Anda di halaman 1dari 8

Contedos programticos propostos para as disciplinas

Lngua Portuguesa
BIMESTRE 1 BIMESTRE

ENSINO MDIO

1 srie

2 srie
Linguagem e sociedade
Os sistemas de arte e de distrao; O estatuto do escritor na sociedade; Como fazer para gostar de ler literatura? O indivduo e os pontos de vista e valores sociais; A crtica de valores sociais; A palavra e o tempo: texto e contexto social.

3 srie
Linguagem e sociedade
Trabalho, linguagem e realidade brasileira; Adequao lingstica e ambiente de trabalho; A literatura e a construo da modernidade e do moderno; Linguagem e o desenvolvimento do olhar crtico; Humor e linguagem.

Linguagem e sociedade
A Lngua e a constituio psicossocial do indivduo; Lusofonia e Histria da Lngua Portuguesa; Comunicao: a linguagem, o eu e o outro; As diferentes mdias; O mural escolar como espao de expresso e informao; A Literatura na sociedade atual.

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Textos de planificao (foco: escrita): Projeto de reportagem fotogrfica. Textos enumerativos (foco: escrita): Tomada de notas. Texto literrio (foco: leitura): Poema: diferenas entre verso e prosa; Conto tradicional. Texto argumentativo (foco: escrita): Opinies pessoais Texto informativo (foco: leitura e escrita): Comunicado escolar; Notcia informativa. Texto expositivo (foco: leitura e escrita): Resumo de novela ou filme. Informao, exposio de idias e mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura.

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto literrio (foco: leitura): Textos em prosa: conto e romance; Poema: estudo por temas; Comdia de costumes. Texto argumentativo (foco: leitura e escrita): Artigo de opinio; Anncio publicitrio; Slogan. Antologia (foco: leitura e escrita): Argumentao, expresso de opinies e mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura.

Gneros textuais
Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Textos de planificao (foco: escrita): Projeto de tira em quadrinhos. Texto literrio (foco: leitura): A prosa e a poesia modernas. Texto ldico no literrio (foco: leitura e escrita): Narrativa escolar; Tira em quadrinhos. Texto argumentativo (foco: leitura e escrita): Resenha crtica. Texto informativo (foco: leitura e escrita): Bilhete. Antologia (foco: leitura e escrita): Argumentao, crtica e mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura.

VERSO PRELIMINAR - 2

BIMESTRE 1 BIMESTRE

1 srie
Funcionamento da Lngua
Interao discursiva; Identificao das palavras e idias-chave em um texto; Anlise estilstica: adjetivo e substantivo; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

2 srie
Conhecimentos de linguagem
Construo lingstica da superfcie textual: uso de conectores; Relaes entre linguagem verbal e no verbal; Lngua portuguesa: o correto e o adequado; Valor expressivo de antteses e ambigidades; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Anlise estilstica: conectivos; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

3 srie
Conhecimentos de linguagem
Recurso a conectores de articulao lgica e cronolgica; Linguagem e adequao; A lngua portuguesa e o vestibular; Valor expressivo de ecos e ambigidades; Categorias da narrativa: personagem, espao e enredo; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero: uso do numeral; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

Compreenso e discusso oral


A oralidade nos textos escritos; Expresso oral e tomada de turno; Discusso de pontos de vista em textos literrios.

Compreenso e discusso oral


Discusso de pontos de vista em textos criativos (publicitrio).

Compreenso e discusso oral


A oralidade nos textos escritos; Expresso oral e tomada de turno; Discusso de pontos de vista em textos literrios.

VERSO PRELIMINAR - 2

BIMESTRE 2 BIMESTRE

1 srie
Linguagem e sociedade
A literatura como instituio social; Variao lingstica: preconceito lingstico; Comunicao e relaes sociais; A exposio artstica e o uso da palavra; Discurso e valores pessoais e sociais.

2 srie
Linguagem e sociedade
Jornalismo, literatura e mdia; Mercado, consumo e comunicao; O indivduo e os pontos de vista e valores sociais; Valores e atitudes culturais no texto literrio; Literatura e inteno pedaggica.

3 srie
Linguagem e sociedade
Trabalho, linguagem e realidade brasileira; Adequao lingstica e ambiente de trabalho; A literatura e a construo da modernidade e do moderno; A crtica de valores sociais no texto literrio.

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Textos de planificao (foco: escrita): Projeto de exposio. Texto literrio (foco: leitura): Poema: conceitos bsicos; Crnica; Texto teatral: diferenas entre texto teatral e texto espetacular. Texto informativo (foco: leitura e escrita): Folheto. Texto expositivo (foco: leitura e escrita): Resumo. O texto literrio e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto literrio (foco: leitura e escrita): Romance; Poema: a quebra da tradio; O conto fantstico. Texto ldico (foco: leitura): Letra de msica. Texto argumentativo (foco: leitura e escrita): Artigo de opinio. Argumentao, expresso de opinies e mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto literrio (foco: leitura): Romance de tese; Poema e denncia social; O teatro contemporneo. Texto argumentativo (foco: escrita): Dissertao escolar. Texto informativo (foco: escrita): Apontamento de entrevista de emprego. Mundo do trabalho e mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

VERSO PRELIMINAR - 2

BIMESTRE 2 BIMESTRE

1 srie
Funcionamento da Lngua
O conceito de gnero textual; Construo lingstica da superfcie textual: coeso e coerncia; Identificao das palavras e idias-chave em um texto; Anlise estilstica: verbo; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

2 srie
Funcionamento da Lngua
Construo lingstica da superfcie textual: uso de conectores; Referncia ditica; A seqencializao dos pargrafos; Identificao das palavras e idias-chave em um texto; Processos interpretativos inferenciais: metfora e metonmia; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Anlise estilstica: advrbio; Construo da textualidade.

3 srie
Funcionamento da Lngua
Construo lingstica da superfcie textual: paralelismos, coordenao e subordinao; Anlise estilstica: nvel sinttico; Recapitulao de conhecimentos de linguagem; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

Compreenso e discusso oral


Expresso de opinies pessoais; Situao comunicativa: contexto e interlocutores; Discusso de pontos de vista em textos literrios.

Compreenso e discusso oral


Concatenao de idias; Intencionalidade comunicativa; Discusso de pontos de vista em textos opinativos.

Compreenso e discusso oral


Expresso de opinies pessoais; Intencionalidade comunicativa; Identificao de estruturas e funes.

VERSO PRELIMINAR - 2

BIMESTRE 3 BIMESTRE

1 srie
Linguagem e sociedade
A literatura como sistema intersemitico; O mundo do trabalho e a argumentao; O eu e o outro: a construo do dilogo e do conhecimento.

2 srie
Linguagem e sociedade
A literatura como caminho para a iluminao pessoal e social; tica, linguagem e sociedade; Sexualidade e linguagem.

3 srie
Linguagem e sociedade
Trabalho, linguagem e realidade brasileira; Diversidade e linguagem; frica e Brasil: relaes hipersistmicas.

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto argumentativo (foco: leitura e escrita): Resenha. Texto informativo argumentativo (foco: leitura e escrita): Folder; Entrevista pingue-pongue. Texto literrio (foco: leitura): O poema e o contexto histrico; Texto teatral: comdia; Crnica. As entrevistas e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto argumentativo (foco: escrita): Carta do leitor. Texto expositivo (foco: leitura e escrita): Reportagem. Texto informativo (foco: leitura e escrita): Carta pessoal; E-mail. Texto literrio (foco: leitura): O aplogo, a fbula e a alegoria: o smbolo e a moral; Poema: a ruptura e o dilogo com a tradio. A expresso de idias e conhecimentos e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto argumentativo (foco: escrita): Dissertao escolar. Texto literrio (foco: leitura e escrita): Anlise crtica de texto literrio; O romance: as relaes entre o eu e o outro; A prosa, a poesia, o teatro e o mundo atual. Texto prescritivo (foco: leitura e escrita): Prova vestibular. Mundo do trabalho e mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

VERSO PRELIMINAR - 2

BIMESTRE 3 BIMESTRE

1 srie
Funcionamento da Lngua
Adequao enunciativa ao gnero textual; Construo lingstica da superfcie textual: coeso e coerncia; Identificao das palavras e idias-chave em um texto; Anlise estilstica: verbo; Relaes entre os estudos de Literatura e Linguagem; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade. Compreenso e discusso oral Expresso de opinies pessoais; Hetero e auto-avaliao; Discusso de pontos de vista em textos literrios.

2 srie
Funcionamento da Lngua
Adequao enunciativa ao gnero textual; Construo lingstica da superfcie textual: uso de conectores; Referncia ditica; A seqencializao dos pargrafos; Anlise estilstica: preposio; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

3 srie
Funcionamento da Lngua
Construo lingstica da superfcie textual: parfrase e reformulao; Anlise estilstica: nvel sinttico; Recapitulao de conhecimentos de linguagem; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

Compreenso e discusso oral Concatenao de idias; Intencionalidade comunicativa; Hetero e auto-avaliao; Discusso de pontos de vista em textos opinativos.

Compreenso e discusso oral Expresso de opinies pessoais; Intencionalidade comunicativa; Identificao de estruturas e funes da entrevista de emprego; Hetero e auto-avaliao.

VERSO PRELIMINAR - 2

BIMESTRE 4 BIMESTRE

1 srie
Linguagem e sociedade
A palavra: profisses e campo de trabalho; O texto literrio e o tempo.

2 srie
Linguagem e sociedade
A literatura engajada; Comunicao, sociedade e poder.

3 srie
Linguagem e sociedade
Linguagem e projeto de vida.

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto literrio (foco: leitura): A prosa literria: semelhanas e diferenas entre conto e crnica; Texto teatral: tragdia; Cordel. Texto argumentativo (foco: leitura e escrita): Resenha. A opinio crtica e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto literrio (foco: leitura): O conto: a ruptura com a tradio; Poema: subjetividade e objetividade; Teatro: a ruptura e o dilogo com a tradio. Texto expositivo (foco: leitura e escrita): Reportagem. Texto argumentativo (foco: leitura e escrita): Editorial. Texto informativo (foco: leitura e escrita): Folder de campanhas sociais. A expresso de opinies pela instituio jornalstica Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

Leitura e expresso escrita


Estratgias de pr-leitura: Relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios. Estruturao da atividade escrita: Planejamento; Construo do texto; Reviso. Texto literrio (foco: leitura e escrita): Anlise crtica. Texto argumentativo (foco: escrita): Dissertao escolar. Texto prescritivo (foco: leitura e escrita): Prova vestibular. Mundo do trabalho e mdia impressa Estratgias de ps-leitura: Organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura. Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

VERSO PRELIMINAR - 2

BIMESTRE 4 BIMESTRE

1 srie
Funcionamento da Lngua
Adequao enunciativa ao gnero textual; Construo lingstica da superfcie textual: coeso e coerncia; Identificao das palavras e idias-chave em um texto; Anlise estilstica: pronomes e artigos; Relaes entre os estudos de Literatura e Linguagem; Processos interpretativos inferenciais: ironia; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

2 srie
Funcionamento da Lngua
Adequao enunciativa ao gnero textual; Construo lingstica da superfcie textual: uso de conectores; Referncia ditica; A seqencializao dos pargrafos; Anlise estilstica: oraes coordenadas e subordinadas; Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero; Lexicografia: dicionrio, glossrio, enciclopdia; Processos interpretativos inferenciais: pleonasmo e construo do ethos; Aspectos formais do uso da lngua: ortografia, regncia e concordncia; Construo da textualidade.

3 srie
Conhecimentos de Linguagem
Reviso dos principais contedos.

Compreenso e discusso oral


Expresso de opinies pessoais; Estratgias de escuta; Discusso de pontos de vista em textos literrios.

Compreenso e discusso oral


Concatenao de idias; Intencionalidade comunicativa; Estratgias de escuta; Discusso de pontos de vista em textos opinativos.

Compreenso e discusso oral


Expresso de opinies pessoais; Intencionalidade comunicativa; Estratgias de escuta.

VERSO PRELIMINAR - 2

Anda mungkin juga menyukai