Anda di halaman 1dari 100

1

ALDENOR MENEZES ANGELIM

O CONTRIBUTO DA MSICA PARA EDUCAO EMOCIONAL

Trabalho de concluso do curso de Educao Emocional, sob orientao do professor Mrio Koziner.

Fortaleza - Cear 2003

NDICE INTRODUO CAPTULO I 1. Msica e Educao Emocional ..10 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.4.1 Fundamentao Terica...........................................12 Msica como Instrumento de Vida..........................14 O que a Msica......................................................16 Educao Emocional ... .33 Inteligncia Emocional em foco .. .34

CAPTULO II 2. Metodologia ...71 2.1. 2.2. 2.3. 2.4. CAPTULO III 3. Metodologia 92 3.1 Caractersticas do estudo e da natureza da pesquisa.94 3.2 3.3 3.4 Formulao da hiptese .95 Populao e amostra .. 95 Instrumento de pesquisa 96 A Msica no ouvido e no crebro humano .......74 Os Benefcios da Msica..........................................76 Pesquisas do impacto da msica sobre os seres vivos.........................................................................79 Uma msica para determinado momento ou finalidade..................................................................85

CONCLUSES..........................................................................................96 ANEXO ..98 BIBLIOGRAFIA........................................................................................99

DEDICATRIA minha me Gercina Angelim, que de forma emprica viveu com sucesso a Educao Emocional; minha querida esposa Estefnia e lindas filhas Lethcia, Camilla e Julliana por me ajudarem a repensar, sentir e realizar nossos sonhos.

AGRADECIMENTOS

Certamente, esta foi a melhor experincia de vida que pude realizar com os meus colegas de curso - Alfabetizao Emocional - ao lado de pessoas que realmente querem crescer como ser humano, desenvolver cada vez mais o que j existe dentro de cada um, e ser feliz a partir da autoconscincia. Todo esse aprendizado gerou em mim novas emoes, desta vez, mais conscientes e produtivas, desde as aulas com o mestre Mrio Koziner at minhas reflexes, leituras individual e vivncias intergrupal. Secretaria da Fazenda do Estado do Cear - SEFAZ-Ce, que me convidou a participar do Curso de Educao Emocional & Qualidade Humana e a todos que colaboraram de uma forma ou de outra nesse projeto de vida humana, meus sinceros agradecimentos. Ao mestre Mrio Koziner, que com habilidades especiais e conhecimentos inovadores contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal na busca de uma melhor qualidade de vida, meu especial agradecimento. Aos colegas de curso pelo carinho, compreenso e cooperao mtua, agradeo-os em cada gesto de interao e amor. minha esposa e filhas, agradeo a pacincia e o apoio irrestrito.

INTRODUO

O ser humano em toda a sua vida tem procurado viver melhor. Estamos na era do conhecimento, o que permite ampliar nossos horizontes e buscar alternativas que nos proporcione maior equilbrio emocional, procurando desenvolver de forma mais segura e consciente nossas atividades e enfrentar os inmeros desafios decorrentes do frentico ritmo da vida moderna.

A Educao Emocional parece ser nos dias atuais um instrumento imprescindvel nesse mistrio, e poder contribuir sobremaneira; se buscarmos atravs dela, nos aprofundar e praticar os seus conceitos existentes, interconectando-os s nossas atitudes e comportamentos, por vezes anacrnicos e muitas vezes confusos, mas que podem ser mudados.

Justifica-se assim, a necessidade de uma reflexo consciente, no sentido de desaprender velhos paradigmas, reorganiz-los, e absorv-los de forma produtiva, em consonncia com as exigncias de valores profundos, diante da realidade que se apresenta irrefutvel, na qual estamos inseridos, e da qual, somos os atores responsveis.

Nesse contexto holstico, procura-se formar educadores emocionais que apreendam, desenvolvam e pratiquem as novas tcnicas da inteligncia emocional, com base em seus cinco pilares - Autoconscincia; Administraes das Emoes; Automotivao; Empatia e Sociabilidade atravs de vivncias intergrupal, de modo a facilitar o viver cotidiano e enxergar o mundo com outros olhos, superando conflitos e problemas emocionais.

O educador emocional precisa valer-se de vrias ferramentas para atingir os objetivos relativos aplicao dos conceitos da educao emocional. Uma dessas ferramentas vital nesse laboratrio humanitrio, e talvez nunca estudada na Inteligncia Emocional a msica com seus efeitos maravilhosos. Sem ela, nosso aprendizado no seria o mesmo.

Entre outras faanhas, a msica permite uma viagem interior inimaginvel, sondando lugares jamais visitados pelo pensamento humano. Nenhuma outra ferramenta capaz de perquirir o ser humano de forma to profunda, fascinante e atraente. Cabe a ns saber onde, quando e como aplic-la, para que conscientemente, ela possa produzir no ser humano a alquimia de que ela capaz de prover e transformar os sentimentos, para que sejam proativos e benficos em todos sentidos: corpo, mente e corao.

Analisando essa relao, colhemos da msica aplicada Inteligncia Emocional sua essncia, contribuindo substancialmente para qualificao das emoes humanas.

Com base nessa escuta ativa, buscamos atravs deste trabalho monogrfico, entender melhor, o efeito que algum tipo especfico de msica pode causar no educador emocional, sua relao com as emoes, o movimento, a dana, a energia, a alquimia, a autoconscincia, a automotivao, a empatia, a sociabilidade; tudo isso, quando utilizada como canal facilitador de processos emocionais.

Embora desconhea algum autor que trate especificamente do tema, temos aqui o desafio de encontrar algumas relaes, do efeito poderoso que alguns tipos de msica exercem sobre o ser humano, s vezes, agintando-o, energizando-o, deixando-o melanclico. Outras vezes, acalmando-o, automotivando-o e conscientizando-o, interiormente, embora ele no tenha a conscincia de que a msica, dependendo do seu gnero, seja capaz de alterar significativamente sua estrutura interior.

Desejo fazer nesse trabalho um recorte da msica conhecida como leve, inclui a clssica, a instrumental, a barroca, a all new, a musical energy, a new age music, e at popular, desde que, contribua para

harmonizar emocionalmente o ser humano, portanto, nossa proposta est longe de msicas classificadas com pesadas, como por exemplo; heavy metal, ou coisa do gnero, no importando ser nacional ou estrangeira.

Em nossa pesquisa, nos propusemos estudar por que msica X utilizada na Educao Emocional e no msica Y ? Quais os critrios usados pela Educao Emocional na escolha das msicas? Movimento? Emoo? Alegria? Mensagem? Existe alguma relao com o assunto ou com a dinmica? Qualquer msica serve? H msicas que alteram a freqncia cardaca? H msicas que causam ansiedade? H msicas que relaxam o corpo? A harmonia, a melodia e o ritmo tm alguma influncia sobre o corpo, a mente e a emoo? Como?

Esse nvel de conscincia musical o que vamos estudar nessa pesquisa, com o fim de as pessoas trabalharem melhor essa ddiva divina, usufru-la de seus efeitos teraputicos emocionais, em particular, o Educador Emocional.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Todos sabemos da crise estrutural que assola o pas ao longo dos ltimos anos nas reas polticas, econmicas e sociais, e ainda, no temos sadas claras dessas questes estruturais. O que temos de certo que, mesmo o pas encontrando o caminho do desenvolvimento, perdurar por alguns anos o agravamento em que hoje nos encontramos, pois vivemos numa sociedade beira de um colapso, prximo ruptura de seu tecido social. Este cenrio concretamente transparente, basta olharmos as conseqncias no rosto do povo brasileiro, hoje um povo cabisbaixo, com auto-estima baixa, enfraquecido pelas sucessivas decepes, carncias, privaes, descrditos e o que mais nos preocupa; faltam-lhes capacidade para sonhar, parece que internalizou um profundo desalento, que o deixou sem graa para reagir e se motivar diante dos desafios, a cada dia mais crescentes. Todos esses problemas so reais. Mas existe um crucial - o problema cultural - que no se muda em pouco tempo, porque se o aporte tecnolgico tanto quanto ao aporte econmico, possam ser modificados rapidamente com um simples emprstimo monetrio concedido por um banco estrangeiro, o mesmo no ocorre com as condies sociais e culturais de um pas que, no descobriu ainda o seu maior patrimnio, o povo educado. Toda essa viso equivocada o que constitui na base o alicerce e o argumento fundante e idealizador deste projeto: a ignorncia, a misria, o

10

sofrimento, a resistncia, a incompreenso, a indiferena, a violncia, o estresse, tudo isso, decorre da fraqueza mental dos indivduos, do limitado conhecimento tcito, ou seja, no expresso nos livros, mas que, por sua ausncia, tem predominado na sociedade a inverso de valores profundos que gerariam vida plena.

Profundamente incomodado com esse estado de coisas que norteiam nossas vidas, levando-nos a uma limitao de fluxo do conhecimento sobre uma vida que sobrevive por trs das aparncias, e admitindo que, apesar dos avanos cientficos, nossas mentes so pouco desenvolvidas e porque no dizer atrofiadas, quero peremptoriamente justificar a importncia desse projeto para a vida do ser humano. A msica de uma srie com caracterstica peculiar contribuir sobremaneira atravs da Educao Emocional para a vida humana, e nos prximos captulos teremos a oportunidade de entender melhor esse processo de evoluo humana, relatando pesquisas, experimentos e estudos realizados nesse campo.

CAPTULO I

1. MSICA E EDUCAO EMOCIONAL

Neste captulo, abordaremos a importncia da msica e da Educao Emocional na vida das pessoas.

11

Faremos uma breve viagem histrica da msica, destacando o imenso campo de atuao desse elemento transformador de sentimentos humanos, faremos tambm referncia s suas inmeras aplicaes, seja no campo teraputico, seja campo social, seja no campo cultural, e mais especificamente, em nosso estudo, no campo emocional, onde funciona como canal condutor de sentimentos humanos profundos, levando informaes no mais subjetivo do ser humano. Nesse terreno frtil de emoes, sensaes e sentimentos, a Inteligncia Emocional capta a msica como recurso valioso para atingir seus objetivos, que em suma tornar o ser humano mais equilibrado emocionalmente, mais consciente, mais aberto, mais motivado e sociabilizado, para que desse modo, possa desenvolver melhor suas metacapacidades, levando ao outro, algo que possa ajud-lo, com positividade, criatividade e compromisso.

Reconhecer a msica como aliada querida para Educao Emocional, papel fundamental, pois indubitavelmente, a msica tem muito a contribuir com esse gigante misterioso e imprevisvel chamado de emoes, e que, quando mal administradas, torna-se o pior dos furaces, porm, uma vez percebida, reconhecida e administrada, libera as energias mais produtivas e saudveis, por isso, no devemos por hiptese alguma, neg-las ou explodi-las, mas utiliz-las adequadamente, eis o segredo do sucesso de algum educado emocionalmente, embora concorde com Jorge Cury quando diz que: no h nenhum gigante no campo das emoes.

Percorrer esta trilha nosso papel nesse captulo que inicia efetivamente nosso trabalho, constituindo os fios textuais que iro revestir

12

os pontos prioritrios a que se quer chegar, ou seja, a contribuio da msica na Educao Emocional. 1.1 Fundamentao Terica

O presente trabalho utilizar como referncias bsicas o estudo de dois grandes projetos: 1) Viver Bem com Msica da editora Melhoramentos Ltda, SP, 2001. Este projeto de autoria da D Sena Editora Consultoria Com Ltda, defende a idia de que a msica como ar que respiramos imperceptvel at que nos falte - elemento vital para a harmonia do homem consigo mesmo, com a natureza e com o prximo. Afirma que, a cada acontecimento de nossas vidas possamos associar um som, uma presena, uma emoo. Sendo tal presena vivida desde o ventre de nossa me, embalados pelos seus batimentos cardacos. Como linguagem, integra todos os seres, uma vez que, o dilogo ocorre por meio de vibraes. Como fonte de Energia, inspira o corao por sons, carregando ritmos, harmonias e melodias que podem ser compartilhadas.

2) Evoluo pela Energia Musical - Produo e Divulgao: All New Desenvolvimernto Cultural Ltda, Rj, Copyright 2000, de autoria de Alexandre Tavares - um projeto cultural que tem por objetivo proporcionar o revigoramento e a harmonizao do indivduo e da sociedade mediante a aplicao em larga escala da terapia Alta Musical Energy nas reas Pessoal, da Educao, Sade e Empresas, conforme escreve o autor. Tem como metas:

13

Desenvolver o pleno potencial do indivduo; realizar o mais elevado ideal da educao e da sade; resolver o problema da criminalidade e todo o comportamento que traga infelicidade famlia brasileira, em especial a do consumo de drogas; maximizar o uso adequado e inteligente do meio ambiente; promover as aspiraes econmicas dos indivduos e da sociedade e realizar a conquista de metas espirituais e materiais de nossa sociedade nesta gerao. Alm dos referenciais citados que, constituiro pilares para essa monografia, fundamentamos nossa pesquisa em diversos outros autores, que citamos ao longo da dissertao, no decorrer das descries, sempre que se fizer necessrio fundamentar a teorizao do tema em investigao, assim como, na bibliografia, ao final do trabalho. Nosso estudo, especificamente, quer detectar a influncia que os elementos bsicos da msica: Ritmo; Melodia e Harmonia exercem sobre o Corpo, a Emoo e a Mente. O rgo humano mais sensvel a esse conjunto a ponto de fornecer essa informao o corao. Para consecuo dos resultados, faremos medies do pulso atravs de aparelho digital, para determinar a freqncia cardaca, antes e depois de ouvir determinados tipos de msicas, em um ambiente preparado para esse fim. Para testar a hiptese, faremos o experimento com uma amostra de 20 pessoas, posteriormente, detalharemos a metodologia. A finalidade saber que msicas acalmam o ser humano e que msicas o agitam, para que

14

conscientemente, possamos fazer boas escolhas e elevar o nvel de qualidade de vida tambm atravs da msica. Acreditamos que o Educador Emocional tendo conscincia do papel da msica em suas atividades, ou mesmo fora delas, dar um salto quntico significativo, e conseqentemente, ter ganhos imensurveis de qualidade de vida, transferindo esses benefcios aos que o rodeiam. 1.2 A msica como instrumento de vida

No de hoje que os efeitos benficos da msica so sentidos pelo ser humano. Quem canta seus males espanta, um ditado popular muito antigo e conhecido ainda hoje. Nos dias atuais, cada vez mais se percebe que h uma crescente utilizao da msica no campo cognitivo, na liberao de emoes construtivas, isso fica evidente, quando se trabalha adequadamente com esse fim, favorecendo um clima de positividade naquilo que se quer alcanar em termos de aprendizagem. A msica tem a sua importncia registrada na histria desde h muitos sculos. Os gregos desenvolveram um sistema baseado na influncia de sons, ritmos e melodias sobre o psiquismo e o somatismo do ser humano. Plato, grande admirador do estudo dos efeitos da msica sobre os seres humanos, em particular, de seus efeitos teraputicos, afirmava que a msica o remdio da alma. 1 A msica tem inmeras aplicaes, por exemplo, o que se convencionou chamar de musicoterapia, nada mais do que a juno da arte e da cincia aplicadas com tcnicas no auxlio teraputico de modo a
1

Revista n 3, Terapia Musical, pg. 3, So Paulo, Editora Digerati, 2002.

15

promover um efeito altamente positivo, quando realizada corretamente, em prol da vida humana. A msica no teve seu uso restrito aos gregos, no Egito, por volta de 1880, foi encontrado um papiro, datado de 4500 a. C., que revelava uma organizada estrutura de utilizao de um sistema de sons e msicas, instrumentais e vocais, utilizada no tratamento de problemas emocionais e espirituais.2 Esse sistema inclua at mesmo indicaes para algumas doenas fsicas - a cura pela msica. O susto provocado pelo trovo, a tranqilidade gerada pelo rudo de uma chuva fina, o enlevo produzido pelo canto de um pssaro e o xtase a que se conduzido ao som de uma flauta, so todos, sentimentos produzidos por efeitos determinados pelos diferentes tipos de ondas eletromagnticas de diferentes freqncias e comprimentos de ondas que exercem influncia sobre o corpo humano.3 Para algumas culturas, o som a fora divina que se manifesta atravs das vibraes rtmicas, sendo outro campo em que a msica tem larga atuao, contribuindo eficazmente para ao religiosa.4 Como podemos ver a msica tem aplicao em diversos campos. Na Educao Emocional, tambm tem um papel fundamental em diversos aspectos. Para exemplificar, citamos alguns de seus efeitos: a msica eleva rapidamente a energia vital de um grupo criando uma aura positiva, gerando um clima de tal forma que, a partir de sua execuo, pode-se conduzir qualquer trabalho, seja de integrao, energizao, relaxamento,
2 3 4

Revista n1, Terapia Musical, pg. 2, So Paulo, Editora Digerati, 2002. CLARET, Martin. O poder da msica. Editora Martin Claret Ltda.. So Paulo, 2001. Revista Especial, Canto Gregoriano Ano I, n 7, pg. 6, So Paulo, 2003.

16

sintonia ou meditao, etc. Isso ocorre porque a msica tem a capacidade de penetrar rpido no interior das pessoas, influir nos sentimentos, nas emoes e nas sensaes de uma forma quase mgica e imperceptvel aos sentidos do ser humano, tal o poder da msica em penetrar no mais ntimo de qualquer pessoa.

Embora a msica sendo a mesma, quando tocada para um grupo de pessoas, ressoa diferentemente em cada um, mas tem ao mesmo tempo, a capacidade de consensar atitudes, idias e movimentos de uma forma mltipla, porm unssona.

A msica tem efeitos quase infinitos, por exemplo, aumenta a sensibilidade humana e amplia a comunicao no verbal, igualmente acontece em outros aspetos da vida humana, como um espectro luminoso, penetra em canais sentimentais aparentemente inatingveis.

1.3 O que a msica A msica uma linguagem cujas palavras so os sons que se articulam por meio de combinaes - as mais diversas - dependendo do ator, e diferentemente, do que ocorre com a linguagem verbal, onde o homem o mentor nico capaz de articul-la, a msica a fala universal, praticada pelo maior nmero de seres viventes, incluindo os racionais e os irracionais. O universo, atravs dos sons, contextualiza toda existncia atravs da msica, em harmonia, numa linguagem universal, quase sempre despercebida por ns, principalmente, nos ltimos tempos, quando quase no paramos para perceber a natureza e seus efeitos naturais. O universo,

17

atravs dos sons, coloca toda a vida em harmonia com uma linguagem nica. Tudo expressa musicalidade, de modo a produzir em outros seres algum ritmo, alguma melodia, alguma harmonia. 5 A msica presena marcante em nossas vidas. Nas mais diversas ocasies est presente: seja nas cantigas de ninar, nas brincadeiras de rodas, nos bailes, nos cultos, nos trabalhos, no lazer, nas cerimnias religiosas, enfim, na vida e na morte. O efeito musical abrange o homem integral: corpo, emoo, vontade, intelecto, relacionamentos. A relao entre a msica e o bem estar do ser humano relatada atravs da histria. O corao da me grvida ouvido pelo feto como primeira noo de que a vida tem ritmo. Formalmente a msica constituda de trs elementos fundamentais. O ritmo, a melodia e a harmonia. Cada elemento, agrega outras caractersticas bsicas.

O ritmo - contm principalmente, andamento, compasso e pausas. A observao da natureza nos fornece a primeira prova evidente da presena de ritmo no universo. A alternncia dos dias e das noites, as ondas do mar rolando continuamente, a pulsao do corao e a respirao sugerem que o ritmo tem forte ligao com o movimento que reaparece regularmente no tempo. Essa pulsao pode ser notada at em nossa fala cotidiana, mas na poesia, onde as palavras e as slabas esto mais ou menos agrupadas em certa ordem, atravs da qual percebemos de maneira especial pulsao. Por exemplo, analisemos o primeiro verso de um soneto de Shakespeare: 6

5 6

DSena Editora Consultoria Com Ltda. Viver bem com a Msica. Editora Melhoramentos. SP, 2001. KROLYI, Otto. Introduo msica. 2 ed., pg. 25. Traduo: lvaro Cabral. Ed. Martins Fontes, SP, 2002.

18

Farewll! thou rt too dar for my possssing Os acentos indicam os lugares onde a pulsao rtmica tem maior intensidade. Na msica, onde o ritmo atingiu provavelmente sua suprema sistematizao consciente, essa pulsao regular, ou tempo, apresenta-se em grupo de dois, trs, e suas combinaes compostas. O primeiro tempo de cada grupo acentuado. A unidade mtrica desde um acento at o seguinte chama-se compasso. Essa unidade assinalada na msica escrita por linhas verticais traadas na pauta antes de cada tempo acentuado. Formam as barras de compasso. A barra dupla ao final do compasso, indica o fim da pea musical. Sobre o ritmo, Juliette Alvin afirma que: Nas crianas incapazes de comunicao, pode-se observar sinais imperceptveis de interao, mesmo na defensiva, por exemplo: um bater de plpebras, um suspiro, uma acelerao da respirao. Estes sinais bem observados so teis quando se trabalha com crianas autistas. Algumas destas crianas mostram uma curiosa e estranha reao ao som. Mas esta reao permite, muitas vezes, descobrir o que a criana tem em si e pode servir de ponto de partida.Uma criana muito atingida no correspondeu a nenhum som durante meses. Ao ouvir um apito, que imitava o som de um rouxinol, essa criana reagiu com sons vocais que imitavam os do pssaro e que provocaram uma tomada de conscincia.

A durao e o ritmo intervm, no s em um som ou rudo, mas tambm nas palavras, na msica e nas reaes. O ritmo musical um movimento sonoro ordenado, que pode ser assim especificado:

19

? Regular (sempre igual) ? Com alternncia de durao (lento, mdio, rpido) ? Com alternncia de intensidade (fraco, mdio, forte) ? Com efeitos polirrtmicos (variaes) ? Com acentuaes (regulares e irregulares) Desse movimento rtmico musical podemos considerar dois aspectos psicolgicos: ? Gnsicos ( reconhecimento de ritmos) ? Prxicos (repetio ou criao de ritmos, executando ritmos batidos, tocados ou executados corporalmente). No ritmo, deve-se levar em conta o tempo de durao sonora, o tempo dos silncios de intervalo e a medida, com o seu valor de repetio e de construo da frase, que em msica significa uma idia musical completa, determinada por uma cadncia ou encadeamento de sons ordenados. O tempo o elemento mais importante do ritmo, pois o tempo fornece toda a gama de movimentos que vo agir sobre a psicomotricidade, portanto, sobre a vida sensorial.

O ritmo est intimamente relacionado com as emoes (sistema lmbico). H ritmos tristes, alegres, majestosos, tumultuosos, apaixonados, violentos, conforme as sensaes, podemos senti-los. O ritmo poder provocar desde reaes histricas ao sono at uma conscincia de movimento ou uma ao hipntica.7 Um ritmo suave e com intervalos regulares desenvolve geralmente sensaes de segurana. Ritmos com sons
7

REVISTA n 4, Terapia Musical, pg. 10, Editora Digerati, So Paulo, 2002.

20

sbitos e inesperados, sem pausas e intensos, podem provocar sensaes de mal-estar. Atravs dos ritmos os seres humanos mostram suas capacidades motoras e fsicas, revelando sua liberdade, suas resistncias, sua flexibilidade ou rigidez dos seus automatismos. Movimentos repetidos e mecnicos so uma expresso clara desse comportamento, indicando que o ator precisa refletir sobre seus condicionamentos, atitudes e aes.
A educao pelo ritmo um meio extremamente eficaz para combater a ansiedade, a inibio, a debilidade motora, a inexpresso, a rigidez de atitudes, etc. (Ajuriaguerra)

O ritmo e andamento fornecem, em conjunto, a vitalidade e o temperamento da msica. Poderamos dizer, o seu sistema nervoso. Juntos determinam o carter de uma composio. O tempo o termo italiano usado para indicar todas as variaes de velocidade, da muito lenta a muito rpida. Os andamentos
8

(velocidade com que se executa um trecho

musical) so principalmente: ? ? ? ? ? ?

Grave (muito lento) Lento (lento) Largo (pausado) Larghetto (pausado mas no tanto quanto o Largo) Adagio (de um modo calmo sem pressa) Andante (de um modo fluente e moderado, como quem caminha)

21

? ? ? ? ? ?

Moderato (moderado) Allegretto (um pouco rpido) Allegro (rpido) Vivace (vivo) Presto (muito rpido) Prestssimo (o mais rpido possvel)

A melodia - Identifica principalmente, a linha distinta dos sons (fenmeno acstico caracterizado, pela propagao das ondas sonoras produzidas por um corpo em vibrao), atravs dos intervalos meldicos (distncia entre dois sons sucessivos), as escalas (disposio sucessiva, por ordem de altura, das notas que compem uma oitava) e os modos (seqncia de tons e semitons numa oitava de escala musical). Em outras palavras, uma sucesso de sons musicais, na acepo fsica da palavra.

Evidentemente, melodia mais do que isso. Esse mais o esprito que insufla vida e significado interior a uma sucesso de sons concatenados. Este ponto particularmente importante para o Educador Emocional.

A variabilidade meldica infinita, torna-se impossvel dar uma descrio exata de suas propriedades. No entanto, possvel distinguir, em linhas gerais, trs tipos de melodias. O primeiro mostra uma progresso passo a passo como, por exemplo, a Nona Sinfonia de Beethoven, o segundo tipo caracteriza-se por apresentar saltos meldicos mais amplos, por exemplo, Sonata para piano, Op.2, n 1, e a terceira espcie de

KROLYI, Otto. Introduo Msica. Pg. 35. 2 ed. Traduo lvaro Cabral. Editora Martins Fontes, So Paulo, 2002.

22

melodia, que na realidade uma combinao das duas anteriores, por exemplo, encontramos na Sexta Sinfonia, Op. 68, Pastoral. Uma anlise mais minuciosa dessas melodias leva-nos ao reconhecimento de outra caracterstica importante da melodia, que seu equilbrio. Em outras palavras tenso e repouso devem estar nas propores certas. Um exame do formato geral de um grande nmero de melodias mostrar que uma linha meldica ascendente mais cedo ou mais tarde equilibrada por uma descendente, e vice-versa. Esse equilbrio o que torna uma melodia fluda e natural. O incio da Sinfonia Pastoral, citada acima, um bom exemplo dessa naturalidade. A melodia atua no nvel do crtex, em relao muito estreita com os afetos, a fobia, a depresso, e no nvel do consciente, principalmente nas elaboraes intelectuais.

Os efeitos psicolgicos da melodia variam segundo a forma como interpretada a natureza dos instrumentos utilizados e a receptividade de quem a ouve. A melodia uma sucesso de sons de altura diferente, mas que transmitem sensaes. Uma escala, por exemplo, uma sucesso de sons, mas no uma melodia, pois lhe falta a tenso interior - do sentimento -, que a torna meldica. A criana, muito antes de aprender a falar, exprime-se por sons, que traduzem de modo rudimentar os seus desejos e estados fisiolgicos. Depois surgem as lalaes rtmicas e por fim, improvisam fonemas que podem ser distinguidos e classificados.

23

A melodia a linguagem absoluta pela qual o


msico fala aos coraes. (Beethoven)

O ritmo traduz a emoo corporal e movimento, j a melodia expressa sentimentos, dizendo diretamente respeito aos estados da alma, s paixes, ao corao. 9

Alguns exemplos de criaes meldicas variadas: ? Ritmo tocado com alturas diferentes ? Ritmo tocado com cada nota em altura diferente ? Transformao de ritmos em melodias ? Expresso meldica de sensaes, sentimentos, aes ? Melodizao de nomes, nmeros, frases, lengalengas ? Fundos sonoros para textos, poesias, danas, desenhos, slides, etc. A melodia parece ter uma influncia bastante significativa em situaes de depresso, hiperemotividade e nervosismo.

A harmonia - onde se definem os acordes, os intervalos harmnicos, as cadncias. Se a melodia caracteriza-se por uma secesso de sons, um executado aps o outro, na harmonia a caracterstica que esses sons so executados simultaneamente, ou seja, no constitui harmonia uma nica nota musical, precisa-se de no mnimo duas notas sonoras para produzir-se
9

REVISTA n 4, Terapia Musical, pg. 11. Editora Digereti, 2002.

24

a harmonia musical. Portanto, a harmonia a combinao simultnea de dois ou mais sons. uma sntese do ritmo, da melodia e dos acordes. Por exemplo; figura 1, abaixo. 10

Figura 1

Quando a me grvida massageia carinhosamente a sua prpria barriga, seus batimentos cardacos acompanham a emoo do gesto. O sangue produz um escoamento cuja sonoridade reconhecida pelo feto: a sua primeira cano de ninar! E j na velhice, aquela mesma criana, agora velha, talvez desprovida de parte de sua capacidade auditiva ou lucidez, reconhecer o mesmo gesto de ternura que lhe far um filho, um neto, ao lhe alisar a testa e cantarolar um verso. deficincia, doena ou trauma sofrido pelo ser humano.
11

Curiosamente, a

capacidade de responder msica no diminuda por qualquer

A msica se estabelece como um elo de relacionamento para o ser humano, em qualquer estado que ele se encontre. Igualmente, a sensibilidade despertada pela beleza dos sons harmnicos no requer educao formal, erudio ou riqueza: qualquer pessoa pode usufruir o bem estar que a msica produz. Do ponto de vista da educao emocional, isto
Obs: Fig. 1, representada por cinco notas musicais tocadas ao mesmo tempo - seqncia harmnica. 10 Violo Virtual. Cortesia da MGB informtica. Cd. W-MGB019811. 11 DSena Editora Consultoria Com Ltda. Editora Melhoramentos. Pg. 4, So Paulo, 2001.

25

de fundamental importncia, pois o emocional deve ser trabalhado, dia-adia, como uma meta, onde quer que esteja, com quem for. Nossa postura j fator de comunicao profunda para o outro que est ao nosso lado, principalmente, quando no fazemos uso da palavra.

Ritmo e melodia so inseparveis, andaram juntos durante centenas de anos, antes de surgir no sculo IX harmonia. Esta surgiu da evoluo e aperfeioamento da msica. Os sons harmnicos indicam que o homem educou melhor o ouvido, ampliou suas percepes auditivas, alargou seus horizontes musicais, chegando atualmente s maravilhosas dissonncias que enchem nossas almas de profundas emoes. Quando se ouvem duas vozes, dois instrumentos ou vrias vozes, atuando ao mesmo tempo e de forma simultnea e agradvel, podemos dizer que h harmonia.

A pulsao ao, automatismo, atua predominando sobre os aspectos sensoriais; o ritmo predomina sobre o corpo e a melodia sobre os sentimentos; a harmonia rene todas estas caractersticas, conferindo-lhe atuao no campo cognitivo e na mente. A harmonia por ser mais ampla, sendo composta por sons, ritmo e melodia, ter conseqentemente, possibilidade qudruplas: sensoriais, sentimentais emocionais e cognitivas. A ao sensorial-emocional geral, sendo sensvel at para os animais. O efeito sentimental depende do grau de sensibilidade do sujeito, e a influncia sobre o cognitivo depende da cultura musical da pessoa.

A msica atua ainda, como um estimulador poderoso da imaginao, ativando os registros subconscientes e criando a necessidade de os

26

exteriorizar, sob a forma de acompanhamento ou de criao musical no sentido amplo: corporal, oral e instrumental. Ao ouvir ou acompanhar msica, o indivduo sente concretizarem-se as suas realidades interiores, como se realiza um sonho (satisfao de desejos, na perspectiva analtica), ao mesmo tempo em que se liberta de tenses que se encontravam latentes. A msica harmnica pode revelar a sensibilidade sensorial e afetiva, mas, para que seja completa, deve tambm compreender uma organizao cerebral de anlise e sntese, a tomada de conscincia do ritmo, do som, da melodia e da harmonia, apela inteligncia. (T. Hirsh)

Alm dos conceitos de ritmo, melodia e harmonia; trs outros conceitos so importantes em nossa anlise: pulsao, som. e rudo.

A pulsao um ritmo regular, sonoro ou no, de origens neuropsicolgicas, que atua diretamente sobre o corpo atravs de rgos como o corao com seus batimentos; a respirao com suas fases de inspirao, expirao e pausas; a circulao sangunea com seu curso determinado, ou ainda, poder ser provocada pelo ser humano quando corre, anda, salta, bate palmas, marcha, etc. Para alguns musicoteraputas, a produo sonora da pulsao deve ser sentida e no racionalizada. Alguns exemplos ilustram as tcnicas de explorao de pulsao: ? Sentir os batimentos cardacos ? Bater com o p, acompanhando os batimentos do corao

27

? Balancear o corpo ? Bater palmas ? Cantar, acompanhando com um batimento cada compasso.

Como podemos perceber a pulsao um tipo de ritmo cuja caracterstica determinante a regularidade, no importando ser de origem sonora ou no. Exemplo: o movimento pendular de um relgio de parede caracteriza um ritmo de pulsao.

O som a matria-prima da msica. No princpio, era silncio, porque no havia movimento e nenhuma vibrao podia agitar o ar - um fenmeno de fundamental importncia na produo do som. A criao do mundo seja qual for a forma como ocorreu, deve ter sido acompanhada de movimento, e portanto, de som. Talvez por isso a msica possua tal importncia mgica para os povos primitivos, significando freqentemente vida e morte, transio e transcendncia. O som s pode ser produzido por uma espcie de movimento. O movimento proveniente de um corpo vibrtil. Por exemplo, uma corda, a pele de um tambor. Os instrumentos que vibram produzem ondas de compresso que viajam atravs do ar at nosso corpo. A velocidade com que o som viaja desde o corpo vibrtil at o ouvido de cerca de 340 metros por segundo. Essa velocidade muda naturalmente de acordo com as condies atmosfricas.

28

Alm do ar, existem outros meios de transmisso do som como a gua, a madeira, etc., mas em nossa pesquisa o som de que tratamos o som musical, assim como sua influncia no emocional humano. Portanto, tratando-se de vibraes regulares o resultado um som musical que representado pela combinao das sete notas musicais (Cifras - letras que simbolizam sons musicais): Fig. 2. O smbolo #, representa o sustenido (meio tom acima da nota), por exemplo: C#, leia-se: D sustenido.12 C= D; D= R; E= Mi; F= F; G= Sol; A= L e B= Si

Fig. 2 Todo som tem trs propriedades caractersticas. Quando caminhamos na rua, ouvimos muitos sons ao mesmo tempo: automveis, motos, avies, rdios, gente caminhando e falando, que produzem simultaneamente sons mais altos e mais baixos, mais fortes e mais fracos. O nosso ouvido distingue automaticamente a voz aguda de uma criana do tom mais grave de um adulto, o barulho de um avio passando sobre as nossas cabeas e o zunzum do trnsito, tambm sabemos se a melodia que chega at ns do rdio est sendo tocada num trompete ou num violino. Assim, estamos selecionando inconscientemente as trs caractersticas de um som: altura, volume e timbre.
12

Violo Virtual. Cortesia da MGB informtica. Cd. W-MGB0119811

29

A altura do som percebida pela capacidade que temos de distinguir se um som musical mais baixo (grave) ou mais alto (agudo) que outro. No conceito de altura do som devemos chamar a ateno para freqncia (nmeros de vibraes por segundo) do corpo vibratrio, o que determina a altura de um som. Quanto mais alta for a freqncia de um som, maior a sua altura; quanto mais baixa a sua freqncia, mais baixa a sua altura.

O limiar inferior da nossa audio de cerca de dezesseis a vinte vibraes ou ciclos por segundos (16 a 20 c/s), o limiar superior situa-se em torno de vinte mil vibraes por segundo (20.000 c/s). A ttulo de compreenso de som musical, citamos o fato de um coro misto produzir sons com freqncias entre 64 c/s e 1500 c/s, um piano de concerto de cauda inteira emite sons musicais entre 20 a 4.176 c/s. Estes exemplos, ilustram claramente os intervalos de freqncias musicais humana e instrumental, respectivamente. Em termos emocionais, as vibraes lentas tm efeitos relaxantes, e as extremamente rpidas tm efeitos de intensa estimulao nervosa. Essa informao torna-se importante para o Educador Emocional proceder na escolha correta das msicas quando fizer trabalhos musicais em grupo, ou individualmente, quando se prepara para tal fim. O volume ou intensidade de um som musical depende da amplitude da vibrao. Antes, vimos que a altura de uma nota musical depende

30

inteiramente da freqncia de sua vibrao. Uma vibrao mais ou menos intensa produz sons de maior ou menor volume,* conforme Figs. 3 e 4.

As figuras 3 e 4 demonstram a diferena entre a baixa e alta intensidade ou volume do som, respectivamente.

Emocionalmente, podemos afirmar com base nos estudos de musicoterapia,


13

que um volume sonoro de fraca intensidade produz

sensaes de serenidade e intimidade, podendo ser agradvel a pessoas tmidas ou retradas e desagradvel para pessoas que necessitam de sensaes fortes e sentem um efeito satisfatrio e de plenitude perante sons de intensidade exagerada, dando-lhes possivelmente um sentimento de proteo contra problemas psicolgicos. O timbre define a diferena de cor do som quando a mesma nota tocada por diferentes instrumentos ou cantada por diferentes vozes. Ningum ter dificuldade em distinguir o som de um trompete do som de um violino. O que nos habilita a distinguir o som de um obo do som de uma trompa a intensidade varivel dos harmnicos (fenmeno acstico caracterizado por notas musicais tocadas simultaneamente, onde uma delas
*

Do ponto de vista da terminologia musical o termo volume incorreto. Como vimos altura bem diferente de volume. Enquanto para altura os termos usados so alto (agudo) e baixo (grave). Os termos musicais corretos para volume so forte (muito volume) e piano (pouco volume) 13 REVISTA n 4, Terapia Musical, pg. 8, Editora Digerati, 2002.

31

tem uma freqncia maior, sendo classificada como fundamental, e por isso, determina o nome do acorde). Por exemplo; no som harmnico D/Mi/Sol -, a nota fundamental D, que d nome trade sonora, mas as notas harmnicas so justamente, as de menor intensidade, no caso o Mi e o Sol. A razo pela qual estas notas (complementares) no so distintamente audveis, baseia-se no fato de terem uma intensidade menor que a nota fundamental. O timbre de cada pessoa nico, isso significa riqueza, pois um trao original de cada um, so caractersticas desse tipo que tornam o ser humano irresistvel e inigualvel. Em termos emocionais, o som tambm sensorial, percebido principalmente de forma inconsciente, produz uma impresso agradvel e que no ativa os mecanismos de defesa. As caractersticas dos sons influenciam as funes neurovegetativas, as organizaes espaostemporais, as sensaes e o estado afetivo.

Sendo o som uma sensao de altura tonal que se produz no ouvido interno, um fenmeno fisiolgico que atravs do sistema nervoso atua diretamente sobre o crebro, com efeitos diretos sobre os sistemas sensitivos. Podemos citar como exemplo desses efeitos: ? ? ? ?

Som muito agudo - di Som brusco - assusta, provocando reflexo e aumentando o ritmo cardaco. Sons contnuos e montonos - cansam Som agradvel - acalma

32

Estes efeitos no so apenas perceptveis ao do ouvido. Sendo o som vibraes, todo o coro (grupo) o recebe e sente. Os rudos so sons indiferenciados. A constncia de rudos provoca a poluio sonora e agride o indivduo, atuando diretamente sobre o seu inconsciente, causando-lhe perturbaes do tipo: cansao, dores de cabea, tenso nervosa, etc. Podemos classificar o rudo como um som com vibraes irregulares (considerando o som musical que tiver vibraes regulares).

A grande maioria do mundo sonoro em que vivemos constituda por rudos. H os que so naturais como a chuva, o vento, o mar e outros similares, possuem uma influncia emocionalmente positiva, provocando benefcios para o organismo e o psicolgico das pessoas. Ao contrrio do que acontece com os rudos produzidos pelo homem - principalmente o barulho provocado por mquinas, como buzinas de automveis, que excedem a amplitude da natureza, podendo causar, alm de desagrado, irritao e sensao de agresso, danos fsicos ao ouvido. Temos ainda os ultra-sons que possuem freqncias que ultrapassam o limite superior de percepo consciente do ouvido humano, e os infrasons que ultrapassam o seu limite inferior. Os ultra-sons tm influncia fsica direta sobre a matria fsica, viva ou no, como por exemplo, na pasteurizao do leite, no envelhecimento do vinho, na maturao do queijo, na acelerao de germinaes, acelerao do crescimento de vegetais, etc. A medicina utiliza os ultra-sons para diagnosticar artrites, artroses, citicas, dores musculares, etc.

33

Tanto

os

ultra

como

os

infra-sons

no

so

percebidos

conscientemente pelo ouvido humano. Embora haja vibraes acsticas, e elas sejam sensorialmente recebidas, no chegam, porm, ao sistema nervoso central, sendo conhecidas apenas como silncios.

Segundo Benezon, os ultra e infra-sons podero vir a desempenhar no futuro um papel muito importante na musicoterapia, pois podem influenciar a pessoa de modo inconsciente.

1.4 Educao Emocional Nota-se que o movimento impetuoso da vida que leva as pessoas nas cidades grandes, obrigam-nas buscar sadas que possibilitem amenizar o estresse, a ansiedade e o desequilbrio psquico-social e emocional, geradores da maioria das doenas contemporneas conhecidas como psicossomticas, como tambm, um dos fatores responsvel pela baixa produtividade nas empresas. Entretanto, esses processos degradativos, poderiam ser evitados com uma decisiva tomada de conscincia e mudanas dos comportamentos mecanicistas cristalizados, hoje presentes nos indivduos e na coletividade. Parar, pensar, percrustar o ser humano, para mudar sabendo o que se quer, exige firmeza, maturidade, e o que mais importante, aprendizado contnuo. Sabemos que no fcil ao ser humano desvencilhar-se de paradigmas estruturados pelo tempo. Falta-nos esforo e determinao nem sempre conseguidos, mesmo por aqueles que assim o desejam. Alm do

34

que os fatores externos quase sempre ditam as regras da convenincia, manipulando nossas vidas. Que instrumento poderoso poder ajudar a esse ser humano incompleto (busca o desenvolvimento) e complexo (no conhece sequer a si prprio) -, de forma profunda, eficiente e eficaz, de tal modo que se encontre e possa sentir a diferena entre o que era antes e o que ser depois, e poder ainda cooperar solidariamente com seus semelhantes? Sem sombra de dvidas, o instrumento capaz de realizar esse sonho e do qual vamos tratar a seguir : Educao Emocional.

1.4.1 Inteligncia Emocional em foco Antes de Golemann, psiclogo da Universidade de Harvard e jornalista do New York Times, lanar no mercado seu best-seller Inteligncia Emocional, em diferentes meios cientficos vinham sendo realizadas experincias que poriam em dvida o conceito tradicional de inteligncia. Nesse sentido podemos destacar as contribuies de Howard Gardner, mentor do programa Spectrum cuja funo fundamental havia sido a de demonstrar experimentalmente que os pontos bsicos de referncia da inteligncia clssica (QI), como a capacidade verbal e aptido lgico-matemtica, no garantiam o xito fora de um setor do mbito estritamente acadmico.14 O programa julgou que havia outros tipos de habilidades, carentes desse destaque, e que sem dvida traziam ricos benefcios queles que as
14

HERRERO, Joaqun Campos. Inteigncia Emocional : suas capacidades mais humanas. Pg 9, Traduo: Francisco Maurcio. Editora Paulus, 2002.

35

possuam, tanto no mundo de suas relaes com os demais, como consigo mesmos. Gardner concluiu que havia pelo menos outras sete variveis de inteligncia que no teriam sido tomadas em considerao at quele momento (1983).

Surgiu assim o termo inteligncias mltiplas. Estava sendo contestado o respeitvel QI, que restringia a inteligncia humana, a praticamente duas grandes habilidades. Ao contrrio do QI, os novos conceitos de inteligncias de Gardner contribuem para aumentar o campo da viso humana, ampliando seus conhecimentos, suas habilidades e suas capacidades, no s cognitivas, mas tambm emocionais . A esse conjunto de inteligncias Gardner classificou como: ? Lingstica - Permite aos indivduos se comunicarem atravs da linguagem (Jorge Amado). ? Lgica-Matemtica - Capacita as pessoas a usarem e apreciarem relaes abstratas ( Albert Einstein) ? Musical Permite aos indivduos compostos criarem de e compreenderem significados som

(Caetano Veloso / Mozart) ? Espacial - Possibilita as pessoas perceberem as imagens, transform-las e cri-las a partir da memria (Pablo Picasso) ? Cinestsica - Permite usar o corpo, total ou parcial, de formas altamente especializadas (Isadora Duncan / Pel) ? Intrapessoal - a capacidade de voltar-se para dentro, formar um modelo preciso de si mesmo, e poder us-la para agir eficazmente na vida (Sigmund Freud)

36

? Interpessoal - a habilidade em compreender as outras pessoas, o que as motiva, como trabalham cooperandose entre si (Ghandi). 15 A partir dessa quebra de paradigma, outros cientistas prosseguiram pesquisando inmeras capacidades e talentos humanos que fazem parte de nosso potencial inteligente.
A inteligncia est intimamente relacionada com o processo de aprendizagem No h uma teoria gentica a definir vitoriosos e fracassados no jogo da vida

(Gardner) Portanto, temperamento no destino, inteligncia se educa e se aprende. A partir destes postulados, formulou-se uma definio de inteligncia. capacidade de resolver situaes problemticas novas, ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitrio, utilizando mais eficaz e criativamente os recursos disponveis no crebro. Em sua obra Frames of mind chegou a formular amplo leque de modalidades possveis de inteligncia, postulou por fim dois termos que lhe parecia poderem englob-las todas: inteligncia interpessoal e inteligncia intrapessoal. O prprio Gardner referia-se a elas com os seguinte termos:
A inteligncia interpessoal consiste na capacidade de compreender os demais: chegar a entender quais sejam os moventes pelos quais orientam suas vidas, como trabalham e qual a forma melhor de cooperar com eles. Aos vendedores, os polticos, os professores de nvel elementar, os
15

KOZINER, Mrio. Apostila - Alfabetizao Emocional, Mdulo I, pg. 6, Institto Koziner, Ba, 2000.

37

mdicos e os dirigentes religiosos que obtiveram o xito tendem a ser pessoas nas quais pode-se apreciar elevado grau de tal inteligncia. A inteligncia intrapessoal constitui uma habilidade correlativa - um olhar eficaz interior - que nos permite configurar uma imagem exata e adequada de ns mesmos e ao mesmo tempo, nos torna capazes de utilizar essa imagem para atuar na vida de forma mais eficaz.

Outros investigadores, como Peter Salovey, Robert Sternberg e Thorndike - defensores aguerridos nos anos 20 da aplicao dos testes de QI - haviam comeado tambm com algumas coincidncias iniciais - a desconfiar do conceito tradicional de inteligncia, adotando, com diferentes matizes, o conceito de inteligncia social, que se referia ao conjunto de aptides inteligentes que serviam para que o indivduo pudesse relacionarse eficazmente com o mundo, enfrentando os aspectos funcionais da vida e marcando uma dinmica acertada em suas relaes. Em 1990, a noo de inteligncia emocional apareceria j definida por Peter Salovey e John Mayer na obra Imagination, Congnition and Personality. Nessa publicao eles comunicam como viver a vida de modo a obter sucesso. Nos estudos realizados por estes dois autores, punha-se uma nfase especial em descobrir a importncia dos sentimentos na vida humana, na medida em que condicionam ou geram determinados estados no sujeito, at o extremo de constituir um programa para alm do mbito do racional. So estes autores que, para referir-se a inteligncia pessoal e intrapessoal estudada por Gardner, cunhariam definitivamente o termo inteligncia emocional, definindo-o como subconjunto da inteligncia social que compreende a capacidade de controlar os sentimentos e emoes tantos os prprios como os alheios, de discriminar entre eles e utilizar esta

38

informao para guiar nosso pensamento e nossas aes. O segredo est em saber desenvolver a inteligncia das nossas emoes. Essas habilidades so apresentadas em cinco pilares: Autoconscincia, Administrao das Emoes, automotivao, empatia e sociabilidade.

1) Autoconscincia - Conhece-te a ti mesmo. Enquanto outros povos guiaram seus destinos por influncia dos santos e profetas, o povo grego, desde a mais remota antiguidade, dirigiu seu olhar aos seus sbios. Suas idias sobre o bem e o mal, o bom e o til, o correto ou o desviado, receberam aceitao singular, at o ponto de difundir-se entre o tecido social com a aura da venerao outorgada aos princpios religiosos. A voz da sabedoria aparece claramente pela primeira vez em Ilada. A tomada de conscincia se apresenta nas propostas de Delfos (a mais alta instncia do conselho justo, desde os sete sbios at os reis mais poderosos, sofistas e polticos) como uma das formas vitais mais operativas.

O ideal de quem pretende conduzir sabiamente a sua vida comea neste caminho, pelo conhecimento de suas potencialidades, seus desejos e sentimentos, assim como toda sorte de limitaes capazes de frear seu desenvolvimento.

No se pode atuar sobre o que no se conhece. E no h pior inimigo que aquele cujo rosto desconhecemos e cujo esconderijo o ignoramos. A recomendao de Scrates - Conhece-te a ti mesmo - constitui a pedra fundamental da Inteligncia Emocional, reconhecer um sentimento quando ele lhe ocorre parte do aprendizado de um principiante em educao emocional. Saber nomear corretamente um estado perturbador acalma-o em 50%.

39

Tanto ontem como hoje, a clebre frase Conhece-te a ti mesmo continua vigente e imperiosa. Por esta razo, devemos buscar atitudes bsicas que constituam os fundamentos de uma vida assertiva, como por exemplo:
16

? Que em nossas vidas prevalea a claridade contra a obscuridade e a incerteza; ? Que sejamos capazes de eliminar todo vestgio de dificuldade mental; ? Que nos mostremos dispostos a reconhecer nossos prprios erros; ? Que reservemos momentos de encontro conosco mesmos; ? Que no desfaleamos nunca em nossos esforos por compreender; ? Que lutemos para no sucumbir irracionalidade; ? Que evitemos a trivialidade em nossas atitudes; ? Que amemos a verdade e no temamos a realidade. Joaqun Campos Herrero em seu livro Inteligncia Emocional: suas capacidades mais humanas assim se expressa sabiamente:

Ns, pessoas humanas, temos duas mentes: uma que pensa e outra que sente. Elas no so mais que duas formas fundamentais de conhecimento que interagem em nossa vida. A projeo de nossos afetos sobre nossas atitudes incide muito mais em relao com o xito ou o fracasso que podemos alcanar, que a mera posse de um quociente intelectual. Desenvolver a inteligncia emocional supe o autoconhecimento,

16

HERRERO, Joaqun Campos. Inteligncia Emocional: suas capacidades mais humanas, pg. 41, Traduo: Francisco Maurcio, Editora Paulus, So Paulo, 2002.

40

a aceitao de si mesmo, o dilogo interno, o amor, a escuta, a empatia, enfim, ver a vida com olhos positivos.

A fora do mundo emocional como nova inteligncia no tardaria a encontrar apoio cientfico no interior da neurobiologia. Os trabalhos pessoais do Dr. Antnio Damsio e a classificao de numerosos estudos realizados em sentido similar, colocam na mais absoluta evidncia a relao existente entre amgdala e neocrtex, como substrato das relaes entre aquilo que se costuma chamar corao cabea. A autoconscincia uma ateno neutra, que mantm a autoreflexividade mesmo em meio a emoes turbulentas. uma faculdade da mente que parece desenvolver um observador de si mesmo. estar consciente ao mesmo tempo de nosso estado de esprito e de nossos pensamentos sobre esse estado. Significa uma profunda compreenso de nossas prprias emoes, bem como de nossas possibilidades e limites, valores e motivaes. As pessoas dotadas de grande autoconscincia so realistas - no pecam pelo excesso de autocrtica nem por nutrirem esperanas ingnuas. Pelo contrrio, so honestas consigo mesmas a seu prprio respeito. E so honestas sobre si mesmas com os outros, chegando ao ponto de conseguirem rir de suas prprias fraquezas. Segundo Mrio Koziner, 17 um nvel elevado de autoconscincia pode ser uma ateno no reativa e no julgadora de estados interiores, apenas a observao contemplativa de nosso universo emocional, como quem observa um dia de sol ou uma forte chuva, sem outra inteno, a denominada contemplao ou conscincia meditativa. Em nveis restritos, os pensamentos tpicos que revelam a autoconscincia incluem no devo

41

me sentir assim; vou pensar em coisas boas para me animar, podemos chamar este nvel de conscincia reativa. Uma autoconscincia ainda mais restrita, com pensamentos ao estilo de no pense nisso; no faa aquilo, a chamada conscincia crtica. Reconhecer um estado de esprito negativo e querer livrar-se dele uma funo da autoconscincia. Esse reconhecimento, distinto das tentativas que fazemos para reprimir as nossas emoes. Quando dizemos para com isso a uma criana cuja raiva levou-a a bater em um companheiro de brincadeiras que roubou seu brinquedo, podemos deter o espancamento, mas a raiva continua. A autoconscincia tem um efeito mais potente sobre sentimentos fortes, de averso - a compreenso - oferece um maior grau de liberdade, no apenas a opo de no agir com base na raiva, mas a opo extra de tentar transform-la. A essa compreenso podemos denomin-la de autoaceitao. A aceitao do eu amostra fundamental da auto-estima. Todos pudemos experimentar a funo do amor como nutriente vital. Sentir-nos amado equivale a sentir-nos reconhecidos naquilo que somos, valorizados e at estimados. H um amor bsico que nunca deveria faltar-nos, porque no depende de nossa relao com os outros, seno da relao conosco mesmos. Chama-se auto-estima e vive a merc de nossos valores.

Numerosos estudos tm avaliado nos ltimos tempos as derivaes dessa aceitao e estima bsicas. Existem ocasies em que no nos amamos porque nossa prpria imagem nos parece pouco digna de ser avaliada positivamente e, por isso amada. Em outros ocorre o contrrio: como no nos amamos suficientemente, a imagem que projetamos diante de nosso
17

KOZINER, Mrio. Apostila - Alfabetizao Emocional, Mdulo 2, pginas 1 e 2, Instituto Koziner, Ba, 2000.

42

olhar, aparece enfraquecida, raqutica, falta o brilho e exuberncia que somente o amor confere. Aceitar nossos sentimentos, sejam negativos ou positivos, reconhecer as foras e as fraquezas pessoais, aprender a no rejeitar a nossa experincia, ou parar de ser nosso prprio adversrio, eis a auto-aceitao. A auto-aceitao, o contrrio de auto-rejeio, significa no negar nossos sentimentos, se deixar surpreender pelas mensagens internas, inclusive as negativas, aceitar o que est por trs de uma emoo, por exemplo; a mgoa por trs da ira. Contudo aceitar no significa gostar, significa vivenciar sem negao que um fato um fato, nesse caso, significa que o rosto e o corpo no espelho so seu rosto e seu corpo, e que eles so aquilo que so. Muitas vezes nos preocupamos com coisas que so reais e que no so verdadeiras porque, s vezes, no sabemos a diferena que existe entre um e outro caso, e isso cria barreira no aceitar. Por exemplo, quantas vezes entramos numa loja e ficamos na dvida quanto ao ramalhete de flores. Sabemos que ele real, porque existe, mas no sabemos se verdadeiro, por isso precisamos ver mais de perto, investigar. O mesmo acontece com as pessoas, por exemplo, quando vemos uma linda jovem na televiso, nossa comunicao interna, logo nos questiona, verdadeiro? Certamente real, no importa se foi plstica, mas o fato que existe algo concreto que podemos constatar, porm podemos afirmar que verdadeiro, s depois de analisar. Normalmente aceitamos as coisas verdadeiras porque nos convence, mas temos dvidas quanto as reais.

43

Sendo verdadeiro ou real, ns s podemos mudar as coisas que aceitamos. No somos motivados a mudar as coisas cuja realidade negamos. Se sentimos alguma emoo que nos incomode, por exemplo, o medo, podemos reconhec-lo e aceit-lo. Agindo assim: no me identifico com o medo, nem tambm quero lutar contra ele, torno-me uma testemunha dele. Somos sempre mais fortes quando no queremos medir foras com a realidade, mas procuramos compreend-la para aceit-la e transform-la.

As pessoas que comearam a aceitar o seu eu e projetar suas vidas, seguem esses critrios que muitos tratadistas do assunto coincidiram em suas conotaes com base na aceitao: 18 ? Aceitam de modo natural sistemas de valores e princpios reitores que governam e conduzem suas vidas. Com isto, conseguem maior consistncia e segurana; ? Acabam sendo pessoas assertivas. Quer dizer, valorizam-se e valorizam devidamente seus pontos de vista, suas posies, seus critrios, margem da aceitao que os demais podem fazer delas; ? Encontram um sentido gratificante prpria vida. E isto custa de no se contentar nos aspectos negativos, nas tristezas e desgostos que toda vida comporta, seno alegrando-se com as prprias possibilidades e os aspectos positivos que podem introduzir em seu dia-a-dia;
18

HERRERO, Joaqun Campos. Inteligncia Emocional: suas capacidades mais humanas, pgs. 55 -56, Traduo: Francisco Maurcio. Editora Paulus, So Paulo, 2002.

44

? Dentro de alguns limites realistas, confiam em suas possibilidades. Dirigem seu olhar para seus objetivos e combinam suas energias e seus dons de modo inteligente, adequando suas metas realidade, de modo que cada conquista constitui um reforo em suas motivaes; ? A aceitao da prpria realidade leva a evitar comparaes com os outros. O valor pessoal est a, tem suas prprias conotaes e seu peso genuno. No necessrio que nada o reconhea para que o sujeito se convena do mesmo: tem sua prpria significao, sua prpria magnitude, e no necessita ser contrastado com o parecer das pessoas alheias; ? Adequada aceitao do eu no pode conduzir a uma hipertrofia do autoconceito. Quem aceita, basicamente reconhece; e a partir de ento pode agir de modo realista e cordial, mas com isto - como seres humanos - no se sentem nem mais nem menos que os outros, simplesmente seguem seu projeto de vida de forma mais consciente e mais coerente; ? Aceitao de si mesmo que sempre um processo de reconciliao ntima, oferece uma especial disposio de nimo para aceitar a realidade do outro. Com isto se ganha em dons para o tratamento e a pessoa se mostra mais capaz de estabelecer relaes baseadas na cordialidade; ? Essa reconciliao peculiar leva, sem dvida, a uma reconciliao com os prprios sentimentos. Ajuda a aceitar com naturalidade que a vida emocional nem sempre nos dispe do melhor, que o ser humano pode ser presa de sentimentos positivos e encorajadores, mas tambm de outros no to desejveis. Trata-se de processos que sobrevm muitas vezes

45

margem do desejo, mas que, de alguma maneira, obrigam a iniciar-se na arte de reconduzi-los; ? A auto-aceitao amostra de respeito pessoal. Mas esta considerao logo se volta extensvel realidade dos outros. Com isto se introduz nova varivel, mais positiva, no mbito das relaes, facilitando com isto laos de proximidade e empatia; ? Chegar aceitao do outro, reconhecer sua prpria realidade e respeit-la, supe tambm o nascimento de maior sensibilidade para com a problemtica alheia e com isto o desenvolvimento de maior sentimento de solidariedade; A auto-responsabilidade assumir o compromisso pelas prprias emoes, reconhecendo as conseqncias que os nossos sentimentos, pensamentos e aes ocasionam em si prprio e nos outros. Significa aceitar a responsabilidade pela prpria existncia, no esperar pelos outros para realizar seus sonhos e dar passos para atingir metas. Em outras palavras saber a diferena entre o que depende e o que no depende de mim. Quais so as coisas sobre as quais eu no tenho controle, como por exemplo, o comportamento dos outros.

Fugir da auto-responsabilidade transferir o poder para os outros menos a ns mesmos, nos tornando vtimas de ns mesmos, nossa prpria vida, ficando desamparados, e nesses casos, normalmente procuramos jogar a culpa em algum; os outros so os culpados pela nossa infelicidade. Em contraste com isso, a apreciao da auto-responsabilidade pode ser uma experincia estimulante e fortalecedora; recoloca nossa vida em nossas prprias mos.

46

Se queremos viver de maneira mais responsvel, precisamos pensar em atos, no basta dizer eu deveria ter tido uma atitude melhor para com minha famlia. necessrio considerar que atos posso realizar? Quais so minhas opes? O que posso fazer? E se eu no quiser fazer nada, aceitando o status quo, devo assumir a responsabilidade por essa deciso e esse comportamento no assumido. Para no correr risco com minha autoestima devo assumir responsabilidades que estejam sob o meu controle e no alm dele. Tambm, por outro lado, se nego a responsabilidade por assuntos que esto sob o meu controle, outra vez coloco em risco a minha auto-estima. 19

A autoconscincia a chave fundamental para o domnio de outras reas emocionais, por isso foram definidos cinco pilares, para melhor ser trabalhada, os quais, no iremos aprofundar em nosso estudo, entretanto no poderamos deixar de mencionar:

I. II. III.

Atente para seus sentidos - O que que meus sentidos me dizem? (viso, audio, olfato, tato, paladar) Preste ateno em seus atos - Como estou agindo ? (se estou me dirigindo para uma reunio conectado, falando nela). Entre em contato com os seus sentimentos - O que que estou sentindo? (so sinais como por exemplo; corpo relaxado, estmago contrado, mos frias, voz embargada, ou seja, externalizaes do interior das pessoas)

IV.

Identifique suas intenes - O que que eu quero? (referemse aos seus desejos, aquilo que voc gostaria de conseguir hoje, amanh ou no final de semana, etc).

19

KOZINER, Mrio. Apostila - Alfabetizao Emocional. Mdulo II, pgs. 2-3, Instituto Koziner, Ba, 2000.

47

V.

Examine como voc faz avaliaes - Que avaliaes estou fazendo? (so avaliaes que fazemos diante de situaes: com diferentes impresses, interpretaes, apreciaes, expectativas que temos de ns mesmos e de outras pessoas).

Pudemos perceber que expandir a autoconscincia requer prtica e coragem; nesse processo o aprender a se distanciar e a se observar em ao, para avaliar o curso que estamos tomando de fundamental importncia. A seguir veremos uma das ferramentas que devem ser utilizadas em nosso benefcio - o controle das emoes.

2) Administrao das emoes A frase controle suas emoes, esfrie a cabea, conhecida de todos ns. Isso significa em geral: sufocar suas emoes. Porm, as emoes nos oferecem muitas pistas importantes sobre os nossos atos, e sufoc-las nos privaria dessa informao. Reprimi-las tampouco vai afastlas, pode permitir que elas cresam despercebidas, como acontece no caso de raiva.

Controlar as emoes significa algo bastante diferente de sufoc-las, mas compreend-las e usar essa compreenso para modificar as situaes em benefcios prprios. Esta certamente uma maneira muito inteligente de lidar com qualquer situao desagradvel. Primeiro, devemos tomar conscincia de que estamos sentindo a emoo (raiva, medo, etc.); depois atentamos para os nossos pensamentos; em seguida desenvolvemos um dilogo interno construtivo. Observar as alteraes fisiolgicas - respirao acelerada, corao batendo forte - que estamos sentindo, importante para

48

que possamos praticar alguma tcnica que ajude a relaxar, como por exemplo, respirao profunda. O fato de observamos esse estado conscientemente j nos d alguns minutos de trgua, para tomarmos algumas iniciativas coerentes, como por exemplo, sair da sala e tomar um copo dgua, para depois calmamente, encontrar a soluo definitiva do problema. E o que h de mais interessante nesse processo ter a conscincia de que aprendeu com uma situao que parecia desastrosa (suponha uma discusso com o chefe numa reunio). Portanto, a sada est em ns mesmos. A situao uma questo de foco. 20

A aprendizagem com as emoes um processo contnuo. Ningum porque conseguiu sair-se bem em uma determinada situao e dar-se ao luxo de achar que um gigante nesse campo. Se mesma situao acontecer noutro contexto (espao, tempo, atores) j suficiente para tornar as coisas diferentes, entretanto quanto mais exerccio e prtica tivermos feito, mais segurana, auto-estima e motivao temos para continuar aprendendo com as emoes. Embora exista em cada um de ns determinadas tendncias que recebemos como carga gentica hereditria, ou como fruto de nossa neurofisiologia, nem por isso vamos deixar de introduzir as correes oportunas, capazes de nos fazer aspirar, sem vitimismos, por novo modelo de humanidade. Diariamente a cincia se define com mais clareza sobre o carter malevel de nossos circuitos cerebrais, separando-nos daquele lastro pesado que era conceber o carter como determinante imvel de nosso destino.
20

WEISINGER, Hendrie. Inteligncia Emocional no trabalho. Parte Um, pg. 45-73. Traduo: Eliana Sabino. Editora Objetiva, RJ, 2001.

49

fundamental adquirir algumas habilidades adequadas, um treinamento que nos permita conduzir na vida emocional de modo que os sentimentos no cheguem a condicionar-nos negativamente nem nos alienar. Esta habilidade, fundamentada no conhecimento das influncias das causas e da dinmica dos sentimentos, um dos maiores sinais de inteligncia. Apesar da especial considerao, admirao e o respeito diga-se de qualquer forma - que suscitam as tpicas pessoas inteligentes, no menos certo que, em alguma ocasio, temos ficado boquiabertos diante das conquistas que outras, menos letradas, tm sido capazes de alcanar. Sua especial agudeza, sua maneira de analisar as situaes, o uso de suas potencialidades... e tantas outras qualidades utilizadas para consecuo de metas desejveis. Quo belo e alentador resulta este panorama humano, no qual podemos contemplar como se forjam sonhos, se alcanam idias e se potencializam energias base de esforos bem encaminhados.

Cada emoo tem uma energia consigo e traz sua prpria mensagem. Temos que aprender como escutar e dialogar com as mensagens que elas tratam de comunicar-nos. Ser interessante, pois, adquirir ajustada correlao com nossas emoes. Se nos limitamos a tentar escapar das menos agradveis e banalizamos as que mais nos agradam, e com isto nem sequer tentamos entrar em sintonia com suas mensagens, ns perderemos um apoio de alta significao para conduzir nossas vidas. Se somos capazes de estabelecer adequada sintonia com cada emoo, tambm perceberemos a mensagem de que so portadoras. Nossas emoes, tanto as positivas como as negativas, so sinais para reorientar nossos dias, guias e conselheiras que, desde a sabedoria do inconsciente,

50

onde se acumula experincia de uma humanidade ancestral, esto capacitadas para conduzir-nos nos momentos mais difceis e tambm nos indicar os pices mais considerveis. Temos que considerar as emoes como dom precioso. Comecemos a process-las segundo sua justa dimenso. No so simples assoladoras de nossa paz, nem inimigas da lgica, nem setas que nos lanam para o destino. So sinais fecundos de significado que, estimados em sua justa medida, tendem a gratificar-nos com o que chamamos hoje de qualidade de vida.

Cada dia temos que adquirir conscincia mais clara de nossas emoes a fim de utiliz-las em relao aos resultados que pretendemos. Suas mensagens nos comunicam que algo em ns no funciona devidamente bem (tratando-se de uma emoo negativa). A perda da serenidade, a frustrao, a ira, a tristeza ou a atonia no so inimigos que pretendem dilacerar nosso estado de nimo, mas sinais de que algo, relacionado com a prpria idiossincrasia da emoo, no funciona a nosso favor, no encaixa no processo de realizao pessoal nem em nosso caminho de superao. 21

Com as emoes recebemos os sinais para ajustar nossas percepes e nossas atitudes. Elas se mostram s vezes como uma voz baixa na intimidade do corao. Pode aninhar-se ali uma sutil tristeza, uma sensao de desajuste ou de falta do eixo que produz o fato de no sentirmo-nos em nosso lugar, ou um sentimento de solido que nos reivindica a necessidade
21

HERRERO, Joaqun Campos. Inteligncia Emocional: suas capacidades mais humanas, pgs. 85 a 93.Traduo: Francisco Maurcio. Editora Paulus, So Paulo, 2002.

51

de relaes significativas. Em outras ocasies, sua linguagem ruidosa, nos perturbam com seus gritos e com elas clamamos na rebeldia, na raiva, na consternao etc. A situao tornou-se ento insuportvel. Porm no fiquemos nisso. Perguntemo-nos: o que sentimos?... E to logo seja possvel, sigamos interrogando-nos: por que o sentimos? Qual a mensagem da emoo? O que exige? Assim poderamos iniciar um questionrio capaz de fazer nosso o fluxo inteligente que nos chega com cada emoo? Se no quisermos ser espectadores mudos de nossas emoes, se no quisermos ser arrastados por elas, se pretendemos utilizar a nosso favor a mensagem que sustentam, devemos afront-las com atitude de atenta escuta e dilogo a fim de tirar as adequadas conseqncias. Um primeiro passo poderia consistir em determinar os limites da prpria emoo: sabendo qual , em concreto, o sentimento que nos embarga, sem confundi-lo com outros similares. Seria bom tambm aceitar com naturalidade o que estamos sentindo, sem nos opormos frontalmente a ela. Nesse processo temos de manter confiana em ns mesmos, em nossas possibilidades de discernimento, e recorrer, se for necessrio, a alguma memria estimulante que nos avive a idia de que somos capazes, que podemos manejar habilmente a situao como outrora superamos outras semelhantes. Finalmente no fiquemos bloqueados nestas consideraes e procuremos passar ao. Pensemos, por exemplo no caso do medo, a emoo que inclui, desde certa confuso interior, ansiedade, at situaes de autntico pnico. Qual sua mensagem? O medo nos pede que estejamos preparados para uma circunstncia que pode acontecer num momento mais ou menos imediato. A presena deste sentimento nos recomenda fazer uma avaliao

52

das atitudes que devemos adotar frente ao mesmo, revendo nosso arsenal de recursos e adotando, conseqentemente, posio de firmeza e de segurana com as que, em princpio, no contvamos. Outra emoo habitual nos chega pelo fato de sentirmo-nos feridos. Este sentimento tem notvel eco nas relaes humanas e costuma acarretar ressentimentos que, em geral, deixam seqelas lamentveis. Quando nos sentimos feridos, em vez de mergulharmos na emoo, precisamos reconhecer que existe ou existia em ns alguma expectativa com respeito a algum que no foi cumprida. Esta uma mensagem que nos obriga a ajustar nossos nveis de respeito pelos outros, aceitando sua realidade tal como , e no como ns a pretendemos. Por outro lado contribui para que no nos sintamos o centro do mundo e no carregar os outros com obrigaes afetivas que desejamos. Assim pois, apresentam-nos um chamado objetividade, ao respeito, e inclusive independncia emocional, pois a pessoa que anseia sua maturidade emocional no tem que escravizar seu equilbrio segundo suas amostras de afeto e o tratamento que os outros podem dispensar-lhe. A frustrao outro dos sentimentos mais comuns. Sua origem reside no suspeito fracasso de nossas iniciativas, ainda mais se em sua conquista temos colocado grande empenho. No silncio desta vivncia se manifestam nada menos que duas mensagens: que havamos empreendido uma conquista que no coaduna conosco, ou que devemos fortalecer nossas habilidades para obt-la. Em ambos os casos a reflexo sobre nosso proceder e a natureza de nosso desejo est presente. Considerada como desafio, a frustrao um chamado reviso que nos enriquea. Deste modo torna-se sbia conselheira.

53

Sentir-se sobrecarregado, agoniado pela quantidade de questes s quais tem de fazer frente, um dos sentimentos que esto mais que na moda. A sobrecarga emoo que diminui nossas possibilidades at conduzir a um estado de prostrao ou impotncia. A mensagem inteligente que ns recebemos com a emoo poderia centrar-se no fato de que muitas vezes nossos projetos ultrapassam nossas possibilidades e, portanto, de absoluta necessidade proceder valorizao de nossos meios, criando reajustamento com aquelas iniciativas que mais nos interessam e eliminando o resto. Havendo decidido uma ordem de prioridade a que devemos dedicar-nos, recuperaremos a sensao de controle sobre ns mesmos e com isto vir, sem dvida, reforo de nossa auto-estima. Em tempo, citaria como exemplo, este trabalho monogrfico. Para mim constitui-se motivo de satisfao produzir este conhecimento para o leitor, sem falar do aprendizado que estes momentos prazerosos de pesquisa tem me proporcionado.

Em sntese, administrar nossas emoes lidar com as tenses e canaliz-las produtivamente. responder coerentemente e com aes inteligentes a pergunta como mudar o nosso estado emocional? O objetivo o equilbrio, no a eliminao das emoes: todo sentimento tem seu valor e sentido, toda emoo tem uma inteno positiva e traz um aprendizado de vida. H dois recursos primorosos que podem ajudar a transformar os estados emocionais: a mudana da fisiologia e a mudana do foco. ?

Fisiologia - o poder do movimento (corpo fsico). Atravs da mudana de respirao, postura corporal, atitude, gestos e movimentos oculares podemos transformar nossas emoes. Partimos do seguinte princpio: a fisiologia muda psicologia.

54

Foco - refere-se ao poder da mente e ao poder da palavra falada.

O mundo passa a ser observado segundo o mapa de cada pessoa. Tudo que focalizamos se torna nossa realidade. Ento depende muito do que focalizamos. Nesse contexto a realidade pode ser vista sob diversos ngulos.O crebro no distingue o fato real do fato imaginado. Esse um recurso poderoso que podemos utilizar para transformar nossas atitudes, alterar nossos comportamentos, quebrar nossos paradigmas, reconstruir nossos esquemas mentais, enfim, repensar toda a nossa vida positivamente. Teramos um ganho qualitativo incalculvel, s a prtica e a experincia seriam capazes de testemunhar tamanho ganho em nossas vidas. Imaginemos agora, um ambiente saudvel e agradvel, ao redor das pessoas que mais amamos, todos em harmonia, ouvindo msicas suaves, aquelas que mais gostamos, degustando aquele prato preferido. Toda nossa fisiologia (sistema nervoso, neurotransmissores, hormnios, etc.) agir como se estivssemos neste lugar. Agora, o que acontecer se imaginarmos uma situao de separao litigiosa em nossa famlia, onde o relacionamento est cortado entre os cnjuges, o clima pesado,os filhos tristes e ansiosos, desequilibrados, as ameaas so constantes, tudo motivo de briga, por fim, o progenitor perde o emprego porque estava bebendo muito. Nossa fisiologia reagiu de acordo com o fato imaginado e no ao fato real de leitura e aprendizado. Portanto, mudando nossos pensamentos diante de qualquer situao podemos transformar nossa percepo da realidade e ampliarmos o nosso mapa de mundo para que seja mais flexvel, criativo e inteligente.

55

A palavra quando comparada com a linguagem corporal e as qualidades vocais tem um impacto menor na comunicao, mas em termos de poder sobre as emoes, seu efeito inconteste, tendo em vista o peso cultural que exerce sobre os sentimentos das pessoas, classificando-as ou desclassificando-as, conforme as intenes.

Para ser responsvel por sua vida, voc tem de


ser responsvel pelas palavras que saem de sua boca.

(Louise L. Hay)

As palavras tm poder de desencadear guerra ou promover a paz, construir ou destruir relacionamentos, mesmos os mais slidos. Parece que no damos a ateno merecida s palavras, e por isso, nem sempre levamos a srio fora que as palavras contm em sua informao, talvez porque no tenhamos refletido o suficiente sobre o poder das palavras em nossas vidas, sobre suas ressonncias e seus efeitos, ou seja, do momento em que a palavra pronunciada at o momento em que realiza a sua funo, que um ato concreto. Exatamente pela ao que realizam, as palavras podem incomodar, destruir, magoar, frustrar, ou construir, estimular, energizar, acalmar.Tambm observamos que, quando a palavra se esvazia e no cumpre sua funo, a que veio destinada, esse efeito tem um poder destruidor, causado pela omisso do no cumprimento de sua misso, que a eficcia do anncio.

Acreditamos ser oportuno fazermos um questionamento, j que a palavra tem esses dois vieses: as palavras que usamos no dia-a-dia de nossa comunicao cuidam de classificar as pessoas ou desclassific-las, promov-las ou no promov-las? importante tambm assumirmos a compreenso de que as palavras tm significados diferentes para cada

56

pessoa, podendo ainda, essas diferenas serem mais acentuadas de acordo com um contexto, embora exista um padro conceitual que aproxime esse significado, suas reaes diferem de acordo com nossas experincias vividas.

Outro fator importante com relao palavra a intensidade emocional que cada palavra carrega em seu bojo, por exemplo, existe uma diferena significativa quando um chefe rene a sua equipe e diz: ns temos um grande problema para resolver ou ns temos um desafio para realizar. No primeiro caso, o que vem em nossa mente uma situao desagradvel, negativa e desestimulante, e at temerosa, no segundo, apesar de se tratar da mesma realidade, o que nos ocorre, uma situao na qual possamos aprender, pesquisar, produzir, mesmo sendo desafiadora, induz a um comportamento positivo e motivador. Experimentemos fazer o seguinte: Escolha algumas palavras que voc use habitualmente para descrever seus sentimentos negativos e encontre correspondentes alternativas que rompam com o padro ou que pelo menos diminua a intensidade (use a criatividade). Citaremos alguns exemplos para estimul-lo. Vejamos as seguintes trocas: ? Estou me sentindo... zangado por (desencantado) ? Estou me sentindo...com medo por (inquieto) ? Estou me sentindo... humilhado por (surpreso) ? Estou me sentindo... destrudo por (em desvantagem) ? Estou me sentindo... insultado por (mal interpretado) ? Estou me sentindo... nervoso por (energizado) ? Estou me sentindo... frustrado por (desapontado) ? Estou me sentindo... horrvel por (diferente)

57

? Estou me sentindo... rejeitado por (ignorado) ? Estou me sentindo... estressado por (ocupado) ? Estou me sentindo... doente por (purificado) ? Estou me sentindo... estpido por (rido) ? Estou me sentindo... solitrio por (disponvel)

A esse poder de transformar instantaneamente as emoes, de baixar ou elevar a sua intensidade, chamamos de Vocabulrio Transformacional. fundamental expandirmos o nosso vocabulrio emocional para que as palavras que escolhemos produzam os estados emocionais que desejamos. Experimentemos fazer este exerccio diariamente e percebamos o quanto muda em nosso emocional positivamente. Alquimia emocional - definida como qualquer poder ou processo de transmutar uma substncia comum, tida como de pouco valor, em algo de maior valor. Ao elevarmos o nvel de conscincia e aplicarmos de modo intuitivo inteligncia emocional, tornamo-nos, com efeito, alquimistas. Descobrimos maneiras de sentir, ajustar e alinhar as freqncias emocionais, que sentimos em ns mesmos e nos outros, em vez de as repelirmos ou resistirmos a elas automaticamente. 22

atravs da alquimia que comeamos a experimentar o sentido positivo e o aprendizado que as emoes nos apresenta. Aprendemos a utilizar nossos sentimentos mais profundos, nossas aspiraes, nosso entusiasmo, como tambm, focar as insatisfaes no fundo do corao como catalisadores da mudana e do crescimento ou como antdotos contra

22

COOPER, Robert & SAWAF, Ayman. Inteligncia Emocional na Empresa. Traduo: Ricardo Inojosa e Sonia T. Mendes Costa, pgs. 249-250. 9 ed. Rio de Janeiro. Editora Campos, 1997.

58

a rigidez e a estagnao, em ns mesmos e na rede de relacionamentos interpessoais a qual pertencemos. Nessa viso o negativo transforma-se potencialmente em um meio de aprendizagem, e havendo aprendizagem, certamente haver ganho emocional, havendo ganho h crescimento e desenvolvimento humano. O primeiro passo deixar de se condenar e abrir espao auto-aceitao, aceitando a emoo como expresso da prpria energia vital. A msica nesse momento ajuda-nos a abrirmo-nos reflexo, contribuindo sensorialmente, para liberar energia vital suficiente para elevar a autoestima e encontrarmos o fio condutor das relaes, com as quais vencemos a rigidez, a estagnao, deixando-nos livres para superar os desafios e obter, de modo proativo, maior segurana interior. A alquimia emocional pode nos ajudar muito se procurarmos utilizar elementos concretos, os quais usamos para classificar coisas na natureza, como: consistncia, forma, cor, peso, som, cheiro, tamanho, etc. e estabelecermos uma relao intrnseca com o que queremos transformar, como por exemplo, determinada rea tensa de nosso corpo que est nos incomodando com uma dor.

Nesse contexto metafrico, os elementos ganham significados especiais em nossa conscincia, ocupando um espao transformador em nosso pensamento, assim: ouvir implica perceber o pulsar dessa energia que vem at ns. Cheirar saber que a energia da emoo mutante. Tocar sentindo sua textura significa que ns somos capazes de nos relacionar com essa energia que no destrutiva ou insalubre, s um movimento de energia em diferentes formas.

59

Para algum acostumado a lutar contra as suas emoes, isto pode parecer impossvel, achando que vai perder o controle. Este temor indica o quanto estamos alienados em ns mesmos. Ao alienar nossa prpria energia tornando-a outra e julgando-a negativamente, podemos chegar a acreditar que nossas emoes so demonacas, que temos monstros internos, com poderes autnomos.23 Ns mesmos criamos pensamentos desse domnio. Estabelecemos uma luta tentando controlar as nossas emoes e acabamos sendo controlados, por elas, ainda mais. Intensificamos as tentativas de controle emocional ou nos entregamos a explosivos que nos deixa ainda mais alienados. Se encaramos os nossos demnios, eles se diluem e revelam ser a minha prpria energia de vida. Podemos, desse modo, comearmos a sentir a nossa ternura, nossa vulnerabilidade, isto nos lembra que ns somos seres vivos expostos ao mundo, interdependentes e conectados com todos os outros seres.

Ao deixar fluir naturalmente as emoes como as guas de um rio, vamos diluindo o gelo que envolvia o corao, essa couraa que foi construda de tanto negar e lutar contra nossos prprios sentimentos. A emoo, como algo que julgamos alheio a ns mesmos pode parecer toda poderosa; mas como algo que nos toca, expressa energia vital em si mesma. Aprender esta arte nos vai tornando alquimistas. Um processo comparvel ao que muda o carvo em diamantes: a aceitao consciente da emoo d como resultado um carvo mais denso, mais negro e opaco, que imediatamente transformado num diamante perfeitamente transparente.
23

KOZINER, Mrio. Apostila - Alfabetizao Emocional. Mdulo II, Pg. 17. Instintuto Koziner, Ba, 2000.

60

Esta metfora de transparncia e lucidez, onde a emoo se transforma em uma janela aberta vitalidade, como um diamante que ns mesmos lapidamos, o processo de desenvolvimento da nossa inteligncia emocional. Transformar a emoo converter o mundo escuro da mente confusa em um esplendor de uma viso clara. Este processo de alquimia parte de um caminho de crescente amizade com ns mesmos. Os agricultores inexperientes descartam suas sobras e compram adubo de outros agricultores, mas os habilidosos fabricam seu prprio adubo, apesar do mau cheiro e do trabalho sujo, e quando est pronto para ser usado o distribui sobre sua terra, e assim cresce seu plantio. Destas coisas sujas vem a nascer a semente da realizao. (Mrio Koziner) Refletindo sobre a alquimia emocional, percebemos facilmente que a msica para ns, uma alquimia emocional transformadora de nossas mentes, corpos e sentimentos. Por exemplo, ouvimos msicas para relaxar, para descansar, para estimular a criatividade, para nos acalmar, para meditar sobre algo, para orar, para nos animar, ou simplesmente, para nos distrair. A msica educativa, dado o seu valor transformador, precisa ser praticada mais conscientemente na cognio de processos de mudanas comportamentais. Nesse caso, podemos aproveitar melhor o seu efeito alquimista, tendo conscincia da influncia dos sons na qumica de nosso corpo, mente e psique. s msicas a que nos referimos tm como caractersticas estimular a energia vital, a automotivao, a auto-estima, a interiorizao, a reestruturao emocional, o fortalecimento humano, a integrao e at a purificao. Entretanto, essa alquimia ser-nos- apresentada no prximo captulo.

61

3) Automotivao - a capacidade de administrar impulsos, manter o otimismo diante das dificuldades e ser persistente nos objetivos. Tecnicamente, a motivao aquilo que leva a dispender energia numa direo especfica com um propsito especfico; no contexto da inteligncia emocional, motivar-se significa usar seu sistema emocional para catalisar todo esse processo e mant-lo em andamento.24 EQUAO DA AUTOMOTIVAO: ( C X E ) - ( T X F ) = M O parmetro de avaliao de cada elemento uma escada de 1 a 10. Onde: C = Calma; E = Energia; T = Tenso; F = Fadiga e M = Motivao. Na equao acima, cada letra deve ser avaliada entre 1 e 10. Por exemplo; suponhamos que determinada pessoa informe os seguintes dados: A letra C corresponde a calma, informado: 8. A letra E corresponde ao nvel de energia, informado: 7. A letra T corresponde a tenso emocionalfsico-mental, informado: 4. A letra F corresponde a fadiga emocionalfsico-mental, informado: 6. Qual seria o valor correspondente ao M ? Soluo: M = ( 8 X 7 ) - ( 4 X 6) M = 56 - 24 M = 32

A motivao M, a representao bsica de quo preparado voc est para interagir com idias e/ou pessoas de modo aberto, atento e vigoroso. O mais alto grau - tende a ocorrer em seus melhores dias. Quando voc se encontra em estado de graa, esse valor representado por 100. O mais baixo valor -100.
24

WEISINGER, Hendrie. Inteligncia Emocional no trabalho. Pgs. 75-113.Traduo: Eliana Sabino. 18 ed. Rio de Janeiro. Editota Objetiva, 2001.

62

Esta pontuao de particular importncia sempre que voc se depara com um novo desafio, problema ou oportunidade. Quando o M baixo, pequenos obstculos avultam como montanhas e provvel que nessa condio percamos preciosa energia emocional combatendo dvidas exageradas e obstculos imaginrios.25 A energia algo prprio da natureza. Sendo fonte de vida est em toda parte, em toda criatura. Por isso canaliz-la, o melhor que se faz para atingirmos patamares superiores. Em razo disso, ns humanos, seres inteligentes, devemos nos ocupar com estratgias sinceras bem definidas. Para definir claramente nossos objetivos e misso, precisamos antes de tudo parar, e refletir sobre o nosso projeto de vida. Cada um perguntar a si prprio. Por que estou aqui? O que quero realizar? Que legado quero deixar para os que vierem depois? Respondendo estas questes com propsito, essa pessoa pode quebrar os grilhes da pobreza, destruir os germes mortferos, ascender da situao mais humilde ao poder e ao apogeu. Entretanto, sem definir claramente nossos objetivos e nossa verdadeira misso, desperdiamos a maior parte de nossas energias e estaremos fadados ao fracasso ou, passaremos a vida como quem luta contra a mar. Todos os grandes homens desta terra chegaram ao que para muitos parece impossvel, porque basearam sua liderana numa misso de vida. O homem que trabalha sem uma misso de vida assemelha-se a uma casa construda na areia, na qual o construtor no se preocupou em calcular com prudncia os fundamentos dos alicerces, e vieram as tempestades da vida e
25

KOZINER, Mrio. Apostila - Alfabetizao Emocional. Mdulo III, pg,. 13 -18

63

essa casa ruiu porque quem a construiu no havia determinado suas aes com metas e objetivos claros, tambm no sabia para que estava construindo. Numa situao como essa, gastamos muita energia -toa, e no realizamos nossos sonhos, em outras palavras, no conseguimos ser felizes porque no estamos cumprindo nossa misso de vida, a qual nos acompanha desde o ato de nascer. Cabe a cada um de ns, encontrar os meios de concretizar o nosso mister, utilizando o que h de melhor em si, canalizando proativamente nossa energia, para no nos frustrarmos. Uma coisa certa: h uma fonte inesgotvel de energia em cada ser, e o caminho para encontr-la est em ns mesmos, precisamos apenas transformar com sabedoria essa energia em objetivos concretos e misso de vida. Por isso, nossos objetivos devem ser ideais que nos convocam a sentir-nos impelidos pelo estmulo do amor. Se quisermos evoluir ainda mais, e atingir o mais alto nvel de desenvolvimento emocional, devemos trabalhar os nossos fluxos internos, que o desempenho ideal para se chegar ao topo da inteligncia emocional atravs dos seguintes pontos: ? ? ? ? ? ? ?

Ateno concentrada Prazer produtivo Contemplao em atividade Perda da noo do tempo e espao Graa e suave xtase Mnimo esforo de energia mental e mxima eficcia Diminuio da atividade cortical: o crebro se aquieta.

O fluxo representa a ltima palavra na canalizao das emoes a servio do desempenho e do aprendizado. um estado de graa, onde a

64

excelncia flui fcil, o ser humano em determinado momento se supera de uma atividade predileta, suas emoes no so apenas contidas e dirigidas, mas positivadas, energizadas e alinhadas com a tarefa imediata. O fluxo ainda, um estado em que as pessoas ficam absolutamente absorvidas no que esto fazendo, no conseguindo distinguir a devida ateno tarefa e conscincia fundida com os atos. Para ficar mais claro, podemos dizer que o fluxo um estado de auto-esquecimento, o oposto da ruminao e preocupao: em vez de se perderem em estados nervosos, as pessoas em fluxo tanto se absorvem na tarefa imediata que perdem toda autoconscincia, deixado as pequenas preocupaes, como sade, contas e at mesmo o bem-estar da vida diria. O fluxo decorre de uma entrega total sem condicionamentos quilo que nos compromete profundamente, e o fazemos espontaneamente, estimulados por uma energia especial, resultante de elevados nveis de conscincias, onde temos controle absoluto do que estamos fazendo, sem a clssica preocupao do sucesso ou do fracasso, mas simplesmente por puro prazer de realizar o ato em si. Talvez um dia, ns tenhamos passado por essa experincia, embora rpido, mas o suficiente para percebermos que algo especial acontecera dentro de ns, mas que, por no ter a conscincia de sua importncia, no tenhamos aproveitado essa riqueza indescritvel e no nos apossamos desse poder interior, capaz de realizar coisas fantsticas em nossa vida. S o conhecimento em nvel de transcendncia e maestria nos tornar aptos a criar estados dessa natureza, onde o poder da emoo ser capaz de produzir o que h de melhor em termos qualitativos.

65

4) Empatia - um componente bsico da inteligncia emocional, o qual refere-se nossa capacidade de entrar em sintonia com outras pessoas. Isso exige que previamente consideremos algo to elementar como o fato de que o mundo, a realidade que nos envolve, no to-somente quanto e como o percebemos, que nosso sistema de valores no vlido para todos e que nossos mais estimados sentimentos podem ser irrelevantes para os demais... Nossa viso sempre parcial e, em ocasies, distorcida, em desacordo com a realidade. Em toda relao pulsa um desafio bsico: seu xito depende da sensibilidade para perceber a natureza do outro, tal qual seja, sem condicionar nosso conhecimento a valores prvios, nem a qualquer outro tipo de distoro. Aproximar-nos de outro ser humano no to-somente prestar ateno ouvindo suas palavras, seno a outras formas mais sutis e fidedignas de comunicao, como poderiam ser, inclusive, seus silncios, seus gestos, a direo de seu olhar e a melodia de sua linguagem. Estes so entre outros fatores, aspectos que denunciam sua prpria verdade, fissuras tantas vezes inconscientes - que nos permitem adentrar-nos em seu interior.

Para Joaqun C. Herrero, nosso corpo carne eletrizada pela energia psquica, carne que vibra pela ao de um carter. Ns humanos estamos especialmente dotados para detectar alm das palavras. Se nos deixarmos levar por um movimento inato de percepo, somos capazes de intuir realidades aparentemente no manifestas. No fosse assim, a convivncia seria todavia mais difcil do que .

66

Todo encontro com uma criatura de nossa espcie tem carter revelador. A expresso do rosto, com todas as suas possveis tenses, forma parte de um arcaico sistema de manifestao das emoes. A preocupao, a tristeza, a alegria... e os mais elementares sentimentos, so transmitidos de forma convincente por trs do silncio das palavras e com uma solitria vibrao do rosto. O que s - diz Emerson - grita to alto em meus ouvidos que no me deixa escutar o que dizes. A sabedoria popular, velha conhecedora das limitaes da linguagem oral, tem imprimido a tpica expresso: H coisas que no se dizem com palavras. Nossa linguagem oral um cdigo limitado que, para adquirir fora expressiva, precisa encarnar-se nos gestos e encher-se de sentimentos. No podemos esquecer tampouco que o fundo do ser humano, e sua verdade mais essencial esto tecidos com a trama de seus sentimentos. Seu corao tem papel determinante em sua vida. seu mundo emocional que sai ao nosso encontro em cada encruzilhada. No conhecimento do outro, a conexo com o mundo de seus sentimentos premissa fundamental. Nosso verdadeiro eu se revela na manifestao de nossos sentimentos. A etnia a que pertencemos, a profisso a que nos dedicamos, as associaes das quais fazemos parte e os esportes que praticamos, so referncias que poderiam encher as linhas de nossa ficha pessoal. Porm se algum nos confia seus sentimentos, seus motivos de alegria, ou seus sofrimentos, nos abre as portas de uma informao que tem muito a ver com o fundo de sua personalidade.

Tocar os sentimentos tocar a vida. Conhec-los toda uma revelao. Nossas relaes, se pretendemos que ultrapassem essa espcie

67

de pacto social que trivialmente chamamos de amizade, necessrio que levemos em conta essa comunicao e conhecimento essenciais. Com muita freqncia, as pessoas aparentam estar unidas, porm na realidade nunca chegaram a conhecer-se mutuamente, porque mantm suas emoes ocultas embaixo dos clichs de suas elucubraes.

Animar nossa atitude de escuta ativa com disposio empatia contribui de maneira amplamente positiva. A sensibilidade por todas as formas em que o outro se revela sem dvida importante e at necessria na arte de viver. capacidade de conhecer h que somar a capacidade de penetrao espiritual que a empatia comporta: ser capaz de sentir com. Colocar-nos no lugar do outro, tentar ver o mundo com seus prprios olhos, compreender suas motivaes e seu sistema de valores, constitui excelente contribuio no processo de conhecimento humano. A empatia uma das chaves fundamentais no mbito das relaes. Todos nos sentimos gratificados quando algum foi capaz de colocar-se em nosso lugar e compreender nossa situao, nossos sentimentos, e nossas inquietudes. Sem dvida alguma, a empatia emprestou a tais situaes qualidade superior ao que havia sido simples trato comum.

H pessoas que se mostram muito pouco receptivas ante os sinais que os demais emitem. Diria que tem significativa surdez emocional, falta de capacidade que lhes impede de estabelecer contato, inclusive consigo mesmas. Numerosos casos de violncia domstica, de sadismo fsico ou psicolgico tm seu fundamento nesta limitao pessoal que, na maioria das vezes, no fruto de educao ou do ambiente social, seno de

68

deficincia neurolgica.26 Em seguida especificamos alguns sinais mais comuns em empatia: ? Capacidade para estabelecer contato com as prprias emoes; ? Habilidade para dialogar com ns mesmos e modelar os prprios sentimentos; ? Disposio para escutar com ateno, respeito e interesse as mensagens que nos transmitem; ? Abertura a qualquer realidade que possa fazer-se presente no outro; ? Abster-nos de fazer reflexes moralistas ou valorizaes de qualquer tipo que filtrem o fluxo da comunicao; ? Dar mostras evidentes de que acompanhamos solidariamente o outro; ? Sermos capazes de agradecer a abertura dos demais para conosco; ? Valorizar qualquer pequeno detalhe que seja capaz de estabelecer vnculo mais eficaz com nosso interlocutor; ? Saber medir a temperatura emocional das distintas situaes em que nos encontramos; ? Ter especial sensibilidade para no ferir sentimentos, atuar a partir da compreenso das causas que poderiam estar encobertas por determinados sentimentos; ? A empatia comporta tambm a solidariedade, o saber estender a mo e oferecer o calor de nossa humanidade sempre que a solicitem.

26

HERRERO, Joaqun Campos. Inteligncia Emocional: suas capacidades mais humanas. Pg. 118. Traduo: Francisco Maurcio. Editora Paulus, 2002.

69

A psicologia humanista tem impregnado amplos setores sociais, criando disposio favorvel frente a qualquer possibilidade de crescimento e amadurecimento pessoal. O interesse pelo desenvolvimento da inteligncia emocional, o cultivo dos temas que so objeto de considerao desde este mbito, pertence a este campo de motivaes e goza de considervel aceitao. A empatia, como todo fator humano, susceptvel. Desempenham nela papel importante a educao, o ambiente, o conjunto de valores que predominam em nosso ninho emocional desde a mais tenra infncia.

A intuio nos aconselha a nos importar com as pessoas, a ter empatia. Tratar as pessoas com empatia a base da compaixo, do controle dos impulsos e do senso de responsabilidade pessoal. 27 5) Sociabilidade - a arte de lidar com as emoes dos outros. a capacidade de convivncia entre pessoas. a arte de conviver respeitando as diferenas. tambm a capacidade de compreender as emoes das outras pessoas interagindo com elas em proveito de todos. Ns humanos somos interdependentes e analgicos. Se falarmos para outras pessoas s em nvel lgico, eficiente e tcnico, por mais claro que sejamos, nunca conseguiremos construir uma relao profunda.28 As pessoas tm emoes e constroem pontes que as vinculam atravs de sentimentos profundos. So estas pontes emocionais que exercem uma verdadeira influncia nos relacionamentos. Nossa habilidade em nos

27

COOPER, Robert & SAWAF, Ayman. Inteligncia Emocional na empresa. Pg. 76. 9 ed. Traduo: Ricado Inojosa e Sonia T. Mendes Costa. Editora Campus, RJ, 1997. 28 KOZINER, Mrio. Apostila - Alfabetizao Emocional. Mdulo VI, Pg. 1. Instituto Koziner, Ba, 2000.

70

comunicar, depende de como nos conectamos e usamos nossas emoes. Enviamos sinais emocionais em todo encontro. Quanto mais hbeis somos socialmente, melhor administramos os sinais que enviamos. Cordial vem do latim cordiale: relativo ou pertencente ao corao. Afetuosos, sincero, franco. Portanto, ser cordial significa expressar sinceramente os prprios sentimentos. O grau de relao que as pessoas sentem em um encontro reflete-se na maneira como seus movimentos fsicos so organizados. H uma sincronia de movimentos entre ambas. Essa sincronia parece facilitar o envio e recepo de estados de espritos, mesmo os negativos. A eficincia interpessoal a habilidade com que as pessoas conduzem essa sincronia emocional. As pessoas fracas em enviar e receber emoes tendem a ter problemas em seus relacionamentos.

Poderamos enunciar que a sociabilidade a resultante dos quatro pilares anteriores da inteligncia emocional, ou seja: autoconscincia, administrao das emoes, automotivao e empatia, dos quais, a administrao das emoes e a empatia, juntamente com uma desenvolvida flexibilidade transmitida pelas posies perceptivas (um grupo de trs pessoas A, B e C que em silncio, sentadas se espelhando, procurando olhar nos olhos, estabelecem uma sintonia. A pessoa A - primeira posio fala sobre uma questo significativa do seu momento de vida. A pessoa B segunda posio - escuta com empatia e no final do depoimento de A, d um retorno do que ouviu e do que percebeu. A pessoa C - terceira posioescuta empaticamente o dilogo e avalia como observador a comunicao de A-B, o que viu e o que percebeu. E assim, trocam de posies, at que

71

cada pessoa experimente as trs posies), so os principais caminhos que conduzem a uma comunicao eficaz. No existe a no comunicao, necessitamos ter a conscincia de que a todo o momento estamos na interao humana, sabendo captar alm das palavras a inteno do interlocutor, compreendendo a totalidade da mensagem: estrutura superficial mais estrutura profunda. As pessoas sociveis lidam melhor com os relacionamentos e com as emoes dos outros e procura faz-lo de maneira tica e oportuna. Essas pessoas excelentes nessas aptides se do bem em qualquer situao que dependa de interao com os outros. So chamadas de estrela sociais. Para concluir, devemos lembrar os quatro pontos fundamentais para o sucesso da sociabilidade: a) Analisar e compreender relacionamentos; b) Solucionar conflitos; c) Ser cordial, e finalmente; d) Comunicar-se com eficcia e profundamente.

CAPTULO II

2. A INFLUNCIA DA MSICA NO SISTEMA EMOCIONAL

Musicalidade a possibilidade que ns temos de expressar a msica interna, ou entrar em sintonia com a msica externa, por meio de nosso corpo e nossos movimentos, por meio de nossa voz, cantando, tocando, percebendo um instrumento musical ou no, ou atravs de uma escuta musical atentiva.

72

O que se entende por msica interna? Pode ser aquela msica vivida no ambiente sonoro e internalizada. Faz parte de uma audio interna em que o indivduo pode evoc-la e ouvi-la, mentalmente, na sua memria.29 Agora no est mais fora, mas dentro do homem. Pode tambm ser aquela msica criada e vivida internamente, que permanece em nvel de audio interior e ainda no se materializou, ou seja, no foi expressa acusticamente. Permanece em nvel do pensamento. Quando reportamo-nos em musicalidade expressa corporalmente, estamos nos referindo a vrias possibilidades. Ento, vejamos. Se o indivduo vivencia com sua audio interior qualquer estrutura rtmica, esta pode se manifestar por meio do cantarolar, do expressar-se pela percusso do cho com os ps, ou do tamborilar uma mesa com os dedos. O ser humano dificilmente permanecer impassvel perante uma banda ou uma escola de samba desfilando na avenida. O ritmo musical mexe com os ritmos internos, com o pulsar do corao, com a respirao, com o andar. Diante de um ritmo marcante surge o movimento espontneo dos ps, o tamborilar dos dedos, o balano da cabea ou do corpo, o cantarolar. Ritmo vida e que est vivo no escapa dele. Quando os movimentos motores, como batimentos de mos ou de ps, coincidem com o som, no mesmo tempo em que estes so produzidos, tem-se a sincronizao sensrio-motora. As sensaes intraceptivas dos prprios ritmos internos, como dos batimentos cardacos e da respirao, so os primeiros elementos rtmicos bsicos da musicalidade do ser humano.
29

HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir. A musicalidade do Surdo. Pgs. 75-79 Editora plexus, So Paulo, 2003.

73

Willems define a msica como a atividade humana mais global, mais harmoniosa, aquela em que o ser humano , ao mesmo tempo, material e espiritual, dinmico, sensorial, afetivo, mental e idealista, aquela que est em harmonia com as foras vitais que animam os reinos da natureza, assim como com as normas harmnicas do cosmos. Considera-a como a arte do som e do movimento. Expressar a prpria musicalidade em sintonia com a msica interna ou externa uma possibilidade do homem. Aqui a audio tem um valioso papel. No entanto, enquanto funo ntegra, no se pode afirmar, que seja condio sine qua non para que a manifestao da musicalidade possa ocorrer. O surdo reage msica e expressa sua musicalidade. Isso demonstra que no exclusivamente pela via auditiva que os sons so captados, mas por todo o nosso corpo, uma vez que o surdo capta vibraes das ondas sonoras. Estas podem ser percebidas pelos ossos.

A pele o rgo dos sentidos mais vital. Pode-se viver sem audio, viso, olfato, paladar, mas impossvel viver sem a pele. A pele estabelece os limites do corpo, proporcionando sua relao com o mundo exterior. portanto, um meio de comunicao fundamental para o outro. Ela funciona como um canal de transmisso geral. Daqui se depreende que os sons possam afetar-nos por essa via. E, beneficiando-se dela, o surdo pode, ento, usufruir desse mundo sonoro e reagir a ele. Ouvir com todo o corpo, entrar em sintonia com as vibraes sonoras mediante toda extenso pericorporal. O conjunto perceptivo multissensorial permite ao surdo a vivncia musical e, assim, cria canais para a manifestao de sua prpria musicalidade. Com a capacidade do surdo em reagir vibraes sonoras

74

fica demonstrado o poder de penetrao da msica em qualquer parte do corpo humano, embora com variaes diferenciadas. 2.1 A msica no ouvido e no crebro humano.

A ferramenta principal da msica para a vida do ser humano o ouvido humano. a principal, mas no a nica.Os sons so vibraes que podem ser sentidas e interpretadas pelo corpo como um todo, pelos ps, pelas mos, atravs da caixa craniana.

O homem ouve com o crebro. O ouvido apenas capta o som - assim como todo o corpo - e o transmite para o crebro atravs de impulsos nervosos eltricos. O crebro humano, por sua vez, interpreta esses impulsos e nos informa como sons, barulhos, rudos, ritmos, pausas carregando toda energia da msica.30

Como funciona o ouvido? As ondas sonoras chegam aos nossos ouvidos e percorrem um canal interno, chegando ao tmpano. Este, sendo uma membrana, vibra de acordo com o som que chega at ele. Essas vibraes so transformadas em impulsos eltricos atravs de uma pequena corneta, chamada cclea (como se fosse um cabo de som). O ouvido humano no ouve todos os sons existentes, mas apenas aquelas ondas sonoras com freqncias entre 16 e 20.000 vibraes por segundo (chamada Hertz). Como os sons chegam ao crebro humano? A pessoa destra (aquela que usa o lado direito do corpo para suas principais atividades) apresenta o
30

DSena Editora Consultoria Com Ltda. Viver bem com a msica. Editora Melhoramentos Ltda, So Paulo, 2001.

75

lado esquerdo do crebro como centro de diversas capacidades. Cada hemisfrio desempenha funes especficas como as relacionadas a seguir: Hemisfrio Direito Som / altura Acorde Musical Imagens Sons Equilbrio espacial Emoes Holstico / Intuitivo Simultneo Instante no Tempo Hemisfrio Esquerdo Percepo da fala Falar Ritmo Leitura / Escrita Memria / Conversa Acentuao da voz Lgico / Analtico Linear Padro no Tempo

Pode-se compreender, desse modo, a existncia de algumas pessoas portadoras de gagueira que cantam normalmente - e muito bem, at! Como por exemplo, o nosso saudoso cantor Nelson Gonalves. Compreender como funciona o crebro importante, pois a msica no uma atividade que se encontre em uma parte nica do mesmo diferentemente da linguagem escrita ou falada. Desse modo, assim como o corpo todo sente as vibraes, o crebro todo ouve. O primeiro instrumento musical o corpo humano. Entre os sons e a natureza, o homem descobre o seu prprio corpo como intermedirio. Quando os estudiosos dos sons e da msica classificam os instrumentos musicais, descobrem que o corpo humano se encaixa em todas as categorias, ao mesmo tempo. Basta enumerarmos alguns dezenas de verbos que so relacionados aos sons produzidos pelo corpo humano, para ns

76

entendermos que somos uma verdadeira orquestra: suspirar, gritar, bater palmas, bater com os ps, assoviar, cantar, chiar, esfregar, estalar os dedos, respirar, sapatear, etc. Dentre todos os instrumentos, o piano e os pertencentes mesma famlia como o rgo, o harmnico, o acordeo; todos esses tm uma importncia fundamental para nosso estudo, porque so instrumentos estruturados para produzir harmonia musical e que estimulam o nvel intelectual deixando-o mais elevado. Outros instrumentos tambm de grande importncia para o nosso estudo so os de sopro, particularmente a flauta, estimulam fortemente a respirao, estando diretamente ligados ao sopro da vida. Na flauta, o som obtido conjugando o relaxamento das musculaturas da boca (incluindo a lngua) e da faringe, ao mesmo tempo em que se controla o fluxo de ar expirado. como se inspirssemos vida (oxignio) e expelssemos do nosso interior (gs carbnico).

Nos ltimos vinte anos, ns assistimos ao romper de todos os limites tecnolgicos, inclusive no campo da msica. H hoje disponibilidade de todo e qualquer tipo de apetrecho que facilite a explorao da musicalidade. E tanto para ouvir como para tocar, produzir ou reproduzir sons e msica.

2.2 Os benefcios da msica Pela prpria natureza da msica, os benefcios esto ligados s reas onde o fenmeno musical atua: nas emoes humanas, na capacidade da fala e no corpo. Muitos estudiosos dos efeitos dos sons e da msica sobre o homem concordam que os componentes principais da msica - ritmo,

77

melodia e harmonia - influenciam progressivamente reas distintas do ser humano, conforme podemos observar na tabela abaixo: 31 (Fig. 3).

Influncia
RITMO MELODIA HARMONIA

Corpo
Alta Baixa Baixa Fig. 3

Emoo mdia alta mdia

Mente baixa baixa alta

Assim, o som bsico, do ritmo, necessita apenas do ouvido - o elemento fisiolgico. Para ouvir a linha meldica (as notas cantadas em uma msica), necessrio adicionar um elemento afetivo. Entretanto, para reconhecer harmonias, j se usa a inteligncia, a capacidade de analisar e sintetizar. A figura acima apresenta um resumo desta influncia.

Estudos cientficos comprovam que o organismo humano alterado diante da msica. A energia musical causa os seguintes efeitos sobre o metabolismo humano: ? ? ? ?

Aumenta o metabolismo; Aumenta ou diminui a energia muscular; Altera a pulsao, a presso sangunea e a respirao; Afeta a percepo de outros estmulos.

Os efeitos dependero da variedade dos estmulos, da experincia pessoal e da formao de cada indivduo. Ainda assim, certos padres podem ser observados. Cada tipo de som provoca reaes nas pessoas conforme os instrumentos musicais e os estilos de msicas, variando
31

Corteseia da DSena Editora Consultoria Com Ltda. So Paulo, 2001.

78

ritmos, melodias e harmonias. Diferentes acordes musicais produzem diferentes efeitos sobre a pulsao e a respirao humanas. Igualmente as pausas e os intervalos das notas musicais, assim como a velocidade ou tempos dos acordes. Uma seqncia de acordes ininterruptos pode baixar a presso. E, ao contrrio, ela elevada pelos acordes secos, com batidas repetidas, montonas. Uma msica que decresce os acordes causa efeito na laringe, deixando a pessoa como se comeasse a chorar... Esses fatos - e muitos outros pesquisados pelos mdicos e cientistas - indicam a influncia das melodias mais melanclicas sobre as emoes. Os ritmos mais harmoniosos e saudveis, de andamentos menos angustiantes, so estimulantes ou calmantes.e a sua influncia acontece, sem os efeitos colaterais, em longo prazo, como o das substncias qumicas de alguns remdios, capazes de gerar dependncia.

O ritmo um componente musical que, com efeito, nos atinge no s o corpo, a mente e as emoes, mas at o subconsciente. comum, involuntariamente, acompanharmos o ritmo de uma msica, sem atrapalhar uma outra atividade que estamos executando - at mesmo estudar, fazer contas, ler. Ritmo um conceito de tempo, que nos dias de hoje, interfere sobremaneira em nossa vida. A melodia, por outro lado, identifica-se com a atividade humana. As emoes so como vibraes, notas diferentes de uma msica. provado o efeito que a melodia tem em fixar a ateno do ouvinte msica. A nossa memria guarda lembranas de sons, de msicas. Assim uma msica pode disparar um sentimento, uma lembrana, uma nostalgia, uma raiva, um choro. No age assim o soldado que, ao toque da corneta, ao bater dos

79

tambores, se lana heroicamente sobre o inimigo - independente do perigo contra a sua vida? Foi arremetido pela msica ao campo de batalha, com uma coragem que no lhe era natural. 2.3 Pesquisas do impacto da msica sobre os seres vivos

A) A influncia da msica sobre as plantas Nesta pesquisa, foram utilizadas quatro mudas de rosas; a primeira muda no seria submetida a nenhuma msica, para funcionar como controle. Observe-se que tudo foi feito em perfeitas condies laboratoriais. A segunda muda escutaria um rock Heavy Metal. A terceira muda um padro sonoro com msicas clssicas bem escolhidas, como Litz, Bach, Chopin, alternando-se esses compositores. A quarta muda foi ao mesmo tempo submetida msica clssica ALL NEW. O resultado aps quatro meses de experincia foi o seguinte:

a) A muda de rosas de controle, que no fra submetida a nenhum padro sonoro, teve seu crescimento natural, com suas razes de tamanho mdio e cresceram verticalmente.

b) A muda de rosas que foi submetida ao rock Heavy Metal recusouse a crescer, e ao cabo de trs semanas comeou a definhar tornando-se moribunda j na quinta semana. Suas razes no tiveram praticamente nenhum crescimento. No pequeno desenvolvimento que se observou, at iniciar o processo de degenerescncia, ela curvou-se para o lado contrrio ao da fonte sonora afastando-se.

80

c) A muda de rosas que escutara msica clssica, teve um crescimento maior que a muda de controle, tanto na sua altura quanto no tamanho das razes, o detalhe interessante, que ela se inclinou em direo fonte sonora. Seus brotos surgiram antes que o da muda de controle, e quando desabrochou o fez em maior quantidade que aquela. d) A muda que foi submetida ao padro sonoro ALL NEW cresceu cerca de 5 cm a mais do que a muda que ouvira os clssicos, e tambm apresentou as razes maiores que aquela, tendo da mesma forma se inclinado em direo fonte sonora. Seus brotos surgiram praticamente ao mesmo tempo em que os da muda aludida, notando-se uma quantidade bem maior de rosas mais robustas e portanto mais belas, na sua florescncia.32 B) Experincia com mas

Escolhemos ao acaso quatro mas de um mesmo lote em uma feira e submetemos s mesmas condies laboratoriais e duas dirias de msica; Uma ma no escutaria nenhum tipo de msica, para funcionar como controle. A segunda escutaria rock Heavy Metal. A terceira submetemos audio de msicas clssicas e semiclssicas, no caso ouviram a seleo de msicas da rdio Tupi FM. E a ltima ma que teria o privilgio de escutar a msica ALL NEW. O resultado da experincia foi o seguinte: a) A ma de controle, que no escutou nenhuma msica depois de seis dias ao ar livre deu os primeiros sinais de apodrecimento, e ao cabo de quinze dias estava completamente putrefata.
32

TAVARES, Alexandre. Projeto Evoluo pela Energia Musical. Rio de Janeiro, 2000.

81

b) A ma que foi condenada a ouvir rock no resistiu ao impacto desordenado daquele ritmo alucinante, sucumbindo j no terceiro dia dando sinais de deteriorao e de uma queda acentuada na sua constituio e em sua colorao. Aps oito dias estava completamente putrefata. c) A ma que foi submetida s msicas clssicas e semi-clssicas resistiu heroicamente at o 18 dia quando comeou a dar os primeiros sinais de sucumbncia. Seu perodo de vida vegetal ainda permaneceu at o 26 dia, quando apresentou uma completa degenerescncia caracterizada pelo odor caracterstico de putrefao do vegetal e desconstituio de sua estrutura bio-fsica. d) A ma que teve a audio da msica do estilo ALL NEW somente a partir do 24 dia comeou a demonstrar os primeiros sinais de mudanas em sua constituio fisiolgica. Este processo de alterao biofsica permaneceu at o 36 dia com a perda contnua de gua por evaporao, sem qualquer sinal ou cheiro de vegetal putrefato, mas apresentando-se como se estivesse sido empalhada. Este fato nos leva a concluir que a energia vibracional da msica ALL NEW consegue manter a estrutura molecular e implicitamente celular intacta, proporcionando uma transmutao para outro estado evolutivo e no involutivo. Por outro lado, pesquisas concluram que o violino o instrumento musical que mais favorece a qualidade dos vegetais. Espcimes de blsamo, de cana-de-acar, de cebolas, de alho e de batatas-doces reproduziram plantas em qualidade superior a outras que no foram regadas ao som do violino.

82

C) experincia realizada com 15 servidores na SEFAZ - CE Esta experincia constitui o objeto de estudo principal de nossa pesquisa. Atravs dela fizemos o teste de nossa hiptese que consiste em afirmar que: Ao ouvir determinada msica, as pessoas alteram seus batimentos cardacos, aumentando ou diminuindo suas pulsaes. O experimento foi realizado com 15 servidores da Secretaria da Fazenda do Estado do Cear. Improvisamos um laboratrio em uma das salas dos Recursos Humanos. Escolhemos a que poderia oferecer o mnimo de rudos externo para que fossem eliminadas ao mximo as interferncias. Usamos um aparelho de som e uma ficha de identificao (ver em anexo), e fizemos o acompanhamento dos registros das medies.Tambm explicamos aos participantes a razo do experimento e os procedimentos com as devidas orientaes. Os passos seguintes para a medio do processo foram:

a) Dividimos as pessoas em grupo de cinco para facilitar as medies, e distribumos uma ficha, onde cada um preenchera seus dados e fizera as anotaes de acordo com as medies. b) Realizamos quatro medies em dois momentos distintos. No primeiro momento, utilizamos msicas da linha rock Heavy Metal (sons de alta freqncia). E no segundo momento, msicas da linha ALL NEW (sons de baixa freqncia). Cada sesso de msicas durou um tempo de 15 minutos. c) Para comparar as alteraes que determinado tipo de msica poderia provocar, procedemos s medies, antes e depois de cada sesso (15 min.) de msicas, em grupos de cinco pessoas.

83

d) As pessoas ficaram vontade, e preferiram permanecer deitadas sobre os colchonetes. Para que o impacto das msicas fosse captado da forma mais real possvel, orientamos as pessoas a procurar evitar os filtros para captar e sentir ao mximo os trs elementos fundamentais da msica: ritmo, melodia e harmonia. Tambm apagamos as luzes durante cada sesso. e) Em seguida, procedemos s leituras, com um aparelho digital, o qual mede ao mesmo tempo, a presso arterial e a pulsao. Enfatizamos que fizemos um intervalo de 10 minutos entre uma sesso e outra para que as pessoas retornassem ao seu estado natural. Aps a realizao dos trabalhos chegamos as seguintes concluses: 1) O tipo de msica (rock, ALL NEW) realmente influencia na pulsao das pessoas, alterando os batimentos cardacos. 2) As pessoas reagiram diferentemente ao mesmo gnero de msica, seja rock Heavy Metal, ou do estilo ALL NEW. 3) Para algumas pessoas essa reao foi bastante significativa, comparadas com outras cuja variao deu-se em nvel pouco significativo. Entretanto, todas as pessoas reagiram interiormente e alteraram suas pulsaes. 4) Na sesso de Heavy Metal, que foi a primeira aplicada, a maior variao de pulsaes registradas em um dos participantes foi de 93 pulsos (antes de ouvir a msica) para 106 pulsos (depois de ouvir a msica), portanto, uma variao de 13 pulsos a mais, em apenas dez minutos, alterando assim a sua freqncia cardaca, o que

84

ao nosso ver muito significativo quando comparado ao tempo de exposio aplicado nos experimentos com as plantas e as maas, relatadas anteriormente, que foi em torno de trs meses. 5) O Heavy Metal teve tambm efeito inverso quanto pulsao em outras pessoas, registramos em um dos participantes uma queda de pulsos: 99 pulsos (antes de ouvir a msica) para 76 pulsos (depois de ouvir a msica), portanto uma baixa de 23 pulsos, isso ratifica o que outras pesquisas j detectaram - a msica reage diferentemente nas pessoas de acordo com seu nvel intelectual, sua experincia e seu grau de emoo. Embora independente disso, os elementos fundamentais da msica (ritmo, melodia e harmonia), como tambm j foi comprovado, influiro no ser humano (corpo, emoo e mente). 6) Com relao ao estilo ALL NEW (sons leves com baixa freqncia, incluindo sons de natureza), na segunda sesso (15 min.), observamos uma maior regularidade nas pulsaes. Praticamente em todas as pessoas, dentre o total de 15 (quinze) tiveram suas pulsaes baixadas. Apenas duas pessoas, registraram uma pulsao superior primeira leitura, e em apenas um pulso a mais, enquanto as demais registraram variaes de queda entre 9 (nove) e 3 (trs) pulsos, com esses resultados ficam demonstrados o efeito tranqilizador desse tipo de msica atuando no interior das pessoas. 7) Constatamos ainda, atravs dos sentimentos expressos dos participantes, que alguns deles sentiram dor na cabea enquanto ouviram os sons do Heavy Metal, e ao contrrio, sentiram sensao de paz e harmonia ao ouvirem os sons da ALL NEW.

85

8) As msicas utilizadas neste experimento foram as seguintes: Anthem For The Year 2000; Spawn Again; Dearest Helpless; Satin Sheets, do CD Silverchair - Neon Ballroom (primeira sesso) e Luz Interior; Renovao; Tema de Alexia; Fibra de algodo e xtase, do CD ALTA musical Energy - Alexandre Tavares (segunda sesso). 9) Registramos tambm variaes na presso arterial, tanto na sesso de Heavy Metal, como na sesso de ALL NEW, porm no faz parte de nossa anlise, em razo disso, no teceremos quaisquer comentrios a respeito. 10) Diante do exposto, atravs do experimento realizado, confirmamos assim, a nossa hiptese como sendo verdadeira.

2.4 Uma msica para determinado momento ou finalidade ? Sons relaxantes: - Hino ao sol ( Rimsky Korsakov) - Sonho de amor (Litz) - O Lago do Cisne (Tchaikovsky) - Fantasia e Fuga em Sol Menor ( Bach) - Serenata (Schubert) - Largo de Xerxes (Haendel) ? Sons tranqilizantes: - Ave Maria (Schubert)

86

- Sute em R Maior (Bach) - Cano da ndia (Rimsky Korsakov) - Reviere (Schumann) ? Sons tonificantes: - Abertura de Ada (Verdi) - Judeus (da pera Fausto - Gounod) - A Grande Marcha do Tannhauser (Wagner) - Sinfonia n 5 (Dvork) ?

Sons estimulantes: - Adgio (Albinoni) - Serenata (Toselli) - Daphnis et Chlo (Ravel) - As Criaturas de Prometeu ( Beethoven)

Sons para combater ansiedade: - Barcarola (Offenbach) - Sonhos de Uma Noite de Vero (Mendelssohn)

Sons para combater a depresso e o medo: - Sonho de Amor (Litz) - Serenata (Schubert)

Sons para combater a insnia e o nervosismo: - Sonata ao Luar (Beethoven) - Sonho de Amor (Litz)

Sons para combater o estresse:

87

- Traumerg (Schumann) - Clair de Lune (Debussy) - Melodia Matinal (Grieg) ? Sons para estimular a memria: - Concerto em D Maior para Bandolim, Corda e Clavicrdio (Vivaldi) - Largo do Concerto em D Maior para Clavicrdio (Bach) - Spectrum Sute, Confort Zone e Starborn Sute (Stephen Halpern) ? Alguns efeitos das principais sinfonias de Beethoven: autoconfiana; - Segunda sinfonia: gera fora de vontade e poder de deciso; - Terceira Sinfonia: equilibra o sistema nervoso e combate a tenso; - Quarta sinfonia: elimina o dio, o cime, inveja, vingana e luxria; - Quinta Sinfonia: estimula a reflexo; - Sexta Sinfonia: estimula a criatividade; - Stima Sinfonia: estimula a espiritualidade.33 Outras opes de utilidade da msica conforme Zlia Patrcio e Tarcizo Gonalves Filho.34
33 34

Primeira

Sinfonia:

estimula

motivao

REVISTA, n 2. Terapia Musical. Editora Degerati, 20 00. PATRCIO, Zlia & FILHO, Tarcizo Gonalves. Comunicao e Conscincia do Corpo: Toques para danar a vida, 2 ed. So Paulo. Editora Paulinas, 1999.

88

Sugestes de msicas para vivncia de desinibio e entrosamento: ? Reconvexo - Maria Betnia Minha histria - 63752131 1989 GAPA / Warner Chappell - Polygram ? Ilumina - Maria Betnia 64420922 1992 - Warner Chappell - Polygram ? Sonho meu - Gal Costa 60604190 1978 - Warner Chappell - Polygram ? Alabari Csar Camargo Mariano 64002659 - Som Livre Sugestes de msicas para relaxamento em vivncias corporais: ? Memory of Antarctica - Vangelis Antarctica by Vangelis - 63481740 1993 - Polygram ? Farol da Liberdade - Marcus Viana Sagrado - SSCD004 1991 - Sonhos e Sons ? Dana das fadas - Marcus Viana Sagrado - SSCD004

89

1991 - Sonhos e Sons ? Hayimari - Kitaro Kitaro Kojiki - 64801438 1990 - Geffen ? Sozo - Kitaro Kitaro Kojiki - 64801446 1990 - Geffen ? Reimei - Kitaro Kitaro Kojiki - 64801497 1990 - Geffen ? Portrait ( Out of the blue )- Enya Enya the celts - 64051380 1992 - Ariola Discos Sugestes de msicas para disciplina e sensualidade: ?

Bola de meia e bola de gude - Milton Nascimento Amigo - 658189

1994 - Warner Music ?

Procession - Vangelis Vangelis the city - 64173771 1991 - Plygram

Tango to Evora - Lorenna Mckennitt

90

The visit - 64748308 1991 - Warner Music ?

Between the Shadows - Lorennna Mckennitt The visit - 64748111 1991 - Warner Music

The Lady of Shalott - Lorena Mckennitt The visit - 64748286 1991 - Warner Music

Sugestes para danar o toque de energia: ?

Quebra cabea sem luz - Oswaldo Montenegro Gerao pop - 60684909 1993 - Warner Music

Incompatibilidade - Oswaldo Montenegro Gerao pop - 61097454 1993 - Warner Music

Intuio - Oswaldo Montenegro Gerao pop - 61097600 1993 - Warner Music

Aquela coisa toda - Mongol 61097462 - 1993 - Warner Music

Por brilho - Oswaldo Montenegro

91

61097438 - Warner Music - 1993. Diante do fantstico mundo da msica, considerando sua variabilidade, diversidade e riqueza, assinalamos apenas algumas amostras do potencial, daquilo que a msica pode oferecer de opes, para usarmos nos momentos de aprendizagem emocional. A msica tem ainda, um imenso campo de aplicao nos dias atuais. Um exemplo moderno destes tpicos efeitos da msica - so as msicas marciais - dos ritmos associados s prticas de ginsticas em academias. Obviamente, estamos falando de duas coisas bem distintas mas que aplicam o mesmo princpio musical: motivar a pessoa a alcanar limites no imaginados no seu esforo de superar-se. Est no subconsciente de todos os povos o identificar-se musicalmente com a ptria. Desse modo, somos condicionados, desde crianas, aos sentimentos superiores de amor, devoo, respeito e sacrifcio quando ouvimos o Hino de nosso pas. Nas competies internacionais, podemos observar muitos atletas emocionados quando toca o hino do seu pas: o poder da msica!

Nos cultos religiosos, a combinao de msica e palavras, por exemplo, amplifica o fervor, a devoo, a crena, a f. Pois as palavras no podem expressar, tanto quanto a msica, as emoes do corao humano. Na religio crist, os Salmos de Davi eram, na sua maioria, canes para serem acompanhadas de instrumentos.

Os estudiosos da msica afirmam que o compositor clssico, Mozart, foi o gnio musical que conseguiu registrar em suas composies uma

92

verdadeira enciclopdia de sons, ritmos e estilos que mais se identificam e se harmonizam com o sistema nervoso humano. Como se Morzat houvesse feito uma radiografia das vibraes musicais da humanidade e reproduzido tais vibraes em sua msica. Por esse motivo, os especialistas recomendam que, ao ouvirmos a msica de Mozart, prestemos ateno s nossas reaes fisiolgicas: batimentos cardacos, secura na boca, respirao, relaxamento muscular. A msica tem sido objeto de estudo da Fsica, da Histria e da Esttica. Do ponto de vista da Fsica, tratada como fato musical na sua musicalidade exterior. Variaes de altura, intensidade, durao, ritmo, melodia e harmonia. As diferenas dos corpos sonoros quanto ao tamanho, forma e ao material vo definir a singularidade sonora, determinando o timbre. Do ponto de vista da Histria, ela vista na sua cronologia, nas relaes com seu tempo, espao e cultura. Do ponto de vista da Esttica, a msica abordada sob o ngulo dos efeitos que produz no homem sensaes, emoes, sentimentos, ou idias que pode provocar. CAPTULO III Metodologia

Aps escolha do tema, consciente de sua importncia para o educador emocional, partimos para um estudo criterioso das reflexes tericas, parte delas j mencionadas no prprio texto. No primeiro momento tivemos dificuldades em fazer as relaes tericas da msica com a educao emocional, mas medida que avanamos no estudo, tudo foi ficando claro, a tal ponto de, praticamente tudo fluir naturalmente. Essa emoo que sentamos medida que nos aprofundvamos nos fundamentos

93

tericos nos dava a segurana de que estvamos no caminho certo, e assim, de uma maneira muito prazerosa, este trabalho foi se delineando, encontrado suas formas dentro dos critrios que todo trabalho cientifico preconiza em um campo de pesquisa. Desse modo, partimos desde a introduo, procurando tratar os conceitos com clareza, a ponto de qualquer pessoa leiga no assunto poder dirimir suas dvidas sem maiores dificuldades, seja nas referncias musicais, seja nas referncias emocionais, tudo foi pensado e produzido como um processo, onde podemos facilmente, identificar comeo, meio e fim.

Aps a introduo, construmos o desenvolvimento do tema, onde descemos mais profundamente ao estudo, objeto da pesquisa, buscando a contribuio que a msica, como instrumento, poderia oferecer ao educador emocional, uma vez que, ele a utiliza, consciente ou, inconscientemente, porm no tendo dvida quanto aos seus efeitos benficos, alm de instrumento facilitador nos desbloqueios das emoes humanas.

No segundo momento, realizamos a pesquisa de campo, na Secretaria da Fazenda do Estado do Cear, com 15 colaboradores, que espontaneamente, prontificaram-se a contribuir com as razes da pesquisa.

Os procedimentos da pesquisa j o detalhamos no item 2.3 - C, do captulo anterior, seria enfadonho repeti-los, o que poderamos acrescentar, tendo em vista nosso objetivo que, mesmo tendo estudado com um pequeno grupo pessoas, percebemos a importncia da influncia da msica no ser humano, particularmente no sistema emocional. Como o trabalho cientfico utiliza-se do mtodo indutivo, e no dedutivo, ou seja, partindose da parte chega-se ao todo, e no ao contrrio. Chegamos a concluso de que aquele pequeno grupo retratou uma realidade existente hoje, na

94

empresa, na comunidade e at na sociedade. Obviamente, esse um campo que em um futuro prximo ser bastante estudado, pois se trata da subjetividade humana, e ritmo de mudanas em que vivemos, pressionar o homem a se preocupar com o que est dentro dele, pois e que vem de fora, muitas vezes voltil e o deixa infeliz.

As estratgias utilizadas para esse trabalho foram ferramentas simples, j que estvamos trabalhando com um mundo subjetivo, que o ser humano, quanto mais simples for o mtodo, o seu manuseio, menos incorremos em erros. Esse foi um cuidado que tivemos ao realizar esse trabalho de campo. 3.1 Caractersticas do estudo e da natureza da pesquisa Neste item, dado a natureza do problema, decidimos por trabalhar com as duas modalidades, combinando os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo em vista o trao definidor da pesquisa, a subjetividade, e o instrumental utilizado, um aparelho para medio da pulsao e uma ficha para registros das medies. Pois entendemos que, enquanto a pesquisa quantitativa mais apropriada a objetos de observao comparveis entre si, a pesquisa qualitativa de destina a trabalhar com a complexidade e as contradies de fenmenos singulares em termos de suas origens e de sua razo de ser. Da se justificar a combinao no mtodo aplicado, pois estamos diante deste fenmeno denominado emoo. 3.2 Formulao da hiptese

Atravs da expresso no verbal j percebemos algumas modificaes que o nosso corpo, mente e emoo, confrontam ao ouvir e

95

sentir determinada msica. Atravs da hiptese, ns queramos saber o que ocorreria em nosso interior que identificasse essas alteraes que, em algumas pessoas, fluam mais claramente e em outras mais sutilmente. E para testar esse fato internamente, pensamos em um parmetro interno, a pulsao, se esta se alteraria, ao ouvirmos determinada msica.

A hiptese foi elaborada nos seguintes termos: Ao ouvir determinada msica, as pessoas alteram seus batimentos cardacos, aumentando ou diminuindo as suas pulsaes.

Conforme nos referimos anteriormente, a hiptese foi confirmada, atravs do experimento realizado com 15 servidores da SEFAZ-CE, ou seja, a msica quando ouvida e captada, altera a pulsao (freqncia cardaca) das pessoas, e dependendo do gnero, essa alterao ser mais ou menos acentuada.

3.3 Populao e amostra Em nosso caso como trabalhamos com uma natureza combinada, considerando aspectos tanto quantitativos como qualitativos. Quanto ao aspecto quantitativo, a populao teve como objetivo estabelecer generalizaes, a partir de observaes do grupo de 15 (quinze) pessoas, que nesse caso, no representariam apenas a SEFAZ-CE, mas a parcela da sociedade que tem caractersticas intelectuais, culturais e sociais semelhantes. Quanto ao aspecto qualitativo o nmero de indivduos pesquisados est diretamente relacionado com a profundidade das informaes, e por isso, atende a nosso objetivo.

96

3.4 Instrumento de pesquisa O instrumento de pesquisa utilizado foi o convite espontneo de pessoas que trabalham na Secretaria da Fazenda do Estado do Cear. E para registro, como j relatamos antes, elaboramos uma ficha, na qual solicitamos alguns dados pessoais, e nos demais itens, colhemos as informaes relacionadas com os dados da pesquisa. Durante o experimento, cada participante ficava com sua ficha ao lado para proceder as medies. Outro instrumento utilizado tambm foi um aparelho de som para reproduo das msicas.

CONCLUSES

Com esse pequeno ensaio que realizamos, percebemos que a msica um instrumento poderoso para a Educao Emocional. Esta, deve utilizla como veculo transformacional de grupo de educadores emocionais. Muitas vezes, ela usada inconscientemente, por intuio, seja como dinmica, seja como tcnica, seja como mtodo, ao final ter como objetivo sempre: a harmonia grupal, o equilbrio emocional, o aprendizado da conscincia corporal e intelectual. A msica trs benefcios amplos ao ser humano, pois atua primeiramente nas reas centrais do crebro e depois se espalha por todo o ser, atingindo desde o concreto (corpo fsico) ao abstrato (sentimentos). Por isso, quando bem empregada ela um lenitivo muito eficaz e benfico.

97

sabido que a msica est relacionada a experincias emocionais. O que poucos sabem que ela pode acalmar ou agitar o ser humano, e que existe um tipo de msica saudvel por si s, composta e utilizada de uma maneira especial e com determinado propsito. um tipo de msica cuja qualidade e padro do som est ligado ao relaxamento, meditao, tranqilidade e sua utilizao aumenta, a cada dia, em toda parte do mundo inclusive no Brasil. O indivduo de uma maneira geral vive hoje na freqncia BETA (12 a 25 Hz), altamente estressado, ansioso e com medo. Este som induz passagem para a freqncia ALFA (7 a 12 Hz), conduzindo a um estado de grande harmonia e paz interior. A educao emocional, tambm busca esse mesmo estado para as pessoas, por isso, percebemos que Msica e Educao Emocional, esto intimamente interligados, e se trabalhamos mais conscientemente essa parceria, haver um grande ganha-ganha, e o ser humano, ser o escolhido para usufruir desse produto de poder transformador, que est dentro dele mesmo, mas no basta descobrir.

98

ANEXO

FICHA DE PESQUISA
DATA:......./......../........ LUGAR:......................................................................................................... NOME................................................................................................ ENDEREO:................................................................................................... TELEFONE:....................................SEXO:......................IDADE:.................

MEDIES 1) ANTES DE OUVIR MSICA PESADA: TEMPO:.................PULSO:................PRESSOARTERIAL:........./........... SENTIMENTOS:............................................................................................ 2) APS OUVIR MSICA PESADA: TEMPO:.................PULSO:.................PRESSOARTERIAL:........./.......... SENTIMENTOS:............................................................................................ INTERVALO: 10 MIN. 3) ANTES DE OUVIR MSICA LEVE: TEMPO:.............PULSO: ............. PRESSO ARTERIAL :........../............. SENTIMENTOS:............................................................................................ 4) APS OUVIR MSICA LEVE: TEMPO:.............PULSO: .............. PRESSO ARTERIAL :........../............ SENTIMENTOS:............................................................................................ CONCLUSO: PULSO:................. PRESSO ARTERIAL:........../.............

99

BIBLIOGRAFIA

ANTUNES, Celso. A inteligncia Emocional na Construo do Eu.10 ed. Editora Vozes, Petrpolis, 2002. CLARET, Martin. O poder da msica. Editora Martin Claret Ltda, So Paulo, 2001. COOPER, Robert & SAWAF Ayman. Inteligncia Emocional na Empresa. Traduo: Ricardo Inojosa e Sonia T. Mendes Costa. 9 ed. Editora Campus, RJ, 1997. DSena Editora Consultoria Com Ltda. Viver Bem Com a Msica. Editora Melhoramentos Ltda, So Paulo, 2001. KROLYI, Otto. Introduo Msica. Traduo: lvaro Cabral. Editora Martins Fontes, So Paulo, 2002. GOLEMAN, Daniel & BOYATZIS, Richard e MCKEE, Annie. O Poder da Inteligncia Emocional. Traduo de Cristina Serra. Editora Campus, RJ, 2002. GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligncia Emocional. Editora Objetiva, RJ, 2001. GOTTMAN, John & DE CLAIRE, Joan. Inteligncia Emocional e a Arte de Educar Nossos Filhos. 31 Ed. Editora Objetiva, RJ, 1997. GREGORI, Maria Lcia P. Msica e Yoga: transformando sua vida. Editora DP&A, RJ, 1998. HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir. A Musicalidade do Surdo. Editora Plexus, So Paulo, 2003. HERRERO, Joaqun Campos. Inteligncia Emocional e Suas Capacidades Mais Humanas. Traduo: Francisco Maurcio. Editora Paulus, So Paulo, 2002.

100

PAHLEN, Kurt. Nova Histria Universal da Msica. Editora Cia. de Melhoramentos, So Paulo, 1991. PATRICIO, Zlia & FILHO, Tarcizo Gonalves. Comunicao e Conscincia do Corpo. 2 Ed. Editora Paulinas, So Paulo, 1999. SNYDERS, Georges. A Escola Pode Ensinar as Alegrias da Msica? 3 Ed. Editora Cortez, So Paulo, 1997. TAVARES, Alexandre. Evoluo Pela Energia Musical. Copyright, RJ, 2000. WEISIGNER, Hendrie. Inteligncia Emocional no Trabalho. Traduo: Eliana Sabino. 18 Ed. Editora Objetiva, RJ, 2001.

Anda mungkin juga menyukai