Anda di halaman 1dari 122

INTRODUO AOS DIREITOS DAS OBRIGAES

Direito Civil II 3 Perodo - Opet

Conceito de direitos das obrigaes:

O direito das obrigaes consiste num complexo de normas que regem relaes jurdicas de ordem patrimonial, que tm por objeto prestaes de um sujeito em proveito de outro.

Importncia:

Importncia do direito creditrio:

Equilibra as relaes entre credor e devedor, pois nele que a atividade econmica do homem encontra sua ordenao, visto que delineio, p. ex., certos conceitos jurdicos, como as vrias espcies de contrato, a transmisso das obrigaes etc., intervindo na produo, no consumo de bens e na distribuio ou circulao de riquezas.

Caracterstica principal:

Os direitos creditrios so relativos, uma vez que se dirigem contra pessoas determinadas, vinculando sujeito ativo e passivo, no sendo oponveis erga omnes. So direitos de uma prestao positiva ou negativa, pois exigem certo comportamento do devedor ao reconhecerem o direito do credor de reclam-la.

Distinguem-se dos direitos reais:


Quanto ao sujeito: Direito Pessoal: sujeito ativo e passivo. Direito real: somente sujeito ativo (teoria clssica)
a)

b) Quanto ao: Direito Pessoal: ao pessoal contra determinado indivduo. Direito real:ao real contra quem detiver a coisa, sendo oponvel erga omnes.

c) Quanto ao objeto: Direito Pessoal:prestao. Direito real:coisa corprea ou incorprea. d) Quanto ao limite: Direito Pessoal: ilimitado. Direito real: limitado.

e) Quanto ao modo de gozar o direito: Direito Pessoal:exige intermedirio. Direito real:supe o exerccio direto, pelo titular, do direito sobre a coisa. f) Quanto a extino: Direito Pessoal:extingue-se pela inrcia. Direito real:conserva-se at que haja uma situao contrria em proveito de outro titular.

g) Quanto ao direito de sequela, uma prerrogativa do direito real. h) Quanto ao abandono, caracterstico do

direito real. direito real.

i) Quanto usucapio, modo de aquisio do j) Quanto posse, somente o direito real suscetvel a ela. K) Quanto ao direito de preferncia, este restrito aos direitos reais de garantia.

NATUREZA DOS DIREITOS CREDITRIOS


Direito Civil II 3 Perodo - Opet

CATEGORIAS JURDICAS HBRIDAS:


Constituem misto de obrigao ede direito real: a) Obrigaes propter rem; b) nus reais; c) Obrigaes com eficcia real.

OBRIGAES PROPTER REM


Conceito: so obrigaes que recaem sobre uma pessoa por fora de um determinado direito real, permitindo sua liberao pelo abandono do bem. Somente existe em razo da vinculao jurdica do obrigado, de titular do domnio ou de detentor de determinada coisa. A substituio do titular passivo opera-se por via indireta (aquisio do direito sobre a coisa a que o dever de prestar se encontra ligado.

Caracterstica da obrigao propter rem: a) pela origem: provm da existncia de um direito real, impondo-se a seu titular; b) Pela transmissibilidade automtica: no necessria a inteno do transmitente, bem como adquirente no pode recusar-se a adquiri-la.

Natureza jurdica: considerada obrigaes acessrias mistas, por serem uma relao jurdica na qual a prestao est vinculada a um direito real.

Ex.: algum adquire por usucapo uma quota do condomnio, sobre o novo condmino que recai a obrigao de concorrer para as despesas de conservao da coisa.

NUS REAIS:

So obrigaes que limitam a fruio e a disposio da propriedade, constituindo gravames ou direitos oponveis erga omnes. Aderem e acompanham a coisa, por isso se diz que quem deve esta, e no a pessoa.

EX.: renda constituda sobre mvel ou imvel, que um direito temporrio que grava determinado bem, obrigando seu proprietrio a pagar prestaes peridicas de soma determinada (CC, art. 804). Caracteriza pela vinculao a um bem mvel ou a um prdio urbano ou rural, atravs de um contrato regulado pelos arts. 803 a 813 do CC constitui um direito de crdito.

Obrigao propter rem: o devedor responde somente pelo dbito atual. nus real: o devedor responsvel pela dvida constituda antes da aquisio de seu direito.

Obrigaes com eficcia real:

O obrigao ter eficcia real quando, sem perder seu carter de direito a uma prestao, se transmite e oponvel a terceiro que adquira direito sobre determinado bem. Ex.: CC, art. 576; art. 1.417 e 1.418.

CONTEDO DO DIREITO DAS OBRIGAES:

Parte geral: prevista no CC, arts. 233 a 480. Estudados na teoria geral das obrigaes.

Parte especial: CC, arts. 481 a 886. A ser objeto de estudo na matria da doutrina das obrigaes contratuais. CC, arts. 887 a 954: ser objeto de estudo pela teoria das obrigaes extracontratuais.

Trabalho em aula:

Identificar os artigos abaixo, esclarecendo se so: obrigaes propter rem, nus reais, ou obrigaes com eficcia real. Art. 1.336,III; Art. 1.315; Art. 1.234; Art. 1.297, 1; Art. 1.297; Art. 1.280; Art. 1.219.

Noes gerais de obrigao


Direito Civil II 3 Perodo - Opet

Conceito de obrigao:

...a obrigao a relao jurdica, de carter transitrio, estabelecida entre devedor e credor e cujo objeto consiste numa prestao pessoal econmica, positiva ou negativa, devida pelo primeiro ao segundo, garantindo-lhe o adimplemento atravs do seu patrimnio
(Washington de Barros Monteiro)

Distines conceituais:
(Gonalves)

Obrigao: o vnculo jurdico em virtude do qual uma pessoal pode exigier de outra prestao economicamente aprecivel. Dever jurdico: a necessidade que tem toda pessoa de observar as ordens ou comandos do ordenamento jurdico, sob pena de incorrer numa sano. Ex.: nos direitos reais e de personalidade so absolutos dever geral; nas obrigaes relativo compete apenas s pessoas vinculadas pela relao jurdica.

nus jurdico: consiste na necessidade de se observar determinada conduta para satisfao de um interesse.Ex.: registrar o ttulo de aquisio. Direito potestativo: o poder que a pessoa tem de influir na esfera jurdica de outrem, sem que este possa fazer algo que no se sujeitar. Consiste em um poder de produzir efeitos jurdicos mediante a declarao unilateral de vontade do titular, gerando em outra pessoa um esta de sujeio. Ex.: servido de passagem para prdio encravado.

Elementos constitutivos da obrigao:

So trs: Pessoal, material e o vnculo jurdico.

A- Pessoal ou subjetivo:

So os sujeitos da obrigao. Podem ser pessoa natural ou jurdica, bem como sociedade de fato. Determinados ou determinveis.

Sujeito ativo (credor) a quem a prestao, positiva ou negativa devida. Pode ser nico ou coletivo (neste caso ter direito a uma quota-parte ou totalidade da prestao, conforme a natureza da relao creditria). Pode ter um credor no incio da obrigao e outro ao final. Determinado ou determinvel (este identificado no momento do adimplemento da obrigao, ex.: CC, art. 855 promessa de recompensa).

Sujeito passivo (devedor) dever cumprir a prestao obrigacional, limitando sua liberdade, pois dever dar, fazer ou no fazer algo. Credor poder buscar no patrimnio do devedor recursos para satisfazer seu crdito. Pode ser nico ou plural, neste ltimo caber direito de regresso ao que cumpriu em relao aos codevedores. Exige-se que ao menos seja determinvel. Ex.: condomnio sobre parede (CC, art. 1.327 c/c ao rt. 1.297) a responsabilidade subsiste apenas enquanto o comunheiro for proprietrio do imvel vizinho.

ATENO: A fuso do sujeito ativo e passivo numa s pessoa, sem que haja qualquer cumprimento da prestao, ter-se- a extino da obrigao (CC, art. 381). Ex.: Testamento, herdeiro recebe do de cujus um ttulo de crdito contra si mesmo.

B ELEMENTO MATERIAL:

o objeto da obrigao. Pode ser prestao positiva ou negativa do devedor, desde que lcita, possvel fsica e juridicamente, determinada ou determinvel, e suscetvel de estimao econmica.

Objeto mediato e imediato


Carlos Roberto Gonalves

O objeto imediato da obrigao sempre uma prestao de dar, fazer ou no fazer. O objeto mediado o que se descobre indagando: dar ou fazer o qu?

Objeto lcito: no atenta contra a lei, a moral e os bons costumes. Objeto possvel: pode ser realizado quando a natureza permitir e no ser proibida por lei.

Objeto determinado ou determinvel: este ocorre quando sua individuao for feita no momento de seu cumprimento, mediante critrios estabelecidos no contrato ou na lei, baseados em caracteres comuns a outros bens, seja pela indicao do gnero e da quantidade (CC, art. 243)- obrigao genrica. No momento da prestao converte-se em especfica, designada concentrao da prestao devida. Ex.: carro.

Objeto economicamente aprecivel: o interesse do credor pode ser apatrimonial, mas a prestao deve ser suscetvel de avaliao em dinheiro. As obrigaes morais, em regra, no se convertem em perdas e danos, a no ser quando do seu descumprimento resulte dano moral com reflexos patrimoniais. A natureza econmica da prestao deve estar presente, sob pena de o objeto da obrigao ser insuscetvel de execuo.

C ELEMENTO: Vnculo jurdico

O vnculo jurdico sujeito o devedor realizao de um ato positivo ou negativo no interesse do credor, unindo os dois sujeitos e abrangendo o dever da pessoa obrigada e sua responsabilidade, em caso de inadimplemento.

O dever primrio do sujeito passivo de satisfazer a prestao e o correlato direito do credor de exigir judicialmente o seu cumprimento, investindo contra o patrimnio do devedor, renem-se e se completam, constituindo uma unidade, visto que o mesmo fato gerador do dbito produz a responsabilidade.

FONTES DAS OBRIGAES:

As fontes so o fatos jurdicos que do origem aos vnculos obrigacionais, em conformidade com as normas jurdicas.

Espcies de fontes:

Fonte imediata: LEI vontade do Estado.

a)

b)

c)

Fontes mediatas: Atos jurdicos stricto sensu: gera conseqencias jurdicas previstas em lei e no pelas partes interessadas, no havendo regulamentao da autonomia privada. Negcios jurdicos bilaterais ou unilaterais: as partes criam normas para regular seus interesses, harmonizando vontades. Atos ilcitos: so involuntrios e acarretam conseqncias jurdicas alheias vontade do agente. Viola o mandamento normativo. Ex.: indenizao por perdas e danos.

CLASSIFICAO DAS OBRIGAES


Direito Civil II 3 Perodo - Opet

41

Classificao das obrigaes:


(M Helena Diniz e Gonalves)

A- OBRIGAES CONSIDERADAS EM SI MESMAS B- OBRIGAES RECIPROCAMENTE CONSIDERADAS

42

Obrigaes consideradas em si mesmas:


a.1 Em relao ao seu vnculo: Obrigao moral:mero dever de conscincia. Ex.: obrigao de socorrer pessoas necessitadas; cumprir determinao de ltima vontade que no esteja expressa em testamento. Obrigao civil: vnculo jurdico que sujeita o devedor realizao de prestao positiva ou negativa no interesse do credor, estabelecendo um vnculo entre os dois sujeitos. Obrigao natural: (ser visto no trabalho a ser apresentado)

43

B ) quanto ao seu objeto: B.1 Relativamente sua natureza: 1 Obrigao de dar (positiva): de dar coisa certa e de dar coisa incerta. 2 Obrigao de fazer (positiva): infungvel (personalssima), fungvel (impessoal) e de emitir declarao de vontade (CPC, art. 466-B) 3 Obrigao de no fazer (negativa). B.2 Em ateno sua liquidez: obrigaes lquidas e ilquidas.
44

Espcie de prestao de coisa:


A obrigao de prestao de coisa vem a ser aquela que tem por objeto mediato uma coisa que pode ser certa ou determinada (CC, arts. 233 a 242) ou incerta (CC, arts. 243 s 246).
(Diniz)

Especfica: Ex.: o cavalo de corridas Fara; o quadro x de Romero Brito. Genrica: 100 sacas de soja; 80 rosas vermelhas.

45

A Obrigao de dar:

aquela em que a prestao do obrigado essencial constituio ou transferncia do direito real sobre a coisa.
Confere ao credor to somente um mero direito pessoal (jus ad rem). O domnio da coisa somente ocorrer com a tradio, o contrato no opera a transferncia.
46

Na falta de cumprimento pelo devedor, o credor no ter direito reivindicatria porque no h direito real. Mas poder mover ao de indenizao para ressarcir-se dos danos sofridos com o inadimplemento (CC, art. 389).
47

Obrigao de dar coisa certa

Conceito: aquela em seu objeto constitudo por um corpo certo e determinado, estabelecendo entre as partes um vnculo em que o devedor dever entregar ao credor uma coisa individuada (CC, arts. 313 e 233)
48

A Obrigao de dar coisa certa se cumpre mediante entrega (compra e venda) ou restituio (comodato) da coisa.

49

Conseqncias da perda ou deteriorao da coisa certa: Perecimento: perda total do bem. Deteriorao: perda parcial da coisa. CC, arts. 234 a 236. CC, art. 492.

50

Perda sem culpa do devedor:

CC, art. 234. Se a coisa se perde, sem culpa do devedor (obrigado a entreg-la), antes da tradio, ou pendente de condio suspensiva, a soluo da lei : resolve-se a obrigao para ambas as partes, que voltam a primitiva situao. Se o vendedor j recebeu o preo, deve devolvlo ao adquirente, sofrendo os prejuzos. No responde por perdas e danos.
51

Se o perecimento ocorreu pendente condio suspensiva (aprovao em concurso), no se ter adquirido o direito que o ato visa (CC, art. 125), e o devedor suportar o risco da coisa

52

Perecimento da coisa com culpa do devedor: O credor tem o direito de receber o equivalente da coisa em dinheiro, mais as perdas e danos comprovados. As perdas e danos compreendem o dano emergente e o lucro cessante, ou seja, alm do que o credor efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar (CC, art. 402). Comprovado pela vtima.
53

Deteriorao sem culpa do devedor. Poder o credor optar por resolver a obrigao, por no lhe interessar receber o bem danificado, voltando as partes ao estado anterior, ou aceit-lo no estado em que se encontra, com abatimento do preo, proporcional perda. CC, art. 235.
54

Deteriorao da coisa com culpa do devedor. Resolve-se a obrigao, exigindo o equivalente em dinheiro, ou aceita a coisa, com abatimento, mas com direito indenizao de perdas e danos comprovados, em qualquer das situaes. CC, art. 236.
55

Cmodos na obrigao de dar coisa certa: So as vantagens produzidas pela coisa (CC, art. 237, pargrafo nico; Lei n. 492/37, art. 12, 2). Ex.: gua maravilha. Se o bem vier a receber acrscimos, quantitativos ou qualitativos, como acesses, benfeitorias etc., supervenientes ao ato negocial, o devedor far jus a um aumento no preo, para que o credor no se locuplete indevidamente.
56

Os frutos percebidos at a tradio so do devedor, pois a condio de proprietrio lhe d esse direito de fruio, e os pendentes ao tempo da tradio, do credor. O acessrio segue o principal. Os frutos no colhidos sero do credor, por serem acessrios do bem principal, cuja propriedade lhe foi transferida.
57

B Obrigao de restituir ou de entregar:

Destina-se apenas a proporcionar o uso, fruio ou posse direta da coisa, temporariamente. (CC, arts. 238 a 242). Ex.: o locatrio, o muturio, o comodatrio, o depositrio, o mandatrio.

58

Vencido o prazo e no houver a devoluo do bem ao proprietrio,caber a este propor ao de reintegrao.

59

Obrigao de restituir: subespcie da obrigao de dar. Caracteriza-se pela existncia de coisa alheia em poder do devedor, a quem cumpre devolv-la ao dono. Ex.: comodato. Difere da de dar propriamente dita, pois esta destina-se a transferir o domnio, e a restituio destina-se ao uso do devedor, mas pertence ao credor, titular do direito real.
60

Perecimento sem culpa do devedor: CC, art. 238 e 241. CC, art. 399. Perecimento com culpa do devedor: CC, art. 239. Deteriorao sem culpa do devedor: CC, 240. Deteriorao com culpa do devedor: CC, art. 239 e 240, segunda parte, art. 1.228, art. 389.
61

C - Obrigao de contribuir:

CC, arts. 1325, 1.334,I, 1.336, I 1.568.

1, e

62

D Obrigao de solver dvidas em dinheiro


(Diniz)

Obrigao de solver dvidas pecunirias (prestao em dinheiro), dvidas de valor (reparao de danos) e dvidas remuneratrias (pagamento de juros).

63

OBRIGAES PECUNIRIAS

Tm por objeto uma prestao em dinheiro. No obrigao pecuniria se tem por objeto a entrega de determinada espcie monetria. Ex.: comprar uma moeda x e uma y para sua coleo.

64

A Obrigao Pecuniria uma modalidade de obrigao de dar, que se caracteriza pelo valor da quantia devida. O risco de sua perda no transmite ao credor se a espcie monetria desaparecer de circulao, o devedor dever pagar em outra espcie.
65

Unidade monetria atual o real, e a obrigao diz respeito ao valor nominal da moeda, onde se refere a unidades monetrias do sistema pelo qual a nota ou a moeda colocada em circulao.

66

No admitido que seja contrada dvida pelo valor intrnseco (valor da qualidade e quantidade de metal). Tambm no permitido pelo valor aquisitivo da moeda ( traduzido pela quantidade de bens ou de servios que podem ser adquiridos com a unidade monetria).
67

CC, art. 315 o pagamento em dinheiro far-se- em moeda corrente no lugar do cumprimento da obrigao. CC, art. 318 nula as convenes que no sejam feitas em nossa unidade monetria. Exceo: art. 1 do Decretolei n. 857/69: (segue...)
68

So nulos de pleno direito os contratos, ttulos e quaisquer documentos, bem como as obrigaes que, exequveis no Brasil, estipulem pagamento em ouro, em moeda estrangeira, ou, por alguma forma, restrinjam ou recusem, nos seus efeitos, o curso legal do cruzeiro.
69

Art. 2 (...)no se aplica as disposies citadas: I aos contratos e ttulos referentes a importao ou exportao de mercadorias; II aos contratos de financiamento ou de prestao de garantias relativos s operaes de exportao de bens de produo nacional, vendidos a crdito para o exterior; III aos contratos de compra e venda de cmbio em geral; IV aos emprstimos e quaisquer outras obrigaes cujo credor ou devedor seja pessoa residente e domiciliada no exterior, excetuados os contratos de locao de imveis situados no territrio nacional; (segue...)

70

V aos contratos que tenham por objeto a cesso, transferncia, delegao, assuno ou modificao das obrigaes referidas no item anterior, ainda que ambas as partes contratantes sejam pessoas residentes ou domiciliadas no pas. Pargrafo nico os contratos de locao de bens mveis que estipulem pagamento em moeda estrangeira ficam sujeitos, para sua validade, a registro no Banco Central do Brasil.
71

Lei das Contravenes Penais (Dec.-lei n,. 3.688/41, art. 43) prescreve que a recusa em receber, pelo seu valor, a moeda em curso legal no pas constitui contraveno. O pagamento deve ser mediante dinheiro de contado.
72

H julgados que o parmetro em dlar no invalida o contrato. pocas de inflao, usou-se a estratgia da moeda de conta e a moeda de pagamento. A moeda de conta referia-se ao indexador escolhida para aquele contrato. O pagamento era feito em cruzeiro real, mas a conta para a atualizao do valor em cruzeiro real era feita em moeda estrangeira (exceto na locao).

73

Pode se estipular o pagamento em moeda estrangeira para leasing celebrado entre pessoas domiciliadas no Brasil, com base em recursos captados no exterior.

74

Nas obrigaes pecunirias de pagamento de prestaes sucessivas, para o devedor no sofrer consequncias da desvalorizao da moeda, os interessas incluem em seus contratos clusulas de atualizao da prestao, as quais so:
75

1) Clusulas de escala mvel: Estabelecem uma reviso, prconvencionada pelas partes, dos pagamentos que devero ser feitos de acordo com as variaes do preo de determinadas mercadorias ou servios ou do ndice geral do custo de vida.
Wald)

(Arnold

76

CC, art. 316 a reviso do obrigao pecuniria feita por conveno das partes, com base no valor, expresso em moeda corrente, de certos bens (p. ex. petrleo) ou atravs de uma generalidade de bens ou servios (ex. ndices gerais de preos IGPM, INPC etc).
77

Inicialmente houve resistncia da jurisprudncia aplicao da escala mvel, porque entendiam que violaria a Lei de Usura e a ordem pblica monetria. Hoje doutrina e tribunais aceitam a utilizao dela de forma moderada, em todos os contratos, desde que no haja proibio legal expressa.
78

A importncia destas clausulas reside na manuteno do equilbrio da relao. Impedem que o devedor se aproveite da inflao para entregar soma aparentemente correlata com a coisa devida, mas inferior intrinsecamente. E impedem que o credor encarea o valor da prestao como garantia contra a depreciao monetria.
79

2) Clusulas de correo monetria ou

atualizao de valores monetrios.

Estas convencionam o aumento progressivo de prestao sucessiva, desde que dentro de periodicidade superior a um ano (Lei n. 10.192/2001, art. 2), segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos. Ponto de referncia a desvalorizao da moeda.
80

CC, arts. 316, 389, 2 parte, 395, 404 e 418.

A correo monetria sempre devida em qualquer deciso judicial posto que tal reajuste da moeda no um plus, mas mera atualizao desta, sendo certo ainda que pactuado um determinado indexador oficial este no pode ser substitudo (STJ, 3 T., REsp 46.723, rel. Min. Waldemar Zveiter, j. 23-8-1994)
81

Qualquer dbito originrio de deciso judicial, inclusive custas e honorrios advocatcios, impe-se a aplicao da correo monetria. (Lei n. 6.899/81, regulamentada pelo Decreto n. 86.649/81). Em execues de ttulo de dvida resultante de deciso judicial, desde que tal dbito seja lquido e certo, a correo monetria ser calculada a contar do respectivo vencimento, nos demais casos, o clculo ser feito a partir do ajuizamento da ao.

82

A correo monetria no uma nova condenao do devedor, mas to somente a base de clculo da execuo, ou seja, simples critrio de avaliao do montante atual da dvida. A condenao no alterada, mas somente atualizada. No se confunde com juros, pois a atualizao monetria somente atualizao do prprio dbito.
83

CC, art. 317 mediante requerimento da parte interessada, o rgo julgador poder atualizar monetariamente o valor da prestao devida em caso de contrato de execuo continuada, se motivos imprevisveis e supervenientes o tornarem desproporcional em relao com o estipulado ao tempo da efetivao negocial.

84

Dvida de valor difere de obrigao pecuniria. Esta tem por objeto uma quantia fixa em dinheiro, subordinandose ao princpio nominalstico, devendo ser satisfeita com o pagamento em espcie atravs das unidades monetrias previstas em contrato.
85

A dvida de valor no tem diretamente por objeto o dinheiro, mas uma prestao de outra natureza, sendo aquele apenas um meio necessrio de liquidao da prestao em certo momento. aquela em que o devedor deve fornecer uma quantia que possibilite o credor adquirir certos bens. Ex.: direito a alimentos, que garante ao credor meios necessrios sua subsistncia, dentro das possibilidades atuais do devedor. No se altera em razo da atualizao.
86

3) Divida remuneratria: A prestao de juros, objeto da obrigao corrente nos negcios de crdito, consiste numa remunerao, pelo uso do capital alheio, que se expressa pelo pagamento, ao dono do capital, de quantia proporcional ao seu valor e ao tempo de sua utilizao.
87

A dvida remuneratrio deve ser estipulada atravs de contrato, onde as partes convencionam os juros, at o limite permitido por lei. Ou estipulada por lei, e neste caso sero os juros legais, impostos a certos dbitos, principalmente em caso de mora CC, art. 406)
88

Os juros correspondero a uma determinada porcentagem sobre o valor do capital. Em regra o pagamento ser em dinheiro, nada obsta que a remunerao do capital seja paga por meio da entrega de outros bens.

89

CLASSIFICAO DAS OBRIGAES II:

Direito Civil II 3 Perodo - Opet

B.2 Em ateno sua liquidez:


-

Obrigaes lquidas Obrigaes ilquidas

OBRIGAO LQUIDA
(DINIZ)

obrigao certa quanto sua existncia. obrigao determinada quanto ao seu objeto.

A falta de cumprimento na data avenada imputa em mora o devedor. CC, art. 397 A mora inicia-se desde a interpelao judicial ou extrajudicial. Juros: a contagem decorre de acordo entre as partes, arbitramento ou sentena judicial ( CC, art. 407)

Compensao: possibilidade (CC, art. 369) requer dvida lquida, vencida e de coisas fungveis. Imputao do pagamento: comporta (CC, art. 352). Depositrio: direito de reteno (CC, art. 644). Execuo para cobrana do crdito: CPC, arts. 580 e 586.

Possibilidade de concesso de arresto (CPC, art. 814, I). Prova literal de dvida lquida e certa. Possibilidade de consignao em pagamento (CPC, arts. 890 e s.) e decretao de falncia (Lei n. 11.101/2005, art. 94, I). Desde que ultrapasse o valor de 40 salrios mnimos.

OBRIGAO ILQUIDA
(DINIZ)

A quantidade incerta, tornando-se certa aps a liquidao (CPC, art. 586; CC, 947). Aps o credor poder cobrar o crdito. Converso em lquida mediante prvia apurao (CPC, art. 586), ou por transao (CC, art. 840), onde os transigentes definem como julgarem conveniente, por fora de ajuste entre as partes e de acordo com a lei (CC, arts. 948 a 954).

Caso o devedor no puder cumprir a prestao na espcie definida em contrato (EX. soja), atravs do processo de liquidao fixar-se- o valor, e neste caso em moeda corrente. (CC, art. 947) No h constituio em mora pleno iure CC, art. 397. Aps o processo de liquidao que se tem os efeitos da mora. Juros de mora so contados desde a citao inicial.

A obrigao ilquida no comporta: Compensao, CC, art. 369 Imputao do pagamento, CC, art. 352 Consignao em pagamento, Concesso de arresto, CPC, art. 814,I.

Fiana: comporta a fiana, mas o fiador somente poder ser demandado depois que se tornar lquida a obrigao do principal devedor (CC, art. 821).

CLASSIFICAO DAS OBRIGAES III:

Direito Civil II 3 Perodo - Opet

Depositrio poder exigir cauo idnea do depositante ou, na falta desta, a remoo da coisa para o depsito pblico, at que se liquide a despesa (CC, art. 644, pargrafo nico).

OBRIGAO DE FAZER

(Diniz)

o obrigao que vincula o devedor prestao de um servio ou ato, seu ou de terceiro, em benefcio do credor ou de terceira pessoa.

Objeto: qualquer comportamento humano, lcito e possvel, do devedor ou de terceiro s custas daquele, seja a prestao um servio material ou intelectual, seja a prtica de certo ato que no configura execuo de qualquer trabalho.

Prestao de trabalho fsico ou material: ex. podar roseiras de um jardim, construir uma ponte, etc. Realizao de servio intelectual, artstico ou cientfico: ex. compor uma msica, escrever um livro, etc. Prtica de um certo ato ou negcio jurdico (no pode configurar execuo de qualquer trabalho): ex. locar um imvel, renunciar a certa herana, prometer determinada recompensa, sujeitar ao juzo arbitral, votar em uma assemblia, reforar uma garantia.

Diferenas entre ob. de dar e ob. de fazer


a)

Dar consiste na entrega de uma coisa prometida para transferir seu domnio, conceder seu uso ou restitula a seu dono sem que tenha que faz-la previamente; Fazer consiste na realizao de um ato ou na confeco de uma coisa.

b) Dar requer tradio da coisa; fazer no possui tradio. c) Dar nesta a pessoa do devedor fica em plano secundrio- a prestao pode ser fornecida por terceiros, estranho aos interressados CC, arts 304 e 305; Fazer no ocorre isto. Ex. pintor de retratos infungvel CC, art. 247 in fine; ou, pintor de paredes fungvel.

d) Fazer o erro sobre a pessoa do devedor pode originar a anulabilidade do negcio; Obrigao de fazer intuitu

personae.

Dar raramente ocorrer anulao por esse motivo.

e) Dar comporta execuo in natura e a de Fazer resolve-se em regra, havendo inadimplemento, em perdas e danos. (CC, art.389) f) Fazer possui a astreinte (multa pecuniria) pois visam cumprir obrigao de fazer (CPC, arts. 287, alterado pela Lei n. 10.444/2002, e CPC art. 644). A astreinte no pode ser invocada para tutelar a obrigao de dar.

Astreintes:
O Juiz conceder um prazo razovel parte para cumprir a obrigao, no o fazendo o devedor pagar multa diria at o efetivo cumprimento. multa destinada a forar o devedor indiretamente a fazer o que deve e no a reparar dano recorrente de inadimplemento. Somente ser intentado se houver srio receio de inadimplemento da obrigao. Ela no exclui o direito reparao de perdas e danos. Pode ser cobrada ainda que haja clusula penal no contrato. Ex.: caso Plano de Sade.

O credor pode escolher outro caminho: neste caso obtm somente indenizao por perdas e danos. CC, art. 247. Caso em que o processo cominatrio no funciona: msico que se nega a apresentarse na vspera do evento. Neste o credor fica impossibilitado do pleito de multa diria. Lhe resta exigir pagamento de perdas e danos.

Espcie de obligatio ad

faciendum:
1)

Obrigao de fazer fungvel: Nesta a prestao do ato pode ser realizada indiferentemente pelo devedor ou por terceiro (CC, art. 249; CPC, arts. 632 a 638 e 466-A a 466C), pois no requer para sua execuo aptides pessoais.

2) Obrigao de fazer de natureza infungvel: Consiste num fazer que, ante a natureza da prestao ou por disposio contratual, s pode ser executado pelo prprio devedor, uma vez que se levam em conta suas qualidades pessoais (CC, art. 247).

Conseqncias do inadimplemento:
a)

Pela impossibilidade da prestao: Sem culpa do devedor, resolve-se a obrigao (CC, art. 248, 1 parte), e partes voltam ao estado anterior com a devoluo pelo devedor do que tenha recebido. Ser necessrio que o devedor demonstre a impossibilidade de realizar o ato por fora maior ou caso fortuito.Ex. mdico no realiza cirurgia em paciente, por ter sofrido derrame cerebral.

- Com culpa do devedor, responder este por perdas e danos (CC, arts. 248, 2 parte, e 389). A prestao converter em valor pecunirio. Ex.: cantor que prolonga frias; construtor que vende o imvel da construo do prdio. Converte-se em obrigao de dar.

b) Pela recusa do devedor: - Sendo infungvel a obrigao no cumprida, o obrigado dever indenizar perdas e danos (CC, art. 247). - Ex.: Poeta que se nega a compor um poema a que se obrigara.

Sendo fungvel a obrigao, o art. 881 do CC d ao credor liberdade de mandar executar o fato por terceiro, custa do devedor, ou de pedir indenizao das perdas e danos (CPC, arts. 632, 633, 634 e pargrafo nico). Ex.: fazendeiro que se recusa a realizar certa obra como um aqueduto.

Em manifesta urgncia poder o credor executar ou mandar executar o fato, independente de autorizao judicial, pleiteando posteriormente o ressarcimento das despesas feitas. CC, art. 249.

OBRIGAO DE NO FAZER
(DINIZ)

aquela em que o devedor assume o compromisso de se abster de algum ato, que poderia praticar livremente se no se tivesse obrigado para atender interesse jurdico do credor ou de terceiro. Relao de direito pessoal. Ex. no trazer animais domsticos para o quarto alugado.

No se confunde com obrigao negativa prevista no direito real, nesta geral e abstrata atingindo a todos os homens por ser oponvel erga omnes. EX. No construir prdios acima de 4 andares em determinada regio.

Conseqencias do descumprimentro:
1 Pela impossibilidade da absteno do fato: Somente em caso fortuito ou fora maior, CC art. 250. Ex. se obrigara a no impedir a passagem de vizinhos pela sua propriedade. Poder publico determina o fechamento da passagem. Se o credor adiantou alguma coisa ao devedor este dever restitu-lo. No indenizao.

2 Pela inexecuo culposa do devedor por negligncia ou por interesse. CC, art. 251. - Credor pode exigir do devedor que o desfaa (o ato), sob pena daquele desfaz-lo sua custa e de o credor obter o ressarcimento das perdas e danos, exceto se a reposio ao estado anterior o satisfazer plenamente. O devedor sujeitar-se- a reparao do prejuzo se for impossvel ou inoportuno desfazer o ato. Ex. No revelar o segredo de uma inveno industrial. Pagar indenizao das perdas e danos.

No pode o credor desfazer o ato sua custa, sem autorizao judicial. Exceo: hiptese de urgncia. Ex. a ficou de no impedir o curso da gua pelo terreno de b, e constroi barreira em dias de fortes chuvas, alagando b. A imediatidade da reao do credor e a fase inicial da violao so elementos que caracterizam urgncia. ( Renan Lotufo)

Anda mungkin juga menyukai