Anda di halaman 1dari 9

Senado Federal Biblioteca Acadmico Luiz Viana Filho

O CDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 1973 E SUAS ALTERAES

Braslia Janeiro de 2010

1 INTRODUO O presente estudo tem como objetivo fornecer subsdios para a Comisso de Juristas encarregada de elaborar Anteprojeto do Novo Cdigo de Processo Civil, instituda pelo Ato do Presidente do Senado Federal n 379, de 2009 e possibilitar o acompanhamento da comunidade em geral. Foi realizado um pequeno histrico sobre o processo civil no Brasil e efetuado um levantamento das alteraes sofridas pelo Cdigo de Processo Civil vigente, de 1973, disponibilizando em texto integral as leis que modificaram esse Cdigo. A legislao citada no trabalho refere-se quela que alterou o Cdigo, excluindo-se, a legislao correlata e a legislao complementar.

2 ANTECEDENTES HISTRICOS Antigamente, o Direito Processual Civil era designado Direito Judicirio Civil, o qual pode ser definido, de forma resumida, como o ramo do direito que se destina soluo das lides civis. Conforme Oliveira (2009), o Direito Processual Civil tem por objeto o processo, que o principal instrumento do Estado para o exerccio da jurisdio, que visa compor o conflito de interesses. At o sculo XIX, no se distinguia o direito material dos procedimentos usados para repar-lo, at mesmo no direito romano, considerado o mais desenvolvido da Antiguidade e Idade Mdia. Como explica Dutra (2008) enquanto os povos germanos ainda apresentavam conceitos religiosos, crenas e misticismos ligados ao direito, os romanos j lhe haviam concedido um aspecto cientfico, embora no o dividissem claramente na vertente material e na processual. O direito no Brasil, desde o descobrimento das terras brasileiras pelos portugueses em 1500, esteve forosamente vinculado ao direito portugus, o qual, por sua vez, estava vinculado ao direito ocidental do sculo XV. Ainda segundo Oliveira (2009), o direito no Brasil nasceu sob o imprio das Ordenaes Afonsinas, de 1446, as quais consolidavam a legislao portuguesa desde Afonso II at Afonso V. As Ordenaes no eram uma codificao do direito como conhecemos hoje, mas uma compilao coordenada de regras e leis, sendo dividia em cinco livros. O Livro III era destinado ao processo civil. As Ordenaes Afonsinas tinham como fonte a legislao feudal, o direito romano justinianeu e as Decretais de Gregrio IX, tendo vigorado em Portugal e no Brasil at 1521, quando ocorreu a publicao das Ordenaes Manuelinas. As Ordenaes Manuelinas vigoraram de 1521 at 1603. Tinham como mote o poder absoluto do rei. A distribuio das matrias segue a do cdigo anterior, alterando somente a ordem dos ttulos, artigos e pargrafos.

Em 1603, Felipe III, da Espanha, publica as Ordenaes Filipinas, que seguiram o mtodo e a sistematizao das matrias manuelinas, em cinco livros. Segundo Franco (2005), essas ordenaes apresentaram algumas modificaes em matria processual. Especificamente no Brasil, destacaram-se:
os regimentos da Relao da Bahia (o de 25 de setembro de 1587 e o de 7 de maro de 1609), do capito-mor da Paraba (9 de maio de 1609), dos provedores-mores (10 de dezembro de 1613), da Ouvidoria do Rio de Janeiro e Minas (5 de junho de 1619), da Ouvidoria Geral (14 de abril de 1628), dos capites-mores e ouvidores (contidos no mesmo Regimento do ouvidor-geral de 14/4/1668), do ouvidor da Capitania Independente do Maranho (alvar de 7 de novembro de 1619), alm de leis referentes a ndios e a estrangeiros. (OLIVEIRA, 2009).

E assim, durante trs sculos de colnia portuguesa, o Brasil viveu sob a gide de trs ordenaes e das cartas dos Donatrios, dos governadores e dos ouvidores. Quando o Brasil tornou-se independente de Portugal em 1822, ainda vigoravam as Ordenaes Filipinas. Por decreto imperial, as normas processuais do novo imprio continuaram seguindo as Ordenaes e algumas leis extravagantes posteriores. Significativas mudanas no direito brasileiro ocorreram com a Constituio de 1824, que, finalmente, instituiu a separao de poderes: Legislativo, Executivo e Jurisdicional. At este momento, desde a Antiguidade, confundiam-se o judicial, o administrativo, o fiscal e o militar, situao comum, segundo Pacheco (1999, p. 64), quando se centraliza o poder por qualquer razo poltica, ainda que imbuda dos melhores propsitos. Em 1832, a Lei de 29 de novembro promulga o Cdigo de Processo Criminal de primeira instncia, que incluiu disposies acerca da administrao da Justia Civil. Mas foi em 1850 que surgiu uma importante codificao na rea processual civil: o Regulamento 737, de 25/11/1850 (Decreto imperial n 737/1850), cujo objetivo era determinar a ordem do juzo e regular matrias no processo comercial. Mas, na verdade, no mbito do processo civil perduravam as Ordenaes. Como comenta Fux (2005, p. 35), tanto o Cdigo de Processo Criminal do Imprio, que continha disposies provisrias acerca da justia civil, quanto o Regulamento n737, de 1850, mantinham na essncia e estrutura o processo das Ordenaes de fundo romano-cannico. A regulao das causas cveis seguia-se atravs de leis esparsas, como a Lei n 2.033, de 20 de setembro de 1871 (Altera diferentes disposies da Legislao Judiciria), levando o governo a tentar corporificar o universo processual em um nico ordenamento. A Consolidao das Leis do Processo Civil, do Conselheiro Antnio Joaquim Ribas, passa a ter fora de lei em virtude da resoluo imperial de 28 de dezembro de 1876. Dividia-se em duas partes: a primeira, relativa organizao judiciria; e a segunda, forma do processo.

Com a proclamao da Repblica, uma das primeiras medidas tomadas com relao ao processo civil, foi que se aplicasse ao processo, ao julgamento e execuo das causas cveis em geral, as disposies do Regulamento 737 de 1850. Mantiveram-se as Ordenaes, complementadas pela Consolidao de Ribas. Logo depois, a Constituio de 1891 institui a dualidade processual, autorizando os Estados a legislar infraconstitucionalmente no campo processual (FUX, p.36). Entre 1905 e 1920 vrios estados j utilizavam cdigos prprios. Com a Revoluo de 1930 vrias comisses que atuavam na rea de reformulao legislativa no pas tornaram-se inoperantes. A consequente Constituio de 1934 restabelece a unidade do processo, tornado a elaborao de leis processuais competncia exclusiva da Unio. 3 O CDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 1939 No Estado Novo, a Constituio de 1937 mantm a unidade processual e encomenda um novo projeto de cdigo processual civil: nasce o Cdigo de Processo Civil de 1939, institudo pelo Decreto-Lei n 1.608/1939. O Cdigo de 1939, resultante de um esboo de Pedro Batista Martins, revisto pelo ento Ministro da Justia Francisco Campos, por Guilherme Estellita e por Abgar Renault, teve o propsito de consagrar o princpio da oralidade, segundo o exemplo do importante Cdigo de Processo Civil da ustria, redigido por Franz Klein. Representou, sem dvida, o passo decisivo para fazer com que nosso direito processual civil penetrasse as sendas do processo cientificamente concebido. O primeiro efeito foi o estmulo s obras doutrinrias que valorizaram nosso acervo jurdico. Com severas crticas lanadas pela doutrina e o surgimento de vrias leis extravagantes, tornou-se necessria a reformulao do Cdigo de 1939. 4 O CDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 1973 Em 1963 encomendado ao jurista Alfredo Buzaid, professor da Faculdade de Direto de So Paulo, que seria posteriormente Ministro da Justia, a elaborao de um anteprojeto de Cdigo Processual Civil. Em 1969, o anteprojeto de Buzaid e a exposio de motivos do anteprojeto so analisados por uma Comisso composta por Machado Guimares, Jos Frederico Marques e Luiz Antnio de Andrade. Todo esse trabalho converte-se no Projeto de Lei n 810/72 e na Lei n 5.869/73 de 11 de janeiro de 1973, que instituiu o Cdigo de Processo Civil, vigente at hoje. No se pode negar que o Cdigo Buzaidiano no foi uma obra de seu tempo em razo de como se posicionava a doutrina dominante quando foi editado. Nossos olhos no estavam ainda suficientemente abertos, nem nossos sentimentos atentos verdadeira revoluo cultural em prol da bandeira da

efetividade do processo, ento brotando em plagas europias (DINAMARCO, 2002, p. 23). O atual Cdigo brasileiro se inspirou, em grande parte, nos diplomas similares da Itlia, Alemanha e Portugal, alm de manter vrios institutos, j formados sob a gide de nossa melhor tradio. Aprimorou, a tcnica, a terminologia, as diretrizes e o sistema do Cdigo anterior, que datava de 18 de setembro de 1939. O art. 1.220 da Lei 5.689/1973, determinava que o Cdigo s entraria em vigor em 01.01.1974. No entanto, j em 01.10.1973, ele sofreria uma primeira alterao pela Lei 5.925, de 01.10.1973, que modificou vrios de seus dispositivos. Alguns juristas consideram essas modificaes como uma verdadeira reforma processual, mas, de acordo com J. E. Carreira Alvim (2009, p. 13), as alteraes configuraram apenas corrigendas, com o propsito de harmonizar os dispositivos do Cdigo, o que pareceu necessrio ao legislador da poca. A partir da, seguiram-se pequenas alteraes e mini-reformas, transformadas em lei, enumeradas no item 4 deste trabalho, em pontos distintos do Cdigo, modificando-o de alguma forma nos 35 (trinta e cinco anos) de sua vigncia. Algumas comisses, cujo histrico est disponibilizado no endereo eletrnico da Comisso do Novo Cdigo de Processo Civil http://www.senado.gov.br/sf/senado/novocpc/pdf/CPC_Comisses_histria.pdf , foram institudas com o objetivo de tentar reformular o atual Cdigo de Processo Civil. As ltimas e recentes modificaes integram um pacote de mudanas, chamadas convencionalmente de Pacto de Estado em Favor de um Judicirio mais Rpido e Republicano, onde os trs chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio concordaram em tecer esforos e aes necessrias para a modernizao, maior transparncia e eficincia do Judicirio e da atividade jurisdicional. Cndido Rangel Dinamarco, traduz o processo civil brasileiro e o atual CPC da seguinte maneira:
o processo civil brasileiro vive nesta primeira dcada do sculo XXI um perodo de turbulncias, insegurana e estonteantes perplexidades, diante do desordenado e arbitrrio fluxo de leis que, em breve tempo, transformaram seu Cdigo em uma caricata e incompreensvel colcha de retalhos. (DINAMARCO apud GIANNICO, 2009, p. XVII).

O reconhecimento do direito fundamental durao razovel do processo deve ser apontado como um grande avano na reforma do Judicirio. Conforme o inc. LXXVIII, do art. 5 da Constituio Federal: a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.

5 LEGISLAO QUE ALTERA O CPC DE 1973 Lei 5.925, de 01.10.1973 Lei 6.246, de 07.10.1975 Lei 6.314, de 16.12.1975 Lei 6.355, de 08.09.1976 Lei 6.515, de 26.12.1977 Lei 6.745, de 05.12.1979 Lei 6.771, de 27.03.1980 Lei 6.780, de 12.05.1980 Lei 6.820, de 16.09.1980 Lei 6.851, de 17.11.1980 Lei 7.005, de 28.06.1982 Lei 7.019, de 31.08.1982 Lei 7.219, de 19.09.1984 Lei 7.270, de 10.12.1984 Lei 7.359, de 10.09.1985 Lei 7.363, de 11.09.1985 Lei 7.513, de 09.07.1986 Lei 7.542, de 26.09.1986 Lei 8.038, de 28.05.1990 Lei 8.079, de 13.09.1990 Lei 8.455, de 24.08.1992 Lei 8.637, de 31.03.1993

Lei 8.710, de 24.09.1993 Lei 8.718, de 14.10.1993 Lei 8.950, de 13.12.1994 Lei 8.951, de 13.12.1994 Lei 8.952, de 13.12.1994 Lei 8.953, de 13.12.1994 Lei 8.898, de 29.06.1994 Lei 9.028, de 12.04.1995 Lei 9.040, de 09.05.1995 Lei 9.079, de 14.07.1995 Lei 9.139, de 30.11.1995 Lei 9.245, de 26.12.1995 Lei 9.280, de 30.05.1996 Lei 9.415, de 23.12.1996 Lei 9.307, de 23.09.2006 Lei 9.462, de 19.06.1997 Lei 9.668, de 23.06.1998 Lei 9.756, de 17.12.1998 Lei 9.868, de 10.11.1999 Lei 10.173, de 09.01.2001 Lei 10.352, de 26.12.2001 Lei 10.358, de 27.12.2001 Lei 10.444, de 07.05.2002 Lei 11.112, de 13.05.2005

Lei 11.187, de 19.10.2005 Lei 11.232, de 22.12.2005 Lei 11.276, de 07.02.2006 Lei 11.277, de 07.02.2006 Lei 11.280, de 16.02.2006 Lei 11.341, de 07.08.2006 Lei 11.382, de 06.12.2006 Lei 11.418, de 19.12.2006 Lei 11.419, de 19.12.2006 Lei 11.441, de 04.01.2007 Lei 11.672, de 08.05.2008 Lei 11.694, de 12.06.2008 Lei 11.965, de 03.07.2009 Lei 11.969, de 06.07.2009 Lei 12.008, de 29.07.2009 Lei 12.122 de 15.12.2009 Lei 12.125 de 16.12.2009 Lei 12.195 de 14.01.2010 6 FONTES CONSULTADAS ALVIM, J. E. Carreira (Jos Eduardo Carreira), org.; CABRAL, Luciana G. Carreira Alvim, rev. Cdigo de Processo Civil: de acordo com as ltimas reformas processuais. 6. ed. rev. e atual. Curitiba: Juru, 2009. COLHO, Marcus Vincius Furtado. Processo civil reformado. Rio de Janeiro: Forense, 2008. p. IX-X.

DINAMARCO, Cndido Rangel. Malheiros, 2002.

A reforma da reforma.

3. ed.

So Paulo:

DUTRA, Nancy. Histria da formao da cincia do direito processual civil no mundo e no Brasil. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1759, 25 abr. 2008. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11192. Acesso em: 26/11/2009. FRANCO, Loren Dutra. Processo civil : origem e evoluo histrica. Revista Eletrnica de Direito Dr. Romeu Vianna, n. 2, abr. 2005. Disponvel em http://www.viannajr.edu.br/revista/dir/doc/art_20002.pdf. Acesso em 27/11/2009. FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2005. Volume 1 : Processo de Conhecimento. GIANNICO, Maurcio ; MONTEIRO, Jos de Mello Monteiro, coords. As novas reformas do CPC e de outras normas processuais. So Paulo: Saraiva, 2009. NARDELLI, Luis Fernando. Inspeo judicial. So Paulo: Leud, 2007. OLIVEIRA, Celso Marcelo de. Moderno direito processual civil do Brasil e Portugal. Boletim Jurdico, Uberaba/MG, ano 7, n. 601, 2009. Disponvel em http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=903. Acesso em 30/11/2009. Parte integrante da Edio n. 151, Cdigo da publicao: 903. PACHECO, Jos da Silva. Evoluo do processo civil brasileiro: desde as origens at o advento do novo milnio. 2 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. A nova proposta de reforma do CPC. Consulex: revista jurdica, v. 8, n. 169, jan. 2004. p. 46-47.

Anda mungkin juga menyukai