Anda di halaman 1dari 3

SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE MATO GROSSO DIRETORIA DE SEGURANA CONTRA INCNDIO E PNICO SEGURANA

EM SHOWS E EVENTOS EM MATO GROSSO Marcelo Machado de Souza

inconscincia, com os olhos virados e com sangramento na boca. A nossa contribuio seria de levantar as possveis causas, e propor medidas que minimizem os possveis efeitos, para eventos semelhantes. Sabe-se em Fsica e nas Engenharias, em especial a eltrica, que em locais onde h corrente eltrica-como fios de alta tenso, descargas atmosfricas (movimento de cargas entre nuvem-terra, terra nuvem ou nuvem-nuvem) - e at mesmo em fios de baixa tenso como nas instalaes residenciais e de distribuio de concessionrias nas cidades, prxima de materiais ferromagnticos e paramagnticos h a formao de correntes induzidas em tais materiais e um (2) potencial eltrico criado.
A incidncia de raios nas redes de transmisso eltricas comum, sendo causada pela diferena de potencial prpria da gerao de energia.

Com base no Artigo 144 da Constituio Federal, na Lei n. 371/2009, Lei de Organizao Bsica do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, e nos Artigos 2, 4 e 31 da Lei n. 8.399/2005, Institui a Legislao de Segurana Contra Incndio e Pnico do Estado de Mato Grosso, elaboramos o presente artigo com a finalidade de esclarecer e contribuir na regulamentao e segurana contra incndio e pnico em shows e eventos em todo o territrio do Estado de Mato Grosso, bem como no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM/MT), atravs da seo competente, possa receber contribuies de especialistas da rea, e de acordo com a legislao vigente, elaborar regulamentao a ser implantada conforme necessidade do Estado. No sbado de carnaval, em 05 de maro de 2011, entre chuva, trovoadas e relmpagos, os folies aproveitavam com alegria a segunda noite de carnaval da baixada Cuiabana. Em Santo Antnio do Leverger (32 Km), houve um caso interessante aos profissionais de segurana que atuam na rea de edificaes e, principalmente, em grandes shows, espetculos e eventos com aglomerao de pessoas. Pois bem, o ocorrido, segundo testemunhas que estavam presentes no local, aps uma grande trovoada, ou um raio que teria cado prximo do local de aglomerao de pessoas, uma pessoa, que estava prximo de um (1) continer que havia no local, ao se aproximar do equipamento, ou at mesmo ao toc-lo, foi lanado a alguns metros de distncia, sendo socorrido pelos bombeiros que faziam a preveno do local. Conforme relatado pelas pessoas que presenciaram, a vtima - de possvel choque eltrico oriundo, ou das instalaes eltricas internas, ou da prpria descarga atmosfrica que havia atingido local - apresentava quadro de
(1) (2)

Segundo a Fsica que estuda os fenmenos eletromagnticos, conjecturando o caso em especial teramos, a possibilidade da existncia de um gradiente de potencial, onde o potencial causado pela descarga sobre o solo no consegue ser absorvido totalmente pelo solo, prximo ao continer, considerando que h uma alta impedncia do solo, embora uma indagao ainda exista por quanto tempo este gradiente de potencial poderia permanecer no solo?

Porque,

Ou seja, uma propriedade que o sistema possui, que ao entrar em contato com um corpo condutor, h o aparecimento de uma fora, que se traduz em energia

- Estrutura esta muito comum em tais ocupaes - normalmente utilizados como camarins de artistas, depsitos de equipamentos tcnicos que subsidiam o evento. - sabe-se que existem ainda os materiais diamagnticos, como a gua, constituinte principal do corpo humano, em que as correntes parasitas, com so conhecidas as correntes de Foucault (induzidas no material), em homenagem ao Francs e Fsico Jean Bernard Lon Foucault, que so a possvel causa da fibrilao do msculo cardaco em incidentes envolvendo descargas atmosfricas, raios, pois h uma mudana da condutividade eltrica da gua na presena campos magnticos, o que pode influir nos impulsos nervosos.

Marcelo Machado de Souza


potencial de interao entre os corpos. Portanto cargas em movimento no caso choque eltrico. Ento aps a vistoria do local, levantamos que o caso trata-se de:

F seria a fora eltrica de interao entre o corpo da vtima q,


e as cargas geradas pelo raio, teoricamente, poderemos dizer:

Afinal,
No caso do incidente na cidade de Santo Antnio de Leverger, pode ter ocorrido devido ao gradiente de potencial eltrico ( V) que pode ter sido formado no local, mas para que isso possa acontecer, existem algumas condies, que alis, no so difceis de serem observadas: primeiramente o solo no local deve oferecer uma resistncia hmica mxima (solos com dificuldade de escoamento de cargas), onde h um impedimento natural do solo de se dispersar as cargas (eltrons) acumuladas no local, presena de materiais condutores (ferromagnticos e paramagnticos no caso o continer), local com alto ndice de descargas atmosfricas (NBR 5419/05), e principalmente ambiente (solo) umedecido (no caso havia chovido bastante). No dia 06 de maro, estivemos no local do evento, e constatamos que vrias pessoas haviam recebido choque, quando entraram em contato com o referido continer. Segundo o responsvel, o equipamento foi isolado, aps a tentativa de descobrir quais as causas do fenmeno.
Equipamento previsto no local do evento, instalado sob a rede de alta tenso de 13KVA, Santo Antnio de Leverger, Carnaval 2011.

Induo eletromagntica produzida pelos fios de alta tenso. Como se sabe cargas aceleradas, ou seja, corrente eltrica (no caso alternada) num fio condutor, produz um campo magntico varivel a sua volta, e o contrrio tambm o , que por sua vez, induz corrente eltrica em materiais localizados em suas proximidades (no caso, o continer que poderia ser potencializada com queda de descargas atmosfricas na rede), que atravessa perpendicularmente a seco de rea formada pelo plano do material (espira), produzindo corrente eltrica. Tal propriedade a mesma utilizada na gerao de energia eltrica nas usinas, por militares, nos cursos de prtica de orientao por bssulas e mapas, em terrenos desconhecidos, que so orientados a no confiar na preciso do instrumento prximo de redes de alta tenso. Isso se deve ao fato do campo magntico produzido pela corrente contida nos fios de alta tenso. Diante da impossibilidade de se prever as condies em que se poderiam ocorrer acidentes fatais, nossa proposta para uma tentativa de minimizar os riscos que os cidados mato-grossenses esto expostos seria a previso de aterramento adequado para todas as estruturas provisrias, constitudas de materiais metlicos e/ou condutores (ferromagnticos e paramagnticos), como Contineres destinados a camarins, estruturas de palco, arquibancadas, grupo moto geradores, estruturas metlicas de fechamento, entre outras, que possam conduzir eletricidade, atravs de hastes e malhas de aterramento, nos moldes da NBR 5419/05, principalmente para locais onde tais eventos acontecem com determinada freqncia, embora os PTIOTs Processo Tcnico de Instalao e Ocupao Temporria, como definidos pela lei 8.399/05 lei de segurana contra incndio e pnico do Estado de Mato Grosso, facultem tais locais, ou seja, a livre escolha dos organizadores, existem alguns locais com certa periodicidade na promoo de grandes eventos o que poder fomentar tal propositura. Comentamos ainda que no raras as vezes em que a localizao de tais estruturas foram propostas, por alguns profissionais, sob linhas de transmisso e redes de distribuio, o que muito grave, e tem sido observado, orientado e proibido pelos vistoriadores da seo de fiscalizao do CBM.

Marcelo Machado de Souza


Marcelo Machado de Souza Cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Acadmico do ltimo semestre de Fsica Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. pela

Analista de Processos da Diretoria de Segurana Contra Incndio e Pnico desde janeiro de 2006.

BIBLIOGRAFIA:

Constituio Federal de 1988; Lei 8.399/05 Institui a Legislao de Segurana Contra Incndio e Pnico do Estado de Mato Grosso e Estabelece outras providncias; Norma Tcnica do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso NTCB 01/08; ALTERAO DAS PROPRIEDADES BIOLGICAS E FSICOQUMICA DA GUA INDUZIDAS POR CAMPOS MAGNTICOS, Porto, Maria Eugnia Garcia Unicamp, 1998; FUNDAMENTOS DE FSICA V. III, Halliday, David; Resnick; a Walker, Jearl LTC, 2009 - 8 Eletromagnetismo; FSICA III, Young, Hugh; Freedman, Roger A. PEARSON, a 2006 - 10 edio - Eletromagnetismo;

Anda mungkin juga menyukai