Anda di halaman 1dari 15

Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia Gender, sexuality and education: appointments toward an epistemology

Maria Rita de Assis Csar*


Resumo

A combinao entre sexualidade e educao um tema que remonta aos primrdios da instituio escolar brasileira. Muitos projetos e iniciativas de educao sexual pontuaram a histria da educao no Brasil e o encontro com a perspectiva de gnero sempre foi problemtica. Nos anos de 1990, com o aparecimento dos Parmetros Curriculares Nacionais, a sexualidade e o gnero passaram a habitar os discursos e as prticas educacionais brasileiros de forma mais bem instalada, mas no menos conflituosa. Este texto analisa os principais caminhos epistemolgicos que os discursos sobre a sexualidade e o gnero percorreram na instituio escolar ao longo de quase um sculo. A partir de uma perspectiva ancorada nos conceitos de Michel Foucault, especialmente as noes de dispositivo da sexualidade e biopoltica, analisou-se essa produo discursiva e institucional acerca da sexualidade. Mais contemporaneamente, procurou-se demonstrar as (in) compreenses sobre a diversidade sexual por meio de questionamentos oriundos da teoria queer, tomada como referncia decisiva para a discusso da fala docente e de documentos oficiais presentes na escola a respeito de gnero e sexualidade. Palavras-chave: sexualidade; gnero; prticas escolares; diversidade sexual; teoria queer.

* Professora do Departamento de Teoria e Prtica de Ensino do Setor de Educ. e do Programa de Ps-Graduao em Educao da UFPR. Pesquisadora do Ncleo de Estudos de Gnero/ UFPR.
Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR 37

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

AbstRAct

The combination of sexuality and education goes backward to the beginnings of the brazilian educational institution. Many projects and initiatives concerning sexual education have pervaded Brazils educational history, but facing gender perspectives has always been a troublesome matter. During the 90s, after the appearance of the National Curricular Parameters, both sexuality and gender themes have more frequently inhabited Brazils educational discourses and practices, although not in a less conflicting manner. The present text discusses the epistemological paths that have characterized discourses about sexuality in Brazils school system throughout the XXth century. Those discursive and institutional productions concerning sexuality were analyzed by means of Foucaults concepts of sexuality dispositive and biopolitics. Contemporaneously, I try to demonstrate some (mis)understandings concerning sexual diversity by means of some concepts from queer theory, which seemed fit to discuss some docent speeches as well as some official documents related to the matter of gender and sexuality in Brazils schools. Keywords: sexuality; gender; school practices; sexual diversity; queer theory.

Deslocamentos
Gnero e sexualidade na escola, afinal, do que se trata nessa interpelao? Quais os significados das abordagens sobre estes temas no universo escolar? Quais filiaes ou traos epistemolgicos so utilizados numa abordagem dessa natureza? Por que tratar os temas gnero e sexualidade na instituio escolar? De certa maneira, uma parcela da sociedade brasileira reconhece o lugar estabelecido da sexualidade no interior da escola. Nos ltimos vinte anos, aps o surgimento da epidemia do HIV/AIDS e o reconhecimento da gravidez de jovens em idade escolar, a sexualidade se consolidou como lugar de fala em torno ideia de preveno. Entretanto, essa histria no se iniciou na dcada de 1990. Na Europa e em suas colnias espalhadas pelo mundo, a preocupao com a sexualidade nas escolas remonta o sculo XIX, quando a vida regrada dos colgios estabelecera um conjunto de regras sobre o corpo de jovens e crianas. Michel Foucault descreveu os colgios europeus do sculo XVIII como verdadeiras maquinarias em permanente estado de alerta. Para o autor: O espao da sala, a forma das mesas, o

38

Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

arranjo dos ptios de recreio, a distribuio dos dormitrios [...], os regulamentos elaborados para a vigilncia do recolhimento e do sono, tudo fala da maneira mais prolixa da sexualidade das crianas (FOUCAULT, 1984, p. 30). Com efeito, importante entendermos que uma educao sexual esteve em curso desde os ltimos dois sculos, e o prprio Foucault descreveu uma experincia na Alemanha em 1776. Nessa escola experimental, a educao sexual deveria ser to precisa que nela o pecado universal da juventude nunca deveria ser praticado (FOUCAULT, 1984, p. 31). O autor narra uma festa escolar:

A ocorreu a primeira comunho solene do sexo adolescente com o discurso racional, sob a forma mesclada de exame, de jogos florais, de distribuio de prmios e de conselho disciplinar. [...] Diante do pblico reunido, um dos professores, Wolke, formulou aos alunos questes selecionadas sobre os mistrios do sexo, do nascimento, da procriao: levou-os a comentar gravuras que representavam uma mulher grvida, um casal, um bero. As respostas foram esclarecidas, sem embarao nem vergonha. Nenhum riso indecoroso veio perturb-las salvo, justamente, da parte de um pblico adulto bem mais infantil do que as prprias crianas e ao qual Wolke repreendeu severamente. Finalmente, foram aplaudidos os meninos rechonchudos que, diante da gente grande, traaram com destro saber as guirlandas do discurso e do sexo (FOUCAULT, 1984, p. 31).

Com essa narrao, Foucault indicou o estabelecimento de um importante elemento por ele analisado, isto , a colocao do sexo em discurso. Esta insistncia discursiva constituiu, ao contrrio daquilo que se acostumou a pensar sobre o silenciamento em torno do sexo e das prticas sexuais, a produo de um discurso verdadeiro sobre o sexo que, por sua vez, no poderia se calar. Tratava-se de falar sem corar-se, de falar racionalmente sobre o sexo, de utilizar um saber recm produzido pelo discurso e pelas prticas institucionais da medicina e da psiquiatria, ou seja, tratava-se de falar a verdade do sexo. As primeiras preocupaes explcitas em relao educao do sexo de crianas e jovens no Brasil tiveram lugar nos anos vinte e trinta do sculo XX. Nesse momento a educao sexual j era uma preocupao para mdicos, intelectuais, professores e professoras que ento povoavam o universo educacional brasileiro. No ano de 1922, o importante intelectual e reformador educacional brasileiro, Fernando de Azevedo, respondeu a um inqurito promovido pelo Instituto de Higiene da Faculdade de Medicina e Cirurgia de So Paulo sobre educao sexual. Por aquela ocasio o intelectual destacava a importncia do ensino da matria para o interesse moral e higinico do indivduo e para o
Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR 39

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

interesse da raa (MARQUES, 1994). Assim nascia o interesse da educao nacional pela educao sexual como objeto de ensino nas escolas brasileiras. Em 1933 foi fundado na cidade do Rio de Janeiro, ento capital federal, o Crculo Brasileiro de Educao Sexual, que editou um peridico denominado Boletim desde o ano da sua criao (1933) at 1939 (SOUZA, 2002). Ao contrrio das ideias que se estabeleceram no imaginrio a respeito da ocultao sobre o sexo e as prticas sexuais, desde o final do sculo XVIII e, especialmente, desde o sculo XIX, o sexo j era objeto de discusses entre mdicos e educadores que defendiam a presena de uma educao para a higiene sexual dos jovens (CSAR, 2008). Estas primeiras tentativas do sculo XX em defesa da educao sexual nas escolas brasileiras se dava por meio de pressupostos higienistas e eugnicos. A partir de perspectivas bem estabelecidas, a fala da sexualidade e no o seu silncio constituiu-se como fator importante no discurso educacional brasileiro. Se relacionarmos o processo de escolarizao disciplinarizao dos corpos de crianas e jovens, veremos que a educao do sexo encontrou seu lugar privilegiado na escola desde muito cedo. Assim, o sexo bem educado se apresentou como parte fundamental do processo de escolarizao, mesmo que este no tenha sido abordado sob a rubrica de uma disciplina especfica, pois a regulao do sexo de crianas e jovens nas escolas foi uma tnica na conformao da pedagogia moderna (COSTA, 1983). Certamente, a instituio escolar se transformou ao longo do sculo XX. Ora conservadora, ora revolucionria, ora progressista, ora liberal. A partir dos anos de 1960, os movimentos pelos direitos civis, as lutas feministas, os movimentos gays e lsbicos, as reivindicaes tnico-raciais e, na Amrica Latina, as lutas contra os regimes ditatoriais, produziram marcas no discurso sobre na escola. Um segundo momento importante em relao produo discursiva e as prticas pedaggicas da educao sexual no Brasil deu-se nos primeiros anos da dcada de 1960. Pouco antes da ditadura militar, o Brasil vivia um clima de renovao pedaggica, as crticas sociolgicas sobre os sistemas educacionais comeavam a ser formuladas e aplicadas em escolas experimentais1. Foi justamente nesse perodo que o tema da educao sexual retornou de forma mais sistemtica ao discurso pedaggico. Nessa que podemos chamar de segunda onda da educao sexual brasileira, escolas de So Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte organizaram programas de educao sexual em conexo com
1 Estes movimentos de renovao constituem as primeiras ressonncias daquilo que ser uma crtica educacional formulada em vrios continentes. No Brasil, Paulo Freire ser o nome principal. Entre os europeus destacam-se Louis Althusser, Pierre Bourdieu, Jean-Claude Passeron, Basil Bernstein e Michel Young. Mencionem-se ainda os economistas norte-americanos Samuel Bowles e Herbert Gints e o canadense Willian Pinar em 1973 (SILVA, 1999).
40 Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

as novidades pedaggicas e curriculares de ento. Nas escolas paulistas destacaram-se as experincias desenvolvidas tanto na Escola de Aplicao da Universidade de So Paulo quanto no Colgio Vocacional e nos Colgios Pluricurriculares. Estas experincias especficas de educao sexual e todas as demais experincias pedaggicas originadas dessas instituies foram reprimidas e suprimidas pela ditadura militar. No incio da ditadura militar, em 1965, uma portaria do secretrio de Estado dos Negcios da Educao do Estado de So Paulo proibiu professores do ensino secundrio, em especial os de Biologia e de Sociologia, de exporem nas escolas sobre a sexualidade e sobre a contracepo (WEREBE, 1998, p. 174). Entretanto, naquele perodo, o interesse crescente pela educao sexual entre as/ os educadoras/es brasileiras/os levou a deputada federal Jlia Steimbruck, em 1968, a apresentar um projeto de lei propondo a introduo da educao sexual obrigatria nas escolas primrias e secundrias do pas (WEREBE, 1998, p. 173). Como a ditadura imps um regime de controle e moralizao dos costumes, especialmente decorrente da aliana entre os militares e o majoritrio grupo conservador da igreja catlica, a educao sexual foi definitivamente banida de qualquer discusso pedaggica por parte do Estado e toda e qualquer iniciativa escolar foi suprimida com rigor. As iniciativas que conseguiam resistir e burlar o controle se tornaram experincias de resistncia e, nas dcadas seguintes, a educao sexual foi tomada como um dos marcos educacionais das lutas pela democratizao do pas. No perodo ditatorial, portanto, a educao sexual e os debates sobre gnero ou feminismo apareceram como parte de um projeto de escola e educao que se instaurou nas bases das lutas pela redemocratizao do pas, e nesse momento a educao sexual apareceu como uma reivindicao importante do movimento feminista brasileiro2. Naquele momento, a escola foi tomada como o lugar privilegiado dos processos de redemocratizao e a educao sexual como uma proposta libertadora dos corpos, das mulheres e sujeitos. Entretanto, a ligao entre a educao sexual e o movimento feminista produziu apenas marcas leves nas prticas pedaggicas de educao sexual no Brasil, as quais logo desapareceram. Essa vinculao da educao sexual com as questes que cercavam a luta contra o patriarcado e a hierarquia de gnero foi abandonada e o feminismo como campo de indagao das prticas pedaggicas desapareceu sem deixar rastros. Com efeito, na mesma medida em que o
2 Entre as dcadas de 1970 e 1980, nas lutas contra a ditadura e no decorrer do processo de redemocratizao, as experincias e projetos de educao sexual estiveram fortemente ligados a intelectuais feministas como Carmem Barroso e Cristina Brusquini (BARROSO, 1980, 1982; BRUSQUINI; BARROSO, 1983).
Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR 41

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

feminismo desapareceu como epistemologia das prticas pedaggicas sobre a sexualidade, a educao sexual comeou a se fortalecer como campo especfico da sade. Assim, no incio dos anos 80, o discurso da sade e da biologia ocupara por completo esse espao epistemolgico. Em uma pesquisa realizada em fontes documentais da secretaria municipal de educao do municpio de Curitiba-PR, a educao sexual j pensada nos anos de 1970 tendo em vista a preveno de doenas sexualmente transmissveis e curiosidades sobre a reproduo e fisiologia humana, includa nos procedimentos pedaggicos sobre o planejamento familiar3. Duas dcadas mais tarde, a epidemia de HIV/AIDS ter um grande impacto na educao, na medida em que crescia o paradigma da informao como arma contra a epidemia. Assim, a escola no incio dos anos 90 foi tomada como um lugar fundamental para a propagao de informaes sobre o sexo seguro, as quais incluam, alm do contgio do HIV/AIDS e outras DSTs, a gravidez na adolescncia, que para os especialistas comeou a ser tomada como um problema pedaggico importante. A partir desse momento, o discurso da sexualidade nas escolas brasileiras foi definitivamente colonizado pela ideia de sade e preveno de doenas sexualmente transmissveis e da gravidez na adolescncia, tomadas como sinnimo de problema de sade fsica e social. O tema da preveno foi assumido de maneira to definitiva que os programas estabeleceram uma conexo direta com outro problema que deveria ser debelado no interior da instituio escolar, isto , o uso de drogas. Assim, projetos como preveno de DST/AIDS, gravidez e uso de drogas foram desenvolvidos com base na ideia de preveno como paradigma do discurso sobre a educao sexual. Na segunda metade dos anos de 1990, no mbito de um conjunto de reformas educacionais, o governo brasileiro produziu um importante documento os Parmetros Curriculares Nacionais. Os PCNs foram concebidos como resposta e soluo para grande parte dos problemas educacionais no Brasil, bem como resposta insero na Constituio de 1988 de temas oriundos dos movimentos sociais, tais como as questes tnico-raciais, o meio-ambiente, a educao sexual e as questes de gnero, esquecidas desde os projetos dos anos 70 (CSAR, 2004). Inspirada pela reforma educacional espanhola organizada pelo partido popular, ultraconservador, no incio dos anos 90, a educao brasileira tomou para si a concepo dos temas transversais e instituiu a educao sexual como um dos temas a serem trabalhados nos PCNs. O fascculo sobre o Tema Transversal Orientao Sexual, publicado em 1997, consolidou definitivamente a escolarizao de uma educao do sexo.
3 Trata-se de pesquisa em andamento no meu grupo de pesquisa, realizada por Santina Clia Bordini.
42 Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

A inveno da sexualidade e seus desdobramentos


O filsofo francs Michel Foucault (1984) produziu uma obra em trs volumes intitulada Histria da Sexualidade, entre 1976 e 1984. Em 1976 publicou o primeiro volume, que recebeu o subttulo de A vontade de saber (FOUCAULT, 1984). Nessa obra Foucault tomou a sexualidade como uma criao discursivo-institucional, cuja funo seria o controle dos indivduos e das populaes. Para Foucault:

A sexualidade o nome que se pode dar a um dispositivo histrico: no realidade subterrnea que se aprende com dificuldade, mas grande rede de superfcie em que a estimulao dos corpos, a intensificao dos prazeres, a incitao ao discurso, a formao dos conhecimentos, o reforo dos controles e das resistncias, encadeiam-se uns aos outros, segundo algumas grandes estratgias de saber e poder (FOUCAULT, 1984).

O autor demonstrou que o sexo e as prticas sexuais se comportavam como parte do chamado dispositivo da sexualidade, pois aquilo que estava em jogo seria essencialmente uma rede estabelecida de saber-poder atuando sobre os corpos e populaes ao produzir normatizaes e modos de vida. Assim, o sexo foi delimitado como um ponto de injuno fundamental entre o corpo e as prticas de controle das populaes no sculo XIX. Neste processo de estabelecimento de fronteiras, a sexualidade foi o instrumento de separao que criou delimitaes entre prticas sexuais bem educadas e as demais, que ocupariam lugar indefinido ou bem demarcado para alm das fronteiras da normalizao. O sexo bem educado ou normatizado, isto , as prticas heterossexuais, monogmicas, consolidadas pelo matrimnio e reprodutivas, foram observadas pelos olhares e ouvidos atentos de mdicos e psiquiatras, que podiam at mesmo prescrever mais sexo e a intensificao do prazer. As prticas outras, ou as sexualidades no normativas, deveriam ocupar o lugar das margens, alm de serem tambm esquadrinhadas por mdicos e terapeutas que produziram saberes que definiram as configuraes e nomenclaturas desses outros da sexualidade o homossexual, a histrica, o onanista e o casal malthusiano, como bem definiu Foucault. O conceito de sexualidade que pertence a nossa histria nasceu como a justa medida de separao entre normalidade e anormalidade (FOUCAULT, 1984). No se pode dizer que os efeitos do dispositivo da sexualidade tenham desaparecido por completo, trs dcadas aps sua descrio e anlise. Todavia,
Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR 43

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

observamos alguns deslocamentos, pois j no nos preocupamos mais com a masturbao das crianas, por exemplo. Nesse meio tempo, entretanto, talvez tenhamos criado outros mecanismos to perversos quanto os anteriores, na medida em que, por exemplo, ainda nos deparamos com uma verdadeira obsesso mdica com o corpo, com a sade e, sobretudo, com as chamadas identidades sexuais. Assim, possvel que nossa histria da sexualidade tenha uma origem e desdobramentos com os quais no desejamos mais ter qualquer familiaridade, mas certos desdobramentos dessa histria so ainda exemplos de excluso e violncia em torno das prticas sexuais no normativas. Talvez ainda venhamos a perceber que, paradoxalmente, a educao sexual no contexto escolar contemporneo possa ser um espao para entendermos a histria da sexualidade do ponto de vista dos nossos mecanismos de excluso e de produo da norma sexual, de modo que possamos resistir aos mecanismos de produo e reproduo da norma. Se isso acontecer, a educao sexual nas escolas ser, antes de tudo, um ato poltico. Quase um sculo depois das primeiras tentativas de organizar um programa de educao sexual nas escolas brasileiras, o sexo bem educado certamente no pertence mais ao universo positivista e eugenista das primeiras dcadas do sculo XX. O novo sexo bem educado passou agora a ocupar territrios vizinhos, como a ideia de sexo responsvel, sexo saudvel e sexo seguro. Assim, podemos dizer que uma epistemologia da sade, da responsabilidade e do binmio risco/segurana vem produzindo uma educao sexual definida por uma ideia especfica sobre o bem viver. No cenrio educacional contemporneo, e tendo por objetivo especfico delimitar parmetros sobre a vida e a felicidade, a educao sexual seguiu rumos epistemolgicos diversos, como a psicologia do desenvolvimento, a sociologia das representaes sociais e a prpria fisiologia da sade. Uma vez mais, na tentativa de esboar contornos epistemolgicos, reporto-me histria e ao conceito de sexualidade, tal como definida por Michel Foucault, pois penso ser esse um horizonte importante para pensarmos sobre a sexualidade na educao. Desse ponto de vista, a presena da sexualidade na escola pode perfeitamente se traduzir na funo de reproduzir o dispositivo de controle dos corpos, assim como em paradigma biopoltico de controle da vida, pois foi justamente na instituio escolar que se instauraram historicamente os dispositivos disciplinares e de governamento sobre os corpos de crianas e jovens4. Como afirma Helena Altman (2001) em sua anlise dos PCNs, tambm amparada pelo referencial foucaultiano, estes documentos provocam uma
4 A ideia de governamento oriunda do conceito foucaultiano de governamentalidade (VEIGA-NETO, 2002).
44 Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

incitao ao discurso sobre o sexo na escola, isto , produzem uma verdadeira exploso discursiva: a proposta era que, no interior dos pressupostos dos temas transversais, a orientao sexual deve impregnar toda a rea educativa. Com Foucault, aprendemos que por meio da incitao ao discurso do sexo se instauram mecanismos de controle sobre os corpos dos indivduos, exercidos no somente dentro de um sistema de punies e proibies, mas, especialmente, por meio de mecanismos que produzem sujeitos e seus corpos sexuados. Tal produo se d no sentido do exerccio do controle sobre a forma ideal de viver a sexualidade, isto , de forma normativa, tendo em vista as prticas sexuais monogmicas, heterossexuais e reprodutivas. As anlises realizadas sobre os PCNs demonstram que estes assumem uma abordagem preventiva e, neste contexto, prevenir as prticas sexuais de risco seria a tnica normativa na construo de uma forma ideal de sexualidade:

Ao trata do tema Orientao Sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente vida e sade, que se expressa desde cedo no ser humano. Engloba o papel social do homem e da mulher, o respeito por si e pelo outro, as discriminaes e os esteretipos atribudos e vivenciados em seus relacionamentos, o avano da AIDS e da gravidez indesejada na adolescncia, entre outros, que so problemas atuais e preocupantes (BRASIL, 2000, p. 107).

No interior do fascculo de Orientao Sexual h um subitem denominado Relaes de Gnero, com duas pginas e meia de texto. A insero do tema se d enquanto contedo especfico da Orientao Sexual. Os objetivos para a abordagem so:

[...] combater relaes autoritrias, questionar a rigidez dos padres de conduta estabelecidos para homens e mulheres e apontar para a sua transformao. A flexibilizao dos padres visa permitir a expresso de potencialidades existentes em cada ser humano que so dificultadas pelos esteretipos de gnero. Como exemplo comum pode-se lembrar a represso das expresses de sensibilidade, intuio e meiguice nos meninos ou de objetividade e agressividade nas meninas (BRASIL, 2000, p. 144).

Em um momento importante do texto ressalta-se que a a abordagem das relaes de gnero com as crianas dessa faixa etria, convm esclarecer,
Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR 45

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

uma tarefa delicada. Por que seriam abordagens sobre relaes de gnero mais delicadas que as intervenes sobre a sexualidade? Nesse momento, fundamental a tarefa de escutar o discurso produzido nesse documento. Em primeiro lugar, apesar do texto tratar das relaes desiguais entre homens e mulheres na perspectiva histrica, aquilo que se compreende por gnero no texto so os tais papis sexuais ou papis de gnero. O principal elemento presente nesse contedo especfico de Orientao Sexual so as caractersticas ou esteretipos do masculino e do feminino, isto , a sensibilidade e a meiguice de meninos e a objetividade e a agressividade das meninas. Alm disso, o texto ressalta a importncia de interveno nos momentos de discriminao de um aluno em seu grupo, com apelidos jocosos e s vezes questionamento sobre sua sexualidade. O professor deve ento sinalizar a rigidez das regras existentes nesse grupo que definem o que ser menino ou menina (BRASIL, 2000, p. 145). O carter delicado do tema advm da norma social produzida no interior do dispositivo da sexualidade, isto , a norma da heterossexualidade ou, como a denominou Judith Butler, a heteronormatividade. Em uma palavra, a dificuldade ou o carter delicado apontado pelo texto dos PCNs advm de uma confuso entre a ideia de gnero, definida no como categoria de anlise das relaes de poder entre os gneros, como a pensou Joan Scott [...] mas sim, em virtude da percepo do gnero como papis a serem desempenhados pelos dois sexos biolgicos determinados. No mbito daquela confuso conceitual, s h espao para a correspondncia entre corpo-sexo-desejo, isto , corpo masculinopnis-desejo feminino e feminino-vagina-desejo masculino de modo que as caractersticas atribudas aos dois gneros, isto , meiguice, objetividade e agressividade, constituem uma resposta imediata a esse sistema normativo de sexo-gnero. Nessa perspectiva, trabalhar as relaes de gnero significa apenas e to somente demonstrar que meninos podem ser tambm meigos e sensveis sem que isso possa ferir sua masculinidade, e que meninas podem ser agressivas e objetivas, alm de gostarem de futebol, sem que essas caractersticas firam sua feminilidade. importante ressaltar que, nessa perspectiva, alunos e alunas gays, lsbicas e transexuais permanecero sem lugar no ambiente normativo da escola, como se pode observar na citao abaixo:

Eu j trabalhei com duas meninas que se diziam homo, mas elas faziam isso pra chamar ateno. Agora ver beijo na boca entre duas meninas, me choca. No te choca? Esse liberalismo me choca um pouco. Ver duas meninas se beijando isso me choca. Isso eu no trabalhei bem em mim eu no consigo

46

Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

aceitar. E a mdia influencia muito, incentivando o homossexualismo. Nas novelas [...] (Ana)5.

Essa fala bastante significativa indica a dificuldade em relao a um possvel questionamento do sistema heteronormativo na escola. Mesmo que algumas experincias educacionais j tenham definido que questes sobre a homossexualidade requerem uma abordagem especfica a respeito da diversidade sexual, o esforo para minimamente colocar perguntas sobre a heteronormatividade permanece um grande desafio ainda no contemplado. Para o discurso escolar, em um primeiro momento, o importante negar a existncia de alunos e alunas homossexuais e bissexuais, pois a infncia e a juventude so aclamadas como fases transitrias em relao ao exerccio da sexualidade, de modo que, se bem conduzida por profissionais competentes, os jovens sero restitudos ao seu curso normal. Se a presena de alunos e alunas homossexuais dentro da escola j um incmodo, ento, a partir daquela perspectiva, a experincia da transexualidade se torna verdadeiramente insuportvel do ponto de vista da instituio escolar, pois, diante de seus corpos transformados, a fala competente da instituio no v esperana de retorno norma heterossexual. Assim, aquilo que resta o afastamento desses corpos indesejveis, isto , a expulso, que hoje se constitui em um elemento importante da evaso escolar6.

Re-territorializando a sexualidade na escola


importante lembrarmos uma vez mais que qualquer deciso terica e epistemolgica tambm poltica. Em se tratando da sexualidade, tambm importante que se faa presente uma reflexo sobre as implicaes das polticas de sexualidade. Lembremos que foi o dispositivo da sexualidade que instaurou o regime da heterossexualidade compulsria em todos os mbitos da nossa vida. A heterossexualidade compulsria ou heteronormatividade o conceito a partir do qual Judith Butler (1999) analisou as relaes de poder entre homens e mulheres
5 Entrevista obtida no mbito de pesquisa realiza pelo grupo de pesquisa sobre gnero e sexualidade nas escolas de Curitiba. O nome da professora fictcio. 6 Uma srie de pesquisas realizadas e em andamento vem demonstrando que a experincia transexual marcada pela expulso da instituio escolar, com consequncias scias importantes na trajetria de vida desses indivduos.
Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR 47

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

e entre homossexualidade e heterossexualidade, demonstrando a construo do dispositivo da sexualidade como marcado pela norma heterossexual. Se tomarmos como certo o lugar da sexualidade na instituio escolar, importante que demarcar os temas que envolvem o trabalho na instituio escolar. Pesquisas realizadas com professoras/es e alunas/os vm demonstrando a necessidade de uma formao especfica tendo em vista a diversidade sexual presente no universo escolar. Alunas/os e professoras/es gays, lsbicas, bissexuais e transexuais compem a diversidade contempornea da instituio escolar; entretanto, para esta instituio que nasceu disciplinar e normatizadora, a diferena, ou tudo aquilo que est fora da norma, em especial, a norma sexual, mostra ser insuportvel por transbordar os limites do conhecido. Assim, um trabalho que assuma como princpio a diversidade sexual marca a entrada em um campo epistemolgico desconhecido, na medida em que a epistemologia reconhecvel a do sistema heteronormativo de correspondncia entre sexo-gnero. decisivo o reencontro da sexualidade com as novas perspectivas dos estudos de gnero, recordando que os projetos de educao sexual dos anos 70 partiram de uma perspectiva libertria representada pelas abordagens feministas. Ao abordar o gnero como categoria de investigao, podemos recusar os lugares definidos para as dicotomias entre masculino e feminino, alm de reconstruir os significados dos corpos, dos desejos e dos prazeres (SCOTT, 1995). Em outros termos, se assumirmos o gnero como categoria de anlise das cincias humanas ser possvel formular novas epistemologias da sexualidade na escola. No mesmo sentido, mas radicalizando os questionamentos, isto , problematizando a hegemonia lingustica e cultural organizada a partir da heterossexualidade compulsria, a perspectiva dos estudos de gnero pode trazer luz a heteronormatividade predominante nas prticas e discursos escolares. Sob tal perspectiva terica, revela-se que o currculo possui uma matriz que, alm de masculina, heterossexual. Essa nova perspectiva epistemolgica se encontra com as teorizaes queer7, produzindo questionamentos sobre os limites do discurso do sexo e da sexualidade marcados por uma concepo naturalizada, a-histrica e monoltica. Nesta tica, o sexo est confinado sua percepo biolgica, responsvel por delimitar a fronteira entre os sujeitos: masculino/feminino, heterossexual/ homossexual e normal/anormal. A teoria queer, partindo das indagaes de
7 Queer em ingls significa estranho, esquisito, alm de ser uma forma preconceituosa e violenta de abordar indivduos homossexuais. Entretanto, no interior das universidades anglosaxs, tericas do gnero e da sexualidade se reapropriaram do vocbulo e produziram uma epistemologia, ou um conjunto de articulaes intelectuais, questionando o aprisionanento da concepo de corpo no sistema heteronormativo de sexo-gnero-desejo (SPARGO, 2007).
48 Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

Foucault e de Butler, representa um acervo importante de novas perguntasrespostas, pois no prescritiva, questionando principalmente as condies de possibilidade do conhecimento (SPARGO, 2007). Contra as abordagens da sexualidade marcadas pelo sistema heteronormativo de correspondncia entre sexo-gnero, a teoria queer traz tona a discusso no somente sobre a constituio dos sujeitos da sexualidade, como tambm sobre os prprios limites daquele modelo de construo de conhecimento e o quanto cada sujeito ou grupo suporta (des)conhecer. Neste sentido, a teoria queer demonstra que o sexo, o corpo e o prprio gnero so construes culturais, lingusticas e institucionais geradas no interior das relaes de saber-poder-prazer, determinadas pelos limites do pensamento moderno. Assim, ao tratar da teoria queer, Guacira Lopes Louro (2004, p. 65) diz que: [...] h limites para o conhecimento: nessa perspectiva, parece importante indagar o que ou quanto um dado grupo suporta conhecer. A teoria queer recusa a incorporao da alteridade no modelo hegemnico da norma sexual e social, argumentando que esta seria uma ao originria das polticas de tolerncia que assumem a existncia do binmio normal/anormal e, portanto, tendem a pacificar e normatizar, na medida do possvel, a alteridade. Ao contrrio disso, a teoria queer questiona as condies de possibilidade do conhecimento que produz a norma sexual e social. Para finalizar. Primeiro, o trabalho com a diversidade sexual nas escolas pressupe um conhecimento das disposies de professoras e professores que, por sua vez, devero adentrar uma nova lgica do (des)conhecer, de sorte que tal trabalho no poder jamais ser pautado pela pergunta formulada ao especialista sobre a normalidade das prticas e discursos sexuais. Perguntar pela normalidade pertencer ao mundo definido e mapeado pelos processos disciplinadores e normalizadores. Segundo, para adentrar outra lgica, professores e professoras, segundo Deborah Britzman (1999), necessitam produzir a capacidade de desestabilizar o conhecimento em nome da liberdade. Nesta perspectiva, sexualidade, educao sexual e diversidade sexual se referem a prticas de liberdade, na medida em que os limites de nosso pensamento devero ser transcendidos em nome de outras possibilidades tanto de conhecer como de amar.

Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

49

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

RefeRnciAs
ALTMAN, Helena. Orientao sexual nos Parmetros Curriculares Nacionais. Revista de Estudos Feministas, a. 9, 2. Semestre 2001. BARROSO, Carmem. Pesquisa sobre educao sexual e democracia, Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n.15, 1980. ______. Educao Sexual. Debate Aberto. Petrpolis: Vozes, 1982. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientao sexual / Secretaria de Educao Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currculo. In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado. Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autntica, 1999. BRUSQUINI, Carmem; BARROSO, Cristina. Caminhando juntas: uma experincia em educao sexual na periferia de So Paulo. Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n. 45, 1983. BUTLER, Judith. Corpos que pesam. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado. Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autntica, 1999. CSAR, Maria Rita de Assis. Da escola disciplinar pedagogia do controle. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educao, Unicamp, 2004. ______. A inveno da adolescncia no discurso psicopedaggico. So Paulo: Editora Unesp, 2008. COSTA, Jurandir Freire. Ordem Mdica e Norma Familiar. Rio de Janeiro: Graal, 1983. FOUCAULT, Michel. Histria da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1984. LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autntica, 2004. MARQUES, Vera Beltro. A Medicalizao da Raa. Mdicos, educadores e discurso eugnico. Campinas: Ed. Unicamp, 1994. SCOTT, Joan Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez. 1995.

50

Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

CSAR, M. R. de A. Gnero, sexualidade e educao: notas para uma Epistemologia

SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade. Uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. SPARGO, Tamisin. Foucault y la teoria queer. Barcelona: Gedisa, 2007. VEIGA-NETO, Alfredo. Coisas de Governo. In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luis B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo. Imagens de Foucault e Deleuze. Ressonncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. VIDAL, Diana Gonalves. Educao sexual: produo de identidades de gnero na dcada de 1930. In: SOUZA, Cinthia Pereira (Org.). Histria da Educao. Processos, prticas e saberes. So Paulo: Escrituras, 2002. WEREBE, Maria Jos Garcia. Sexualidade, Poltica e Educao. Campinas: Editora Autores Associados, 1998.

Texto recebido em 9 de junho de 2009. Texto aprovado em de 10 julho de 2009.

Educar, Curitiba, n. 35, p. 37-51, 2009. Editora UFPR

51

Anda mungkin juga menyukai