Anda di halaman 1dari 31

Tomografia Computadorizada - Conceito

Em Radiologia, uma Tomografia Computadorizada (TC) ou Tomografia Axial Computadorizada (TAC), uma imagem que deriva do tratamento informtico dos dados obtidos numa srie de projees angulares de raios X. Simplificadamente traduz uma seco transversal (uma "fatia") do corpo da pessoa a quem foi feita a TC. Basicamente, uma TC indica a quantidade de radiao absorvida por cada poro da seco analisada, e traduz essas variaes numa escala de cinzentos, produzindo uma imagem. Como a capacidade de absoro de raios X de um tecido est intimamente relacionada com a sua densidade, zonas com diferentes densidades tero diferentes cores, permitindo distingui-las. Assim, cada pixel da imagem corresponde mdia da absoro dos tecidos nessa zona, expresso em Unidades de Hounsfield (nome do idealizador da primeira mquina de TC). um exame radiolgico exibido como imagens tomogrficas finas de tecidos e contedo corporal, representando reconstrues matemticas assistidas por computador. Por exemplo, numa TC realizada ao trax, ser possvel distinguir facilmente os pulmes do corao, j que o primeiro , sobretudo areo, enquanto o segundo macio. Da mesma forma, se nos pulmes existir uma massa de maior densidade (como um cancro, por exemplo), ou de menor densidade (como uma caverna causada por tuberculose), estas sero tambm distinguveis, pois possuem nveis de atenuao dos raios X diferentes do tecido circundante.

A TC, tal como a radiografia convencional, baseia-se no fato de os raios X serem apenas parcialmente absorvidos pelo corpo humano. Enquanto a gordura ou o ar, por exemplo, so facilmente atravessados, os ossos e o metal no o so. Para obter uma TC, o paciente colocado numa mesa, que se desloca para o interior de um orifcio de cerca de 70cm de dimetro. volta deste encontra-se uma ampola de Raios-X, num suporte circular designado gantry. A 180 (ou seja, do lado oposto) da ampola, encontra-se o detector de Raios-X, responsvel por captar a radiao, e transmitir essa informao ao computador ao qual est conectado. Nas mquinas de 3 gerao, durante o exame a gantry descreve uma volta completa

(360) em torno do paciente, com a ampola a libertar raios X que aps atravessar o corpo do paciente so captados na outra extremidade pelo detector. Esses dados so ento processados pelo computador, que analisa as variaes de absoro ao longo da seco observada, e reconstri esses dados sob a forma de uma imagem. A mesa avana ento mais um pouco, repetindo-se o processo para obter uma nova imagem, num ponto seguinte pr definido pelo operador. Mquinas mais recentes, de 5 gerao, designadas helicoidais e mais recentemente multislice, descrevem uma hlice em torno do corpo do paciente, em vez de um crculo completo. Assim, supondo que so pretendidos cortes com 10mm de espessura, o gantry avanar 10-15mm durante a volta completa. Isto permite a obteno de cortes intermdios (por exemplo, a cada 5mm) simplesmente por reconstruo digital, uma vez que toda essa rea foi captada no movimento helicoidal, dentro de certos limites. Isto permite que o paciente seja submetido a doses menores de radiao e (sobretudo) maior rapidez. Assim os exames passaram de 1 hora por exame para segundos ou poucos minutos, dependendo do equipamento e da parte examinada. A principal vantagem da TC que permite o estudo de seces transversais do corpo humano, ou seja, permite ampliar o que existia em Radiologia Convencional (imagens em duas dimenses com estruturas sobrepostas para imagens em 3 dimenses, ou com percepo espacial ntida). Outra vantagem: a maior distino entre dois tecidos. Em TC podem-se distinguir at 0,5% de diferenas de densidade de tecidos, ao contrrio da Radiologia Convencional que se situava nos 5%. Isto uma melhoria sem paralelo em relao s capacidades da radiografia convencional, pois permite a deteco ou o estudo de anomalias que no seria possvel seno atravs de mtodos invasivos. Como exame complementar de diagnstico, a TC de valor inestimvel. O que a RMN e como que funciona?

A Ressonncia Magntica Nuclear (RMN) uma das tcnicas imagiolgicas mais vastamente utilizadas na rea da EM. Tem sido aplicada em diversas doenas, produzindo imagens da estrutura interna do corpo. Muitos dos portadores de EM j fizeram uma RMN, pois permite a visualizao de

leses no crebro, caractersticas da doena. Esta tcnica no invasiva e no envolve a exposio aos raios-x. Deve ter pensado como que a RMN consegue produzir imagens do crebro e o que que estas imagens transmitem ao neurologista sobre EM. Nesta seco, vamos explicar como que a RMN funciona e a sua importncia na investigao da EM. Tambm vo ser descritos todos os procedimentos envolvidos na RMN. O que a RMN e como que funciona?

- A gua um factor crtico importante para a RMN

A funcionalidade da RMN devida ao facto de 75% do corpo humano ser constitudo por gua. A molcula de gua (H2O) composta por 2 tomos de hidrognio (H) e um tomo de oxignio (O). O interior do ncleo de cada hidrognio contm um proto. Sob condies normais, estes protes esto constantemente em movimento de rotao, que os envolve dentro de um pequeno campo magntico. Normalmente, este campo magntico intrnseco orientado aleatoriamente, isto , no apresenta uma orientao especfica. Ao colocar uma pessoa no interior de um aparelho de RMN, que essencialmente um magneto (man) muito grande e poderoso, faz com que os protes do corpo se orientem a favor ou contra a direco do forte campo magntico do aparelho.

A RMN usa ondas de radiofrequncia


Para obter uma imagem, pequenos pulsos de ondas de radiofrequncia so direccionados para a rea que se pretende examinar atravs de uma antena especial, o que altera a orientao dos protes.

O contedo em gua difere consoante o tecido saudvel ou apresenta leses A intensidade do sinal da RM de um determinado tecido est relacionada com a densidade dos protes nesse tecido, e consequentemente com o contedo em gua. Quanto maior for este contedo, mais forte o sinal da RM e melhor a imagem resultante, sendo esta a razo porque os humanos (e os animais) so candidatos ideais

para a realizao de uma RMN. Tecidos diferentes contm quantidades de gua diferentes, e normalmente verifica-se que os tecidos com leses tm mais gua que um tecido saudvel. Na RM, os principais alvos so o crebro e a espinal-medula (designados por sistema nervoso central ou SNC). As leses do SNC apresentam maior contedo em gua que o normal.

Ressonncia Nuclear Magntica - Conceito


Os princpios da RNM so bastante complexos e envolvem conhecimentos em diversas reas das cincias exatas. A grande vantagem da RNM reside na sua segurana, j que no usa radiao ionizante, nas diversas capacidades em promover cortes tomogrficos em muitos e diferentes planos, dando uma viso panormica da rea do corpo de interesse e, finalmente, na capacidade de mostrar caractersticas dos diferentes tecidos do corpo.

A estrutura do tomo
Da estrutura bsica do tomo, sabido que uma nuvem de eltrons (partculas negativamente carregadas) orbita em torno de uma massa nuclear, formada de prtons (positivamente carregados) e nutrons (eletricamente neutros). Diferentemente das imagens de Raios-X, relacionadas com eltrons orbitais, o sinal da RNM surge a partir do centro do tomo, ou ncleo. Embora as propriedades qumicas de um tomo dependam da estrutura de seus eltrons, as propriedades fsicas dependem largamente do seu ncleo, que responsvel por quase a totalidade da massa do tomo. Embora prtons nucleares e eltrons orbitais possuam cargas opostas e de mesma intensidade, a fim de manter neutralidade eltrica do tomo, o nmero de prtons e nutrons freqentemente desigual. Esse principio de desigualdade no ncleo do tomo invoca uma definio em fsica, chamada de "momento angular" do ncleo. Se o ncleo contem desigual nmero de prtons e nutrons, ento, ele possui um momento angular ou uma resultante angular. Se no existe desigualdade entre o nmero de prtons e nutrons, o momento zero. Qualquer outra combinao, ter uma resultante diferente de zero.

Somente aqueles tomos que possuem nmero impar de prtons e/ou nutrons sero capazes de produzir um sinal em RNM. Embora uma variedade de mais de 300 diferentes tipos de ncleos possuam momento angular, apenas um seleto grupo tem utilidade em medicina. Dentre esses: Hidrognio, Carbono, Sdio, Fsforo, Flor. De todos os tomos, o Hidrognio o mais simples, pois ele possui apenas um prton. Ele o mais importante tomo para a RNM, sobretudo porque em humanos, ele corresponde a mais de dois teros do nmero de tomos encontrados em nosso corpo. Alm de sua abundncia nos sistemas biolgicos, o hidrognio altamente magntico, o que o torna extremamente sensvel a RNM. Outros ncleos tambm podem gerar imagens em RM, mas, porm possuem imagens mais pobres comparadas s do Hidrognio.

Propriedades Magnticas Do tomo


O ncleo do tomo de Hidrognio formado por um prton, que uma pequena partcula positivamente carregada associada a um momento angular (ou "spin"). A situao representada leva a formao de uma estrutura imaginria semelhante a uma barra magntica com dois plos orientados (norte e sul). Todos os ncleos tem essa propriedade. Pensemos nos tomos como setas apontando em uma direo. Na ausncia de um campo magntico, as setas estaro apontando aleatoriamente no espao. A fim de produzir uma imagem em RNM, o paciente exposto a um poderoso e uniforme campo magntico. Os campos magnticos so medidos em unidades de Tesla (T). Na maioria dos sistemas mdicos em uso atualmente esses campos variam de 0,2 T a 2,0 T de intensidade. Para comparar, o campo magntico do planeta Terra de aproximadamente 0,00005 T, com pequenas variaes em torno da Linha do Equador e dos Plos Glaciais. Quando submetidos a um campo magntico, esses prtons (setas) tendem a alinharem-se contra ou a favor desse campo. Na verdade, aproximadamente metade desses prtons alinham-se contra e metade a favor do campo magntico, com discreta predominncia de prtons na mesma direo do campo. A diferena depende do

campo magntico aplicado, mas mnima em qualquer circunstncia. Embora incrivelmente pequena, essa diferena suficiente para produzir um sinal em RNM. Deveremos sempre ter em mente o nmero de prtons existentes, que da ordem de bilhes e bilhes, 10 elevado a 23 potncia em um cm3 de gua, para ser mais exato. A somatria de todos esses momentos (setas) resultar em uma nica seta, tambm chamada de vetor resultante. Como a discreta maioria da populao de prtons submetidas a um campo magntico tende a seguir a direo do campo aplicado, o vetor resultante tambm estar com essa orientao.

Ressonncia Do Ncleo
A ressonncia um fenmeno comum na natureza. Para entend-la, necessrio discutir uma outra caracterstica dos prtons. Alm de terem um momento, tambm chamado de "spin", esses prtons transladam em torno do eixo do campo magntico, seja o do campo magntico da Terra no nosso dia a dia, seja o do campo magntico aplicado para produzir uma imagem, como ocorre com a lua em volta da Terra, como a Terra em volta do sol. A ressonncia, na verdade, a freqncia com que o prton gira em torno desse eixo, e foi matemticamente definida por um fsico britnico chamado Joseph Larmor. A freqncia, segundo Larmor, proporcional ao campo aplicado e a cada ncleo usado. Cada aparelho de RM, ter, dessa forma, uma freqncia caracterstica, baseada apenas na intensidade de seu campo magntico, j que praticamente usamos sempre o mesmo ncleo (Hidrognio). No espectro eletromagntico temos radiaes ionizantes de alta energia e alta freqncia, que incluem Raios-X e vrias outras formas, usados para imagem mdica, pois podem atravessar o organismo. A desvantagem desse tipo de radiao est no dano que pode causar as clulas do corpo por seus efeitos ionizantes. Segue-se no espectro, radiaes de baixa freqncia e baixa energia, que incluem a luz visvel, a

luz infravermelha e a ultra violeta. So potencialmente mais seguras que as radiaes ionizantes mas no tem muita utilidade em medicina, j que o corpo humano no transparente a elas. Finalmente, mais baixa freqncia, mais baixa energia, na variao das ondas de rdio, por exemplo, o corpo humano uma vez mais se torna transparente e essa janela no espectro eletromagntico que usada em RNM. Para se produzir um sinal em RNM e ento uma imagem, o vetor resultante, orientado de acordo com o campo magntico aplicado, dever ser deslocado dessa posio e induzir a formao de uma corrente eltrica em uma bobina especialmente preparada para perceber a mudana de posio. Em outras palavras, seria como atingir uma bola de sinuca em movimento com uma outra bola e ento registrar a mudana que ocorre na orientao da primeira. Para mudar a direo do vetor resultante de sua orientao bsica usa-se uma onda de Radio Freqncia (RF) da janela do espectro eletromagntico. A RF dever estar em sintonia com a freqncia de ressonncia do sistema. A amplitude e a durao da RF poder ser controlada para se produzir uma variedade de angulaes e mudanas do vetor resultante. Para tradicionais imagens de RNM usa-se uma RF que varia o angulo de 90 a 180 graus. Existem muitas outras variaes com ngulos menores e que so usados em condies especiais, como para diminuir o tempo de aquisio das imagens, por exemplo. Aps cada pulso de RF aplicado, o sistema representado pelo vetor resultante inicia o que se chama "relaxamento", retornando ao equilbrio anterior a RF aps um determinado lapso de tempo, chamado de "tempo de relaxamento". Em RNM, esse tempo de relaxamento depende de vrios fatores, como a intensidade da RF e do campo magntico usados, da uniformidade desses campos magnticos, do tipo de tecido orgnico, da interao entre prtons, entre outros. Primeiro, aps a RF, o vetor resultante tende a perder a orientao no plano para o qual fora desviado. Isso resulta da falta de homogeneidade do campo magntico (supondo que apenas Deus seja perfeito, at mesmo um campo magntico pode ter pequenas variaes em seu curso). Essa perda natural que ocorre com todos os aparelhos de RM chamada de Tempo 2* de relaxamento ou T2* (leia-se tempo 2

asterisco ou tempo 2 estrela). Esse tipo de relaxamento danoso e deve ser corrigido para que no interfira na produo da imagem. Para isso, a cada determinado intervalo de tempo, outro pulso de RF aplicado e novamente os prtons tendem a alinharemse no plano desviado. Esse tempo decorrente chama-se de "echo time" (do ingls echo=eco; time=tempo), ou ET. Cada prton tem seu prprio campo magntico, que comea a se desorganizar e a afetar ncleos vizinhos em uma reao simultnea, aps cada pulso de RF, transferindo energia entre si e conseqentemente saindo de fase. Essa relao prtonprton (ou spin-spin) tambm chamada de Tempo 2 de relaxamento ou simplesmente T2. A Aplicao de pulsos de RF adiciona energia ao sistema e faz com que os prtons mudem para um estado de maior excitao ou de maior energia. O processo de dissipao dessa energia, no ambiente magntico desses prtons, e o seu retorno ao estado de mais baixa energia, chamado de Tempo 1 de relaxamento ou T1. Como para se formar uma imagem em RNM vrios pulsos de RF so necessrios, imperativo que se aguarde um certo tempo de relaxamento para que o prximo pulso de RF seja eficiente, ou seja, deve-se aguardar um determinado T1.

A Imagem Em Ressonncia Magntica


O Contraste da imagem em RNM baseado nas diferenas de sinal entre distintas reas ou estruturas que comporo a imagem. A RNM tem um contraste superior a Tomografia Computadorizada (TC) na resoluo de tecidos ou partes moles. Na TC, a atenuao de Raios-X pelo paciente a maior fonte de contraste. Desta forma, a quantidade de atenuao reflete a densidade do eltron do paciente. Por outro lado, o contraste em RNM o resultado da interao de diferentes fatores, incluindo a densidade dos prtons, T1, T2, a suceptibilidade magntica e o fluxo dos lquidos corporais. Se apenas a densidade dos prtons fosse a fonte de contraste em RNM, talvez, ento, ela no fosse melhor que a TC em termos de resoluo e contraste. A RNM tem vantagens em outras reas, mas com respeito s partes moles, a relao entre a densidade de prtons e a densidade de eltrons varia da ordem de apenas 10%, o que

no seria vantajoso. Felizmente, existem outras e melhores fontes de contraste em RNM. T1 e T2 oferecem contraste em RNM definitivamente superior TC. Isso ocorre porque muitas substncias com similar densidade de prtons e eltrons resultaro em diferentes sinais na RNM devido a diferentes tempos de relaxamento em T1 e T2. Uma outra forma de contraste em RNM baseia-se na susceptibilidade magntica de vrias substncias, ou seja, a maneira como elas respondem a um campo magntico. Essa susceptibilidade o resultado de propriedades qumicas e fsicas de cada substncia, e largamente explorada na produo de materiais de contraste usados nos exames de RNM. Como exemplo temos substncias ditas diamagnticas (efeito oposto sobre o campo magntico), paramagnticas (efeito positivo, potencializando os efeitos do campo e melhorando a eficincia de T1 e T2) e, finalmente, substncias superparamagnticas e ferromagnticos (metais, por exemplo) que tambm possuem efeitos positivos no campo magntico aplicado. O programa de computador do equipamento realiza o armazenamento dos sinais emitidos pelos vrios tecidos do corpo, sejam eles em T1, T2 ou qualquer outra seqncia e, atravs de uma operao algortmica, os transforma em imagens digitais.

Desvantagens Da Ressonncia Magntica


O campo magntico de altssima magnitude potencialmente perigoso para aqueles pacientes que possuem implantes metlicos em seus organismos, sejam marcapassos, pinos sseos de sustentao, clips vasculares e etc. Esses pacientes devem ser minuciosamente interrogados e advertidos dos riscos de aproximarem-se de um magneto e apenas alguns casos, com muita observao, podem ser permitidos. A RNM possui pouca definio na imagem de tecidos sseos normais, se comparada TC, pois esses emitem pouco sinal. Na verdade, essa uma desvantagem relativa, j que a falta de sinal pode ser delineada em RNM como reas negras, e assim sendo, seria possvel observar todo o curso de partes sseas. Alm disso, alteraes na densidade de prtons desses ossos, promovido por patologias como

cncer seriam prontamente acusados pela RNM. A tomografia por emisso de psitres, tambm conhecida pela sigla PET, um exame imagiolgico da medicina nuclear que utiliza radionucldeos que emitem um positro aquando da sua desintegrao, o qual detectado para formar as imagens do exame. Utiliza-se glicose ligada a um elemento radioativo (normalmente Fluor radioativo) e injeta-se no paciente. As regies que esto metabolizando essa glicose em excesso, tais como tumores ou regies do crebro em intensa atividade aparecero em vermelho na imagem criada pelo computador. Um exemplo de um grande utilizador de glicose o msculo cardaco - miocrdio. Um computador produz uma imagem tridimensional da rea, revelando quo ativamente as diferentes regies do miocrdio esto utilizando o nutriente marcado. A tomografia por emisso de psitres produz imagens mais ntidas que os demais estudos de medicina nuclear. A PET um mtodo de obter imagens que informam acerca do estado funcional dos rgos e no tanto do seu estado morfolgico como as tcnicas da radiologia propriamente dita. A PET pode gerar imagens em 3D ou imagens de "fatia" semelhantes Tomografia computadorizada.

Equipamento

Esquema do processo do exame PET

A imagem da PET formada pela localizao da emisso dos psitrons pelos radionucldeos fixados nos rgos do paciente. Contudo como o positron a partcula de antimatria do electro, ele rapidamente se aniquila com um dos inmeros electres das molculas do paciente imediatamente adjacentes emisso, no chegando a percorrer nenhuma distncia significativa. assim impossvel detectar os positres directamente com o equipamento. Contudo, a aniquilao positro-electro gera dois

raios gama com direces opostas e cuja direco e comprimento de onda podem ser convertidos na posio, direco e energia do positro que os originou, de acordo com as leis da Fsica. No exame PET detectores de raios gama (cmera gama) so colocados em redor do paciente. Os clculos so efectuados com um computador, e com a ajuda de algoritmos semelhantes aos da TAC, o computador reconstroi os locais de emisso de positres a partir das energias e direces de cada par de raios gama, gerando imagens tridimensionais (que normalmente so observadas pelo mdico enquanto srie de fotos de fatias do rgo, cada uma separada por 5mm da seguinte). Os PETs e TACs da mesma rea so frequentemente lidos em simultneo para correlacionar informaes fisiolgicas com alteraes morfolgicas.
Segurana

O teste PET minimamente invasivo e as doses de radioactividade absorvidas por cada paciente (7 mSv) so semelhantes s dos outros estudos como a TAC (8 mSv).
Radionucldeos

Os radionucldeos usados na PET so necessariamente diferentes dos usados nos restantes exames da medicina nuclear, j que para esta ltima importante a emisso de fotes gama, enquanto a PET se baseia no decaimento daqueles ncleos que emitem positres.

Flor-18: marca a Fluorodeoxiglicose (FDG) radioactiva que um anlogo da Glicose. usado para estudar o metabolismo dos rgos e tecidos. Semi-vida de 2 horas. Nitrognio-13: usado para marcar amnia radioactiva que injectada no sangue para estudar a perfuso sangunea de um rgo (deteco de isquemia e fibrose por exemplo). Carbono-11 Oxignio-15: usado em estudos do crebro. Rubdio-82: usado em estudos de perfuso cardacos.

Aplicaes do exame PET

Imagem de corpo inteiro obtida atravs do exame PET

PET oncolgico: injectado FDG com Flor-18 no sangue do paciente. O F18-FDG, um anlogo da Glicose, transportado para dentro das clulas pelo mesmo transportador na membrana celular do acar, contudo dentro da clula ele no completamente metabolizado mas transformado em uma forma que conservada (fixada) no interior da clula. Assim ele pode ser utilizado para detectar clulas com alto consumo de glicose e que portanto contenham muitos transportadores membranares (hiperexpresso destes genes), como acontece nas clulas dos tumores de crescimento rpido, os quais so frequentemente malignos (cancro). usado para distinguir (estadiar) massas benignas de malignas no pulmo, clon, mama, linfomas e outras neoplasias, e na deteco de metstases. Esta tcnica constitui 90% dos PET feitos actualmente. PET do crebro: usado Oxignio-15. Usado para avaliar perfuso sangunea e actividade (consumo de oxignio) de diferentes regies do crebro. A F18-DOPA est em estudo enquanto anlogo do precursor de neurotransmissor dopamina. PET cardaco: FDG-F18 usado para detectar reas isqumicas e fibrosadas, mas o seu benefcio-custo em comparao com a tcnica de SPECT Cintigrafia de Perfuso (discutida em medicina nuclear) duvidoso.

Tambm so usados PET em investigao em farmacologia. O frmaco marcado com radionucldeo de modo a estudar a sua absoro, fixao e eliminao. Histria O PET foi desenvolvido por Edward Hoffman e Michael E.Phelps em 1973 na Universidade de Washington em St. Louis, EUA. O exame PET ficou limitado a usos de investigao mdica at cerca de 1990.

Hoje em dia frequente a combinao dos exames PET e TAC do mesmo rgo. Existem equipamentos que permitem efectuar ambos os exames simultaneamente, inventados por David Townsend e Ron Nutt. O exame de PET uma tcnica intensiva apenas practicada nos hospitais centrais. necessrio um ciclotro para produzir continuamente o Flor-18, que tem uma semivida curta de apenas algumas horas.

Estudos realizados nos EUA, em 1994, demostraram que, mesmo sendo um exame caro, o exame PET vantajoso quando includo nos protocolos para diagnsticos de diversas enfermidades, principalmente em oncologia. Como pode substituir vrios outros exames, o PET ao final se torna mais barato. Alm de ser uma das mais modernas e eficazes tcnicas de diagnstico por imagem, seu custo-benefcio pode ser tambm ressaltado quando evita processos invasivos, como bipsias, eliminando assim os riscos inerentes a estes procedimentos.

Imagens adicionais

Escaneamento PET de um crebro humano A tomografia computadorizada por emisso de fton nico, mais conhecida pelo acrnimo SPECT (em ingls: Single photon emission computed tomography) uma tcnica tomogrfica de imagem mdica da medicina nuclear que utiliza a radiao ionizante de raios gama. muito semelhante imagem "planar" da medicina nuclear convencional pelo facto que usa uma cmara gama. Contudo, ela capaz de fornecer verdadeiro dado biotopolgico em 3D. Esta informao tipicamente apresentada como cortes transversais do paciente, mas a potente elaborao da imagem computadorizada pode facilmente ser reformatada em cortes sagitais ou manipulada quando necessrio. No exame, injetado no paciente o radiofrmaco medicamento que contm radionucldeos, cuja utilizao tambm pode ser teraputica. Esse medicamento far com que, contrrio ao exame de raios-x, o paciente emita a radiao necessria para a aquisio da imagem. A cmara gama gira ao redor do paciente e gera imagens a partir de vrios ngulos diferentes.

Captao da Imagem
Conceitos Gerais

O radiofrmaco injetado no paciente, interage com os tecidos do corpo, e ento a radiao emitida. Ela captada pelos detectores da mquina e transformada em energia eltrica. O computador traduz essa energia em forma de uma imagem 2D que mostrada num monitor.
Sistema de Deteco

O SPECT usa a gama cmara para adquirir as imagens. Os componentes do sistema de deteco da gama cmara so: Colimador: Os raios gama no esto unicamente se dirigindo em direo a mquina. Por isso, o colimador usado para permitir que apenas aqueles raios, que viagem numa certa direo, atinjam o detector. Existem trs principais tipos de furos de colimador: de furos paralelos, de furos divergentes e o de furos convergentes. Cristal: o receptor da radiao. A radiao, depois de colimada, atinge o cristal e interage com ele. Essa interao pode ser dada de quatro maneiras: A. O Evento Vlido: O raio gama emitido paralelamente aos buracos do colimador, atravessa um deles e interage fotoeletricamente com o cristal, depositando toda a sua energia em apenas um local. Essa interao seria a ideal, pois todo fton incidido seria convertido totalmente em energia eltrica. B. A Deteco de Espalhamento: O raio gama emitido paralelamente aos buracos do colimador, atravessa um deles e interage por espalhamento Compton com o cristal. O raio espalhado pode interagir uma segunda vez com o detector. Para a imagem, essa segunda interao malfica, pois pode causar perda da nitidez. C. O Espalhamento do Objeto: O raio no emitido na direo dos buracos do colimador, mas espalhado pelo corpo e passa pelos buracos do colimador, sendo detectado. O raio perde energia durante o espalhamento e produzir um sinal menor detector. D. A Penetrao Septal: O raio gama emitido em direo do colimador, mas no paralelamente a ele. Por conta da atenuao incompleta, causada pelas paredes finas do colimador, h certa chance do raio atingir o cristal e interagir com ele. Fotomultiplicadores: Multiplicam o sinal produzido pela luz incidente mais ou menos 100 milhes de vezes possibilitando um nico fton ser detectado quando a luz incidente fraca. Amplificam o sinal e transformam em energia eltrica para ser processado pelo computador.

Formao da Imagem

O sinal ampliado pelos fotomultiplicadores enviado a um circuito de posicionamento. Quando a energia chega a esse circuito, ele envia a informao ao computador da posio dela nos eixos X e Y. O valor da energia no posicionamento (X e Y) indicar a tonalidade do pixel para a formao final da imagem. Os programas de reconstruo de imagem tm corretor de linearidade e uniformidade. Esses programas tentam evitar o borramento e o aparecimento de artefatos.

Imagem
Para capturar a imagem de SPECT a gama cmara rotacionada em volta do paciente. So capturadas mltiplas imagens bidimensionais (2D) do corpo do paciente. A radiao captada em pontos definidos durante a rotao, normalmente a cada 36 graus. Na maioria dos casos dada uma rotao com a gama cmara de 360 graus para conseguir a otimizao na reconstruo. O tempo de captao, em cada ponto, varivel, mas normalmente de 15 a 20 segundos. O que d um tempo total de exame entre 15 e 20 minutos. Mas as mquinas mais modernas tm mais de uma cabea (parte da mquina que contm todo o sistema de deteco). Quanto mais cabeas a mquina tiver, uma maior rea ela captar a radiao simultaneamente. O que resultar num menor tempo total de exame. As imagens podem ser preto e branco ou coloridas, depende do exame. As imagens coloridas so mais comuns em exames que mostram o crebro e o corao. A resoluo pode ser de 64x64 ou 128x128 pixels, cada pixel representando uma parte de 3-6 milmetros do corpo do paciente. A resoluo da imagem depende: Da Energia: Se a energia for muito baixa, h uma maior probabilidade de acontecer os outros eventos de deteco que no o ideal (Deteco de Espalhamento, Espalhamento do Objeto e Penetrao Septal). Da Espessura do cristal: O cristal no pode ser muito grosso. Tem que ter uma espessura ideal, pois se no h uma maior probabilidade de acontecer, principalmente o evento de Deteco de Espalhamento. Da Eficincia de Coleta: Se a coleta no for muito eficiente, haver prejuzo para a imagem. Conseqentemente, o mdico que analisar o exame poder no ver um cncer, por exemplo, que o paciente possa ter, mas, devido a baixa eficincia de coleta, a imagem no ficou a melhor possvel. Da Distncia: A distncia est ligada diretamente eficincia de coleta. Quanto menor a distncia, maior a eficincia de coleta. por isso que, no momento do exame, as cabeas da mquina so aproximadas do paciente. Do Tipo de Buraco do Colimador: Cada tipo de buraco tem o seu campo de captao. O colimador de furos paralelos capta radiao de uma rea exatamente do tamanho da sua. O colimador de furos convergentes capta radiao de uma rea menor do que a

dele; ele tem uma forma de funil. E o colimador divergente capta radiao de uma rea maior do que a dele; ele tem a forma de um leque.

Aplicaes na Medicina
O SPECT um exame largamente usado na medicina. Pois esse possibilita a visualizao da funcionalidade de todos os sistemas do corpo. O procedimento padro simples: aplicar o radiofrmaco no paciente, aguardar alguns minutos e realizar o exame. A seguir, explana-se sobre alguns desses exames.
Perfuso de Miocrdio

Para a realizao desse exame, o paciente deve ter feito jejum de quatro horas. O radiofrmaco deve ter administrao intravenosa e com o paciente em p, se possvel. O exame feito em duas partes: o exame sob esforo e o exame em repouso. O sob esforo realizado primeiro, pois a maioria dos problemas so detectados nesse exame, muitas vezes sem a necessidade do outro. O paciente submetido ao esforo fsico em uma esteira ergomtrica. A atividade do frmaco, nesse caso, deve ser de 20 a 30mCi de 99mTc. E o exame deve ser realizado 15min aps a aplicao da radiao em posio supina (com as costas na mesa) com o brao esquerdo levantado e os eletrodos devem ser removidos da rea de captao da mquina. O em repouso, a atividade deve ser de 8 a 10mCi. Algumas vezes o paciente pode precisar de uma reinjeo; a dose pode no estar adequada para a realizao do exame e o paciente precisar de mais radiao. O exame deve ser realizado 30min aps a aplicao do radiofrmaco com o paciente estando, novamente, na posio supina. O exame de esforo tem indicaes e contra-indicaes. Em resumo, algumas delas apresentam-se abaixo: Indicaes: diagnstico de sndrome da dor torcica, avaliao de doena arterial coronariana conhecida, localizao e extenso da isquemia, avaliao do efeito da terapia medicamentosa, avaliao aps angioplastia coronariana transluminal ou cirurgia de enxerto arterial coronariano, avaliao e prognstico aps infarto do miocrdio, avaliao da reserva miocrdica, avaliao pr-operatria de cirurgias de grande porte no-cardacas, guia para terapia de reabilitao triagem de paciente de alto risco. Contra-Indicaes: infarto agudo do miocrdio, angina instvel, arritmia cardaca severa com risco de morte, miocardite, valvulite, pericardite, estenose artica crtica, edema pulmonar / insuficincia cardaca congestiva, embolia pulmonar, hipertenso arterial severa, doena no-cardaca severa intercorrente, pacientes no cooperativos, incapacidade para dar consentimento. Esse exame de fundamental importncia, pois o exerccio fsico aumenta a carga cardaca. Esse aumento gera um aumento de consumo de oxignio. O que fariam as

coronrias normais se dilatarem e o fluxo crescer. Porm, vasos com um estreitamento anormal no se dilatam e a reserva de fluxo limitada. Assim, a isquemia induzida. As imagens do exame seguem um padro de diagnstico de acordo com a tabela abaixo:
Padres diagnsticos Ps-esforo imediato Normal Defeito(s) Defeito(s) Normal Normal Defeito(fixo) Alguma normalizao com reas de defeito persistente Defeito Repouso tardio ou reinjeo Diagnstico Normal Isquemia transitria Infarto prvio com fibrose Infarto prvio com fibrose Redistribuio reversa

Defeito(s) Normal

Termos Usados Comumente Para Descrever o Estado do Miocrdio Termo Definio e aspecto cintilogrfico Uma diminuio do fluxo de sangue para o miocrdio (msculo responsvel pela contrao do corao) abaixo das necessidades metablicas geralmente devido circulao inadequada resultante de doena arterial coronariana; miocrdio isqumico aparece na cintilografia de perfuso do miocrdio como rea de maior intensidade da imagem. Necrose (morte) do tecido miocrdico, frequentemente como resultado de obstruo coronariana; aparece nas imagens de perfuso e nos estudos de metabolismo como rea de maior intensidade da imagem. Necrose que envolve todas as camadas desde o endocrdio at epicrdio; cintilografia de perfuso miocrdica com alta sensibilidade para detectar esta leso.

Isquemia Miocrdica

Infarto do Miocrdio

Infarto Transmural

Infarto Necrose envolvendo apenas o msculo adjacente ao endocrdio; cintilografia Subendocrdico de perfuso miocrdica com baixa sensibilidade para detectar esta leso. Fibrose Resultado tardio do infarto; rea de maior intensidade da cintilografia.

Miocrdica Miocrdio Hibernante Miocrdio vivel, mas cronicamente isqumico, com baixo controle da contrao; reversvel com a restaurao do fluxo sanguneo; rea de maior intensidade da cintilografia. Miocrdio com disfuno da contrao aps isquemia, mesmo aps a restaurao da perfuso; geralmente melhora com o tempo; imagem de aspecto normal ou levemente diminuda.

Miocrdio Atordoado

Cintilografia ssea

A principal vantagem da cintilografia ssea a alta sensibilidade em detectar doena precoce de vrios tipos e a capacidade de poder avaliar rapidamente todo o esqueleto a um baixo custo. De uma forma mais ampla, a captao da imagem ssea do SPECT representa a atividade osteoblstica e o fluxo sanguneo. Qualquer condio mdica que altere algum desses fatores, sendo essa alterao positiva ou negativa, pode dar origem a uma cintilografia ssea anormal. Esta a sua maior limitao: a no-especificidade. Qualquer alterao na formao ssea resultar em localizao anormal da radiao. Para a realizao desse exame, pedido ao paciente que beba bastante gua horas antes da realizao. Essa hidratao recomendada para que minutos antes da realizao do exame o paciente urine bastante a fim de esvaziar a bexiga ao mximo, pois esse um rgo que atrai bastante radiofrmaco. E isso poderia indicar uma doena que o paciente no tenha realmente. A pessoa a realizar esse exame dever retirar os objetos de metal, como moedas, jias, chaves medalhas. Desse modo, evita que a radiao fique impregnada nesses materiais. A administrao da do radiofrmaco intravenosa. Para um adulto padro a dose de 20mCi (740MBq) de 99mTc, mas necessrio o ajuste da dose para paciente peditrico. O exame deve ser iniciado de 2 a 4 horas aps a aplicao da dose.
Cintilografia de Ventilao e de Perfuso

A embolia pulmonar uma doena freqente e fatal. Uma das aplicaes da cintilografia pulmonar na avaliao de pacientes com suspeita dessa doena. Atualmente a abordagem para o diagnstico de embolia pulmonar requer uma boa avaliao clnica, a realizao de cintilografia de ventilao e de perfuso e uma indicao seletiva para angiografia. Para o exame de cintilografia de ventilao, o paciente no precisa ser preparado. Isso , ele pode chegar ao servio de medicina nuclear e receber a o radiofrmaco. Essa administrao dada com o paciente sentado, por inalao de 133Xe, de 10 a 20mCI (370 a 740MBq). Na realizao do exame o paciente orientado para expirar profundamente e inspirar profundamente e prender a respirao o mximo possvel. Nesse momento h a captao da imagem. Outras duas imagens so feitas com o paciente respirando normalmente.

Por outro lado, no exame de cintilografia de perfuso alguns cuidados devem ser tomados. Se a paciente estiver grvida, a dose deve ser ajustada. Ou se a pessoa tiver hiper tenso pulmonar ou pneumectomia, o nmero de partculas radioativas deve ser ajustado. Nesse exame a dose, 4mCi (148MBq) de 99mTc, deve ser administrada intravenosa durante vrios ciclos respiratrios, com o paciente deitado na posio supina. Caso as cintilografia de ventilao e de perfuso mostrarem concordncia nas imagens, ambas as cintilografias so anormais na mesma rea e o defeito tem o mesmo tamanho. Caso elas discordem, isso indica uma perfuso anormal numa rea de ventilao anormal ou um defeito de perfuso muito maior que o defeito de ventilao.
Condies associadas a Ventilao/Perfuso Discordantes Embolia pulmonar aguda Embolia pulmonar crnica Outras causas de embolia Carcinoma broncognico Adenopatia mediastinal ou hiliar com obstruo de uma artria ou veia Hipoplasia ou aplasia da artria pulmonar Sndrome de Swyer-James (alguns casos) Ps-radioterapia Vasculite Concordantes Doena pulmonar obstrutiva crnica Bronquite ou bronquiectasia Bolhas ou vesculas Insuficincia crdica congestiva Edema pulmonar Derrame pleural Asma Trauma pulmonar, hematoma Dano inalatrio Tampo mucoso Carcinoma broncognico (outros tumores)

Perfuso Cerebral

A cintilografia cerebral foi muito importante na prtica da medicina nuclear. Durante muito tempo, antes da inveno da tomografia computadorizada (TC). Antigamente, a cintilografia cerebral convencional era a nica forma de adquirir uma imagem do

crebro, e representava grande aplicao na medicina nuclear. Atualmente, a ressonncia magntica (RM) e a tomografia computadorizada apresentam papeis fundamentais por mostrarem melhores imagens anatmicas do sistema nervoso central. O papel da medicina nuclear hoje de obter uma imagem funcional do crebro. A imagem do crebro requer uma adeso estrita ao protocolo padro de realizao do exame. Essa padronizao importante para uma perfeita anlise do exame, caso contrrio podero surgir diferenas funcionais que no se aplicam a verdade entre metabolismo e perfuso. Um exemplo a ativao do centro visual occipital parassagital vai depender se o paciente estiver de olhos abertos ou no. Para esse exame, no h necessidade de haver uma preparao prvia do paciente. O radiofrmaco deve ser injetado sempre nas mesmas condies de luminosidade, ambiente, rudo de fundo, posio do paciente. Deve ser anotado, tambm, o seu tempo de validade. A cintilografia de perfuso cerebral deve ser feita uma mquina de SPECT com trs cabeas. O paciente de v ser posicionado de maneira que o crebro esteja dentro do campo de viso dos trs detectores. Estando esses o mais prximo o possvel do paciente. O exame deve ser iniciado 15 minutos ou mais aps a aplicao do radiofrmaco.
Eficcia da Imagem SPECT nas Aplicaes Clinicas no Crebro Aplicao Acidente Vascular Cerebral (AVC) Deteco de isquemia aguda Determinao do subtipo de AVC Vasoespasmo aps hemorragia Prognstico de recuperao aps AVC Monitorao de tratamento Diagnstico de ataque de isquemia transitria Prognstico de ataque de isquemia transitria Neoplasias Graduao de gliomas Diferenciao entre necrose por radiao de recidiva tumoral Investigao Investigao Estabelecido Promissor Promissor Investigao Investigao Investigao Investigao Estado Atual

Encefalopatia por Vrus HIV Traumatismo Craniano Epilepsia Localizao do foco epilptico Diagnstico diferencial do ctus Deteco interical do subtipo de convulso Estudo de receptores Monitorao de terapia Doena de Azlheimer Coria de Huntington Estado Vegetativo Persistente Morte Cerebral

Investigao Investigao

Promissor Investigao Investigao Investigao Duvidoso Estabelecido Investigao Investigao Promissor

Avano da Cincia
Na medicina nuclear, o SPECT foi e continuar sendo importante. A prova disso o avano da tecnologia. Com esse avano, j se pode ter uma mquina hibrida com o SPECT-CmT. Essa tecnologia visa acabar com o sofrimento de muitas mulheres que precisam ter seus seios comprimidos para poder ser realizado a mamografia. O hbrido ser a juno do SPECT, que mostrar a parte funcional da mama, com a Tomografia computadorizada, que mostrar a parte anatmica. Desse modo, o mdico poder identificar melhor quanto ao que aparece no exame.

RESSONNCIA MAGNTICA FUNCIONAL: AS FUNES DO CERBRO REVELADAS POR SPINS NUCLEARES Roberto Covolan, Drulio B. de Arajo, Antonio Carlos dos Santos e Fernando Cendes

A tcnica de imagens por ressonncia magntica explora um


fenmeno quntico bastante curioso, que ocorre em escala nuclear, e que foi descoberto de forma independente por Felix Bloch e

Edward Purcell, logo depois da II Guerra Mundial. Essa descoberta lhes valeu o prmio Nobel de Fsica de 1952. Porm, os desenvolvimentos que levaram a aplicao desse fenmeno quntico gerao de imagens tomogrficas s aconteceram na dcada de 1970. Recentemente, os principais responsveis por esses desenvolvimentos, Paul Lauterbur e Peter Mansfield, foram tambm agraciados com o prmio Nobel, dessa vez em Medicina e Fisiologia. Trata-se essencialmente do seguinte: quando a amostra de uma determinada substncia (ou mesmo tecido vivo) colocada sob a ao de um intenso campo magntico, ela adquire uma tnue magnetizao, resultante do alinhamento de seus spins nucleares com a direo desse campo. No caso do hidrognio, por exemplo, cujo ncleo consiste de um nico prton, h apenas duas possibilidades de orientao: paralela e anti-paralela. Na condio de equilbrio trmico com o ambiente, ocorre uma pequena predominncia de estados paralelos ao campo magntico externo, de forma que essa magnetizao muito sutil se estabelece. Um pulso de radiofreqncia (RF) lanado sobre a amostra desloca esses spins da direo em que se encontravam predominantemente orientados, levando-os a um estado de energia excitado. Esse pulso de RF composto por ondas eletromagnticas semelhantes quelas emitidas por uma emissora de radio FM, sendo, portanto, totalmente inofensivas. Tendo sido excitados por esse pulso de RF, os spins nucleares tendem a retornar sua condio inicial, em um estado de energia mais baixa, mas, ao fazerem isso, emitem a energia excedente tambm na forma de radiao eletromagntica. essa energia que, ao ser detectada pelo equipamento, permite a formao de imagens anatmicas. Descobriu-se, porm, h cerca de dez anos, que se poderia utilizar essas imagens para detectar pequenas alteraes hemodinmicas localizadas naquelas regies predominantemente envolvidas com determinadas funes cerebrais e, assim, produzirem imagens funcionais do crebro. Essa tcnica conhecida na literatura especializada como fMRI, de functional Magnetic Resonance Imaging e ser referida aqui como Ressonncia Magntica funcional (RMf). Dentre as tcnicas utilizadas em RMf, a mais empregada atualmente baseia-se no chamado efeito Bold. O termo Bold uma sigla para Blood Oxygenation Level Dependent effect, isso porque esse mtodo baseia-se no nvel de oxigenao do sangue. O uso da tcnica Bold to difundido atualmente que sempre que se fala em RMf, considera-se, implicitamente, que o mtodo seja esse, a no ser que um outro seja especificado. Embora os mecanismos que conectam ativao neuronal e a fisiologia cerebral sejam ainda objeto de intensa pesquisa, bem sabido que ativao neuronal leva a um aumento no consumo de

ATP (adenosina trifosfato), o que implica em um aumento na demanda por glicose e oxignio. Para suprir a necessidade desses substratos bsicos, ocorre uma elevao do nvel de perfuso local, ou seja, um aumento localizado de atividade neuronal leva a um aumento local no volume e no fluxo de sangue . Essas alteraes fisiolgicas associadas atividade cerebral acabam sendo fundamentais para a RMf em razo das propriedades magnticas da hemoglobina (Hb), componente do sangue responsvel pelo transporte e difuso de oxignio no nvel celular. O que ocorre que, ao atravessar a rede de vasos capilares, a oxihemoglobina (hemoglobina carregando oxignio) libera O2, transformando-se em desoxihemoglobina (dHb), cujas propriedades paramagnticas atuam no sentido de reforar localmente os efeitos do campo magntico externo. Portanto, naquelas regies do crebro em que se d momentaneamente uma atividade neuronal mais elevada, a passagem de hemoglobina do estado HbO2 para dHb tambm mais pronunciada, levando a um sbito aumento da concentrao local de dHb. Para suprir esse dficit momentneo de O2, ocorre um aumento no volume e no fluxo sanguneo locais, o que leva a uma posterior diminuio na concentrao de dHb em relao ao nvel basal. Essas alteraes na concentrao de dHb funcionam como um agente de contraste endgeno, permitindo a gerao de imagens funcionais. Embora a teoria acima tenha sido aceita (e "praticada") por quase uma dcada, apenas recentemente a correlao entre o efeito Bold e atividade neuronal foi demonstrada experimentalmente. Isso foi feito atravs da realizao de medidas simultneas dos sinais de RMf e da atividade eltrica de neurnios do crtex visual do macaco (1). Contudo, detalhes do mecanismo gerador do efeito Bold continuam sendo ainda objeto de intensa investigao (2). A despeito de se tratar de uma tcnica incipiente, RMf tem sido aplicada a uma grande variedade de estudos funcionais, que vo desde experimentos to simples quanto a aposio ritmada do polegar contra o indicador, at investigaes neuropsicolgicas envolvendo reaes emocionais e julgamentos morais (3), passando por estudos ligados a funes cognitivas como linguagem (4) e memria (5).

A possibilidade de se realizar estudos dessa natureza, de forma noinvasiva e livre de riscos com material radioativo, abre a perspectiva de serem criados novos padres para se avaliar pessoas com disfunes neuro-psiquitricas e pacientes neurolgicos, sobretudo aqueles passveis de serem submetidos a intervenes cirrgicas (6). Alm disso, pode-se estudar voluntrios sadios para elucidar interessantes aspectos neurofisiolgicos cerebrais, como diferentes tipos de memria, o processo de localizao espacial e navegao, por exemplo (7). De fato, um dos aspectos de RMf mais voltados para aplicaes clnicas, tem sido a avaliao de seu potencial em planejamento cirrgico. Nesses casos, pacientes candidatos a neurocirurgia so submetidos a testes realizados atravs de RMf, a fim de mapear as regies cerebrais responsveis por funes primrias sensrio-motoras ou pela linguagem, memria ou outras funes, visando minimizar os riscos de dficits funcionais ps-operatrios. Classicamente, a localizao dessas reas obtida atravs de referenciais anatmicos conhecidos, o que facilitado pelo uso de tcnicas de neuroimagem de alta resoluo espacial, como a ressonncia magntica. Entretanto, a presena de tumores, malformaes artrio-venosas (MAV) ou defeitos anatmicos ps-traumticos, pode deformar a topografia cerebral, resultando em uma conseqente dificuldade na localizao dos limites anatmicos. Alm disso, leses ocorrendo precocemente no desenvolvimento do sistema nervoso central esto ligadas reorganizao funcional cortical por processos de plasticidade neuronal, podendo determinar uma modificao na localizao de reas funcionais. Para contornar esta limitao, o mapeamento de funes tem sido realizado por meio da estimulao eltrica cortical direta, intra ou extraoperatria. Neurologistas, neurocirurgies e neuropsiclogos avaliam a localizao de regies funcionais importantes por meio da aplicao de pulsos eltricos focais, de baixa intensidade, na superfcie do crtex. Observa-se, ento, a reao exibida pelo paciente em resposta ao estmulo especfico a uma determinada regio cerebral. Ainda que a localizao funcional pela estimulao direta seja precisa, esses mtodos so altamente invasivos ou, quando realizados intraoperatoriamente, ficam limitados pelo tempo cirrgico e, em alguns casos, pela necessidade de se superficializar a anestesia durante o procedimento. Outra limitao que, algumas vezes, necessrio fazer estimulaes do lado contralateral, o que exigiria uma segunda abertura craniana, inviabilizando o procedimento. Assim, o desenvolvimento de mtodos no-invasivos , portanto, bastante desejvel. Essa linha de investigao tem procurado comparar os resultados obtidos atravs de RMf com mtodos tradicionais de mapeamento funcional, como por exemplo eletroencefalograma (EEG), teste de

injeo intra-carotdea de amital, estimulao cortical intraoperatria e outros. Embora seja evidente que cada patologia requeira um conjunto prprio de tcnicas de diagnstico, pode-se fazer uma idia do impacto potencial do uso clnico de RMf considerando, por exemplo, o caso especfico da epilepsia. Para a maioria dos pacientes com epilepsia, o EEG ainda a tcnica mais adequada para se localizar o foco gerador de crises. Esse mtodo consiste, essencialmente, em se registrar as linhas de evoluo temporal de potenciais eltricos gerados pela atividade neuronal, que chegam superfcie do escalpo. Anomalias encontradas nos traados de EEG servem para ajudar a identificar a natureza da patologia e a regio mais provvel de sua ocorrncia. Contudo, para vrios pacientes que necessitam de um tratamento cirrgico para epilepsia de difcil controle necessrio uma srie de exames complementares a fim de se localizar, com a maior preciso possvel, a chamada zona epileptognica. Alguns destes exames de natureza invasiva trazem riscos e desconforto para os pacientes (por exemplo, implantao de eletrodos intracranianos). No Brasil, s para se ter uma idia, aproximadamente 1% da populao acometida por epilepsia e 105 a 15% dos pacientes precisam de tratamento cirrgico. Por razes como essa, torna-se evidente a necessidade de se buscar tcnicas alternativas e RMf certamente uma das principais. Atualmente, existe um considervel repertrio de estratgias em desenvolvimento que permitem avaliar os sistemas sensorial e motor, alm de funes como linguagem e memria, em pacientes com epilepsias de difcil controle com medicamentos e, conseqentemente, candidatos a interveno cirrgica (8). Essa , hoje, uma das reas mais promissoras da pesquisa visando aplicaes clnicas de RMf. Outras aplicaes envolvem a investigao de processos de readaptao cortical secundria a leses resultantes de patologias como esquizofrenia, doena de Alzheimer, esclerose mltipla, acidentes vasculares cerebrais, alm de desordens neuro-psiquitricas causadas por traumas cerebrais (6). Do ponto de vista da pesquisa bsica e do desenvolvimento tecnolgico, os ltimos anos tambm tm sido marcados por importantes realizaes nessa rea. O trabalho citado acima (1) sobre as bases neurofisiolgicas de RMf um bom exemplo de como esses dois fatores tm sido combinados para produzir resultados novos e fundamentais. E isso aponta para uma das direes em que os mtodos de RMf esto sendo aprimorados: aumento de resoluo espacial e temporal. A resoluo espacial da RMf, que, tipicamente, situa-se na faixa de 4-6 mm2 em uma imagem plana, relativamente pobre se

comparada s imagens anatmicas convencionais obtidas atravs de ressonncia magntica. Isso ocorre principalmente porque, em experimentos funcionais, h necessidade de se adquirir um nmero muito grande de imagens num curto perodo de tempo. Contudo, em trabalhos recentes, j se conseguiu que essa definio fosse reduzida para a escala submilimtrica de 0.25 mm2 em imagens geradas com seres humanos (9) e para incrveis 0.015 mm2 em experimentos realizados com animais (10), permitindo, nesse caso, a observao de pequenas estruturas intracorticais, como vasos sanguneos minsculos, que normalmente seriam observveis apenas com o uso de microfotografias e injeo de contrastes. Para isso, porm, fez-se uso de um procedimento que est longe de poder ser considerado no-invasivo, com a implantao de bobinas de RF, responsveis pela localizao do sinal de RMf, diretamente no crnio dos animais estudados (10). A despeito do esforo empregado nesse sentido, bem sabido que a resoluo espacial em RMf no pode aumentar indefinidamente, pelo menos aquela baseada em alteraes hemodinmicas, de que estamos tratando aqui. Evidncias de que o mecanismo regulador de fluxo sanguneo local se d dentro de um domnio submilimtrico (11), prprio de colunas corticais, estabelece esse nvel como limite intrnseco em termos de resoluo espacial para qualquer mtodo de neuroimagem baseado em hemodinmica, incluindo obviamente a RMf. A resoluo temporal tambm limitada por fatores intrnsecos a essa metodologia. Isso porque as respostas hemodinmicas evocadas por ativao neuronal apresentam um perodo de latncia que pode chegar a alguns segundos at que atinjam sua amplitude mxima. Contudo, Ogawa (um dos pioneiros em RMf) e colaboradores demonstraram recentemente que possvel planejar experimentos criativos que permitam obter informaes na escala de milisegundos (11). Na esteira dos avanos cientficos e tecnolgicos mais recentes, o uso de tcnicas multimodais surgiu como uma abordagem inovadora, permitindo ampliar as possibilidades de uso da RMf, combinando-o com outros mtodos dotados de capacidades complementares. O uso combinado de eeg e RMf um bom exemplo nesse sentido. As alteraes de potenciais eltricos registrados pelo eeg, alm de estarem diretamente associadas atividade neuronal, podem ser medidas com preciso de milisegundos, ao passo que sua resoluo espacial bastante pobre. O RMf, como vimos, uma medida indireta da atividade neuronal e sem grande resoluo temporal, mas permite produzir mapas da atividade cerebral de boa resoluo espacial. A aplicao simultnea dessas duas tcnicas em um nico experimento tem sido vista como uma forma de superar suas limitaes intrnsecas e de potencializar suas virtudes.

Um estudo recente (12), realizado com o uso combinado de eeg e RMf, permitiu obter, pela primeira vez, detalhes das respostas hemodinmicas geradas atravs do efeito Bold e associadas a alteraes da atividade cerebral relacionadas a epilepsia. Observouse que tais respostas hemodinmicas apresentam aspectos bastante diferentes do padro habitual, observado em situaes normais. bem possvel que essas respostas hemodinmicas alteradas venham a se constituir em pistas fundamentais no esforo para se desvendar os mecanismos de base subjacentes a essas disfunes cerebrais. Resultados como esses, alm de demais aspectos mencionados anteriormente, permitem vislumbrar um grande potencial para o estudo in vivo da dinmica cerebral atravs do uso de RMf, tanto em situaes normais como patolgicas, o que a torna desde j uma tcnica indispensvel para o avano da Neurocincia.

Ressonncia magntica uma tcnica que permite determinar propriedades de uma substncia atravs do correlacionamento da energia absorvida contra a frequncia, na faixa de megahertz (MHz) do espectromagntico, caracterizando-se como sendo uma espectroscopia. Usa as transies entre nveis de energia rotacionais dos ncleos componentes das espcies (tomos ou ons) contidas na amostra. Isso d-se necessariamente sob a influncia de um campo magntico e sob a concomitante irradiao de ondas de rdio na faixa de frequncias acima citada.

Histrico
O conceito de spin surgiu da necessidade de se explicar os resultados at ento impensados na experincia de Stern-Gerlach na dcada de 1920. Nessa experincia, um feixe colimado de tomos de prata, oriundos de um forno a alta temperatura, atravessavam um campo magntico altamente no-homogneo. Tal experincia era destinada a medir a distribuio dos momentos magnticos, devidos principalmente aos eltrons. Como os tomos, na temperatura em que estavam emergindo do forno, estavam no seu estado fundamental 1S0, deveriam sofrer desvios nulos na presena do campo magntico no-homogneo. A distribuio esperada era da perda da coerncia espacial do feixe durante o seu tempo de vo, do forno de origem at o alvo. Tal no sucedeu, contudo. O resultado obtido foram duas manchas de depsito de prata sobre o alvo, indicando que o feixe se dividira em dois durante o percurso. Isso indicou que os tomos de prata do feixe ainda tinham um grau de liberdade de momento angular, mas que no era o momento angular orbital dos eltrons no tomo, mas sim um momento angular intrnseco destas partculas. A esse "momento angular intrnseco" deu-se o nome de spin (significando giro em portugus).

Em 1924, Wolfgang Pauli postulou que os ncleos comportar-se-iam como minsculos ms. Mais tarde, experincias similares, porm mais sofisticadas, aos do Stern-Gerlach determinaram momentos magnticos nucleares de vrias espcies. Posteriormente, em 1939, Rabi e colaboradores submeteram um feixe molecular de hidrognio (H2) em alto vcuo a um campo magntico no-homogneo em conjunto com uma radiao na faixa das radiofreqncias (RF). Para um certo valor de freqncia o feixe absorvia energia e sofria pequeno desvio. Isso era constatado como uma queda da intensidade observada do feixe na regio do detector. Este experimento marca, historicamente, a primeira observao do efeito da ressonncia magntica nuclear. Nos anos de 1945 e 1946 duas equipes, uma de Bloch e seus colaboradores na Universidade de Stanford, e outra de Purcell e colaboradores na Universidade de Harvard procurando aprimorar a medida de momentos magnticos nucleares observaram sinais de absoro de radiofreqncia dos ncleos de 1H na gua e na parafina, respectivamente, pelo que os dois grupos foram agraciados com o prmio Nobel de Fsica em 1952. Quando Packard e outros assistentes de Bloch substituram a gua por etanol, em 1950 e 1951, e notaram que havia trs sinais e no somente um sinal1 ficaram decepcionados. Entretanto, esse aparente fracasso veio a indicar alguns dos aspectos mais poderosos da tcnica: a mltipla capacidade de identificar a estrutura pela anlise de parmetros originados de acoplamentos mtuos de grupos de ncleos interagentes. Pouco tempo depois, em 1953, j eram produzidos os primeiros espectrmetros de RMN no mercado, j com uma elevada resoluo e grande sensibilidade. Nos equipamentos de ressonncia magntica para imageamento biolgico, os ncleos dos tomos de hidrognio presentes no objeto de anlise so alinhados por um forte campo magntico e localizados por bobina receptora devidamente sintonizada na frequncia de ressonncia destes.

Animao: ressonncia magntica

Nesta imagem encontra-se um crebro a ser auscultado por ressonncia magntica.

Espectroscopia de ressonncia magntica nuclear


Em espectroscopia, o processo de ressonncia magntica similar aos demais. Pois tambm ocorre a absoro ressonante de energia eletromagntica, ocasionada pela transio entre nveis de energia rotacionais dos ncleos atmicos, nveis estes desdobrados em funo do campo magntico atravs do efeito Zeeman anmalo. Como o campo magntico efetivo sentido pelo ncleo levemente afetado (perturbao essa geralmente medida em escala de partes por milho) pelos dbeis campos eletromagnticos gerados pelos eletrons envolvidos nas ligaes qumicas (o chamado ambiente qumico nas vizinhanas do ncleo em questo), cada ncleo responde diferentemente de acordo com sua localizao no objeto em estudo, actuando assim como uma sonda sensvel estrutura onde se situa.
Magnetismo macroscpico e microscpico

O efeito da ressonncita magntica nuclear fundamenta-se basicamente na absoro ressonante de energia eletromagntica na faixa de freqncias das ondas de rdio. Mais especificamente nas faixas de VHF. Mas a condio primeira para absoro de energia por esse efeito de que os ncleos em questo tenham momento angular diferente de zero. Ncleos com momento angular igual a zero no tem momento magntico, o que condio indispensvel a apresentarem absoro de energia electromagntica. Razo, alis, pertinente a toda espectroscopia. A energia electromagntica s pode ser absorvida se um ou mais momentos de multipolo do sistema passvel de absorv-la so no nulos, alm do momento de ordem zero para electricidade (equivalente carga total). Para a maior parte das espectroscopias, a contribuio mais importante aquela do momento de dipolo. Se esta contribuio variar com o tempo, devido a algum movimento ou fenmeno peridico do sistema (vibrao, rotao, etc), a absoro de energia da onda electromagntica de mesma freqncia (ou com freqncias mltiplas inteiras) pode acontecer.

Um campo magntico macroscpico denotado pela grandeza vetorial conhecida como induo magntica B (ver Equaes de Maxwell). Esta a grandeza observvel nas escalas usuais de experincias, e no sistema SI medida em Tesla, que equivalente a Weber/m3. Em nvel microscpico, temos outra grandeza relacionada, o campo magntico H, que o campo que se observa a nvel microscpico. No sistema SI medido em Ampere/m. O vetor dipolo magntico um dos momentos de multipolo magnticos 2 e dado matematicamente por

onde

m o polo magntico l o vetor distncia entre os polos do sentido S N

Para os trabalhos prticos, lida-se com o vetor magnetizao M que um vetor representativo de todos os vetores sobre um volume V:

M , portanto, uma grandeza intensiva. No vcuo, existe uma relao matemtica entre o vetor B e o vetor H:

onde 0 a permeabilidade magntica no vcuo. Para meios materiais, a relao vlida a seguinte:

Spin e momento angular


Rigorosamente, ncleos no apresentam spin, mas sim momento angular (excepo feita somente ao ncleo do istopo 1 do hidrognio, que constitudo por um nico prton). Embora o spin possa ser considerado um momento angular, por terem ambos as mesmas unidades e serem tratados por um formalismo matemtico e fsico semelhante, nem sempre o oposto ocorre. O spin intrnseco, ao passo que objetos compostos tem momento angular extrnseco. Contudo, motivos histricos e continuado costume levaram a esse abuso de linguagem, tolerado e talvez tolervel em textos no rigorosos. Um motivo a mais de complicao o fato de que a moderna fsica de partculas considerar que certas partculas, antes pensadas como elementares (e portanto possuindo spin), sejam compostas (prton e

nutron compostos de quarks). Assim, fica um tanto impreciso o limite entre os casos onde se deva usar o termo spin e os casos onde se deva usar o termo momento angular.

Imageamento biolgico
A tcnica da ressonncia magntica nuclear usada em Medicina e em Biologia como meio de formar imagens internas de corpos humanos e de animais, bem como de seres microscpicos (como no caso da microscopia de RMN). chamada de tomografia de ressonncia magntica nuclear ou apenas de ressonncia magntica. Consiste em aplicar em um paciente submetido a um campo magntico intenso, ondas com freqncias iguais s dos ncleos (geralmente do 1H da gua) dos tecidos do corpo que se quer examinar. Tais tecidos absorvem a energia em funo da quantidade de gua do tecido. Entretanto, para se localizar espacialmente o grupo de ncleos de hidrognio, mister se empregar um meio de se diferenciar o campo, impondo-lhe gradientes segundo certas direes. Para imageamento de uma amostra, necessrio que a aparelhagem coloque a aquisio de sinal em funo da posio. Esta funo matemtica de em , e essa informao suprida atravs de aplicao de um campo magntico que apresenta um gradiente tridimensional. Assim, para cada posio da amostra, dentro da margem de erro resultante da resoluo, a aquisio levemente diferente. O resultado ento tratado pela transformada de Fourier (especificamente FFT: Fast Fourier Transform), sendo resolvido a partir da no espao e no mais em frequncia. Os SPINs, tem o seu movimento em seu proprio eixo (ex: como pio),quando um atmo de hidrognio e posto em um campo magnetico, os spins que esta dentro dele tende a se orientalo em direo do campo magnetico paralelo

Anda mungkin juga menyukai