Anda di halaman 1dari 8

UNIME SALVADOR CURSO DE FARMCIA TECNOLOGIA FARMACUTICA III

TAMIRES RIBEIRO DE SOUZA

RESINAS DE TROCA INICA

Salvador, BA 2011

RESINAS DE TROCA INICA

INTRODUO

As resinas de troca inica so comumente utilizadas em processos de tratamento (principalmente da gua), no qual pode-se empregar as resinas trocadoras catinicas e aninicas, sendo este processo denominado

desmineralizao (ou seja, remove-se os sais minerais da gua mediante troca inica, estes indesejveis a muitos processos industriais). A troca inica uma reao qumica reversvel, no qual um on sendo esse um tomo ou molcula que perde ou ganha um eltron e consequentemente, adquiri uma carga eltrica, os ons fixos resina substituem os ons da soluo. Isto pode ocorrer numa aparelhagem de colunas compostas, onde as resinas catinicas e aninicas esto separadas, ou em coluna nica, denominada leito misto (sendo este o mais utilizado atualmente). Nas resinas de troca catinicas, os ons da soluo podem ser substitudos por ons H+ ou Na+, a depender da finalidade; enquanto nas resinas aninicas a substituio ser por ons OH-, deste modo, elimina-se grande parte dos sais presentes na gua, eliminando assim os problemas de incrustaes, cristalizaes e corroses. Estas resinas de troca inica so produtos sintticos constitudos (na sua maioria) por copolmeros do estileno, com divinil benzeno (D.V. B), na forma de partculas esfricas, (isto para manter o plstico da resina em uma posio rgida e prevenir que as esferas sejam muito solveis na gua), tambm pode ser encontradas em seus variados tipos, sendo essas: macroporosa ou do tipo gel, orgnica ou inorgnica e ainda pelo seu grupo funcional ou subdivises : fortemente cida, fracamente cida, fortemente bsica, fracamente bsica e quelante. TIPOS DE RESINA

Como j foi mencionado, as resinas podem ser classificadas como trocadores de cido forte ou fraco ou como trocados de nion forte ou de nion fracamente bsica, no qual as

- Resinas catinicas fortemente cidas: so assim chamadas, pois seu comportamento qumico semelhante ao de um cido forte, sendo altamente ionizado na forma de hidrognio (R-SO3H), quando so utilizadas para descarbonatao ou desmineralizao da gua, e na forma de sal (R-SO3Na) quando so utilizadas para o abrandamento da gua. Esta, pode operar em uma ampla faixa de pH. - Resinas catinicas fracamente cidas: nestas, o grupo ionizvel um cido carboxlico (COOH), em oposio ao grupo de cido sulfnico (SO 3H), usados em resina de cido forte. Estas resinas se comportam de forma semelhante aos cidos orgnicos fracos que so fracamente dissociados. So utilizadas para remoo de clcio, magnsio e sdio (ligados a nions fracos), em guas com dureza temporria predominantemente elevada, podendo atuar em faixa de pH neutro para alcalino. - Resinas aninicas fortemente bsicas: estas de modo geral, so altamente ionizveis o que possibilita operar em uma ampla faixa de pH, removendo nions fortes e fracos, tais como cloretos, sulfatos, nitratos, bicarbonatos e silicatos. Estas resinas so divididas em dois subgrupos (tipo I e tipo II), cuja diferena a basicidade que as mesmas apresentam: As resinas do tipo I possuem um carter bsico mais forte, o que resulta em uma menor fuga de ons, principalmente da slica; As resinas do tipo II tambm possuem um carter bsico, porm no possibilitam a remoo da slica; tendo como vantagem um menor uso da quantidade de regenerante.

- Resinas aninicas fracamente bsicas: so como as resinas de cido fraco, em que o grau de ionizao fortemente influenciado pelo pH,

consequentemente exibem capacidade de troca mnima acima de um pH de 7,0, sendo assim empregadas em faixas de pH cido. Estas so utilizadas na remoo de nions fortes, como sulfato, cloreto e nitrato, no removendo nions fracos como bicarbonatos e silicatos. Por no possuir uma forma ons hidrxidos, traz uma vantagem quanto a sua regenerao, pois s precisar

neutralizar a cido absorvido, empregando assim reagentes de baixo custo, tais como a amnia. - Resinas quelantes: se comportam de forma semelhante s resinas catinicas de cidos fracos, mas apresentam um alto grau de seletividade para ctions de metais pesados, pois tendem a formar complexos estveis com esses metais. O grupo funcional utilizados nestas resinas o composto EDTA. Tem como desvantagem ser cineticamente lentas e possuem alto custo, comparada com outras resinas disponveis no mercado.

REGENERAO DE RESINAS

A regenerao da resina (restaurao de stios ativos) se d quando a mesma satura, perdendo assim a capacidade de remover ons; e esta relaciona-se ao grupo funcional ligada a respectiva resina. Em termos gerais, quanto maior a preferncia a resina exibir quanto exposio de um determinado on particular, a maior eficincia da troca em termos de capacidade de resina para remoo desse on da soluo. Sendo assim, de modo geral, em resinas catinicas fortemente cidas, aps a sua exausto convertida para forma de hidrognio, regenerada por contato com uma soluo de cido forte (podendo ser cido clordrico, entre outros), ou a resina pode ser reativada para a forma de sdio com uma soluo de cloreto de sdio. Por sua vez, resinas catinicas fracamente cidas mostram uma afinidade para ons de hidrognio. Esta caracterstica permite a regenerao da forma de hidrognio com cido (sendo usado uma quantidade menor do que para resinas cido forte), completando a regenerao com quantidades suficientes de cido, j que esta influenciada pelo pH. Em contraponto, para regenerao de resinas aninicas fortemente bsicas utiliza-se solues com hidrxido de sdio concentrado (NaOH), pois esta converter a resina j esgotada para a forma de hidrxido. Resinas aninicas fortemente bsicas por no possuir a forma de ons hidrxido, para sua regenerao s necessrio que se neutralize o acido absorvido, um exemplo de reagentes que podero ser empregados so o carbonato de sdio e a amnia.

As propriedades de regenerao para resinas quelantes so semelhantes aos de uma resina de cido fraco, pois esta pode ser convertida para forma de hidrognio utilizando assim uma quantidade maior do que a estequiomtrica de cido por causa de uma possvel interferncia do pH.

EXEMPLOS DE REGENERANTES DE RESINA Tipo do Grupo Funcional cido Forte Grupo Funcional c. Sulfmico SO3H Remove Na, Ca, Mg Ctions associados com cido Fraco cido Carboxlico alcalinidade; trabalha melhor a pH > 6 Base Forte Base Fraca Amnia quaternrio Amnia terciria Cl, SO4, NO3, SiO2, HCO-3 Cl-, SO4-2, NO3-2

EXEMPLO DE REGENERAO DE COLUNA DUPLA Ao considerar uma aparelhagem de coluna dupla, a reativao acontece da seguinte forma:
Os vasos trocadores de ction e nion possuem distribuidores internos, para otimizar a distribuio homogeneamente da gua durante a operao, bem como a perfeita distribuio da gua em toda a rea interna do vaso durante a fase de contra lavagem das resinas. Estes vasos possuem internamente coletor e distribuidor superior de gua, para permitir o perfeito desempenho da unidade nas fases de operao e regenerao das resinas trocadoras. Reiterando, a gua tendo passado pelos Trocadores de Ction e de nion, considerada uma gua desmineralizada, sendo utilizada em processos industriais, principalmente nos qumicos, farmacuticos, alimentao de caldeiras de mdia ou alta presso, na gerao de vapor por turbinas, alm de outras finalidades que necessitem de gua pura, com reduzido teor de slidos dissolvidos e sem contaminantes. A pureza medida atravs da condutividade eltrica, provocada pela presena de ons inorgnicos (ctions e nions), sendo necessrio remov-los para atingir a qualidade requerida. (MUCCIACITO, Joo Carlos. Tratamento com Resinas Trocadoras de ons. Rev. Meio Filtrante. Ano V. Ed. 25. 2007.)

ASPECTOS RELEVANTES

As resinas possuem alguns parmetros caractersticos relevantes nas trocas inicas; no qual esta relacionada a quantidade de ons que uma resina pode trocar em determinadas condies experimentais, dependo do tipo do sitio ativo, sendo expresso em equivalente/litro de resina ou grama de resina (capacidade de troca da resina). Esta possui tambm a capacidade especifica terica que consiste no nmero mximo de stios ativos da resina por grama. Sendo que este valor pode ser maior que a capacidade de troca, j que nem todos os stios ativos so acessveis aos ons em dissoluo.

Consequentemente, a resina possui uma propriedade que denota uma maior afinidade pr um on que por outro (a resina preferir os ons com os que forme um enlace mais forte), sendo esta propriedade denominada como seletividade. Dentre as vrias matrias que podem contaminar uma resina, as mais importantes so:

Os mtodos de Limpeza para resinas Catinicas e Aninicas consistem na utilizao de solues de Hipoclorito de sdio, Formaldeido, Salmouragem, cido Peractico, sendo que para as resinas catinicas ainda podem ser usadas Tiocianato de sdio e cido Clordrico.

CONCLUSO

Pde-se perceber que as resinas de troca inica so utilizadas em muitos processos sendo eles industriais, farmacuticos, alimentao de caldeiras, alm de outras finalidades que necessitem de gua pura, tendo como principal importncia reduzir o teor de slidos dissolvidos, retirando assim os possveis contaminantes. Estas tambm medem a pureza atravs da condutividade eltrica, provocada pela presena de ons inorgnicos (ctions e nions), sendo necessrio remov-los para atingir a qualidade a qual se estima. Contudo, valido ressaltar que se tomem alguns cuidados para que a resina tenha uma maior durabilidade, nos quais estes so especficos para cada tipo de resina. Avaliando todos os parmetros mencionados neste trabalho, as resinas tero uma maior vida til e desempenharam seu papel com qualidade.

REFERNCIAS

KURITA: Solues de Engenharia para Tratamento de guas Industriais. Artigo Tcnico: Resinas de Troca Inica, por KREMER, Tatiana de Oliveira. 2007. Disponvel em: <www.kurita.com.br>. Acesso em: 16 set. 2011. MUCCIACITO, Joo Carlos. Tratamento com Resinas Trocadoras de ons. Rev. Meio Filtrante. Ano V. Ed. 25. 2007. Disponvel em:

<www.meiofiltrante.com.br>. Acesso em: 16 set. 2011. PLANETA GUA: Montagem e Manuteno de Equipamentos para tratamento de gua. Regenerao de Resinas de Troca Inica. Disponvel em: < http://www.aplanetaagua.com.br>. Acesso em: 16 set. 2011.

MSc. MORAES, Francisco de Assis Bertini. Monografia: Tratamento de guas de Caldeiras na Indstria de Celulose. Araraquara, SP. 2011. Disponvel em: 15 set. 2011. REMCO ENGINEERING: Water Systes and Controls: Ion Exchange. Disponvel em: < http://www.remco.com>. Acesso em: 15 set. 2011. MUCCIACITO, Joo Carlos. Tratamento com Resinas Trocadoras de ons. Rev. Meio Filtrante. Ano V. Ed. 25. 2007. Disponvel em:

<www.meiofiltrante.com.br>. Acesso em: 17 set. 2011. PUROLITE: Troca Inica, Dados Tcnicos. Disponvel em:

<www.purolite.com.br>. Acesso em 17 set. 2011.

Anda mungkin juga menyukai