Anda di halaman 1dari 4

INSTALAES ELTRICAS INDUSTRIAIS

Prof Dejair LISTA DE EXERCICIOS 1) Determinar a seo dos condutores do circuito trifsico abaixo, sabendo-se que sero usados cabos isolados em PVC colocados em eletrodutos aparentes, temperatura ambiente 30 C e temperatura mxima de trabalho dos condutores 70 C. Utilizar critrios da capacidade de conduo de corrente.

2) Calcular a seo dos condutores que ligam o QGF ao CCM sabendo-se que a carga composta por 10 motores trifsicos de 10 CV cada um; IV Polos; 380 V; cos = 0,85 e = 0,86. Adotar condutor PVC unipolar; instalado no interior de eletroduto e admitindo-se queda de tenso mxima 5%.

3)Determinar pelo critrio da queda de tenso a seo do condutor do circuito de alimentao de vrios motores conforme figura: Sabendo-se que sero utilizados cabos unipolares isolados em PVC em eletrodutos sob o piso. Considerar queda de tenso mxima de 4%.

4) Calcular as correntes de curto-circuito nos pontos 1 e 2 do circuito abaixo. Considerar Cosko = 0,5

5) Calcular as correntes de curto-circuito nos pontos T1 e T2:

Dados: Tenso de curto-circuito nominal do Trafo: VK = 5% 6) Achar a corrente IN de um fusvel tipo gI destinado a proteger contra correntes de sobrecarga um circuito constitudo por um cabo tripolar de PVC 10 mm contido em eletroduto aparente, temperatura ambiente; temperatura do condutor 70 C.

7) Determinar a proteo fusivel de um motor trifsico: 50 CV; 380 V; IV Polos; Cos = 0,85; = 0,86

8) Determinar os fusveis para proteo do grupo de motores abaixo:

9) Determinar os ajustes de um disjuntor termomagntico e tambm a seo do condutor para proteo de um motor: 50 CV; IV Polos; = 0,92; cos = 0,86; VN = 380V. Os condutores so unipolares de cobre; isolao PVC instalados em eletrodutos enterrados. O tempo de partida do motor e 3 segundos e a corrente de curto-circuito presumida Ik = 5 KA Seo nominal do cabo unipolar = 25 mm.

10)Determinar o ajuste do rel de proteo de sobrecarga trmica de um motor 50 CV; IV Polos; 380 Volts; cos = 0,86; = 0,92; alimentado por um circuito condutor unipolar; isolao PVC; seo 25 mm embutido no piso. O tempo de partida do motor 2 segundos.

11) Motor eltrico trifsico potencia 100 CV; IV Polos; 380 Volts; Fator de Potencia = 0,87 e rendimento 92% utilizado em um estao elevatria para bombeamento de gua. Esse motor alimentado por um circuito unipolar com cabos de cobre isolao PVC instalados em eletrodutos enterrados no solo, temperatura ambiente 30 C e termperatura dos condutores 70 C. O tempo de partida deste motor de 2 segundos. A distancia percorrida pelos cabos do Trafo at a estao 127 metros e a queda mxima de tenso admitida 2%. O trafo que alimenta este motor tem potencia aparente de 225 kVa; tenso primaria 13,8 kV e tenso secundria 380/220 Volts. a) Calcule a seo dos condutores pelos critrios da capacidade de conduo de corrente e pela queda de tenso; b) Qual a corrente de curto-circuito presumida na sada do Trafo e nos terminais do motor? c) Qual o fusvel NH nominal para proteo da corrente de curto-circuito presumida nos terminais do motor? d) Qual o tempo mnimo e mximo do fusvel para a corrente de curto-circuito? e) Qual o menor e o maior tempo de atuao do fusvel para a corrente de partida do motor? O fusvel ir se romper na partida? Por que? f) Determine os ajustes de rel de sobrecarga para este motor. g) Verifique as condies de atuao deste rel em relao ao tempo de rotor bloqueado; tempo de atuao do rel e o tempo de partida do motor.

Anda mungkin juga menyukai