Anda di halaman 1dari 1

Sistema de Treinamento em Controle e Automao utilizando CLP didtico baseado em Microcontrolador Basic Step e Software LDmicro Rodrigo da Silva

Viana 1, Sergio Ricardo Master Penedo (orientador) 1 1 Fundao Armando Alvares Penteado - FAAP, So Paulo Faculdade de Engenharia FEFAAP, Engenharia Eltrica 1. Objetivos
Esta pesquisa tem como objetivo a implementao de um controlador lgico programvel (CLP) didtico, de baixo custo e compacto, baseado em microcontrolador Basic Step e programado em linguagem Ladder (software LDmicro). Este projeto permite a simulao de prottipos industriais virtuais, possibilitando uma nova maneira de treinamento em disciplinas de automao e controle. O software LDmicro (Fig. 02) um editor, simulador e compilador Ladder, a mais difundida linguagem utilizada em CLPs comerciais. Algumas vantagens desta linguagem so: Interface grfica, baseada em smbolos; Simbologia similar de circuitos eltricos, Permite lgicas mais complexas de controle.

2. Material e Mtodos
O controlador lgico programvel (CLP) foi construdo utilizando-se um microcontrolador Basic Step M8, caixa plstica de dimenses 22x19x7 cm e demais componentes eletrnicos. Para programao, utiliza-se o software LDmicro, ao passo que a gravao do firmware no microcontrolador e a comunicao entre o CLP e o computador feita atravs da porta serial. Foi desenvolvida tambm como adendo uma interface homem-mquina (IHM), composta de um display grfico LCD touch screen, para alterao de parmetros em tempo de execuo do programa.

Figura 02 - Software LDmicro.

4. Concluses Finais
O baixo custo no desenvolvimento e construo do CLP (aproximadamente R$ 150,00), a ampla gama de aplicaes em que ele pode ser utilizado e o emprego de linguagem de programao aberta neste projeto, fazem com que o mesmo seja bastante acessvel em aplicaes acadmicas, onde houver a necessidade de aquisio de dados atravs de sensores, de controle de dispositivos eletrnicos e da visualizao do processo em tempo real quer por interface homem-mquina (IHM), quer pelo prprio software LDmicro instalado em computador. Assim, representa soluo eficiente na prtica de disciplinas de controle e automao.

3. Resultados e Discusso
O CLP desenvolvido utilizado para controlar os prottipos virtuais (software ITS PLC), recebendo os sinais dos sensores digitais. Atravs da linguagem ladder, acionam-se os atuadores disponveis. A Fig. 01 ilustra um dos sistemas que possibilitam o treinamento em controle e automao.

5. Referncias Bibliogrficas
[1] Capelli, A. Mecatrnica Industrial, ed. Saber, 1 ed., 2002 [2] Westhues J. Ladder Logic for PIC and AVR, Cambridge Ma. Disponvel em http://cq.cx/dl/ldmicro.txt. Janeiro de 2009 [3] Penedo, S. R. M. Remodelamento do Ensino de Automao e Robtica na Faculdade de Engenharia Eltrica da FAAP. Projeto de Pesquisa. Julho de 2008.

Figura 01 - Prottipo virtual controlado pelo CLP.

Anda mungkin juga menyukai