Anda di halaman 1dari 7

Policiais Mediadores de Conflitos

Valter Padulla1

Resumo
O presente artigo se prope a suscitar discusso (entre os tcnicos em segurana pblica e em polticas pblicas de segurana), a respeito de formas de preveno e combate ao crime em contextos de violncia que contemplem mtodos diferentes do usual; em especial este texto visa provocar reflexes sobre a maneira de encarar os resultados possveis do trabalho de policiamento comunitrio, peculiarizando-o e adequando-o da melhor forma ao bairro onde est instalada uma Base Comunitria de Segurana, tendo como uma ferramenta til para atingir tal objetivo um programa de mediao comunitria.

Introduo
La garantie des droits de l'homme et du citoyen ncessite une force publique; cette force est donc institue pour l'avantage de tous, et non pour l'utilit particulire de ceux qui elle est confie2.

O texto acima parte da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado (artigo 12), elaborado, votado e aprovado durante a Revoluo Francesa, em 1789, evento de tamanha relevncia no estudo da Histria a ponto de marcar o fim da Idade Moderna e o incio da Idade Contempornea. Alm do aspecto histrico a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado fundamental para o estudo dos temas relativos segurana pblica, ou seja, o tema garantia de LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE indistintamente a todos os cidados foi uma preocupao central e geradora da REVOLUO FRANCESA e aponta para a manuteno e salvaguarda dos

O autor engenheiro civil, especializado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidncia da Repblica em Direitos Humanos e Mediao de Conflitos e mestre em Semitica, Tecnologia da Informao e Educao. Instrutor da matria Mediao de Conflitos, no Curso Internacional de Multiplicador de Polcia Comunitria da Secretaria Nacional de Segurana Pblica Ministrio da Justia. 2 Traduo: A garantia dos direitos do homem e do cidado necessita de uma fora pblica; esta fora , pois, instituda para fruio por todos, e no para utilidade particular daqueles a quem confiada.

DIREITOS HUMANOS, que o objetivo final daquilo que se convencionou tratar por SEGURANA PBLICA. Segundo SANTOS (2006):
Numa sociedade em que se exerce democracia plena, a segurana pblica garante a proteo dos direitos individuais e assegura o pleno exerccio da cidadania. Neste sentido, a segurana no se contrape liberdade e condio para o seu exerccio, fazendo parte de uma das inmeras e complexas vias por onde trafega a qualidade de vida dos cidados.

A possibilidade da atuao policial em Programas de Mediao Comunitria, a partir de Bases Comunitrias de Segurana tem provocado o autor a estudar melhor o assunto, enquanto cidado e pesquisador na rea de Segurana Pblica. A justificativa para se discutir a situao repousa em que a capilaridade da Polcia Militar do Estado de So Paulo no territrio paulista, aliada filosofia de trabalho policial e o espao fsico das Bases Comunitrias de Segurana so situaes propcias ao emprego de Programas de Mediao Comunitria para soluo de conflitos em contextos de violncia e desordem urbana. Outro pilar deste trabalho o entendimento de que os trabalhos em segurana pblica so complexos, entendendo a complexidade distintamente de complicao, mas sim no sentido de que sua compreenso demande uma viso sistmica, como afirma Edgar Morin:
A especializao abstrai, isto , retira um objeto do seu contexto e da sua totalidade, rejeitando suas ligaes e intercomunicaes com o seu ambiente, o insere no compartimento da disciplina, cujas fronteiras destroem arbitrariamente a sistematicidade (a relao de uma parte com o todo) e a multidimensionalidade dos fenmenos; ela conduz abstrao matemtica que, ao privilegiar tudo que calculvel e formulvel, executa, a partir dela prpria, uma ciso com o concreto (MORIN, 2003, pag. 69).

A partir do ponto onde se entende a segurana pblica como uma questo propcia ao entendimento por via do pensamento complexo e sistmico, abre-se caminho para recepcionar outros servios da rede pblica de atendimentos (sade, educao, administrao municipal) como atores sociais fundamentais para solues comunitrias, no somente solues, mas a manuteno destas solues no tempo.

entendimento

de

que

outros

atores

sociais

so

partcipes

(conscientemente ou no) dos resultados ditos de segurana pblica est calcado na premissa de que o objetivo maior a atingir que no ambiente esteja presente e reinante a sensao de segurana, ou seja, que os cidados estejam tranquilos para desenvolverem suas atividades cotidianas a contento, em outras palavras, que o Estado seja o grande parceiro ao processo de garantir qualidade de vida s pessoas. A qualidade de vida o ponto final a que todos os servios pblicos concorrem.

Soluo Pacfica de Conflitos


Afirma Muszkat (2008) que a violncia est presente no

constrangimento, coero ou subordinao exercida sobre outra pessoa. Quando a tolerncia frustrao muito baixa, o indivduo, empenhado em defender-se de algum tipo de dano que ameace sua posio ou sua integridade psquica, reage com violncia para resolver o conflito, destarte o ofendido se transforma em ofensor. A situao descrita no pargrafo anterior trar como conseqncia o mesmo tipo de comportamento da parte daquele indivduo, que ao sobre alguma ao de violncia, passa de ofensor a ofendido com direito ao revide, num crculo vicioso sem soluo satisfatria. A soluo pacfica de um conflito tem por objetivo primaz atuar nesta lgica, perniciosa ao ambiente social, e conduzir as partes em conflito a uma situao em que tenham novamente a capacidade para resolver seus problemas sem violncia e sem a presena de terceiros, ou seja, empoder-los3 para gerir seus assuntos e restabelecer a convivncia em padres relacionais, no mnimo, aceitveis. Evidentemente que as condies resultantes de conflitos sem soluo traro conseqncias sociais em larga escala, ou seja, um conflito entre duas partes pode desestabilizar uma rua, uma vila, uma comunidade. J no prembulo da Constituio Brasileira de 1988 h o destaque, a apontar a

Neste texto o empoderamento se refere a despertar a conscincia do poder inerente ao indivduo, ou a uma comunidade, desfavorecido social e economicamente para que, por via de sua autogesto, melhore suas condies de vida.

preocupao dos legisladores com a condio social brasileira, e indicao sobre a forma mais aceita de tratar conflitos, ou controvrsias:
[...] o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte Constituio da Repblica Federativa do Brasil.[...] (grifo do autor)

O preparo do policial A formao para o atendimento ao pblico pelos policiais militares prev, em linhas gerais, procedimentos operacionais padronizados, seja pela correo nas atitudes, seja por efeito do controle de qualidade do servio oferecido populao. Os procedimentos padronizados preparam o policial para entender o fato ocorrido e decidir se h possibilidade de que algum dispositivo legal fora infringido, em caso positivo executar as funes policiais de lidar com as partes envolvidas numa situao de emergncia. Logo o policial um profissional ao qual exigido controle, entendimento jurdico e decises acertadas, alm do fato de que essas qualidades devem ser desenvolvidas sempre no sentido de levar momentos de paz sociedade e, mais que isso, garantir essa tranquilidade ao longo do tempo, seja separando os maus cidados da sociedade, seja pela indicao, comunidade, de que a justia presente e eficaz. Um conceito simplista para entender a soluo de ocorrncias policiais no o mais adequado, pois alm das possibilidades descritas anteriormente h momentos em que nenhuma ilegalidade ocorreu e mesmo assim h campo para atuao policial, como no caso do aconselhamento vtima que busca segurana em um profissional que tem f pblica. Os trabalhos de policiais esto para alm do descrito em cdigos e manuais, tm um valor social e comunitrio acima do que possa ser quantificado em termos legais. Tanto no que diz respeito regulamentao e aspectos legais, quanto no que concerne execuo, a Mediao de Conflitos no um procedimento que seja contrrio ao que se busca em termos de boas prticas na execuo do trabalho policial. Ser muito til aos policiais a capacitao para soluo de problemas envolvendo conflitos interpessoais em contextos de violncia que

apliquem a Mediao de Conflitos como mais uma ao no sentido de gerar maior qualidade de vida para a populao, em conformidade com suas atividades de funcionrios pblicos e agentes do Estado.

Proposta de Mediao de Conflitos a partir de Bases Comunitrias de Segurana


A proximidade com a comunidade permite ao policial que trabalha numa Base Comunitria de Segurana conhecer amide os locais com maior incidncia de violncia, onde h o medo do crime e, conhecendo a filosofia de aplicao da Mediao de Conflitos, saber quais dessas situaes podem ser resolvidas por este meio de soluo de conflitos.
Innovative community mediation programs currently tackle a range of issues involving race relations, prison life, boycotts, migrant workers, agriculture, clean air and water rights, farm grazing rights, employment, religious disputes, AIDS, community policing, business and corporate disputes, and more4 (Virginian Association for Community Conflict Resolution, 2001).

O processo de mediao de conflitos tem a seguinte definio:


A mediao um processo orientado a conferir s pessoas nele envolvidas a autoria de suas prprias decises, convidando-as reflexo e ampliando alternativas. um processo no adversarial dirigido desconstruo dos impasses que imobilizam a negociao, transformando um contexto de confronto em contexto colaborativo. um processo confidencial e voluntrio no qual um terceiro imparcial facilita a negociao entre duas ou mais partes onde um acordo mutuamente aceitvel pode ser um dos desfechos possveis (Breitman e Porto 2001, p. 46).

SAMPAIO e BRAGA NETO (2007) dividem o processo de Mediao de Conflitos, didaticamente, em fases, quais sejam, pr-mediao (anlise da situao); abertura; investigao; agenda (marcar reunies); criao de opes; avaliao das opes; escolha das opes e soluo. Cada uma destas fases tem suas peculiaridades e formas.
4

Traduo do autor: Atualmente, programas inovadores de mediao comunitria prestam-se a resolver uma srie de questes que envolvem relaes raciais, conflitos em ambiente carcerrio, boicotes, situaes envolvendo trabalhadores imigrantes, violncia no campo, relaes empregatcias, disputas religiosas, pacientes soropositivos (HIV), policiamento comunitrio e muito mais.

Durante o transcurso de reunies agendadas, onde ocorrem as narrativas das partes expondo seus pontos de vista e suas razes, h a necessidade de um local que transmita segurana, imparcialidade e correo com o fito de que as pessoas fiquem tranqilas e mais aptas, com empoderamento5, a assumirem seus problemas. As instalaes fsicas de uma Base Comunitria de Segurana constituem-se em marcos referenciais, portanto simblicos, de ambiente seguro. um dos objetivos primordiais, na instalao de uma Base Comunitria de Segurana, que o cidado as entenda como locais onde h tranqilidade. O morador do bairro pode se aproximar e ser bem atendido por policiais cordatos e conhecedores da comunidade. O atendimento se d num espao fsico destinado a tal mister. Os aspectos simblicos e culturais de uma edificao caracterizada como sendo policial e o trabalho dos policiais durante visitas comunitrias e rondas ostensivas de preveno violncia e ao crime so fatores garantidores de acolhimento aos cidados, com a conseqente significao e vivenciamento de sensao de segurana. Sugerimos, a ttulo de proposta, que um policial faa vezes de mediador de conflitos e que as reunies de mediao tenham lugar no prdio da Base Comunitria de Segurana, o policial pode conhecer melhor as questes envolvidas no conflito durante sua lide diria e verificar a ecologia6 in loco, a caracterstica do trabalho numa Base Comunitria de Segurana possibilita ao policial a viso mais completa a respeito dos sistemas locais de significaes (cultura) e este entendimento constitui-se numa ferramenta fundamental implementao da construo de cultura da paz.

O conceito de dar poder a, neste trabalho o vocbulo usado para transmitir a idia de que pessoas em conflito necessitam entender-se como capazes de solucionar seus problemas sem o auxlio de terceiros, ou seja, o objetivo construir culturas de paz partindo-se do princpio de que cada conflito solucionado prevenir muitos outros, visto que as duas partes assumiro o compromisso de viver bem e harmoniosamente no futuro e so capazes de auto-gerir futuras situaes que ensejassem o incio de conflitos. 6 Entende-se ecologia, no contexto deste artigo, como o ambiente onde ocorrem os conflitos, ou seja, as pessoas que influenciam a emergncia de um conflito bem como os aspectos fsicos do local (caractersticas fsicas das edificaes do bairro, equipamentos urbanos).

Bibliografia
BREITMAN, S.; PORTO, A. C. Mediao familiar: uma interveno em busca da paz. Porto Alegre: Criao Humana, 2001. MORIN, E. A necessidade de um pensamento complexo. Em: Representao e complexidade/MENDES, C (org.). Rio de Janeiro: Garamond, 2003. Pginas 69-78. MUSZKAT, M.E. Guia prtico de mediao de conflitos. 2. ed. rev. So Paulo: Summus, 2008. ROLIM, M. A sndrome da Rainha Vermelha: policiamento e segurana pblica no Sculo XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. SAMPAIO, L.R.C.; BRAGA NETO, A. O que mediao de conflitos. So Paulo: Brasiliense, 2007. SANTOS, E.C.R. Conceito de segurana pblica. Pouso Alegre: 2006. Disponvel em <http://br.monografias .com/trabalhos2/segurancapublica/seguranca-publica.shtml>, acesso em 15/06/2010 s 21:45h.

Anda mungkin juga menyukai