Anda di halaman 1dari 4

Fonte de Alimentao AC/DC

Prof. Luiz Ferraz Netto

Descrio Essa uma fonte de alimentao bastante especial, prpria para: laboratrios cientficos (fsica, qumica, biologia etc.), experimentaes em salas de aula e para exposies em Feiras de Cincias. Ela fornece tenses alternadas fixas (6VAC e 12 VAC) e continuas na faixa de 0 a 12VCC, sob corrente de intensidade at 2A. Alm disso, apresenta proteo contra eventuais curtos-circuitos quando manuseada por pessoas inexperientes (ou curiosas). Circuito Conforme pode-se observar no diagrama de blocos da ilustrao a seguir, essa fonte apresenta:

a) Bloco ou etapa do transformador, que reduz a tenso da rede (110/220VAC) para (6 + 6) VAC, com secundrios para 2A. O transformador apresenta "center-tape" no secundrio; desses trs terminais recolhemos diretamente as tenses alternadas de 6 e 12 volts. Usaremos dessas tenses para a alimentao de lmpadas de colimadores da ptica, ampermetros trmicos, pequemos motores de induo, experincias com correntes induzidas e muitos outros experimentos onde a alternncia, de freqncia 60Hz, for necessria. b) O segundo bloco efetua a retificao da corrente. Usamos, para tal finalidade, uma ponte retificadora com 4 diodos de silcio, tais corno 1N4004, 1N4007, BY127 etc. Essas pontes podem ser adquiridas nas casas do ramo, como um componente nico, dotado de 4 terminais. c) O bloco da filtragem, incumbe-se de minimizar as flutuaes na tenso contnua obtida, constando de um capacitor eletroltico de grande capacitncia (adotamos um de 2000 F x 25 V). d) O bloco seguinte ocupa-se da regulagem eletrnica da tenso de sada, mantendo-a no nvel desejado. Constitui-se de um transistor de potncia (2N3055), um diodo zener para referncia de tenso (12 V x 400 mW) e um potencimetro de carvo (1k ou 2k2), no qual se efetua o ajuste da tenso de sada. Um voltmetro de ferro mvel (mais barato) ou um de bobina mvel ligado aos terminais de sada da fonte, para a leitura do valor atual da tenso. e) O bloco de proteo contra curtos-circuitos emprega um transistor PNP de uso geral (BC558) e dois diodos (BAX17 ou BAX18). Quando a ddp na sada cai a zero (devido a um indesejvel curto-circuito), essa etapa acionada reduzindo drasticamente a corrente que circula pelo transistor de potncia,

evitando assim danos ponte retificadora, no transformador e demais componentes sujeitos a sobrecargas. Esquema geral Na ilustrao a seguir temos o circuito esquemtico da fonte em questo.

Na Sala de Eletrnica de nossa Feira de Cincias teremos oportunidade de comentar sobre os diagramas de blocos, smbolos de componentes e circuitos em geral. Lista de componentes CH - Chave interruptora acoplada ao potencimetro; F - porta-fusvel e fusvel para 1A; T - transformador com primrio para 110V e 220V; secundrio para (6 + 6)V, 2A; D1, D2, D3, D4 - diodos de silcio, 1N4007 ou equivalentes; LED - LED vermelho; R1 - resistor; 470 x 1/8 W; R2 - resistor; 1200 x 1/8 W; R3 - resistor; 1500 x 1/8 W; R4, R5 - resistores; 100 x 1/8 W; C1 - capacitor eletroltico; 2000 F x 25 V; C2 - capacitor eletroltico; 4,7 F x 16 V; Z - zener para 12 V x 400 mW; P - potencimetro com chave; 1k ou 2k2; TR1 - transistor de potncia; 2N3055, com dissipador; TR2 - transistor PNP; BC558 ou equivalente; D5, D6 - diodos; BAX17 ou BAX18; V - voltmetro para 12 ou 15 VCC; A - ampermetro para 2A; B1, B2 - bornes; vermelho (+) e preto (-); Diversos - cabo de alimentao, placa de alumnio para dissipador, conectores "sindall", ponte de terminais, caixa para alojar a fonte, parafusos, solda etc. Montagem

Na parte frontal da caixa utilizada para alojar a fonte (ilustrao ao lado) instalam-se : o voltmetro, os bornes de sada (AC/DC), o potencimetro (que incorpora a chave interruptora CH) e o LED indicador de "em funcionamento".

A etapa reguladora contm o transistor de potncia 2N3055 montado e aparafusado sobre uma placa d alumnio (ilustrao a seguir) de (10 x 5) cm e espessura 1,5 ou 2mm. Cantoneiras de alumnio permitem fixar essa placa (que age como dissipador de calor) na caixa. Uma estratgica ponte de terminais com dois pontos isolados e um terra, fixada m mesmo parafuso que fixa o transistor na placa, permite colocar o transistor e os dois diodos da etapa de proteo a curtos.

Transformador, diodos retificadores, capacitor eletroltico etc., podem ser montados utilizando-se de conectores 'sindall' ou ponte de terminais. Cuidados 1) Observe bem a polaridade dos diodos de retificao, dos diodos de proteo, do diodo zener e dos capacitores eletrolticos.

2) Tome cuidado na ligao do potencimetro; se houver inverso, a fonte fornecer tenso total logo que ligada, o que no correto. Inverta os fios dos extremos. 3) Use bornes de cores diferentes para a sada retificada e controlada; vermelho (+) e preto (-) so as cores tradicionais. Nota final Se voc dispe de ampermetro de fundo de escala 2A, instale-o tambm na parte frontal da caixa (painel). Com isso ter total controla para ajustar tenses e correntes. Sua instalao eltrica fcil, basta intercala-lo entre o coletor do 2N3055 e o borne negativo de sada. Uma fonte de alimentao encontra uso em uma enormidade de situaes. Durante nossas sugestes nos referiremos a ela corno fonte de tenso ajustvel.

Anda mungkin juga menyukai