Anda di halaman 1dari 8

Impetigo bolhoso e impetigo comum, respectivamente

Impetigo uma infeco bacteriana que atinge a camada mais superficial da pele, a derme. Ocorre com mais frequncia no vero: poca em que atemperatura propicia a proliferao destes organismos. Esta doena tem maior prevalncia em crianas, em razo da menor resistncia que a pele tem neste momento da vida. O contgio se d pelo contato direto, principalmente por meio de leses cutneas, como picadas de inseto, arranhes ou cortes preexistentes nesta regio. Roupas e toalhas podem, tambm, ser via de transmisso, em casos mais raros. A Staphylococcus aureus e Streptococcus do grupo A so as responsveis pela manifestao do impetigo. As manifestaes cutneas, desta forma, variam de acordo com o agente infeccioso. Os estafilococos causam o denominado impetigo bolhoso, apresentando bolhas grandes, de parede muito fina. Quando estas se rompem, a regio afetada fica vermelha, inflamada e com aspecto mido. Pode ocorrer a presena de pus. J o impetigo comum, causado pelos estreptococos, se manifesta como pequenas espinhas purulentas que, depois, evoluem para crostas. Em ambos os casos, as regies mais frequentemente afetadas so aquelas descobertas pela roupa: rosto, membros e axilas.

O diagnstico feito, geralmente, pela visualizao das leses. Exames de sangue e bipsia podem ser solicitados. Recomenda-se que o tratamento seja iniciado em at 48 horas aps o aparecimento dos sintomas, visto que esta doena, em casos no muito frequentes, pode evoluir para um quadro mais grave, como febre reumtica, varicela, glomerolunefrite ou se espalhar em outros rgos; alm da possibilidade de causar manchas nas regies afetadas. Antibiticos orais, derivados da penicilina, so requeridos. Pomadas base de mupirocina podem, tambm, ser recomendadas pelo mdico. Ferver a roupa da criana afetada e evitar que ela ou qualquer outra pessoa manipule as feridas so medidas importantes para que no haja a contaminao de outras regies do corpo ou de mais indivduos. Bons hbitos de higiene, como lavar as mos frequentemente e evitar o uso de toalhas e roupas de diferentes pessoas so outras medidas. O MINISTRIO DA SADE ADVERTE: A automedicao pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remdio errado no s no cura como pode piorar a sade. Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia

Doenas da Pele
Impetigo O que ? Infeco bacteriana da pele, comum em crianas, causada pelos germes estafilococos e estreptococos. Manifestaes clnicas A doena caracteriza-se pelo surgimento de vesculas e bolhas com pus que rapidamente se rompem (muitas vezes as bolhas nem so vistas) deixando reas erosadas recobertas por crostas espessas de aspecto semelhante ao mel ressecado. Podem ser vrias pequenas leses disseminadas ou poucas que vo aumentando

progressivamente de tamanho.

Veja mais fotos de impetigo As leses podem involuir espontaneamente mas muitas vezes propagam-se s regies prximas formando novas leses. Mais frequente nas pocas quentes do ano, a doena atinge principalmente as reas de dobra da pele. No caso do impetigo estreptoccico, h o risco de ocorrncia de glomerulonefrite, doena grave que compromete os rins, devido a um fenmeno alrgico. Tratamento O tratamento consiste na remoo das crostas e limpeza das leses, antibioticoterapia local nos casos mais simples (fotos abaixo) e oral nos casos mais graves ou com risco de glomerulonefrite, devendo ser indicado pelo dermatologista de acordo com cada caso.

MPETIGO
PUBLICIDADE

Definio de Impetigo
O impetigo uma infeco causada porStaphylococcus e Streptococcus Impetigo uma dermatose epidrmica. Na verdade, ela afeta a pele, formando leses na forma de bolhas, rodeados por ulceraes. As bolhas se enchem de pus e estouram. As leses so, ento, transformadas em uma crosta amarelada. uma doena muito comum e muito contagiosa, especialmente entre as crianas. As leses so essencialmente no rosto. Eles tambm so encontrados nas mos, pescoo e couro cabeludo. Como o impetigo afeta somente a epiderme, no h cicatrizes, a crosta desaparece aps o tratamento. Fala-se de impetigo bolhoso, mais comum em crianas, quando as leses esto pouco inflamadas, e geralmente causado por Staphylococcus aureus. O impetigo pode s vezes se transformar em ectima, uma forma grave. As leses so mais graves: mais inflamadas e mais ulceradas. Em geral, o ectima desenvolve em pessoas cujo sistema imunolgico est baixo. O agente causador da ectima sempre os Streptococcus. Quanto queles que j sofrem de doenas de pele como eczema, sarna ou herpes, h uma superinfeco com impetigo, o qual se chama de impetiginizao. Esta forma de impetigo mais comum em adultos.

Causas de impetigo
As bactrias que causam impetigo so os Staphylococcus e Streptococcus. Como o impetigo uma doena frequente e altamente contagiosa, os doentes devem manter-se isolados. Os mais afetados so as crianas. Assim, uma vez diagnosticada, as crianas devem se ausentar da escola durante o tratamento. Os pais devem notificar a escola para que a infeco no se espalhe ainda mais.

Pessoas em risco
Normalmente, o impetigo uma doena que afeta principalmente as crianas. O impetigo uma doena altamente contagiosa, que deixa as pessoas prximas s crianas, altamente expostas. Assim, as pessoas em situao de risco s pais, irmos, colegas de classe. Por conseguinte, essencial que a criana doente fique em quarentena, ao aparecer os primeiros sinais da doena. Os diabticos e imunodeprimidos desenvolvem tambm um impetigo mais grave, mais pronunciado, chamado de ectima.

Sintomas impetigo
Os sintomas do impetigo incluem: - Aparecimento de bolhas grandes, cercado por um crculo vermelho; - Bolhas cheias de pus; - Quando as bolhas estouram, deixam uma crosta amarelada a mel; - Coceira; - Linfadenopatia (Inflamao dos gnglios linfticos); Essas bolhas aparecem na face, orelhas, couro cabeludo, pescoo e mos. Em geral, as leses aparecem primeiramente nos orifcios do rost boca, nariz. Em seguida, eles generalizam pelo rosto e at para o resto corpo. Apesar da presena de bolhas e pus, geralmente no h febre. A condio geral boa.

Diagnstico do impetigo
O mdico ir examinar as leses, a fim de detectar os sintomas de impetigo. Na verdade, o impetigo uma infeco da pele causada por Streptococcus e Staphylococcus, que causam bolhas, vermelhido e coceira caractersticas. As bolhas estouram e deixam crostas amareladas. Por outro lado, no h febre ou outros sinais. O mdico ir fazer perguntas complementares a fim de traar a histria da doena e evitar que ela v mais longe. Em princpio, na forma benigna de impetigo (impetigo comum), no necessrio fazer cultura das leses, para determinar o agente causador do impetigo, e para confirmar o diagnstico. Este teste ser feito apenas em caso grave, quando o impetigo recorrente ou quando h ectima (forma mais grave, com mais leses ulcerativas e com crostas mais numerosas).

Complicaes impetigo
Em geral, o impetigo se cura muito bem, apesar de sua auto-disseminao fcil na pele do doente. O impetigo tratado com antibiticos sob a forma de creme ou comprimido. Alm disso, devido s bolhas causadas pelo impetigo afetarem somente a epiderme, no h cicatrizes. A principal complicao do impetigo uma epidemia. Com efeito, dado que est doena altamente contagiosa. Este o momento de ruptura das bolhas cheias de pus, causando a liberao das bactrias que causam o impetigo, sendo essasStaphylococcus e Streptococcus. Assim, a propagao da doena deve ser temida. Razo pelo qual o mdico deve determinar a histria completa da doena, a fim de proteger o local de trabalho, creche, escola e famlia, em que o paciente convive. Quando o impetigo causado por Streptococcus, deve ser atentar para os possveis danos nos rins, devido s protenas M, secretada por certos Streptococcus. A doena no se generaliza para todo o corpo (exceto a pele). Razo pelo qual, sem tratamento, pode aparecer o ectima (forma mais acentuada da doena), e ainda uma adenopatia.

Tratamento do impetigo
Normalmente, o impetigo uma doena benigna. Os critrios para definir a gravidade da doena s - As leses menos extensas do que a rea coberta por ambas as palmas das mos; - Menos de cinco pontos sobre o corpo coberto por leses; - Ausncia de sintomas como febre ou outras infeces; - Progresso lenta das leses; Quando estes critrios esto preenchidos, falamos de impetigo benigno. O tratamento consiste em vrias etapas muito especficas: - Cuidados e higiene; - Quarentena e proteo do ambiente do paciente (famlia, e principalmente a escola); - O tratamento, tais como; tratamento local ou oral; - Preveno de glomerulonefrite, a principal complicao do impetigo estreptoccica. Cuidados e Higiene O paciente pode lavar com sabo e gua, permitindo a eliminao de bactrias e crostas. Em seguida, podese aplicar uma pomada antibitica, se o tratamento for local. Caso contrrio, a vaselina suficiente para passar nas crostas, se o paciente fizer um tratamento oral com antibiticos. Quarentena e proteo do ambiente do paciente Se o paciente tratado com antibiticos por via oral, necessrio que ele seja colocado em quarentena por 48 horas, porque depois j no mais contagioso. Ao contrrio, no esse o caso quando o tratamento for local (creme de antibitico). Neste momento, o paciente deve ser colocado em quarentena at quando houver o risco de transmitir a doena.

O tratamento com antibiticos O impetigo uma doena infecciosa, tratvel com antibiticos tpicos ou orais. Se o impetigo extenso, prefervel a via oral. Quando o impetigo benigno, isto , as leses no so to pronunciadas, nem muito grande, um antibitico de uso tpico (em creme) suficiente. Os antibiticos eficazes neste caso s o cido fusdico, mupirocina ou gentamicina. O tratamento dura de 5 a 10 dias, em razo das 3 aplicaes por dia que so feitas nos adultos e, geralmente, duas vezes por dia nas crianas. Se no ocorrer melhora aps 48 horas de tratamento local, ser necessrio estabelecer um tratamento geral com antibiticos, por via oral. Os antibiticos utilizados no tratamento oral so da classe das penicilinas, cefalosporinas e macroldeos. Estes antibiticos so eficazes contra os germes que causam o impetig Staphylococcus e Streptococcus. O tratamento dura de 5 a 7 dias. O paciente no mais contagioso aps 48 horas de tratamento. O mdico pode prescrever um tratamento complementar para amolecer as crostas, geralmente a vaselina. Estas crostas podem ser removidas com o alicate. Em seguida, podemos prosseguir com desinfeco das crostas. s vezes, um creme de cortisona pode ser aplicado quando as leses esto muito inflamadas. A preveno da glomerulonefrite, a principal complicao do impetigo estreptoccica Para evitar a glomerulonefrite o mdico pesquisa as protenas presentes na urina usando tiras de teste, trs semanas aps o tratamento do impetigo.

Alternativas de tratamento do impetigo


O impetigo uma infeco bacteriana, essencial o uso de antibiticos e ficar de quarentena, devido sua alta contagiosidade. Homeopatia O tratamento homeoptico no pode acompanhar o tratamento aloptico para uma cura mais rpida das feridas. Os tratamentos homeopticos so os seguintes: - Grafite 9CH e Mezereum 9CH, 3 grnulos, 3 vezes por dia, em jejum; Fitoterapia A pomada de calndula recomendada externamente. A calndula amacia as crostas e cura a pele muito bem.

Preveno do impetigo
O impetigo uma doena altamente contagiosa, por isso necessrio afastar-se de uma pessoa com impetigo confirmado. As pessoas com impetigo devem se manter em quarentena, protegendo assim seu ambiente: acadmico ou profissional. A escola deve ser notificada imediatamente, para conter a epidemia.

Bons conselhos impetigo


- Quando uma pessoa diagnosticada com impetigo, essa se deve manter em quarentena a fim de evitar a infeco de sua famlia, pois o impetigo altamente contagioso.

- A limpeza primordial para evitar a reinfeco, propagao da doena. Ser necessrio lavar as mos regularmente, cortar as unhas bem curtas. O banho deve ser rigoroso e dirio. - Durante o tratamento, aconselhvel usar roupas folgadas de algodo, para reduzir o atrito e, portanto, uma disseminao da doena. - Finalmente, se o impetigo recorrente, aconselhvel fazer amostras bacteriolgicas, a fim de determinar um antibitico especfico e realmente eficaz.

Anda mungkin juga menyukai