temos esta estrutura dual, com Cmara dos Representantes (representa a integrao) e o Senado (representa os Estados).

Cada Estado tem um representante no Conselho. Por isso, o Conselho composto hoje por vinte e cinco membros. At ao Tratado de Maastricht, dispunha o art. 146. (hoje, art. 203.), par 1, CE, que: o Conselho composto por representantes dos Estados membros. Cada Governo delegar um dos seus membros para nele participar. Esta disposio foi modificada pelo TUE: o Conselho composto por um representante de cada Estado membro a nvel ministerial, com poderes para vincular o governo desse Estado membro (alterao exigida pela Alemanha, de modo a que pudessem participar delegados dos Lnder). Deste modo, passam a ter assento no Conselho Ministros que no provm do Governo Central (no caso portugus a redaco do art. 203., par 1, no autoriza a que se reconhea a membros dos governos regionais o direito de vincularem o Estado portugus art. 227., n.1 da CRP).

c) Os nveis de actuao do Conselho O Conselho rene-se a vrios nveis (Regimento do Conselho aprovado sombra do art. 207., n.2 concretamente, no seu nexo I, por remisso do respectivo art. 2., n.1): 1. Assuntos Gerais Conselho de Assuntos Gerais e Relaes Externas. Tm assento nele os Ministros dos Negcios Estrangeiro dos 25. tem competncia para tratar de todas as questes que no mostrem ser de carcter tcnico e no sejam da competncia de qualquer dos Conselhos tcnicos ou especializados. Ele coordena estes ltimos Conselhos, o que lhe confere uma superioridade em relao a estes (art. 2., n.2, al. a) do Regimento). 2. Conselhos de Ministros Especializados compem-nos os Ministros dos Estados membros que tm, nos respectivos Estados, o pelouro respectivo. 3. Grandes conjuntos juno dos dois nveis anteriormente descritos. 4. Conselho de Chefes de Estados ou de Governo o mis alto nvel. No composto por individualidades a nvel ministerial, funciona, em bom rigor, margem do art. 201., par. 1, CE. Ele encontra-se expressamente previsto em preceitos especficos do Tratado CE: o caso dos arts. 121., n.2, 3 e 4, do art. 122., n.2, ambos em matria de integrao monetria, e do art. 214., n.2, quanto investidura da Comisso. Cabe ao Ministro cujo Estado assegure em dado semestre a presidncia do Conselho preparar e dirigir os trabalhos do respectivo Conselho. Alm disso o TUE previu a participao do presidente do Conselho, sem direito de voto, no Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, podendo submeter moes deliberao desse Conselho (art. 113., n.1). d) Competncia

Est definida no art. 202. CE. Essa competncia pormenorizada ao longo do Tratado, acerca de matrias concretas.

encontra-se

Pode dizer-se que o principal rgo de deciso na actual estrutura da Comunidade: algumas matrias, ele tem poder de decidir sozinho; nas que esto sujeitas a um processo de co-deciso, ele co-legisla com o Parlamento Europeu; nas que esto sujeitas a um processo de cooperao, ele tem a ltima palavra. e) Funcionamento: A presidncia do Conselho O funcionamento encontra-se disciplinado no regulamento. O TJ entende que o Regimento do Conselho constitui um texto obrigatrio8. A determinao de quem preside ao Conselho da Unio, faz-se atravs de uma regra temporal (por semestres). Na prtica, a presidncia assegurada pelo rgo ou agente que, segundo o direito interno de cada Estado, tem competncia do nvel do Conselho em causa. O Conselho Europeu e o Conselho da Unio Europeia ao nvel de Chefes de Estado ou de Governo presidido por quem em cada Estado, detm a direco suprema da poltica externa (em Portugal o P.M. art. 182. da CRP), ou ao Conselho funcionando aos outros nveis preside o Ministro respectivo do Estado membro ao qual assegura, em cada semestre, a presidncia da Unio. At a Unio Europeia ter tido doze membros, os Estados presidiam ao Conselho por rotao determinada pela ordem alfabtica da designao de cada Estado na sua lngua nacional (art. 146., par. 2, CEE, antes do Tratado de Maastricht). Este sistema permitia que, em cada troika (trio composto pelo Estado que nesse semestre presidia ao Conselho, e pelo Estado anterior e o imediatamente posterior), estivessem necessariamente presentes, pela referida ordem alfabtica, um dos cinco grandes. Com o alargamento de 1995 tal deixou de ser possvel (art. 146., par. 2, Cena redaco de Maastricht, e a deciso do conselho, n. 95/2/CE). As reunies do Conselho tm lugar normalmente em Bruxelas. De harmonia com o princpio da transparncia dos actos dos principais rgos da Unio, estabelecido no art. 255., n.1, introduzido no Tratado CE pelo Tratado de Amesterdo, o art. 207., n3 CE, define o mbito daquele princpio no funcionamento do Conselho. Ele dispe sempre que o Conselho actue no exerccio de poderes legislativos, os resultados das votaes e das declaraes de voto, bem como as declaraes exaradas em acta, sero tornados pblicos. f) O Comit de representantes permanentes (COREPER)

Na preparao das decises do Conselho ocupa um lugar de destaque o Comit de representantes permanentes. composto por chefes das misses permanentes que cada Estado membro mantm em Bruxelas, junto da Unio. Em regra, o chefe da misso tem a categoria de Embaixador.
8

Ac. 23-2-88, Reino Unido c. Conselho.

O COREPER no se encontrava previsto inicialmente nos Tratados, mas apenas no Regimento do Conselho. Depois, passaram-se a referir a ele, primeiro, os arts. 4. e 5. do Tratado de fuso, depois, o art. 151. CE, aps a reviso de Maastricht, e hoje, o art. 207., depois das revises de Maastricht e de Nice. Esse art. 207. confere trs categorias de competncias: - Prepara os Trabalhos do Conselho, a todos os nveis em que este se rena. - Exerce os poderes que o Conselho nele delegue. - Pode exercer os poderes de ndole processual previstos no Regimento do Conselho. g) A votao

O funcionamento do Conselho e o modo formal de ele decidir dependem, em grande medida, do estilo que nessa matria lhe queira imprimir o Estado que preside em cada semestre ao Conselho. Uma das especificidades do funcionamento do Conselho reside no facto de a presidncia evitar recorrer votao formal sempre que se verifica a existncia de um consenso. Por outro lado, quando esse consenso no est obtido, a presidncia diligencia no sentido de se chegar a ele. Temos os seguintes sistemas de votao: 1. Maioria simples pela redaco do art. 205., n.1, CE, a maioria simples foi pensada como sistema-regra de votao no Conselho, sendo quase excepcional, na medida em que s quando o Tratado no prev outro modo de votao, este se aplica (por exemplo, a votao do regimento do Conselho art. 207., n.3). 2. Unanimidade a regra da unanimidade vai de encontro aos princpios da soberania indivisvel da igualdade formal entre os Estados. Eles impedem que um Estado venha a assumir obrigaes sem o seu acordo. O processo de integrao europeia recusou a regra da unanimidade como a nica regra de votao no Conselho. Ela contrria aos postulados em que assenta a integrao, espelhando o individualismo internacional. Por outro lado, convm no sobrevalorizar, sobretudo para os Estados pequenos e mdios, o direito de veto que resultaria desta regra (basta pensar que se os Estados pequenos vetassem uma deliberao favorvel aos pases grandes, os Estados grandes poderiam retaliar com o veto de uma deliberao que atribuise benefcios aos pequenos, nomeadamente a nvel financeiro). Aps o Tratado de Amesterdo, os arts. 23., n.2, par. 2, e 40., n.2, par. 2, EU, em matria se segundo e terceiro pilares, e o art. 11., n.2, par. 2, CE, vieram dar um novo alento ao direito de veto no Conselho para a defesa de importantes e expressa razes de poltica nacional. O Tratado de Nice conservou apenas o primeiro daqueles preceitos.

A dinmica criada pelo progressivo alargamento da regra de maioria qualificada em detrimento da unanimidade cria dificuldades cada vez maiores ao uso do direito de veto no Conselho. A unanimidade requerida pelo TUE apenas nas clusulas chamadas constitucionais, que versam sobre matria essencial: adeso de novos membros (art. 49. UE); alargamento de poderes para os rgos comunitrios (art. 308. CE), oramento (art. 279. CE) processo de co-deciso (art. 251., n.3, CE) e processo de cooperao (art. 252., al. c, par. 2, CE). 3. Maioria qualificada o sistema de voto por maioria qualificada encontrase regulado no art. 205., n.2, CE. Para o efeito da votao por maioria qualificada aquele preceito adopta o mtodo de ponderao de votos no Conselho, em funo, sobretudo, mas no s, de um critrio demogrfico aplicado aos Estados membros. Actualmente (a partir de 1 de Novembro de 2004, por aplicao do Protocolo relativo ao alargamento da Unio Europeia, anexo ao Tratado de Nice, e tal como resulta do n.2 da Declarao respeitante ao alargamento da Unio Europeia), de harmonia com este mtodo temos os seguintes nmeros de votos por Estado membro: a) Alemanha, Frana, Itlia e Reino Unido b) Espanha e Polnia c) Pases Baixos d) Blgica, Repblica Checa, Grcia, Hungria e Portugal e) ustria e Sucia g) Esnia, Letnia, Eslovnia, Chipre e Luxemburgo h) Malta 3 10 7 4 f) Dinamarca, Eslovquia, Irlanda, Litunia e Finlndia 27 13 12 29

As deliberaes sero, ento, aprovadas se obtiverem, da soma de 321 votos: a) Pelo menos 232 votos a favor, da maioria dos Estados membros, quando, por fora do Tratado, devam ser tomadas sob proposta da Comisso, b) 232 votos a favor de, pelo menos, 2/3 dos Estados, nos restantes casos. Todavia, mesmo ento, qualquer dos Estados poder pedir que se verifique e os Estados membros que formaram essa maioria representam, pelo menos, 62% da populao total da Unio, o que, a no acontecer, far com que a deliberao no se considere tomada. A minoria de bloqueia ser, ento, composta por 90 votos de, pelo menos, treze Estados, na primeira hiptese, e 90 votos de 1/3 dos Estados mais um, na segunda hiptese, ou, simplesmente, ela ser encontrada quando os Estados

membros que no aprovarem a deliberao representarem, pelo menos, 38,1% da populao total da Unio. A entrada em vigor deste regime foi substituda, sendo que passou a contar a partir de 1 de Janeiro de 2005.

III O CONSELHO EUROPEU a) Gnese O Conselho Europeu no se encontrava previsto nos Tratados institutivos das Comunidades. Nasceu da institucionalizao das Cimeiras de Chefes de Estado e de Governo. Com efeito, na Cimeira de Paris em 1974 ficou decidido que os Chefes e Estados e de Governo dos nove Estados membros, acompanhados dos respectivos Ministros dos Negcios Estrangeiros, se reuniriam regularmente trs vezes por ano para avaliar e impulsionar tanto a integrao europeia como a cooperao poltica. Somente com o Acto nico Europeu que essas Cimeiras passariam a ter fundamento jurdico nos Tratados, quando o seu artigo 2. passou a referir-se ao Conselho Europeu e veio estabelecer que ele tivesse, pelo menos, duas reunies ordinrias por ano (com interveno dos Chefes de Estado e de Governo e ainda o Presidente da Comisso). O TUE acolheria em definitivo esse rgo no artigo 4. das suas Disposies comuns. b) Estatuto e competncia O Conselho Europeu no deve ser confundido com o Conselho da Unio em matria de actuao como Conselho de Chefes de Estado e de Governo. Em primeiro do Conselho Europeu faz parte o Presidente da Comisso (o que no se integra na previso do art. 203. CE composto por um representante de cada Estado membro, a nvel ministerial, com poderes para vincular o Estado). O que aqui est em causa so duas legitimidades diferentes: a estadual (participao dos estados no processo de deciso da Unio) e a integradora (participao da Comisso). Em segundo tem um regime jurdico prprio. Mesmo quando o Conselho da Unio composto por Chefes de Estado ou de Governo rege-se por regras dos Tratados, ao passo que o Conselho Europeu, mesmo quando actua sombra de preceitos expressos do Tratado CE, no se regula por aqueles mas por outras que lhe so prprias. Em terceiro, enquanto se encontra previsto no TUE, o Conselho Europeu, acima de tudo rgo da Unio Europeia. A sua competncia encontra-se a definida em relao Unio Europeia, concebida no seu todo: O Conselho

Europeu dar Unio os impulsos necessrios ao seu desenvolvimento e definir as respectivas orientaes polticas gerais (art. 4., par. 1). Assim, este uma espcie de rgo supremo da Unio, fixando os grandes rumos polticos da Unio, entendida no seu conjunto. O Conselho Europeu pratica actos polticos e no jurdicos, embora aqueles que possuem contedos jurdicos obrigatrios, sero prticos por outros rgos da Unio e da Comunidade, na excepo das linhas de poltica geral aprovadas pelo Conselho Europeu. O Conselho Europeu tem tambm competncia no mbito do Tratado CE (art. 99., n.2, art. 113. e art. 128.). Em todos estes casos o Conselho Europeu mantm a natureza atribuda pelo art. 4. do TUE, no indo alm da definio de orientaes de carcter meramente poltico: a) Art. 99., n.2 discutir uma concluso sobre as orientaes gerais das polticas econmicas. b) Art. 113. - tomar conhecimento do relatrio anual do Banco Central Europeu. c) Art. 128. - avaliar anualmente a situao do emprego na Comunidade e aprovar concluses nessa matria. No figura entre o rol de rgos comunitrios, constante do art. 7. CE, e no pratica nenhum dos actos do art. 249. CE. Possui importante competncia no domnio da PESC (art. 13. EU define princpios gerais e orientaes desta). c) Composio e funcionamento J nos referirmos sua composio, pelo que devemos acrescentar que podem ter assento os ministros da Economia e das Finanas sempre que o Conselho Europeu se debruce sobre questes relativas UEM. O Conselho Europeu presidido, em cada semestre, pelo mesmo Estado que preside ao Conselho. A preparao dos seus trabalhos preparatrios coordenada pelo Conselho dos Assuntos Gerais, mas nela desempenham um papel importante, antes de, mais, a presidncia, mas tambm o COREPER e o Secretariado-geral do Conselho. As reunies deste tm lugar no territrio do Estado que exerce a presidncia, tendo cada reunio regras comuns aprovadas na Declarao de Londres em 1977.

IV A COMISSO a) Gnese A Comisso tem a sua origem remota na Alta Autoridade da CECA. O Tratado de fuso, ao cindir os trs rgos executivos das trs Comunidades, criou

uma s Comisso para todas elas. A sua designao veio a ser a de Comisso das Comunidades Europeias. Com o Tratado de Maastricht, a Comisso passou a ter competncia, no quadro da Unio, tambm fora do mbito das Comunidades. Por isso, hoje designa-se de Comisso Europeia ou Comisso da Unio Europeia. b) Composio Segundo o art. 213., .1, par. 4, CE, a Comisso deve ser composta por um nacional de cada Estado membro, no podendo qualquer Estado ter nela mais do que dois nacionais. Desta forma, quis-se, desde o Tratado de Roma, dar a possibilidade aos quatro grandes, de terem, cada um, dois Comissrios. Na Europa de Quinze o nmero de Comissrios era de 20, com Alemanha, Espanha, Frana, Itlia e Reino Unido a terem dois Comissrios cada. Aquando a reviso de Amesterdo, foi junto, ao Tratado de reviso, um protocolo, o Protocolo relativo s instituies na perspectiva do alargamento da Unio Europeia, que estipulava que a Comisso seria composta apenas por um nacional de cada Estado membro, mas, os Estados que perdessem o segundo Comissrio seriam compensados no sistema de ponderao de votos no Conselho. Todavia, segundo o mesmo Protocolo, o mais tardar um ano antes da data em que a Unio Europeia passasse a ser constituda por mais de vinte Estados membros, seria convocada uma CIG, que procederia a uma reviso global das disposies dos Tratados sobre a composio e o funcionamento dos rgos. O Tratado de Nice veio estabelecer no art. 4. do j referido Protocolo relativo ao alargamento da Unio Europeia, a ele anexo, aquele Tratado procede a uma alterao, em duas fases, ao sistema de composio da Comisso: Numa primeira fase, a representao igual de todos os Estados. A partir e 1 Novembro de 2004 quando se iniciar o prximo mandato da Comisso, e numa Europa de 25, ela ser composta por um nacional de cada Estado membro. Portanto, ela ter ento 25 membros. Numa segunda fase, a representao rotativa. No primeiro mandato que for iniciado pela Comisso aps a Unio ter passado a 25, a Comisso ter menos comissrios do que o nmero de Estado membros. Isto , nenhum Estado ter mais do que um nacional na Comisso, mas haver Estados que no tero nenhuma. Ento ser o Conselho da Unio Europeia a fixar, por unanimidade, tanto o nmero de membros da Comisso como as modalidades de rotao paritria, devendo esta, entre outros princpios, tratar todos os Estados em rigoroso p de igualdade e reflectir satisfatoriamente o leque demogrfico e geogrfico do conjunto dos Estados da Unio. Na opinio do Prof. Fausto Quadros este sistema desnecessrio (o facto de os membros da Comisso serem em grande nmero no afecta o funcionamento e a eficcia da Comisso) e incompatvel com a funo da

Comisso (esta encarna a legitimidade de integrao, representando o interesse geral dos Estados, pelo que se impunha um tratamento igualitrio dos membros). c) Modo de constituio Durante muito tempo, segundo o art. 214. CE, os membros da Comisso eram designados, de comum acordo, pelos Governos dos Estados membros. O Tratado limitava-se a exigir que eles fossem escolhidos em funo da sua competncia geral e oferecessem todas as garantias de independncia (art. 213., n.1). Os Governos dos Estados membros ficavam, com uma larga margem de discricionariedade na escolha dos Comissrio. Os Tratados de Maastricht e de Amesterdo limitaram consideravelmente essa discricionariedade dos governos nacionais, ao alterarem substancialmente o actual art. 214., sobretudo pela introduo de um n.2 nesse artigo. O Tratado de Nice, por sua vez, quase que acabou com qualquer interveno dos governos na matria: veja-se a actual redaco do art. 214.. Passou a ser o Conselho, reunido a nvel de Chefes de Estado e de Governo, e por maioria qualificada, a escolher a personalidade que tenciona nomear Presidente da Comisso. O Regimento do parlamento, no seu art. 32., desenvolve e pormenoriza o que nesta matria dispe o n.2 do art. 214. CE, ao estabelecer que, depois de o Conselho ter chegado a acordo sobre o nome de uma individualidade para o cargo de Presidente da Comisso, o Presidente do Parlamento convida essa individualidade a fazer uma declarao perante o Parlamento e a apresentar as suas orientaes polticas para o exerccio do cargo. Essa declarao ser seguida de debate. Depois, o Parlamento vota por escrutnio secreto o nome proposto. O resultado positivo da votao assume a natureza de eleio pelo Parlamento, que ser transmitida ao Presidente do Conselho. Se o resultado da votao do Parlamento for negativo, o seu presidente convidar o Conselho a indicar um novo nome ao Parlamento. Depois, a convite do Parlamento Europeu, o Conselho, e tambm por maioria qualificada, aprova, de comum acordo com o Presidente designado, a lista de outras personalidades que tenciona nomear Comissrios. Essa lista ser elaborada em conformidade com as propostas apresentadas por cada Estado membro ( a nica interveno destes neste processo). Estas personalidades passaram por um exame perante as diferentes comisses parlamentares, conforme os seus domnios de actividade, onde se procura avaliar a capacidade e aptido para o cargo. Este sistema foi aplicado s individualidades propostas para a Comisso presidida por Jacques Santer, Romano Prodi e Jos Barroso, o ltimo dos quais viu mesmo rejeitado o nome de uma individualidade proposta rejeitado pelo Parlamento, obrigando o Conselho e o Presidente da Comisso a substituir essa personalidade. O Presidente eleito e outros membros designados para a Comisso so sujeitos, com o respectivo programa, aprovao em bloco, do Parlamento Europeu, por voto nominal. Obtida essa aprovao, todos eles so finalmente

nomeados pelo Conselho, deliberando por maioria qualificada (art. 214., n.2, par. 3, CE e art. 33. do Regimento do Parlamento). O mandato dos Comissrios de 5 anos. d) Estatuto dos Comissrios Os comissrios beneficiam de um estatuto que se traduz em caractersticas fundamentais: quatro

- Dever de independncia: art. 213., n.1 e 2, CE, os Comissrios devem desempenhar as suas funes com plena independncia e no interesse geral da Comunidade. - Inamovibilidade: o que quer dizer que s podem cessar as suas funes por qualquer dos seguintes motivos: morte ou exonerao voluntrio; exonerao colectiva, por aprovao de moo de censura no Parlamento; demisso, decidida, pelo Tribunal de Justia, a requerimento da Comisso ou do Conselho. - Exclusividade de funes. - Privilgios e imunidades idnticos aos que se aplicam ao comum dos funcionrios e agentes da Comunidade. - Mandato de 5 anos durante os quais exercem funes no interesse da comunidade (art. 213., n.2) e) Competncia Desempenha um papel que se poder dizer de rgo executivo da Comunidade. Compete-lhe zelar pelo cumprimento dos Tratados e do demais direito comunitrio. A sua competncia est definida no art. 211. CE, e ainda nos arts 205.; 133. e 300.; 99., 122. e 123.; 104. e 121. f) Funcionamento; Generalidades A Comisso exerce o essencial da sua competncia agindo como rgo colegial. Alis segundo o TJ todos os seus membros so colectivamente responsveis, no plano poltico, pelo conjunto das deliberaes tomadas 9. Isso no prejudica o facto da direco poltica caber ao Presidente da Comisso (art. 217., n.1). Cada Comissrio tem um voto. A Comisso delibera por maioria simples dos seus membros (art. 219. CE e 8. do Reg.) competindo ao Secretrio-Geral da Comisso assegurar a publicao das deliberaes no Jornal das Comunidades. Cada membro tem a seu cargo um ou mais pelouros, gozando o Presidente de ampla discricionariedade na atribuio das funes no seio da Comisso.

Ac. TJ 23-12-86, Akzo Chimic.

Cabe a cada Comissrio elaborar projectos de propostas a apresentar pela Comisso ao Conselho e, se eles forem aprovados, zelar pela sua aplicao. Cada Comissrio gere uma ou mais direces-gerais, bem como os demais servios, relacionados com os respectivos pelouros. Para alm disso esta delibera e funciona em colgio (competncias colectivas, recaem sobre todos os seus membros, sendo que as deliberaes so tomadas em reunio formalmente convocada, votada pela maioria dos membros, necessitando de um mnimo de qurum fixado no regulamento, art. 219.). Para facilitar o processo de deciso, o regulamento interno prev: a) O acordo dos membros sobre a proposta de um deles pode ser entregue por escrito (possuindo os membros o prazo de uma semana para exprimir reservas, modificaes ou solicitar a discusso da proposta, caso contrrio a proposta considera-se tacitamente aceite). b) Repartio por pelouros, compostos por DGs, que ficam colocadas sob a chefia de um comissrio Europeu (opera uma delegao de poderes a favor dos membros da comisso, de funcionrios superiores ou rgos dependentes da Comisso, em que a Comisso assume a responsabilidade pelo exerccio de poderes delegados). f) A delegao de poderes

O avolumar do trabalho da Comisso imps o recurso ao instituto da delegao de poderes (Regimento da Comisso art. 27.), podendo esta habilitar os seus membros e os seus funcionrios a tomar, em nome da Comisso e sob a sua fiscalizao, medidas de gesto ou de administrao claramente definidas. O TJ considera-os legais desde que estes no ultrapassem o mbito material definido no referido art. 27. do Regimento (Ac 15-6-94, BASF.). Especial referncia merece tambm a criao de rgos subsidirios com misses especficas, cujos poderes tm de estar claramente delimitados (Ac. 13-658. Meroni.).

V O PARLAMENTO EUROPEU a) Origem e estatuto O Tratado de Paris chamava este rgo de assembleia comum. Em 1962, ele auto designou-se como Parlamento Europeu, tendo obtido consagrao no QUE e sendo ela depois mantida no TUE. A ele lhe cabe representar os povos dos Estados-membros. O actual art. 189. CE dispe que ele composto por representantes dos povos dos Estados reunidos na Comunidade (demonstrao de que para o TUE no existe um povo

europeu). Tem a misso de representar a legitimidade democrtica no processo comunitrio de deciso ou, melhor, no exerccio do poder poltico comunitrio. Est regulado nos arts. 189. a 201. do TCE, tendo um regimento prprio. Tem sede em Estrasburgo (sesso plenria anual), Bruxelas (Comisses Paramentares e sesses extraordinrias) e Luxemburgo (servios administrativos). b) Composio Tanto em 1951 como em 1957, os autores dos Tratados (arts. 21. CECA e 138. CEE) haviam previsto que o Parlamento Europeu submetesse ao Conselho um projecto que regulasse a sua eleio por sufrgio directo e universal dos cidados dos Estados membros, segundo um processo uniforme em todos os Estados membros. Ele seria composto por membros cooptados pelos membros dos Parlamentos nacionais. Em 20 de Setembro de 1976, o Conselho aprovou uma deciso no sentido do sufrgio directo e universal, seguida do acto relativo eleio dos representantes na Assembleia por sufrgio universal e directo. Assim, em 1979, de 7 a 10 de Junho, foi possvel proceder-se s primeiras eleies directas para o Parlamento. At hoje as eleies no tm um regime jurdico uniforme, estando, sim, em conformidade com o direito eleitoral interno10. Todavia, de harmonia com o art. 190., n.4, CE, o Parlamento Europeu est encarregado de elaborar um projecto destinado a permitir a sua eleio segundo um processo uniforme ... ou baseado em princpios uniformes. Por isso, na Resoluo de 15 de Julho de 1998, ele props um sistema de tipo proporcional, baseado em crculos eleitorais regionais, tendo os Estados liberdade para fixarem um limite mnimo para a repartio dos assentos e a liberdade de autorizarem o escrutnio preferencial. Note-se que excepo do Reino Unido, que se mantm fiel ao sistema uninominal a uma volta, todos os demais adoptam variantes do sistema proporcional. Aps o Tratado de Nice o art. 189. CE, o nmero de deputados do Parlamento Europeu no poder ser superior a 732. Ultrapassou-se o limite mximo permitido pelo Tratado de Amesterdo, que era de 700. Portando, antes da adeso, o Parlamento compunha-se, antes da adeso dos dez novos Estados, de 626 deputados. Depois, da adeso (1 de Maio de 2004), at ao incio da legislatura de 2004-2009, esse nmero passou para 788, por fora do art. 25. do Tratado de adeso. Com a nova legislatura de 2004-2009, esse nmero fixar-se-
10

O art. 190., n.4 CE, na redaco que lhe deu o Tratado de Amesterdo, o Parlamento fica encarregado de elaborar um projecto destinado sua eleio segundo processo uniforme . J em 1998 este props um sistema de tipo proporcional, baseado em crculos eleitorais regionais, deixando aos Estados a liberdade de criarem um crculo nacional, a liberdade de fixarem um limite mnimo para a repartio dos assentos e a liberdade de autorizarem o escrutnio preferencial. Hoje excepo do Reino Unido, que mantm um sistema uninominal a uma volta, todos os outros adoptam variantes do sistema proporcional.

nos 723, por fora do art. 11. do Tratado de adeso, dando-se cumprimento ao disposto no art. 189., par.2., CE na redaco de Nice. Assim o Tratado de Nice ao fixar o limite de 732 e ao reduzir o nmero de assentos por Estado procurou evitar que o Parlamento tivesse um nmero elevado de deputados, caso se mantivessem os critrios de proporo que determinam o clculo do nmero de deputados do art. 190., n.2. Esta reduo s vigorar para as eleies de 2009, uma vez que em 2004 ainda no se reunia o pressuposto de 27 Estado membros. Portanto, no mandato de 2004-2009 aplicar-se-o aos dez Estados que aderiram em 2004 os critrios de repartio do nmero de deputados que presidem ao actual art. 190., n.2, com o que no se ultrapassar, o nmero 732, como se v pela soma dos deputados indicados no art. 11. do Tratado de adeso. Os deputados so eleitos por sufrgio universal e directo no mbito de cada Estado (art. 190., n.1). As eleies tm lugar na mesma data em todos os Estados membros e os deputados tm mandatos de 5 anos. Os assentos so repartidos em funo da populao (art. 190., n.2, CE). Note-se que o critrio da populao aplicado de modo degressivo (por ex: a Alemanha tem 7,7 vezes mais populao que Portugal e tem 99 deputados contra 24 de Portugal). Numa Europa a 25, depois de iniciada a legislatura de 2004-2009, ser a seguinte a repartio dos deputados, por fora do art. 11. do Tratado de adeso: Alemanha Frana, Itlia e Reino Unido Espanha e Polnia Pases Baixos Blgica, Repblica Checa, Grcia, Hungria e Portugal Sucia ustria Dinamarca, Eslovquia e Finlndia Irlanda, Litunia Letnia Eslovnia Luxemburgo, Chipre e Estnia Malta 5 7 6 19 18 14 13 9 54 27 24 99 78

O total de deputados passar para 732, tal como previsto j como nmero mximo, como vimos, no art. 189., par. 2, CE, aps a reviso de Nice.

O sistema de relaes de poder consideravelmente o peso dos Estados mdios c) Os grupos polticos

mantm-se,

mas

aumenta

O Parlamento Europeu no se encontra organizado por delegaes nacionais, mas sim por grupos polticos multinacionais. O Regimento prev esse modo de organizao no seu Capitulo V, desde a Assembleia da CECA. O prprio Tratado CE no seu art. 191., estimula a criao daqueles partidos ao reconhecer-lhes um importante papel como factor de integrao na Unio. Lembremos apenas os 4 maiores Grupos PPE-DE; PSE; ELDR; VerdesALE. Os grupos polticos desempenham uma importante funo na conduo da poltica ao nvel da Unio em geral. Para alm disso os grupos polticos no actuam em nome do Parlamento e os seus actos no lhe so juridicamente imputveis (Ac. Jean-Marie Le Pen e Front nationeal c. Parlamento Europeu 89). d) Competncia O Parlamento Europeu o rgo que mais viu os seus poderes reforados ao longo de todos estes anos, seja atravs das revises de 1985, de 1992, de 1997 e 2000. Podemos qualificar as seguintes competncias a) Competncia legislativa: A CE possui poder legislativo, traduzido na elaborao de actos que materialmente tm carcter legislativo. O TJ reconheceu-o por diversos vezes, desde logo, quando afirmou a existncia de um sistema legislativo do Tratado, de um poder legislativo da Comunidade e de um legislador comunitrio. A competncia legislativa do Parlamento Europeu traduz-se na sua participao na funo legislativa da Comunidade. E essa participao assume manifestaes muito diferentes. So elas: - Poder de iniciativa legislativa indirecta: encontra-se no art. 192., CE, embora caiba em regra Comisso (atravs da apresentao de uma proposta formal). Atribui-se poder de iniciativa indirecta quer ao Conselho (art. 208.), quer ao Parlamento, que podem provocar a apresentao de uma proposta pela Comisso. - Competncia consultiva simples: encontra-se no art. 192., CE. A proposta da Comisso, que em regra abre o processo legislativo, dirigida ao Conselho, que a d a conhecer, por um lado ao COREPER, para a preparao da deciso, e, por outro lado, ao Parlamento Europeu, para obter o seu parecer. Na verso original do Tratado era esta a nica forma de participao do Parlamento Europeu. Ela continua a ter lugar quando o Tratado a impuser e quando no estiver prevista outra forma da sua participao naquele processo. Todavia, est previsto

no Tratado outra forma de participao: o direito de ser ouvido em matrias em que a sua consulta no era obrigatria face do Tratado, ou verbalmente, sobre as propostas da Comisso, ou por escrito, pelo Conselho. Nasceu, deste modo, um costume constitucional, que ficou consagrado no Cdigo de conduta celebrado entre a Comisso e o Parlamento em 1995. Nos casos em que seja obrigatrio o Parlamento ser ouvido previamente pelo Conselho ou ser informado previamente da proposta da Comisso, o desrespeito por essa formalidade gera ilegalidade do acto comunitrio, por violao de formalidade essencial (Ac. Parlamento Europeu c. Conselho, 94). Se aps o Parlamento ter emitido o seu parecer a pedido do Conselho, o projecto de acto comunitrio for substancialmente modificado em consequncia da alterao sobre as quais o Parlamento Europeu no fora ouvido, este tem direito a voltar a ser ouvido sobre o projecto dessa forma modificado (Ac. Parlamento c. Conselho, 92). Por sua vez o Parlamento quando for solicitado a pronunciar-se pelo Conselho, deve emitir o parecer em prazo razovel (princpio da colaborao leal entre rgos). O parecer no vincula o Conselho, embora este deva fundamentar a sua deliberao, quando decida no o seguir. - Competncia para emitir pareceres vinculativos: Casos em que o Conselho deve seguir o parecer do Parlamento. o chamado parecer conforme, em que o Parlamento dispe de um verdadeiro direito de veto: se o seu parecer for negativo, o Conselho no pode aprovar o projecto de acto comunitrio. Esta forma de participao do Parlamento Europeu no processo legislativo foi criado pelo Acto nico Europeu e alargada pelo Tratado de Maastricht. Ela aplica-se a decises e acordos de grande importncia (por ex: verificao da existncia de uma violao grave e persistente, ou do risco dessa violao, por um Estado membro, dos princpios enunciados no art. 6., n.1 do TUE, e sobre os quais assenta a Unio art. 7., n.1 e 2, UE), criao do fundo de coeso (art. 161. CE), ao estabelecimento de um processo eleitoral uniforme para a eleio do Parlamento Europeu (art. 190., n.4, CE) aos acordos de associao (art. 300., n.3, CE). - processo de cooperao: J quando da preparao do Acto nico Europeu alguns Estados membros haviam tentado atribuir ao Parlamento Europeu um poder de co-deciso com o Conselho. Contudo, o AUE criou o processo de cooperao do Parlamento para certas decises relativas ao mercado interno, visando com isso associar mais estritamente o Parlamento ao processo legislativo, embora no lhe conferindo ainda competncia de co-deciso. Este processo resume-se assim: em caso de desacordo entre o Parlamento e o Conselho, este conserva o poder de decidir, continuando como processo legislativo clssico, a deter a ltima palavra, mas, para o efeito, tem de deliberar por unanimidade. A criao pelo Tratado de Maastricht do processo de co-deciso, diminui a importncia do de cooperao, que, com o Tratado de Amesterdo, se tornou residual (arts. 99., n.5; 102., n.2; 102., n.2 e 106., n.2 CE).

O processo de cooperao divide-se em vrias fases (art. 252. CE). Na base de uma proposta da Comisso e obtido um primeiro parecer do Parlamento Europeu, o Conselho de Ministros apura uma posio comum por maioria qualificada. O Parlamento Europeu tem depois trs meses para em segunda leitura, se pronunciar sobre essa posio comum do Conselho, que lhe transmitida com a fundamentao quer da Comisso, quer do Conselho. E ele pode ento escolher uma de entre trs hipteses: 1) Aprova expressamente a posio comum do Conselho, ou no se pronuncia sobre ela dentro daquele prazo, considerando-se o acto adoptado. 2) Rejeita, por maioria absoluta dos membros que o compem, a posio comum do Conselho. Nesse caso o acto s se considera adoptado se o Conselho o vier a aprovar por unanimidade. A falta de deliberao do Conselho no prazo de trs meses, prorrogvel por um ms por acordo entre o Conselho e o Parlamento Europeu, equivale rejeio definitiva da proposta da Comisso. 3) Aprova, por maioria absoluta dos seus membros, alteraes posio comum do Conselho. O projecto de acto enviado outra vez Comisso para que ela, dentro de um ms, apresente uma nova proposta ao Conselho qure inclua, se a Comisso assim o entender, as alteraes aprovadas pelo Parlamento. A nova proposta da Comisso deve ser fundamentada. Se, ao contrrio, a Comisso apresentar ao Conselho uma nova proposta, o Conselho delibera depois em definitivo: a proposta da Comisso considera-se aprovada, por maioria absoluta, se ela no tiver sido objecto de qualquer modificao, ou, por unanimidade, no caso contrrio. Esta ltima hiptese, a de a nova proposta da Comisso ter sido modificada, pode ficar-se a dever a uma de trs causas: ela foi modificada pelo Conselho, ou este aprovou alteraes introduzidas na primeira proposta da Comisso pelo Parlamento Europeu mas que haviam sido aceites depois pela Comisso na sua nova proposta, ou o conselho rejeito as alteraes sugeridas pelo Parlamento Europeu primeira proposta da Comisso que esta acolhera na sua nova proposta. Tambm aqui a falta de deliberao do Conselho no prazo de trs meses, prorrogvel por um ms por acordo entre o Conselho entre o Conselho e o PE, equivale a uma rejeio definitiva da proposta da Comisso. E qualquer caso, porm, e como se v, o Conselho conserva a ltima palavra no processo legislativo. Por fora da alterao introduzida pelo Tratado de Maastricht no actual art. 252., a Comisso pode modificar a sua proposta inicial em qualquer fase do processo de cooperao. O processo de cooperao tem funcionado de modo positivo, embora parea bvio que ele deve ser simplificado e que, em qualquer caso, o art. 252. deve passar a ter uma redaco que o torne mais facilmente inteligvel. De qualquer forma, repete-se o processo de cooperao parece condenado a desaparecer medida em que for alargado o processo de co-deciso. - O processo de co-deciso: Traduz-se num processo de deciso conjunta do PE e do Conselho, os dois co-legislam. Foi introduzido pelo Tratado de Maastricht e depois alargado pelos de Amesterdo e Nice. Respondeu aspirao do PE de possuir um verdadeiro poder de deciso no plano legislativo, margem da matria oramental. Assim,

passou a haver actos comunitrios que tm de ser aprovados nos termos tanto pelo PE como pelo Conselho. Se persistir um desacordo entre os dois, o Parlamento pode rejeitar o texto apresentado pelo Conselho. Portanto, o Conselho, na co-deciso, deixa de ter a ltima palavra. Encontra o seu regime jurdico no art. 251. CE, para o qual remetem, quase sempre de modo expresso, os preceitos do Tratdo que exigem, para matrias concretas, a co-deciso. O processo de co-deciso aplica-se a algumas das matrias que antes estavam sujeitas a um mero processo de consulta do Parlamento Europeu ou ao processo de cooperao. O processo de co-deciso aplica-se as seguintes matrias (ver pag. 244). Foi simplificado pelo Tratado de Amesterdo em relao ao teor inicial do exart. 189-B. Mesmo assim, e apesar da maior felicidade da redaco do actual art. 251., por confronto com o art. 252., sobre o processo de cooperao, convm que enunciemos aqui o modo como o processo de co-deciso se encontra hoje regulado no art. 251. Sobre a proposta da Comisso, o Parlamento Europeu emite um primeiro parecer, eventualmente com alteraes quela proposta. O Conselho de Ministros, em primeiro leitura, pode, por maioria qualificada, tomar uma de duas atitudes: 1) Aprova o acto, em qualquer momento do processo legislativo posterior ao parecer ao PE, ou porque este parecer favorvel proposta da Comisso, e, por isso, no sugere qualquer alterao quela proposta, ou porque o Conselho est de acordo com todas as alteraes sugeridas no parecer do PE. 2) Ou, especialmente no caso de rejeio de todas, ou algumas, das alteraes sugeridas no parecer do PE, aprova uma posio comum e transmite-a ao PE, fundamentando a sua deciso. Por sua vez, a Comisso d conta ao PE da sua posio. O PE dispe de seguida de um prazo de trs meses para se pronunciar, podendo escolher um dos seguintes trs caminhos: 1) Aprova a posio comum, ou no se pronuncia dentro daquele prazo. Nesse caso, o acto comunitrio considera-se aprovado em conformidade com a posio comum. 2) Rejeita, por maioria absoluta, a posio comum do Conselho. Nessa hiptese, o acto comunitrio proposto entende-se como no provado. 3) Prope, por maioria absoluta, alteraes posio comum do Conselho. Nesse caso, a Comisso ouvida sobre as alteraes propostas e o Conselho, em segunda leitura, convidado a pronunciar-se sobre o acto, assim alterado, no prazo de trs meses depois de ter recebido as alteraes do Parlamento. Se o Conselho aprovar todas essas alteraes (por maioria qualificada quanto s alteraes que tenham obtido a concordncia da Comisso, ou unanimidade quanto s alteraes que tenham merecido a discordncia da Comisso), considera-se que o acto foi aprovado, sob a forma da posio comum emendada que, nesse caso, se considera adoptada. Se, ao contrrio, o Conselho no aprovar todas essas alteraes, o Presidente do Conselho, de acordo com o Presidente do PE, convoca o Comit de conciliao.

Este comit compe-se de igual nmero de membros do Conselho e do PE. Tem o encargo de, dentro de seis semanas, chegar a acordo sobre um projecto comum susceptvel de ser aceite pelas duas partes. Delibera por maioria qualificada dos membros do Conselho, ou dos seus representantes, e por maioria simples dos membros do PE. A comisso participa nos trabalhos e toma todas as iniciativas necessrias aproximao necessrias aproximao das posies do PE e do Conselho. Se o Comit de Conciliao aprovar, no prazo de seis semanas, um projecto comum, o PE e o Conselho dispem de seis semanas a contar dessa aprovao para aprovar o acto em conformidade com o projecto comum, deliberando por maioria absoluta dos votos expressos entre os representantes do PE e por maioria qualificada entre os representantes do Conselho. Considera-se que o acto no foi aprovado se o Comit de Conciliao no chegar a um acordo dentro do prazo fixado, ou se qualquer dos dois rgos rejeitar o projecto comum, ou no se pronunciar nas seis semanas seguintes. Os prazos de seis semanas e trs meses podem ser prorrogados por iniciativa do PE ou do Conselho. Por derrogao a este regime, o Conselho de Ministros delibera sempre, ao longo do processo de co-deciso, por unanimidade, quando estejam em causa as matrias doas arts. 18., n.2, 42., 47., n.2 e 151., n.5, CE. Quanto s matrias dos arts. 156. e 172., par. 2, CE, o acto aprovado no termo do processo de co-deciso carece de acordo dos Estados membros interessados. O processo de co-deciso supe o acordo dos dois co-titulares do poder legislativo, bastando a oposio de um deles para impedir a aprovao do acto. por isso que os actos aprovados pelo processo de co-deciso so actos do Parlamento e do Conselho, e so assinados pelos Presidentes dos dois rgos (art. 254., n.1 CE). O processo de co-deciso trouxe um salto qualitativo na repartio de poderes, atravs da valorizao do papel do PE, tornando-o em colegislador comunitrio (embora no exista simetria perfeita, uma vez que o PE tem o poder de impedir, enquanto o Conselho tem o poder de decidir). - Competncia legiferante: aparece no art. 268. e ss. Trata-se de competncia para aprovar sozinho actos legislativos, ainda que com a participao prvia, no processo legislativo, de outros rgos. o que especificamente acontece em matria oramental. O procedimento oramental da CE extremamente complexo, como se pode ver pelo longo art. 272., onde ele se encontra regulado. Acontece que quem tem competncia para aprovar o oramento o Parlamento Europeu (art. 272., n.7), que tambm tem competncia para o rejeitar, desde que o rejeite em bloco (art. 272., n.8). A competncia do PE em matria oramental, pelo seu carcter prprio, merece tratamento autnomo. b) Competncia de fiscalizao: Como rgo eleito por sufrgio directo e universal dos cidados dos Estados membros, e, portanto, expoente mximo da ideia de Democracia no sistema orgnico da Unio, o pE goza, desde o Tratado

de Roma, de importante competncia de fiscalizao, que o Tratado da Unio Europeia veio alargar. Embora essa fiscalizao se exera, sobretudo, sobre a Comisso, ela estende-se a outros rgos da Comunidade. Assim: 1) o PE exerce um controlo geral sobre a actividade executiva dos rgos comunitrios. Ele pode colocar questes, escritas e orais, Comisso e ao Conselho, no mbito das matrias dos trs pilares (art. 21., par. 2 e art. 39., n.3 UE, e art. 197., pars. 3 e 4, CE). A Comisso tem de lhe apresentar relatrios sobre a actividade da Unio e das Comunidades (art. 21., par. 1, e art. 39., n.2 UE e art. 200. CE). O Conselho Europeu submeter-lhe- um relatrio na sequncia de cada uma das suas reunies, bem como um relatrio anual sobre as suas actividades (at. 4. UE). A presidncia inform-lo- regularmente sobre a evoluo da PESC (art. 21., par. 1, UE) e da CPJP (art. 39., n.2, UE). 2) Exerce controlo especfico a nvel poltico directo sobre a actividade da Comisso. Intervm no processo de designao da Comisso, quer ao aprovar a personalidade proposta pelo Conselho, reunido a nvel de Chefes de Estado e de Governo, Para Presidente da Comisso, aprovando tambm o Presidente e outros membros da Comisso (art. 214., n.2 e 3 CE). Pode fazer cessar o mandato da Comisso, atravs de uma moo de censura (art. 201.). 3) Todo o cidado europeu, no quadro da cidadania da Unio, bem como qualquer outra pessoa, singular ou colectiva, com residncia ou sede num Estado membro, goza de um direito de petio junto do PE, nos termos do art. 194. CE. 4) Um provedor de Justia Europeu, eleito pelo Parlamento Europeu, tem competncia para receber queixas de qualquer cidado europeu, bem como de qualquer outra pessoa, singular ou colectiva, com residncia ou sede num Estado membro, relativas a actos de m administrao de qualquer instituio ou rgo comunitrio, com excepo do TJ e do TPI no exerccio das respectivas funes jurisdicionais, de harmonia com o disposto no art. 195. CE. 5) Em caso de infraco, ou de m administrao, na aplicao do Direito Comunitrio, o Parlamento Europeu pode constituir uma comisso de inqurito temporria, excepto se algum tribunal estiver, e enquanto estiver, ocupado com os factos alegados (art. 193. CE). c) Competncia em matria oramental: Essa competncia foi sendo alargada progressivamente. Diversos acordos entre o PE, o Conselho e a Comisso vieram facilitar e simplificar o procedimento oramental. o caso, mais recentemente, do Acordo interinstitucional de 6 de Maio de 1999 sobre a disciplina oramental e o melhoramento do procedimento oramental, que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2000. Com base no anteprojecto do oramento, que elaborado pela Comisso, o Conselho prepara o projecto de oramento e submete-o ao PE (art. 272., n.1, 2 e 3). O Parlamento pode propor alteraes quanto s despesas obrigatrias, mas, ao contrrio, tem a ltima palavra em matrias de despesas no obrigatrias, sem embargo de te de respeitar a taxa mxima de aumento fixado pela Comisso, que, todavia, pode ser ultrapassado por acordo entre os trs rgos (art. 272., n.4 a 9). Ao fim de um complexo procedimental de conciliao entre o Parlamento, a Comisso e o Conselho, o Parlamento que aprova, em definitivo, o oramento

(art. 272., n.7). Mas ele pode tambm rejeit-lo. Nesse caso, deve rejeitar o oramento em globo (como o fez em 1980 e 1985), pedindo ao Conselho que lhe apresente um novo projecto de oramento (art. 272., n.8). A execuo do oramento compete Comisso (art. 274.). Todavia, o PE fiscaliza essa execuo (art. 275.), da qual d quitao Comisso (art. 276.). O controlo financeiro da execuo do oramento cabe ao Tribunal de Contas, cujos poderes de investigao foram reforados pelo Tratado de Amesterdo (art. 248., CE). d) Competncia em matria de relaes internacionais: A concluso de acordos internacionais pela Comunidade (acordos internacionais tal como resulta da Conveno de Viena de 1969) encontra-se regulada no art. 300. CE. a Comisso que negoceia o acordo, depois de para o efeito ter sido autorizada pelo Conselho. A autorizao concedida pelo Conselho inclui um mandato de negociao e a indicao dos comits especiais e grupos de trabalho que ho-de assistir a Comisso nas negociaes. A concluso do acordo cabe ao Conselho e traduz-se num acto pelo qual este autoriza o presidente em exerccio a assinar o acordo. O Tratado de Amesterdo veio permitir a aplicao provisria de um acordo antes da sua entrada em vigor, bem como a suspenso da aplicao de um acordo que j se encontra em vigor (art. 300., n.2). A interveno do parlamento Europeu na concluso de acordos internacionais tem vindo a aumentar progressivamente desde o Tratado de Roma. A partir do AUE o PE passou a beneficiar de um verdadeiro direito de veto quanto aos acordos de associao, sob forma de parecer favorvel aprovado por maioria absoluta (art. 238., n.2 CE). O Tratado de Maastricht retirou daquele artigo a interveno do PE O Tratado de Amesterdo sentiu a necessidade de codificar a competncia do Parlamento Europeu em matria de concluso de acordos internacionais, reforando a sua competncia na matria. F-lo no art. 300. CE. Assim, segundo o n.3, par. 2, desse art., alguns ficaram sujeitos, antes da sua concluso pelo Conselho, a um parecer favorvel do Parlamento, agora por maioria absoluta dos votos expressos: os acordos de associao, previstos no art. 310. CE, os acordos que criam um quadro institucional especfico ao organizarem processos de cooperao, os acordos com implicaes oramentais sensveis para a Comunidade e os acordos que impliquem uma modificao de um acto aprovado de harmonia com o processo de co-deciso. Quanto a todos os demais acordos vigora o princpio geral: carecem de parecer obrigatrio do PE (o Conselho no os pode ratificar sem este excepo so os acordos comerciais do art. 133.). O Tratado de Nice atribuiu competncia ao PE para pedir parecer do TJ sobre a compatibilidade de um projecto de acordo com as disposies do Tratado VI O TRIBUNAL DE JUSTIA E O TRIBUNAL DE PRIMEIRA INSTNCIA a) Introduo

Os dois Tribunais so hoje tribunais autnomos entre si, tendo o Tratado de Nice posto termo situao em que os dois nos apreciam como irmos siameses, com preponderncia do TJ. Tanto o art. 5. UE e 7. CE omite em referncia expressa ao TPI. Ora, essa referncia passou a ser necessria a partir do momento em que ele se autonomizou juridicamente do TJ. E, dado que tambm os dois Tribunais pertencem hoje ao quadro institucional nico, ao qual se refere o art. 3. UE, ambos tm de ser considerados hoje Tribunais da Unio Europeia e no apenas Tribunais Comunitrios. O Tratado UE no atribui expressamente competncia ao TPI, mas s ao TJ, no domnio dos segundo e terceiro pilares. Mas pensamos que nem por isso o TPI deve ser despromovido a mero Tribunal Comunitrio dado que o Tratado de Nice quis promov-lo, no s a tribunal autnomo em relao ao TJ, como tambm a um grande Tribunal de Primeira Instncia. b) Gnese e evoluo histrica At ao AUE o TJ foi o nico Tribunal das Comunidades (encontrava-se no art. 164. CE). O AUE inseriu no Tratado CE uma jurisdio encarregada de conhecer em primeira instncia .. associada ao Tribunal de Justia. Para alm disso o Conselho, pela Deciso 88/591/CECA, CEE,CEEA, de 24 de Outubro de 1988, criou o TPI, inclusive, baptizando-o com essa designao. Estvamos perante uma situao em que, juridicamente, havia s um tribunal, no qual, no plano institucional, estava integrado o TPI, como tribunal associado ao TJ. Esta situao tinha consequncia, no plano funcional, que o TJ continuava a ser sempre o tribunal de ltima instncia nas questes de direito. Com o Tratado de Nice, o art. 220. CE, com a alterao que nele introduziu aquele Tratado, passou a dispor que, No mbito das respectivas competncias, o Tribunal de Justia e o Tribunal de Primeira Instncia garantem o respeito do direito na interpretao e aplicao do presente Tratado. O Tratado CE passou a ver os dois Tribunais com autonomia e com igual dignidade, pelo que a novo art. 220. CE abrogou a referida Deciso do Conselho de 24 de Outubro de 1988. Reforou-se consideravelmente o mbito da jurisdio do TPI, fazendo deste um verdadeiro tribunal de primeira instncia (arts. 225. e 225.-A CE, interpretados em conformidade com o art. 51. do Protocolo relativo ao Tribunal de Justia, anexo ao Tratado de Nice, onde se introduz uma substancial limitao jurisdio do TPI). O TPI passou a poder ter adstritas a si, cmaras jurisdicionais. Estas no so seces do TPI, porque no fazem parte dele (art. 220., par. 2; 225.-A, pars. 1 e 3). So portanto, rgos jurisdicionais autnomos, em relao ao TPI, especializados em matrias concretas. c) A funo geral dos Tribunais Existe nas Comunidades um verdadeiro poder judicial, ainda que com as limitaes prprias correspondentes ao carcter inacabado da Unio. Engloba no s o TJ e o TPI mas tambm os Tribunais nacionais da Unio.

Pelo art. 220. CE, o Tratado comete aos Tribunais da Unio no mbito das respectivas competncias, o encargo de garantir o respeito do direito na interpretao e na aplicao do presente Tratado. d) Um verdadeiro poder judicial As comunidades tentaram encontrar com os Estados uma repartio de poderes funcional, sempre com a conscincia de que a efectividade do Direito Comunitrio exigia um poder judicial forte. Da tambm se falar dos tribunais nacionais como tribunais comuns do contencioso comunitrio. Trata-se de um sistema judicial prximo dos sistemas judicirios dos Estados federados. Tratam-se de tribunais no isolados na ordem internacional, mas integrados num sistema judicirio coerente, e de jurisdio obrigatria (a simples adeso de um Estado Comunidade f-lo sujeitar-se sua jurisdio) e exclusiva (art. 292. CE, os litgios para os quais tm competncia encontram-se subtrados jurisdio de qualquer outro tribunal nacional ou internacional, no podendo aqueles deixar de os decidir, sob pena de incorrerem em denegao de justia). e) O mbito da jurisdio Tem um competncia variada e extensa. Podemos distinguir os seguintes grupos: a) Jurisdio constitucional actuam num modelo prximo do constitucional, cabendo-lhes fiscalizar a conformidade do Dt. Comunitrio derivado e do comportamento dos Estados e particulares com os Tratados, entendidos como lei fundamental das Comunidades. b) Jurisdio administrativa embora menos importante que a anterior, , a mais vasta e a mais ampla, pelo simples facto de o Contencioso Comunitrio ter sido fortemente moldado segundo o figurino do Contencioso Administrativo da Frana e Alemanha. c) Jurisdio internacional tambm dirimem litgios entre Estados membros (arts. 227. e 239. CE). d) Jurisprudncia uniformizadora permite assegurar o respeito pela essncia do Dt. Comunitrio. Assegura a aplicao e interpretao uniforme do Direito (art. 234. CE). e) Jurisdio com alcance poltico o TJ pode demitir um membro da Comisso (art. 213. CE), um juiz ou advogado geral (art. 6. do Estatuto, aplicvel ao TPI e art. 225. CE) um governador do Banco Central (art. 14., n.2 do Estatuto do BCE), e pode aplicar sanes polticas a um Estado (art. 46., al. e) UE). f) Estatuto e composio

Os dois Tribunais encontram-se regulados nos arts. 220. e ss do TC. Eles regem-se pelo seu Estatuto , que foi alterado pelo Tratado de Nice, atravs do j referido Protocolo, que se encontra anexo quele Tratado. O TJ elabora o seu Regulamento Processual, que carece de aprovao pelo Conselho, por maioria qualificada (art. 223., par. 6). O TPI tem o seu prprio regulamento processual, que deve ser aprovado pelo TJ e pelo Conselho por maioria qualificada (art. 224., par. 5). composto por um juiz por Estado-membro (art. 221.) e por oito advogados gerais (art. 222. - este no representa nem defende qualquer parte: age com imparcialidade e independncia). O Prof. Fausto Quadros prefere designa-lo como Procurador Geral, por analogia com a funo de promotor da legalidade do Ministrio Pblico em Portugal. Os critrios de escolha esto definidos nos arts. 223., n.1, CE e do art. 9. do Estatuto do TJ e pelo art. 13., n.1 do Tratado de adeso de 2003. O Presidente do TJ eleito pelos seus pares para um mandato de trs anos, renovveis. Quanto ao TPI ele composto pelo menos por um juiz de cada Estado membro (art. 224., par. 1). o Estatuto do TJ que fixa o nmero de juzes do TPI (actualmente so vinte e cinco art. 48. do Estatuto e os arts. 13., n.2, e 46., n.1 do tratado de adeso de 2003). O TPI assistido por advogados-gerais (art. 224., par. 1,CE). g) Competncia e funcionamento A competncia dos Tribunais e o seu funcionamento encontram-se regulados, para a Unio Europeia, no art. 46., als. b), c), e e) UE e, para a CE, no art. 46. al. a), UE, e nos arts. 225. a 244. CE, bem como no respectivo Estatuto e nos seus Regulamentos Processuais. O seu funcionamento est regulado nos Tratados e no Estatutos respectivos Regulamentos Processuais. O TJ rene em Seces o Grande seco, podendo reunir-se em Tribunal Pleno (art. 221.). Mais tarde estudaremos em profundidade o Contencioso da Unio Europeia.

Anda mungkin juga menyukai