Anda di halaman 1dari 13

Fases da matria

Considera-se que a matria se apresenta em trs estados distintos: slido, lquido e gasoso.

Fases da matria
A tabela mostra algumas caractersticas fsicas de cada fase:

Fases da matria
Uma substncia pode passar de uma fase para outra recebendo ou cedendo calor.

Fases da matria
Outra figura para ilustrar as mudanas de fase.

Fuso
Exemplo: fuso do gelo 1 Lei: sob presso constante a fuso de uma substncia se processa temperatura constante. 2 Lei: para uma dada presso, cada substncia possui sua prpria temperatura de fuso. A temperatura de fuso de cada substncia varia com a mudana de presso. Durante a fuso, a maioria das substncias sofre aumento de volume. Algumas, no entanto, como a gua, apresentam comportamento inverso.

Influncia da presso na fuso


1 caso: a substncia 2 caso: a substncia diminui aumenta de volume ao de volume ao fundir-se (o fundir-se (a maioria das caso da gua) substncias)

Vaporizao
Pode ocorrer de trs formas: Evaporao quando a passagem da forma lquida para a forma gasosa ocorre de maneira lenta na superfcie do lquido. Ebulio quando a passagem da forma lquida para a forma gasosa ocorre de forma difusa em todo o lquido. Calefao quando a passagem da forma lquida para a forma gasosa ocorre de forma brusca, em uma temperatura superior do lquido.

Influncia da presso na vaporizao


1 Lei: sob presso constante, a ebulio de uma substncia se processa temperatura constante. 2 Lei: para uma dada presso, cada substncia possui sua prpria temperatura de ebulio. A temperatura de ebulio de cada substncia varia com a mudana de presso. A gua (novamente!) no entra em ebulio mesma temperatura em So Paulo e em La Paz devido diferena de presso atmosfrica entre as cidades.

Influncia da presso na vaporizao


O grfico a seguir mostra como a presso atmosfrica varia com a altitude:

Calor latente ou calor latente especfico


O calor latente provoca apenas a mudana de fase de uma substncia, sem alterar sua temperatura. A quantidade de calor que 1 grama de uma substncia precisa ganhar ou perder para mudar de fase denominada calor latente especfico, ou simplesmente calor latente.

Q L = Q = Lm m
L: calor latente da substncia

Unidade no SI : cal/g

Q: quantidade de calor recebida ou cedida m: massa da substncia

Aplicaes
1) Considere um recipiente termicamente isolado contendo inicialmente 200 g de gelo a 10 C. Determinar a quantidade de calor que essa massa de gelo deve receber para se transformar em 200 g de gua lquida a 20 C, dados: calor especfico do gelo = 0,5 cal/ g.C; calor especfico da gua = 1 cal/g.C; calor latente de fuso do gelo = 80 cal/g)

Aplicaes
2) Uma pedra de gelo a 0 C colocada em 200 g de gua a 30 C, num recipiente de capacidade trmica desprezvel e isolado termicamente. O equilbrio trmico se estabelece em 20 C (dados: calor especfico da gua = 1 cal/g.C; calor latente de fuso do gelo 80 cal/g). Qual a massa da pedra de gelo?

Anda mungkin juga menyukai