Anda di halaman 1dari 4

Alta Idade Mdia Ocidental - Povos Brbaros

Regies ocupadas pelos brbaros

Os povos brbaros eram de origem germnica e habitavam as regies norte e nordeste da Europa e noroeste da sia, na poca do Imprio Romano. Viveram em relativa harmonia com os romanos at os sculos IV e V da nossa era. Chegaram at a realizar trocas e comrcio com os romanos, atravs das fronteiras. Muitos germnicos eram contratados para integrarem o poderoso exrcito romano. Os romanos usavam a palavra "brbaros" para todos aqueles que habitavam fora das fronteiras do imprio e que no falavam a lngua oficial dos romanos: o latim. A convivncia pacfica entre esses povos e os romanos durou at o sculo IV, quando uma horda de hunos pressionou os outros povos brbaros nas fronteiras do Imprio Romano. Neste sculo e no seguinte, o que se viu foi uma invaso, muitas vezes violenta, que acabou por derrubar o Imprio Romano do Ocidente. Alm da chegada dos hunos, originrios da Monglia, podemos citar como outros motivos que ocasionaram a invaso dos brbaros: a busca de riquezas, de solos frteis e de climas agradveis. Principais Povos Brbaros (mapa baixo)

Os Hunos Dentre os povos brbaros, os hunos foram os mais violentos e vidos por guerras e pilhagens. Eram nmades (no tinham habitao fixa e viviam a percorrer campos e florestas) e excelentes criadores de cavalos. Como no construam casas, viviam em suas carroas e tambm em barracas que armavam nos caminhos que percorriam. A principal fonte de renda dos hunos era a pratica do saque aos povos dominados. Quando chegavam numa regio, espalhavam o medo, pois eram extremamente violentos e cruis com os inimigos. O principal lder deste povo foi tila, o lder huno responsvel por diversas conquistas em guerras e batalhas.

Os hunos excedem em ferocidade e barbrie tudo quanto possvel imaginar de brbaro e feroz. Sob uma forma humana, vivem em estado de animais. Alimentamse de razes de plantas silvestres e de carne meio crua, macerada entre suas coxas e o longo de suas cavalgaduras. Suas vestimentas consistiam em uma tnica de linho e jaqueta de peles de ratazana selvagem. A tnica de cor escura e apodrece no corpo. Cobrem-se com um gorro e envolvem as pernas com peles de bode. Quando cavalgam, acredita-se estarem pregados em suas montarias, pequenas e feias, mas infatigveis e rpidas como relmpagos. Passam sua vida a cavalo; a cavalo se renem em assemblias, compram, vendem, bebem, comem e at dormem s vezes. Nada se iguala destreza com que lanam, a distncia prodigiosa, suas flechas armadas de ossos afiados, to duros e mortferos como o ferro. Em suas migraes, o gado e as famlias os seguem em carros; a que as mulheres fiam, cosem, e do luz os filhos e os criam. Se lhes perguntamos de onde vm ou onde nasceram, no sabem... (Relato do historiador romano Amiano Marcelino, citado por GUERRAS, Maria Sonsoles. Os Povos Brbaros. S.P., tica, 1987, p.47)

Arco huna

Arco huna

Detalhes do Arco huna

Vestimentas Os brbaros vestiam peles sobre jaquetas de couro, smbolo da fora do caador, e calas ajustadas com amarraes de tiras do mesmo material. E, para no serem confundidos com escravos romanos, usavam cabelos e barbas longas. J as mulheres vestiam tnicas rsticas de l sobrepostas. Apesar do seu desprezo pelos brbaros, o antigo Imprio no deixaria de assimilar essas inovaes no arranjo de seu vesturio. As calas usadas pelos brbaros para a montaria e as batalhas se difundiram no territrio europeu. A espcie de meia ento adotada pelos homens logo deu lugar s calas, permitindo-lhes maior liberdade de movimento. J as roupas femininas ganharam volume e peso, impedindo as mulheres de executar tarefas consideradas masculinas. Mas as cores e tecidos de seus trajes passaram a ser visto como elemento de identificao da posio social de quem os vestia, tal como as jias que usava. O mesmo ocorreu com as calas masculinas: os nobres as usavam justas e as classes menos favorecidas, folgadas. No mesmo perodo surgiram as vestes cerimoniais dos ofcios religiosos cristos. Uma indumentria caracteristicamente europia comeava a se constituir. (700 -1200) Com a queda do imprio romano, os povos brbaros tomaram conta da Europa, fazendo assim uma total mudana na vida das pessoas. As vestes tambm foram modificadas; tnicas de tecidos pesados, emendadas com pedaos de couro e cales largos, faziam parte do modo de vestir do povo brbaro. Certamente que esta ficou sendo a vestimenta caracterstica dos homens naquela poca, pois ainda podemos acrescentar as botas de couro, as capas com placas de metal e as ataduras enroladas nas pernas, fazendo assim a proteo contra o frio. Para as mulheres, sabe-se pouco, mas em geral usavam uma tnica longa chamada de Stola, adornada com faixas bordadas e uma espcie de leno chamado de Palla, que era drapejado em volta dos ombros. Parece que nem os homens e nem as mulheres usavam chapus, o que existia era uma espcie de leno, comprido que ia da cabea aos ps. Por baixo usava-se um Chin pequeno, um tipo de cabeleira postia, que aumentava o volume dos cabelos.

Visigodos

Visigodos

Na dinastia Anglo-Saxnica, os reis e rainhas, tambm eram simplrios em relao s roupas. Usavam tnicas curtas, ficando as pernas descobertas e ao mesmo tempo cobertas com uma espcie de tira de tecido fino, chamado de Grevas. As mulheres, em particular, usavam uma camisola grande e longa e por cima uma sobre-tnica, formando um manto. Os cabelos eram cobertos por um vu comprido. Como mostram as figuras abaixo, os vus eram usados cobrindo-se toda a cabea, e o Chin era composto por vrias tranas at formarem um n.

Viking, influncia Celta, tnica e cala de pele

Os brbaros s no invadiram Constantinopla e o Imprio Bizantino, porque no tinham armas para destrurem as muralhas de Constantinopla.

Anda mungkin juga menyukai