Anda di halaman 1dari 52

eX Pe rt Tr P ia D l F

LGICA

Pgina1

A LGICA
lgico que eu vou!, lgico que ela disse isso!. Quando dizemos frases como essas, a expresso lgico que indica, para ns e para a pessoa com quem estamos falando, que se trata de alguma coisa evidente. A expresso aparece como se fosse a concluso de um raciocnio implcito, compartilhado pelos interlocutores do discurso. Ao dizer lgico que eu vou!, estou supondo que quem me ouve sabe, sem que isso seja dito explicitamente, que tambm estou afirmando: Voc me conhece, sabe o que penso, gosto ou quero, sabe o que vai acontecer no lugar x e na hora y e, portanto, no h dvida de que irei at l. As palavras lgica e lgico so usadas por ns para significar:

2. ou a exigncia de coerncia: visto que x assim, ento preciso que y seja assim; 3. ou a exigncia de que no haja contradio entre o que sabemos de x e a concluso y a que chegamos; 4. ou a exigncia de que, para entender a concluso y, precisamos saber o suficiente sobre x para conhecer por que se chegou a y. Inferncia, coerncia, concluso sem contradies, concluso a partir de conhecimentos suficientes so ncluso algumas noes implicitamente pressupostas por ns toda vez que afirmamos que algo lgico ou ilgico. Ao usarmos as palavras lgica e lgico estamos participando de uma tradio de pensamento que se o origina da Filosofia grega, quando a palavra logos significando linguagem-discurso e pensamento discurso pensamentoconhecimento conduziu os filsofos a indagar se o logos obedecia ou no a regras, possua ou no normas, princpios e critrios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosfica que se ocupa com essas a questes chama-se lgica.

1- Na Histria da Filosofia

Aristteles Supera a dialtica platnica e cria a analtica( analtica(lgica) que um instrumento para o conhecer. Uma atividade para trabalhar as contradies e super-las. A lgica aristotlica (ou lgica clssica). las.
A Grcia clssica aparece historicamente como o bero da filosofia. Por volta do sculo VI a.C., os primeiros filsofos pr iros pr-socrticos redigem em prosa um discurso que se ope atitude mtica predominante nos poemas de Homero e Hesodo. O novo modo de pensar decomposto na sua estrutura por Aristteles (sc. IV a.C.) na obra Analticos. Como o prprio nome diz, tratase de uma anlise do pensamento nas suas partes integrantes. Essa e outras obras sobre o assunto foram denominadas mais tarde, em conjunto, rganon, que significa "instrumento" (de fato, instrumento para se proceder corretamente no pensar). O prprio Aristteles no usou a palavra lgica, que rprio s apareceu mais tarde. Embora alguns filsofos anteriores a Aristteles, tais como os pr-socrticos Parmnides, os sofistas, Scrates e Plato, tenham socrticos estabelecido algumas leis do pensamento, nenhum o fez com tal amplitude e rigor.

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina2

1. ou uma inferncia: visto que conheo x, disso posso concluir , y como conseqncia;

Pe

Por essa razo a lgica aristotlica permaneceu atravs dos sculos at os nossos dias. Segundo Aristteles, a lgica se subdivide em: - lgica formal (ou menor), que estabelece a forma correta das operaes do pensamento. Se as regras forem aplicadas adequadamente, o raciocnio considerado vlido ou correto.

- lgica material (ou maior), parte da lgica que trata da aplicao das operaes
do pensamento segundo a matria ou natureza dos objetos a conhecer. Enquanto a pensamento lgica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lgica material investiga a adequao do raciocnio realidade. tambm chamada metodologia, e como tal procura o mtodo prprio de cada cincia. Uma das prprio mais duradouras contribuies da lgica aristotlica est no estabelecimento dos primeiros princpios, percebidos por intuio, e que so anteriores a qualquer raciocnio, servindo de base a todos os argumentos.

Ilustrao 2: parte da obra Organon de Aristteles com os escritos da lgica.

eX
1 2 3

Sero contra os princpios de identidade, no contradio e terceiro excludo que se tornaro os s no-contradio defensores da lgica dialtica no sculo XIX (como veremos adiante). Na Idade Mdia, no sculo XIII, foram introduzidas as clebres frmulas mnemnicas que facilitam a reteno pela memria: por meio de palavras latinas era possvel identificar as combinaes possveis das premissas e da concluso que redundavam em car silogismo vlido, a fim de distingui los dos sofismas. Tambm foram organizadas as oito regras do silogismo. distingui-los

1. princpio da identidade: um ser sempre idntico a si mesmo: A A; 1. identidade:

2. princpio da no 2. no-contradio: impossvel que um ser seja e no seja idntico a si mesmo ao mesmo tempo e na mesma relao. impossvel que A seja A e no no-A;

3. princpio do terceiro excludo: dadas duas proposies com o mesmo sujeito 3. e o mesmo predicado, uma afirmativa e outra negativa, uma delas necessariamente verdadeira e a outra necessariamente falsa. A x ou no-x, no havendo terceira possibilidade.

rt Tr P ia D l F
Pgina3

cpios, Esses princpios, que se relacionam entre si, tambm dependem da concepo metafsica aristotlica (ver o Captulo 10 - teoria do conhecimento na Antiguidade). So eles o princpio de identidade, o princpio de no nocontradio e o principio do terceiro excludo. assim que Aristteles formula na Metafsica o principio de no no-contradio: " impossvel que o mesmo (o mesmo determinante) convenha e no convenha ao mesmo ente ao mesmo te tempo e sob o mesmo aspecto. Isto significa que duas proposies contraditrias no podem ser verdadeiras e que no possvel afirmar e negar simultaneamente a mesma coisa.

Pe

EXERCICIOS BLOCO 1
1- O silogismo aristotlico a) formado por duas proposies. b) apresentado sob a forma de hipteses. c) constitudo por trs raciocnios distintos. d) verdadeiro, independentemente da verdade de sua premissa, desde que seja correto. e) Formado por trs proposies. 2- A filosofia e considerada por muitos como uma cincia da totalidade por englobar assuntos da tica, poltica e do conhecimento. Ao analisar a formao de um argumento ressaltando os seus aspectos formais e estruturais podemos dizer isso e parte de que rea da filosofia? a) falcias b) retrica c) lgica d) epistemologia e) tica 3- A respeito da lgica, da retrica e da argumentao em geral, possvel afirmar: I A retrica visa persuaso, enquanto a lgica visa demonstrao ou prova de uma verdade. II Se no h adeso a uma determinada tese, ela necessariamente falsa. III Os argumentos visam a estabelecer conexes de causa e efeito entre premissas e concluses. Est(ao) correta(s) a(s) alternativa(s): a) I apenas b) II apenas c) III apenas d) I e II apenas e) II e III apenas

Analise as seguintes afirmaes relativas a esse trecho: I- Um sofisma um argumento invlido. II- Refutar afirmao consiste em provar a sua falsidade. III- Se um experimento carece de valor cientifico, ento ele contm, irredutveis deformaes de ordem psicolgica Esta(o) correta(s): a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e III e) apenas II e III 5- Na busca por uma definio acerca do raciocnio lgico ideal Aristteles (pai da lgica) pensa que o exerccio de pensar corretamente um desafio constante ao pensamento humano. Por isso formula os 3 princpios fundamentais de um silogismo. So eles: a) Da proporcionalidade, da dupla negao, da conjuno b) Da identidade, da no contradio, da falsibilidade c) Da no contradio, do terceiro excludo, da identidade d) Do terceiro excludo, da proporcionalidade, da falsibilidade e) Da conjuno, da dupla negao, da falsibilidade

eX

4- s vezes utiliza-se a palavra argumento para referir-se premissa de um argumento, ao invs do argumento como um todo. o que ocorre no conto O espelho de Guimares Rosa, no qual o narrador afirma: resta-lhe o argumento: qualquer pessoa pode, a um tempo, ver o rosto de outra e sua reflexo no espelho. O texto prossegue do seguinte modo: Sem sofisma, refuto-o. O experimento, por sinal ainda no realizado com rigor, careceria de valor cientifico, em vista das irredutveis deformaes, de ordem psicolgicas.

rt Tr P ia D l F
Pgina4

Pe

6- As pesquisas biomdicas estabeleceram a estreita relao entre o consumo de cigarros e as chances de desenvolver cncer de pulmo. As estatsticas mostram que 70% dos fumantes desenvolvem essa doena. Com base nessas informaes, pode-se dizer que a) com certeza, quem no fuma no desenvolver a doena. b) se pode fumar e no adoecer de cncer de pulmo. muito provvel que isso acontea. c) se pode fumar e no adoecer de cncer de pulmo. Entretanto, o mais provvel que o fumante acabe desenvolvendo a doena. d) o fumante est condenado: com certeza, morrer de cncer de pulmo. e) Nenhuma das alternativas anteriores est correta. 7- A Lgica investiga a validade dos argumentos e d as regras do pensamento correto. Acerca desta rea da Filosofia, CORRETO afirmar que: a) se trata do estudo normativo das condies da verdade, ou seja, da conseqncia e da verdade da argumentao. b) s teve reflexo na obra dos pensadores pr-socrticos. c) se limita ao estudo da chamada lgica formal. d) encontra em Karl Marx um dos seus mais notrios tericos. e) o principal objeto das indagaes filosficas de Simone de Beauvoir. 8- A Dialtica um mtodo de dilogo cujo foco a contraposio e contradio de idias que leva a outras idias e que tem sido um tema central na filosofia ocidental e orientalvdesde os tempos antigos. Para Plato, a dialtica sinnimo de filosofia, o mtodo mais eficaz de aproximao entre as idias particulares e as idias universais ou puras. a tcnica de perguntar, responder e refutar que ele teria aprendido com Scrates. Com base em seus conhecimentos estabelea as principais caracteristicas do mtodo dialtico. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

eX
2. C

1. E

3. A

rt Tr P ia D l F
GABARITO 4. A 5. C 6. C

Pe

7. A

8. T

Pgina5

1- A LGICA
[...] a lgica a disciplina que trata das formas do pensamento, da linguagem descritiva do pensamento, das leis da argumentao e raciocnio correto, dos mtodos e dos princpios que regem o pensamento humano. Portanto, no se trata somente de uma arte, mas tambm de uma cincia. Tem como objeto de estudo a formao do argumento.

ARGUMENTO: Premissas + Concluso


Todo Homem Mortal Ora, Scrates Homem

Logo, Scrates Mortal

Na hora da prova importante que voc saiba definir a diferena entre ARGUMENTO e PREMISSA. Para isso use o quadro abaixo:

Indicadores de Concluso
Portanto Por conseguinte Assim Dessa maneira Neste caso Da Logo

eX

De modo que Ento

Conseqentemente Assim sendo Segue-se que O qual implica que O qual acarreta que O qual prova que O que significa que Do qual inferimos que Resulta que Podemos deduzir que Isso prova que

rt Tr P ia D l F
J que Pois Desde que Como Porque Assumindo que Visto que Visto que Admitindo que Isto verdade que A razo que Em vista de Como conseqncia de Como mostrado pelo fato que Dado que Sabendo-se que Supondo que Contudo Alem disso (do mais) Admitindo que

Indicadores de Premissas

Pe

Pgina6

COMO CAI NA PROVA...

1- Leia: ( ) Me, este bolo feito pelas suas mos est uma delcia mesmo. ( ) Sempre que tomo muito sorvete fico com dor de barriga. Hoje tomei muito. Portanto, ficar de barriga. ( ) Foi a pior prova que eu j fiz em toda a minha vida de estudante. Isso prova que no preparado para o vestibular. Podemos dizer que os fragmentos acima so: a) Inferncia Argumento Inferncia b) Argumento Inferncia Argumento c) Inferncia Argumento Inferncia d) Inferncia Argumento Argumento e) Argumento Argumento Inferncia

2- Uma proposio pode ser descrita como um discurso declarativo que expressa verbalmente a mental em que se afirma ou nega a inerncia ou a relao entre dois ou mais termos; um suscetvel de verdade ou de falsidade. Conforme essa descrio, assinale o que for uma proposio. 01) O homem um animal poltico mas podemos admitir o contrario. 02) V embora! Agora mesmo! 04) caneta, lpis, caderno... 08) Por que somente o homem est sujeito a se tornar imbecil? 16) As transformaes naturais sempre levam a um aumento na entropia do Universo. Est correto o seguinte somatrio: a) 22 b) 24 c) 17 d) 27 e) 26

3- Identifique as premissas e a concluso:

eX

a) Os maiores custos de execuo do projeto devero ocorrer na construo de aud armazenamento da gua, j que todo o transporte ser feito por gravidade, aproveitand plano do serto.

b) Industrializao e trabalho escravo nem sempre foram compatveis, visto que a produo no sul dos EUA, com mo-de-obra escrava, fornecia matria-prima para a industria britnic

c) Os candidatos podero usar o espao mais movimentado da cidade para pedir voto eleitores. A panfletagem no Centro, que est proibida para as lojas, foi liberada aos po significa que os famosos santinhos estaro todos os dias presentes no Calado, na Praa Marinho e nas ruas centrais.

4- Leia: ( ) H crianas vendidas por pais extremamente pobres a quem tem dinheiro e falta de escr as comprar; pessoas cujo rendimento no permite fazer mais do que uma refeio por que no tm a menor possibilidade de adquirir pelo menos a escolaridade bsica; cid esto presos por terem defendido as suas ideias. ( ) Grandes desnveis entre ricos e pobres parecem em princpio justificados. Mas na utilitarismo prefere uma distribuio mais igual. Assim, se uma famlia ganha 5 mil euros outra 500, o bem-estar da famlia rica no diminuir se 500 euros do seu rendime transferidos para a famlia pobre, mas o bem-estar desta ltima aumentar substancialme acarreta que, a partir de certa altura, a utilidade marginal do dinheiro diminui medid aumenta. ( ) Foi a pior prova que eu j fiz em toda a minha vida de estudante. Isso prova que no preparado para o vestibular.

rt Tr P ia D l F
Pgina7

Pe

Podemos dizer que os fragmentos acima so: a) Inferncia Argumento Inferncia b) Argumento Inferncia Argumento c) Inferncia Argumento Inferncia d) Argumento Argumento Inferncia e) Inferncia Argumento Argumento 5- No seguinte argumento: Na prova de fsica o problema se refere a um caso especfico, tendo sido fornecidos os dados em questo lembramos ento da lei, aplicando-a aos dados fornecidos consequentemente a fim de resolver o problema. podemos dizer que: a) A concluso do argumento tendo sido fornecido os dados em questo lembramos ento da lei. b) A premissas Na prova de Fsica o problema se refere a um caso especfico invlida pelo fato de no apresentar um termo maior. c) A premissas Na prova de Fsica o problema se refere a um caso especfico invlida pelo fato de no apresentar um termo mdio. d) A concluso do argumento no aparece de forma explicita no argumento, sendo assim, impossvel de definir se podemos dar o carter de argumento. e) A concluso do argumento aplicando-a aos dados fornecidos consequentemente a fim de resolver o problema 6- So indicadores de premissa: a) porque | como conseqncia de | assumindo que b) de modo que | desde que | assim sendo c) a razo e que | supondo que | neste caso d) porque | o qual implica que | alem disso e) a razo e que | de modo que | contudo

eX
1. D 2. C

rt Tr P ia D l F
GABARITO 3. T 4. E 5. E

Pe

6. A

Pgina8

2.1- Proposio / Premissa


o que exprime por meio da linguagem os juzos formulados pelo pensamento. A proposio atribuio de um predicado a um sujeito. preciso possuir VALOR de VERDADE. (verdade / falso) Ex. Todo homem mortal. Todo S P A proposio constituda por categorias que definem o significado da proposio: 1. 2. 3. 4. 5. Substncia Quantidade Qualidade Relao Lugar 6. 7. 8. 9. 10. Tempo Posio Posse Ao Paixo ou Passividade

rt Tr P ia D l F
Pgina9

Presta Ateno...

a IDIA a simples representao mental de um ser, considerado de modo abstrato, genrico. Quando penso em mesa, tenho em minha mente o conceito geral do que esse objeto, abstraindo, isto , deixando de lado caractersticas variveis como formato, tamanho, tipo, material de que feita, se tem gaveta ou no, etc. Agora, se eu pensar em uma

mente forma-se uma imagem, que a representao de um ser especifico, com suas caractersticas individuais. Para a lgica interessa a idia, enquanto noo geral; abstrata.

afirmando ou negando algo. Temos, por exemplo, a idia de cobre e a idia de metal. Pego essas duas idias e as relaciono mentalmente (o cobre um metal): ou seja formulei um JUZO.

eX

o JUZO a operao da mente pela qual estabelecemos relaes entre as idias,

- o TERMO (para exprimir a idia) - a PROPOSIO (para exprimir o juzo) - o ARGUMENTO ou SILOGISMO (para exprimir o raciocnio)

Pe

determinada mesa, por exemplo, a mesa da sala de jantar da minha casa ento na minha

A IDIA, o JUZO e o RACIOCNIO so operaes mentais.


Quando desejamos express-los verbalmente, utilizamos

2.1.1- Tipos de Proposies


As proposies so expresses utilizadas por ns diariamente. Exemplos:
- A menina inteligente. - Ontem, pela manh, choveu muito forte. - Quem no fez a tarefa de casa?

a) Proposio Exclamativas: So expresses ou frases que expressam admirao, espanto, alegria, raiva, tristeza ou revelam um desejo. b) Proposies Interrogativas: So expresses gativas: que tem por finalidade interrogar, questionar ou perguntar sobre algo ou algum, visando obter mais informaes.

d)

Proposio Existencial: declara a existncia, posio, ao ou paixo do sujeito. Por exemplo:


Um homem (existe), Um homem anda, Um homem est ferido. E suas negativas: Um homem no (no existe), Um homem no anda, Um homem no e est ferido.

e)

Proposio predicativa: declara a atribuio de alguma coisa a um sujeito por meio da cpula
. Por exemplo: Um homem justo, Um homem no justo. .

f)

Proposies Declarativas: As proposies declarativas so as expresses que declaram algo

Pe

acerca de algo ou de algum; tais proposies possuem sentido completo e so passveis de serem verdadeira ou falsas. As proposies declarativas tambm podem ser chamados de enunciados. As proposies declarativas possuem um sujeito, do qual se fala alguma coisa, e um predicado, que oposies expressa alguma caracterstica acerca do sujeito.

Proposio / Premissa

eX

1- Ao definirmos o conceito de proposio podemos afirmar que: I- Proposio predicativa: aquela que declara a atribuio de alguma coisa a um sujeito por meio da cpula . Por exemplo: Um homem justo, Um homem no justo. . II- Proposio Exclamativas: So expresses ou frases que expressam admirao, espanto, alegria, raiva, tristeza ou revelam um desejo expressando assim o valor de verdade da proposio (verdadeira ou falsa). III- Proposies Imperativas: As proposies imperativas so as expresses que declaram algo acerca imperativas de algo ou de algum; tais proposies possuem sentido completo e so passveis de serem verdadeiras ou falsas. Est(ao) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II e) apenas I e III

rt Tr P ia D l F
FALSA
Pgina1 0

c) Proposies Imperativos: So manifestaes lingsticas que expressam um ordem. Ex.: proibido fumar. / No jogue lixo no cho.

VERDADEIRA

2.1.2 Categorias
As categorias ou termos indicam o que uma coisa ou faz, ou como est. So aquilo que nossa percepo e nosso pensamento captam imediata e diretamente numa coisa, no precisando de qualquer demonstrao, pois nos do a apreenso direta de uma entidade simples. Possuem duas propriedades lgicas: a extenso e a compreenso.

Extenso o conjunto de objetos designados por um termo ou uma categoria. Compreenso o conjunto de propriedades que esse mesmo termo ou essa categoria designa. Por exemplo: uso a palavra homem para designar Pedro, Paulo, Scrates, e uso a palavra metal para designar ouro, ferro, prata, cobre.

A extenso do termo homem ser o conjunto de todos os seres que podem ser designados por ele e que podem ser chamados de homens; a extenso do termo metal ser o conjunto de todos os seres que podem ser designados como metais. Se, porm, tomarmos o termo homem e dissermos que um animal, vertebrado, mamfero, bpede, mortal e racional, essas qualidades formam sua compreenso. Se tomarmos o termo metal e dissermos que um bom condutor de calor, reflete a luz, etc., teremos a compreenso desse termo. Quanto maior a extenso de um termo, menor sua compreenso, e quanto maior a compreenso, menor a extenso. Se, por exemplo, tomarmos o termo Scrates, veremos que sua extenso a menor possvel, pois possui todas as propriedades do termo homem e mais suas prprias propriedades enquanto uma pessoa determinada. Essa distino permite classificar os termos ou categorias em trs tipos:

1. gnero: extenso maior, compreenso menor. Exemplo: animal;

ANOTAES:
______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

eX

2. espcie: extenso mdia e compreenso mdia. Exemplo: homem; 3. indivduo: extenso menor, compreenso maior. Exemplo: Scrates.

Quanto maior a extenso de um termo, menor a sua compreenso.


O termo HOMEM extenso / SCRATES Compreenso.

rt Tr P ia D l F
Pgina1 1

Pe

COMO CAI NA PROVA


1- A ordem dos termos segundo a compreenso inversa ordem dos termos segundo a extenso. Por exemplo, a extenso de animal" maior que a extenso de ave", mas a compreenso de animal" menor que a compreenso de ave". Pode-se afirmar que: I- Brasileiro Gacho Santamariense corresponde a uma ordem crescente na extenso e decrescente na compreenso. II- A premissa Todo colorado sbio menos extensa que a premissa Alguns colorados no foram ao jogo e esse exemplo admite um contra-exemplo. III- Pedro Gachos Brasileiros corresponde a uma ordem crescente na extenso da mesma forma que a ordem Brasil Amrica Latina Amrica Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III.

2- Classifique os seguintes termos quanto extenso e a compreenso: a) gachos, sul-americanos, brasileiros b) alunos, alunos de filosofia da universidade, alunos da universidade c) homem, Pedro, animal d) ser humano, mortal, Dbora e) alface, vegetais, seres vivos f) apartamento, prdio, moradia

b)

c)

eX

a)

Pe

3- Crie conjuntos de termos que compreendem a ordem crescente da extenso dos termos:

rt Tr P ia D l F
Pgina1 2

4- Crie conjuntos de termos que compreendem a ordem crescente na compreenso dos termos:

a) ____________________ / ___________________ / __________________ b) ___________________ / ___________________ / ___________________ c) _________________ / ____________________ / ____________________ d) _________________ / ____________ ______ / _____________ ______

5- "Quanto maior a extenso de um termo, menor a sua compreenso, e quanto maior a compreenso, menor a extenso". Essa afirmao, correta, feita em um livro didtico de filosofia, permite julgar como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmaes: I. A palavra "compreenso", no trecho acima, refere se ao conjunto de objetos designados por um refere-se termo ou categoria. II. A extenso de um gnero maior que a extenso de suas espcies. III. Oreco" designa um indivduo, por isso tem extenso menor que "homem". Oreco" Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III.

eX

A me de Takada tem cinco filhos: Tanaco, Taneco, Tnico, Tanoco. Qual o nome do quinto filho?

O nmero de ovos numa cesta duplica de minuto em minuto. Em duas horas a cesta esta cheia. A que horas ela estava pela metade?

rt Tr P ia D l F
Conheo algum cujo av mais jovem que o prprio pai. Como isso possvel?

Pe

Como partir um queijo (redondo ou quadrado) em oito pedaos iguais com apenas trs cortes retos?

Pgina1 3

2.1.2 Premissas Simples ou Compostas


a) SIMPLES: aquela que apresenta uma ao (orao).
Ex.: Betover um lindo professor. O Ivo um bom pai. No Senado tudo esta bem.

b) COMPOSTAS: aquela que apresenta 2 ou mais aes na mesma premissa. Na lgica proposicional
e na anlise da estrutura formal encontramos os OPERADORES ou CONECTIVOS LGICOS. - CONJUNO: chamam-se enunciados conjuntivos os que se unem pela palavra e, conexo que indicamos pelo smbolo ( . ). Um enunciado composto com essa estrutura apresenta uma relao de INCLUSO. Considerando a relao dos conjuntivos, a determinao do valor de verdade pode ser apresentada pela tabela de verdade: Ex.: A aprovao no vestibular conseqncia do estudo e de uma forte organizao nos horrios do dia-a-dia.

p
V V F F

q
V F V F

Os estudantes brasileiros so os piores nos rankings internacionais, mas mais de 90% dos professores e pais aprovam as escolas ________________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) conjuno falsa b) disjuno falsa c) negao falsa d) disjuno verdadeira e) conjuno verdadeira 2- A agricultura sustentvel conserva o solo, a gua e os recursos genticos animais e vegetais e minimiza a degradao do ambiente. As duas caractersticas da agricultura sustentvel apresentadas mantm, entre si, uma relao de: a) subordinao b) conjuno c) induo d) excluso e) disjuno GABARITO 1. A 2. B

eX

1- (UFSM 2009) O conector mas corresponde operao lgica de _________________. Se a orao Os estudantes brasileiros so os piores nos rankings internacionais for verdadeira e a orao Mais de 90% dos professores e pais aprovam as escolas for falsa, ento a frase

rt Tr P ia D l F
p.q
V F F F

Pe

COMO CAI NA PROVA...

Pgina1 4

eX Pe rt Tr P ia D l F

Pgina1 5

- DISJUNO: a disjuno ocorre quando as sentenas esto separadas pelo conectivo ou. Nesse caso os enunciados so chamados disjuntivos. O smbolo que representa a palavra ou v ou em certos casos pode ser w. Isso por que a palavra ou ambgua, pelo fato de indicar s vezes uma incluso e outras excluso. Ex.: Pedro costuma ir praia de nibus ou de carro. INCLUSIVA (v) Na oferta especial voc pode escolher carne ou massa. EXCLUSIVA (w) Betover nasceu em Santa Maria ou nasceu em Dilermando de Aguiar. ______________ Nesse sentido temos que tomar cuidado com essa distino porque isso altera a determinao do valor de verdade da premissa conforme seu carter de incluso ou de excluso.

p
V V F F

q
V F V F

pvq
V V V F

rt Tr P ia D l F
p q
V V F F V F V F

pwq
F V V F

Disjuno Inclusiva

Disjuno Exclusiva

- CONDICIONAL (Implicao): no enunciado condicional afirma-se que uma sentena implica outra. Em um enunciado condicional verdadeiro no se pode ter o antecedente verdadeiro e conseqente falso. O smbolo que representa essa condicional o . Numa relao condicional encontramos uma distino entre causa e efeito.

eX
Alguns Exemplos:

Ex.: Se o Senado aprovar o projeto ento o salrio ser aumentado.

Pe
p
V V F F

pq

V F V F

V F V V

Se Deus existe, ento a vida faz sentido. Se Deus existe, a vida faz sentido. A vida faz sentido se Deus existir. A vida faz sentido caso Deus exista. Deus no existe, a menos que a vida faa sentido. Deus no existe, a no ser que a vida faa sentido. A vida faz sentido, a menos que Deus no exista. A vida faz sentido, a no ser que Deus no exista. Uma condio necessria para Deus existir a vida fazer sentido. A existncia de Deus uma condio suficiente para que a vida faa sentido.

Pgina1 6

OBS.: Ao analisar um enunciado condicional devemos redobrar nossa ateno com a clssica distino entre condio suficiente e condio necessria. Os enunciados condicionais so importantes tambm para refletirmos sobre as condies suficientes e necessrias que ligam as sentenas. Vejamos o exemplo: s a) Se Joo paulista, ento Joo brasileiro o mesmo que dizer que ser paulista condio suficiente para Joo ser brasileiro. b) Se Maria divorciada, ento Maria j foi casada o mesmo que estabelecer uma relao de necessidade entre divorcio e casamento.

- BICONDICIONAL (equivalncia): enquanto a sentena condicional estabelece uma relao de sentido nico, a relao de equivalncia bicondicional, porque se d nos dois sentidos. O termo que indica essa relao o se e somente se. O smbolo usual para essa relao .

Ex.: O senador seria cassado se

eX

rt Tr P ia D l F
p q p q
V V F F V F V F V F F V

e somente se permanecesse no seu cargo cargo.

Pe

DESAFIO FILOSFICO...

Pgina1 7

TOMAR CUIDADO

A pontuao tambm necessria na lngua da lgica simblica, pois os enunciados compostos simblica, podem combinar-se para formar outros enunciados ainda mais complicados. A expresso p . q v r ambgua; se pode significar a conjuno de p com a disjuno de q com r, ou pode significar a disjuno cujo o primeiro de disjuntivo a conjuno de p e q, cuja segunda disjuntiva r. Distinguimos esses dois sentidos diferentes com a seguinte pontuao:

p . (q v r) (p . q) v r
Na lgica simblica, os parnteses, aspas e chaves so usados como smbolos de pontuao. teses, Podemos ver que pontuando de diversas maneiras a expresso original, obtm se um resultado diferente se obtm-se considerarmos o caso em que p falso e q e r so ambos verdadeiros. Neste caso, as difere diferenas de pontuao so as que determinam a diferena fundamental entre verdade e falsidade, pois as diferentes pontuaes atribuem diferentes valores de verdade expresso original. Vejamos:

p . (q v r)

eX

importante ao calcular o valor de verdade de um enunciado composto tomar cuidado com a negao. A fim de reduzir a ambigidade numa direo ou outra de um enunciado conveniente estabelecer a conveno de que, em qualquer frmula, o smbolo da negao deve ser entendido como aplicado ao deve enunciado mnimo que a pontuao permite. Sem essa conveno a frmula ~p v q ambgua, pois pode representar dois sentidos diferentes. Vejamos

~pvq ~ (p v q)

rt Tr P ia D l F
(~p) v q
Pgina1 8

(p . q) v r

Pe

Mas, pela nossa conveno, admitimos que o significado da primeira est correto, pois o til pode aplicar-se ao primeiro componente, se p, e no expresso mais extensa p v q.

Se conhecemos os valores de verdade de qualquer enunciado simples, podemos calcular facilmente o valor de verdade de qualquer composto funcional-de-verdade formado por aqueles. Ao trabalhar com tais verdade enunciados compostos, comeamos sempre pelos seus componentes interiores e caminhamos da para fora. Supomos que A e B so enunciados verdadeiros e X e Y so enunciados falsos qual seria o val de verdade valor do seguinte enunciado:

~[~(A . X) . (Y v ~B)]

Atividades

II. Se A, B e C so enunciados verdadeiros e X, Y e Z so enunciados f falsos, quais so os valores de verdade dos seguintes enunciados compostos: 1. 2. 3. 4. (C v Z) . (Y v B) ~BvC ~ [ ( ~ Y v Z) v (~ Z v Y) ] [A . (B v C) ] . ~ [ ( A . B) v (A . C)

eX

1- Washington foi assassinado . Lincoln foi assassinado 2- ~ Lincoln foi assassinado . ~ Washington foi assassinado 3- Lincoln foi assassinado v ~ ( Washington foi assassinado . Lincoln foi assassinado) 4- ~ [ ~ ( Washington foi assassinado v Lincoln foi assassinado) v ( ~ Washington foi assassinado . ~ Lincoln foi assassinado ) ]

Pe

I. Quais enunciados so verdadeiros?

I = 1: falso / 2: falso / 3: verdadeiro / 4: falso II = 1: verdadeiro / 2: verdadeiro / 3: falso / 4: falso

rt Tr P ia D l F
GABARITO
Pgina1 9

2.1.3 Classificao de Premissas


As proposies se classificam segundo a qualidade e quantidade.

DO PONTO DE VISTA DA QUALIDADE, AS PROPOSIES DE DIVIDEM EM:


- afirmativas: so os enunciados em que se afirma algo sobre o sujeito. As que atribuem alguma coisa a um sujeito: S P. - negativas: so os enunciados em que se nega a respeito do sujeito. As que separam o sujeito de alguma coisa: S no P.

- universais: quando dizemos algo de todos os sujeitos de uma classe. Os enunciados universais so identificados pelos quantificadores: TODO / NENHUM. quando o predicado se refere extenso total do sujeito, afirmativamente (Todos os S so P) ou negativamente (Nenhum S P) Ex.: Toda cobra preguiosa. - particulares: quando dizemos algo a respeito de alguns sujeitos da classe ( no mnimo um). Quando o predicado atribudo a uma parte da extenso do sujeito, afirmativamente (Alguns S so P) ou negativamente (Alguns S no so P); - singulares: quando dizemos algo de apenas um sujeito ou coisa. Quando o predicado atribudo a um nico indivduo, afirmativamente (Este S P) ou negativamente (Este S no P).

Construa enunciados com as seguintes caractersticas:

a)______________________________________________________________________________ b)______________________________________________________________________________ c)______________________________________________________________________________ 2. Proposies Universais Negativas a)______________________________________________________________________________ b)______________________________________________________________________________ c)______________________________________________________________________________ 7. Proposies Particulares Negativas a)______________________________________________________________________________ b)______________________________________________________________________________ c)______________________________________________________________________________ 8. Proposies Singulares Afirmativas a)______________________________________________________________________________ b)______________________________________________________________________________ c)______________________________________________________________________________

eX

1. Proposies Particulares Afirmativas

rt Tr P ia D l F
Pgina2 0

DO PONTO DE VISTA DA QUANTIDADE, AS PROPOSIES SE DIVIDEM EM:

Pe

DESAFIO FILOSFICO...

EXERCICIOS BLOCO 2
1- Se Marte um planeta, ento Vnus e Jpiter tambm. A premissa pode ser classificada como: a) Uni. Afirm. Simples Condicional b) Part. Afirm.Composta Conjuno c) Part. Negat. Composta Condicional d) Part. Afirm. Composta Disjuno e) Part. Afirm. Composta Condicional 2- O silogismo aristotlico a deduo lgica na qual uma concluso inferida a partir de suas premissas, a premissa maior e a premissa menor, pela mediao do termo mdio. O termo mdio liga o termo menor (conceito de menor extenso) ao termo maior (conceito de maior extenso) de acordo com o princpio lgico de que duas quantidades idnticas a uma terceira so idnticas entre si. Considere o silogismo a seguir: Todos os brasileiros so sul-americanos; todos os paranaenses so brasileiros; logo, todos os paranaenses so sul-americanos.

Identifique, respectivamente, o termo mdio, o termo maior e o termo menor. 01) brasileiros sul-americanos paranaenses 02) so todos logo 04) sul-americanos paranaenses brasileiros 08) paranaenses brasileiros todos 16) sul-americanos so brasileiros Conforme seus conhecimentos em operadores lgicos podemos afirmar que:

4- Ea de Queiroz, em grande parte de sua obra, desnuda, com ironia e sarcasmo, a sociedade portuguesa do sculo XIX, mas reafirma a denuncia a hipocrisia e a corrupo clerical a) Condicional b) Conjuno c) Bicondicional d) Disjuno 5- Invejo o ouvires quando escrevo ou imito o amor com que ele, em ouro e alto relevo a) Condicional b) Conjuno c) Bicondicional d) Disjuno 6- A aprovao no vestibular acontecer para aqueles que se e somente se freqentaro as aulas. a) Condicional b) Conjuno c) Bicondicional d) Disjuno 7- Analise os itens acima: (1) Joguei uma pedra no lago, e ela afundou; (2) Joguei outra pedra no lago e ela tambm afundou; (3) Joguei mais uma pedra no lago, e ela tambm afundou; (4) Logo, se eu jogar uma outra pedra no lago, ela vai afundar.

eX

Pe

3- Como romancista, Bernardo Guimares abordou a temtica do indianismo, porm no esqueceu os aspectos subjetivos de sua obra. a) Condicional b) Conjuno c) Bicondicional d) Disjuno

rt Tr P ia D l F
Pgina2 1

No argumento acima podemos afirmar que o item (4) a) Premissa Vlida b) Premissa Verdadeira c) Premissa Dedutiva d) Analogia e) uma concluso e no uma premissa 8- Se for verdade que possvel fazer ensaios em pequenos grupos de 20 alunos ento a afirmao de que: I- necessrio fazer ensaios em pequenos grupos de 20 alunos verdadeira II- impossvel fazer ensaios em pequenos grupos de 20 alunos falsa. III- Fizeram-se ensaios em pequenos grupos de 20 alunos pode ser falsa. Esta(ao) Correta(s) a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) apenas II e III

9- Analise as seguintes alternativas: I- Se a gua no boa condutora de eletricidade, ento, no pura. II- Se a gua no pura, ento ela no boa condutora de eletricidade. III- Se a gua boa condutora de eletricidade, ento ela pura.

Os estudantes brasileiros so os piores nos rankings internacionais, mas mais de 90% dos professores e pais aprovam as escolas ________________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) conjuno falsa b) disjuno falsa c) negao falsa d) disjuno verdadeira e) conjuno verdadeira

eX
2. 01 7. B

10- O conector mas corresponde operao lgica de _________________. Se a orao Os estudantes brasileiros so os piores nos rankings internacionais for verdadeira e a orao Mais de 90% dos professores e pais aprovam as escolas for falsa, ento a frase

1. E 6. C

Pe
3. B 8. E

Qual(quais) tem o mesmo significado que a seguinte afirmao da questo anterior a respeito da gua: Quando pura, boa condutora de eletricidade? a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) apenas II e III

rt Tr P ia D l F
GABARITO 4. B 9. A

5. D 10. A

Pgina2 2

2.1.4 Quadro Tradicional de Oposio


Ao analisar a estrutura forma dos enunciados categricos percebemos que possvel estabelecer algumas relaes que so sintetizadas no quadro tradicional de oposio. contraditrias: quando temos o mesmo sujeito e o mesmo predicado, uma das proposies universal afirmativa (Todos os S so P) e a outra particular negativa (Alguns S no so P); ou quando se tem uma universal negativa (Nenhum S P) e uma particular afirmativa (Alguns S so P); contrrias: quando, tendo o mesmo sujeito e o mesmo predicado, uma das proposies universal afirmativa (Todo S P) e a outra universal negativa (Nenhum S P); ou quando uma das proposies particular afirmativa (Alguns S so P) e a outra particular negativa (Alguns S no so P); subalternas: quando uma universal afirmativa subordina uma particular afirmativa de mesmo sujeito e predicado, ou quando uma universal negativa subordina uma particular negativa de mesmo sujeito e predicado. subcontrrias:

As proposies categricas de forma tpica que tm os mesmos termos sujeito e predicado podem diferir mutuamente na qualidade, na quantidade ou em ambas as coisas. Os lgicos de outrora deram a essa espcie de diferena o nome tcnico de "oposio" e certas relaes importantes dos valores de verdade foram correlacionadas com as vrias espcies de oposio. Duas proposies so contraditrias se uma delas for a negao da outra, isto , se no puderem ser ambas verdadeiras e no puderem ser ambas falsas. claro que duas proposies categricas de forma tpica que tm o mesmo sujeito e o mesmo predicado, mas que diferem em quantidade e qualidade so contraditrias. Assim, as proposies A e O: Todos os juzes so advogados e Alguns juzes no so advogados

eX

O FUNCIONAMENTO DO QUADRO TRADICIONAL DE OPOSIO

rt Tr P ia D l F
Pgina2 3

Pe

que se opem tanto em quantidade como em qualidade, so obviamente contraditrias. Exatamente uma verdadeira e exatamente uma falsa. Do mesmo modo, as proposies E e I: Nenhum poltico idealista e Alguns polticos so idealistas opem-se em quantidade e qualidade e so contraditrias. Esquematicamente, podemos dizer que a contraditria de "Todo S P" "Algum S no P", e a contraditria de "Nenhum S P" "Algum S P"; A e O so contraditrias, tal como E e I. Diz-se que duas proposies so contrrias, quando no podem ser ambas verdadeiras, embora possam ser ambas falsas. A descrio tradicional ou aristotlica de proposies categricas sustenta que as proposies universais que tm os mesmos termos sujeito e predicado, mas diferem em qualidade, so contrrias. Assim, insistia-se em afirmar que proposies A e E tais como: Todos os poetas so preguiosos e Nenhum poeta preguioso

no podiam ser ambas verdadeiras, se bem que ambas pudessem ser falsas e, portanto, deviam ser tidas como contrrias. Diz-se que duas proposies so subcontrrias se no podem ser ambas falsas, embora possam ser ambas verdadeiras. A mesma teoria tradicional j citada sustentava que as proposies particulares que tm os mesmos termos sujeito e predicado, mas diferem em qualidade, so subcontrrias. Afirmava-se que as proposies I e O como: Alguns diamantes so pedras preciosas e Alguns diamantes no so pedras preciosas podem ser ambas verdadeiras, mas no podem ser ambas falsas e, portanto, devemos consider-las subcontrrias. At agora, os exemplos de oposio entre proposies foram de molde a sugerir desacordo. Mas "oposio", no presente contexto, um termo tcnico que tambm se aplica aos casos em que no h desacordo na acepo corrente. Assim, se duas proposies que tm os mesmos termos sujeito e predicado concordam em qualidade e diferem somente em quantidade h oposio, mesmo que no impliquem desacordo algum. Em tais casos, afirmou-se que a verdade da proposio particular estava ou no implcita na verdade da proposio universal. Por exemplo, da verdade de uma proposio A, tal como:

A oposio entre uma proposio universal e a sua proposio particular correspondente (isto , a proposio particular que tem os mesmos termos sujeito e predicado e a mesma qualidade da universal) recebeu o nome de subalternao. Nesta situao, a proposio universal denominada superalterna, ou subalternante, e a particular subalternada ou, simplesmente, subalterna. Sustentava-se que, na subalternao, o superalterno implica o subalterno. A implicao no vlida do subalterno para o superalterno, pois que, para proposies subalternas como:

eX

Todas as aranhas so animais de oito patas Algumas aranhas so animais de oito patas Nenhuma aranha inseto

pressupunha-se que a verdade da proposio I correspondente:

se lhe seguiria. E da verdade de uma proposio E como:

pressupunha-se a possibilidade de derivar a verdade da proposio O correspondente:

Algumas aranhas no so insetos.

rt Tr P ia D l F
Pgina2 4

Pe

Alguns animais so gatos e Alguns animais no so gatos ambas so verdadeiras, ao passo que as suas superalternas so claramente falsas. Esses vrios tipos de oposio eram representados por um diagrama chamado O Quadro de Oposio, que reproduzimos como figura 1 1.

Quando se extrai uma concluso a partir de uma nica premissa, diz se que a inferncia imediata. trai diz-se A informao consubstanciada no Quadro de Oposio fornece, claramente, uma base para um certo nmero de inferncias imediatas. Assim, se uma proposio A for tomada como premissa, ento, segundo o Quadro como de Oposio, podemos inferir, validamente, que a proposio O correspondente (isto , a proposio O cujos termos sujeito e predicado so os mesmos de A) falsa. E da mesma premissa poderemos inferir, imediatamente, que a proposio I correspondente verdadeira. claro que da verdade de uma proposio I no se deduz a verdade da proposio A correspondente, e sim a falsidade da proposio E correspondente. O Quadro de Oposio tradicional proporciona uma base para um nmero considervel de tais ro inferncias imediatas. Dada a verdade ou falsidade de qualquer uma das quatro proposies categricas de forma tpica, pode-se inferir imediatamente a verdade ou falsidade de algumas ou de todas as outras As se outras. inferncias imediatas baseadas no Quadro de Oposio tradicional podem ser classificadas da seguinte maneira: Se Se Se Se Se Se Se Se A verdadeira: E falsa, I verdadeira, O falsa. E verdadeira: A falsa, I falsa, O verdadeira. I verdadeira: E falsa, A e O so indeterminadas indeterminadas. O verdadeira: A falsa, E e I so indeterminadas. A falsa: O verdadeira, E e I so indeterminadas. E falsa: I verdadeira, A e O so indeterminadas. I falsa: A falsa, E verdadeira, O verdadeira. O falsa: A verdadeira, E falsa, I verdadeira.

eX

Pe

As relaes diagramadas por este Quadro de Oposio forneciam, assim se julgava, uma base lgica para validar certas formas algo elementares de raciocnio. A este respeito, costume distinguir entre inferncia mediata e imediata. Inferir extrair uma concluso de uma ou mais premissas. Quando h mais de concluso uma premissa, como no silogismo, que possui duas, diz se que a inferncia mediata presumivelmente diz-se porque se supe que a concluso extrada da primeira premissa por mediao da segunda.

rt Tr P ia D l F
Pgina2 5

I. Complete corretamente o quadro:

EXERCCIOS

A E I O

F V F V F V F

II. Que poder inferir-se da verdade ou falsidade das proposies restantes, em cada um dos conjuntos seguintes, se supusermos que a primeira verdadeira? E se supusermos que falsa? 1. a. Todos os diretores bem sucedidos so homens inteligentes. b. Nenhum diretor bem sucedido um homem inteligente. c. Alguns diretores bem sucedidos so homens inteligentes. d. Alguns diretores bem sucedidos no so homens inteligentes. 2. a. Nenhum animal com chifres carnvoro. b. Alguns animais com chifres so carnvoros. c. Alguns animais com chifres no so carnvoros. d. Todos os animais com chifres so carnvoros.

4. a. Alguns professores universitrios no do aulas interessantes. b. Todos os. professores universitrios do aulas interessantes. c. Nenhum professor universitrio d aulas interessantes. d. Alguns professores universitrios do aulas interessantes.

eX

3. a. Alguns istopos de urnio so substncias altamente instveis. b. Alguns istopos de urnio no so substncias altamente instveis. c. Todos os istopos de urnio so substncias altamente instveis. d. Nenhum istopo de urnio uma substncia altamente instvel.

rt Tr P ia D l F
Pgina2 6

Pe

EXERCICIOS BLOCO 3
1- Se for verdade que Toda populao natural tem um limite no crescimento populacional, ento : I- falso que Alguma populao no natural no tem um limite no crescimento populacional. II- falso que Nenhuma populao natural tem um limite no crescimento populacional. III- verdadeiro que A populao dos seres humanos no tem um limite no crescimento populacional. Est(ao) correta(s) a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) apenas I e II e) apenas II e III

b) Oposio Contraditria ( ) A-O ( ) I-O ( ) I-E ( ) E-A ( ) E-I ( ) O-I ( ) I-A ( ) O-A

c) Relao subcontrria ( ) A-I ( ) I-O ( ) O-E ( ) E-A ( ) E-O ( ) O-I ( ) I-A ( ) A-E

d) Relao Subalterna ( ) A-I ( ) I-O ( ) O-E ( ) E-A ( ) E-O ( ) O-I ( ) I-A ( ) A-E

seguem so logicamente VERDADEIRA, FALSAS ou IMPOSSIVEL SABER: a) Todos os passo-fundenses so gachos. (_______________) b) Alguns passo-fundenses no so gachos. (_______________)

4- Dado que a proposio Todas as mesas so feitas de ferro verdadeira, diga se as proposies que seguem so logicamente VERDADEIRA, FALSAS ou IMPOSSIVEL SABER: a) Algumas mesas so feitas de ferro. (_______________) b) Nenhuma mesa feita de ferro. (_______________) c) Algumas mesas no so feitas de ferro. (______________) 5- O que ocorrer com a proposio do tipo E se a proposio A for verdadeira? ( ) E ser verdadeira ( ) E ser falsa ( ) E ser impossvel saber 6- O que ocorrer com a proposio do tipo A se a proposio O for verdadeira? ( ) A ser verdadeira ( ) A ser falsa ( ) A ser impossvel saber 7- O que ocorrer com a proposio do tipo E se a proposio I for verdadeira? ( ) E ser verdadeira ( ) E ser falsa ( ) E ser impossvel saber

eX

c) Nenhum passo-fundense gacho. (______________)

Pe

3- Dado que a proposio Alguns passo-fundenses so gachos verdadeira, diga se as proposies que

rt Tr P ia D l F
Pgina2 7

2- Marque as alternativas cuja(s) relao(es) dos enunciados representem as seguintes combinaes: a) Oposio Contrria ( ) A-I ( ) I-O ( ) O-E ( ) E-A ( ) E-O ( )O-I ( ) I-A ( ) A-E

2.2- Silogismo e Argumentao


Argumento (Raciocnio): uma seqncia de proposio em que existe uma relao entre premissas e a concluso. Um argumento um conjunto de afirmaes de tal modo estruturadas que se pretende que uma delas (a concluso) seja apoiada pelas outras (as premissas). Por exemplo: Mas "Ou Deus existe, ou a vida no faz sentido" no um argumento, dado ser apenas uma afirmao que no est a ser apoiada por outras afirmaes. Os argumentos podem ser vlidos ou invlidos, mas no podem ser verdadeiros ou falsos. Um argumento vlido quando as suas premissas apoiam a sua concluso H dois grandes grupos de argumentos: os dedutivos e os no dedutivos. No se deve confundir argumentos com explicaes. Para que um argumento seja bom, a concluso no pode ser mais plausvel do que as premissas. Mas esta exigncia no existe numa explicao: a "concluso" das explicaes quase sempre mais plausvel do que as "premissas". Por exemplo:

Se pensarmos que estas afirmaes formam um argumento, cuja concluso "Existem estaes do ano nas latitudes elevadas", trata-se de um argumento muitssimo mau, dado que as premissas so muitssimo menos evidentes do que a concluso. Contudo, esta uma boa explicao da razo pela qual h estaes do ano. Assim, num argumento procura-se persuadir algum da verdade de uma concluso, ao passo que numa explicao procura-se explicar a algum a razo pela qual uma dada afirmao verdadeira. Por isso, num bom argumento parte-se geralmente de premissas mais plausveis ou evidentes do que a concluso, o que no acontece numa boa explicao.

ARGUMENTO

eX

Ao analisar a estrutura de um argumento podemos fazer uso da analise dos termos. T o d o O r a , L o g o , h o m e m P e d r o P e d r o m o r t a l . h o m e m . m o r t a l .

rt Tr P ia D l F
VLIDO INVLIDO
Pgina2 8

"Existem estaes do ano nas latitudes elevadas porque o eixo da Terra est inclinado, o que provoca, juntamente com o movimento em torno do Sol variaes na intensidade com que os raios do Sol chegam Terra".

Pe

DEDUTIVOS INDUTIVOS FALCIAS

ANALOGIAS

T E R M O S

los em:

Um argumento composto por termos e conforme a sua posio no argumento podemos classifica1. Termo Mdio: o termo que aparece nas duas premissas, mas no aparece na concluso. 2. Termo Maior: o termo que aparece na 1 premissa (premissa maior) e na concluso como predicado. 3. Termo Menor: o termo que aparece na 2 premissa e o sujeito da concluso.

ANOTAES: ALGUMAS ANOTAES:


______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

eX

______________________________________________________________________________________

Pe

______________________________________________________________________________________

rt Tr P ia D l F
Pgina2 9

______________________________________________________________________________________

BOM TOMAR CUIDADO...


ATENO REDOBRADA
REGRAS DO SILOGISMO CATEGRICO Regras
Ter trs termos (sem equvocos): maior, mdio e menor.

Exemplos Invlidos
Todo o touro tem chifres Touro uma constelao Logo, uma constelao tem chifres T. Maior:chifres; T. Mdio: Touro (animal); T.Menor: Constelao; 4. Termo: Touro (constelao).

Tudo o que magoa mau. Os termos maior e menor no podem ter, Alguns homens magoam. na concluso, maior extenso do que Logo, todos os homens so maus nas premissas. T. Maior: maus; T.Menor: todos os homens. O termo mdio tem que ser tomado pelo menos uma vez em toda a sua extenso (universalmente). A tmara um fruto A laranja um fruto Logo, a tmara uma laranja. T. Mdio: fruto.

O termo mdio no deve entrar na concluso

eX

Premissas afirmativas pedem uma concluso afirmativa

De duas premissas negativas nada se pode concluir

A concluso segue a parte mais fraca

De duas premissas particulares nada se pode concluir.

rt Tr P ia D l F
T. Mdio: Tmara Insultar um ato indigno Os atos indignos so condenveis Logo, insultar no condenvel.

Pe

Tmara grande Tmara faladora Portanto, a Tmara uma grande faladora.

Nenhum homem imortal Os pssaros no so homens Portanto, os pssaros so imortais. Todos os lees so mamferos Alguns animais so lees Portanto, todos os animais so mamferos. Algum aluno preguioso Algum aluno estudioso Portanto, alguns alunos estudiosos so preguiosos.

Pgina3 0

TIPOS DE SILOGISMOS
CATEGRICOS
O silogismo categrico recebe esse nome por conter proposies categricas ou simples (aquelas que contem um sujeito e um predicado unidos ou separados por uma cpula verbal). O silogismo categrico uma inferncia dedutiva. No se pretende descobrir nada de novo, mas apenas demonstrar a validade de algo que j se conhece.

Todo Homem mortal. Scrates Homem. Logo, Scrates mortal.

O silogismo hipottico, por sua vez, recebe esse nome por conter proposies hipotticas ou compostas (duas ou mais proposies simples, anteriormente formuladas, unidas entre si por um operador lgico). Podem ser divididos em: a) Disjuntiva b) Condicional

SE voc fizer isso, ENTO voc apanha


Antecedente

eX

SE Andr tirou uma nota cima da mdia, no pegar recuperao.


Antecedente Consequente

A estrutura do argumento no para por a, pois vimos apenas o primeiro enunciado de um possvel argumento. Lembre-se que com apenas um enunciado no se tem ainda um argumento, no mximo uma proposio. Para se ter um argumento, preciso ainda outro enunciado. Este outro enunciado vai NEGAR ou AFIRMAR o ANTECEDENTE ou o CONSEQUENTE. Vejamos:

Se Andr tirou nota acima da mdia, ento no pegar recuperao. Andr tirou uma nota acima da mdia. Logo, Andr no pegar recuperao.
1)

FORMAS VLIDAS: se as premissas e os enunciados forem verdadeiros, ento a concluso tambm tem de ser verdadeira.
a. Afirmao do Antecedente (Modus Ponens)

Se p, ento q. p. Ento q.

Pe

Nos argumentos condicionais estritamente necessrio que uma de suas premissas seja um enunciado condicional composto, que se determina pela forma-padro Se..., ento.... Todo enunciado condicional composto por duas partes: o antecedente e o conseqente. Vejamos

rt Tr P ia D l F
Consequente

HIPOTTICOS

Argumentos Condicionais

Se Mrcio ganhar esta partida, ento ser o campeo. Mrcio ganhou esta partida Ento, Mrcio o campeo

Pgina3 1

b. Negao do Conseqente (Modos Tollens)

Se p, ento q. Se a nossa turma se comportar, ento viajaremos para Pirituba. q. A nossa turma no viajou para Pirituba. Ento p. Ento, a nossa turma no se comportou.
2)

FORMAS NO VLIDAS: a concluso no sustentada pelas premissas, mesmo sendo essas


verdadeiras. Tais argumentos tambm so chamados de falaciosos.

a. Afirmao do Consequente

b. Negao do Antecedente

Se p, ento q. No p. Ento,no q.

Se voc for meu amigo, ento me passar cola. Voc no meu amigo. Ento, voc no me passar cola.

rt Tr P ia D l F
Se p, ento q. P Ento, q
Pgina3 2

Se p, ento q. q. Ento, p

Se Bob homem, ento mortal Bob mortal Ento, Bob homem.

importante sabermos a forma padro dos argumentos, pois quaisquer contedos que ocuparem o lugar da simbolizao (p ou q) sero vlidos ou invlidos segundo sua estrutura. Por exemplo, um argumento com a seguinte estrutura ser sempre vlido, no importando o contedo que ocupar o lugar dos smbolos.

eX

Pe

CUIDADO

TIPOS DE ARGUMENTAO DEDUTIVO: onde a concluso deriva necessariamente das premissas. No traz elementos novos na concluso. O argumento dedutivo uma forma de raciocnio que geralmente parte de uma verdade universal e chega a uma verdade menos universal ou singular. Esta forma de raciocnio vlida quando suas premissas, sendo verdadeiras, fornecem provas evidentes para sua concluso.
Exemplos:
1- S h movimento no carro se houver combustvel. O carro est em movimento. Logo, h combustvel no carro 3- Todo homem mortal. Pedro homem. Logo, Pedro Mortal 2- S h fogo se houver oxignio. Na lua no h oxignio. Logo, na lua no pode haver fogo 4- Todo co mamfero. Bethovem um co muito belo. Logo, Bethoven mamfero. 6- Todo brasileiro sul-americano. Todo paulista brasileiro. Todo paulista sul-americano.

5- Um hortelo que cultiva sua prpria horta, com suas prprias mos, rene em sua prpria pessoa trs diferentes caracteres: de proprietrio rural, a renda do primeiro, o lucro do segundo e o salrio do terceiro.

eX

1- A sala 1 da escola foi pintada de verde. As salas 2, 3, 4, 5, 6, tambm foram pintadas de verde. Logo, todas as salas da escola foram pintadas de verde.

Pe

O argumento indutivo uma forma de raciocnio que geralmente parte de enunciados singulares e infere-se um enunciado universal. Ao contrrio do argumento dedutivo, o argumento indutivo vai alm das premissas. Ele oferece novas informaes que no estavam contidas na premissa. Por isso, ele mais usado pelas cincias. So atravs dos argumentos indutivos que as cincias descobrem as leis gerais da natureza. O argumento indutivo geralmente parte de dados da experincia e desses dados chega a enunciados universais so os dados singulares que induzem a uma concluso universal. GENERALIZAMOS. Em um argumento indutivo o contedo da concluso excede as informaes fornecidas pelas premissas. Exemplos:
2- O ouro conduz eletricidade e um metal. O ferro, o zinco, o bronze, a prata tambm so metais e conduzem eletricidade. Logo, todo metal conduz eletricidade.

INDUTIVO:

3- Essa poro de gua ferve a cem graus, e esta outra, e esta outra...; logo, a gua ferve a cem graus.

CUIDADO: O grande problema da induo que ela probabilstica. No h a necessidade como na deduo. Como vimos na deduo, a concluso decorre necessariamente das premissas. J na induo isso impossvel, uma vez que ela enumera casos particulares e por probabilidade ela infere uma verdade universal. A concluso da induo tem apenas a probabilidade de ser verdadeira.

ANALOGIA: Os argumentos por analogia so argumentos baseados em comparaes. Em geral, neste tipo de argumentos procuramos encontrar algumas semelhanas entre duas entidades (pessoas, objetos, situaes, ...). Assim, conclumos que uma das duas entidades possui uma propriedade x em virtude de sabermos que elas possuem outras propriedades comuns. uma forma de induo onde passamos de dados singulares ou particulares a outros dados tambm singulares e particulares. Comparao.

rt Tr P ia D l F
Pgina3 3

4- A ma, quando lano para cima, cai. A laranja quando lano para cima, cai. A pedra, quando lano para cima, cai. Ora a ma, a laranja e a pedra so objetos, logo todos os objetos, quando so lanados para cima, caem.

As analogias podem ser FORTES ou FRACAS, de acordo com a semelhana entre os dois tipos de objetos comparados. Quando a semelhana entre os objetos se manifesta em reas relevantes para o argumento, ou seja, que efetivamente contam para aquele caso, ento a analogia tem mais fora do que quando os objetos apresentam semelhanas no-relevantes para a concluso. Ao avaliar um argumento por analogia no sentido de saber se forte ou fraco, temos de estar atentos a trs critrios, os quais se manifestam nas seguintes perguntas: 1. 2. 3. As semelhanas apontadas nos casos que esto a ser comparados so relevantes para a concluso que se quer inferir? A comparao tem por base um nmero razovel de semelhanas. Apesar das semelhanas apontadas, no haver diferenas fundamentais entre os casos que esto a ser comparados?

certeza. Somente uma certa dose de probabilidade. Por outro lado, por exigir um salto muito grande, onde se abre o espao para a inveno, tanto artstica quanto cientfica.

Prova-se que um argumento falacioso mostrando que possvel, ou muito provvel, que as suas premissas sejam verdadeiras mas a sua concluso falsa. Quando se diz que uma definio, por exemplo, falaciosa, quer-se dizer que enganadora ou que pode ser usada num argumento que, por causa disso, ser falacioso. Podem ser formais ou no formais. Formais: quando as caractersticas dos termos das premissas esto postas de formas diferentes e ao condizem a estrutura do argumento. No Formais: no falcias que no ferem a estrutura do argumento, mas apelam para problemas na linguagem, equvocos e ambigidades. Podem ser classificadas:

1- falcia ad hominem: (ataque/contra pessoa) falcia pela qual se pretende refutar uma afirmao,
atacando, ou desvalorizando de alguma maneira, a pessoa que a defendeu. Pode assumir a forma de ataques ao carter, raa, religio ou nacionalidade da pessoa. Exemplo: "O meu pai diz que no se deve fumar, mas fuma. Logo, no h razes para deixar de fumar". Neste caso, pretende-se refutar a idia de que no se deve fumar atacando a pessoa que a defendeu por ela ser incoerente.

eX

Um argumento invlido que parece vlido. Por exemplo: "Todas as coisas tm uma causa; logo, h uma s causa para todas as coisas". Do ponto de vista estritamente lgico no h qualquer distino entre argumentos invlidos que so enganadores porque parecem vlidos, e argumentos invlidos que no so enganadores porque no parecem vlidos. Mas esta distino importante, uma vez que so as falcias que so particularmente perigosas. Os argumentos cuja invalidade evidente no so enganadores e, se todos os argumentos invlidos fossem assim, no seria necessrio estudar lgica para saber evitar erros de argumentao.

Pe

FALCIAS: Uma falcia um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, invlido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam persuaso podem parecer convincentes para grande parte do pblico apesar de conterem falcias, mas no deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falcias por vezes difcil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, ntima, psicolgica ou emotiva, mas no validade lgica. um raciocnio incorreto, mas com aparncia de correto.

rt Tr P ia D l F
Pgina3 4

Uma analogia fundamental: O raciocnio analgico no oferece

2- falcia da afirmao da conseqente: falcia que consiste em supor que da condicional "Se P,
ento Q" e da afirmao da consequente dessa condicional, "Q", se pode concluir "P". Exemplo: "Se jogamos bem, ento ganhamos o jogo. Ganhmos o jogo. Logo, jogmos bem." fcil apresentar uma refutao desta forma de argumento com um contra-exemplo com a mesma forma lgica: o argumento "Se isso sardinha ento isso peixe. peixe. Logo, sardinha.", implicando a falsidade "Basta ser peixe para ser sardinha", mostra que este padro argumentativo falacioso.

3- falcia da circularidade:
1. Um argumento cuja concluso esteja explcita ou implicitamente contida nas premissas; chama-se petio de princpio ou petitio principii a este tipo de falcia. Os casos mais evidentes so aqueles em que a concluso se limita a repetir a premissa: "Deus existe porque diz na Bblia e a Bblia a palavra de Deus". Os casos mais sutis incluem variaes gramaticais: "Os animais no tm direitos porque no so contemplados na legislao". falso que nos argumentos dedutivos vlidos a concluso esteja "contida" nas premissas, como por vezes se pensa. Pois h argumentos dedutivos vlidos cujas concluses no esto "contidas" nas premissas: "Scrates grego; logo, Scrates grego ou os livros esto errados". E h argumentos dedutivos invlidos cujas concluses esto "contidas" nas premissas: "Se Scrates tivesse nascido em Estagira, seria grego; Scrates era grego; logo, Scrates nasceu em Estagira". 2. Uma definio falaciosamente circular se definir A em termos de B e depois B em termos de A, sem com isso esclarecer A. Por exemplo: "Uma pessoa solteira uma pessoa no casada". E o que uma pessoa casada? " uma pessoa no solteira". Um certo grau de circularidade nas definies aceitvel, desde que se trate de uma circularidade informativa. Por exemplo, as definies cientficas de massa, peso, energia, fora, etc., acabam por ser circulares, mas so informativas.

elementos de uma classe terem uma propriedade, o todo ou a classe tambm devem ter tal propriedade. Exemplo: "As clulas no tm conscincia. Portanto, o crebro, que feito de clulas, no tem conscincia."

5- falcia da diviso: falcia que consiste em atribuir s partes de um todo ou aos elementos de uma
classe uma propriedade do todo ou da classe. "F uma excelente equipa. i joga na equipa F. Logo, i um excelente jogador." contra-exemplo: "A classe dos nmeros infinita. Ora 2 um nmero. Logo, 2 infinito".

6- falcia da excluso: So frequentes os argumentos que omitem conhecimentos relevantes para


avaliar uma concluso. Por exemplo: uma pessoa empenhada em provar que as guerras so inevitveis e que se limite a colecionar os exemplos favorveis oferecidos pela histria, incorre nesta falcia por excluir conhecimentos relevantes deveria, por exemplo, explicar por que razo a Sua, estando trezentos anos sem guerrear, no um contra-exemplo que arruna a sua tese.

7- falsa analogia: Um argumento analgico fraco quando sobrevaloriza as semelhanas entre duas ou
mais coisas ou quando despreza diferenas relevantes. Os casos mais extremos so falsas analogias. O argumento "Uma casa teve um arquiteto e tem um senhor; assim o Universo, a casa de todos, teve um arquiteto e tem um senhor Deus" um caso bvio de falsa analogia porque a pretensa semelhana entre "casa" e "Universo" apenas um efeito literrio e retrico. Ver tambm falcia, analogia e argumento por analogia.

eX

Provamos que esta forma de argumento falaciosa com exemplos simples como, por exemplo, "O oxignio e o hidrognio no so bebveis. Logo, a gua no bebvel".

Pe

4- falcia da composio: falcia que consiste em concluir que, por as partes de um todo ou os

rt Tr P ia D l F
Pgina3 5

8- falcia da negao da antecedente: falcia que consiste em supor que, se uma condicional, "Se
P, ento Q", e a negao da sua antecedente, isto , "no P", forem verdadeiras, a negao da sua consequente, isto , "no Q", tambm verdadeira. Exemplo: "Se copiaste, acertaste. No copiaste. Logo, no acertaste". Apesar de ser fcil apresentar contra-exemplos "Se Cames espanhol, ento ibrico. Cames no espanhol. Logo, Cames no ibrico" uma falcia muito frequente.

9- falcia da pergunta complexa: Pergunta formulada de tal modo que uma resposta direta
compromete a pessoa com mais do que uma afirmao. Cria-se esta falcia incluindo na pergunta afirmaes ou suposies s quais o interrogado ainda no assentiu. A pergunta "J deixaste de copiar?" s deve ser aceite por quem j reconheceu ter copiado porque tanto o "sim" como o "no" so comprometedores: o "sim" ser interpretado como confisso de que a pessoa copiou; o "no" ser interpretado como confisso de que a pessoa ainda copia.

10- falcia do apelo fora: Argumento que, para defender a sua concluso, apresenta ameaas em
vez de razes. As ameaas podem ser diretas ou conseqncias possveis e apenas sugeridas. Exemplo: "Isso talvez seja verdadeiro, mas se o afirmar a empresa ter de prescindir dos seus servios". O apelo fora legtimo em algumas circunstncias, por exemplo para fazer cumprir a lei ou como conselho tcnico destinado a evitar acidentes.

11- falcia do apelo ignorncia: argumento em que, confessada a ignorncia sobre a verdade de
uma afirmao, se conclui que a afirmao falsa (ou que da ignorncia sobre se uma afirmao falsa se conclui que ela verdadeira). Exemplos clssicos de apelos ignorncia falaciosos: "Ningum provou que Deus existe. Logo, Deus no existe", "No h provas de que Deus no exista. Logo, Deus existe", "Ningum sabe qual a causa natural de X. Logo, X tem uma causa sobrenatural". H apelos ignorncia no falaciosos. Por exemplo: se uma pessoa acusa o nosso pacato vizinho de ser um ladro mas no apresenta indcios, devemos rejeitar a acusao. Em geral, o apelo ignorncia legtimo se a negao da sua concluso colide com o conhecimento comum.

12- falcia do apelo piedade: Um apelo piedade do auditrio falacioso se puser em segundo

13- falcia do apelo ao povo: Esta falcia caracteriza-se pelo apelo s emoes de um grupo ou
suposta sabedoria partilhada por todos (povo). Em regra, este apelo a emoes ou saberes comuns apela a motivos e no a razes. Exemplo: "Todas as pessoas sensatas rejeitam X. Logo, deves rejeitar X". Neste caso, espera-se que o desejo de ser includo na classe das pessoas sensatas leve o auditrio a aprovar a concluso.

14- falcia do apelo s conseqncias: Falcia, ou classe de falcias, em que possveis


consequncias prticas de uma proposio so usadas como prova. Exemplo: "Se toda a ordem fosse apenas aparente, o mundo seria inquietante. Logo, a ordem no apenas aparente." Neste caso espera-se que o desejo de segurana do auditrio o leve a rejeitar uma proposio e a tomar a sua negao como verdadeira.

15- falcia do falso dilema: Falcia que consiste na suposio de que, sobre um determinado
assunto, s h duas alternativas quando de fato h mais. Exemplos: "Ests com a Amrica ou contra a Amrica.", "s rico ou pobre.", "s bom ou mau". Estas suposies falsas so muitas vezes usadas como premissas de argumentos dedutivos vlidos, do gnero: "Ests com a Amrica ou contra a Amrica: No ests com a Amrica; logo, ests contra a Amrica".

eX

plano os fatos ou critrios que devem justificar uma afirmao. Exemplo: "O professor deve dar-me o 18 porque de outra maneira no entro em medicina e a minha vida atrasa-se." um apelo ao sentimento de piedade do professor para que este altere os seus critrios.

rt Tr P ia D l F
Pgina3 6

Pe

16- falcia do homem de palha: Esta falcia consiste em atacar as ideias de uma pessoa

apresentando-as numa verso deficiente ou distorcida. Constitui uma violao do princpio de caridade a exigncia de que, no debate racional, se ataque a verso mais slida das ideias que queremos contestar. Exemplos desta falcia: "A nica razo para defender a pena de morte o desejo primitivo de vingana.", "Reprovaram-me porque s olharam para o meu comportamento".

17- falcia gentica: Esta falcia ocorre quando, para avaliar uma teoria ou afirmao, se invocam
fatores do contexto de descoberta que so irrelevantes como prova. Em regra, falacioso apelar a contextos histricos ou sociais ou s circunstncias psicolgicas em que surgiu uma teoria para legitimar um juzo sobre essa teoria. Exemplos: os nazis cometeram a falcia gentica ao desvalorizar as teorias de Einstein por este ser judeu; muitas pessoas acreditam falaciosamente que o casamento monogmico a nica forma de famlia legtima apenas com base na sua longa histria.

18- falcia post hoc: Falcia tambm designada "depois disso, por causa disso" porque consiste em

ANOTAES:

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

eX

______________________________________________________________________________________

Pe

______________________________________________________________________________________

rt Tr P ia D l F
Pgina3 7

presumir que se dois acontecimentos so sucessivos, ento o primeiro causa do segundo. "Ingeriu o mel e a constipao passou. Logo, o mel bom para tratar constipaes.", "Rezou e a sorte mudou. Logo, rezar eficaz para mudar o curso dos acontecimentos". Na base desta falcia pode estar a sobrevalorizao de sequncias acidentais, o descarte de possveis causas subjacentes ou o simples desejo de acreditar

EXERCICIOS BLOCO 4
1- Sabemos que existem diversas formas de falcias uma delas considera essencial algo que no passa de acidente. Nesse caso, trata-se de uma generalizao como, por exemplo, quando se conclui que o sistema judicirio intil por causa de um erro judicirio. Podemos dizer que a falcia citada : a) Peticio de Princpio b) Ignorncia de Questo c) Falcia de Ambigidade d) Falcia de Acidente e) Argumento Contra o Homem 2- Todos os homens so mortais. Scrates homem. Logo, Scrates mortal.

3- Classifique os argumentos abaixo conforme o tipo a) A viso, o tato, a audio, o gosto tem um rgo corpreo. Portanto todo sentido tem um rgo corpreo b) Paulo sarou de suas dores de cabea com este remdio Logo, Joo h de sarar de suas dores de cabea com este mesmo remdio c) O macaco foi curado da tuberculose com tal soro; logo; o homem h de curar-se da tuberculose com o mesmo soro. Qual das alternativas esta correta: a) Induo Invlido Induo b) Induo Analogia Analogia c) Analogia Induo Analogia d) Deduo Deduo Induo e) Vlido Induo Induo 4- Nos Primeiros e nos Segundos Analticos Aristteles expe a teoria geral dos silogismos, bem como as especificidades do silogismo cientfico. O exemplo clssico de silogismo : "Todo homem mortal. Scrates homem. Logo, Scrates mortal." Leia as seguintes afirmativas sobre esse silogismo: I- composto por duas premissas e uma concluso. II- O termo maior no aparece na concluso. III- um tpico exemplo de raciocnio indutivo. IV- O termo "homem" o termo mdio. Assinale a alternativa correta. a) III e IV so verdadeiras. b) II, III e IV so verdadeiras. c) I e IV so verdadeiras. d) I, II e IV so verdadeiras

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina3 8

Sobre o silogismo em geral e, sobre este em particular, correto afirmar que: I- um raciocnio indutivo, pois parte de duas premissas verdadeiras e chega a uma concluso tambm verdadeira. II- o termo mdio homem liga os extremos e, por isso, no pode estar presente na concluso. III- um raciocnio vlido, porque constitudo por proposies verdadeiras, no importando a relao de incluso (ou de excluso) estabelecida entre seus termos. IV- as premissas, desde que uma delas seja universal, devem tornar necessria a concluso. Marque a alternativa que contm todas as afirmaes corretas. a) II e IV b) I e II c) II e III d) III e IV e) N. D. A

Pe

5- Se no existir Deus para decidir o que certo e o que errado, ento o que certo e o que errado tem de ser decidido por ns. Mas a verdadeira moralidade no algo que possamos decidir. H uma realidade concreta, independente, sobre o que certo e o que errado. Certamente errado matar de qualquer modo, no importa o que digamos ou sintamos sobre o ato de matar. E, se matar errado de qualquer modo, ento s pode ser porque existe Deus que diz que matar errado. A moralidade deve vir de Deus; portanto, se voc acredita em moralidade, tem de acreditar tambm em Deus (Arquivos filosficos, de Stephen Law). Assinale a alternativa CORRETA. a) A moralidade no algo que possamos decidir a concluso do argumento. b) O que se quer provar que o que certo e o que errado tm de ser decididos por ns. c) O argumento do texto de tipo analgico. d) O argumentador prope uma dicotomia numa das premissas do argumento. e) Deus existe uma premissa do argumento. 6- Leia o seguinte trecho de um dilogo: (...) Kobir: Porque, embora haja poucos motivos, se que h algum, para supor que Deus existe, h algumas boas provas de que deve haver formas de vida extraterrestres. Bob: Que provas? No descobrimos vida em outros planetas. Kobir: verdade. Mas sabemos que a vida evoluiu aqui neste planeta, no sabemos? E tambm sabemos que h milhes de outros planetas no universo, muitos dos quais so bem semelhantes ao nosso. Nesse caso, no parece improvvel que a vida deva ter evoludo pelo menos em um desses outros planetas tambm. Existem, portanto, boas provas para a existncia de vida por l. S no temos provas conclusivas. Por outro lado, parece-me que h poucas provas, se que h alguma, que sugiram que Deus existe (Arquivos filosficos, de Stephen Law). Assinale a alternativa INCORRETA. a) Kobir prope um argumento de tipo indutivo para a existncia de vida em outros planetas no universo. b) O argumento de Kobir pode admitir contra-exemplo. c) Kobir refuta a afirmao da existncia de Deus. d) Kobir admite que uma boa prova no precisa ser dedutivamente vlida. e) Kobir no afirma que, se no existem provas para a existncia de Deus, ento Deus no existe. 7- A questo anterior apresenta uma definio de alucingeno como substncia que modifica qualitativamente a atividade do crebro, causando confuso mental e alucinao. A seguir, nomeada uma dessas drogas, o artane, dizendo ser uma droga anticolinrgica, com ao alucingena. De acordo com as teorias do silogismo e das definies, pode-se afirmar que: I- modificar qualitativamente a atividade do crebro um atributo acidental do alucingeno. II- a frase o artane uma droga anticolinrgica uma proposio singular afirmativa. III- anticolinrgico uma espcie do gnero droga Est(ao) correta(s) a(s) alternativa(s) a) I apenas b) II apenas c) III apenas d) I e II apenas e) I e III apenas 8- Uma hiptese uma explicao __________ de um fenmeno observado. A experimentao ________ a hiptese. O mtodo hipottico-________________ consiste em obter conseqncias apenas provveis a partir de uma hiptese. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. a) provisria antecede indutivo b) definitiva antecede dedutivo c) provisria sucede dedutivo d) provisria sucede indutivo e) definitiva sucede indutivo

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina3 9

Pe

9- O colunista Diomar Konrad, do Dirio de Santa Maria, em crnica do dia 16/03/2007, narra o seguinte fato: (...) ao ver um casal de mulheres se beijando, o garom solicitou que as mesmas parassem com isso, pois era proibido beijar no estabelecimento. Invocando o Cdigo de Posturas do Municpio, as pessoas disseram que no poderiam ter aquele gesto reprimido". Em seguida, o colunista argumentou: Ao que eu saiba, beijos heteros no so proibidos. Donde se conclui que no o beijo e sim o homossexual que no e bem-vindo". Analise as seguintes afirmaes sobre os trechos apresentados: I. O colunista apresentou um argumento de tipo indutivo. II. O garom e o casal de mulheres discutiram sobre a moralidade do beijo homossexual. III. O argumento do colunista pressupe que atitudes de mesmo tipo devem ter tratamento similar. Est(o) correta(s) a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III.

10- "Permitir a todos os homens uma liberdade ilimitada de expresso deve ser sempre, de um modo geral, vantajoso para o Estado; pois altamente propcio aos interesses da comunidade que cada indivduo desfrute de liberdade, perfeitamente ilimitada, para expressar os seus sentimentos".
In: Filosofando.Introduo Filosofia, Maria L. de A. Aranha e Maria H. P. Martins. Ed. Moderna.

Trata-se de um(a): a) apelo a autoridade do argumentador. b) Falso dilema, ou seja, sustentar falsamente a existncia de apenas duas alternativas. c) Identificao da relao de causa e efeito com ordem temporal dos eventos. d) Petio de principio, ou seja, supor j conhecido o que objeto da questo. e) Falcia gentica, ou seja, supor que, se uma coisa tem origem em outra, todas as propriedades da primeira provavelmente tambm so possudas pela segunda.

eX
2. C 7. C

11- Identifique a falcia relacionada com a seguinte histria sobre o hbito supersticioso: Eu estava preocupado com meu exame de motorista. Joo comprou, ento, um p-de-coelho para me dar sorte. Levei-o e passei brilhantemente. O p-de-coelho funcionou! Guia Ilustrado Zahar: Filosofia, p. 202

1. D 6. -

Pe
3. B 8. D

O texto acima um famoso exemplo de raciocnio incorreto, tambm conhecido como falcia no-formal. Nesse caso, a falcia do tipo: a) argumento contra o homem. b) ignorncia da questo. c) petio de princpio. d) argumento de autoridade. e) de acidente.

rt Tr P ia D l F
GABARITO 4. C 9. C

5. D 10. C

Pgina4 0

EXERCICIOS BLOCO 5
1-

2-

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina4 1

Pe

3-

4-

eX
01- B 02- C

rt Tr P ia D l F
GABARITO 03- C 04- D

Pe

Pgina4 2

EXERCCIOS BLOCO 6
1- A maioria dos filsofos tem afirmado que o conhecimento humano comea com os sentidos, mas vai alm dos mesmos. Para esses filsofos, h conhecimentos que no tm sua origem nos sentidos, pelo fato de envolverem noes abstratas, que no podem ser justificadas atravs deles. Das alternativas apresentadas abaixo, qual delas representa um conhecimento como acima descrito? a) O conhecimento de que o abacaxi tem gosto doce b) O conhecimento de que o fogo queima minha pele c) O conhecimento de que os morangos so vermelhos d) O conhecimento de que na maioria dos dias de vero faz calor e) O conhecimento de que h infinitos nmeros primos 2- As pesquisas biomdicas estabeleceram a estreita relao entre o consumo de cigarros e as chances de desenvolver cncer de pulmo. As estatsticas mostram que 70% dos fumantes desenvolvem essa doena. Com base nessas informaes, pode-se dizer que a) com certeza, quem no fuma no desenvolver a doena. b) se pode fumar e no adoecer de cncer de pulmo. muito provvel que isso acontea. c) se pode fumar e no adoecer de cncer de pulmo. Entretanto, o mais provvel que o fumante acabe desenvolvendo a doena. d) o fumante est condenado: com certeza, morrer de cncer de pulmo. e) Nenhuma das alternativas anteriores est correta. 3- Dados os seguintes enunciados verdadeiros: I - Se amanh for vspera de Natal, minha famlia ir para a casa de meus avs. II - Minha famlia ir amanh para a casa de meus avs. correto afirmar que a. amanh no ser vspera de Natal. b. embora minha famlia v amanh para a casa de meus avs, isso no significa que amanh ser vspera de Natal. c. como o primeiro enunciado verdadeiro, ento podemos concluir que amanh ser vspera de Natal. d. os dois enunciados so idnticos quanto sua forma ou estrutura. e. se amanh no for vspera de Natal, minha famlia no ir para a casa de meus avs. 4- Tendo como base as regras da condicional, julgue os itens seguintes. ISe a proposio x verdadeira e a proposio & verdadeira, ento x & falsa. IISe a proposio x falsa e a proposio & verdadeira, ento x & verdadeira. IIISe a proposio x verdadeira e a proposio & falsa, ento x & falsa. IVSe a proposio x falsa e a proposio & falsa, ento x & falsa.

5- logicamente necessrio que p. Segue-se que a) logicamente possvel que no-p. b) no logicamente possvel que p. c) logicamente necessrio que no-p. d) no logicamente necessrio que p. e) no logicamente possvel que no-p. 6- Conforme o seu conhecimento do quadro de oposio podemos afirmar que so relaes de contradio: a) AO / EA / IA b) AE / EI / AO c) AO / EI / OA d) AI / AE / OI e) OI / OA / EI

eX
Esto corretas: a) I e II b) I e III c) II e IV d) II e III e) III e IV

rt Tr P ia D l F
Pgina4 3

Pe

7- Com base no seu conhecimento do quadro tradicional de oposio ao estabelecer que uma proposio do tipo O for VERDADEIRA as proposies A e I sero: a) VERDADEIRA FALSA b) FALSA FALSA c) VERDADEIRA VERDADEIRA d) INDETERMIDADO INDETERMINADO e) FALSA INDETERMINADO 8- Com base no seu conhecimento do quadro tradicional de oposio ao estabelecer que uma proposio do tipo I for VERDADEIRA as proposies A e O sero: a) VERDADEIRA FALSA b) FALSA FALSA c) VERDADEIRA VERDADEIRA d) INDETERMIDADO INDETERMINADO e) FALSA INDETERMINADO

1. A moralidade faz sentido caso exista o livre arbtrio. 2. Provar a existncia de Deus impossvel. 3. Se algo uma obra de arte, criao de um artista e vice-versa. 4. O conhecimento matria da filosofia, mas a f tambm. 5. Quanto s referncias obrigatrias sobre o princpio da separao dos poderes, as alternativas so Locke ou Montesquieu. 6. Uma condio necessria para a felicidade a confiana no futuro. 7. Os conhecimentos prticos so ou imperativos, enquanto tais contrapostos aos conhecimentos tericos, ou fundamentos para imperativos possveis, enquanto tais contrapostos aos conhecimentos especulativos. Indique a alternativa correta. a) (1) e (7) exprimem condicionais. b) (2) exprime uma negao e (3) exprime uma disjuno. c) (1) e (6) exprimem condicionais e (4) e (5) exprimem disjunes. d) (6) exprime um condicional e (5) e (7) exprimem disjunes. e) (2) exprime uma negao e (3) e (7) exprimem conjunes

10- As pesquisas biomdicas estabeleceram a estreita relao entre o consumo de cigarros e as chances de desenvolver cncer de pulmo. As estatsticas mostram que 70% dos fumantes desenvolvem essa doena. Com base nessas informaes, pode-se dizer que a) com certeza, quem no fuma no desenvolver a doena. b) se pode fumar e no adoecer de cncer de pulmo. muito provvel que isso acontea. c) se pode fumar e no adoecer de cncer de pulmo. Entretanto, o mais provvel que o fumante acabe desenvolvendo a doena. d) o fumante est condenado: com certeza, morrer de cncer de pulmo. e) Nenhuma das alternativas anteriores est correta.

eX
2-C 3-C

1- E

4-D

rt Tr P ia D l F
GABARITO 5-E 6-C 7-E 8-D

9- Existem diferentes maneiras, na linguagem ordinria, de exprimir negaes, conjunes, disjunes, condicionais e bicondicionais. Tendo isto em vista, considere as seguintes sentenas:

Pe

9-D

10-C

Pgina4 4

2- CONCEITOS DA LGICA
1- princpio do terceiro excludo: Chama-se "princpio do terceiro excludo" ideia de que, para qualquer afirmao P, verdade que P ou no P. Ou seja: o princpio declara que no h uma terceira possibilidade, entre P e no P, seja qual for a afirmao. Por exemplo: relativamente afirmao "Scrates alto", s h estas duas alternativas: "Scrates alto" ou "Scrates no alto". Quando uma lgica aceita o princpio do terceiro excludo significa que qualquer afirmao com a forma "P ou no P" ser uma verdade lgica. Algumas lgicas modernas recusam este princpio, como o caso da lgica intuicionista. No se deve confundir o terceiro excludo com o princpio da bivalncia: este ltimo a ideia de que s h dois valores de verdade e que todas as proposies tm um dos dois, e s um dos dois. A relao precisa entre o terceiro excludo e a bivalncia objecto de disputa filosfica. No se deve tambm pensar que o terceiro excludo de alguma maneira um axioma da lgica clssica; na verdade, um resultado, um ponto de chegada, e no um ponto de partida. 2- implicao: Um conjunto C (possivelmente singular) de afirmaes implica outra afirmao Q se Q for verdadeira em todas as circunstncias em que as afirmaes de C forem verdadeiras. D-se a esta relao muitas vezes tambm o nome de implicao lgica. Por exemplo, em qualquer circunstncia em que as afirmaes "Os tiranos corrompem" e "Joo tirano" sejam verdadeiras, a afirmao "Joo corrompe" ser tambm verdadeira, de modo que esta ltima implicada pelas duas primeiras. A relao da implicao com a validade de um argumento (e portanto com a lgica) directa: dada a definio acima, se as afirmaes de C implicam Q, ento existe um argumento vlido com as afirmaes de C como premissas e Q como concluso (no exemplo, as duas primeiras afirmaes seriam as premissas e a terceira a concluso).
A noo clssica de implicao (e portanto de validade lgica) tem sido contestada por alguns autores, que exigem que as afirmaes se relacionem quanto ao seu contedo para que se possa dizer que estamos perante uma relao de implicao. Algo equivocamente, o termo "implicao" , algumas vezes, utilizado como equivalente a "condicional". Nesta acepo, usa-se muitas vezes a definio de condicional da lgica clssica para dizer que uma afirmao P implica outra Q se no o caso de P ser verdadeira e Q falsa. A este tipo de implicao (mais fraca do que a implicao lgica) d-se normalmente o nome de "implicao material".

3- Regra da Dupla Negao: Quando em uma premissa tiver duas negaes podemos

4- A proposio representa o juzo (coloca o pensamento na linguagem) e a realidade (declara o que est unido e o que est separado). Do ponto de vista do sujeito, existem dois tipos de proposies:
1. proposio existencial : declara a existncia, posio, ao ou paixo do sujeito. Por exemplo: Um homem (existe), Um homem anda, Um homem est ferido. E suas negativas: Um homem no (no existe), Um homem no anda, Um homem no est ferido; 2. proposio predicativa: declara a atribuio de alguma coisa a um sujeito por meio da cpula . Por exemplo: Um homem justo, Um homem no justo.

5- Como todo pensamento e todo juzo, a proposio est submetida aos trs princpios lgicos fundamentais, condies de toda verdade:
1. princpio da identidade: um ser sempre idntico a si mesmo: A A; 2. princpio da no-contradio: impossvel que um ser seja e no seja idntico a si mesmo ao mesmo tempo e na mesma relao. impossvel que A seja A e no-A; 3. princpio do terceiro excludo: dadas duas proposies com o mesmo sujeito e o mesmo predicado, uma afirmativa e outra negativa, uma delas necessariamente verdadeira e a outra necessariamente falsa. A x ou no-x, no havendo terceira possibilidade.

eX

apresentar uma afirmao.

rt Tr P ia D l F
Pgina4 5

Pe

6- O silogismo cientfico:
Aristteles distingue dois grandes tipos de silogismos: os dialticos e os cientficos. Os primeiros so aqueles cujas premissas se referem ao que apenas possvel ou provvel, ao que pode ser de uma maneira ou de uma maneira contrria e oposta, ao que pode acontecer ou deixar de acontecer. Suas premissas so hipotticas e por isso sua concluso tambm hipottica. O silogismo cientfico aquele que se refere ao universal e necessrio, ao que de uma maneira e no pode deixar de ser tal como , ao que acontece sempre e sempre da mesma maneira. Suas premissas 1 so apodticas e sua concluso tambm apodtica . O silogismo dialtico o que comporta argumentaes contrrias, porque suas premissas so meras opinies sobre coisas ou fatos possveis ou provveis. As opinies no so objetos de cincia, mas de persuaso. A dialtica uma discusso entre opinies contrrias que oferecem argumentos contrrios, vencendo aquele argumento cuja concluso for mais persuasiva do que a do adversrio. O silogismo dialtico prprio da retrica, ou arte da persuaso, na qual aquele que fala procura tocar as emoes e paixes dos ouvintes e no no raciocnio ou na inteligncia deles. O silogismo cientfico no admite premissas contraditrias. Suas premissas so universais necessrias e sua concluso no admite discusso ou refutao, mas exige demonstrao. Por esse motivo, o silogismo cientfico deve obedecer a quatro regras, sem as quais sua demonstrao no ter valor: 1. as premissas devem ser verdadeiras (no podem ser possveis ou provveis, nem falsas); 2. as premissas devem ser primrias ou primeiras, isto , indemonstrveis, pois se tivermos que demonstrar as premissas, teremos que ir de regresso em regresso, indefinidamente, e nada demonstraremos; 3. as premissas devem ser mais inteligveis do que a concluso, pois a verdade desta ltima depende inteiramente da absoluta clareza e compreenso que tenhamos das suas condies, isto , das premissas; 4. as premissas devem ser causa da concluso, isto , devem estabelecer as coisas ou os fatos que causam a concluso e que a explicam, de tal maneira que, ao conhec-las, estamos obedecendo as causas da concluso. Esta regra da maior importncia porque, para Aristteles, conhecer conhecer as causas ou pelas causas. O que so as premissas de um silogismo cientfico? So verdades indemonstrveis, evidentes e causais. So de trs tipos: 1. axiomas, como, por exemplo, os trs princpios lgicos ou afirmaes do tipo O todo maior do que as partes; 2. postulados, isto , os pressupostos de que se vale uma cincia para iniciar o estudo de seus objetos. Por exemplo, o espao plano, na geometria; o movimento e o repouso, na fsica; 3. definies (que, para Aristteles, so as premissas mais importantes de uma cincia) do gnero que o objeto da cincia investigada. A definio deve dizer o que a coisa estudada , como , por que , sob quais condies (a definio deve dar o que, o como, o porqu e o se da coisa investigada, que o sujeito da proposio). A definio est referida ao termo mdio, pois ele que pode preencher as quatro exigncias (que, como, por que, se) e por seu intermdio que o silogismo alcana o conceito da coisa investigada. Atravs do termo mdio, a definio oferece o conceito da coisa por meio das categorias (substncia, quantidade, qualidade, relao, lugar, tempo, posio, posse, ao, paixo) e da incluso necessria do indivduo na espcie e no gnero.

Parte da lgica que tem por objeto a demonstrao. Frase apoditica ou epistmica.

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina4 6

Pe

LEITURAS COMPLEMENTARES
O AMOR UMA FALCIA

M. Shulman

Eu era frio e lgico. Sutil, calculista, perspicaz, arguto e astuto - era tudo isso. Tinha um crebro poderoso como um dnamo, preciso como uma balana de farmcia, penetrante como um bisturi. E tinha imaginem s dezoito anos. No comum ver algum to jovem com um intelecto to gigantesco. Tomem, por exemplo, o caso do meu companheiro de quarto na universidade, Pettey Bellows. Mesma idade, mesma formao, mas burro como uma porta. Um bom sujeito, compreendam, mas sem nada l em cima. Do tipo emocional. Instvel, impressionvel. Pior do que tudo, dado a manias. Eu afirmo que a mania a prpria negao da razo. Deixar-se levar por qualquer nova moda que aparea, entregar-se a alguma idiotice s porque os outros a seguem, isto, para mim, o cmulo da insensatez. Petey, no entanto, no pensava assim. Certa tarde, encontrei-o deitado na cama com tal expresso de sofrimento no rosto que o meu diagnstico foi imediato: apendicite. No se mexa. No tome laxante. Vou chamar o mdico. Marmota balbuciou ele. Marmota? disse eu, interrompendo a minha corrida. Marmota, quero um casaco de pele de marmota gemeu ele. Percebi que o seu problema no era fsico, mas mental. Por que voc quer um casaco de pele de marmota? Eu devia ter adivinhado gritou ele, socando a cabea Deveria ter adivinhado que eles voltariam com o Charleston. Como um idiota, gastei todo o meu dinheiro em livros para as aulas e agora no posso comprar casaco de pele de marmota. Quer dizer perguntei incrdulo que esto usando casacos de pele de marmota outra vez? Todas as pessoas importantes da universidade esto. Onde voc tem andado? Na biblioteca respondi, citando um lugar no freqentado pela pessoas importantes da Universidade. Ele saltou da cama e ps-se a andar de um lado para o outro do quarto. Preciso conseguir casaco de pele de marmota disse, exaltado Preciso mesmo. Por que, Pety? Veja a coisa racionalmente. Casacos de pele de marmota so anti-higinicos. Soltam plos. Cheiram mal. So pesados, so feios, so... Voc no compreende interrompeu ele com impacincia o que todos esto usando. Voc no quer andar na moda? No respondi, sinceramente. Pois eu, sim declarou ele Daria tudo para ter casaco de pele de marmota. Tudo. Aquele instrumento de preciso, meu crebro, comeou a funcionar a todo vapor. Tudo? perguntei, examinando seu rosto com olhos semicerrados. Tudo confirmou ele, em tom dramtico. Alisei o queixo, pensativo. Eu, por acaso, sabia onde encontrar um casaco de pele de marmota. Meu pai usara um nos seus tempos de estudante; estava agora dentro de um malo, no sto da casa. E, tambm por acaso, Petey tinha algo que eu queria. No era dele, exatamente, mas pelo menos ele tinha alguns direitos sobre ela. Refiro-me sua namorada, Polly Espy. Eu h muito desejava Polly Espy. Apresso-me a esclarecer que o meu desejo no era de natureza emotiva. A moa, no h dvida, despertava emoes, mas eu no era daqueles que se deixam dominar pelo corao. Desejava Polly para fins engenhosamente calculados e inteiramente cerebrais. Cursava eu o primeiro ano de Direito. Dali a algum tempo, estaria me iniciando na profisso. Sabia muito bem a importncia que tinha a esposa na vida e na carreira de um advogado. Os advogados de sucesso, segundo as minhas observaes, eram quase sempre casados com mulheres bonitas, graciosas e inteligentes. Com uma nica exceo, Polly preenchia perfeitamente estes requisitos. Era bonita. Suas propores ainda no eram clssicas, mas eu tinha certeza de que o tempo se encarregaria de fornecer o que faltava. A estrutura bsica estava l. Graciosa tambm era. Por graciosa quero dizer cheia de graas sociais. Tinha porte ereto, a naturalidade no andar e a elegncia que deixavam transparecer a melhor das linhagens. mesa, suas maneiras eram finssimas. Eu j vira Polly no barzinho da escola comendo a especialidade da casa um sanduche que continha pedaos de carne assada, molho, castanhas e repolho sem nem sequer umedecer os dedos. Inteligente ela no era. Na verdade, tendia para o oposto. Mas eu confiava em que, sob a minha tutela, haveria de tornar-se brilhante.

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina4 7

Pe

Pelo menos valia a pena tentar. Afinal de contas, mais fcil fazer uma moa bonita e burra ficar inteligente do que uma moa feia e inteligente ficar bonita. Petey perguntei voc ama Polly Espy? Eu acho que ela uma boa garota respondeu mas no sei se chamaria isso de amor. Por qu? Voc continuei tem alguma espcie de arranjo formal com ela? Quero dizer, vocs saem exclusivamente um com o outro? No. Nos vemos seguidamente. Mas samos os dois com outros tambm. Por qu? Existe algum perguntei algum outro homem que ela goste de maneira especial? Que eu saiba no. Por qu? Fiz que sim com a cabea, satisfeito. Em outras palavras, a no ser por voc, o campo est livre, isso? Acho que sim. Aonde voc quer chegar? Nada, nada respondi com inocncia, tirando minha mala de dentro do armrio. Onde que voc vai? quis saber Petey. Atirei algumas roupas dentro da mala. Passar o fim de semana em casa. Escute disse Petey, apegando-se com fora ao meu brao em casa, ser que voc no poderia pedir dinheiro ao seu pai, e me emprestar para comprar um casaco de pele de marmota? Posso at fazer mais do que isso respondi, piscando o olho misteriosamente. Fechei a mala e sa. Olhe disse a Petey, ao voltar na segunda feira de manh. Abri a mala e mostrei o enorme objeto cabeludo e fedorento que meu pai usara ao volante de seu Stutz em 1925. Santo Pai exclamou Petey com reverncia. Mergulhou as mos no plo do casaco, e depois o rosto. Santo Pai repetiu, umas quinze ou vinte vezes. Voc gostaria de ficar com ele? perguntei. Sim! gritou ele, apertando a coisa sebosa contra o peito. Em seguida, seus olhos tomaram um ar precavido. O que quer em troca? A sua pequena disse eu, no desperdiando palavras. Polly? sussurrou Petey, horrorizado Voc quer a Polly? Isto mesmo. Ele jogou o casaco para longe. Nunca! declarou resoluto. Dei de ombros. O.K. Se voc no quer andar na moda, o problema seu. Sentei-me numa cadeira e fingi que lia um livro, mas continuei espiando Petey, com o rabo dos olhos. Era um homem partido em dois. Primeiro olhava para o casaco com a expresso de uma criana desamparada diante da vitrine de uma confeitaria. Depois, dava-lhe as costas e cerrava os dentes, altivo. Depois, voltava a olhar para o casaco, com uma expresso ainda maior de desejo no rosto. Depois, virava-se outra vez, mas agora sem tanta resoluo. Sua cabea ia e vinha, o desejo ascendendo, a resoluo descendendo. Finalmente, no se virou mais: ficou olhando para o casaco com pura lascvia. No como se eu estivesse apaixonado por Polly balbuciou. Ou mesmo namorando srio, ou coisa parecida. Isso mesmo murmurei. Afinal, Polly significa o qu para mim, ou eu pra ela? Nada respondi. Foi uma coisa banal. Nos divertimos um pouco. S isso. Experimente o casaco disse eu. Ele obedeceu. O casaco lhe cobira as orelhas e caia at os sapatos. Ele parecia um monte de marmotas mortas. Serve perfeitamente disse, contente. Levantei-me da cadeira e perguntei, estendendo a mo: Negcio feito? Ele engoliu a seco. Feito disse, e apertou a minha mo. Sa com Polly pela primeira vez na noite seguinte. O programa teria o carter de pesquisa preparatria. Eu desejava saber o trabalho que me esperava para elevar a sua mente ao nvel desejado. Levei-a para jantar. Puxa, que jantar bacana! disse ela, quando samos do restaurante. Fomos ao cinema. Puxa, que filme bacana! disse ela, quando samos do cinema. Levei-a para casa. Puxa, foi um programa bacana! disse ela, ao me desejar boa noite.

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina4 8

Pe

Voltei para o quarto com o corao pesado. Eu subestimara gravemente as propores da minha tarefa. A ignorncia daquela moa era aterradora. E no seria o bastante apenas instru-la. Era preciso, antes de tudo, ensin-la a pensar. O empreendimento se me afigurava gigantesco, e a princpio me vi inclinado a devolv-la a Petey. Mas a comecei a pensar nos seus dotes fsicos generosos e na maneira como entrava numa sala ou segurava uma faca, um garfo, e decidi tentar novamente. Procedi, como sempre, sistematicamente. Dei-lhe um curso de Lgica. Acontece que, como estudante de Direito, eu freqentava na ocasio aulas de Lgica, e portanto tinha tudo na ponta da lngua. Polly disse eu, quando fui busc-la para o nosso segundo encontro. Esta noite vamos at o parque conversar. Oh, que bacana! respondeu ela. Uma coisa deve ser dita em favor da moa: seria difcil encontrar algum to bem disposta para tudo. Fomos at o parque, o local de encontros da universidade, nos sentamos debaixo de um velho carvalho, e ela me olhou cheia de expectativa. Sobre o que vamos conversar? perguntou. Sobre Lgica. Ela pensou durante alguns segundos e depois sentenciou: Bacana! A Lgica comecei, limpando a garganta a cincia do pensamento. Se quisermos pensar corretamente, preciso antes saber identificar as falcias mais comuns da Lgica. o que vamos abordar hoje. Bacana! exclamou ela, batendo palmas de alegria. Fiz uma careta, mas segui em frente, com coragem. Vamos primeiro examinar uma falcia chamada Dicto Simpliciter. Vamos animou-se ela, piscando os olhos com animao. Dicto Simpliciter quer dizer um argumento baseado numa generalizao no qualificada. Por exemplo: o exerccio bom, portanto, todos devem se exercitar. Eu estou de acordo disse Polly, fervorosamente. Quer dizer, o exerccio maravilhoso. Isto , desenvolve o corpo e tudo. Polly disse eu, com ternura o argumento uma falcia. Dizer que o exerccio bom uma generalizao no qualificada. Por exemplo: para quem sofre do corao, o exerccio ruim. Muitas pessoas tm ordem de seus mdicos para no exercitarem. preciso qualificar a generalizao. Deve-se dizer: o exerccio geralmente bom, ou bom para a maioria das pessoas. Se no, est-se cometendo um Dicto Simpliciter. Voc compreende? No confessou ela. Mas isso muito bacana. Quero mais. Quero mais! Ser melhor se voc parar de puxar a manga do meu casaco disse eu e, quando ela parou, continuei: Em seguida, abordaremos uma falcia chamada Generalizao Apressada. Oua com ateno: voc no sabe falar francs, eu no sei falar francs, Petey Bellows no sabe falar francs. Devo portanto concluir que ningum na universidade sabe falar francs. mesmo? espantou-se Polly. Ningum? Contive a minha impacincia. uma falcia, Polly. A generalizao feita apressadamente. No h exemplos suficientes para justificar a concluso. Voc conhece outras falcias? perguntou ela, animada. Isto at melhor do que danar. Esforcei-me por conter a onda de desespero que ameaava me invadir. No estava conseguindo nada com aquela moa, absolutamente nada. Mas no sou outra coisa seno persistente. Continuei. A seguir, vem o Post Hoc. Oua: No levemos Bill conosco ao piquenique. Toda vez que ele vai junto, comea a chover. Eu conheo uma pessoa exatamente assim exclamou Polly. Uma moa da minha cidade, Eula Becker. Nunca falha. Toda vez que ela vai junto a um piquenique... Polly interrompi, com energia uma falcia. No Eula Becker que causa a chuva. Ela no tem nada a ver com a chuva. Voc estar incorrendo em Post Hoc, se puser a culpa na Eula Becker. Nunca mais farei isso prometeu ela, constrangida. Voc est bravo comigo? No Polly suspirei. No estou bravo. Ento conte outra falcia. Muito bem. Vamos experimentar as Premissas Contraditrias. Vamos gorgeou ela, piscando os olhos alegremente. Franzi a testa, mas continuei. A vai um exemplo de Premissas Contraditria. Se Deus pode fazer tudo, pode fazer uma pedra to pesada que Ele mesmo no conseguir levantar?

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina4 9

Pe

claro respondeu ela imediatamente. Mas se ele pode fazer tudo, pode levantar a pedra. mesmo disse ela, pensativa. Bem, ento eu acho que ele no pode fazer a pedra. Mas ele pode fazer tudo lembrei-lhe. Ela coou a sua cabea linda e vazia. Estou confusa admitiu. claro que est. Quando as premissas de um argumento se contradizem, no pode haver argumento. Se existe uma fora irresistvel, no pode existir um objeto irremovvel. Compreendeu? Conte outra dessas histrias bacanas disse Polly, entusiasmada. Consultei o relgio. Acho melhor parar por aqui. Levarei voc em casa, e l pensar no que aprendeu hoje. Teremos outra sesso amanh. Deixei-a no dormitrio das moas, onde ela me assegurou que a noitada fora realmente bacana, e voltei desanimadamente para o meu quarto. Petey roncava sobre sua cama, com o casaco de pele de marmota encolhida a seus ps como um enorme animal cabeludo. Por alguns segundos, pensei em acordlo e dizer que ele podia ter sua pequena de volta. Era evidente que o meu projeto estava condenado ao fracasso. Ela tinha, simplesmente, uma cabea prova de Lgica. Mas logo reconsiderei. Perdera uma noite, por que no perder outra? Quem sabe se em alguma parte daquela cratera de vulco adormecido que era a mente de Polly, algumas brasas ainda estivessem vivas. Talvez, de alguma maneira, eu ainda conseguisse aban-las at que flamejasse. As perspectivas no eram das mais animadoras, mas decidi tentar outra vez. Sentado sob uma rvore, na noite seguinte, disse: Nossa primeira falcia desta noite se chama Ad Misericordiam. Ela estremeceu de emoo. Oua com ateno comecei Um homem vai pedir emprego. Quando o patro pergunta quais as suas qualificaes, o homem responde que tem uma mulher e seis filhos em casa, que a mulher aleijada, as crianas no tm o que comer, no tm o que vestir, muito menos o que calar, a casa no tem camas, no h carvo no poro e o inverno se aproxima. Uma lgrima desceu por cada uma das faces rosadas de Polly. Isso horrvel, horrvel! soluou. horrvel concordei mas no um argumento. O homem no respondeu pergunta do patro sobre as suas qualificaes. Ao invs disso, tentou despertar a sua compaixo. Cometeu a falcia de Ad Misericordiam. Compreendeu? Voc tem um leno? pediu ela, entre soluos. Dei-lhe um leno e fiz o possvel para no gritar enquanto ela enxugava os olhos. A seguir disse, controlando o tom da voz discutiremos a Falsa Analogia. Eis um exemplo: deviam permitir aos estudantes consultar seus livros durante os exames. Afinal, os cirurgies levam as radiografias para se guiarem durante uma operao, os advogados consultam seus papis durante um julgamento, os construtores tm plantas que os orientam na construo de uma casa. Por que, ento, no deixar que os alunos recorram a seus livros durante uma prova? Pois olhe disse ela entusiasmada est e a idia mais bacana que eu j ouvi h muito tempo. Polly disse eu com impacincia o argumento falacioso. Os cirurgies, os advogados e os construtores no esto fazendo teste para ver o que aprenderam, e os estudantes, sim. As situaes so completamente diferentes e no se pode fazer analogia entre elas. Continuo achando a idia bacana disse Polly. Bolas! murmurei. E prossegui, persistente. A seguir, tentaremos a Hiptese Contrria ao Fato. Esta parece ser boa foi a reao de Polly. Preste ateno: se Madame Curie no deixasse, por acaso, uma chapa fotogrfica numa gaveta junto com uma pitada de pechblenda, ns hoje no saberamos da existncia do rdio. mesmo, mesmo concordou Polly, sacudindo a cabea. Voc viu o filme? Eu fiquei louca pelo filme. Aquele Walter Pidgeon to bacana! Ele me faz vibrar. Se conseguir esquecer o Sr. Pidgeon por alguns minutos disse eu, friamente gostaria de lembrar que o que eu disse uma falcia. Madame Curie teria descoberto o rdio de alguma outra maneira. Talvez outra pessoa o descobrisse. Muita coisa podia acontecer. No se pode partir de uma hiptese que no verdadeira e tirar dela qualquer concluso defensvel. Eles deviam colocar o Walter Pidgeon em mais filmes disse Polly Eu quase no vejo ele no cinema. Mais uma tentativa, decidi. Mas s mais uma. H um limite para o que podemos suportar. A prxima falcia chamada de Envenenar a fonte. Que boinitinho! deliciou-se Polly. Dois homens vo comear um debate. O primeiro se levante e diz: O meu oponente um mentiroso conhecido. No possvel acreditar numa s a palavra do que ele disser. Agora, Polly, pense bem. O que est errado? Vi-a enrugar a sua testa cremosa, concentrando-se. De repente, um brilho de inteligncia.

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina5 0

Pe

o primeiro que vira surgiu nos seus olhos. No justo! disse ela com indignao No nada justo. Que chance tem o segundo homem se o primeiro diz que um mentiroso, antes mesmo dele comear a falar? Exato! gritei, exultante. Cem por cento exato! No justo. O primeiro envenenou a fonte antes que os outros pudessem beber dela. Atou as mos do adversrio antes da luta comear... Polly, estou orgulhoso de voc. Ora murmurou ela, ruborizando de prazer. Como v, minha querida, no to difcil. S requer concentrao. s pensar, examinar, avaliar. Venha, vamos repassar tudo o que aprendemos at agora. Vamos l disse ela, com um abano distrado da mo. Animado pela descoberta de que Polly no era uma cretina total, comecei uma longa e paciente reviso de tudo o que dissera at ali. Sem parar citei exemplos, apontei falhas, martelei sem dar trgua. Era como cavar um tnel. A princpio, trabalho duro, suor e escurido. No tinha idia de quando veria a luz, ou mesmo se a veria. Mas insisti. Dei duro, cavoquei at com as unhas e finalmente fui recompensado. Descobri uma fresta de luz. E a fresta foi se alargando at que o sol jorrou para dentro do tnel, clareando tudo. Levara cinco noites de trabalho forado, mas valera a pena. Eu transformara Polly em uma lgica, e a ensinara a pensar. Minha tarefa chegara a bom termo. Fizera dela uma mulher digna de mim. Estava apta a ser minha esposa, uma anfitri perfeita para as minhas muitas manses, uma me adequada para os meus filhos privilegiados. No se deve deduzir que eu no sentia amor por ela. Muito pelo contrrio. Assim como Pigmalio amara a mulher perfeita que moldara para si, eu amava a minha. Decidi comunicar-lhe os meus sentimentos no nosso encontro seguinte. Chegara a hora de mudar as nossas relaes, de acadmicas para romnticas. Polly disse eu, na prxima vez que nos sentamos sob a rvore hoje no falaremos de falcias. Puxa! disse ela, desapontada. Minha querida prossegui, favorecendo-a com um sorriso hoje a sexta noite que estamos saindo juntos. Nos demos esplendidamente bem. No h dvidas de que formamos um bom par. Generalizao Apressada exclamou ela, alegremente. Perdo? disse eu. Generalizao apressada repetiu ela. Como que voc pode dizer que formamos um bom par baseado em apenas cinco encontros? Dei uma risada, contente. Aquela pequena adorvel aprendera bem as suas lies. Minha querida disse eu, dando um tapinha tolerante na sua mo cinco encontros so o bastante. Afinal, no preciso comer um bolo inteiro para saber se ele bom ou no. Falsa Analogia disse Polly, prontamente Eu no sou um bolo, sou uma pessoa. Dei outra risada, j no to divertido. A criana adorvel talvez tivesse aprendido a sua lio bem demais. Resolvi mudar de ttica. Obviamente, o indicado era uma declarao de amor simples, direta e convincente. Fiz uma pausa, enquanto o meu potente crebro selecionava as palavras adequadas. Depois comecei: Polly, eu a amo. Voc tudo no mundo para mim, a lua e a estrelas e as constelaes no firmamento. Por favor, minha querida, diga que ser minha namorada, seno a minha vida no ter mais sentido. Enfraquecerei, recusarei comida, vagarei pelo mundo aos tropees, um fantasma de olhos vazios. Pronto, pensei; est liquidado o assunto. Ad Misericordiam disse Polly. Cerrei os dentes. Eu no era Pigmalio; era Frankenstein, e o meu monstro me tinha pela garganta. Lutei desesperadamente contra o pnico que ameaava invadir-me. Era preciso manter a calma a qualquer preo. Bem, Polly disse, forando um sorriso no h dvida que voc aprendeu bem as falcias. Aprendi mesmo respondeu ela, inclinando a cabea com vigor E quem foi que as ensinou a voc, Polly? Foi voc. Isso mesmo. E portanto voc me deve alguma coisa, no mesmo, minha querida? Se no fosse por mim, voc nunca saberia o que uma falcia. Hiptese Contrria ao Fato disse ela sem pestanejar. Enxuguei o suor do rosto. Polly insisti, com voz rouca voc no deve levar tudo ao p da letra. Estas coisas s tm valor acadmico. Voc sabe muito bem que o que aprendemos na escola nada tem a ver com a vida. Dicto Simpliciter brincou ela, sacudindo o dedo na minha direo. Foi o bastante. Levantei-me num salto, berrando como um touro. Voc vai ou no vai me namorar? No vou respondeu ela. Por que no? exigi.

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina5 1

Pe

Porque hoje tarde eu prometi a Petey Bellows que eu seria a namorada dele. Quase ca para trs, fulminado por aquela infmia. Depois de prometer, depois de fecharmos negcio, depois de apertar a minha mo! Aquele rato! gritei, chutando a grama. Voc no pode sair com ele, Polly. um mentiroso. Um traidor. Um rato. Envenenar a fonte disse Polly E pare de gritar. Acho que gritar tambm deve ser uma falcia. Com uma admirvel demonstrao de fora de vontade, modulei a minha voz. Muito bem disse voc uma lgica. Vamos olhar as coisas logicamente. Como pode preferir Petey Bellows? Olhe para mim: um aluno brilhante, um intelectual formidvel, um homem com o futuro assegurado. E veja Petey: um maluco, um boa vida, um sujeito que nunca saber se vai comer ou no no dia seguinte. Voc pode me dar uma nica razo lgica para namorar Petey Bellows? Posso, sim declarou Polly Ele tem um casaco de pele de marmota.

eX

rt Tr P ia D l F
Pgina5 2

Pe

Anda mungkin juga menyukai