Anda di halaman 1dari 4

CRITRIOS PARA A INTERPRETAO DA BBLIA a palavra de Deus enquanto livro Osvaldo Luiz Ribeiro Introduo A Revista da Bblia encomendou-me

uma srie de quatro artigos sobre Hermenutica. Hermenutica a rea do conhecimento humano que lida com interpretao. No caso da Bblia, trata-se de interpretao de textos. Hermenutica enquanto nome dessa disciplina vem de Hermes, que entre os gregos era o porta-voz dos deuses. Em At 14,12, o povo de Licania trata Paulo como Mercrio. Mercrio era o porta-voz dos deuses entre os romanos: "comearam a chamar (...) a Paulo de Mercrio, porque era este quem tomava a palavra". Hermenutica ento vem a calhar como nome da srie de conhecimentos indispensveis a uma boa compreenso da Bblia. De um lado, porque a Bblia literatura. A Bblia uma biblioteca de sessenta e seis livros no cnon protestante. A Bblia uma coleo de centenas, ou mesmo milhares de textos. Logo, mais do que justo que haja uma cincia do texto Hermenutica. Por outro lado, ns cristos tomamos a Bblia tambm como Palavra de Deus. Como os protestantes e por conseqncia os evanglicos no reconhecem porta-vozes divinos (At 14,15), salvo o prprio Esprito Santo, logo, a Hermenutica enquantodisciplina assume a responsabilidade de ajudar a cada leitor da Bblia a ouvir a voz da Bblia. Nesse primeiro artigo, desejo falar sobre a leitura da Bblia como livro, independente de ser Palavra de Deus, assunto que trataremos no segundo artigo. Enquanto livro - porque um conjunto de livros e de textos - a Bblia tem critrios prprios. Quais so?

1. Os critrios literrios da Bblia enquanto livro Antes de tudo, deve ficar claro que a prpria Bblia no trata do tema. A Bblia no pra para nos dizer como devemos l-la, j que ela um livro. O que chamamos aqui de critrios literrios so critrios vlidos para qualquer literatura. Isso significa que o fato de a Bblia ser um livro ou uma srie de livros e textos que nos impe a pergunta sobre sua leitura adequada. Sendo um conjunto de livros, sabemos que no so todos eles do mesmo tipo. H diferentes tipos de livros na Bblia: pequenos e grandes, mais ou menos antigos, poticos ou em prosa, histrico-teolgicos ou sapienciais, simples ou complexos,

etc. No se trata, ainda, de perguntar como se l cada um desses tipos de livros. Trata-se da pergunta de fundo: qual o critrio para se ler um texto. Trata-se da pergunta sobre onde est o sentido de um texto. E h trs teorias sobre onde est o sentido de um texto.

2. O sentido do texto est na inteno do leitor do texto Essa teoria diz que um texto sempre uma coisa que o leitor manipula. O leitor que acaba fazendo o texto dizer o que ele quer dizer. O argumento duplo: a) de um lado, o autor do texto no est mais presente para controlar a sua inteno; b) de outro, os homens so movidos por suas ideologias, e o leitor l sempre ideologicamente os textos. Um bom exemplo disso o que diz Justino. Em seu livro Dilogo com Trifo, escrito no sc. II d.C., Justino diz ao judeu Trifo que os livros dos judeus no so (mais) dos judeus, mas "nossos" (Paulus, 1995. p. 152). Zuck faz um comentrio em seu livroA Interpretao Bblica: "Justino afirmava que o Antigo Testamento era pertinente aos cristos, mas essa pertinncia, dizia ele, era percebida por meio da alegorizao" (Vida Nova, 1994. p. 10). Na constituio dogmtica catlica Dei Verbum, afirma-se que "a Igreja logo, desde os seus comeos, fez sua aquela traduo grega antiqssima do Antigo Testamento" (Paulinas, 1966, p. 26). Quando a igreja se apropria dos textos judaicos e os l como textos cristos, est dizendo com isso que o verdadeiro sentido daqueles textos est com ela, e no com os autores dos prprios textos. Quando a igreja faz isso, consciente ou inconscientemente ela est dizendo que o sentido desses textos est no leitor cristo. Umberto Eco chama essa teoria deintentio lectoris - inteno do leitor (Interpretao e Superinterpretao, Martins Fontes, 1993, p. 27-29). Como leitores da Bblia, devemos nos perguntar: lemos a Bblia porque queremos ouvi-la, ou lemos a Bblia porque ns que sabemos o que ela deve dizer? Em outras palavras? O sentido dos textos bblicos est no leitor cristo?

3. O sentido do texto est nas intenes do prprio texto Faz sentido? O que significa exatamente dizer que o sentido de um texto est no prprio texto? Significa que o texto deve falarpor si s, dizem os tericos da intentio operis (Eco, p. 27-29) ou inteno da obra (do texto). Os tericos afirmam que todo texto polissmico - ou seja, que tem muitos sentidos. Croatto explica isso muito bem em seu livrinho Hermenutica Bblica (La Aurora, 1984): toda vez que uma fala (que tem um nico sentido) escrita, passa a sustentar vrios sentidos possveis (polissemia). Assim, os textos bblicos so passveis de sustentar vrios sentidos.

No se deve confundir inteno do texto com inteno do leitor. Enquanto a teoria da inteno do texto diz que o texto tem vrios sentidos, por outro lado, a teoria da inteno do leitor diz que o leitor enxerga apenas um nico sentido. Digamos assim, o texto potencialmente polissmico; mas na prtica, o leitor enxerga apenas um sentido dentre tantos possveis. Penso que essas duas teorias se prestam mais a explicar a prtica da leitura da Bblia e suas complicaes em face da ausncia do autor dos textos do que realmente propor uma teoria de interpretao. O prprio Croatto que defendia a inteno do leitorno seu livrinho citado, ultimamente decidiu-se pela inteno do autor, como se pode perceber de seus ltimos artigos da Revista de Interpretao Bblia Latino-Americana. Vamos, pois, analisar o que a teoria da inteno do autor afirma.

4. O sentido do texto est na inteno do autor do texto Eco chama essa teoria de intentio auctoris, ou inteno do autor (Eco, p. 27-29). Segundo essa teoria, no importa se o leitor possui suas prprias idias sobre a vida, o mundo, o homem e Deus (= ideologia); nem importa que realmente os textos tenham a capacidade de dizerem coisas diferentes. Para a teoria literria da inteno do autor, deve-se ler um texto para recuperar a inteno do autor que o escreveu e que possvel esse esforo. O sentido de um texto no estaria no leitor e na sua ideologia; o sentido no estaria flutuando solto como dentes-de-leo na polissemia do texto; o sentido est na inteno com que o autor escreveu o seu texto. Gosto de citar 2 Pd 1,21b nesse contexto: "os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Esprito Santo" (Almeida, melhores textos, IBB, 1992) ou "os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo" (Almeida, rev. e cor. IBB, 1991). Odette Mainville tem algo a dizer: "compreender a inteno original de um texto permite evitar interpretaes equivocadas, seno inteiramente errneas" (A Bblia Luz da Histria, Paulinas, 1999. p. 10). Mas no confunda: "inteno original de um texto" s faz sentido na teoria literria da inteno do autor. O texto em si no tem inteno original, mas sentidos diferentes e iguais em termos de valor. Se estivermos interessados na inteno original, o que esse texto bblico quis dizer l e ento quando ele foi escrito, ento temos de nos esforar para descobrir o que que o autor do texto queria dizer com seu texto.

Concluso

O leitor da Bblia sabe que a Palavra de Deus um livro. Enquanto um conjunto de centenas de textos escritos, a Bblia deve ser lida e compreendida. Para compreender o texto, primeiro o leitor deve decidir-se onde ir buscar o sentido do texto.Enquanto disciplina que trata justamente do sentido dos textos, a Hermenutica sugere ao leitor trs possibilidades: a) leitor; b) texto; c) autor. O leitor deve escolher uma dessas possibilidades. Essa sua mais importante deciso. Esse o principal critrio. Esse artigo sugere que o sentido da Palavra de Deus seja procurado na inteno do(s) autor(es) do(s) texto(s) bblico(s). Ouvir a Bblia (ouvir o que Deus tem a dizer atravs da Bblia) preparar-se para ouvir o que os autores dos textos da Bblia tm a dizer. Os homens inspirados falaram. Vamos ouvir o que eles tm a dizer

Anda mungkin juga menyukai