Anda di halaman 1dari 4

Link: http://pt.scribd.

com/doc/6997191/Organismos-Transgenicos-OuOGM-Organismos-Geneticamente-Mod#download OGM

Organismo Geneticamente Modificados Os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) surgiram h poucos anos e esto sendo discutidos por toda a comunidade cientfica por ter implicaes ambientais e na sade pblica. Por ser um tema vasto, foi estudado apenas a liberao para o plantio comercial dos OGM, mostrando suas vantagens e desvantagens. Neste trabalho so apresentados vrios dados das plantaes comerciais dos OGM no Brasil e no restante do mundo, mostrando o aumento do uso destes organismos na agricultura mundial. Esta dissertao apresenta um breve histrico da liberao para o plantio comercial dos OGM no Brasil e os seus aspectos legais. Foram pesquisados os aspectos legais para essa liberao, levando em conta a necessidade de ser feito o Estudo de Impacto Ambiental (ElA), que um instrumento de aplicao do Princpio da Precauo existente no ordenamento jurdico brasileiro, do qual a Avaliao de Impacto Ambiental (AIA) uma de suas ferramentas. Nesse contexto foi estudada a legislao brasileira sobre o meio ambiente e sobre os OGM. Para se decidir quais so os melhores mtodos de AIA, para liberao comercial do plantio dos OGM, de acordo com as exigncias legais, foi feita uma pesquisa revisando esses mtodos. Foi verificado para cada Mtodo se ele apresenta caractersticas de identificar satisfatoriamente os impactos ambientais em relao aos seus efeitos, espao e tempo. Sabendo-se quais as exigncias de avaliao de impacto necessrias para a liberao do plantio dos OGM foi possvel identificar as metodologias de AIA mais indicadas para o caso. Concluiu-se que os mtodos mais indicados para a liberao comercial do plantio dos OGM so a Matriz de Interao e o AMBITEC-AGRO.(AU)

Site : http://www.mundovestibular.com.br/articles/10405/1/OrganismosGeneticamente-Modificados-ou-OGM/Paacutegina1.html Data 05/04/12 as 22;06h

Por: Delcdio de Souza Neto e Paula Homem-de-Mello Universidade Federal do ABC Existe um grande debate sobre a produo e comercializao de alimentos transgnicos. Voc sabe por que este assunto to polmico? Vamos s definies: transgnicos ou Organismos Geneticamente Modificados ou OGM so aqueles organismos que adquiriram, pelo uso de tcnicas modernas de engenharia gentica, caractersticas de um outro organismo, algumas vezes bastante distante do ponto de vista evolutivo. Por exemplo, se isolarmos os genes que determinam a cor da casca da ma e os pusermos numa banana, teremos uma banana que ao amadurecer no ser amarela, mas sim vermelha. Assim, esta banana vermelha passar a ser considerada um alimento transgnico. Outros exemplos de transgnicos podem ser encontrados no artigo Alimentos transgnicos: soluo ou problema? no nmero 17 desta Revista. Os transgnicos no surgiram apenas por mera curiosidade de cientistas, mas principalmente pela necessidade de aumentar a produo de alimentos. Uma planta com maior teor de nutrientes poderia saciar a fome e trazer benefcios sade. Alm disso, possvel aumentar a produtividade agrcola sem aumentar a rea cultivada, o que, evidentemente, aumentaria os lucros dos produtores, sem afetar reas de preservao ambiental. A primeira planta transgnica foi obtida em 1983, com a incorporao de um DNA de bactria. J em 1992 foi obtido um tomate transgnico, com deteriorao retardada que, em 1994, passou a ser comercializado nos Estados Unidos da Amrica, abrindo caminho para a soja resistente a herbicida, o milho, a batata e centenas de outras possibilidades. No h dvida de que estas tcnicas chegaram para ficar, embora desde o incio tenha havido grande polmica sobre o seu uso. Em janeiro de 1995, foi regulamentada a primeira lei de biossegurana brasileira, que estabelece a Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio), suas atribuies e competncias. Recentemente, foi aprovada uma nova lei de biossegurana (N. 11.105) que estabelece novas normas de segurana e mecanismos de fiscalizao das atividades que envolvam transgnicos e seus derivados, reestruturando a CTNBio. Resumidamente, a CTNBio composto por um grupo multidisciplinar de cientistas, que presta apoio tcnico ao Governo Federal na formulao, atualizao e implementao da Poltica Nacional de Biossegurana relativa a transgnicos, bem como no estabelecimento de normas tcnicas de segurana e pareceres tcnicos conclusivos referentes proteo da sade humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construo, experimentao, cultivo, manipulao, transporte, comercializao, consumo, armazenamento, liberao e descarte de transgnicos e derivados.

A primeira liberao de um organismo geneticamente modificado no pas se deu em 2003, mediante a Lei N. 10.688, com a permisso da comercializao da soja Roundup Ready, produzida pela Monsanto. Nestes ltimos anos, os agricultores que vm plantando soja transgnica firmaram um Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de conduta junto ao Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), que define rea, localidade do plantio e responsabilidades do agricultor advindas do uso da biotecnologia. Muitos pesquisadores, ambientalistas e cientistas apontam riscos decorrentes da produo e consumo dos alimentos transgnicos que vo muito alm dos aspectos da segurana nutricional dos alimentos. Do ponto de vista ecolgico, por exemplo, podem ocorrer: eliminao de insetos e microorganismos do ecossistema, devido exposio a substncias txicas; a contaminao de culturas convencionais; a gerao de ervas daninhas e insetos resistentes a herbicidas e inseticidas; contaminao gentica da biodiversidade e contaminao dos solos e lenis freticos, dentre outros. Tambm h o temor de que o cultivo e o consumo de transgnicos trariam riscos sade humana e animal, como o aparecimento de alergias, e no seria possvel controlar uma dessas conseqncias negativas, uma vez que os transgnicos so formas vivas e podem sofrer mutaes e se multiplicar no meio ambiente. J do ponto de vista econmico, a introduo de genes capazes de tornar uma segunda gerao de sementes estreis, pode fazer com que os produtores fiquem totalmente dependentes dos produtores dessas sementes. Alm disso, h o temor de que ocorra reduo da produtividade das colheitas convencionais, o que levaria excluso dos pequenos agricultores que no teriam condies financeiras de comprar sementes transgnicas. A oligopolizao do mercado de sementes, que permite s grandes empresas terem o controle do preo final dos produtos, levaria ao aumento dos preos desses, tendo em vista a vulnerabilidade dos mecanismos estatais de controle da produo de produtos agrcolas no Brasil. Ainda, so apontados como possveis riscos: a desnacionalizao da pesquisa e a perda de mercados consumidores de produtos agrcolas brasileiros, pelo temor que os outros pases tm de consumir alimentos transgnicos. Tendo em vista os problemas econmicos que os transgnicos podem causar, no Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) ofereceu aos produtores de soja, desde maio de 2006, 11 variedades de sementes geneticamente modificadas adaptadas s vrias reas de plantio do pas. As novas variedades, desenvolvidas em cooperao tcnica com a Monsanto, tm seu plantio e comercializao autorizados pela nova Lei de Biossegurana, sancionada em 24 de maro. medida que foi intensificado o plantio de soja transgnica no pas, a sua presena em alimentos e produtos finais destinados ao consumo humano ou

animal tambm cresceu. Em vrios pases, inclusive no Brasil, a legislao para a rotulagem de alimentos estabelece limites permissveis da presena do transgnicos na composio dos mesmos. As expresses podem conter soja transgnica e pode conter ingrediente produzido a partir de soja transgnica, devem estar contidas no rtulo, independente do percentual da presena de soja transgnica, alm de apresentar o smbolo T. Estas informaes obrigatrias nos rtulos indicam claramente a necessidade de metodologias confiveis de deteco e quantificao de transgnicos em gros e alimentos. Deste modo, metodologias vm sendo desenvolvidas e aprimoradas para garantir o cumprimento da legislao e padronizao dos resultados. importante acompanhar de perto o desenvolvimento das pesquisas cientficas sobre os efeitos da produo e ingesto de organismos geneticamente modificados, pois o simples aviso nas embalagens s indica a presena ou no desse alimento, mas no indica o que isso significa para nossa sade e para o meio ambiente. Provavelmente, boa parte da polmica em torno desse tema seria evitada se a produo e comercializao de transgnicos tivessem aguardado mais resultados dos estudos cientficos em andamento.

No so bem sinnimos, mas todo transgnico um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM um trasngnico. Um transgnico um organismo que possui uma sequencia de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode at ser de uma espcie diferente. Enquanto um OGM um organismo que foi modificado geneticamente, mas que nao recebeu nenhuma regio de outro organismo. Por exemplo, uma bacteria pode ser modificada para expressar um gene bem mais vezes. Isso nao quer dizer que ela seja uma bacteria transgenica, mas apenas um OGM, ja que nao foi necessario inserir material externo. Sempre que voce insere um DNA exogeno em um organismo esse passa a ser transgenico. Espero que tenha ficado clara a diferena sutil entre os dois.

Anda mungkin juga menyukai