Anda di halaman 1dari 13

RET Rede de Estudos do Trabalho

www.estudosdotrabalho.org

A crise do fordismo

Osvaldo Bertolino

Em meio polmica sobre a nova configurao que o mundo do trabalho vem adquirindo diante da presente reestruturao produtiva, a anlise da crise do fordismo pode resultar em importantes concluses sobre o papel do movimento sindical nestes confusos dias que correm. J estamos vivendo a era "ps-fordista" ou estamos em pleno "neofordismo"? Este artigo ousa entrar nesse debate com a finalidade muito maior de aumentar as perguntas do que dar respostas.

No comeo de 1997 o mundo se viu diante de uma daquelas discusses que parecem dividir as guas. Sob o impacto da notcia de que o embriologista Ian Wilmut e sua equipe haviam clonado a ovelha Dolly no Instituto Roslin, de Edimburgo, na Esccia, de um lado apareceram apelos de contedo religioso e filosfico condenando o feito com o argumento bsico de que a clonagem era perigosa por estar situada abaixo da dignidade humana. Alguns respeitados estudiosos do mundo do trabalho advertiram para o perigo do uso indiscriminado da biotecnologia, que poderia chegar ao ponto de reproduzir seres humanos em srie. O Vaticano e alguns governos tambm alertaram o mundo sobre esse risco. So argumentos consistentes. Embora por convices diferentes, a defesa do respeito vida, sobretudo pelo fato de cada um de ns ser nico e original, deve ser uma divisa universal.

De outro lado apareceram defesas do livre curso para o desenvolvimento da cincia. um conceito aparentemente avanado. A defesa dessa tese, no entanto, perde
1

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org consistncia se no considerar as condicionantes filosficas e histricas. preciso levar em conta quem tem o domnio sobre a cincia e qual uso ser feito dela. Os principais defensores do desenvolvimento cientfico sem barreiras esto situados sobretudo naquela faixa de pensamento na qual predomina a idia de que o mercado um bem supremo da humanidade.

Essa uma polmica sobre a qual repousa grande parte do debate a respeito do mundo do trabalho neste sculo. Atualmente esse dilema parece ter entrado num campo em que predomina a tese de que o mundo vive a transio para o fim quase total da importncia da indstria na economia. Nesse admirvel mundo novo as fbricas sero dominadas por robs supervisionados por especialistas em informtica. A vez ser dos servios. Os softwares tambm substituiro os trabalhadores na agricultura. Empresas especializadas em softwares agrcolas j esto fornecendo tecnologia que permite ao agricultor monitorar o meio-ambiente, coletar dados sobre mudanas meteorolgicas, condies do solo e outras variveis. A revoluo do computador e da biotecnologia prenuncia uma nova era de produo de alimentos, dissociada da terra e do clima. A agricultura tradicional, centrada em grandes extenses de terra ao ar livre, dever dar lugar manipulao de molculas no laboratrio.

O ritmo do desenvolvimento tecnolgico merece ser analisado em outro artigo exclusivo sobre o assunto. Aqui a inteno entrar na polmica sobre o que esse futuro moldado por uma torrente tecnolgica assombrosa reserva para a clssica denominao do modelo preponderante de produo deste sculo, o fordismo, e ousar arriscar alguns prognsticos para a organizao dos trabalhadores. A definio mais apropriada para o fordismo parece ser a de que ele ultrapassa o limite da organizao do trabalho e se constitui num modelo de desenvolvimento, uma espcie de andar de cima do taylorismo. (As idias de Frederich Taylor, tema tratado em artigo da edio passada desta revista, em essncia dizem que o trabalhador "um parafuso mudo do sistema industrial", ajustado a este pela tecnologia.) Para falar da crise do fordismo, portanto,
2

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org indispensvel entrar em alguns conceitos da economia. Existe a idia de que a aplicao do taylorismo na fase pr-fordista resultou em ganhos de produtividade do trabalho no incorporados aos salrios, que desaguaram na crise de superproduo dos anos 30. O capitalismo, na poca, entrou numa crise cuja soluo parcial foi alcanada nos marcos do violento conflito de classes e de pases a partir da Segunda Guerra Mundial. O fordismo assentou suas bases na frmula de que o Estado deveria intervir na economia para garantir rendimentos mnimos aos trabalhadores, principalmente atravs dos mecanismos da social-democracia e do keynesianismo.

sobre essa pedra fundamental que se ergue toda a lgica dos argumentos a favor da crise do fordismo. A partir de meados da dcada de 70 o capitalismo comeou a sentir fortemente os efeitos da desacelerao dos ganhos de produtividade. Esse fenmeno tem como causa fundamental os prprios princpios do taylorismo. Ao determinar o papel do trabalhador como um "parafuso mudo", desprovido de meios para interferir na elevao da produtividade, s restou ao capitalismo a alternativa de investir no desenvolvimento da maquinaria - o capital constante, ou capital fixo, que, ao lado do capital varivel, o pagamento de salrios, forma a clebre definio de estrutura do capital - para manter e elevar a lucratividade. No processo de produo o trabalhador no precisava de nenhuma qualificao e a sua importncia ficou menor do que a das mquinas. Nos anos 60 a produtividade j no compensava os investimentos em maquinaria e teve incio o rebaixamento da taxa mdia de lucro.

A crise manifestou-se abertamente na dcada de 70. A resposta foi dada atravs da internacionalizao da produo, na busca de retomar a produtividade em regies com baixos custos de mo-de-obra. Era o incio do conceito que ficou marcado por definies como "fordismo perifrico, fordismo incompleto ou fordismo autoritrio". Essa nova fase difundiu a clssica categoria dos "novos pases em industrializao", entre os quais o Brasil.

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org O problema histrico do fordismo parece ser o de que ele sempre enfrentou dificuldades para se universalizar. E a causa principal disso pode ser encontrada nas prprias razes da estrutura do capital. As desigualdades no ritmo de desenvolvimento entre os pases, um dos pilares bsicos dessas dificuldades, e a delimitao de fronteiras imposta aos trabalhadores pelo capitalismo, incentivaram resistncias e rejeies ao sistema de produo baseado no trabalho rotinizado e fragmentado.

O fordismo nasceu associado idia do consumo de massa e a difuso pelo mundo afora do conceito segundo o qual a elevao da produtividade resultaria em aumentos salariais. Numa poca em que o capitalismo era pressionado por suas crises e ao mesmo tempo pela existncia do socialismo, o surgimento do fordismo foi saldado em muitos setores da economia como o modelo de desenvolvimento capaz de equilibrar o aumento da produtividade com o crescimento do poder aquisitivo dos trabalhadores. No vrtice dessas duas linhas mestras do modelo estaria o compromisso fordista de troca da elevao da produtividade por melhores condies de vida para os assalariados. Era, para muitos, a salvao para a crise.

O fordismo na prtica ajudou a selar o fim do capitalismo concorrencial do final do sculo XIX e inaugurou uma nova etapa das relaes de trabalho. O trabalhador que at ento detinha os conhecimentos tcnicos e culturais do processo de trabalho cedeu sua capacidade para o processo de produo. Antnio Gramsci, o fundador do Partido Comunista Italiano, no livro "Americanismo e Fordismo" diz que ao implantar, em 1913, o seu sistema de produo e gesto na Ford Motor Company, em Highland Park, Detroit, Henry Ford deu incio a um novo modo de vida. "Um novo tipo humano, em conformidade com o tipo de trabalho e de processo produtivo (...), uma mo-de-obra estvel, um conjunto humano (o trabalho coletivo), (...) uma mquina que no deve desmontar nem avariar demasiadas vezes suas peas individuais", diz ele. Ou seja, a produo em massa tambm trazia o "homem em massa".

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org A linha de montagem movida a volante magntico inaugurada na fbrica de Highlando Park em 1913 foi descrita por Ford nestes termos: "Cada pea a ser trabalhada na oficina move-se. Pode ser movida em ganchos presos a correntes erguidas, chegando para a montagem na ordem exata em que as partes so necessrias. Pode deslocar-se sobre uma esteira mecnica ou mover-se pela fora da gravidade, mas o importante que no preciso levantar nem conduzir em veculos coisa alguma alm das ferramentas." Henry Ford tambm dizia que a sua linha de montagem era uma inovao que ele havia observado nos gigantescos abatedouros de Chicago.

Nos anos 20 Ford estava produzindo em massa mais de dois milhes de carros por ano, cada um idntico nos mnimos detalhes ao anterior e ao prximo da linha de montagem. Detroit vivia uma agitao. A cidade, que na virada do sculo tinha a reputao internacional de um lugar com mo-de-obra abundante e dcil, passou a conviver com o aumento vertiginoso de imigrantes - a maioria europia. Habitaes miserveis, imundice, corrupo e violncia conviviam com acidentes fatais corriqueiros. Em meio a esse material inflamvel Ford celebrou, em 1914, o famoso acordo salarial conhecido como "O Dia de Cinco Dlares". Divulgado como uma tentativa de repartir os lucros, o acordo determinava um aumento salarial de 2,30 dlares por dia para cinco dlares. O sistema no era aplicado para todos. Os que no havia completado seis meses de trabalho e as mulheres, estavam fora.

A fbrica criou o "Departamento Sociolgico" para cuidar do chamado "Sistema de Participao nos Lucros da Ford". A disciplina era rigorosa. Quando o Modelo T, o carro padronizado da Ford, comeou a encalhar, a fbrica baixou os preos s custas do aumento do ritmo de trabalho - a elevao da produtividade. O clebre economista norte-americano John Kennett Galbraith diz que um administrador-chefe da produo da Ford durante quarenta anos, conhecido como "Cast Iron Charlie", ou "Charlie Duro", e seus associados eram os "mestres da acelerao do trabalho". Um alto funcionrio do "Departamento Sociolgico", Samuel Marquis, demitiu-se porque "a
5

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org teoria era a de que os empregados eram mais lucrativos para a indstria quando comandados do que quando liderados, de que o medo era um incentivo maior para o trabalho do que a lealdade".

A crise na Ford explodiu com a depresso iniciada pelo crash de Wall Street em 1929. Ford havia encerrado a produo do Modelo T, fechado a fbrica de Highland Park em 1927 e demitido 60 mil operrios. Uma nova fbrica foi inaugurada em River Rouge para produzir o Modelo A, com muito menos trabalhadores e menores salrios. O desemprego castigava Detroit. Em 1932 houve uma passeata da fome, organizada por desempregados, que levou 3 mil trabalhadores a protestar em frente s chamins da Ford, em River Rouge. As metralhadoras da polcia e dos capangas de Ford mataram quatro manifestantes e feriram mais de vinte.

A adulao com a qual o fordismo foi recebido passou a ser substituda por crticas speras. At a imprensa liberal trocou os elogios efusivos com os quais saudava as idias de Ford pela hostilidade. Em 1928 o jornal "New York Times" descreveu Ford como "um industrial fascista - o Mussolini de Detroit". O homem milagroso comeou a ser retratado como vilo. Charles Chaplin, no filme "Tempos Modernos", mostrou o operrio esmagado pela linha de montagem. O fazedor de milagre tambm foi condenado por Aldous Huxley no livro "Admirvel Mundo Novo", publicado em 1931. Huxley imaginou um futuro tecnocrtico, desencantador, no qual os homens eram embargados pela coero e desnorteados por uma nova religio - o fordismo.

A inaugurao da linha de montagem mvel foi cercada de muita publicidade. Galbraith diz que Ford foi o primeiro personagem a fazer amplo uso das relaes pblicas. "Ele foi o primeiro embromador", diz o economista. Em 1960, o especialista em marketing Theodore Levitt escreveu em seu livro "A Miopia do Marketing": "Ns habitualmente celebramos Ford pela razo errada: sua genialidade em produo. Sua real genialidade era em marketing. Ns pensamos que ele foi capaz de cortar seu preo de venda e em
6

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org conseqncia vender milhes de carros de 500 dlares porque sua inveno da linha de montagem tinha reduzido os custos. Na verdade, ele inventou a linha de montagem porque concluiu que a 500 dlares ele poderia vender milhes de carros. Produo em massa foi a conseqncia, e no a causa, de seus baixos preos."

Sobre a linha de montagem de Ford, Peter Drucker, espcie de orculo da administrao nas ltimas quatro dcadas, disse nos anos 50 que "se de fato analisarmos essa chamada nova tecnologia, descobriremos que no se trata de 'tecnologia' alguma. No uma combinao de foras fsicas. um princpio de ordem social. Essa a verdade do trabalho de Ford. Ele no fez uma s inveno ou descoberta mecnica. Tudo o que ele usou de mecnica j era muito conhecido havia um bom tempo. Apenas seu conceito de organizao humana foi novo."

Gramsci, Galbraith, Levitt e Drucker so unnimes em afirmar que Ford criou um novo modo de vida. A produo em massa e padronizada definiu a regra para a industrializao deste sculo. Apoiados no taylorismo, esses princpios so aplicados pela frmula que tira dos trabalhadores qualquer controle independente da produo. A hierarquia organizacional divide as tarefas em departamentos, cada um com a responsabilidade sobre determinada funo ou atividade, todas subordinadas a um nvel acima na cadeia de comando. A ltima palavra sempre cabe autoridade do alto comando.

A questo da crise do fordismo, portanto, precisa ser dividida em duas: a sua base taylorista e o seu conceito de modelo de desenvolvimento. A primeira parece que vem sobrevivendo e retomando seu espao, em meio ao modismo das novas tcnicas de administrao. H uma idia mais ou menos generalizada de que o taylorismo precisa ser substitudo por algo melhor. O problema como fazer isso. Clemente Nbrega, autor do livro "Em Busca da Empresa Quntica", diz: "Funcionrios que s obedeam passivamente no so mais o bastante para a empresa moderna. (...)
7

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org Apesar disso, no h nenhuma alternativa que torne vivel, para alm do blablabl habitual, a famosa participao nas decises, sem distino hierrquica. (...) A 'empresa inteligente', com todo o seu charme que esse rtulo possa ter, continua sendo em grande medida cone retrico, bom para inspirar livros e seminrios, mas sem correspondncia com o mundo real, no por rejeio idia em si, mas por absoluta falta de mecanismos prticos para articul-la e implement-la." Drucker, numa entrevista revista "Wired", falou sobre a j popular idia de se encarar a organizao do trabalho como uma banda de jazz, na qual todos escrevem a partitura enquanto tocam. "Soa bonito, mas ningum realmente descobriu uma maneira de fazer isso."

O fordismo como modelo de desenvolvimento est claramente afetado por uma crise conceitual. Primeiro porque ele no resolveu o problema da queda da taxa mdia de lucro. O "fordismo perifrico, incompleto ou autoritrio", em muitos pases "em industrializao" (o Brasil no meio), passou a conviver com modos de produo arcaicos, como os latifndios, e no criou um consumo de massa capaz de compensar a queda de postos de trabalho e a estagnao dos salrios nos pases centrais. O crescimento industrial no mundo, que nos anos 60 era de 6% a 7% ao ano, caiu para fracos 2,5% na dcada de 70. Hoje, com a crise da poltica monetarista que passou a nortear a economia mundial a partir dos governos neoliberais de Tatcher na Inglaterra e Reagan nos Estados Unidos, cuja expresso mais contundente so as constantes quedas das Bolsas, a situao bem pior.

Outro sintoma da crise do fordismo o corte, pelo neoliberalismo, dos benefcios sociais que lhe serviam de suporte. Nos tumultuosos anos 20 e 30, quando a produtividade disparou por conta da torrente de novas tecnologias de produo e a tcnica taylorista de organizao do trabalho, nos Estados Unidos estabeleceu-se uma interessante polmica sobre demanda e produo. A maioria dos americanos ainda fazia seus produtos em casa. Em 1900 os armazns vendiam gneros de primeira necessidade como aucar, vinagre, farinha, pregos e alfinetes sem marcas ou etiquetas, em barris a
8

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org granis. Criar a psicologia do consumo de massa era o grande desafio. A parcimnia e a poupana, base do modo de vida americano, passaram a ser atacadas com uma campanha de marketing, popularizada pelo consultor de relaes industriais Edward Cowdrick como "o novo evangelho econmico do consumo".

Galbraith diz que a misso dos empresrios, na poca, era "criar o desejo de consumo e procurar satisfaz-lo". Charles Kettering, o ento chefo da GM, liderou uma campanha para fazer as pessoas "desejarem o consumo". Ouamos Keterring: "A chave para a prosperidade econmica a criao organizada da insatisfao." A escritora Susan Strasser relata: "Pessoas que jamais haviam comprado flocos de milho eram ensinadas a precisar deles. Aqueles que antes se contentavam em comprar aveia a granel eram informados do por qu deveriam dar preferncia aveia da Quaker Oats. Ao mesmo tempo, aprendiam como os cereais matinais embalados condiziam com o estilo de vida urbano, atendendo s pessoas que procuravam a comodidade." A Coca-Cola, que originalmente era comercializada como remdio contra dor de cabea, foi apresentada como refrigerante popular. Asa Candler, que comprou a patente de processamento de um farmacutico de Atlanta, dizia: "O sofredor crnico talvez tenha uma dor de cabea por semana. Muitas pessoas tm apenas uma vez por ano. Entretanto, h um mal terrvel que aflige todos com sofrimento dirio, que durante seis ou oito meses do ano pode ser tratado e aliviado apenas apara ressurgir em menos de uma hora. Esse mal a sede."

Como na dcada de 20 a produtividade subira rapidamente e um grande nmero de trabalhadores fora demitido, as vendas caram dramaticamente. A imprensa comeou a noticiar "boicote dos compradores". A Associao Nacional de Fabricantes conclamou o pas a "terminar o boicote" e organizou o Prospery Bureau (Deparmento da Prosperidade) para exortar o pblico a comprar agora e "fazer o dinheiro circular novamente". Mas nada mostrou ser mais bem sucedido do que a idia do crdito ao consumidor. Comprar a prestao, para muitos, tornou-se um vcio. "Suas compras mantm a Amrica empregada", era o slogan do "Departamento da Prosperidade". Os
9

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org fabricantes, obsecados pela idia de que a demanda puxa a produo, no compreendiam que o seu sucesso era a raiz da crescente crise econmica - que redundou no crash de Wall Street. Ao dispensar trabalhadores e investir em tecnologias, as empresas aumentavam a produtividade e a produo e no tinham pblico consumidor. Um estudo do setor industrial, publicado em 1938, indicou que 51% da queda em homens/horas trabalhadas estavam relacionadas com a retrao na produo, e os outros 49% eram resultado do aumento da produtividade e da conseqnte demisso de trabalhadores.

Em plena depresso, o economista John Maynard Keynes publicou o livro "A Teoria Geral da Moeda e do Emprego", que iria alterar profundamente o modo como os governos regulariam a poltica econmica. A teoria keynesiana impulsionou o fordismo. Inspirado nos ensinamentos de Keynes, pouco meses aps ser eleito o presidente Franklin Delano Roosevelt decretou o primeiro de uma srie de programas legislativos para "salvar os Estados Unidos do desemprego". A Lei de Recuperao da Indstria Nacional (NIRA) tinha como meta empregar milhes de trabalhadores. O compromisso da administrao do "New Deal" era utilizar mais mo-de-obra do que materiais e mquinas e desprezar grandes investimentos de capital. Roosevelt dizia que a causa principal da depresso era que a renda dos consumidores no havia aumentado o bastante para tirar os produtos do mercado. A idia bsica do "New Deal", segundo o historiador Benjamim Hannicutt, "era tirar dinheiro dos ricos, que tenderiam mais a acumul-lo, e dar mais dinheiro classe mdia, classe operria e aos pobres, cuja tendncia seria maior em gast-lo, estimulando, com isso, as vendas e o crescimento econmico".

O "New Deal" teve sucesso parcial. Em 1940 a economia continuava em depresso e o desemprego nos Estados Unidos, que chegou a 24,9% no auge da depresso em 1933, ainda atingia 15%. A Segunda Guerra Mundial salvou o pas. Os gastos do governo subiram rapidamente e o desemprego ficou reduzido para a metade em 1942 e,
10

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org novamente, para a metade em 1943. Depois das bombas atmicas que selaram a vitria sobre o Japo, a economia de guerra continuou na forma de um vasto complexo industrial-militar, um labirinto de empreendimentos financiados pelo Pentgono. A guerra fria e as guerras da Coria e do Vietn asceleraram o fluxo de dlares do governo para a indstria de defesa e asseguraram a expanso da economia e o emprego. No final da dcada de 80, mais de 20 mil das principais empresas contratadas pelo setor de defesa e 100 mil subcontratadas trabalhavam em projetos do Pentgono. Em meados da dcada de 70, mais de 19% de todos os trabalhadores americanos tinham empregos no setor pblico. O Estado era o maior empregador dos Estados Unidos.

H uma linha de pensamento que defende a tese de que o mundo j entrou numa fase "ps-fordista", decretada pela presente reestruturao produtiva. Essa viso do problema est amparada na idia de mercados submetidos alta competividade, que exige produo diferenciada e em consonncia com as demandas de diferentes segmentos sociais e culturais. A produo baseada nas novas tecnologias deve ser gil e flexvel para responder s freqntes mudanas da demanda. Da mesma forma, a gesto da fora de trabalho deve ser mais participativa e flexvel. O ps-fordismo, portanto, precisa de um trabalhador mais qualificado, mais envolvido com a nova produo que substituiu a padronizao fordista. Perece ser uma concluso precipitada.

A idia que aparenta ter mais coerncia a de que o fordismo ainda predomina, embora com nova roupagem - um processo chamado por alguns especialistas de "neofordismo". No h como fugir das claras evidncias a respeito de um certo esgotamento do fordismo tradicional. O mundo vive uma fase de transio, cujos horizontes ainda no esto delineados. Mas razovel concordar com a tese que defende o conceito de "neofordismo". A separao, no processo de produo, entre a concepo e a execuo, o pilar principal das relaes de trabalho capitalistas, continua inalterada na "empresa moderna". O monoplio do controle no processo de produo continua sendo do alto comando. No h, portanto, alteraes significativas na diviso do trabalho.
11

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org

O dado intrigante dessa transio so os sinais de uma brutal excluso social provocada pelo desemprego e pelo subemprego. A nova torrente tecnolgica j est servindo ao propsito de poupar mo-de-obra para elevar a produtividade e tentar retomar o crescimento da taxa mdia de lucro. Cresce o trabalho em tempo parcial, temporrio ou subcontratado. Os ganhos salariais so cada vez mais modestos e o poder de barganha dos sindicatos so enfraquecidos. A economia informal aumenta rapidamente, inclusive nos pases industrializados. H um retorno do trabalho domstico familiar artesanal, que implica no ressurgimento das mais atrasadas prticas de explorao. E, por fim e talvez o pior, o ataque s organizaes dos trabalhadores.

A idia fordista de gerar consumidores para o consumo de massa, no entanto, choca-se com essa nova realidade. A impresso que se tem que essa transio est consolidando uma situao social brutal e inaceitvel at para as conscincias alienadas. Mercados restritos e "modernos" convivem com a misria absoluta e global. , enfim, uma situao que evolui rapidamente para novos paradigmas sobre os quais seria uma precipitao sem tamanho arriscar qualquer prognstico. Talvez no seja o caso de concordar com Viviane Forrester, que em seu livro "O Horror Econmico" afirma: "Vivemos em meio a um engodo magistral, um mundo desaparecido que teimamos em no reconhecer como tal e que certas polticas artificiais pretendem perpetuar. Milhes de destinos so destrudos, aniquilados por esse anacronismo causado por estratagemas renitentes, destinados a apresentar como imperecvel nosso mais sagrado tabu: o trabalho."

Mas um quadro que no pode ser ignorado. E o movimento sindical est no olho desse furaco. Ao lado das aes cotidianas, seria interessante que essa nova realidade fosse melhor debatida para que o cabedal terico e de conhecimento dos ativistas sindicais fosse ampliado e assimilado como uma necessidade indispensvel para a grave situao na qual j estamos envolvidos at o pescoo. Vale insistir aqui numa bandeira que, se
12

RET Rede de Estudos do Trabalho


www.estudosdotrabalho.org empunhada com determinao, poderia amparar esse debate e dar maior impulso ao movimento sindical: a ampliao da luta pelo emprego.

Osvaldo Bertolino, diretor de imprensa do Sindicato dos Metrovirios de So Paulo

13

Anda mungkin juga menyukai