Anda di halaman 1dari 2

AULA 3

MODELAGEM ECONMICA Esta aula tem como caracterstica principal colocar para os alunos a forma como os economistas trabalham, ou seja, como eles enxergam, e explicam, o mundo. Existem vrias maneiras de apresentar este assunto (os livros de Economia tm sempre um captulo a este respeito) , mas eu dou preferncia ao seguinte procedimento. Como dou um certo destaque nas aulas introdutrias questo da Racionalidade (plena, limitada, instrumental e comunicativa), eu tento argumentar que, apesar de existirem importantes crticas adoo exclusiva da idia de que o ser humano age, no mais das vezes, racionalmente, a construo do pensamento econmico, ou da forma de trabalhar do economista, obedece aos cnones do pensamento cientfico. Inicialmente eu fao uma breve discusso sobre Metodologia Cientfica. Metodologia Cientfica a forma como funciona o conhecimento cientfico. Ela tem origem, como tratado em aula, no pensamento de Descartes. Sempre defendo que o tratamento desta questo complexo e que existem muitos livros que podem ser consultados para um aprofundamento nesta temtica. J o Mtodo Cientfico um conjunto de regras bsicas para um cientista desenvolver uma experincia de modo a produzir conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pr-existentes. Ele baseado na coleta de evidncias observveis, empricas, e mensurveis. H um autor em especial, o filsofo Paul Feyerabend, autor do polmico livro Contra o Mtodo, que merece um destaque. Ele ficou famoso por sua viso anrquica da Cincia e por sua rejeio da existncia de regras metodolgicas universais (para maiores detalhes, consultar http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Feyerabend). De qualquer forma, o mtodo cientfico consiste dos seguintes aspectos (retirados, titulo provisrio, do Wikipedia):

Observao - (aqui me valho do Houaiss digital; observao um procedimento cientfico de investigao que consiste no exame atento de um fato, de um processo, geralmente envolvendo instrumentos pticos, de mensurao, etc.) Descrio O experimento precisa ser replicvel(capaz de ser reproduzido). Previso As hipteses precisam ser vlidas para observaes feitas no passado, no presente e no futuro. Controle Para maior segurana nas concluses, toda experincia deve ser controlada. Experincia controlada aquela que realizada com tcnicas que permitem descartar as variveis passveis de mascarar o resultado. Falseabilidade toda hiptese tem que ser falsevel ou refutvel. Isso quer dizer que mesmo que haja um consenso sobre uma hiptese ou teoria, necessrio que se mantenha a possibilidade de se refut-la. Est fortemente associada ao fato que uma teoria nunca definitiva. um dos elementos mais importantes do mtodo cientfico.

Explicao das Causas Na maioria das reas da Cincia necessrio que haja causalidade. Nessas condies os seguintes requerimentos so vistos como importantes no entendimento cientfico:

Identificao das Causas Correlao dos eventos As causas precisam se correlacionar com as observaes. Ordem dos eventos As causas precisam preceder no tempo os efeitos observados.

Modelos Econmicos Em Economia um modelo econmico um constructo terico que representa um processo econmico por um conjunto de variveis e um conjunto relaes lgicas e quantitativas entre elas (as variveis). Como em outros campos do pensamento, os modelos econmicos so estruturas simplificadoras desenhadas para ilustrar processos complexos, frequentemente, mas nem sempre, usando tcnicas matemticas e estatsticas. Para ir direto questo da modelagem econmica, eu comeo perguntando aos alunos o que eles acham que so os passos essenciais do estabelecimento (desenho) de um modelo. Como as respostas so as mais diversas, inicio a discusso, passo a passo, das seguintes etapas: 1- A caracterizao do Problema a ser tratado; 2- O levantamento de Hipteses, suposies, assunes sobre o que pode explicar o problema; 3- A Construo da Teoria (caso no exista, ou a corroborao de alguma, caso exista); 4- O Teste da Teoria Neste momento eu gosto sempre de colocar um exemplo. E o que mais utilizo o da Teoria do Consumo de Keynes (John Maynard Keynes). No software Winecon h uma boa referncia que serve de um exemplo adequado para demonstrar o uso de um modelo em Economia (a ser colocado em seguida). Uma boa referncia para colocar neste tema um texto do Prof. Hal Varian, How to Build an Economic Model in Your Spare Time, que voc pode acessar aqui! Gosto Seja o primeiro a gostar disso post.

Anda mungkin juga menyukai