Anda di halaman 1dari 7

INDICE

1. 2. Participao Social Capital Social

1. Participao Social O scio entra para a sociedade com uma contribuio patrimonial em dinheiro ou em espcie assumindo, em contrapartida o status de scio. A posio jurdica de scio respeita, pois diretamente sociedade e no se estabelece entre os scios; uma consequncia da personalidade jurdica daquela. A participao social ou socialidade o conjunto de direitos e obrigaes atuais e potenciais do scio. O scio tem desde logo direito a quinhoar nos lucros, a participar nas deliberaes de scios, a obter informaes sobre a vida da sociedade e a ser designado para os rgos de administrao e de fiscalizao a sociedade (art. 21 CSC). Por outro lado, os scios so obrigados a realizar as suas entradas e a quinhoar nas perdas (art. 20 CSC). O scio adquire, face sociedade uma situao jurdica complexa, composta por posies ativas e passivas, direitos e obrigaes. A fonte desses direitos e obrigaes o micro-ordenamento resultante da personalidade jurdica da sociedade a que o scio aderiu mediante a subscrio ou aquisio da sua participao. A situao jurdica do scio tem de se moldar s finalidades da sociedade como estrutura jurdica da empresa e fica sujeita a trs princpios: 1) Princpio do interesse social: corresponde ao interesse da empresa como entidade colectiva que constitui o substrato da sociedade comercial; Princpio da finalidade lucrativa: a sociedade tem por definio, uma finalidade lucrativa art. 980 CC e os scios, ao entrarem para a sociedade fazem-no interessadamente; ao transmitirem a sua entrada de bens para a sociedade, esperam obter uma vantagem patrimonial que pode consistir na distribuio de indivduos, na valorizao da sua participao ou no direito ao bnus da liquidao. Princpio da igualdade de tratamento: encontra-se expressamente consignado no art. 13 CRP. Mas em direito privado, o princpio da igualdade de tratamento colide com o princpio da liberdade contratual art. 405/1 CC.

2)

3)

No direito societrio, o princpio da igualdade de tratamento no est expressamente consagrado, como tal, mas resulta indiretamente de vrios artigos do Cdigo das Sociedades Comerciais arts. 22/1 e 2; 24/1; 58/1-b; 203/2; 210/4; 250/1; 21; 384/1; etc. e da vontade negocial tcita dos scios, na ausncia de qualquer estipulao no pacto social em sentido contrrio.

Uma vez constituda a sociedade, o princpio da igualdade de tratamento poder intervir em vrias situaes, normalmente para proteo de minorias, nomeadamente: 1) 2) 3) 4) 5) 6) Na exigncia do pagamento das entradas de capital; No chamamento de prestaes suplementares; Na participao dos lucros e nas perdas; Na atribuio do direito do voto; Nas deliberaes dos scios; Nos aumentos de capital social.

2. Capital Social o elemento do pacto social que se consubstancia numa cifra tendencialmente estvel, representativa da soma dos valores nominais das participaes sociais fundadas em entradas em dinheiro e/ou em espcie. No plano interno, nas relaes que se estabelecem ad intra dentro da sociedade o capital pretende desempenhar: Uma funo de determinao da posio jurdica do scio (de determinao dos seus direitos e obrigaes); Uma funo de arrumao do poder entre scios; Uma funo de produo.

No plano externo, no mbito das relaes ad extra para fora da sociedade onde o capital social realiza igualmente funes de maior relevncia, nomeadamente: A funo de avaliao econmica da sociedade; e A funo de garantia.

Princpio da intangibilidade: o capital social diz-se intangvel, querendo com isso significar, que os scios no podem tocar no capital social, aos scios no podero ser atribudos bens nem valores que sejam necessrios cobertura do capital social.

As obrigaes dos scios

30. Obrigaes de entrada No contrato de sociedade os scios subscrevem uma participao social constituda por partes sociais, quotas ou aces e obrigam-se a realizar ou liberar o respectivo valor (art. 980 CC). Com a subscrio da participao social constitui-se a obrigao de entrada; a realizao ou liberao do capital social o acto de cumprimento dessa obrigao. As entradas dos scios podem ser: 1) Entradas em dinheiro

A entrada inicial tem de ser depositada numa instituio de crdito antes da constituio da sociedade, como forma de controle, mas pode ser levantada aps o registo da sociedade e, mesmo, antes, quando os scios autorizem o seu levantamento pelos administradores para fins determinados, nomeadamente os encargos com a constituio, instalao e funcionamento da sociedade (arts. 202/3 e 4; 277/3 e 4 CSC). Se o scio no efectuar a entrada no prazo estipulado entra em mora depois de interpelado para efectuar o pagamento e fica sujeito s sanes legais e estatutrias (arts. 27/3; 203/3; 285/2 CSC)

2)

Entradas em espcie

Tm de ser claramente descritas no acto constitutivo da sociedade e podem consistir na transmisso de propriedade de coisas mveis ou imveis, inclusive de um estabelecimento comercial, na transmisso de direitos da propriedade industrial, ou na transmisso de crditos, incluindo os prprios suprimentos sociedade. 3) Entradas em trabalho

Correspondem aos chamados scios de indstria, que s so admitidos nas sociedades em nome colectivo (art. 178 CSC) e nas sociedades em comandita quanto aos scios comanditrios (art. 468 CSC).

31. Obrigaes de prestaes acessrias e suplementares O Cdigo das Sociedades Comerciais prev a possibilidade de os estatutos estipularem, para alm das obrigaes de entrada, obrigaes de prestaes acessrias (arts. 209 e 287 CSC). Estas prestaes acessrias podem consistir, para alm da obrigao de prestao de um servio ou trabalho, na obrigao de ceder o gozo sociedade de determinada coisa, mvel e/ou imvel, ou de mutuar certa importncia a ttulo gratuito ou oneroso (art. 244/1 CSC). 32. Dever de lealdade O scio est adstrito a um dever de lealdade e colaborao, que constitui um dever acessrio de conduta em matria contratual e um dever geral de respeito e de agir de boa f. Este dever tanto mais alargado quanto maior for a affectio societatis do tipo societrio e abrange mesmo a proibio do scio exercer actividades concorrentes com a actividade social nas sociedades civis (art. 900 CC) e nas sociedades em nome colectivo (art. 180 CSC).

Direitos dos scios

33. Direito qualidade de scio o direito de o scio no ser arbitrariamente excludo pela maioria. Limites

Princpio da conservao da empresa, que uma aplicao do princpio do interesse social, o scio, que pelo seu comportamento lesivo dos interesses sociais possa fazer perigar a subsistncia da empresa, poder ser afastado da sociedade, para salvaguarda da prpria empresa. Na verdade, nesse caso, o scio no estaria ao exercer o direito qualidade de scio de acordo com a sua funo social, mas sim numa situao de abuso de direito. De igual modo, o aproveitamento da qualidade de scio para praticar actos lesivos do interesse social uma manifesta violao do princpio da boa f. Casos legais de excluso de scios

A lei prev os seguintes casos legais de excluso de scios: Falta de realizao das entradas; Falta de realizao das prestaes suplementares nas sociedades por quotas; Excluso por justos motivos; Aquisies tendentes ao domnio total.

Todavia, nenhum destes casos funciona automaticamente, isto , verificado o facto cabe aos scios a faculdade de deliberarem, ou no, a excluso do scio faltoso (arts. 246/1-c; 373/2 CSC). Para alm da excluso judicial por justos motivos, o Cdigo das Sociedades Comerciais prev ainda a possibilidade de excluso do scio atravs da amortizao forada das quotas ou aces, verificados os casos expressamente previstos nos estatutos da sociedade mediante simples deliberaes (arts. 232 e segs.; 241/1 e 2; 374 CSC).

34. Direito informao Direito geral informao

Tem contornos distintos em funo do tipo de sociedade. Nas sociedades em nome colectivo, o direito informao pleno e ilimitado, embora tenha de ser exercido pessoalmente pelo scio, que, contudo, se pode fazer acompanhar de um perito (art. 181 CSC). Nas sociedades por quotas o direito informao , em princpio, pleno, embora os estatutos possam estabelecer limites e regulament-lo, contanto que no seja impedido o seu exerccio efectivo ou injustificadamente limitado. Nas sociedades annimas o direito geral informao varia consoante a percentagem de capital detido pelo accionista ou grupo de accionistas que queira exercer o direito em conjunto. Direito informao preparatria das assembleias-gerais:

Consiste no direito de os scios consultarem, na sede social, desde a data da convocao da assembleia-geral (arts. 289/1 arts. 248/1; 263/1 CSC). A falta de fornecimento das informaes podem determinar a anulabilidade da deliberao (art. 51/1-c/4 CSC). Direito informao nas assembleias-gerais

Consiste no direito do scio a que lhe sejam prestadas na assembleia-geral informaes verdadeiras, completas e elucidativas sobre a sociedade e sociedades coligadas, que lhe permitam formar opinio fundamentada sobre os assuntos sujeitos a deliberao (art. 290/1 248/1 CSC).

35. Direitos aos lucros O direito aos lucros um direito fundamental dos scios, pois ele a causa da sua participao na sociedade. inderrogvel e irrenuncivel, embora possa ser renuncivel em concreto, aps a aquisio pelo scio do direito a determinado dividendo. nula a clusula que exclui um scio da comunho nos lucros, ou que o isente de participar nas perdas da sociedade, salvo o disposto quanto a scios de indstria, que no so admissveis nas sociedades de responsabilidade limitada. Art. 22/1 CSC estabelece um princpio supletivo: os scios participam nos lucros e nas perdas da sociedade segundo a proporo dos valores nominais das respectivas participaes no capital. Preceito especial o art. 178/2 CSC, que isenta o scio de indstria de participar nas perdas. 1) Conceito de lucro distribuvel

Os lucros so apurados relativamente ao conjunto dos exerccios e no para cada exerccio isoladamente. Vigora aqui o princpio da solidariedade dos exerccios sociais: no clculo dos lucros no possvel considerar os lucros de um s exerccio, fazendo abstraco dos que o precederam e dos resultados relativos. S haver lucro distribuvel quando o activo da sociedade for superior cifra do capital social e da reserva legal, antes disso no poder haver distribuio de quaisquer dividendos ou entrega de quaisquer bens aos scios. A tal se ope o princpio da intangibilidade do capital social. 2) Necessidade de deliberao social

A regra a de que nenhuma distribuio de lucros ou de bens sociais pode ser afectada sem ter sido objecto de prvia deliberao dos scios (art. 31/1 CSC) e a deliberao da distribuio de lucros tem de ser precedida da prvia aprovao das contas. 3) Direito a uma distribuio peridica de lucros.

36. Direito de voto

um direito fundamental do accionista, tambm inderrogvel e irrenuncivel. Todavia, nas sociedades annimas, h um caso que os accionistas no tm direito de voto: so os titulares das chamadas aces preferenciais sem voto, que em contrapartida, conferem direito a um dividendo prioritrio (art. 341 CSC). Mas mesmo nestas aces, se o dividendo prioritrio no for pago aos accionistas durante dois exerccios, eles passam a poder exercer o direito de voto (art. 342/3 CSC). O princpio do interesse social reflecte-se no impedimento do direito de voto em caso de conflito de interesses entre o scio e a sociedade. Assim, o scio est impedido de votar nomeadamente nas deliberaes que recaam sobre (arts. 251 e 384/6 CSC): a) b) c) d) e) Liberaes de obrigaes dos scios; Litgios entre o scio e a sociedade; Relaes entre o scio e a sociedade estranhas ao contrato social; Excluso do scio; Consentimento para o administrador exercer actividades concorrentes com a sociedade; Destituio com justa causa dos administradores ou membros do conselho fiscal.

f)

Anda mungkin juga menyukai