Anda di halaman 1dari 4

Introduo

A determinao de pH de uma soluo extremamente til tanto na indstria quanto na vida cotidiana e usadas muitas vezes por pessoas comuns, como por exemplo a pessoa que trabalha com limpeza de piscinas, um pintor de carros que precisa de uma tinta que evite a corroso da pintura do carro muito exposto a chuva. Com a definio de solues de carter cido e base, surgiu a necessidade de indicar e escalar essas solues atravs do uma caractersticas presente em ambas , o potencial de hidrogenao (pH). Uma curiosidade que o termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioqumico Sorensen, para facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas. Por meio de experimentos verificou e estabeleceu-se que o pH da gua pura 7, de solues bsicas maior que 7, e o pH de uma soluo cida menor do que 7. Os mtodos para estimar o valor do pH de uma soluo em gua depende da necessidade de preciso se o objetivo apenas caracterizar uma soluo como cida ou bsica, pode ser usado um papel indicador universal, que muda de cor em diferentes valores de pH. As medidas precisas so feitas com um medidor de pH, esse instrumento possui dois eletrodos ligados a um voltmetro que mergulham na soluo a diferena do potencial eltrico nos eletrodos proporcional ao pH. A importncia de medir o pH para caracterizar em solues acidas ou bsicas e com essa caracterizao poder prever reaes e comportamentos tpicos dessas solues. Mas o que so cidos e o que so bases? Do ponto de vista terico, Arrhenius definiu cidos como compostos que em soluo aquosa se ionizam, produzindo como on positivo apenas ctions hidrognio (H+). O H+ nessa perspectiva, o responsvel pelas propriedades comuns a todos os cidos, sendo chamado, por esse motivo, de radical funcional dos cidos. Porm a definio de Arrhenius no rigorosamente correta, pois o ction H+ se une a uma molcula de gua formando o ons H3O+, chamado de hidrnio ou de hidroxnio. Ex: Hcl + H2O H3O + ClPelo mesma definio de Arrhenius as bases so compostos que, por dissociao inica, liberam, como on negativo, apenas o nion hidrxido (OH-), tambm chamado de oxidrila ou hidrolixa. As caractersticas tpicas de um cido so: formam solues aquosas condutoras de eletricidade, mudam a cor de certas substancias. cidos so muito comuns em nosso dia-a-dia, por exemplo o vinagre q contem acido actico; o limo, a laranja; a bateria de um automvel e muito usados nas industrias. As caractersticas das bases so: formam solues aquosas condutoras de eletricidade, fazem voltar a cor primitiva dos indicadores, caso essa cor tenha sido alterada por um cido, tambm

usado no cotidiano em produtos de limpeza, encontrado no amonaco, o chamado leite de magnsica, usado para combater a acidez estomacal.

Objetivo: Determinar o pH de solues aquosa com o uso de 4 indicadores, essa uma forma menos precisa. E determinar valores para o pH das solues desconhecidas.

Resultados e Discusso: FENOLFTALEINA Soluo Cor Demais observaes Soluo Azul de Bromotimol Cor Demais observaes

3 4 5 6 7 8 9 10 11

Incolor
Incolor Incolor Incolor Ligeira turvao Rosa Rosa Rosa Rosa Azul de Timol

3 4 5 6 7 8 9 10 11

Amarelo
Amarelo Amarelo Oliva Verde Azul Azul Azul Azul Vermelho de Metila

Soluo

Cor

Demais observaes

Soluo

Cor

Demais observaes

3 4 5 6 7 8 9 10 11

Amarelo Amarelo Amarelo Amarelo Amarelo


Amarelado Azulmarinho AzulMarinho Azulmarinho

3 4 5 6 7 8 9 10 11

Rosa
Rosa Vermelho Alaranjado Amarelo Amarelo Amarelo Amarelo Amarelo

Biografias: 1.De Feltre, Ricardo; Qumica Geral, 2004 6 Edio Editora Moderna 2. Atkins, Peter; Princpios de qumica, 5Edio Porto Alegre: Bookman, 2012.

Anda mungkin juga menyukai