Anda di halaman 1dari 2

1 PROF:.

EQUIPE
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!! CONCEITO A radioatividade um fenmeno natural ou artificial, pelo qual algumas substncias ou elementos qumicos, chamados radioativos, so capazes de emitir radiaes.

RADIOATIVIDADE
CONTEDO PROGRAMTICO
KL 090310 PROT: 3063

01

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

CARACTERSTICAS DAS EMISSES 1) Alfa: So fluxos de partculas carregadas positivamente, compostas por 2 nutrons e 2 prtons (ncleo de hlio). Tem baixa velocidade comparada a velocidade da luz(20 000 KM/s). 2) Beta: Estas partculas tm a mesma natureza dos eltrons, e so resultantes da desintegrao de nutrons do ncleo. Tem alta velocidade, aproximadamente 270 000KM/s 3) Gama: o tipo mais penetrante de radiao, no apresenta carga eltrica e no afetada pelos campos eltricos e magnticos. Para identificar cada uma das emisses radioativas, Rutherford usou uma tela fluorescente de acordo com o esquema:

2 Lei da Radioatividade- Soddy Fajans- Russel Quando um ncleo emite partcula , seu nmero atmico aumenta de uma unidade e seu nmero de massa no se altera. Ex.: 83 Bi 210 -1 + 84Po210 OBS: Quando um ncleo "excitado" emite uma radiao gama no ocorre variao no seu nmero de massa e nmero atmico, porm ocorre uma perda de uma quantidade de energia "hv". FISSO NUCLEAR A fisso nuclear o processo que ocorre com a quebra de ncleos maiores em ncleos menores pelo bombardeamento de nutrons (reao em cadeia). Essas reaes liberam grande quantidade de energia.

- A emisso que desviou para a placa negativa positiva (partcula alfa). - A emisso que foi atrada pela placa positiva apresenta carga negativa (partcula beta). - A emisso que no sofreu alterao na sua trajetria no tem cargas (onda eletromagntica). OBS: Poder de penetrao de penetrao da radiaes.

FUSO NUCLEAR A fuso nuclear a unio de ncleos menores formando ncleos maiores. A reao de fuso nuclear requer uma quantidade muito grande de energia para ocorrer, e quando ocorre h liberao de uma quantidade enorme de energia. Para termos uma idia a mesma reao que ocorre no sol.

CONTEDO - 2011

LEIS DA RADIOATIVIDADE 1 Lei da Radioatividade Frederick Soddy Quando um ncleo emite partcula alfa, seu nmero atmico diminui de duas unidades e seu nmero de massa diminui de 4 unidades. Ex.: 92 U235 24 + 90Th231

EXERCCIOS PARA OS VENCEDORES

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

01) Ao acessar a rede Internet, procurando algum texto a respeito do tema radioatividade no "Cade?"(http://www.cade.com.br), um jovem deparou-se com a seguinte figura, representativa do poder de penetrao de diferentes tipos de radiao.

e) Partculas betas so mais penetrantes que as partculas alfas, e a perda de uma nica dessas partculas produz aumento de uma unidade no nmero atmico do ncleo que a emitiu. 04) A partir da dcada de 40, quando McMillan e Seaborg obtiveram em laboratrio os primeiros elementos transurnicos (NA > 92), o urnio natural foi usado algumas vezes para obter tais elementos. Para tanto, ele era bombardeado com ncleos de elementos leves. Na obteno do Plutnio, do Califrnio e do Frmio as transmutaes ocorreram da forma a seguir:
238 92 U 238 92 U

+2 He 4 + 6 C12 + 8 O16

239 94Pu 98 Cf 245

+A +B

1 0n

1 0n

Com o auxlio da figura, julgue os itens que se seguem. ( ) A radiao esquematizada em II representa o poder de penetrao das partculas beta. ( ) A radiao esquematizada em III representa o poder de penetrao das partculas alfa. ( ) As partculas alfa e beta so neutras. ( ) Quando um ncleo radioativo emite uma radiao do tipo I, o numero atmico fica inalterado. 02) Analise os itens a seguir que fornecem informaes a respeito das radiaes nucleares. I - As radiaes gama so ondas eletromagnticas de elevado poder de penetrao. II - O nmero atmico de um radionucldeo que emite radiaes alfa aumenta em duas unidades. III - As radiaes beta so idnticas aos eltrons e possuem carga eltrica negativa. IV - O nmero de massa de um radionucldeo que emite radiaes beta no se altera. V - As radiaes gama possuem carga nuclear +2 e nmero de massa 4. Esto corretas as afirmativas: a) I, II, e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) I, III e V, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) II, IV e V, apenas. 03) Em 06 de julho de 1945, no estado do Novo Mxico, nos Estados Unidos, foi detonada a primeira bomba atmica. Ela continha cerca de 6kg de plutnio e explodiu com a fora de 20.000 toneladas do explosivo TNT (trinitro-tolueno). A energia nuclear, no entanto, tambm utilizada para fins mais nobres como curar doenas, atravs de terapias de radiao. Em relao energia nuclear, indique a alternativa INCORRETA: a) Raios alfa possuem uma baixa penetrao na matria, e os ncleos que emitem estas partculas perdem duas unidades de nmero atmico e quatro unidades de massa. b) Raios alfa so formados por um fluxo de alta energia de ncleos de hlio, combinaes de dois prtons e dois nutrons. c) Raios gama so uma forma de radiao eletromagntica, que no possuem massa ou carga, sendo, portanto, menos penetrantes que as partculas alfa ou beta. d) Partculas betas so eltrons ejetados a altas velocidades de um ncleo radioativo e possuem uma massa muito menor que a massa de um tomo.

238 92 U

250 100Fm

+C

1 0n

Sendo assim, os valores de A, B e O que indicam as quantidades de nutrons obtidas so, respectivamente: a) 1, 4 e 5 c) 2, 4 e 5 b) 1, 5 e 4 d)3, 4 e 5 e)3, 5 e 4 05) No dia 6 de agosto prximo passado, o mundo relembrou o cinqentenrio do trgico dia em que Hiroshima foi bombardeada, reverenciando seus mortos. Uma das possveis reaes em cadeia, de fisso nuclear do urnio 235 usado na bomba, :
235 92 U

+ 0 n1

139 56Ba

+ 36 Kr 94 + X + energia

Onde X corresponde a: a) 1H3 c)2 0n1 1 b) 3 0n d)24

e)1D2

06) O reator atmico instalado no municpio de Angra dos Reis do tipo PWR - Reator de gua Pressurizada. O seu princpio bsico consiste em obter energia atravs do fenmeno fisso nuclear, em que ocorre a ruptura de ncleos pesados em outros mais leves, liberando grande quantidade de energia. Esse fenmeno pode ser representado pela seguinte equao nuclear:
+ 92 U235 55 Cs144 + T + 2 0n1 + energia Os nmeros atmicos e de massa do elemento T esto respectivamente indicados na seguinte alternativa: a) 27 e 91 c) 39 e 92 b) 37 e 90 d) 43 e 93
1 0n

07) Parte da energia eltrica distribuda no Brasil provm da usina nuclear instalada em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. Nessa usina, a energia trmica liberada do processo de fisso nuclear aproveitada para aquecer certa quantidade de gua at a ebulio, resultando numa corrente de vapor dgua que impulsiona a turbina de um equipamento gerador de corrente eltrica. Um exemplo tpico de reao de fisso nuclear representado pela equao abaixo: Os nmeros atmicos (Y) e de massa (X) do istopo de Brio, formado nessa reao, so, respectivamente, iguais a: a) 56 e 144 c) 53 e 143 b) 56 e 143 d) 53 e 144
REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!! CONTEDO - 2010
235 1 92 U + 0 n

89 36 Kr

1 + x Ba + 3 0 n y

Anda mungkin juga menyukai